terça-feira, 5 de janeiro de 2010

PM prende bando em Santa Cruz

Policiais da Companhia Independente da Polícia Militar de Santa Cruz e de Lajes Pintadas prenderam, no início da madrugada de ontem, em Lajes Pintadas, um dos mais perigosos bandidos da região. Flávio dos Santos Damasceno, conhecido como “Serrado”, de 25 anos, é suspeito de três homicídios e foi preso tentando cometer um assassinato.


Junto a Serrado, foram detidos também mais três pessoas. Luiz Antônio Bezerra Rocha, conhecido como Galeguinho, e outros dois homens, identificados apenas como Orlando e Rogério. A quadrilha é acusada de assaltos em Santa Cruz e desde o início de domingo (3) estava perseguindo um homem após uma rixa.

A vítima - que não teve o nome divulgado - acionou a polícia ainda em Santa Cruz e, então, fugiu para Lajes Pintadas. Os policiais montaram um esquema e acabaram por prender os quatro homens em Lajes Pintadas. A quadrilha estava em duas motos com queixa de roubo e portavam um revólver calibre 32 com seis munições. Os policiais acreditam que a arma seria utilizada no homicídio. Serrado já cumpriu pena por homicídio. Desde que foi solto, há alguns meses, já era suspeito de cometer mais três assassinatos, mas se encontrava foragido. Segundo policiais da 9º Delegacia, localizada em Santa Cruz e para onde a quadrilha foi detida, Serrado é um dos criminosos mais perigosos da região e, desde a sua soltura, causava receio na população do Trairi. Flávio dos Santos Damasceno havia sido condenado por homicídio qualificado e cumpria pena de 15 anos e dois meses de reclusão, mas foi liberado no final de maio de 2009 para cumprir pena em liberdade. Além de assaltos e assassinatos, ele também é suspeito de ter envolvimento com o tráfico de drogas no interior do RN.

                                   Fonte Tribuna do Norte

Moto explode em plena avenida Hermes da Fonseca


O autônomo Maurício Araújo teve um susto na manhã de hoje (5), por volta das 8h30, quando saía de casa. A moto conduzida por ele, uma Shadow 600 cc, pegou fogo e explodiu após deixar um rastro de chamas próximo ao cruzamento da avenida Hermes da Fonseca com a rua General Oliveira Galvão, no bairro Tirol, zona leste de Natal.


Segundo Maurício Araújo, ele andou pouco mais de 200 metros até perceber que a moto estava em chamas. Ele foi avisado por um condutor de outro veículo, que estava atrás dele e teve que desviar pois a Shadow já deixava um rastro de chamas. "Só deu tempo de pular mesmo antes da moto pegar fogo", contou o autônomo, que escapou do ocorrido sem nenhum ferimento.

A moto ainda explodiu após ser coberta pelas chamas. Maurício, que trabalha com a inspeção de condomínios, havia comprado a Shadow há cerca de dois meses. Para a sorte do proprietário, o veículo tinha seguro.



Fonte Tribuna do Norte

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Turista paulista é encontrado morto dentro de carro próximo à Ponte de Todos


Um turista de São Paulo foi encontrado morto dentro de um carro - uma Pajero de cor prata - na manhã de hoje (4) nas proximidades da ponte Newton Navarro, perto do Forte dos Reis Magos. O paulista identificado como Walter Antônio de Oliveira Filho, de 30 anos, não tem nenhum ferimento aparente e a polícia acredita que ele morreu de overdose - a mulher dele revelou que o marido era viciado em drogas.


O corpo foi encontrado no início da manhã por populares. Walter Antônio trabalhava em uma agência de marketing, é de Limeira/SP e estava em Natal desde o dia 29, hospedado na casa de familiares da mulher dele. Amigos perderam o contato com o paulista desde às 16h de domingo (3).

Há informações de que o turista não estava sozinho na hora da morte. "Algumas testemunhas informaram ainda que viram duas mulheres saindo do veículo durante a noite", informou o major da Polícia Militar, Alarico Azevedo. O corpo foi encontrado sem roupa e no banco de trás do carro.

O Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) já esteve no local para remover o corpo e informou que ele está morto há, pelo menos, 12 horas.

Ladrões arrombam supermercado e levam R$ 40 mil de caixas eletrônicos

Ladrões levaram cerca de R$ 40 mil do supermercado Penedo, localizado no centro de Caicó, a 256 km de Natal. Os bandidos entraram pelos fundos do estabelecimento e arrombaram os caixas eletrônicos.

A constatação foi feita por funcionários na abertura do estabelecimento na manhã de hoje (4). A maior parte do dinheiro roubado foi de um caixa do Bradesco. No Supermercado Penedo são recebidos pagamentos de água, luz, telefone e outros tipos de faturas.

