sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Delegado Regional de Macau será
 substituído por novo Titular


Com larga experiência na Polícia Civil, tendo passado pelas cidades de Assú, Pau dos Ferros e Monte Alegre e outros, além de ter comandado delegacias importantes como a Deprov e Defur, doutor Demontiê assume a 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Macau no dia primeiro de março em substituição ao atual delegado, doutor Antônio Pinto.

Em companhia do Major Fernandes Cmt da 1ª CIPM, o novo 
Delegado Regional da Cidade de Macau Demontiê Falcão, 
 fez  uma visita de cortesia ao Prefeito  Kerginaldo Pinto.


 “Com a chegada de doutor Demontiê a Polícia Militar recebe um grande aliado no combate a criminalidade, haja vista o trabalho exemplar do major Fernandes que a partir de agora somará a experiência do novo delegado”, Falou o prefeito Kerginaldo Pinto.

Informações de Joselito Braz
Mulher foi presa quando tentava fazer empréstimo em nome de outra pessoa

Na última quarta feira (20),  foi presa em flagrante pela Polícia Militar da cidade de Alto do Rodrigues a pessoa de   Janeilma Malvarela de Souza Silva quando tentava fazer um empréstimo  em nome de outra pessoa na agencia da caixa econômica da  Cidade. O valor do empréstimo seria no valor de 18 mil reais.

acusada

Diante do pedido,  o gerente desconfiou de um golpe e passou a buscar informações a respeito da pessoa apresentada por ela. O funcionário da agencia fez uma ligação telefônica para a pessoa a qual ela estava usando o nome e constatou que realmente se tratava de um estelionato.

A acusada apresentou documentos falsos na tentativa de resgatar R$ 18 mil reais. A policia foi chamada e conduziu a mulher a delegacia do Alto do Rodrigues, em seguida encaminhada a delegacia regional de Macau, onde a mesma  foi autuada em flagrante por estelionato. Segundo ela, é cabeleireira e  mora do Bairro Nova Descoberta em Natal.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Homem é Preso em João Câmara
acusado de Homicídio contra esposa
na Capital em Julho de 2012 

Foi preso pela Polícia Civil de João Câmara na manhã de ontem, quarta – feira (20), Antônio Edson do Nascimento (Natal/RN), acusado de crime contra sua mulher no bairro de Vale Dourado em Natal/RN. O crime aconteceu há quase oito meses, e ontem uma denúncia anônima o colocou na cadeia. O criminoso foi localizado no bairro do açudinho, em João Câmara-RN.


Dr. Taveira e sua equipe Policial após a realização da Prisão de
 Antônio Edson do Nascimento na rua do Açudinho
(Foto; Evanuel Ataliba)

Sobre o assassinato.

Segundo informações o crime teria sido por causa de um celular, porém existe outro motivo que pode ser levado em consideração pela polícia. O fato é que Edson já estava separado da esposa por decisão dela, e ela já estava envolvida com outra pessoa por nome de Francisco, que coincidentemente é natural de Bento Fernandes- RN, cidade muito próxima de onde ele estava escondido. Acredita-se que o crime foi gerado por ciúmes. 

Veja o que diz a reportagem da época pelo Jornal de Hoje:

"Uma discussão por causa de um celular pode ter motivado o assassinato de uma dona-de-casa no Vale Dourado, zona Norte de Natal. Conforme relatos de testemunhas que presenciaram o início da desavença, um homem identificado apenas pelo apelido de “Edson”, teria esfaqueado até a morte a  companheira, porque ela não queria devolver o aparelho, que havia sido dado de presente semanas antes do crime.

De acordo com informações do 4º Batalhão de Polícia Militar, Josineide do Nascimento, 41 anos, foi assassinada com mais de dez golpes de faca-peixeira no tórax e abdome, dentro de sua residência, localizada na 3ª Travessa Germínio Benigno. O principal suspeito do crime é o companheiro da vítima, que as testemunhas só conhecem o primeiro nome.

