sábado, 25 de janeiro de 2014

Arrecadação de Royalties no RN no primeiro mês do ano de 2014.

Confira!


Cenário sangrento - Irmãos são assassinados em Natal

Na manhã deste sábado (25), dois Irmãos foram mortos com requintes de crueldade na Zona Norte de Natal - Ainda não se sabe precisar os motivos dos dois assassinatos, mas a polícia acredita que o crime foi acerto de contas.




Crueldade - Mulher Grávida é assassinada em Natal

Mataram nesta manhã de sábado em Natal uma mulher, aparentando está gravida de aproximadamente seis meses de gestação. Até o até o momento a vítima ainda não foi identificada, bem como, os motivos que levaram os assassinos praticarem o crime. O fato aconteceu. no conjunto cidade Satélite próximo a costela no bafo.

Veja imagens - Lamentável!



sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Capitão da PMRN comete suicídio se atirando do 8º andar de prédio em Nova Parnamirim

Na início da manhã desta sexta feira, o Capitão Jeverson Fernandes Gondim, do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), do 5º BPM (zona Sul), teria cometido suicídio ao se jogar do 8º andar do condomínio residencial Plaza, situado à rua Estrela do Mar, em Nova Parnamirim.

Capitão Gondim. Foto:Divulgação

Segundo informações do CIOSP, peritos do ITEP e uma equipe da Polícia Civil já estiveram no local fazendo os procedimentos padrões. 

O motivo de tal ato extremo cometido pelo oficial ainda não é do conhecimento da polícia. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Gondim chegou a afirmar que alguns soldados da 3ª Companhia do 4º Batalhão eram ladrões, cheiradores de pó, arrombadores de caixas eletrônicos e integrantes de grupos de extermínio.

Uma fonte do JH Online disse que a vítima pode ter sofrido ameaças dos próprios colegas, já que ela teria chamado os policiais da 3ª Companhia do 4º Batalhão da Polícia Militar, em Parnamirim, de ladrões, cheiradores de pó, arrombadores de caixas eletrônicos e integrantes de grupos de extermínio.

As ofensas teriam sido feitas durante a formatura realizada no dia 1º de fevereiro de 2013, no entanto, o comandante da unidade negou. Também na época, o capitão Gondim, que era subcomandante, também negou que tivesse ofendido seus subordinados, porém, disse acreditar que entre 5% e 10% dos policiais daquela unidade estivessem envolvidos com algum crime.

Na nota feita pelos policiais que se dizem agredidos verbalmente, eles contestaram a acusação do capitão pedindo que ele apresente provas.

Foto:Divulgação
por: Portal JH


Clique abaixo e leia a nota na íntegra:

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Nossos parabéns vão para o Vereador Gilberto Honorato por completar mais um dano de vida - Felicidades!


Moramos em um País que só somos escutados no "grito"

"Infelizmente os nosso governantes não atendem nossas necessidades por elas serem necessárias"

Elas são atendidas sob pressão por quem já não aguenta mais esperar por uma solução diante do problema. Sabe quando as coisas chegam ao "Gogó" que já está prestes a explodir? pois é! quando chegamos a este limite, uma sequencia  de imposições começam a ser exigidas por parte do "Pobre sofredor" que paga seu impostos para terem o básico garantido pela constituição brasileira. Agora ou atende ou morre (politicamente - digamos assim)! E quem é besta de perder o "votim atôa? - Aí diz - Agora eu faço!

Depois das greves, protestos, interpretação de vias, aí sim, os governantes chegam rapidinho para resolver o problema, ou melhor dizendo, livrar-se do problema, que poderia ter resolvido antes para evitar maiores transtorno. Chega!

É exatamente o que está acontecendo no RN. Em João Câmara por exemplo, a população clamou por água, reivindicou a CAERN, a promotoria pública, foram as rádios e nada. Quando "tocaram fogo" em pneus e interditaram a BR 406 rapidinho resolveram a questão. Da mesma forma foi o que aconteceu recentemente com a segurança pública, que está um caos na cidade. 

"Que coisa bonita mamãe, olha lá!" uma criança cutucou a mãe, admirado quando viu duas viaturas da Polícia Militar, uma atrás da outra com as sirenes ligadas passando em sua rua.

