sábado, 20 de março de 2010

Julgamento dos acusados de matar Isabella Nardoni começa segunda

Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá alegam que uma terceira pessoa teria cometido o homicídio. Julgamento deverá durar cinco dias.


O julgamento de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, acusados de matar Isabella Nardoni, no dia 29 de março de 2008, terá início às 13h da próxima segunda-feira (22), no Fórum de Santana, Zona Norte de São Paulo. O julgamento deve durar cinco dias, de acordo com estimativa feita pelo juiz Marício Fossen ao Tribunal de Justiça.

O pai e a madrasta da menina assassinada negam o crime. Eles alegam que uma terceira pessoa o cometeu. Mesmo assim, eles estão presos preventivamente desde abril de 2008 até serem julgados. Para o Ministério Público, o casal discutiu, depois a madrasta esganou Isabella e o pai a jogou pela janela do sexto andar do Edifício London, na Zona Norte de São Paulo.

Pelo menos sete pontos da investigação policial e do trabalho da perícia foram cruciais para incriminar o casal, segundo o Ministério Público. São eles: o ciúme de Jatobá, sangue no carro, sangue na fralda, a marca da tela de proteção na camiseta de Alexandre, a pegada dele no lençol, causa da morte por asfixia e politraumatismo e o tempo para ocorrer o crime.

FONTE: Diário de Natal

sexta-feira, 19 de março de 2010

Dois foragidos da justiça são presos pela DECAP na cidade de Pureza

Airton (esq.) e Joel (dir.) foram presos nesta quinta-feira

A Delegacia de Capturas retirou de circulação dois foragidos da Justiça. Um deles é Joel Neves de Oliveira, de 36 anos. Ele estava foragido há 16 anos e é condenado a 20 anos de prisão por um latrocínio cometido em 1994.
De acordo com o titular da Decap, delegado Maurílio Pinto de Medeiros, Joel foi preso nas rocas, onde estava escondida na casa da mãe. Além de ter participado de um roubo seguido de morte, o preso é acusado de integrar uma quadrilha que agia na década de 80.

À época, o bando realizava assaltos e chegava a estuprar as vítimas. A quadrilha geralmente amarrava e amordaçava casais, deixando-os em matagais. Sobre esses crimes, Joel disse que não participava dos estupros.
“Eu fazia arrombamentos e roubos, mas, nunca estuprei ninguém. Além disso, só roubava gente rica, nunca roubei um pobre”, defende-se. Nesses 16 anos que passou foragido, Joel Neves informou que esteve escondido nos estados de Pernambuco e Paraíba.

O outro foragido recapturado foi Airton Amaro dos Santos, de 40 anos. Ele foi preso no município de Pureza e é acusado de vários crimes em São Paulo. “Lá, ele tinha condenação por dois assaltos e duas tentativas de homicídio”, destacou Maurílio Pinto.

Airton foi preso em Pureza, quando bebia em um bar, por força de um mandado de prisão expedido pela Vara de Execuções Penais de São Paulo e assinado pela juíza Erica Regina Colmeneiro Coimbra Poncho. O acusado não quis conversar com a imprensa.

FONTE: Nominuto.com

Delegacia de Captura prende fugitivo da Justiça em Pureza

Policiais da Delegacia de Captura do RN prenderam dois fugitivos de Justiça. Um deles é Airton Amaro dos Santos, de 41 anos, acusado de ter cometido vários crimes no Estado de São Paulo.

Ele foi localizado no município de Pureza. Segundo o delegado Maurílio Pinto, Airton tem duas condenações por assalto e duas tentativas de homicídio. Ele tem familiares em Pureza e estava naquele município desde 2007.

FONTE: Blog de Assis Silva

Garota de programa e viciado são presos após assalto na Zona Sul

Um usuário de drogas identificado como João Ricardo Ferreira Nunes, de 25 anos, e a garota de programa Michelane Filgueira Xavier, da mesma idade, foram presos por volta das 22h desta quinta (18), na esquina da rua Aldo Melo Freire (da Academia Ápice) com a Av. Roberto Freire, em Ponta Negra, zona Sul de Natal.

Segundo informações repassadas pela polícia, a prisão se deu após João Ricardo ter assaltado um jovem de 18 anos, por volta das 21h30, na Av. Ayrton Senna, em Capim Macio, onde simulou estar armado e fugiu com um celular da vítima, R$ 40, além de pertences pessoais.
Policiais do 5º Batalhão, comandados pelo tenente Leão, foram acionados para fazer diligências na área e na esquina a poucas quadras de onde se passou o crime, se depararam com o suspeito, na companhia de mulheres de programa. Os PMs fizeram a abordagem, mas nada encontraram com João Ricardo.

A Companhia Feminina de Polícia Militar foi acionada para fazer a revista nas mulheres e, em uma delas, na Michelane, foi localizado o celular e a quantia em dinheiro. A polícia levou a vítima até os suspeitos, que reconheceu João Ricardo, assim como seus pertences.

Dessa forma, foi dada voz de prisão ao acusado e à garota de programa, que foram conduzidos à Delegacia de Plantão Zona Sul, onde João Ricardo foi autuado em flagrante por assalto e Michelane por receptação.
Na DP, o acusado informou à polícia que é usuário de drogas e que havia praticado o roubo para sustentar o vício. Já a receptadora disse que comprou o celular de João Ricardo pelo valor de R$ 20, mas que logo iria se desfazer do aparelho para comprar crack.

FONTE: Diário de Natal

Suspeito de ter matado PM se diz ameaçado de morte por policiais

Mesmo tendo sido autuado em flagrante pelo homicídio do soldado PM José Nelson Fernandes, 36 anos, ocorrido na madrugada do último dia 5, o também acusado de tráfico de drogas Jackson Michael da Silva, 22, corre o risco de pagar pelo crime com a própria vida. Isso porque, segundo seus familiares, cujos nomes foram preservados, ele teria recebido ameaças de morte por parte de policiais militares. O fato foi, inclusive, confirmado pelo comandante das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), o capitão PM Marlon de Góis, responsável pelo esquema de segurança montado em torno do preso, em um dos hospitais da região metropolitana de Natal, cuja localização foi mantida em sigilo. "Ele se queixou comigo sobre isso".

Jackson foi preso acusado de ter matado José Nelson enquanto esse fazia uma abordagem na sua casa, no loteamento Dom Pedro I, Zona Norte, sob suspeita de ser um ponto de venda de drogas. Ele foi baleado após trocar tiros com os demais policiais da viatura que fazia a abordagem. Seu enteado, um adolescente de 16 anos, também foi atingido durante o tiroteio. Foram encontradas sete pedras de crack no local, segundo a polícia. Oito horas depois, a mulher de Jackson, Francisa Lúcia Lopes Dantas, 32, foi executada ao deixar a delegacia de plantão da Zona Norte, no conjunto Santa Catarina. A suspeita quanto a esse último crime, segundo a polícia, moradores e familiares da vítima, recaem sobre policiais miltares. De acordo com suspeitas do delegado Maurílio Pinto de Medeiros, da Delegacia Especializada em Capturas, os policiais teriam ido à comunidade extorquir dinheiro de Jackson.

Segundo familiares, Jackson Michael está ameaçado de ser executado assim que sair da internação. O clima de pavor, no entanto, não cerca só o acusado, mas também o adolescente de 16 anos, filho de sua esposa, Francisca Lúcia Lopes Dantas, 32, executada horas depois da morte do PM. O garoto, que chegou a ser baleado durante o conflito do acusado com os policiais, foi escondido pela família no interior do estado, sob a orientação da equipe da Polícia Civil, que investiga o caso.