O setor de investigação da Delegacia de Polícia Civil está à frente das investigações, mas ainda não há informações sobre os responsáveis pelo crime.



Fonte: Blog F.Gomes.

Policiais prendem quadrilha e homem acusado de assassinatos em Santa Cruz

Ciro Marques - repórter


Policiais da Companhia Independente da Polícia Militar de Santa Cruz e de Lajes Pintadas prenderam, no início da madrugada de hoje (4), por volta das 0h30, em Lajes Pintadas, um dos mais perigosos bandidos da região. Flávio dos Santos Damasceno, conhecido como Serrado, de 25 anos, é suspeito de três homicídios e foi preso tentando cometer um assassinato.
Junto a Serrado, foram detidos também mais três pessoas. Luiz Antônio Bezerra Rocha, conhecido como Galeguinho, e outros dois homens, identificado apenas como Orlando e Rogério. A quadrilha é acusada de alguns assaltos em Santa Cruz e desde o início de domingo (3) estava perseguindo um homem após uma rixa particular de Serrado com ele.
Essa vítima - que não teve o nome divulgado - acionou a polícia ainda em Santa Cruz e, então, fugiu para Lajes Pintadas para escapar da quadrilha. A partir da denúncia, os policiais montaram um esquema de segurança nas duas cidades e acabaram por prender os quatro homens em Lajes Pintadas.

A quadrilha estava em duas motos com queixa de roubo – um Titan vermelha e uma Honda Pop – além de um revólver calibre 32 com seis munições. Os policiais acreditam que a arma seria utilizada no homicídio.
Serrado já foi preso antes e, inclusive, chegou a cumprir pena por homicídio. Desde que foi solto, há alguns meses, já era suspeito de cometer mais três assassinatos, mas se encontrava foragido. Segundo policiais da 9º Delegacia de Polícia, localizada em Santa Cruz e para onde a quadrilha foi detida, Serrado é um dos criminosos mais perigosos da região e, desde a sua soltura, causava receio na população do Trairí.

Flávio dos Santos Damasceno havia sido condenado por homicídio qualificado - confessado por ele - e cumpria pena de 15 anos e dois meses de reclusão, mas foi liberado no final de maio de 2009 para cumprir pena em liberdade. Além de assaltos e assassinatos, ele também é suspeito de ter envolvimento com o tráfico de drogas no interior do Estado.

domingo, 3 de janeiro de 2010

O Blog DIÁRIO DE POLÍCIA - Parabeniza Policiais

No dia de hj 03 de Janeiro de 2010 , gostaríamos de parabenizar todos os policiais de nosso tão querido Estado do Rio Grande do Norte . Policiais da Polícia Federal , Polícia Rodoviária Federal , Polícia Militar, Polícia Civil e Peritos Criminais, pelos excelentes serviços que prestaram ao povo Potiguar no ano de 2009, investigando crimes , prendendo traficantes , assaltantes, homicidas, protegendo as comunidades a qual servem com tanta presteza e esmero.

Caros colegas policiais é com muito orgulho que através desse blog nós policias do 3 Pelotão de João Câmara parabenizamos esses homens e mulheres que sem olhar a quem nem o dia nem a hora e tão pouco o local, estão ali todos os dias prontos para fazer aquilo ao qual se propuseram quando assumiram o compromisso de com osacrifício da própria vida o que inclui a  sua família bem proteger o povo e serem POLICIAIS.

A vocês meus irmãos de polícia desejamos um ano de 2010 cheio de sucesso, saúde, paz e o que dificilmente conseguimos CONVIVÊNCIA FAMILIAR.

Que durante o desenvolvimento das operações sejam técnicos , inteligentes , corajosos não esquecendo que temos o compromisso de voltar vivos para nossa casa e não esqueçam que são o orgulho do Rio Grande do Norte.

PF apresenta balanço das apreensões de drogas em 2009 no RN


A Polícia Federal no Rio Grande do Norte apresentou o balanço das apreensões de drogas no Estado em 2009 e constatou que tal qual anos anteriores, a maconha foi o entorpecente apreendido em maior quantidade, vindo a cocaína em segundo lugar.


Ao longo do ano foram realizadas 37 autuações em flagrante, as quais resultaram na prisão de 43 homens, 15 mulheres e na apreensão de um menor. Desse total de detenções, 21 aconteceram somente no aeroporto internacional Augusto Severo, em Parnamirim, onde quatro eram brasileiros e 17 estrangeiros, sendo quatro romenos, três poloneses, três africanos, dois holandeses, dois espanhóis, um malaio, um português e um sueco. A droga tinha quase sempre o mesmo destino: a Europa.