Ele teria golpeado a mulher após tentar, sem sucesso, reaver um celular que havia dado de presente à Josineide há algumas semanas atrás. A vítima se negou a entregar o aparelho e isso teria motivado a discussão, que terminou com o assassinato cruel e sem chance de defesa para a mulher.

Conforme relatos de testemunhas, a discussão ainda foi presenciada por alguns vizinhos da vítima, que tentaram separar a briga, mas teriam sido ameaçados de morte pelo acusado. Assustados com a violência do homem, as pessoas correram para a rua pedindo por socorro e chamando a Polícia Militar. Ao retornarem para a casa de Josineide, a encontraram caída, já sem vida, no chão de um dos cômodos.

O acusado fugiu após o crime e, até o final da manhã de hoje, ainda não havia sido identificado e localizado pelos policiais militares do 4º Batalhão, que iniciaram as diligências em busca de “Edson” ainda ontem. Os vizinhos da vítima não souberam informar detalhes sobre o acusado, tampouco se ele tinha outra residência na cidade.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Em depoimento, mãe muda versão
 e confessa que matou filho de 8 meses

Josenilde Lopes de Mendonça, de 35 anos, mudou de versão em relação à morte do seu filho, um bebê de 8 meses. Nesta terça-feira (19), após ser presa pela Polícia Militar, ela havia negado e dito que jamais mataria o próprio filho. Nesta quarta-feira (20), no entanto, em depoimento à Polícia Civil, ela confessou ter agredido a criança até a morte.

A mulher afirma que teve um surto, em virtude de ter ingerido bebidas alcoólicas e drogas, resultando na violência contra o próprio filho. A criança foi encontrada morta no dia 9 de fevereiro, dentro de um apartamento no bairro de Nova Descoberta. Laudos do Instituto Técnico-Científico de Polícia indicaram morte por traumatismos crânio-encefálico.

O depoimento de Josenilde Lopes foi dado ao delegado Sílvio Fernando, que investiga o caso. Como essa foi a versão oficial colocada no papel pelo delegado, Josenilde deverá agora ser indiciada pelo crime de homicídio. Hoje, ela encontra-se detida no Centro de Detenção Provisória Feminino de Parnamirim, localizado no bairro de Nova Parnamirim.

Ainda esta semana, o delegado Sílvio Fernando irá solicitar que a prisão de Josenilde Lopes seja convertida de temporária para preventiva, de forma que ela continue presa até que a Justiça determina se ela deverá aguardar o julgamento em liberdade ou detida.

Portal BO/Por Sérgio Costa
Foto: Sérgio Costa
Ex Policial Militar comete Suicídio
 em Jardim do Seridó

O servidor público Municipal de Jardim do Seridó, lotado na função de ASG na “Secretaria de Assistência Social” e ex PM, Nilton de Macedo, foi encontrado no início da tarde de ontem, terça-feira, (19), em um quarto onde o mesmo morava no Bairro Comissão em Jardim do Seridó.


Parelhense, Nilton chegou a ser Cabo da PM, mas foi expulso, e atualmente estava morando em Jardim do Seridó sozinho no local aonde foi encontrado morto em avançado estado de decomposição.

Segundo relato de um vizinho, o mau cheiro estava sendo sentido desde o domingo, quando o mesmo teria ouvido um forte barulho, possivelmente quando o lençol que Nilton usou para se enforcar arrebentou e o corpo caiu ao chão, mas não imaginou que teria algo de errado, e por isso nem deu muita importância.

Após receber a visita de um colega, o vizinho foi questionado sobre o mau cheiro, e ao dizer que imaginava ser dos esgotos, foi contrariado, ouvindo que o mau cheiro era característico de um corpo humano em decomposição, fato que foi confirmado após a chegada do dono do imóvel que abriu a porta e se deparou com o sinistro.

Seridó 190/Barra pesada.
DIREITO DE REPOSTA

As dificuldades enfrentadas pelo
PROERD em Guamaré dificultaram o bom 
andamento do Programa no município

Veja o e-mail enviado a Redação do Blog Guamaré em Dia, abaixo na integra:

Bom dia!