Segurança

O capitão PM Marlon revela que, em contato pessoal com Jackson Michael, o preso lhe confessou a ameaça. "Cheguei até a pedir que ele apontasse entre os meus homens, para saber se era algum deles. Ele me disse que não". O comandante da Rocam afirma que foi montado um forte esquema de segurança em torno de Jackson. "Está proibido o acesso de qualquer outra pessoa que não seja algum familiar que ele mesmo tenha indicado, além de policiais ligados à investigação do caso e do meu pessoal, já devidamente apresentados a ele". O efetivo que faz a guarda do preso não foi informado, por questão de segurança.

O comandante do policiamento metropolitano, o coronel PM Francisco Araújo Silva, afirma desconhecer as ameaças feitas ao acusado por parte de integrantes da corporação. Ele garante que a integridade do preso será mantida enquanto ele estiver sob custódia da PM. Ele diz ainda que a equipe de policiais fazendo aguarda de Jackson Michael foi mudada duas vezes. "Quando ele estava no Hospital Santa Catarina (Zona Norte), logo após o crime, era uma equipe. Ao ir para o Hospital Memorial, foi outra. E agora, também são outros policiais".

Entrevista: Parente de Jackson da Silva (identidade preservada)

Em conversa exclusiva com o Diário de Natal, um parente de Jackson da Silva, que pediu para ter sua identidade preservada por motivos de segurança, descreve o clima de pânico pelo qual a família do acusado passa no momento, sob constante medo de que as ameaças de morte sejam cumpridas. Ele revela, inclusive, que foi orientado a mudar de endereço.

Como soube da ameaça?

Na semana passada, quem estava com ele falou para mim que disseram a ele que, quando saísse do hospital, seria morto.

Mais alguém da família corre risco?

O filho dela, que também foi baleado naquela madrugada. O pessoal que está investigando aconselhou que o tirássemos da cidade, para que não acontecesse algo.
Você também não quis se mudar?

Orientaram-me a mudar de endereço também, por cautela. Mas eu tenho que permanecer aqui, pois é onde trabalho.

Presídio recebe 22 presos de RO

O Presídio Federal de Mossoró (PFMOS) recebeu ontem à tarde mais 22 detentos de alta periculosidade que estavam recolhidos na casa de detenção da cidade de Vilhena, situada na região Sul do Estado de Rondônia. Os presos foram transferidos para o Sistema Penitenciário Federal (SPF) porque estavam liderando motins, rebeliões e até mesmo ações fora da prisão, provocando danos ao Sistema Penitenciário Estadual (SPE) de Rondônia. Eles desembarcaram por volta das 14h no aeroporto.
Desembarque dos detentos
                               
Detentos de Rondônia desembarcaram ontem em MossoróSegundo o diretor-geral da Casa de Detenção da cidade de Vilhena (RO), o tenente da Polícia Militar João da Mata Costa Neto, a transferência foi realizada por uma questão de segurança e, principalmente, pela falta de vagas naquela unidade prisional. A capacidade máxima do local é 65 presos, porém, atualmente, ela está operando com mais de 250. “Eles saíram mais daqui porque estamos com as celas superlotadas e corre o risco da prisão ser interditada. Se o Estado não tomar uma providência de fazer um novo presídio, será interditado. Então, por isso, eles foram transferidos para Mossoró”, fala.

Ao ser questionado sobre quais deles representavam maior perigo para o Sistema Penitenciário Estadual de Rondônia, ele foi taxativo: “conotação grave, que tenha destaque em nível nacional, não existe”. “O problema desse pessoal, de uma maneira geral, é o envolvimento com brigas dentro da prisão, agressões e tentativas de homicídios”, acrescenta o tenente João da Mata. Na ficha dos presos, porém, estão os mais variados tipos de infrações penais, como assaltos, furtos, tráfico de entorpecentes e formação de quadrilha. “Queira ou não queira, eles vinham orquestrando algumas ações criminosas aqui dentro”, acrescenta.
Na sexta-feira passada, a Secretaria de Estado de Justiça de Rondônia já havia mandado 20 presos para Mossoró. Porém, eles eram oriundos de uma unidade prisional do interior de Rondônia e foram transferidos para o presídio federal de Porto Velho, capital do Estado, em caráter emergencial. O grupo planejava realizar uma rebelião e por isso foi isolado na unidade federal daquele Estado.

FONTE: Tribuna do norte

Envolvimento com mulher teria motivado morte de PM na Grande Natal

delegado Maurílio Pinto

O delegado Maurílio Pinto afirmou na tarde desta quinta-feira (18) que a polícia continua investigando o assassinato do policial militar Júlio César dos Santos, de 28 anos, morto na última terça-feira (16), em Emaús, Parnamirim, região metropolitana de Natal. A principal suspeita é de que o crime tenha sido motivado por causa do envolvimento da vítima com uma mulher que seria daqui de Natal.

Segundo Maurílio Pinto, a polícia segue uma linha de investigação que direciona o crime ao mesmo motivo que Júlio César teria sido vítima em uma tentativa de homicídio há dois anos. "Na época do atentado, a própria vítima levantou essa suspeita. A relação dele com a mesma mulher poderia ter sido o motivo. Vamos aguardar o fim das investigações e logo o crime estará solucionado", disse.

O delegado informou também que a polícia já trabalha com pelo menos dois suspeitos do crime. No entanto, ele afirmou que que não iria dar mais detalhes para não atrapalhar as investigações.
O homicídio aconteceu na terça-feira (16) à noite, por volta das 19h. O policial foi morto a tiros de pistola, quando deixava a sua residência, na rua da Consolação. Ele saía de casa a bordo de seu Renault Clio quando um homem em uma moto de cor escura e placas e modelos ainda não identificados o interceptou e foi logo abrindo fogo. Somente na porta do carro de Júlio foram encontradas 16 perfurações a bala.

Atualmente, o PM estava cedido a polícia civil de Caicó, onde estava lotado na Delegacia Especializada no Atendimento ao Menor Infrator.

FONTE: Diário de Natal

quinta-feira, 18 de março de 2010

Assassinato de PM: polícia já têm suspeitos

Linha de investigação aponta que o assassino provavelmente é a mesma pessoa que cometeu um atentado contra o policial em 2006.
Na rua onde o policial foi morto, ninguém quis comentar o assunto.
As investigações sobre o assassinato do policial militar Júlio César, ocorrido na terça-feira (16), já estão em andamento. De acordo com o delegado de Parnamirim, Graciliano Lordão, em princípio há duas linhas sendo averiguadas: a possibilidade de queima de arquivo ou alguém que quis terminar o serviço que não foi consumado no atentado ocorrido contra o policial, em 2006.

As hipóteses de envolvimento com tráfico de drogas ou vingança foram descartada. A principal suspeita é de que o assassino seja a mesma pessoa que tentou matá-lo há três anos, por saber que a vítima o conhecia. “Agora, estamos trabalhando no sentido de localizar essa pessoa investigada”, afirmou o delegado.

Em 2006, Júlio César já havia sofrido um atentado no Parque Industrial de Parnamirim, na porta da sua casa, próximo ao local onde foi assassinado, em Emaús. Nas duas ocorrências, o assassino estava sozinho, numa moto. Inclusive a arma da vítima - uma pistola ponto 40 de uso privativo da PM - foi levada pelo bandido.

