sábado, 16 de junho de 2012

CRIATIVIDADE

MULHER TENTA ENTRAR COM DROGA
DENTRO DE OVOS NO CDP DE ASSU

Na manha deste sábado (16), por volta das 11h00min a equipe de Agentes Penitenciários do Centro de Detenção Provisória de Assu/RN sob o comando do eficiente Diretor Rodrigues Júnior, prenderam em flagrante de delito a pessoa de Maxcileide Brena de Farias, 20 anos, natural de Natal/RN, atualmente residente na cidade Assu/RN.

Maxcileide Brena de Farias, 20 anos acusada.
 
A droga estava dentro do ovo, e a bandeja plastificada.
Segundo a Direção do presídio, os agentes estavam realizando a revista nos alimentos e pertences dos visitantes no CDP quando desconfiaram de uma bandeja de ovos trazida por Maxcileide, onde um dos ovos estava numa posição diferenciada dos demais, ao observar os ovos um deles estava recheada de maconha.

O curioso é que o ovo estava quebrado, de ponta cabeça e a bandeja estava plastificada, na tentativa de confundir os policiais, acreditando que os policiais não daria o trabalho de desembalar a referida bandeja, porém se enganou e de imediato recebeu voz de prisão e foi conduzida a Delegacia para os devidos procedimentos.

Segundo o diretor Rodrigues Junior, a droga era destinada para o detento Francisco Romário da Silva que responde o Art. 157 do CPB. A mesma será encaminhada para o Centro de Detenção Provisória Feminino de Mossoró/RN.

Focoelho
PERDIDO
ATENÇÃO

Pedimos a quem encontrar uma sacola contendo umas Fôrmas de alumínio para moldagem de Flores e uma pistola de cola quente favor entre em contato conosco que será bem gratificado.

Lembrando o material foi peerdido em João Cãmara.  Caso tenha alguma informação ligue: 87484142, 91023629 ou 32622876 que será bem gratificado. O material pertence a uma artesã do CCI, e precisamos devolver para dá continuidade aos trabalhos.
Comando da PM Garante Subsídio para Julho

Na tarde desta sexta-feira (15), representantes de associações militares foram até o Comando Geral da Polícia Militar para saber do coronel Francisco Canindé de Araújo Silva como anda o processo de implantação do subsídio da categoria, previsto para ser implantado a partir do próximo mês de julho.

Representantes de associações militares se
reuniram com o coronel Araújo Silva.

Os integrantes da Associação dos Cabos e Soldados, bem como da Associação dos Subtenentes e Sargentos, ouviram do comandante que, conforme prometido pela governadora Rosalba Ciarlini, após negociações no final do ano passado, a implantação do subsídio está mesmo garantida.

“Sem dúvida está garantido. Inclusive, na próxima segunda-feira (18) vamos enviar um ofício às Secretarias de Finanças e da Administração, para deixarmos tudo acertado com o Governo do Estado. Além disso, vamos disponibilizar policiais militares para auxiliarem nesse processo de implantação do subsídio”, informou o coronel Francisco Canindé de Araújo Silva.

A notícia deixou mais tranquilos os representantes das associações, principalmente porque eles vinham recebendo bastantes questionamentos dos demais miliares sobre esse processo. O coordenador de Direitos Humanos da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, cabo Jeoás Nascimento, participou da reunião e comentou o resultado.

“Ficamos satisfeitos com a garantia do comandante em fazer valer o subsídio para o mês de julho. Apesar de a reunião ter sido muito rápida, tendo em vista que ainda teríamos outras pautas a serem colocadas na mesa, consideramos que o encontro foi proveitoso, pois era justamente essa confirmação que queríamos anunciar para a categoria”.

Cabo Jeoás Nascimento lamentou somente o coronel Araújo Silva ter informado que a proposta de implantação do Plano de Carreira dos Militares, que foi enviada em novembro do ano passado, ainda não ter sido finalizada. “Vamos continuar cobrando para que essa proposta seja logo concluída”, completou.

*Fonte: Assessoria / ACS-PM
NO CUME 

Primeira mulher astronauta do país
 decola em  Nave espacial chinesa

Essa é a primeira tentativa de acoplagem tripulada feita por chineses. Missão tem outros dois astronautas e deve durar de sete a dez dias A China enviou às 7h37 (horário de Brasília) deste sábado (16) sua primeira mulher e outros dois astronautas para o espaço.


O foguete saiu do Centro de Lançamento de Satélites Jiugquan, no Deserto de Gobi, no norte do país. Essa é a primeira tentativa de acoplagem tripulada realizada por chineses, a bordo da nave Shenzhou 9, que vai se juntar ao módulo espacial Tiangong 1, a 343 quilômetros da Terra.


Os astronautas devem trabalhar em uma estação espacial provisória por sete a dez dias. A missão pode ser fundamental para a China se tornar o terceiro país a estabelecer uma base permanente em órbita, depois dos EUA e da Rússia. Liu Yang, de 34 anos, é piloto da Força Aérea chinesa e, segundo o porta-voz do programa espacial chinês, Wu Ping, a presença de uma mulher no espaço é consequência do desenvolvimento dos voos tripulados e também efeito da expectativa do público.

A mídia estatal do país tem aproveitado o fato ao máximo, relatando inclusive que a astronauta já aterrissou um avião após uma ave desativar um dos motores. Liu Yang estará acompanhada de Liu Wang e Jing Haipeng.