Queremos parabenizar o Blog GUAMAREEMDIA pelos serviços prestados à sociedade Guamareense, por que não dizer ao estado do RN.

Lemos a publicação em relação às reclamações dos serviços prestados pelo PROERD, o Programa é sério e no ano de 2012, passou por inúmeras dificuldades, frente ao que se desrespeita a logística e apoio para desenvolvimento do seu trabalho, assim como outros órgãos e instituições do município.

Foi um ano atípico para diversas prefeituras do RN. Sendo assim, através do nosso coordenador, o policial Barros, homem comprometido com o que faz, se reunirá em breve com o prefeito municipal, os secretários de Educação e Segurança, para que os serviços prestados sejam com excelência e com o padrão de qualidade que sempre teve.

Acreditamos na atual gestão, nos seus princípios e valores, e juntos faremos uma Guamaré melhor para todos. Crianças e Adolescentes, como também com as famílias.

"Saiba que essas informações são necessárias para o nosso crescimento. Obrigado e desde já informamos os telefones do policial Barros, para maiores esclarecimentos."

8831 1052 / 9644 3334
Att, equipe Pedagógica do PROERD RN.
"É faca na caveira"
Essa Marília Gabriela não esperava!


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Suspeita de matar o filho bebê nega 
crime e afirma que iria pular de ponte

Após ser presa na tarde desta terça-feira (19), a jovem Josenilde Lopes de Mendonça, suspeita de matar o próprio filho, um bebê de 8 meses, conversou em primeira mão com o Portal BO. Ela declarou que jamais teria coragem de matar a criança e que estava decidida a tirar a própria vida. Inclusive, ela afirmou que estava a caminho da Ponte Newton Navarro para pular de lá.

Josenilde Lopes falou em primeira mão
 com o Portal BO e disse que iria se matar.

Josenilde Lopes foi presa por policiais militares, quando caminhava pela avenida João Medeiros Filho, na zona Norte de Natal. Ela foi reconhecida pelo tenente Trindade, que fez uma abordagem e confirmou se tratar da suspeita. A jovem vinha sendo procurada desde o dia 9 deste mês, quando o corpo da criança de nove meses foi encontrado no apartamento dela, em Nova Descoberta.

“Eu saí para beber, naquele dia, pois sou alcoólatra, e quando voltei, encontrei meu filho morto no chão. Mas não fui eu quem o matei, pois jamais teria coragem de tirar a vida do meu bebê”, Declarou a mulher em entrevista ao Portal BO.
Fantasiado de Capitão Nascimento homem 
é preso com farda, armas e carteira da PM 

RIO - Um homem que usava ilegalmente uma farda de Major do Bope e uma carteira falsa da Policia Militar, foi preso, na tarde deste domingo, com duas armas, em Vargem Pequena, na Zona Oeste. 

De acordo com policiais do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes), Alexandre da Silva Braga, 35 anos, estava com um revólver calibre 38 e uma pistola 9mm, sem registro. Com o criminoso também foram encontradas 30 munições de pistola 9mm, 6 de revólver calibre 38, além de R$ 1.290 em dinheiro, na comunidade César Maia, perto da Estrada dos Bandeirantes.

Alexandre foi localizado após uma denúncia 
anônima de moradores da comunidade.


Alexandre da Silva Braga foi preso com farda 
do Bope, em Vargem Pequena Fernando Dias 

O criminoso foi levado para a 16ª DP- Barra da Tijuca, e de acordo com o delegado adjunto, Robson Pereira, ele vai ser encaminhado para a Polinter e será processado por uso de documento falso, uso ilegal de farda e porte de arma de uso restrito. Alexandre já tem antecedentes criminais pelos mesmos crimes, e a policia investiga a origem das armas e da farda.
A exemplo do RN - ato de Vandalismo 
também no Rio de Janeiro 

Assim como aconteceu no último deia de Carnaval em Natal-RN onde vândalos depredaram uma viatura policial do RN, no Rio não foi diferente.Algumas pessoas passaram mal na avenida, e na tentativa de abrir espaço no meio da multidão para que as pessoas fossem socorridos, a PM do Rio foi agredida  por vândalos, que  subiram nos carros da PM e pisotearam como se estivesse sambando na avenida.