Na tarde de hoje, foram ouvidos policiais e familiares. A partir da próxima semana, serão tomados mais depoimentos de pessoas próximas e a colheita de dados irá continuar, assim como as diligências no local do crime. Os depoimentos da família apontam que não há ninguém que possa ter tido motivos para cometer o homicídio, o que rejeita a possibilidade de vingança.

A polícia está engajada nas investigações, revela o delegado. “Quando você atinge um policial, não atinge só uma pessoa, mas toda a instituição. Por isso estamos todos empenhados na busca. Além disso, se um bandido tem coragem de matar um policial, imagine um cidadão comum”, opina Lordão.

FONTE: Nominuto

Presídio Federal de Mossoró recebe mais 22 presos perigosos vindos de RO

O promotor de justiça do Ministério Público de Roraima informou que 22 detentos de Vilhena (RO), com maiores penas e mais perigosos, foram transferidos na manhã de hoje (18) para o presídio de segurança máxima de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Os presos ficarão no local por no máximo um ano. Período que será construído o presídio do município de Vilhena. A vinda dos detentos para o Rio Grande do Norte se deu depois da interferência da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) de Roraima, junto ao Departamento Penitenciário Nacional.

Foram incluídos na lista presos que se enquadram no perfil exigido por Presídios Federais, tais como presos condenados a penas altas, traficantes, homicidas e líderes de grupos de motins. Os presos foram embarcados no Aeroporto Brigadeiro Camarão num avião da Força Nacional que chegou a Vilhena exclusivamente para a transferência.

Transferências

No último dia 12, o Presídio Federal de Mossoró (PFMOS) recebeu mais 20 detentos da cidade de Porto Velho, em Rondônia.

FONTE: Diário de Natal online

Policial militar é preso com drogas sintéticas em Parnamirim


O policial militar Antônio Bezerra de Farias Silva, de 31 anos, do 1º Batalhão de Polícia Militar foi preso na tarde desta quinta-feira (18), portando 94 comprimidos de Êxtase e 17 pontos de LSD. Antônio foi preso no bairro Parnamirim II, por trás da Uvifrios, do município de Parnamirim, cidade distância 12 km de Natal.
De acordo com informações de um policial, que preferiu não se identificar, a prisão foi feita por volta das 17h, em uma operação conjunta do 3º Batalhão de Polícia Militar de Parnamirim com a Polícia Federal. Segundo o policial, o tipo da droga chamou a atenção da polícia, principalmente por não ser comum na região.

Depois de preso, o soldado foi levado a Superintendência da Polícia Federal. Em depoimento, Antônio disse que há 10 anos exerce a profissão de soldado e, em relação ao tráfico de drogas, ele não quis se pronunciar.

O policial foi autuado e encaminhado ao Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Natal, onde vai permanecer custodiado à disposição da Justiça e, em caso de condenação, poderá ser apenado com até 15 anos de reclusão.
Esta foi a primeira apreensão de drogas sintéticas que a PF realizou no RN em 2010. A última, havia acontecido em maio do ano passado, quando 21.145 comprimidos de piperazinas foram encontrados na bagagem de um romeno, o que representa até hoje, a maior apreensão dessa droga no Brasil.

FONTE: Diário de Natal

Mais um traficante é preso em Mãe Luíza

Wilton Andrade da Silva foi abordado após demonstrar espanto quando percebeu os policiais

Uma cena cada vez mais comum no bairro de Mãe Luíza se repetiu no início da tarde desta quinta-feira (18). Em uma blitz da Polícia Militar na travessa João XXIII, o traficante Wilton Andrade da Silva, de 40 anos, foi preso em flagrante com 510 gramas de maconha. Apesar da prisão, o delegado da 4ª Delegacia de Polícia de Mãe Luíza, Sílvio Fernando, afirma que falta cooperação por parte da população para encontrar os criminosos.


A prisão de Wilton Andrade da Silva ocorreu quando, durante a blitz, os policiais desconfiaram do espanto do indivíduo que vinha em uma bicicleta e, ao ver os policiais, tentou voltar para evitar a blitz. No momento da abordagem, os policiais encontraram a droga. Segundo o delegado, tratava-se apenas mais um pequeno traficante da região.

Delegado afirmou que o homem é um dos prequenos traficantes da região"Os principais traficantes, os maiores, estão presos. Mas os menores, que têm menos drogas, continuam soltos e é difícil impedir a ação de todos eles por aqui", explicou o delegado.

De acordo com Sílvio Fernando, a população tem conhecimento de quem são vários traficantes, mas preferem não denunciar ou dar pistas à polícia temendo que isso possa resultar em represálias dos criminosos. "Temos muita dificuldade. A população tem medo de denunciar porque ficam com medo do que os bandidos podem fazer. Mas mesmo assim temos conseguido prender esses criminosos", disse o delegado Sílvio Fernando.

TECNOLOGIA A SERVIÇO DA LEI - BOPE TESTA GPS PARA RASTREAR TRAFICANTES EM FAVELAS DO RIO

Imagem meramente ilustrativa (internet)

Saber a localização exata dos criminosos e dos policiais durante as operações em favelas dominadas pelo tráfico. A ideia pode parecer fantasiosa, mas o pessoal do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Rio, garante que ela está bem perto de se tornar real. Um equipamento com GPS, importado da Holanda, está sendo testado pela Polícia Militar há três meses.O custo estimado dos rádios e amplificadores é de 300 mil euros, o equivalente a cerca de R$ 760 mil. Segundo a polícia, o primeiro teste em uma comunidade dominada pelo tráfico será em abril. Por enquanto, o equipamente tem sido usado em "ambientes seguros", como a favela Tavares Bastos, em Laranjeiras, na Zona Sul, onde fica o quartel do Bope.
Localização por intermédio da voz

“O equipamento de 50 quilos, que ficará acoplado ao carro do Bope, vai permitir que se trace um mapa da localização da equipe e dos criminosos. Tudo é feito através da voz. Primeiro saberemos a posição dos nossos homens. Com o decorrer do confronto, vamos identificar os traficantes por meio do sinal emitido por seus celulares e rádios”, detalha. Será possível desenhar o mapa numa área de até 3 Km.A estação rádio base móvel, no carro do Bope, funcionará como ponto zero. Um amplificador, de 9 Kg, será carregado por um dos policiais em uma mochila - para ampliar as ondas - , enquanto os demais homens ficarão com seus rádios transmissores e fones de ouvido sem fio.

fonte: blog. Toxina

Polícia prende suspeito de tráfico de drogas em Caiçara do Norte

Policiais Civis e militares da 10ª Delegacia Regional de Polícia, localizada no município de João Câmara, prenderam na cidade de Caiçara do Norte no final da tarde de ontem (17), Irene da costa silva, 50 anos e Carlos Antonio Morais da Silva, 32 anos, por tráfico de drogas.
Com a dupla, foram encontradas 15 pedras de crack e vários aparelhos eletrônicos provenientes da troca entre usuários e a traficante. Dentre o materiais encontrados estão Aparelhos de DVD, Caixas amplificadas de som, Aparelho de Micro system, TV de 20 polegadas e várias baterias de telefone celular.
Segundo o Delegado Fábio Rogério, titular da 10ª DRP, as investigações começaram a partir da prisão de outros bandidos que apontaram Irene da Costa silva como sendo a principal traficante da região. Irene chegava a comercializar um 1kg de crack por semana

FONTE: Blog de Assis Silva

Policiais se passam por viciados e prendem casal de traficantes em praia no litoral Sul


Uma equipe da 3ª Companhia de Polícia Militar de Nísia Floresta teve que montar um esquema de disfarce para prender um casal de traficantes que, segundo denúncias, estaria entregando drogas nas praias de Pirangi do Sul à Barreta, através de ligações conhecidas como "Disk Drogas".