ASSIM É -  A forma mais prática de se resolver os problemas de uma sociedade quando se precisa de melhorias na Saúde, Educação, Segurança pública, ou outros anseios

Valeu Governadora, Comandante e Comandantes! A segurança pública na terra dos terremotos esta semana está uma beleza, é "Puliça em tudo que é canto". De ontem pra cá houve apenas alguns furtinhos, um roubo ali um acolá, mataram um "caba" no COHAB, encontraram outro  morto próximo à linha do trem... Mas melhorou um pouco! 

João Câmara Brasil!

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

A INGERÊNCIA POLÍTICA E A MERITOCRACIA INVERTIDA NA POLÍCIA

POR IVENIO HERMES

O grau de isenção de uma instituição policial pode ser medido por sua capacidade de agir sem interferências em suas atribuições precípuas, ou seja, sem sofrer perniciosas influências externas e nem pressões superiores para adequar suas ações ao desejo de pessoas estranhas ou que não tenham verdadeiro compromisso com a coisa pública.

Dentre as polícias que mais sofrem a ingerência externa e/ou interna, não que as outras não sofram, cada uma em um certo grau, é a Polícia Militar. Esse aporte não advém de sua estrutura militarizada, mas do peso do comportamento militar dentro das fileiras internas, que suscetibiliza o órgão à essas ações.

Nos órgãos estaduais de segurança pública as polícias estão na base da atividade executiva, numa posição inferiorizada que as coloca como subalternas e, muitas vezes, até subservientes. 

E nesse caso específico, a ausência de autonomia da PM, subordinada à SESED e por sua vez ao Poder Executivo maior, se concretiza por serem “militares” de fato, e terem sua corporação, que é policial e não militar, tida como força auxiliar e ainda que se utilizam das leis do Direito Militar com fundamento de sua disciplina.

Na trilha deixada pelo legislador quanto aos direitos dos policiais militares está a letra da Carta Magna que nega alguns direitos básicos dos trabalhadores das carreiras militares.

“Ao militar são proibidas a sindicalização e a greve.” Constituição Federal Art. 142. §3º inciso IV

Sem aprofundar demasiado o assunto do direito à greve, destacamos o fato apenas para demonstrar a força exacerbada que o chefe do executivo estadual exerce sobre os policiais militares, algo que não ocorre com os policiais civis. E ainda, ao se aplicar ao policial militar o título de “militar”, se estabelece uma celeuma entre os entendimentos sobre a carreira policial. O professor Antônio Álvares da Silva, da Universidade de Minas Gerais, em sua manifestação favorável à liberdade dos policiais militares de se manifestarem, afirmou:

“Logo, o militar deve ter naturalmente todos os instrumentos jurídicos para defender seus direitos e participar do jogo democrático da divisão de riquezas, que ele também ajuda a construir.” (SILVA, 2010)

Vale a pena continuar lendo - Clique abaixo:

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Policiais Militares da 1ª CIPM participam da festa de São Sebastião em Guamaré -RN

O prefeito Hélio, a primeira Dama Cristiane e o deputado Hermano Morais, participaram da missa de São Sebastião que ocorreu nesse domingo, dia (20), em Baixa do Meio. O evento reuniu centenas de fiéis na comunidade. A PM representada pelo Major QOPM Fernandes se fez presente.


Na penúltima noite de Missa da Festa de São Sebastião foi dedicado a Polícia Militar, Guarda Municipal, Escoteiros, Pastorais de Guamaré, Guamareenses Ausentes e Idosos. 

A Missa relembrou o martírio de São Sebastião trouxe à tona um misto de alegria e emoção em virtude dos diversos significados atribuídas pelos fiéis às festividades: oração, devoção, agradecimentos, reencontros.

Depois de oito dias com uma extensa programação, a festa em comemoração ao dia do Padroeiro de Baixa do Meio, São Sebastião, foi encerrada nesta segunda-feira (20), dia do Santo, com uma procissão seguida de uma missa no distrito. 