Dois deles vão viver e trabalhar no interior do módulo, para testar os sistemas de suporte vital. Enquanto isso, o terceiro ficará na cápsula para lidar com emergências inesperadas. Eles também vão avaliar os efeitos da gravidade sobre o corpo humano e desempenhar tarefas científicas e de engenharia.

g1
Resumo do processo do concurso  para
soldados 2005 que está rendendo
uma longa briga  judicial

O coronel Marcondes Rodrigues Pinheiro, então comadante da PM, lançou o edital para o concurso de soldado em 18 de novembro de 2005. O certame previa 1 mil vagas para serviço em Natal, Macaíba, Parnamirim, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, Assú, Macau e Nova Cruz.

1 - O certame ocorre em quatro etapas: exame intelectual, exame de aptidão física, exame médico e curso de formação. Todas as etapas são eliminatórias e o candidato só é considerado soldado após a conclusão do curso. (Foram formadas várias turmas)

2 - Então, cerca de 820 candidatos aprovados no exame de aptidão física reclamam a convocação para a continuidade do concurso. Questões envolvendo a extinção do certame em virtude do prazo são discutidas na Justiça.

3 - Em 2010, Glauber Lucena Henrique e Carlos Eduardo Oliveira de Sousa ingressaram na Justiça alegando que candidatos supostamente classificados com notas iguais ou inferiores estariam sendo convocados para outras etapas do concurso.

4 - No final do mês de maio passado, a juíza Ana Cláudia Secundo da Luz e Lemos determinou que o Comando-geral da PM juntasse aos autos a classificação geral e os resultados dos exames de aptidão física. Assim como apresentava cronograma para a realização das demais etapas.

5 - Para a juíza, os candidatos melhor classificados que Glauber e Carlos Eduardo também serão beneficiados pela decisão. Procurador-geral do Estado discorda e diz que há jurisprudência em casos similares.
CFSD

De acordo com os trâmites
há possibilidade do Curso de Formação de
Soldados acontecer no 2º Semestre 2012

PM: audiência definirá convocação - O Governo do Estado optou por não recorrer da decisão tomada pela juíza Ana Cláudia Segundo da Luz e Lemos, da 3ª Vara da Fazenda.

No final do mês de maio passado, a magistrada determinou a seqüência do curso de preparação para soldado da PM em uma ação impetrada por dois candidatos aprovados no concurso, realizado no ano de 2006. Mais de 800 candidatos ainda aguardam a convocação do Estado para dar continuidade e poder atuar como soldado PM. Ainda não se sabe, no entanto, quantos serão beneficiados pela decisão e há dúvidas sobre a validade do que foi decidido pela juíza Ana Cláudia.

Comando da Polícia Militar admite que hoje necessita de um reforço de 1.640 soldados, além de 1.300 cabos e 800 sargentos

O Governo do Estado, através do procurado-geral Miguel Josino, disse esperar uma audiência para que tudo seja esclarecido. Enquanto isso não ocorre, o comandante-geral da Corporação, coronel Francisco Araújo, prepara os documentos para juntar aos autos do processo.  A magistrada determinou que o Comando-geral apresentasse a lista geral de classificação, assim como o resultado da 2ª fase, que foi o teste de aptidão física. A juíza também determinou que em um prazo de 30 dias o coronel Francisco Araújo apresentasse o cronograma de realização das demais etapas do certame.

 "Deixamos que a juíza esclareça o ponto de quantos serão convocados para as demais etapas do concurso", disse o procurador-geral Miguel Josino.

Polícia tem tem hoje 1.640 vagas abertas para soldados

Enquanto se discute quantos candidatos irão participar das próximas etapas do concurso da Polícia Militar, as vagas para diversos cargos na Corporação permanecem abertas. Mais que isso, o Comando-geral admite a necessidade de reforço de efetivo. Hoje, há 1.640 vagas abertas a serem ocupadas por soldados. Ainda há outras 1.300 para cabos e outras 800 para sargentos, aguardando promoções de soldados e cabos para ocupá-las.

Além das vagas abertas destinadas aos praças, ainda há vagas abertas a serem preenchidas por oficiais PM. São 80 vagas para o Curso de Formação de Oficiais que ainda não há previsão de serem ocupadas.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Calma colega!


Tente substituir o descarrego  da arma
pela Palavra de Deus, melhor assim.
Oficiais da PM participam de curso
 de gerenciamento de grandes eventos

Três integrantes da Polícia Militar do Rio Grande do Norte estão em Brasília.

Tenente-coronel Alarico Azevedo
Subcomandante do Policiamento Metropolitano

Ten coronel Mendonça
Coordenador de Planejamento para
a Copa do Mundo da Polícia Militar
Desde a última segunda-feira (11), três oficiais da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte participam do Curso de Gerenciamento para Segurança de Grandes Eventos, em Brasília.

O Curso foi oferecido pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça em parceria com o governo norte-americano.

O objetivo é capacitar 90 profissionais das forças de Segurança Pública dos estados-sedes da Copa do Mundo de 2014.

Major Cardoso - Comandante do
Batalhão de Polícia de Choque.
A PMRN enviou três oficiais responsáveis pela organização do plano de segurança da Copa do Mundo de 2014, em Natal.

Participam do curso de capacitação o tenente-coronel Alarico Azevedo; o subcomandante do Policiamento Metropolitano, tenente-coronel Zacarias Mendonça, coordenador de Planejamento para a Copa do Mundo da Polícia Militar; e o Major Cardoso, comandante do Batalhão de Polícia de Choque.

Durante o curso, são abordados os objetivos, as metas, os equipamentos e os recursos necessários ao planejamento, treinamento e alocação de recursos inerentes ao gerenciamento de segurança em grandes eventos, com foco principal no combate ao terrorismo.