De acordo com informações policiais, após investigações, a polícia conseguiu o número do telefone do "Disk Droga" (9155-0880) e policiais se passaram por viciados para fazer uma encomenda ao traficante, que culminaria na prisão do acusado.

Acertado para pegar a droga na praia de Pium, em Nísia Floresta, a equipe da 3ª Cia efetuou a prisão do traficante Marcony Ruan de França, 21 anos, e Lindoilma Domingos da Silva, de 31 anos, que estavam em uma moto Pop honda de cor Vermelha, placas MYJ 0572. Os policiais haviam encomendado 5 pedras de crack, mas com o casal havia, ao todo, 23, pois eles ainda iriam fazer uma entrega na praia de Búzios.

O traficante, após ser preso, confessou que  atua no ramo há cerca de quatro meses e se passava por mototaxista de Pium. Ele também revelou que ia sempre com uma mulher, no caso Lindoilma Domingos, que transportava a droga no sutiã.

Presos arrombam parede e fogem de delegacia no interior do RN

Três presos fugiram na noite desta quarta-feira (17), da Delegacia de Polícia de Guamaré, distante 165km da capital potiguar. Um deles foi recapturado na madrugada desta quinta (18), na saída da cidade.

Segundo informações colhidas na DP, os detentos, conhecidos como "Fabinho", "Bulga-bulga" e "Caiau" aproveitaram para escapar na hora do jantar dos policiais, aproximadamente às 22h. Eles arrombaram a parede e fugiram da cela, que comportava nove presos no total. A polícia diz não saber com o quê eles teriam violado a estrutura.

Assim que foi constatada a fuga, por volta da 1h, os policiais entraram em diligências e conseguiram recapturar Caiau, que estava na saída de Santa Cruz, próximo a um posto de combustível. Os outros dois ainda não foram localizados.


Quinto PM assassinado em menos de 1 ano

Levantamento feito pela Polícia Militar mostra que o soldado Júlio César foi o quinto a ser assassinado em menos de um ano - de abril de 2009 até agora. Fora isso, o PM também engrossa a lista dos militares que precisaram ser transferidos devido a uma ameaça ou um atentado sofrido no local onde trabalhavam.

A inteligência da Polícia Militar informa que são cerca de 80 casos de policiais que sofreram ameaças de morte, e o trabalho feito nesses casos varia em relação à gravidade das ameaças.

Pode haver o envio de uma viatura para circular pelo quarteirão onde o policial mora, para garantir, ao menos, a segurança dele; pode haver o deslocamento do PM para outro batalhão, que foi o que aconteceu com Júlio César; e, em raríssimos casos, pode-se colocar outros policiais militares ao lado do ameaçado o tempo todo - isso, no que se tem registro, aconteceu apenas com um policial que testemunhou contra um grupo de extermínio que contava com a participação de outros militares e, por isso, precisou dessa "atenção especial".

Segundo o chefe de operações da Polícia Militar, major Alarico Azevedo, há casos também de PMs que sofrem ameaças, mas não denunciam. "Nesses casos, deve-se procurar a corregedoria, o superior dele ou, quando a ameaça é sofrida quando ele não estava de serviço, a própria delegacia do bairro", afirmou Alarico.

As famílias dos policiais militares assassinados em serviço são atendidas de duas formas. Primeiro, com o "auxílio velório", onde a corporação entra com boa parte dos custos com o enterro do PM. Depois, com uma pensão, que é o valor com alguns poucos descontos do salário que o militar receberia se fosse para a reserva - sem as gratificações pagas enquanto ele está de serviço.

O delegado Graciliano Lordão esteve no local onde Júlio foi assassinado para colher mais detalhes da execução. Na rua, a polícia encontrou cápsulas de pistola 380, provavelmente, a arma utilizada para matar o PM. Reservado, o delegado preferiu não tecer comentários sobre o que pode ter causado a morte do soldado. Apesar dos "boatos" sobre a vida de Júlio, somente com o decorrer das diligências será possível preencher algumas lacunas. "No local do crime consegui identificar pessoas que podem vir a ajudar nas investigações. Vou inqueri-las"

A família da vítima, até o final da tarde de ontem, não havia procurado a polícia para depor. O delegado espera que hoje parentes procurem a delegacia para depor.

A VIDA DO PM

Júlio César era soldado da Polícia Militar desde 1997. Casado e com filhos, ele trabalhou na capital até 2007, quando foi vítima de um atentado.

O soldado foi atingido por cinco tiros nas proximidades da casa onde morava, em Emaús. Após o atentado pediu transferência para o interior do RN. "Estou procurando este procedimento, aqui na DP. Por enquanto, não posso dizer o porquê do atentado. Só revendo o inquérito"

Júlio trabalhou na cidade de Parelhas, a 232 Km de Natal e, há cerca de dois anos, foi para Caicó, onde era considerado um bom profissional. No Seridó, o PM estava cedido à Polícia Civil e trabalhava como policial plantonista na Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DCA). (Com informações do Jornal Tribuna do Norte)

Policial procurou ajuda após atentado

Júlio César dos Santos procurou o delegado Maurílio Pinto de Medeiros após ter sido vítima do atentado. Segundo Maurílio, apesar das diligências não foram identificados os autores do crime. "Na época Júlio fazia cobranças de cheques. Ele atribuiu o atentado a inimigos".

Maurílio revelou também que Júlio, quando foi vítima dos tiros teria se envolvido com uma mulher casada. "Acho que a mesma pessoa que tentou matá-lo naquela época, agora conseguiu"

Questionado o porquê do delegado atribuir o assassinato ao mesmo criminoso que tentou matar Júlio em 2008, o delegado explicou: "O soldado foi transferido para Caicó. E só agora estava de volta a Natal", finaliza.

Fonte: www.defato.com

Policiais questionam publicação do Diário Oficial e pedem apoio do Legislativo

Representantes da categoria em discussão com o Dep. Robinson Farias

No final da tarde desta quarta-feira, 17, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Robinson Faria, recebeu a visita de representantes da Polícia Militar do RN, liderados pela vereadora Sargento Regina.
O objetivo da visita segundo Sargento Regina, foi informar ao presidente da AL a modificação que houve no projeto aprovado pelos deputados no último dia 04 de março.
Sgt Regina
“A mensagem que foi publicada no Diário Oficial é totalmente diferente da que foi aprovada na Assembléia, eles diluíram as gratificações em duas e não estenderam a todos. Viemos informar o fato em primeira mão ao deputado Robinson Faria”, disse.

Robinson Faria disse que espera que o texto seja republicado pelo governo com a devida retificação. “Nós entendemos que esse equívoco deverá ser reparado pelo Executivo para que fique de acordo com o que foi aprovado em plenário”, declarou.