Em maio, a PF prendeu também no aeroporto um construtor civil da Romênia que chegava ao país com 21.145 comprimidos de piperazinas escondidos no forro da mala. A nova droga sintética, desenvolvida em laboratórios do exterior, possui efeitos alucinógenos semelhantes ao ecstasy. Foi a maior apreensão do ano no Brasil.

Em 2009, os acusados de tráfico também se utilizaram de diversos artifícios visando camuflar substâncias entorpecentes e ludibriar a fiscalização da polícia, mas ainda assim não obtiveram êxito, pois drogas foram encontradas em salto de sandálias, impregnada no forro da mala, bomba d´água, frascos de xampu, pára-lama de veículos, fonte de aparelho de som, cabos de martelo, cueca, escovas de cabelo e no estômago, sendo que no último caso registrado, em 16 de dezembro, um africano foi internado e permanece até hoje no Hospital Walfredo Gurgel por não ter conseguido ainda expelir a totalidade das cápsulas de cocaína engolidas.

Quantidades:

Cocaína: 61,9 kg*

Piperazinas: 6,6 kg (21.145 comprimidos)

Pasta base: 6,2 kg

Maconha: 494,01 kg

Crack: 26,5 kg

Total: 595,21 kg

(*) parcial – falta computar cápsulas africano internado.

* Fonte: PFRN.

Ainda há impasse sobre uso de armas dos Guardas Municipais

A princípio, a recém-empossada prefeita Micarla de Sousa é contra o uso de arma de fogo por parte da Guarda Municipal de Natal, como prevê o convênio assinado recentemente pela Prefeitura de Natal – na administração de Carlos Eduardo Alves - e a Superintendência Regional da Polícia Federal. “Não sou favorável à guarda armada, não acho interessante”, disse ela, que já conversou com o secretário municipal de Defesa Social, Sérgio Leocádio, sobre questões inerentes à Guarda Municipal.


Para a prefeita, o policiamento repressivo já é uma atribuição do Estado e acha que essa responsabilidade cabe às polícias Militar e Civil, já que sua proposta na criação da Secretaria Municipal de Defesa Social é de fazer uma interação com uma política de saúde, educação e lazer “de forma a reduzir os índices de violência” em Natal, direcionada principalmente para os jovens.

Por isso, a prefeita acena com a possibilidade de rever o convênio, que, se efetivado, terá validade de dois anos. Pelo menos 624 guardas poderão usar arma de fogo durante o trabalho de vigilância de bens, serviços e instalações municipais e a colaboração com a segurança pública e preservação do patrimônio público, histórico e ambiental.

O convênio foi publicado na edição de ontem do “Diário Oficial do Município”, mas só pode entrar em vigor após a sua publicação no “Diário Oficial da União” (DOU). Segundo o convênio - que foi assinado em 30 de dezembro, às vésperas do então prefeito Carlos Eduardo deixar o cargo para a sua sucessora - a Superintendência Regional da PF é quem vai receber e verificar a documentação necessária para o cadastramento de todos os dados relativos à concessão de porte de arma de fogo para os guardas municipais indicados pela Prefeitura, junto ao Sistema Nacional de Armas (SINARM), bem como será responsável pela avaliação e decisão quanto à aprovação do Plano de Ação/Metas a ser apresentado pela Prefeitura. o convênio também assinado pelo superintendente regional da PF, Hélio Silva Júnior, está previsto que a Polícia Federal vai realizar a fiscalização da execução do Plano de Ação/Metas e ainda o fornecimento de informações técnicas sobre o processo de concessão de porte de arma de fogo e registro.

A Prefeitura terá de apresentar um Plano de Ação e Metas que tenha, no mínimo, observações quanto identificação do objeto a ser executado, como o número de guardas municipais a serem beneficiados, comprovação da criação de corregedoria própria e autônoma, existência de Ouvidoria, como Órgão permanente, autônomo e independente, além da comprovação de autorização para realização de curso de formação dos profissionais das Guardas Municipais, segundo a Matriz Curricular aprovada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e ainda a realização do curso para os guardas municipais beneficiados, com a apresentação da lista dos aprovados.

Também deverá constar no Plano de Ação/Metas à obrigatoriedade do Guarda Municipal com Porte de Arma de Fogo ser submetido, a cada dois anos, a teste de capacidade psicológica e, sempre que estiver envolvido em evento de disparo de arma de fogo em via pública, com ou sem vítimas, o mesmo deverá ter o acompanhamento com psicólogo do quadro ou credenciado, devendo ainda apresentar relatório circunstanciado, ao Comando da Guarda Civil e ao Órgão Corregedor para justificar o motivo da utilização da arma.