Fonte: PM/RN
CULTURA

"A Lição" em temporada na Casa da Ribeira

De 15 a 17 e 22 a 24 de junho  Elas & Cia Teatral leva ao palco da Casa da Ribeira o espetáculo "A Lição". A peça tem como referência o expressionismo alemão, e foi escrita em 1950, pelo dramaturgo Eugène Ionesco.

Obsessão, jogo de poder e falta de diálogo são temas de A Lição

O espetáculo aborda a incomunicabilidade humana, cada vez mais presente na sociedade atual, levantando questionamentos sobre o processo educacional e o caráter obsessivo do homem moderno.

Tudo se inicia com uma cotidiana aula particular, onde uma aluna interessada em aprender vai à casa de um professor interessado em ensinar. Enquanto a razão parece ser esquecida, um jogo de poder se inicia, desenvolvendo cenas que guiam o expectador dentro de um diferente, mas já conhecido mundo.

Em cena estão os atores Débora Medeiros, Ênio Cavalcante e Ramona Lina. A direção cênica, iluminação e cenário são de Rogério Ferraz, e o figurino é assinado por Kátia Dantas.

Serviço

A lição - Espetáculo teatral da Elas & Tal Cia Teatral. De 15 a 17 e de 22 a 24 de junho na Casa da Ribeira. Ingressos a R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada) na bilheteria da Casa.
POLÍCIA DE MACAU PRENDE HOMEM
 ACUSADO DE TRÁFICO DE DROGAS

Ontem (14) por volta das 17h00min a equipe da Polícia Civil da 5ª DRP de Macau recebeu uma denuncia anônima informando que uma pessoa estaria vendendo drogas na Rua Feliciano Teteu, bairro Porto São Pedro.

Francisco de Oliveira de Souza vulgo Chiquitinho

Daí uma equipe comandada pelo chefe de investigação se deslocou até o local para verificar a denuncia, chegando lá foi encontrado o elemento em atitude suspeita, após realizarem a abordagem os policiais encontraram 61 pedras de crack e noventa reais em dinheiro fracionado .

O acusado Trata-se de Francisco Oliveira de Souza, vulgo Chiquitinho, que recebeu voz de prisão e foi encaminhado a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos de praxes.

A Polícia Civil e Polícia Militar estão unidas ao combate ao tráfico de drogas na Região salineira.

Com Informações: Focoelho

quinta-feira, 14 de junho de 2012

EXPECTATIVA

Militares do RN esperam implantação
do subsídio para o próximo mês

Após mais de um ano de negociações com o Governo do Estado, os Militares do Rio Grande do Norte estão ansiosos pelo cumprimento da Lei Complementar nº 463, que foi sancionada no dia 3 de janeiro deste ano.

A referida Lei Complementar dispõe sobre o subsídio dos Militares do Estado e dá outras providências. Apesar de ter sido sancionada, um dos artigos da Lei condiciona os efeitos financeiros à Lei de Responsabilidade Fiscal. A condição imposta pela Lei faz com que os Militares fiquem apreensivos e questionem se ela será ou não cumprida, já que a nova legislação está prevista para entrar em vigor no próximo dia 1º de julho.

As informações preliminares dão conta de que o Governo cumprirá a Lei do Subsídio, com a implantação da remuneração através de subsídio para Policiais e Bombeiros Militares de todo o Estado. Com a nova remuneração, o Soldado PM terá remuneração inicial de R$ 2,2 mil, variando conforme o tempo de serviço, e o Coronel PM passará a receber até R$ 14,3 mil.

"Muitos só acreditarão quando entrar na conta", disse o Comandante Geral em uma reunião com policiais femininas nesta semana.

Apesar das informações serem favoráveis para os Militares do RN, estes poderão confirmar a implantação da nova remuneração a partir do dia 10 de julho, data em que a folha de pagamento do mês é emitida.

Portal BO/Soldado Glaucia
DETERMINAÇÃO

Padre deixa batina para se candidatar
a vice-prefeito na Grande Natal

“Tive uma primeira conversa com Dom Jaime Vieira e manifestei este desejo de entrar na política, estou ciente das consequências de ficar afastado do ministério da ordem durante o período da atividade política”, disse padre Edilson.

Para o pleito municipal de 2012 no Rio Grande do Norte, um sacerdote deverá entrar na carreira política e disputar as eleições majoritárias no município de Extremoz, região metropolitana de Natal.

 O padre Edilson do Nascimento Lima (foto), atual vigário paroquial de Nossa Senhora de Fátima, em Parnamirim, será lançado como candidato a vice-prefeito.

O padre que é natural de Extremoz e atuou durante alguns anos como pároco do município, é filiado ao partido dos Democratas e nos próximos dias será oficializado como vice na chapa do atual prefeito Klaus Rêgo (PMDB).

DN Online
Padre desobedece superior na hierarquia
da igreja católica  e sai candidato.

Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira da Rocha foi taxativo com relação a sacerdotes de sua jurisdição que almejam concorrer a cargos eletivos nas urnas de outubro próximo: expressamente proibido.

Para isso evoca o código de direito canônico, de que os sacerdotes não podem atuar ao mesmo tempo na política e na Igreja. Mas, a exemplo do que fez o padre Jocimar, em Jardim do Seridó, que desobedeceu as recomendações e se candidatou a prefeito – com vitória nas urnas - o padre Edilson Nascimento, hoje na Paróquia de Parnamirim, será o vice na candidatura de reeleição do prefeito Klaus Rego em Extremoz.

Depois de cinco anos como pároco de Extremoz, onde exerceu forte liderança religiosa, o padre Edilson foi designado para a Paróquia de Parnamirim em fevereiro de 2010.

