sábado, 2 de abril de 2011

Policia procura irmão que matou
o outro com golpes de faca em Caicó


Na Foto acima: Edson (Vitima) e Emerson (acusado)

A Policia Militar de Caicó está realizando diligencias neste momento em toda a zona oeste de Caicó na tentativa de prender Emerson dos Santos Medeiros, 20 anos, que é acusado de matar a golpes de faca o irmão Edson dos Santos Medeiros, 21 anos, na noite deste sábado, no bairro Paulo VI em Caicó.

Segundo informações repassadas a nossa reportagem, após atingir os irmão com golpes de faca nas costas, Emersonteria fugido com destino ignorado.

Quando soube da confirmação da morte do filho, o Pai de Edson, identificado por Doriedson Medeiros, saiu em disparada do hospital regional totalmente desesperado.

FONTE: Blog de Eduardo Dantas
Paraibano aprende Táticas policiais
de dia e ensina a palavra de Deus
a noite nas igrejas Evangélicas

É muito comum hoje encontrar dentro dos quartéis ou em outras instituições policiais (civil ou federal), pessoas comprometidas não só com o trabalho, mas também com a palavra contida nas santas escrituras. Exemplo disso é o Aluno Soldado Adilson, que em sua folga dedica-se a pregação da palavra de Deus.


Aluno soldado Adilson Pregando em Uma da igrejas
 evangélicas em João Câmara - RN

Trabalho de oração

Aluno Soldado PM Adilson em Sala de aula (Esquerda) À direita orando em uma das atividades reflexivas na escola


CAPELANIA EVANGÉLICA DA PMRN

Tendo em vista o grande público evangélico na corporação MIlitar da PMRN  foi criada a Capelania Evangélica da corporação potiguar, cuja instituição foi criada pela Lei nº 6.464, de 23 de agosto de 1993, sancionada pelo então governador José Agripino Maia, que teve como primeiro Capelão Evangélico o primeiro tenente QOCPM-QUADRO DE CAPELÕES POLICIAIS MILITARES) – FRANCISCO DAS CHAGAS DE SOUZA. Até então só existia dois capelões católico na ativa, daí surgiu a necessidade esendo criado o departamento evangélico da Polícia Militar da PMRN. 

A Capelania Evangélica é voltada para prestar assistência religiosa aos policiais militares da PMRN evangélicos, como parte do programa de humanização.

POLICIAIS DE CRISTO

No estado de São Paulo já existe uma  Associação dos Policiais Civis Evangélicos, visando desenvolver trabalhos evangelísticos, sociais, educacionais e apoio aos policiais civis e seus familiares, bem como auxiliar as autoridades no desempenho de suas atribuições públicas.

"Policiais de Cristo" tem se destacado no seio da comunidade paulista, brasileira e internacional por possuir uma mensagem e uma visão ousada de restauração do homem, como base para uma nova Polícia.

“Somente teremos uma Polícia Saudável, quando possuirmos policiais saudáveis em todos os aspectos de sua vida “ Pr. Araujo - vice-presidente

OUTROS EXEMPLOS DE ORGANIZAÇÕES EVANGÉLICAS:
 
Policiais do Bope realizam shows-cultos e se apresentam com a arma na cintura e a Bíblia na mão.

"Se queres a paz, prepara-te para guerra"
A frase estampada em latim na parte de trás da camisa preta é o aviso que os integrantes da Tropa de Louvor deixam por onde passam. A banda gospel é formada por membros dos Caveiras de Cristo, policiais evangélicos que integram o Batalhão de Operações Especiais (Bope). 
 A Tropa realiza cultos-shows nas comunidades pacificadas e cria uma nova vertente de comportamento, por vezes contraditório, na unidade em que seus homens são treinados para matar.
Deus está neste lugar, diz o sargento do Bope e pastor da Igreja Assembleia de Deus Carlos Mello, para um grupo de 200 pessoas, entre eles pastores e padres, no culto-show do Borel, no sábado à tarde.

Com a tradicional farda do Bope, o emblema da caveira no braço esquerdo e a Bíblia na mão direita, ele conta seus testemunhos de conversão e convida os moradores para uma tarde de louvor: Estamos aqui trazendo a palavra do Senhor. 

Tropa de Louvor

No culto, animado pela Tropa de Louvor, a interação com os moradores é mantida o tempo inteiro. Além dos momentos de cura e libertação, a banda abre para o plateia um espaço para uma espécie de show de calouros evangélico.