Durante a liturgia, o padre explorou o nome de São Sebastião. Ele fez questão de enfatizar que São Sebastião foi um “apaixonado” por cristo, por isso não temeu perder a própria vida. Para ele, os católicos devem seguir o exemplo de Sebastião, “nós devemos nos apaixonar por Jesus e colocá-lo em primeiro lugar em nossas vidas”, argumentou o Padre.

Guamaré em dia - (Matéria resumida)

Tentativa de homicídio em Alto do Rodrigues

Na madrugada desta terça feira, Celso da Silva Lobato foi vítima de um disparo de espingarda calibre 12 quando chegava em casa.

O GTO Macau recebeu o pedido de apoio do Sargento PM Leonez, e compareceu ao local, onde foi constatado que um homem foi atingido por um tiro de espingarda cal.12 próximo a um posto de combustível

O atendimento médico do hospital de Alto Rodrigues repassou que a vítima não corre risco de morte, mas que pode ficar impossibilitado de andar. 

A vítima foi encaminhada para o Hospital Regional de Mossoró.

Policiais Militares subordinados ao comando da 1ª CIPM Trabalham assim - 24Hs.

Policiais Militares de Macau, Guamaré, alto do Rodrigues, Pendências, Galinhos e Jandaíra agem como se tivessem sendo "filmados". Vejam esta ação liderada pelo Subtenente Carlos comandante do Destacamento de Guamaré em uma operação policial.



Inspirados no maior comandante de todos os tempos, Major Fernandes, os "Caras de cinzas e camuflados" pulam cercas, escalam morros, telhados, correm até entre macambiras, cardeiros...Tudo para manter a ordem na área da 1ª CIPM, vacilou, cadeado! Isso acontece na Região Petrolífera e Salineira Por que tem um comanadante na área que arregaça as mangas e vai pra Rua com os "Pracinhas".




Veja estas imagens inéditas registradas por nosso amigo Josivan do Blog Guamaré em dia que acompanhou tudo durante uma operação policial denominada "pescaria", onde 7 pessoas infratoras cairão na rede. Todos envolvidos com o Tráfico de drogas e porte Ilegal de armas de fogo. 

Confiram:

Sob o comando do Subtenente Luiz Carlos de Souza, estavam: Cabo PM Barrela, Cabo PM Junior, Sd PM Claudio, Sd PM GA Hissa, Sd PM Clenildo, Sd PM Davi, Sd PM Fernandes, Subcomandante da Guarda Municipal Jabneã Batista.

Uma denúncia anônima levou os policiais do destacamento de policia de Guamaré a montar uma operação de Guerra na tarde de sábado (18),  no distrito de Baixa do Meio. A grande movimentação de policiais parou a comunidade.

Foram quase quatro horas em campana sem beber um gole de água ou comer um pedaço de pão. Quando foi dado o sinal verde, a polícia surpreendeu os acusados na Rua Projetada, especificamente nas extremidades de Pedro Avelino em Baixa do Meio, alguns estavam bebendo em baixo de uma arvore, já outros estavam dentro de uma residência, cominando na apreensão de drogas e armas.

Imagens e informações do Blog Guamaré em Dia

Estudante de Direito integrante de quadrilha de roubo de carros de luxo é preso em Natal


Ao ser capturado pela polícia e autuado por receptação, Israel acreditou que entregando o restante dos seus comparsas, seria liberado facilmente.

O amazonense Israel Bloch dos Santos, 23 anos, residente em Natal, foi preso em flagrante no momento em que dirigia um carro com placa fria, o jovem, que é estudante do curso de direito Estudante da UNP de Natal, é suspeito de fazer parte de uma quadrilha especializada em roubar caminhonetes de luxo.

O estudante se aproveitava do seu bom relacionamento e de viver em um meio social onde a existência desse tipo de veículo era comum, e se passando por amigo das vítimas, passava para os demais integrantes da quadrilha, todos os dados do próximo veículo a ser roubado, não levantando assim nenhuma suspeita sobre si na turma que frequentava.

Lei da moral e dos bons costumes é aprovada no Rio

Cabral aprova lei da moral e dos bons costumes - Projeto de lei é de autoria da deputada Myrian Rios.