FONTE: Blog de Assis

quarta-feira, 17 de março de 2010

Reforma do Código de Processo Penal é aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal


 
A reforma do Código de Processo Penal (CPP) foi aprovada nesta quarta-feira (17) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Os senadores votaram a favor do substitutivo do relator, senador Renato Casagrande (PSB-ES), que tem 702 artigos e traz profundas modificações em vários dispositivos da atual legislação (Decreto-Lei 3.689/41).
A matéria segue para Plenário, para votação em turno único, voltando, em seguida, à CCJ para análise da redação final. Em seguida, retorna ao Plenário antes de ser encaminhada à Câmara Federal.

As principais modificações propostas ao Código de Processo Penal são referentes a (ao):
 
Modelo acusatório
Inquérito policial
Juiz das garantias
Ação Penal
Interrogatório
Vítima
Provas
Acareação
Interceptação telefônica
Pena mais rápida
Júri
Recursos de ofício
Fiança
Habeas Corpus
Medidas cautelares
Regras para prisões: (Prisão em flagrante, Prisão preventiva e Prisão temporária)
 
Ficamos aí no aguardo da publicação das profundas modificações em vários dispositivos da atual legislação (Decreto-Lei 3.689/41).

O Cmt Geral da PMRN no uso das atribuições que lhe confere, aprova o reconhecimento do Trabalho prestado por Oficiais e Praças


Ariosvaldo Targino - Prefeito de João Câmara / Cmt Geral Cel Marcondes

Publicado em BG de nº 045 de 11 de Março/2010 o Cmt Geral acatou e aprovou o ofício recebido pelo prefeito Ariosvaldo Targino onde o mesmo faz elogios em reconhecimento ao bom serviço prestado nos eventos carnavalescos pelos policiais Militares abaixo relacionado.


Confiram o ofício:
Senhor Comandante Geral,

Por meio deste, venho agradecer a atenção, o empenho, e o esforço dispensados a este município, no que se refere ao policiamento para o Carnaval de João Câmara, por parte do Senhor Coronel FRANCISCO REINALDO DE LIMA, Comandante do CPI (Comando de Policiamento do Interior), que não mediu esforços em colaborar com a melhoria da segurança pública de nossa querida cidade, no período carnavalesco deste ano, juntamente com o Senhor Major WELLINGTON ARCANJO DE MORAIS, Comandante da Operação Verão do Litoral Norte.
Igualmente, gostaria de levar meu reconhecimento e minha gratidão ao Comandante da 2ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar), o Senhor 1º Tenente SIDICLEY RODRIGUES DO AMARAL, que, juntamente com o 2º Tenente COSME LUCIANO AMARO DA SILVA e o Aspirante a oficial JOÃO GOMES DA SILVA NETO, tão bem planejaram e elaboraram as estratégias de segurança para o grande sucesso do Carnaval camarense no Açude Pedra D’água nos dias 13, 14, 15 e 16 do mês e ano em cursos, bem como no tradicional encerramento deste grandioso evento, no centro do município de João Câmara, na quarta-feira de cinzas.
Por fim, não podemos esquecer os valorosos sargentos, cabos e soldados, os quais demonstraram um comportamento exemplar, trabalhando sempre com garbo e muita coragem no intuito de sempre preservar a ordem pública, não só nos locais do evento carnavalesco supracitado, mas também de toda a cidade de João Câmara e adjacências. Segue anexa relação nominal de todos estes guerreiros a quem acabo de elogiar e agradecer por seu nobre trabalho; por sua nobre missão. Obrigado, gloriosa Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

Respeitosamente;

João Câmara/RN, 22 de fevereiro de 2010.
Ariosvaldo Targino de Araújo (Vavá)
Prefeito Municipal

RELAÇÃO DAS PRAÇAS QUE TRABALHARAM NO CARNAVAL DE JOÃO CÂMARA

1º Sgt 88426 Edvaldo Silvério 015.050-9
3º Sgt 86372 Edson Ferreira de Andrade 077.656-4
3º Sgt 92254 João Maria Quirino da Silva 111.812-9
Cb Fem 90211 Sandra Maria de Souza 111.509-0
Cb 20000160 Ricardo Alexandre Rodrigues do Amaral 164.229-4
Sd 86239 Severino do Ramo de Oliveira 077.552-5
Sd 88676 Severino Alberto Campos do Vale 015.374-5
Sd 93221 Paulo Roberto da Silva Miranda 113.266-0
Sd 93283 Ubiraci Lucas Cavalcante 113.322-5
Sd 97214 Edjane Sales de Lemos 114.186-4
Sd 97281 Ilfran Kleber Cosmo Soares 114.530-4
Sd 97448 Francisco de Lima Batista 114.781-1
Sd 97881 Oziel Leonardo da Silva 108.557-3
Sd 99251 José Francisco de Lima 162.563-2
Sd 20000034 Erivan Justino de Lima 164.428-9
Sd 20000462 Francisco Jailson Alexandre 163.873-4
Sd 20000629 Alexsandro Pereira Nunes 163.961-7
Sd 20010269 José Wendel Nunes de Oliveira 166.785-8
Sd 20060108 Francisco de Assis de Lima 195.554-3
Sd 20060423 Fagner do Monte Rodrigues 195.722-8
Sd 20060718 Marcos Antonio de Góes Nunes 195.499-7

Esse é o meu Deus!

Sabia que Deus gosta dos loucos?
Não?
Então veja se não tenho razão:
- Alguma pessoa normal chegaria em frente ao mar e diria:
ABRE-TE!?
- Alguma pessoa normal olharia para cima e gritaria para o sol:
PARE!?
- Alguma pessoa normal diria para um morto há 3 dias:
LEVANTA-TE E ANDA!?
- Alguma pessoa normal bateria com o cajado numa pedra para tirar água?
- Alguma pessoa normal mandaria o mar e o vento ficarem quietos?
-Alguma pessoa normal ficaria quietinha, sentada dentro de uma
jaula com leões famintos?
- Alguma pessoa normal ficaria rodando em volta de uma cidade
durante 7 dias, cantando, até as muralhas da cidade caírem?
Hum...eu acho que não! Parece brincadeira, mas hoje eu estava pensando sobre isso, e resolvi que também vou ser "louco"!

Sabe o que é isso?

Uma coisa chamada FÉ!
Quando a gente tem FÉ, olha e vê o invisível! E nem se importa com o que os outros vão falar ou pensar. Deus é que precisa ver!

BOLSA FORMAÇÃO – ACS-PM/RN INFORMA

A Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar, com o objetivo de defender os interesses de seus associados, protocolou nessa terça-feira (16.03.10) junto ao comando geral um requerimento que combate a possibilidade de todos os cabos e soldados com mais de quatro qüinqüênios perderem o benefício do programa bolsa formação em razão de que com o aumento desse mês os mesmos ultrapassariam o teto de R$ 1.700,00 reais estipulado como requisito para recebimento da referida vantagem. Ocorre que esses policiais militares excederiam esse teto pelo fato dos gestores estaduais incluírem o auxílio moradia para o cálculo do total dos vencimentos dos beneficiados pelo programa, contrariando o previsto no decreto federal que regulamenta a concessão da bolsa, que manda que o auxílio moradia não seja levado em conta na soma dos vencimentos.

Dessa forma, assim que o aumento constasse no contra cheque, todos os cabos e soldados com mais de quatro qüinqüênios teriam seus benefícios cortados imediatamente. Diante disso, a ACSPMRN requer ao comando geral que solicite um parecer conclusivo do gestor federal de Brasília/DF acerca dessa interpretação equivocada, e que até a emissão desse parecer não ocorra nenhum corte do benefício desses policiais militares.