Foto  postada no Facebook
 "Viatura é um patrimônio público 
Ninguém mais respeita a polícia mesmo"


Pelo menos três carros da Polícia Militar do Rio de Janeiro foram depredados durante a passagem do bloco carnavalesco Cordão da Bola Preta, neste sábado (9), no centro do Rio. A informação foi confirmada pelo Serviço Reservado do Batalhão da Praça da Harmonia (5º BPM).

A Polícia Militar, assim como, a Polícia Civil, são representantes legítimos do Estado - Ato de vandalismo é crime, e qualquer um que desrespeitar a estes representantes da lei que zelam pelas vidas e cuidam do patrimônio público devem sere punidos rigorosamente, se não vai chegar um momento que não terão mais controle sob a bandidagem que subestima a força da lei.

PROCURA-SE

QUEM ENCONTRAR  UM CACHORRO DE COR PRETA, PATINHAS BRANCAS, POR FAVOR AVISAR PELOS NÚMEROS TELEFÔNICOS - 9466-7055 OU 9915-9266. ELE PERTENCE À FLAVIANA, FERNANDA E FLÁVIO FILHOS DE CABOCO LIN DA OFICINA QUE RESIDE NA RUA ANTÔNIO DE FRANÇA N° 30 BAIRRO BELA VISTA.

ELE FUGIU DE CASA HÁ MAIS DE 4 DIAS E NÃO RETORNOU MAIS, ELE ATENDE PELO NOME DE FREUD. SEUS DONOS QUE SÃO TRÊS CRIANÇAS ESTÃO TRISTES SENTINDO A SUA FALTA. FAVOR!


Polícia prende homem acusado de 
participar de assalto e estupro no interior

Crimes foram praticados na madrugada do domingo na cidade de Pedro velho - Policiais da Delegacia especializada de defesa da propriedade de veículos e cargas (Deprov) prenderam, nesta segunda -feira (18), um homem acusado de participar de um assalto seguido de estupro, no município de Pedro Velho, distante 78 km de Natal. José Clédson da Silva, de 25 anos, confessou que junto com um comparsa cometeu o assalto contra a um casal, mas não participou diretamente do estupro de uma das vítimas.

Policiais da Delegacia especializada de defesa da propriedade de veículos e cargas (Deprov) prenderam, nesta segunda -feira (18), um homem acusado de participar de um assalto seguido de estupro, no município de Pedro Velho, distante 78 km de Natal. José Clédson da Silva, de 25 anos, confessou que junto com um comparsa cometeu o assalto contra a um casal, mas não participou diretamente do estupro de uma das vítimas.

De acordo com o chefe de investigação da especializada, Alisson Viana, o acusado que é mais conhecido como "Luiz", estava junto com outro homem, em uma motocicleta. Por volta de 1h da madrugada os dois resolveram tomar de assalto um veículo que fazia a volta na entrada da cidade. Os dois se aproximaram do carro que era ocupado por um casal, em seguida, o outro assaltante que não teve o seu nome revelado, obrigou o condutor a sair, tirar a roupa e correr. "Depois de entrar no veículo o bandido saiu em disparada sendo seguido por José Cledson na moto. Eles pararam no meio de um matagal e estupraram a mulher", disse.

As vítimas prestaram depoimento na delegacia e reconheceram por fotos os suspeitos, no entanto José negou a participação no estupro. O outro acusado não foi localizado pelos policiais, mas é alvo de investigação. Ainda segundo a polícia, os assaltantes abandonaram o carro em Cajupiranga, na cidade de Parnamirim ainda no domingo e na manhã da segunda resolveram guinchar o veículo. 