RIO — O nome é pomposo e, pela extensão e conteúdo que sugere, vai exigir um esforço sem precedentes do governo do Rio: “Programa de resgate de valores morais, sociais, éticos e espirituais”. Sancionado na quinta-feira pelo governador Sérgio Cabral, o projeto de lei, de autoria da deputada Myrian Rios (PSD), tem a finalidade “promover o resgate da cidadania, o fortalecimento das relações humanas e a valorização da família, da escola e da comunidade como um todo”. Explicação muito genérica?

A deputada dá uma dica na justificativa do projeto: “infelizmente, a sociedade de uma maneira geral vem cada dia mais se desvencilhando dos valores morais, sociais, éticos e espirituais (...) Sem esse tipo de valor, tudo é permitido, se perde o conceito do bom e ruim, do certo e errado. 

Perde-se o critério do que se pode e deve fazer ou o que não se pode”. Para disseminar o que é certo e errado, a nova lei determina que o governo do estado deve fazer convênios e parcerias “articuladas e significativas” com prefeituras e sociedade civil.

BARREIRAS - Procurado, o governador deixou que a Secretaria estadual de Assistência Social e Direitos Humanos a missão de explicar como aplicará o programa, já que o órgão é quem deve pôr em prática nova lei. Mas até mesmo o secretário Zaqueu Teixeira (PT) foi pego de surpresa. Teixeira informou que terá ainda que discutir como regulamentar a lei, definindo quais serão os projetos para o “fortalecimento das relações humanas”.

A ex-atriz e missionária já se envolveu numa polêmica em 2011 ao insinuar num discurso na Alerj haver semelhanças entre a pedofilia e a homossexualidade. Na época, disse que foi mal interpretada e pediu desculpas.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

VERGONHA - ÉPOCA estampa o alerta no país: RN é candidato a se tornar próximo Maranhão

Revista de circulação nacional faz ampla matéria sobre situação caótica das penitenciárias do Estado.

Internos no presídio de Alcaçuz. São 800 presos num lugar 
onde caberiam, no máximo, 600 (Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press)

Deborah Fernandes
Repórter

Inspeção do ministro Joaquim Barbosa em Alcaçuz e a governadora Rosalba Ciarini. 
O presídio potiguar reúne vários elementos de uma tragédia anunciada
 (Fotos: Tasso Pinheiro/TJRN e Ana Amaral/DN/D.A PressPress)

A edição da revista Época deste final de semana traz como um dos seus destaques a reportagem “O próximo Maranhão?”. A matéria de quatro páginas e com direito a destaque na capa, faz uma comparação entre Alcaçuz, o maior presídio do Rio Grande do Norte, com o de Pedrinhas, em São Luís (MA). E vai além, dizendo que o RN pode vir a se transformar no novo caos do sistema carcerário brasileiro.

A matéria relembra a visita do ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) ao Rio Grande do Norte no ano passado, quando veio fazer uma inspeção em Alcaçuz, em abril. “É muito desumano”, disse o ministro no período, quando presenciou “urina escorrendo pelas paredes, forte cheiro de fezes e celas e corredores escuros e sem ventilação”, diz a revista. Um novo relatório do CNJ, obtido pela Época, referente a uma vistoria feita em dezembro, acrescenta novos dados sobre o problema.

Clique abaixo e continue Lendo:

MATÉRIA ATUALIZADA - Homem que usou criança como escudo é encontrado morto no RN

 José Carlos Lopes Jerônimo tinha 18 anos e estava no CDP da zona Norte. 
Em dezembro, um menino morreu após servir de escudo humano dele.

Cleyton - Usado como escudo por José Carlos.
O homem que usou uma criança como escudo humano durante um tiroteio na Grande Natal em dezembro passado foi encontrado morto na cadeia. José Carlos Lopes Jerônimo tinha 18 anos e estava no Centro de Detenção Provisória da zona Norte de Natal. A Polícia Civil do Rio Grande do Norte vai investigar como ele morreu. A hipótese de suicídio não está descartada.

No dia 12 de dezembro passado, José Carlos, que era suspeito de ter envolvimento com o tráfico de drogas, se envolveu em um tiroteio na cidade de Macaíba. Para tentar se proteger, ele fez refém o estudante Cleyton Osório dos Santos Mendes, de 10 anos. O menino acabou baleado e morreu no local.