Publicação: 03 de Janeiro de 2010 às 00:00                              Fonte Tribuna do Norte

Polícia prende dois suspeitos foragidos em Parnamirim

A polícia realizou a prisão de dois homens nesses dois primeiros dias de 2009. Ambos possuem passagens pela polícia. Um deles estava em liberdade condicional e foi preso ao tentar realizar um assalto em Parnamirim. Outro foi detido em um hospital, na Zona Norte, quando procurou auxílio médico após ser ferido por tiros.


A prisão do apenado ocorreu na região da Grande Natal. O detento do Presídio de Alcaçuz, Isaac Emanuel Varela Graciano, estava há um mês na prisão condicional e aproveitou a liberdade para assaltar na madrugada de ontem passada, em Parnamirim, na Grande Natal, e acabou preso novamente. Ele ainda tentou fugir, mas acabou baleado durante a perseguição e foi preso por policiais do 3º Batalhão da Polícia Militar de Parnamirim. Ele estava detido em Alcaçuz por tráfico de drogas.

Por volta da 1h, Isaac se dirigiu, acompanhado de outro indivíduo, ao centro da cidade de Parnamirim. Armado, ele abordou uma mulher, roubou seu celular e fugiu. A vítima chamou a polícia, que passou a perseguir os acusados que tentavam escapar a pé. Isaac recebeu três tiros nas pernas durante a fuga, mas ainda assim conseguiu entrar em uma matagal e subir em uma árvore. O outro bandido conseguiu escapar. Encurralado, o assaltante acabou preso e deverá ser encaminhado de volta para o Presídio de Alcaçuz. Ele foi autuado no artigo 157, por assalto a mão armada. A arma utilizada no crime ficou com o outro assaltante.

Já o outro homem detido na quinta-feira passada, Geovani Câmara dos Santos, de 20 anos. Ele foi preso no hospital Santa Catarina quando procurou, junto com um amigo, o socorro médico após ambos terem sido alvejados por disparos de arma de fogo.

Por volta das 9h30, a dupla chegou ao local sangrando e com ferimentos causados por balas. Seguindo o protocolo para caso de feridos por tiros, os policiais abordaram os dois homens para verificar o porquê de terem sido vítimas dos disparos, e enquanto eles informavam terem sido alvos de uma tentativa de assalto, os policiais puxaram a ficha de ambos e constataram que um deles, Geovani, possuía um mandado de prisão em aberto por latrocínio que havia sido expedido pela 3ª Vara Criminal. Os dois continuam hospitalizados, o primeiro será liberado, enquanto Geovani será encaminhado para um centro de detenção, após ser sair do hospital.


                                                          Fonte Tribuna do Norte

Cadáver fica exposto na praia de Redinha Nova por mais de 4 horas


O cadáver de um homem permaneceu na beira da praia da Redinha Nova, Litoral Norte, por mais de quatro horas, provocando horror nos banhistas e pessoas que caminhavam pelo local. Vítima de afogamento, Filomeno Moisés, 45 anos, teria morrido na manhã de quarta-feira passada, ao pular da pilastra central da Ponte Newton Navarro.


Por volta das 5h30 da manhã de ontem, um banhista se dirigia à praia para caminhar quando se deparou com o corpo e entrou em contato com a polícia, que se dirigiu para o local. Os peritos do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep RN) chegaram ao local só às 8h45. Mesmo com a chegada deles, o corpo continuou lá por pouco mais de uma hora até que o delegado de plantão chegasse ao local para poder fazer o registro da ocorrência e liberar o corpo para que ele fosse encaminhado para passar pela necropsia.

Segundo informações prestadas por policiais, o que estava gerando a demora na chegada de um delegado para autorizar a remoção seria um entrave entre as delegacias de Extremoz e Natal para definir a jurisdição – área de atuação de cada uma – e a consequente responsabilidade pelo atendimento à ocorrência. No final, a equipe da Delegacia de Plantão da Zona Norte foi que atendeu à situação sob o comando do delegado de plantão, Marcos Geriz.

De acordo com a Delegacia Geral de Polícia do RN (Degepol), a responsabilidade para atender a ocorrência era mesmo da Plantão Zona Norte, devido ao horário em que o corpo foi encontrado. Ainda segundo a Degepol, a demora na chegada de um delegado ao local se deu devido ao alto volume de ocorrências na delegacia que precisavam ser solucionadas, antes de ele poder se encaminhar para o local.


Publicação: 03 de Janeiro de 2009 às 00:00                            Fnte Tribuna do norte