A ação foi flagrada por policiais à paisana que faziam campana no local e deram voz de prisão. Dois escaparam, mas José não teve chance. José Clédson foi autuado por receptação e responderá por portaria pelo crime de estupro.

Portal BO -  Sérgio Costa/Sérgio Costa

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Corpo de Bombeiros do RN dá dicas sobre
 segurança com crianças na volta às aulas

Os acidentes, ou lesões não-intencionais, representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil, vítimas de acidentes que poderiam ser facilmente evitados por cuidados básicos por parte dos adultos. No total, cerca de 4,7 mil crianças morrem e 125 mil são hospitalizadas anualmente, segundo dados do Ministério da Saúde, configurando-se como uma séria questão de saúde pública. Nesta época do ano, com o retorno às aulas, o índice de acidentes é elevado.

De acordo com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do RN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, diversos são os fatores que influenciam para o aumento do índice de acidentes com crianças neste período.

“O número elevado de viagens no trânsito; a interação em socialização no âmbito escolar; alimentação em ambientes externos à residência; mais tempo fora de seu ambiente familiar e envolvendo-se em atividades desempenhadas na recreação, no deslocamento de casa à escola e vice-versa, são algumas das motivações que contribuem com o aumento dos acidentes envolvendo crianças e adolescentes, na faixa etária de até 14 anos”, disse o Coronel Elizeu Dantas.

Buscando diminuir esta estatística, o Corpo de Bombeiros está divulgando as dicas de segurança abaixo:

Acidentes automobilísticos:

Dentre os acidentes que mais ocorrem, certamente os de trânsito são os que estão no topo da lista em números absolutos. Pois, geralmente, os pais se deslocam em direção ao trabalho e aproveitam para levarem seus filhos para as escolas.
  • Dirija com atenção e redobre o cuidado ao transportar crianças;
  • Não deixe as crianças colocarem as mãos, braços ou a cabeça para fora da janela;
  • Abra o vidro apenas o suficiente para ventilar;
  • Condutor e passageiros devem sempre usar o cinto de segurança;
  • As crianças com idade inferior a dez anos devem ser transportadas nos bancos traseiros;
  • O embarque e desembarque devem ocorrer sempre do lado da calçada, exceto para o condutor;
  • Evite deixar crianças sozinhas no carro. Se for mesmo necessário, deixe o veículo engrenado e sem a chave. Puxe o freio de mão e volte rápido;
  • Ao apanhar seu filho na escola, não forme fila dupla. Procure um local mais próximo e estacione regularmente;
  • Se reside perto da escola, deixe o carro e caminhe um pouco.
Ao andar no ônibus
  • Permaneça sempre sentado, sem colocar braço e cabeça para fora;
  • Subir e descer de ônibus em movimento é perigoso. Espere ele parar;
  • Ao atravessar a rua - Olhe para os dois lados;
  • Use sempre a faixa de segurança;
  • Atravesse em linha reta sem correr;
  • Evite atravessar na frente ou atrás de automóveis, ônibus e caminhões pesados;
  • Siga as orientações do agente de trânsito;
  • À noite e em dias chuvosos, use roupas claras, para ser mais visto pelos motoristas.
Cuidados com a cadeirinha para crianças menores de dez ano

  • Usar cadeira apropriada para a idade e tamanho;
  • Se certificar de que a cadeirinha está bem instalada no banco do carro e de que a criança está acomodada com segurança;
  • Lembrar que, crianças no banco da frente, só a partir de dez anos.
  • Crianças esquecidas no interior de veículos:
  • A alta temperatura aliada à falta de oxigênio dentro de um carro fechado, especialmente para o organismo de criança, causa asfixia, desidratação e a dilatação dos vasos sangüíneos, podem provocar a perda de consciência e parada cardíaca e, consequentemente, a morte.
Vistoria de transporte escolar:

Outra dica importante para os pais, cujos filhos utilizam o transporte escolar, é para que fiquem atentos se o veículo esta com a documentação em dia, com o Detran, o que comprovará que o mesmo foi vistoriado pelo órgão. Também é bom comprovar a idoneidade de quem está na direção do veículo.
Excesso de carga

Muitos acidentes envolvendo crianças acontecem nos playgrounds.