Cleyton havia saído de casa casa minutos antes para comprar pão, no bairro Campo Santa Cruz. José Carlos também foi baleado nesse tiroteio e acabou preso.

Segundo boletim de ocorrência registrado na delegacia de plantão da zona Norte, José Carlos Lopes Jerônimo teria se enforcado usando uma corda feita de lençóis.

Fonte:G1

CNJ revela: Presídio no Rio Grande do Norte teve até caso de canibalismo

Na cadeia de Alcaçuz, oito agentes cuidam de 800 internos expostos a doenças contagiosas.


Um relatório do Conselho Nacional de Justiça concluído no final do ano passado revela que em outro presídio brasileiro, o de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, há atrocidades ainda mais medievais do que as registradas no Complexo de Pedrinhas, no Maranhão, que recentemente voltou ao noticiário após a divulgação de um vídeo em que três presos eram decapitados.O presídio de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, que registrou caso de canibalismo. Foto: Agência Brasil

A cadeia abriga um detento com graves distúrbios mentais. Conhecido como Pai Bola, Antonio Fernandes de Oliveira, de 29 anos, matou com 120 facadas, em 2009, um colega de cela que se recusou a ceder o telefone celular. Dois anos depois, decapitou outro preso e comeu seu fígado, espalhando as vísceras pelas paredes. A informação foi revelada na edição desta semana da revista Época.

Clique abaixo e continue lendo:

domingo, 19 de janeiro de 2014

Boa noite a todos!



NOVA TRÁGÉDIA A VISTA - O sistema penitenciário do Rio Grande do Norte enfrenta crise com componentes semelhantes ao do Maranhão

Veja os números e compare:


Dois veículos se chocam em baixa do meio e provoca morte de três pessoas

Tragédia em Baixa do Meio - Três pessoas morrem vítimas de acidente entre dois carros. Uma criança presa nas ferragens.


Três pessoas morreram na tarde deste domingo(19), na BR 406 próximo ao distrito de Baixa do Meio vítimas de acidente envolvendo dois veículos, sendo um caminhão de carga de cor azul de placa MYL 0433 de Caiçara do Norte, e um carro de passeio Gol de cor branca, de Placa MMP 2011 de Natal.

As três vítimas ainda não foram identificadas, o motorista do caminhão fugiu do local. O trânsito está lento nos dois lados da BR, mas a Polícia Militar e Guarda Municipal já estão no local realizando os procedimentos de praxe.

Segundo informação repassada ao Blog de Guamaré em dia as vítimas do acidente tem familiares em Alto do Rodrigues e uma das vítimas teria sido reconhecida como PRETINHA.

Informações: Blog Guamaré em Dia

Entenda qual a responsabilidade da prefeitura no trânsito da cidade

“O CTB impõe aos municípios a articulação, com as outras instâncias de governo, para definição de suas políticas públicas de trânsito. Cabe aos municípios implantar, além de escolas de trânsito, serviços de engenharia, de fiscalização e serviços de educação”, diz o especialista em trânsito Carlos Alberto Pereira.

Essa fiscalização é importante para organizar o fluxo de veículos e pedestres, já que são penalizados os que desrespeitam a lei. Para o especialista, mais importante que isso é colocar a população nos assuntos que envolvem a mobilidade urbana.

“O grande objetivo do código em municipalizar o trânsito não foi só permitir ao município aplicar e receber valores de multas, mas sobretudo trazer para o município o debate sobre o dia a dia do trânsito”

Cuidar do trânsito é uma obrigação da prefeitura, mas você também é importante para termos uma cidade mais segura para todos. Comece a fazer a sua parte votando conscientemente para escolher o prefeito de sua cidade.

Em qualquer município, há a necessidade de se adotarem medidas voltadas à utilização das vias, com a manutenção e sinalização viárias, com campanhas de educação de trânsito e com a imprescindível e necessária fiscalização, objetivando proporcionar um trânsito em condições seguras, direito de todos e dever dos órgãos de trânsito.

Dessa forma, além das preocupações com as questões de interesse local, o Município passou a ter obrigações relacionadas à administração do trânsito, de maneira geral. Infelizmente, nem todos os Prefeitos se deram conta dessa realidade, deixando de criar os seus órgãos executivos de trânsito.