TN
Homem morre em Macau vítima
 de acidente de Moto

Aconteceu ontem (13), por volta das 19h30min um acidente automobilístico envolvendo uma de moto na ponte Ilha de Santana. O veículo era conduzido pelo montador de andaime Benilton Belmiro da Silva residia no Bairro N.S. dos Navegantes em Macau.

Foto: Jota Lorenço

Foto: Jota Lorenço
Benilton vinha no sentido Ilha de Santana a Macau quando na subida da ponte perdeu o controle da moto e bateu na mureta e sofreu uma forte pancada na cabeça onde teve abertura de crânio e morreu antes da chegada do socorro médico. Segundo populares a vitima bebeu durante a tarde.

O 2º sargento Dantas Cmt da guarnição de serviço acionou o ITEP de Mossoró, os agentes da Guarda Municipal Também estiveram dando apoio à polícia militar no sentido do isolamento do corpo.

 A vítima pilotava uma moto Honda TITAN, segundo familiares a moto tinha sido comprada a pouco tempo, inclusive ainda não tinha sido emplacada.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR


Contagem regressiva para a 18ª Corrida Soldados do Fogo que será realizada no dia 30 de junho, às 16 horas, em Natal.


Corredores de todo o país se preparam para disputar a prova do Corpo de Bombeiros, considerada uma das mais tradicionais do nordeste. As inscrições para a corrida de rua mais disputada do RN seguem até quarta feira, dia 20 de junho, através do site www.corridasoldadosdofogo.com.br.

De acordo com o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral da Corporação, a prova este ano irá limitar as inscrições em mil e duzentos participantes, visando garantir mais organização, segurança e conforto aos atletas.

“O nosso objetivo é comemorar o aniversário nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil e tornar o evento o mais agradável possível aos participantes inscritos. Como a prova não tem fins lucrativos vamos limitar a quantidade de participantes e assim proporcionar um evento bem organizado e inesquecível!”, disse o Comandante do Corpo de Bombeiros do RN.

O evento conta com a parceria da Academia Flex Fitness, Bazar São Paulo, Caern, Cyrela Plano & Plano, Destaque Promoções, Drogaria Santa Fé, Fiern, Fecomércio, Midway Mall, Natal Card, Petrobras, Prefeitura de Parnamirim, Polícia Militar, Promater, Seturn, SOS Sul, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Teatro Riachuelo.

Informações/CBOM
Alunos da APAE visitam o
Corpo de Bombeiros em Caicó

O 3º Sub grupamento de bombeiros, sediado em Caicó, recebeu na segunda-feira, dia 11 de junho, a visita dos alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE - Caicó.

O objetivo da visita foi à interação dos alunos e professores com a nossa Instituição, valorizando a criança especial, sendo uma sociedade mais inclusiva. Na ação, os bombeiros demonstraram os equipamentos utilizados pela corporação nos atendimentos as ocorrências.


 
 

Na ocasião, também foram transmitidas dicas de prevenção de acidentes domésticos entre outros.

Informações do CBOM
Cruz Vermelha do RN promove curso
 para cuidadores de idosos

Com o objetivo de capacitar pessoas interessadas em cuidar de idosos, a filial da Cruz Vermelha no Rio Grande do Norte promoverá no período de 18 a 22 de junho o curso “Cuidador de idosos”. As vagas serão limitadas e as aulas acontecerão no IFRN Cidade Alta, localizado na Avenida Rio Branco, em Natal.

Com carga horária composta de 20 horas, os participantes do curso poderão esclarecer de modo simples e ilustrativo os pontos mais comuns dos cuidados que se devem ter com as pessoas idosas. Este curso tem como finalidade oferecer uma assistência integral de qualidade através de uma equipe multiprofissional, visando melhorar a qualidade de vida dessa população. O programa abordará a formação básica para cuidadores de idosos e a prestação de uma assistência de qualidade a pessoas idosas, acamadas ou que necessitam de cuidados especiais.

O corpo docente que ministrará o curso é composto por profissionais capacitados como médico, enfermeiro, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e assistente social que trabalharão diversos temas essenciais para a promoção do bem-estar das pessoas idosas, bem como de seus cuidadores.

O curso contará com a parceria do Programa de Internação Domiciliar da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN e terá investimento no valor de R$80,00.

Serviço

Curso: Cuidador de Idoso
Período: 18 a 22 de junho de 2012
Horário: 14h às 18h
Local: IFRN Cidade Alta
Mais informações: Cruz Vermelha Brasileira/RN – (84) 3201-6400
PF prende três homens com
 88 quilos de crack em Parnamirim

A Polícia Federal prendeu em flagrante no final da noite desta quarta-feira (13), em Parnamirim, um agricultor potiguar, 40 anos; um motorista paranaense, 52 anos e um pescador paraibano, 27 anos, todos acusados de tráfico de drogas. Com eles, a PF encontrou 88,2 quilos de crack e dois fuzis cal. 7,62, arma de uso restrito das Forças Armadas.

Durante os últimos dois meses, policiais da Delegacia de Repressão a Drogas-DRE, vinham fazendo vigilância em um imóvel na Comunidade de Cajupiranga, tendo em vista que várias informações davam conta de que ali seria um ponto de transação de substâncias entorpecentes.

Por volta das 22h30 de ontem, chamou a atenção um caminhão Scania com placa de Umuarama-PR, que estacionou em um galpão ao lado daquela residência.