Os acidentes mais frequentes são tratados apenas com um curativo. Mas há casos de crianças que quebram um braço ou uma perna ao cair de um escorregador.

O acidente mais frequente é a queda. O segundo é a criança ser atingida na cabeça pela cadeirinha. Outros brinquedos perigosos são as barras para escalar e o escorregador; Para este melhor proveito destes ambientes, bastam que alguns cuidados sejam respeitados, tais como:
  • Sempre ao brincar as crianças tem que estarem sob a supervisão de um adulto;
  • Evitar que crianças brincando com bola, com skate ou com bicicleta, fiquem perto parquinho. Imagine-a passando de bicicleta atrás de um balanço, certamente teria um acidente grave;
  • Duas ou mais crianças não devem ficar no mesmo assento do balanço ou da gangorra. A falta de espaço aumenta o risco de queda;
  • O adulto deve supervisionar as condições físicas dos brinquedos, atentando para as pontas dos parafusos utilizados nos brinquedos para que estejam sempre protegidas, para não ferir a pele das crianças e para extremidades que, necessariamente tem que serem arredondadas e sem quinas vivas.
  • Ao brincar no escorregador, a criança terá de cair num piso de areia fina, de borracha ou de cortiça. São materiais que amortecem melhor o impacto da queda.
  • O balanço deve ficar distante dos outros brinquedos, de preferência protegido por uma cerca. A cadeirinha deve ter encosto, para diminuir o risco de uma queda pra trás;
Nos escorregadores, as escadas devem ter corrimãos e, no topo do escorregador, deve ser instalada uma grade de proteção alta o suficiente para a criança se segurar;

A gangorra deve ficar no máximo a 1 metro de distância do chão. Deve ter uma alça, para a criança se segurar com firmeza. Os melhores modelos têm uma cadeira para aumentar o conforto e a segurança;

Os pisos de grama, cimento e terra batida não são recomendados, principalmente em brinquedos com o escorregador e o balanço. Os indicados são os de borracha, os de cortiça e as caixas de areia fina.

Informações: Corpo de Bombeiros
Guarda municipal é preso por disparar
 em via pública; dois ficaram feridos

O guarda municipal Francisco Itamar Gomes, 41 anos, foi autuado pelo Delegado de Plantão da Zona sul, Pedro Paulo Falcão, por ter disparado em um homem e um adolescente, que foi atingido na cabeça, vítima de bala perdida e está internado no pronto-socorro Clóvis Sarinho.

O guarda se envolveu numa briga de trânsito com Josimar Marcolino da Silva por volta das 20h desse domingo, dia 17. Ele foi autuado por ter atirado em via pública, por tentativa de homicídio, porte ilegal de arma e também autuado na Lei Seca, porque embora tenha se recusado a fazer o bafômetro, pelas novas regras ele pode ser autuado por embriaguez ao volante, já que bebia em um bar do Planalto.

Francisco Gomes foi transferido para o Núcleo de Custódia da Polícia Civil, na Cidade da Esperança. O advogado do acusado, Lincoln Alves, disse que vai esperar a distribuição do inquérito à Justiça para pedir liberdade provisória de seu cliente.

Francisco Itamar Gomes, guarda municipal, é acusado 
de tentativa de homicídio, após disparar contra Josimar da Silva, no Planalto

De acordo com Alves, a mãe do adolescente Tiago Souza do Nascimento, 15 anos, dona Cícera Georgina de Souza, prestou depoimento na Delegacia de Plantão, afirmando que estava em seu bar na rua Miramangue, no Planalto, quando, do outro lado da rua, viu dois carros se aproximando, um branco e outro escuro, dos quais saíram dois homens discutindo. 

Ela confirmou o depoimento do acusado, de que o guarda municipal tentou entrar no bar para se refugiar. Ela o impediu, alegando que não queria briga dentro do seu estabelecimento. Após ser impedido de entrar, o guarda foi ao seu carro, um Fox cinza de placas MYV-3121, quando Josimar Marcolino teria atacado Francisco Gomes pelo pescoço e impedido que ele entrasse no veículo.