Cabo Miguel
Diretor Jurídico da ACS-PM/RN

Fonte: caboheronides.blogspot.com

Policial Militar é morto com mais de 15 tiros em Parnamirim-RN


O Policial Militar identificado como Júlio César dos Santos, de 28 anos, (foto acima) foi morto a tiros de pistola na noite desta terça (16), por volta das 19h00min, quando deixava sua residência, na rua da Consolação em Emaús, Parnamirim, região metropolitana de Natal-RN.
De acordo com a polícia, o policial saía de casa a bordo de seu Renault Clio quando um homem em uma moto de cor escura e placa e modelo ainda não identificado o interceptou e foi logo abrindo fogo. Somente na porta do carro de Júlio foram encontradas 16 perfurações à bala (foto abaixo).

Logo após o crime, o acusado fugiu com destino ignorado. De acordo com o Aspirante Gadelha, do 3º Batalhão de Polícia Militar de Parnamirim-RN, Júlio foi atingido com disparos de pistola 380 e ainda chegou a deixar o carro, mas acabou tombando morto cerca de 3 metros depois. Atualmente, o PM estava cedido a polícia civil de Caicó-RN, onde estava lotado na Delegacia Especializada no Atendimento ao Menor Infrator.
Antes de ser morto ontem, de acordo com informações colhidas pelo DN Online junto a fontes policiais, Júlio já havia sofrido um atentado há cerca de dois anos. A polícia ainda não sabe o que motivou o crime desta terça, mas trabalha com duas hipóteses: acerto de contas ou vingança devido um suposto relacionamento da vítima com uma mulher na cidade de Caicó-RN.

Fontes do DN Online ligadas à polícia também disseram que o Comando da Polícia investiga a participação do PM em supostas atividades ilícitas. Há suspeitas ainda não oficiais de que ele tenha envolvimento com drogas ou com outras práticas ilícitas. Inicialmente o caso será investigado pela 1ª Delegacia de Polícia de Parnamirim-RN.

FONTE: Blog da 3ª Cia de Apodí

Homem é assassinado a faca em Taipu

Um homem identificado como Josenildo Luiz da Costa, 38 anos, foi assassinado com várias cutiladas de faca peixeira em uma comunidade da zona rural do município de Taipu, na região do Mato Grande.

O crime ocorreu no último final de semana e os suspeitos são dois homens conhecidos como Muela e Gelson. Informações fornecidas pela polícia dão conta de que pode ter sido motivado por vingança, já que havia uma rixa antiga entre os acusados e a vítima.

O crime foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de João Câmara que está investigando o caso para chegar aos suspeitos do homicídio.

FONTE: Blog de Assis Silva

terça-feira, 16 de março de 2010

Polícia prende acusado de homicídio em Caicó

Um trabalho conjunto das polícias Civil e Militar de Caicó, resultou na prisão ontem, à noite, segunda-feira, 15 de março, do homicida Fabrício Oliveira de Brito, (Pimba), 21 anos, que reside na Rua Eriberto Martiniano Pereira, n°. 38, Bairro Paulo VI.
Sua prisão aconteceu por volta das 20 horas e 40 minutos, na residência de sua mãe localizada no Bairro de Boa Passagem. Ele estava escondido no muro.

Ao ser conduzido para a delegacia de polícia, Pimba como é mais conhecido disse que matou por causa de uma dívida que a vítima Washington dos Santos, tinha com ele no valor de 120 reais. “Ele me pediu esse dinheiro emprestado, e depois disse que só podia me pagar com roubo, e eu disse que não dava certo, ai quando vi ele, perguntei pelo dinheiro, ele foi logo me cortando na mão com uma faca, ai a gente começou a trocar faca e pronto”, disse. Pimba, ainda disse que a vítima lhe roubou uma bicicleta, e continuou dizendo que o encontrou na rua pela manhã. “A gente se encontrou, e ele disse que ia me pagar só que veio com uma história que só poderia me pagar com roubo, e eu disse que não aceitava”, afirma.

Sobre a dívida, Pimba disse que Washignton, lhe roubou também uma bicicleta e a vendeu por 8 reais para comprar crack.
Depois do crime, Pimba, fugiu, e passou na casa da ex-companheira, no Bairro Paulo VI, e depois para a residência da mãe em Boa Passagem, aonde foi detido.

O flagrante será feito na manhã de hoje pelo delegado Getulio Medeiros.
Washingtom dos Santos tinha 35 anos, era natural de Caicó, e trabalhava como artesão. Estava atualmente residindo na Rua José Avelino da Silva, n°. 1133, Bairro Paraíba.
O crime aconteceu por volta das 16 horas nas proximidades do Castelo de Engady, no Bairro Soledade.

FONTE: Blog da 3ª Cia de Apodi

Policial militar é executado a tiros em Emaús

 Mais um assassinato em Natal. Na noite desta terça-feira (16) um policial militar foi executado a tiros no bairro de Emaús. De acordo com informações preliminares da Polícia Militar, ele teria sido atingido por mais de dez tiros.

De acordo com policiais que estão no local, o nome do policial militar morto é Júlio César, mas ainda não houve a confirmação do nome completo da vítima. "Estamos aguardando a chegada do delegado e do Itep e não pegamos os documentos dele. Estamos apenas mantendo a área isolada", explicou o tenente Raniere Costa.

O motivo para o crime ainda não é conhecido, mas há informações de que a vítima já teria sofrido outro atentado há dois anos, quando foi atingido por cinco tiros. Uma hipótese para seria o envolvimento do policial com uma mulher em Caicó, e outra possibilidade para a ação seria o suposto envolvimento do policial com agiotas.

Atualmente, o policial não atuava na capital e possivelmente estava à disposição da Polícia Civil. Até o momento a polícia não tem pistas do autor dos disparos.

FONTE: Tribuna do Norte

A ACS solicitou através do MP o cancelamento do concurso para sargento e cabo especialista

Foi entregue ao ministério público o oficio contendo o relatório da realização do concurso para sargento e cabos especialista em rádio comunicação.
Neste relatório foram apontados falhas:

1. O concurso estava aberto somente para os policiais que realizaram o curso interno de radio comunicação.

2. Após abrirem concorrência para todos policiais, mantiveram no conteúdo programático do exame intelectual a disciplina de radio comunicação. (facilitando o exame aos policiais que participaram do curso interno)

3. Os candidatos a vagas de sargento estavam escritos para cabos e vice-versa. (impossibilitando o policial concorrer à vaga que desejava almejar)

4. Realizaram as provas policiais com o uniforme 3ºF, contrariando o edital que obrigava o policial a estar com o uniforme 4ºD.

5. A elaboração e aplicação das provas foram de responsabilidade da própria Polícia Militar.

Estes erros da Policia Militar poderão anular o concurso interno para sargento e cabos especialistas em comunicação.

Restando agora somente o posicionamento do Ministério Público

FONTE: Blog de Cb Heronides

Trio acusado de roubo em casa de praia é preso pela PM

Sandercley Ricardo da Silva, Jeferson Adriano e Paulo Ricardo

A Polícia Militar prendeu na noite de ontem (15), por volta das 18h, em flagrante, José Sandercley Ricardo da Silva, 33 anos, o paraibano Jeferson Adriano Santos Silva, 21 anos, e Paulo Ricardo Barros Costa, 18 anos. O trio foi pego logo após roubar uma casa na praia de Graçandu.