Os policiais então notaram que algo havia sido entregue através do muro, mas optaram por não fazer a abordagem de imediato. Minutos depois, o caminhão deixou o local e passou a ser acompanhado por uma segunda equipe que participava da investigação. Cerca de meia hora depois, um Fiat Uno, com placa de Parnamirim, contendo dois ocupantes, deixava a casa, momento em que foi parado. Neste instante, os homens ficaram bastante nervosos e, ao serem indagados o que havia sido descarregado pelo caminhão confessaram tratar-se de droga.

Esta foi a maior apreensão de crack feita este ano pela Polícia Federal no RN. O total de drogas apreendidas em 2012 já supera os 153 quilos.

DN
SEGURANÇA
Força tarefa do RN teve o
 6º pior desempenho do País
por falta de pessoal

O Rio Grande do Norte não atingiu o quantitativo previsto pela "Meta 2" da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) para a resolução de inquéritos de homicídios dolosos - com intenção de matar - pendentes até o ano de 2007 no Estado.

O plano previa a solução de 90% dos 1.171 assassinatos até abril deste ano, e o que a Força Tarefa do RN conseguiu resolver foi 22, 89%, correspondentes a 268 casos. Entre esses, incluem-se os inquéritos arquivados (161), e os desclassificados, que são os crimes que tiveram enquadramento retificado para outras contravenções que não homicídio - oito casos.

O RN ocupa a 6ª pior posição conforme  relatório de avaliação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), entre todos os Estados brasileiros quanto ao número de homicídios solucionados, e apresenta o 3º pior resultado do Nordeste, ficando à frente apenas da Paraíba e de Alagoas.

O estudo aponta para o pouco efetivo policial que dispõem os Estados para a grande demanda de crimes a serem solucionados. No Rio Grande do Norte o número é alarmante. São 1.364 policiais civis- entre agentes, escrivães e delegados - para atender a toda a demanda estadual, o 5º menor efetivo do país.. O quadro de delegados do RN também não é satisfatório, com 139 delegados, quarto pior efetivo do país e segundo pior da Região Nordeste.

 "Não temos equipe para fazer o trabalho diário de coleta de dados in loco". Hoje, a Dehom conta com dois delegados, um escrivão, e uma equipe de 18 agentes. Afirmou o delegado Roberto Andrade, (Dehom)
Pouco efetivo também dificulta investigações

Para o coordenador da Enasp no RN, Roberto Andrade outra dificuldade é a diminuição do efetivo policial para as investigações dos 1.171 homicídios. O relatório do Conselho Nacional do MP também denuncia a falta de equipamentos de trabalho para os policiais. No levantamento, o Ministério Público afirma que de uma forma geral, em todo o Brasil, "falta viaturas, rádios, máquinas fotográficas, filmadoras, coletes à prova de balas e armamento".

TN

quarta-feira, 13 de junho de 2012

CONFRONTO
PM fica ferido em Mossoró/RN 

 Rondney Victor Leal da Fonseca e Joel Lemos Alves morreram antes de chegarem ao hospital. Um Policial Militar identificado como Fredson foi atingido por um tiro no abdômen e está internado no Hospital Regional em Mossoró. 
A central de operações da policia militar registrou na manhã de hoje, 13 de junho de 2012, uma tentativa de assalto em um estabelecimento comercial no bairro Bom Jardim. 

Segundo informações, dois elementos de bicicleta, armados de revolver, tentaram assaltar uma loja de roupa na rua Delfim Moreira, durante o assalto os elementos reconheceram um policial que estava como cliente na loja e dispararam contra o mesmo atingindo seu abdomen. 

O policial revidou o disparo e acertou um dos elementos.Os elementos fugiram a pé em direção a Avenida Alberto Maranhão. Foi pedido apoio ao CIOSP que enviou várias viaturas para o local. Houve troca de tiros e os bandidos foram baleados.
A Polícia Militar socorreu os mesmos para o HRTM, porém não resistiram morreram antes de dar entrada no hospital.

Atenção:

O policial SD Fredson que compõe uma Rádio Patrulha esta internado no  Hospital Regional Tarcisio Maia, sem risco de morte. O PM  esta precisando de sangue, quem puder doar favor dirija-se ao hemocentro que fica ao Lado do Hospital Regional Tarcisio Maia.

As armas utilizadas no assalto, um calibre 38 com seis munições deflagradas e um calibre 22 com sete munições também deflagradas contra a polícia foram apresentadas ao titular da DEFUR Dr. Herlanio delegado adjunto por se tratar de uma tentativa de roubo e o delegado Dr. Luiz Fernando fez o procedimento. 

Frente Parlamentar de Enfrentamento
às Drogas debate novo projeto

 Por iniciativa do deputado Antônio Jácome (PMN), a Frente Parlamentar de Enfrentamento às Drogas, a qual preside, irá se reunir nesta quinta-feira (14), às 10h, no Plenarinho da Casa, para tratar do projeto “Viver sem drogas”, que será apresentado pela UNILIDER, através da Confederação Nacional das Famílias Evangélicas Beneficentes (CONFE).

O projeto socioeducativo faz parte do programa Jovens Construindo um Futuro Melhor (JCFM) e tem a finalidade de integrar, organizar e coordenar as atividades relacionadas com a prevenção, atenção e a reinserção social de usuários e dependentes de drogas, além de oferecer educação para menores infratores.
“A Unilider desenvolve importantes projetos com crianças e adolescentes por meio da educação, cultura e profissionalização”, disse o deputado.

A instituição está se integrando à Frente Parlamentar da ALRN para auxiliar nas ações de combate às drogas. Para a reunião foram convidados representantes da Prefeitura de Natal e autoridades de instituições que atuam no enfrentamento às drogas
Lula é internado para avaliar condições 
                    da laringe e retirar catéter

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi internado hoje (13) no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, para reavaliar as condições da laringe. 