GRAVE - Dados obtidos junto ao Departamento Nacional de Trânsito revelam que, até dezembro de 2003, 576 municípios brasileiros se integraram ao Sistema Nacional de Trânsito, o que representa pouco mais de 10 % das urbes deste país (desse total, 192 municípios são paulistas, totalizando quase 30 % das cidades do Estado).

É fácil perceber que à medida que o município atua na engenharia e educação de trânsito, não há qualquer reclamação da coletividade, uma vez que é a principal atingida pelas providências do poder público, que tendem a melhorar as condições de vida em sociedade.

IMPORTANTE - Em Mato Grosso do Sul são 45 cidades com o trânsito municipalizado, ou seja, é a cidade que decide onde sinais, placas e radares serão instalados, além de colocar agentes municipais de trânsito nas ruas. Isso é determinado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que disciplina, ou pelo menos tenta disciplinar, a confusão que se instalou nas ruas das médias e grandes cidades do Brasil.

Copie os links abaixo e coloque no seu navegador e acesse os modelos de Regimento Interno JARI e Modelos de Leis para a Integração dos Município ao SNT.

MINUTA DE REGIMENTO INTERNO DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS E INFRAÇÕES.
http://www.denatran.gov.br/download/Modelo_Regimento_Interno_Jari.pdf

MODELO DE OFÍCIO SOLICITANDO A INTEGRAÇÃO DO MUNICÍPIO AO SNT.
http://www.denatran.gov.br/download/Modelos_de_leis_para_integracao_munic%C3%ADpio_ao_SNT.pdf

Trânsito - 21 Atribuições de responsabilidade Municipal.

Atenção vereadores - Desafio ou insulto? Qual seria o primeiro a encabeçar tal ação (Elaboração do Regimento Interno que legisla a lei municipal de trânsito)em prol de nosso município? Afinal os vereadores são eleitos para isto, não? De bandeja - 

Conheçam uma por uma as 21 atribuições que compete ao município referente a responsabilidade do trânsito.

I - cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito de suas atribuições;
II - planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas;
III - implantar, manter e operar o sistema de sinalização, os dispositivos e os equipamentos de controle viário;
IV - coletar dados estatísticos e elaborar estudos sobre os acidentes de trânsito e suas causas;
V - estabelecer, em conjunto com os órgãos de polícia ostensiva de trânsito, as diretrizes para o policiamento ostensivo de trânsito;
VI - executar a fiscalização de trânsito, autuar e aplicar as medidas administrativas cabíveis, por infrações de circulação, estacionamento e parada previstas neste Código, no exercício regular do Poder de Polícia de Trânsito;

VII - aplicar as penalidades de advertência por escrito e multa, por infrações de circulação, estacionamento e parada previstas neste Código, notificando os infratores e arrecadando as multas que aplicar;
VIII - fiscalizar, autuar e aplicar as penalidades e medidas administrativas cabíveis relativas a infrações por excesso de peso, dimensões e lotação dos veículos, bem como notificar e arrecadar as multas que aplicar;

IX - fiscalizar o cumprimento da norma contida no art. 95, aplicando as penalidades e arrecadando as multas nele previstas;
X - implantar, manter e operar sistema de estacionamento rotativo pago nas vias;
XI - arrecadar valores provenientes de estada e remoção de veículos e objetos, e escolta de veículos de cargas superdimensionadas ou perigosas;
XII - credenciar os serviços de escolta, fiscalizar e adotar medidas de segurança relativas aos serviços de remoção de veículos, escolta e transporte de carga indivisível;
XIII - integrar-se a outros órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito para fins de arrecadação e compensação de multas impostas na área de sua competência, com vistas à unificação do licenciamento, à simplificação e à celeridade das transferências de veículos e de prontuários dos condutores de uma para outra unidade da Federação;
XIV - implantar as medidas da Política Nacional de Trânsito e do Programa Nacional de Trânsito;XV - promover e participar de projetos e programas de educação e segurança de trânsito de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo CONTRAN;
XVI - planejar e implantar medidas para redução da circulação de veículos e reorientação do tráfego, com o objetivo de diminuir a emissão global de poluentes;
XVII - registrar e licenciar, na forma da legislação, ciclomotores, veículos de tração e propulsão humana e de tração animal, fiscalizando, autuando, aplicando penalidades e arrecadando multas decorrentes de infrações;
XVIII - conceder autorização para conduzir veículos de propulsão humana e de tração animal;
XIX - articular-se com os demais órgãos do Sistema Nacional de Trânsito no Estado, sob coordenação do respectivo CETRAN;
XX - fiscalizar o nível de emissão de poluentes e ruído produzidos pelos veículos automotores ou pela sua carga, de acordo com o estabelecido no art. 66, além de dar apoio às ações específicas de órgão ambiental local, quando solicitado;
XXI - vistoriar veículos que necessitem de autorização especial para transitar e estabelecer os requisitos técnicos a serem observados para a circulação desses veículos.