Quatro pessoas estavam na casa, sendo três idosos e uma grávida. O mais jovem do trio, Paulo Ricardo, intitulava-se o líder do bando e era o mais violento, tendo chegado a agredir um dos idosos. O trio de assaltantes amordaçou os moradores e levou , no veículo Ford Ka do proprietário da casa, uma televisão, jóias, celulares e um bujão de gás.

Todo o material, em conjunto com o carro, foi recuperado pela polícia. Também foi pego com os assaltantes um revólver calibre 38, usado na ação.

FONTE: Na boca do mundo

Monitoramento de câmeras flagra adolescente roubando farmácia

Adolescente de 14 anos foi apreendido quando tentava fugir, após arrombar drogaria na avenida Erivan França, em Ponta Negra.
Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp)

O monitoramento de câmeras na orla de Ponta Negra flagrou um adolescente de apenas 14 anos roubando uma farmácia, na noite desta segunda-feira (15). Ele arrombou o estabelecimento comercial e, quando pretendia fugir, foi interceptado pela Polícia Militar.

De acordo com o subcomandante do Policiamento Metropolitano, coronel Alves, o sistema de monitoramento feito pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) possibilitou a apreensão.
“O adolescente foi visto pelas câmeras arrombando a porta da farmácia. Com isso, uma viatura foi rapidamente acionada via rádio e fez abordagem ao adolescente”, explicou o oficial da Polícia Militar.

A apreensão do menor foi feita ainda na avenida Erivan França, onde fica localizada a drogaria Vera Cruz. Com o adolescente, os policiais encontraram R$ 280 que ele tinha levado da farmácia.

Toda a orla urbana de Natal (de Ponta Negra, passando pela Via Costeira, praias de Areia Preta, Artistas, Meio e Forte, além da Ponte de Todos e Praia da Redinha) está sendo monitorada durante as 24h por 23 câmeras que enviam imagens em tempo real para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), do Quartel do Comando Geral da PM.

O novo sistema, além de enviar imagens em tempo real e de boa qualidade para a Polícia Militar, consegue verificar os automóveis que trafegam na região, realizando automaticamente a fiscalização desses junto ao Detran.

FONTE: Nominuto

segunda-feira, 15 de março de 2010

Cabo Sandra assume oficialmente o CCI.

Sandra - Coordenadora do CCI

Neste domingo, dia 15/03 a  policial Militar, Cabo Sandra como é conhecida, recebeu neste domingo a coordenação do CCI. Pelo que foi presenciado parece que seu nome caiu de bom grado para o público da 3ª idade. Calorosamente os idosos a recebeu com abraços e ficaram felizes com sua presença. Esteve presente representando a 1ª dama fazendo a  apresentação dos idosos a nova coordenadora a pessoa do secretário da 1ª dama, Cicinho de Assunção e Pedro Junior coordenador do pró jovem.

Cicinho, acessor da 1ª dama e Pedro Junior coordenador do pró jovem.

A 1ª dama, Redivan Rodrigues não foi possível comparecer no domingo por motivos superiores, mas garantiu está presente em outros momentos. Por telefone se desculpou e justificou sua ausência, e declarou que ficou contente com o nome de Sandra para a coordenação do CCI. Em conversa com a nova coordenadora fêz suas recomendações como secretária de promoção social referente o bom andamento do projeto e  falou que não mediria esforços para contribuir para com o bom funcionamento do projeto.

Enquanto uns a dançam outros preferem jogar
Por sua vez  Sandra declarou não assumir apenas a coordenação,  mas se intitulou uma defensora e protetora dos idosos, e que ia fazer o possível para cumprir rigorosamente o estatuto do idoso em defesa de cada um deles.

D. Rita uma jovem senhora muito ativa, inserida no projeto
Percepção - Carência de diálogos

O carinho foi bastante expressivo, cada um queria lamentar um problema, uma mágoa, uma história... Todos foram ouvidos com muita atenção, e pra isso já foi marcado uma reunião com todo o grupo na próxima quarta feira dia 18, onde Sandra ouvirá um a um, e irá  tentar resolver algumas coisas para o coletivo. Será também discutido o cronograma do mês, onde agendará cursos, festinhas, passeios e outras atividades para que possa ocupá-los em algo prazerozo e produtivo. Para isso a assistente social Dr.Vânia já se colocou a disposição do projeto, assim como outros profissionais da área da saúde através da secretária de saúde Senhora Andrelúcia.
Jovem casal simpático
Todos ouviram atentamente o discurso da nova coordenadora

O Blog Diário de polícia Parabeniza o Cb Sandra desejando-lhe boa sorte nesta nova jornada de trabalho e felicidades para todos os idosos que compões o CENTRO DE CONVIVÊNCIA DOS IDOSOS de João Câmara-RN
.

DESVENDADO FURTOS EM MELANCIAS

Marcos Djavam, vulgo "pino"

Itaú - Hoje por Volta das 14:oohs, o capitão Carvalho juntamente com o GTO conseguiram prender uma pessoa conhecida por Marcos Djavan Alves da Silva, o mesmo confessou ter participado juntamente com uma pessoa de "Chacal" da cidade de Riacho da Cruz furtado 15 bolas de arame na comunidade de melancias, zona rural de Apodi-RN. Após o furto os elementos foram vender os produtos na cidade de Caraúbas-RN. Com o acusado foi apreendida uma Biz Placa HYS2060 Itaú-RN.

Nota: O Capitão Carvalho iniciou a investigação e conseguiu prender os criminosos e recuperar todo o material furtado. Ele também soube que a pessoa conhecida por Sancler, filho de João Leite, a vítima do furto, fez uma investigação e recebeu mil reias do acusado Marcos Djavam para não revelar a autoria do crime. Todas as informações relacionadas a esse crime o capitão Carvalho irá repassar para o delegado da polícia civil
Nota 2: O acusado Marcos Djavan já responde na justiça por receptação de veiculo roubado e direção perigosa.

Nota 3: Em Caraúbas, um comerciante foi preso por receptação dos arames furtados. O material foi adquirido pela importância de 1.875,00 reais da pessoa de Marcos Djavan.,

Nota 4 : Meses atrás o mesmo comercio já havia sofrido um outro arrombamento onde a pessoa conhecida por Chacal e um comparsa teria levado também outras 15 bolas de arames.

FONTE: Blog da 3ª Cia

COMANADANTE DA 2ª CIA CONCEDE ENTREVISTA A RÁDIO BAIXA VERDE

Ten.PM Sidcley - Cmt da 2ª Cia de João Câmara-RN
O comandante da 2ª companhia independente de Polícia de João Câmara, Tenente Sidcley participou hoje do programa Bom Dia Alegria – 2ª edição da Baixa Verde onde concedeu entrevista e informações a respeito da atuação da PM no município, bem como, um resumo das ocorrências policiais. Falou também das dificuldades para se prestar um bom serviço na área de segurança.

2ª Companhia Independente de João Câmara
Efetivo policial
                                                           
Em sua explanação destacou alguns pontos, entre eles os problemas relacionados a poluição sonora no centro da cidade, os  trotes telefônicos e outros. Em seu comando, Ten. Sidcley tem  dado ênfase ao zêlo da paz e a manutenção da ordem pública  no  município, embora contando com a deficência de viaturas e a falta de pessoal para a realização de um trabalho mais eficaz.