Segundo boletim divulgado no início da noite de hoje pelo hospital, o procedimento já estava previsto e Lula deverá dormir no hospital.

Amanhã (14) será retirado o catéter implantado para o tratamento contra o câncer na laringe a que o ex-presidente foi submetido. O tratamento, que envolveu quimioterapia e radioterapia, foi encerrado em fevereiro. Exames realizados em março confirmaram que o tumor na garganta, descoberto no final de outubro de 2011, havia desaparecido completamente.

Agência Brasil
Tremor é registrado em região
 próxima a João Câmara

Um tremor de magnitude 1.6 foi registrado na região de João Câmara, na manhã desta quarta-feira (13). Pela magnitude, o terremoto está no limiar de percepção para sismos nessa região, podendo ou não ter sido sentido.

O epicentro do tremos está localizado no município de Pureza, próximo de onde ocorreu um tremor de magnitude 5.0 em março de 1989. O evento só foi superado, em magnitude, nessa região, pelo terremoto de João Câmara de novembro de 1986 (5.1). O epicentro do sismo de hoje está a aproximadamente 70 km de Natal. A atividade principal na região de João Câmara está relacionada com a denominada Falha de Samambaia, e vem sendo registrada desde outubro de 2011.

Tremor é registrado em região próxima a João Câmara

Algo notável que vem ocorrendo desde este período é que embora a Falha de Samambaia tenha mais de 40 km de extensão, a atividade sísmica está concentrada em somente duas localidades: próximo do epicentro de 1986 de magnitude 5.1 e do epicentro do sismo de 1989 de magnitude 5.0. Não se sabe, até agora, qual a implicação, em termos de perigo sísmico, desse comportamento.

* Fonte: sismosne.blogspot.com.br/Via Tribuna do Norte

terça-feira, 12 de junho de 2012

 Debate sobre incêndios
florestais com bombeiros potiguares‏

Mestre em Recursos Naturais e Gestão Ambiental da Bolívia vem ao RN debater incêndios florestais com bombeiros potiguares

O Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) irá realizar na próxima sexta feira, dia 15, a partir das 8 horas, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral, no bairro Tirol, a 2º formatura geral do ano.

Na ocasião, o Comando da instituição irá apresentar a programação do Estágio Preparatório de Combate a Incêndios Florestais (EPCIF) previsto para o segundo semestre do ano. O estágio terá oito edições sendo realizado na capital e interior do estado.

A realização do Estágio Preparatório de Combate a Incêndios Florestais (EPCIF) foi motivada pela grande incidência de incêndios em áreas de matas registradas no Rio Grande do Norte nos últimos anos. O aumento da temperatura registrada entre os meses de setembro e fevereiro, aliada à desidratação da vegetação deste período, vem contribuindo com o aumento deste tipo ocorrências no estado.

“Além dos motivos climáticos, outros fatores que contribuem com o surgimento destes incêndios são motivados pela ação humana. Muitos ainda insistem em queimar lixo em terrenos provocando danos ao meio ambiente”, disse o Coronel Elizeu Dantas, Comandante Geral do CBMRN.

Para abrir a nova fase de capacitações da instituição, nesta sexta feira, o Corpo de Bombeiros Militar convidou o Boliviano, Juan Gualberto Aguirre Castro, um consultor em segurança ambiental, para ministrar uma palestra, sobre o tema, aos bombeiros que atuam na região metropolitana de Natal. Juan Gualberto Aguirre Castro possui um extenso currículo na área, sendo Mestre em Recursos Naturais e Gestão Ambiental, pela Escola Militar de Engenharia da Bolívia.

OPERAÇÃO ABRACE O MEIO AMBIENTE

Esta capacitação oferecida ao Corpo de Bombeiros do RN faz parte de uma parceria firmada entre o órgão e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), em dezembro de 2011, que permitiu ao Corpo de Bombeiros reforçar a proteção ambiental, aumentando sua capacidade de atendimento a incêndios florestais, por meio da Operação Abrace ao Meio Ambiente.

Assessoria do CBOM
PRISÃO
Polícia estoura fábrica de documentos
falsos e prende dupla na Ribeira

Na tarde desta terça-feira, policiais civis da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações estouraram uma fábrica de documentos falsos, em um kitnet na avenida do Contorno, na Ribeira.

Na abordagem foram presos, Emanuel Morais da Silva e Luciel da Silva Almeida. Na residência os policiais encontraram documentos e cartões de créditos falsos, além de R$ 5 mil.

A polícia chegou até a casa após a prisão do professor José Regeofran Melo Feitosa, 42 anos, no final da manhã tentando sacar dinheiro com documento falso em uma agência bancária.
Mega Sena pode pagar R$ 25
milhões nesta quarta

Acumulada há três concursos, a Mega-Sena sorteia, na noite desta quarta-feira (13), o concurso 1.397 que pode pagar um prêmio de R$ 25 milhões.

As seis dezenas da principal modalidade das Loterias da CAIXA serão sorteadas no Caminhão da Sorte, estacionado na cidade de Redenção (PA), e transmitido ao vivo no programa Momento da Sorte, da TV Bandeirantes e Band News, a partir das 20h25 (horário de Brasília).

Mais de 4 milhões de Pessoas
 inscritos no Enem 2012

O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 chegou hoje (12) a 4 milhões. O prazo para inscrições, que começou no fim de maio, termina na sexta-feira (15).