saiba mais:

COMANDANTE-GERAL DA PM ANUNCIA METAS E INVESTIMENTOS PARA 2014

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, realizou a primeira Formatura Geral do ano de 2014 na manhã de hoje e aproveitou a oportunidade para apresentar um balanço das ações e as metas para o próximo ano além de, finalmente, confirmar o pagamento de todas as Diárias Operacionais do ano de 2013.

Inicialmente, o comandante-geral agradeceu o empenho e a motivação de todos os Policiais Militares do RN pelo trabalho realizado no ano de 2013. Depois, coronel Araújo falou sobre o emprego operacional da Polícia Militar do RN, como durante a inauguração do estádio Arena das Dunas, onde a Polícia Militar realizará testes de ação para a Copa do Mundo, também programada para este ano.

RN É O 2º ESTADO QUE MAIS DEVOLVE VERBAS PARA UNIÃO QUE FORAM DESTINADOS A SEGURANÇA PÚBLICA NO ESTADO

A Segurança Pública é um dos principais problemas apontados pelos potiguares nos últimos anos. Contudo, o Rio Grande do Norte foi um dos estados brasileiros que mais devolveu verbas federais que deveriam ser destinadas a melhorias na área de segurança. 


Nos últimos três anos, municípios, Estado e ONG’s devolveram R$ 12,08 milhões.

O Governo do Estado detalhou a devolução à União dos recursos que deveriam ser aplicados em segurança pública no Rio Grande do Norte. Dos R$ 12,08 milhões que o Ministério da Justiça disse que o estado devolveu, o Executivo afirmou que a parte que coube à administração estadual foi de R$ 10,4 milhões. 

A justificativa para a devolução foi a existência de entraves burocráticos que “ultrapassam os limites de atuação da Secretaria de Defesa Social”.

Segundo o titular da Sesed, Aldair da Rocha, durante a gestão anterior do Governo do Estado, entre 2007 e 2010, a pasta celebrou 19 convênios nas diversas áreas da segurança pública, somando o montante de R$ 29 milhões. Porém, durante a gestão de Rosalba Ciarlini, que começou em 2011, Aldair da Rocha disse que a burocracia impediu parte dos investimentos.

Segurança já! Membros do movimento "Mais segurança" são recebidos no Comando da PM em Natal

Após a reunião ocorrida na manhã de sexta feira (17), na Câmara Municipal Vereadora Irene Ginane, em João Câmara, integrantes do movimento "MAIS SEGURANÇA" em nosso município, políticos, Presidente do CDL, Imprensa local e autoridades Militares, se deslocaram até o Comando Geral da Polícia Militar na Capital, com a finalidade de participar de uma audiência com o Comandante Geral da Polícia Militar Coronel Araújo, e o Comandante do Policiamento do Interior Coronel Reinaldo, com ás autoridades Civis do Estado para tratar de Segurança Pública em João Câmara. 


Na pauta estavam reivindicações que surgiram na reunião realizada anteriormente com representantes do comércio e sociedade civil de João Câmara.