O carro que Francisco Gomes estava quando se envolveu no acidente de trânsito, no bairro Planalto, na noite desse domingo (17) Foi então que o guarda sacou a arma e disparou nas pernas de Josimar da Silva para tentar escapar. O guarda municipal alega que o homem com quem discutia também estava armado, mas a acusação foi negada por Josimar.

Tribuna do Norte/Foto: Emanuel Amaral
Polícia registra triplo homicídio
 em Felipe Camarão

Um triplo homicídio foi registrado na madrugada desta segunda-feira (18) na Comunidade do Fio, em Felipe Camarão, zona Oeste de Natal. 

De acordo com a Polícia Civil, foram vítimas Fabiano Tavares da Silva, Eduardo Silva Pereira e Josinaldo Alves da Silva. Segundo moradores do local, dois homens teriam chegado em uma moto e disparado contra os três na rua Santa Helena, por volta das 2h30 de hoje.
______________________________________________________

Outro homicídio ocorreu na rua Morada da Fé, em Macaíba, na Grande Natal, também na madrugada de hoje. O crime registrado na rua 6 de Janeiro teve como vítima o estudante Allyson Steffany de Souza, de 27 anos.

Os autores do assassinato seriam três homens que chegaram no local perguntando pelo estudante. De acordo com o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), Allyson sofreu ao menos cinco disparos de pistola 380. Os criminosos estão foragidos, não foram identificados e policiais já trabalham na investigação deste homicídio.
______________________________________________________

Policiais militares prendem jovem acusado
 de assaltos e estupro em Pedro Velho

Policiais militares prenderam na tarde desta segunda feira (18) José Clebson da Silva, de 19 anos. Ele é acusado de cometer, com outros dois bandidos, três assaltos na cidade de Pedro Velho no último sábado (16).

O jovem ainda é acusado de ter participado do estupro de uma jovem, também no último sábado. Além de violentar a moça, ele e seus comparsas levaram o carro em que ela estava com seu namorado.Na ocasião da prisão, José Clebson estava com o carro do namorado da vítima do estupro.

A Polícia Civil segue em diligências em busca dos outros dois comparsas de Clebson, que estão foragidos.
______________________________________________________

Prefeito de Bento Fernandes 
é vítima de arrastão em Candelária

Criminosos invadiram a casa de Ivanaldo Fernandes, nesta segunda-feira, e fugiram levando joais, objetos e o carro do filho dele.

Ivanaldo Fernandes conta como
 foi o assalto, na noite desta segunda.

O prefeito da cidade de Bento Fernandes foi vítima de um arrastão, no início da noite desta segunda-feira (18), no bairro de Candelária, em Natal. Ivanaldo Fernandes estava em sua residência, quando por volta das 18h, três homens invadiram o local armados e anunciaram um assalto. 

Os bandidos passaram cerca de uma hora na casa. Durante o arrastão, um dos assaltantes ligou para comparsas e chamou mais três pessoas para irem até a casa ajudar a carregar o material roubado. Com isso, além dos três que já estavam na residência, outras três pessoas, sendo uma mulher, participaram do assalto. Os bandidos fugiram levando um carro do filho do prefeito, uma Pajero TR4, de cor prata e placas NNT-0570.

Matéria resumida - Leia na integra no Portal BO
CURIOSIDADE

Cientistas brasileiros exumam restos 
mortais de D. Pedro I e suas mulheres

Cientistas brasileiros exumaram pela primeira vez para pesquisa os restos mortais de D. Pedro I, o primeiro imperador brasileiro, além de suas duas mulheres, as imperatrizes Dona Leopoldina e Dona Amélia. A exumação fez parte do trabalho de mestrado da arqueóloga e historiadora Valdirene do Carmo Ambiel, que defendeu nesta segunda-feira (18) sua dissertação no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP).