Até as 14h de hoje, os estados com maior número de inscritos foram São Paulo (659.441), Minas Gerais (425.033) e Rio de Janeiro (315.292). A expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) é que o volume de inscrições aumente nesses últimos dias, conforme a demanda observada nos anos anteriores.

No ano passado, cerca de 6 milhões de estudantes se inscreveram no Enem, mas pouco mais de 5 milhões pagaram a taxa. A participação no exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras.

Agência Brasil
 Explicações dos acusados do duplo
 homicídio em Nova Parnamirim
deixa a Polícia em dúvidas

Após a reconstituição da morte de mãe e filha no bairro de Nova Parnamirim, a versão apresentada pelos supostos autores do crime bárbaro foi colocada em dúvida.

Marlene Eugênio também participou da reconstituição

João Batista chegando ao local do Crime escoltado pela polícia

Alguns detalhes fizeram com que policiais e peritos do ITEP contestassem a versão apresentada pelo jardineiro João Batista Caetano Alves, que confessou o crime. Há possibilidades de alguém ter ajudado a roubar o carro das vítimas.


Olga Cruz de Oliveira Lima, de 61 anos,
e Tatiana Cristina Cruz de Oliveira, de 36 anos,
foram assassinadas dentro de casa, no dia 7 de maio.

Uma semana depois, o jardineiro João Batista e a mulher dele, Marlene Eugênio Gomes, foram presos e confessaram a participação nas duas mortes.

João, no entanto, afirmou ter roubado o veículo das mulheres e os objetos da casa sozinho. Entretanto, ficou claro, durante a reconstituição realiza nesta terça-feira (12), que nem ele nem Marlene sabem dirigir.

O delegado Roberto Andrade, da Delegacia Especializada em Homicídios, destacou que o acusado teve dificuldades para sair de dentro da garagem e chegou a estancar o carro duas vezes.

“Isso indica que ele pode ter contado com a ajuda de uma terceira pessoa, que vamos continuar investigando para saber se procede. Temos que levar em conta que com a adrenalina alta no dia do homicídio ele pode ter conseguido realmente sair com o carro”, frisa.

Roberto Andrade comentou também que o objetivo da reconstituição é atestar ou contestar as versões apresentadas por João Batista e Marlene até mesmo quanto à participação de cada um deles no crime.

O trabalho da Polícia Civil e dos peritos do Instituto Técnico-Científico de Polícia estava previsto para durar três dias, porém, ele foi concluído na manhã de hoje.
O Amor está no ar...


12 de Junho - Dia dos Namorados
Homem diz: "Roubei por amor"

Assaltante é detido por vítimas e diz na delegacia que roubou por amor. O acusado invadiu ônibus para roubar e depois comprar um presente para a namorada.

Agentes da Guarda Municipal prenderam, na noite desta segunda-feira (11), um jovem de 18 anos acusado de invadir um ônibus, anunciar um assalto e tentar realizar um arrastão.

O fato aconteceu por volta das 20h, na avenida 06, dentro de um transporte que faz a linha Cidade da Esperança/Rocas. A motivação para o crime seria o Dia dos Namorados, comemorado nesta terça-feira (12).

Robson Amaral foi detido ainda com a faca nas mãos. O cobrador do ônibus relatou que Robson estava nervoso e queria dinheiro a todo custo.

Robson foi conduzido imediatamente para delegacia de plantão da zona Sul de Natal, e disse que nunca tinha cometido assalto na vida e que só fez isso para que com o dinheiro pudesse levar a namorada para um motel e comprar um presente para ela.

"Eu estava bebendo com ela e perguntei se ela queria ser minha namorada. Como é dia dos namorados eu resolvi fazer uma parada para ganhar uma grana, dá um rolé e comprar uma presente pra boy (sic)".

Portal BO/Por Sérgio Costa
CULTURA

Projeto Concertos Sinfônicos Clássicos
 do Baião - Tributo a Gonzagão
Sertão do Velho Lua em harmonias orquestrais

Saudades. A palavra oficialmente conhecida somente nos idiomas galego e português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, falta, distância e amor. A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar". Saudade, foi o que sentiu o público convidado ao assistir a primeira apresentação do Projeto Concertos Sinfônicos Clássicos do Baião - Tributo a Gonzagão, na noite do domingo passado no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, em Mossoró.


Unindo Orquestra Sinfônica da UFRN e artistas potiguares,
Sesc põe na estrada o projeto Concertos Sinfônicos Clássicos do Baião
Tributo a Gonzagão. Estreia foi sábado e termina em 2013.

O concerto, promovido pelo Sesc/RN em parceria com a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), encantou crianças, adultos e idosos que rememoram clássicos de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, rearranjados numa envolvente sinfonia de cordas, instrumentos de sopro e, por que não, zabumba, triângulo e sanfona? Se estivesse vivo, Luiz Gonzaga completaria, no dia 13 de dezembro deste ano, 100 anos.

"É uma justa homenagem que fazemos a maior figura da cultura nordestina no ano do seu centenário de nascimento. Não houve escolha melhor para o projeto", relatou o diretor regional do Sesc/RN, Laumir Barreto.


Público se emocionou com repertório do Rei do Baião
No vídeo, Luiz Gonzaga explicava como um cantor do sertão nordestino se montava: com um gibão, uma sanfona e chapéu de couro. Já na primeira seleção de músicas tocadas pela orquestra sob a regência do maestro André Muniz, a emoção da platéia era evidente e os músicos foram aplaudidos de pé.

A junção música erudita e popular é a proposta do projetoA esta altura, a orquestra e os cantores já tinham arrebatado a emoção da platéia e Luiz Gonzaga parecia estar ali, a cada novo vídeo projetado.