VEJAM A PAUTA:

01 – Aumento do efetivo da Polícia Militar e Civil
02 – Aumento de viaturas
03 – Rocam uma vez por semana
04 – Blitz periódica nos Bairros
05 – Reativação da Carceragem da Polícia Civil
06 – Rondas na Feira Livre e Escola da Cidade
07 – Um representante da Polícia Civil 24 horas na cidade




Em conversa com as autoridades Militares, Representante do poder executivo prefeito Vavá, vereadores e demais integrantes do movimento "MAIS SEGURANÇA"  algumas  reivindicações foram atendidas de pronto, como:

As blitz serão intensificadas na cidade em diversas ocasiões e lugares. 

Também foram conseguidos mais: 02 Motos para auxiliar na ronda.

A reativação da antiga Delegacia de Polícia (no centro), onde irá funcionar Centro de Detenção Provisória (CDP).

Será designado um Delegado (a) da Polícia Civil que se disponibilize a morar no município.

ATENÇÃO - O Prefeito Vavá também se comprometeu em pagar diárias aos Policiais que atuarem nos finais de semana no município.

Por Cosme Souza

Não é difícil decidir, agir e lucrar efeitos positivo no que diz respeito a organização de trânsito e criminalidade de uma cidade

Alguns municípios já estão admitindo  e assumindo  o problema do trânsito como João Câmara, São Miguel do gostoso, Macau entre outros. Pelo menos estão em busca da solução, que de fato assim como segurança pública o problema de  trânsito também é de cunho municipal. Atualmente as autoridades da  cidade de João Câmara enfrentam não só o grande problema de trânsito mais também o alto índice de criminalidade incluindo assaltos, roubos e homicídios dentro do município.

SOBRE INSEGURANÇA PÚBLICA - Prefeito Vavá, vereadores, comerciantes e sociedade civil de João Câmara estão em constantes reuniões na tentativa de resolver a situação caótica que é a insegurança pública no município, que para efeitos positivos deverão está de "mãos dadas" pensando e focando num só objetivo.


SOBRE O TRÂNSITO - João Câmara também enfrenta um grande problema no que diz respeito a desorganização no trânsito na cidade. Acreditamos que este problema deverá ser agregado a segurança pública do município, já que a coletividade buscam a ordem, a  tranquilidade e a paz social da cidade.



 "Não querendo ser exagerada,  mas, circular hoje nas ruas de João Câmara corremos grandes riscos de nos envolvermos em acidentes como colidir, matar, atropelar e até mesmo morrer". Os motivos são; a falta de conscientização, sinalização,  fiscalização e uma legislação municipal para cobrar o cumprimento das normas. Perigo não só para quem dirige, mas também para os pedestres que circulam tranquilamente entre os carros - Andar em João Câmara hoje corremos o risco em tudo...Sermos mortos, assaltados...Sargento Sandra

AINDA SOBRE O TRÂNSITO - Lembrando que uma das primeiras coisas a ser feito é a elaboração de uma  legislação para colher bons resultados e consequentemente manter a ordem e o respeito no trânsito. E mais: Reeducação e conscientização as pessoas antes de partir para as penalidades impostas pela legislação municipal.

O Município terá que exercer nada menos que vinte e uma atribuições e infelizmente é "Duro" dizer, mas é a verdade, entre elas está uma de primordial importância para fazer o "Trânsito andar". As pessoas só vão se conscientizar quando começar a "doer" no bolso - Brasil!

"aplicar as penalidades de advertência por escrito e multa, por infrações de circulação, estacionamento e parada previstas neste Código, notificando os infratores e arrecadando as multas que aplicar" (Uma das atribuições mais eficiente para fazer valer a lei)

Pois é - Quando entra em campo a fiscalização de trânsito, surgem inúmeros reclamos sociais, pois passa a ser atingido diretamente o bolso das pessoas, que contestam as multas aplicadas, questionando a existência de uma suposta “indústria de multas” ou do “princípio arrecadatório em detrimento do princípio educativo”, clichês comumente utilizados em nosso meio.

NOTA DO BLOG - Parabéns as autoridades e sociedade em Geral dos Município de João Câmara, São Miguel do Gostoso e Macau pela iniciativa - Agir com precisão, tanto na questão Segurança pública para diminuição da criminalidade em seus municípios, quanto na preservação de vidas no trânsito diminuindo assim, os riscos de acidentes.