Exumação de D. Pedro I (Foto: Divulgação/Valter Diogo Muniz)

De acordo com Valdirene, os exames foram realizados em 2012 – entre fevereiro e setembro. Ela afirma que obteve em 2010 autorização de descendentes da família real brasileira para exumar os restos mortais. No entanto, negociações para que isto ocorresse iniciaram anos antes. “De forma oficial, esse trabalho começou a acontecer em 2010, mas ele se iniciou mesmo há oito anos”, explicou Valdirene ao G1. Os exames foram realizados no Hospital das Clínicas de São Paulo e contaram com a ajuda de especialistas da Faculdade de Medicina da USP.


Restos de D. Leopoldina (Foto: Divulgação/Valter Diogo Muniz)

Transporte feito de madrugada

Segundo informações do site do jornal "O Estado de S. Paulo", um esquema de segurança foi montado para transportar as urnas funerárias de madrugada desde a cripta imperial, no Parque da Independência, no bairro do Ipiranga, até o local dos exames, em Cerqueira César, onde, sob sigilo, os esqueletos foram submetidos a ultrassonografias e tomografias.

O site do jornal informa ainda que as análises revelaram que D. Pedro I fraturou ao longo de sua vida quatro costelas do lado esquerdo, consequência de dois acidentes -- uma queda de cavalo e quebra de carruagem. Isso teria prejudicado um de seus pulmões e, consequentemente, agravado uma tuberculose que causou sua morte aos 36 anos, em 1834. Ele media entre 1,66 m e 1,73 m e foi enterrado com roupas de general.

Imperatriz mumificada
Dona Amelia surpreendeu por estar mumificada 
(Foto: Divulgação/Valter Diogo Muniz)

Detalhe das mãos de D. Amélia segurando um crucifixo
 (Foto: Divulgação/Valter Diogo Muniz)

O "Estado" informa aponta que a exumação dos restos mortais de Dona Leopoldina contradiz a história de que a então imperatriz do Brasil teria fraturado o fêmur após Dom Pedro I tê-la empurrado de uma escada do palácio Quinta da Boa Vista, então residência da família real, localizada no Rio de Janeiro. No exame, não foram encontradas fraturas.

No caso da segunda mulher do primeiro imperador do país, Dona Amélia, segundo noticia o "Estado", os cientistas se surpreenderam ao ver que a imperatriz foi mumificada e tinha partes do seu corpo preservados, como cabelos, unhas e cílios. Um crucifixo de madeira e metal foi enterrado com ela.

Relevância

De acordo com Astolfo Gomes de Mello de Araújo, professor de Arqueologia do MAE/USP e um dos orientadores do trabalho de Valdirene, a exumação dos corpos de parte da família real brasileira é importante para entender melhor o período imperial que o país viveu, que, segundo ele, é tratado com relativamente pouca relevância.

“O Brasil, de uma maneira geral, tem uma memória histórica curta (...) O trabalho mostrou que havia ali dados importantes, além de derrubar a dúvida de que ali pudessem não estar enterrados os restos mortais”, disse Araújo, referindo-se ao Monumento da Independência, cripta imperial localizada em São Paulo, onde estão as urnas funerárias.

Ele disse que medalhas e comendas que foram enterradas com D. Pedro I foram recuperadas durante a análise das urnas funerárias. Segundo o professor, esses materiais passam por restauração e estão atualmente em posse do Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo. “Esse material foi recolhido e deve ser exposto”, explica.

O orientador ressaltou ainda a importância da obtenção das autorizações para a exumação, tanto de integrantes da família real brasileira, quanto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“Que isto sirva de exemplo até para outros países, onde há cada vez mais tabu em relação ao estudo de restos humanos (...) As pessoas acham que os restos mortais não podem ser manipulados. Isso é um retrocesso total, porque ali há informações importantes. Os restos humanos são tratados com respeito”, disse.

Do G1, em São Paulo
Para ler mais notícias do G1 Ciência e Saúde, clique em g1.globo.com/ciencia-e-saude.