Nem menina, nem mulher, num vestidinho branco esvoaçante, Camila Masiso embalou o "Xote das Meninas", uma das mais conhecidas do Gonzagão. "Esta música reflete de alguma forma, o momento pelo qual estou passando neste momento. Não que eu só pense em namorar, mas me sinto mais madura, mais mulher", brincou a intérprete.

 Integram o concerto Tributo a Gonzagão cerca de 70 músicos e cinco intérpretes - Caio Padilha, Camila Masiso, Khrystal, Valéria Oliveira, Widger Valle - e o sanfoneiro Zé Hilton. 

Valéria Oliveira: vocal


Caio Padilha: voz e rabeca e Zé Hilton: acordeon

Khrystal, Zé Hilton e André Muniz, regente da Orquestra da UFRN

Wigder Valle: canto

AGENDA:

31 de agosto - Encerramento do Aldeia Cultural Sesc na Zona Norte
22 de setembro - Encerramento da Liquida Natal na Praça Cívica da UFRN
26 de outubro - Encerramento da Cientec na Praça Cívica da UFRN
28 e 29 de novembro - Teatro Riachuelo (gravação do CD e DVD do Concerto - entrada mediante convite)
06 de dezembro - Caicó, na Ilha de Santana
08 de dezembro - Mossoró, na Estação das Artes Elizeu Ventania
13 e 14 de dezembro - Sesc Pinheiros, Teatro Paulo Autran, em São Paulo
15 de dezembro - Sesc Itaquera, em São Paulo
6 de janeiro - Encerramento do Circuito Sesc InterTV Cabugi de Verão, em Pirangi

Nota do Blog - Conforme publicado em Tribuna do Norte, novas datas poderão ser acrescentadas. Publicamos a matéria resumida.  Matéria completa no TN

segunda-feira, 11 de junho de 2012

VOVÓ BOA NO TIRO
 
Idosa de 87 anos mata ladrão dentro
 de casa no Rio Grande do Sul

Uma idosa de 87 anos matou um assaltante que invadiu sua casa em Caxias do Sul, no interior do RS, na tarde de sábado (9).

Brigada Militar auxiliando os peritos na remoção do corpo do meliante

O incidente aconteceu por volta das 17h, quando um homem tentou invadir um prédio da cidade. Ele tentou entrar pela janela do primeiro andar, forçando, mas não conseguiu. Depois, ele arrombou o portão do prédio, subiu até o segundo andar e quando estava em frente ao apartamento da idosa, que mora só, foi atingido pelo tiro, disparado por um revólver calibre 32.

A própria idosa chamou a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Quando a ambulância chegou, no entanto, o invasor que levou 03 tiros já estava sem vida.

A idosa reagiu e atirou contra o peito do invasor. O homem caiu e, mesmo ferido, tentou investir contra ela, daí ela  atirou mais duas vezes na perna dele. Apavorada, ela se refugiou na moradia e telefonou para familiares. A Idosa entregou a arma do crime e prestou depoimento à noite no plantão da 2ª Delegacia de Pronto-atendimento (2ª DPPA). Como a princípio o caso se trata de legítima defesa, ela responderá ao inquérito em liberdade.

A Brigada Militar (BM) foi acionada em seguida. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tentou reanimar o arrombador, mas ele não resistiu. Peritos encontraram uma faca e um molho de chaves da moradia nas mãos do invasor. Ele não portava documentos, sua identidadeainda não está confirmada. Supostamente, a intenção dele era furtar objetos da residência.

O revólver era mantido no apartamento como herança de família e estava municiado. Parentes da idosa afirmam que ela nunca havia usado a arma.

Zero Hora /Polícia Municipal do Brasil
CHINA
Garota de seis anos com síndrome do
lobisomem´ é abandonada pelos pais

Os pais da pequena Liu Jiangli, de apenas seis anos, a abandonaram porque sentiam vergonha dos pelos negros que cobrem parte de seu corpo — inclusive do pescoço, orelha e braço.
 
A chinesa sofre de Hipertricose, uma condição rara que faz crescer pelo em várias partes que não teriam, naturalmente, pelo (em uma a cada 1 bilhão de pessoas, em média).
 
No caso dela, que é de Guiyang, província de Guizhou, em 60% do corpo. Quando Liu tinha apenas dois anos, sua mãe foi embora de casa.
 
Pouco depois, seu pai a levou para uma enfermaria e nunca mais voltou. O jornal feito pela enfermaria publicou anúncios, falando para que os pais viessem buscar a filha.
 
Seis meses depois, o avô e um primo apareceram. A garota não conseguiu fazer amigos ainda, e outras crianças têm medo ou tiram sarro dela, segundo o tabloide inglês The Sun
Mulher que foi presa ontem
pela PF residia em Assú

A mulher que foi presa ontem pela Polícia Rodoviária Federal por conduzir cerca de 16 Kg de maconha num táxi na madrugada de ontem (10), no Km 119 da BR 101, no posto de fiscalização da PRF de São José de Mipibu é natural de Assú.

Por volta das 05h, um táxi foi abordado pela equipe de plantão daquele posto de fiscalização. Após a abordagem foi encontrado em uma mala de viagem da passageira,

Trata-se de Antônia Joelma da Silva, empregada doméstica, 32 anos. Com ela foi apreendido 16 tabletes de maconha prensada em um saco para lixo preto.

A passageira havia partido de Mossoró, e ao chegar em Parnamirim tomou o táxi que a levaria até João Pessoa/PB.

Fonte: Assessoria da PRF/RN