Ten. Sidcley e Aspirante Silva Neto

Hoje  a entidade policial militar de joão Câmara passou de pelotão a Companhia, que vai ser preciso um bom investimento para a estuturação. Tudo indica que logo que o fórum municipal desocupar o prédio para a ocupação na nova sede da promotoria que se localiza na estrada que dá acesso a Bento Fernandes, a atual companhia se mudará para o mesmo. Sendo assim, o policiamento diário permanecerá numa localização mias estratégica, pois fica no coração de João Câmara, próximo ao comércio e área bancária.

UFRN terá curso inédito na América Latina

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vai criar o primeiro curso de pós-graduação em Sistemas Complexos Aplicados às Ciências da Vida da América Latina. O projeto espera agora o aval da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do governo federal. O objetivo é oferecer as modalidades de doutorado e pós-doutorado. O curso espera atrair mestres em todas as áreas e vindos de todas as regiões do país e do mundo.

A previsão para início das aulas da nova pós-graduação é março de 2011, segundo explicou José Brandão Neto, que será o coordenador do curso. O professor Brandão, que atua no Departamento de Medicina Química da UFRN, iniciou o projeto de elaboração do curso há dois anos, em conjunto com o também professor de física Liacir dos Santos Lucena. Ele explica que a intenção é formar profissionais nesta nova área, visando o uso prático de modelos matemáticos e estatísticos em áreas como biologia e medicina, favorecendo o desenvolvimento de novas tecnologias.

"E também acompreensão, por exemplo, do código genético ou sintomas biológicos, como redes neurais, sistema endócrino e pulmonar, entre outros", complementou o pesquisador.

Internacional

Na opinião de Liacir Lucena, o curso deve atrair pesquisadores de diversos países, visto que só Estados Unidos e algumas cidades europeias oferecem a especialidade. "Com isso, esperamos diminuir a distância entre a medicina e a academia, fazendo avançar as fronteiras do conhecimento e, sobretudo, propiciando aplicações práticas desses estudos", destacou.

FONTE: DN online

Acusado de estupros é preso após tentar abusar de duas mulheres em Extremoz

Djamilton Patrício

Djamilton Patrício Teixeira, 23 anos, foi preso na noite de sábado (13) acusado de tentar estuprar duas mulheres no loteamento São Francisco, em Extremoz, na Grande Natal. Ele, por sinal, é suspeito de abusar sexualmente de outras mulheres na região.

Duas mulheres - nomes preservados - de 19 e 24 anos estavam em uma moto Traxx passando pela região quando foram abordadas por Djamilton. Ele, mostrando uma arma, fez as duas descerem do veículo e as levou para um matagal no loteamento.

As vítimas perceberam a intenção de Djamilton, reagiram e uma conseguiu correr e se esconder no mato. A outra entrou em luta corporal com o bandido, chamando atenção de um rapaz que passava pelo local e, percebendo a movimentação estranha, chamou a polícia.
Os policiais militares fizeram um cerco e conseguiram prender Djamilton sem muita dificuldade. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal, onde foi autuado em flagrante. A arma que ele teria utilizado para levar as mulheres para o matagal não foi encontrada.

Existe a suspeita de que Djamilton tenha praticado outros esputros na região - do início de 2009 até agora, nove já foram registrados em Extremoz. A Delegacia da cidade espera que possíveis vítimas façam o reconhecimento do acusado.

FONTE: Tribuna do Norte

Projeto concederá titulo de cidadania apodiense ao Capitão Carvalho

Cap Carvalho

Vereador Chico de Marinete


Foi despachado para apreciação das comissões, o projeto de autoria do vereador Chico de Marinete que concede título de cidadão apodiense ao senhor José Marcos Honorato de Carvalho, o Capitão Carvalho, . “È um reconhecimento ao relevante trabalho que o Capitão vem prestando ao município de Apodi”, justificou.

FONTE: Bog da 3ª Cia

Soluções Concursos divulga lista de aprovados no concurso de Sargentos e Cabos especialistas

Foi divulgada a lista dos aprovados no Concurso de Sargentos e cabos especialista em comunicação. A lista ainda não foi publicada em BG.
 
Classificados para o curso de sargento
  • Véscio da Silva Eleutério
  • Rannielle de Macêdo Andrade
  • Jales Uiratan Almeida Campos
  • Rogério Rodrigues Barbosa 
  • João Maria de Souza
  • Sidney Pinheiro Cruz
  • Carlos Mariel Leandro Borges
  • Josenildo Gonçalves Bezerra
  • Abelardo Gomes de Souza 
  • André Luiz Alves dos Santos
  • Francisco de Assis Claudino Dantas
  • José Jovandilson de Oliveira Gama
  • Rodinele Inácio da Costa 
  • Paullinelle Sidney Campos Silva 
  • Thiago Alberto da Silva Dantas
  • Edinardo Gurgel Linhares 
  • Renilton Gomes Damasceno 
  • Márcio de Oliveira Silva 
  • Mário Sérgio Pereira da Silva 
  • Karlos Wendell da Silva Oliveira 
  • Roberto Douglas de Almeida
  • Hudson Hector Câmara de Azevedo Maia 
  • José Emerson Silva dos Santos
  • Antônio Adriano de Freitas Pinto 
  • Eduardo Santos de Freitas 
  • Carlos Oberto de Oliveira Filho 
  • Wallassy Richard Pinto Soares 
  • Pedro Miguel de Lima Júnior 
  • Josenaldo da Silva Alves 
  • Luiz Gomes Marinho Neto
  • Franklim Alexandro Ferreira da Silva
  • Jean Carlos da Costa Silva 
  • Fernando Inácio da Silva Júnior 
  • Célio Batista da Silva 
  • Damião Evaristo de Souza
  • Jonhny Cruiff da Silva Santos 
  • Dácio Fontes de Oliveira 
  • Marlisdey Neves da Silva 
  • Ramilson Carlos de Souza
  • Dinarte Batista da Silva
Classificados para o curso de cabo:
  • Thiago Cardoso Ferro
  • Ubiratan Bruno Viana 
  • José Djair de Melo Ferreira
  • Vando de Oliveira Souza
  • Antônio Ezequias Campelo Teixeira 
  • Carlos Eriberto Barros 
  • Hilo Borges da Silva Júnior
  • Gileno Ferreira da Silva
  • Thiago Nedson Pereira Castro 
  • Deyvson Alexandre Araújo Bezerra
  • Francisco Canindé Lopes
  • Leonardo Pereira da Costa
  • Janilson Cezar de Araújo Silva
  • Leandro Lopes da Rocha
  • José Carlos Barros dos Santos
  • Joseilson de Medeiros Pereira 
  • Lamark de Souza Pereira 
  • Flávio Gomes de Brito 
  • João Batista Dantas
  • Manoel Cleidson Fernandes
  • Vicente Freire da Silva
  • Jeremyas Salviano Souto
  • Santiago Rodrigues do N. Correa
  • Jefferson Lucio Lima da Silva
  • Márcio de Oliveira Silva
  • José Mariano da Silva Júnior
  • Josimar Batista da Silva 
  • Hanssen Willians Nascimento Santos
  • Edson Urbano Gomes 
  • José Lopes da Cunha Júnior 
  • Ivan Ferreira da Silva
  • Wellington Silva do Nascimento Júnior
  • Paulo Júnior Moura de Oliveira
  • Braz Luciano Teixeira da Silva
  • João Maria Pereira Inácio 
  • Osmir Manoel de Brito
  • Francisco Martins da Silva Filho
  • Gildomar Silvano de Lima 
  • Ezenildo Carneiro de Morais 
  • Gilmário de Oliveira Bernardo