É a primeira vez que os vejo. Estou realmente surpresa. Desmistifica aquela imagem do Bope nos lugares com o Caveirão e para matar, disse a auxiliar de creche, Andréia Cristiane de Albuquerque, 34 anos.

Isso aqui traz esperança, diz o padre da Paróquia São Camilo, na Tijuca, José Patrício de Souza, 63 anos. Para o bispo da Igreja Evangélica Pentecostal Salvação por Cristo, Antonio Ferreira, 75 anos, o culto não é para falar de religião: Estamos aqui para unir pessoas.

Fonte: Com algumas informações de: O Dia
COMBATER O MOSQUITO DA
DENGUE É PROBLEMA NOSSO!

Unidades de saúde, Escolas Estaduais e outras entidades sociais do município de João Câmara deram as mãos e saíram as ruas em combate ao mosquito. A polícia Militar por sua vez deu todo apoio a mobilização, mantendo a ordem durante a concentração e orientando o trânsito no centro da cidade.



Na manhã de ontem (1º) Entidade escolares se uniram no grande Projeto de Intervenção Social no combate a dengue no município de João Câmara. A iniciativa foi da Escola Estadual Francisco de Assis Bittencourt que contou com a participação das demais escolas.
Com apoio da Secretaria Municipal de Saúde Andrelúcia Cordeiro, alunos e professores saíram às ruas da cidade levando a mensagem de prevenção com paradas em pontos estratégicos.

A concentração final foi na Praça Baixa – Verde onde foram realizadas novas apresentações pelos alunos e pronunciamentos das autoridades de saúde do município.

O diretor da escola Francisco Bittencourt, Gilmar Martins e a Secretária municipal de saúde disseram que o objetivo da mobilização foi alertar a comunidade que a dengue é compromisso de todos e caso não haja uma reação imediata da comunidade a situação poderá ser agravada, inclusive com vidas sacrificadas pela omissão da participação individual de cada um.

Logo abaixo veremos alunos da Escola Municipal Francisco Leite aprendem em sala de aula a fabricar armadilhas para capturar mosquitos transmissores da dengue. 

A reportagem do Agendão.com visitou as salas de aulas e registrou a fabricação das armadilhas que serão doadas na comunidade.

CONFIRAM:

Alunos construindo armadilhas para o mosquito da dengue.


O diretor Rogério Coelho mostrou a integração da escola com a situação atual de saúde pública que atinge toda a cidade e por meio de palestras e vídeos tem levado a temática para a sala de aula, debatendo com os alunos alternativas para o combate do mosquito. Surgiu a idéia de fabricar as armadilhas instruídas em vídeo pelo Ministério da Saúde. Segundo os agentes de saúde, as armadilhas vão apontar em quais setores da cidade surgirão novos focos do mosquito.

Com Informações do Agendão.com

sexta-feira, 1 de abril de 2011

SARGENTO SANDRA COMPARTILHA
SEU ANIVERSÁRIO COM AMIGOS


Um culto de Ação de graças em agradecimento a Deus por mais um ano de vida – Foi assim que o 3º Sgt PM Sandra comemorou seu aniversário entre os colegas militares e alguns amigos que se fizeram presente nesta manhã de 1º de Abril no núcleo da UERN em João Câmara, local este, onde a policial trabalha à disposição do curso de Fomação de soldados da PMRN que é realizado na referida entidade.

O 1º Tenente PM  Sidcley Sub comandante e responsável pelo corpo de alunos em João Câmara falou da sua importância no meio das atividades da Companhia em João Cãmara.

 
Amigos e colegas dedicaram algumas homenagens ao Sargento Sandra que por sua vez agradeceu o reconhecimento e o carinho.




Tenente Sidcley expressou a significância do Sargento PM Fem Sandra como profissional. Ele que é um grande incentivador e motivador dos policiais, desta vez não poupou palavras de reconhecimento a sua subordinada.

"Sargento Sandra é uma grande auxiliadora para nós, tem nos ajudado muito em nossa instituição Militar" Falou o Tenente Sidcley

Al SD Aquino emocionou toda a sala
fazendo seu reconhecimento de gratidão ao Sargento Sandra

OBS: O Al Sd PM Aquino foi um dos alunos do curso de Formação passado que teve que se afastar por ter sofrido um grave acidente doméstico. Recuperado da lesão na coluna, onde teve a medula comprometida, e com seus direitos assegurados conseguiu engajar nesta nova turma voltando a participar das instruções.

Momentos dos louvores


Participaram ainda, colegas civis e jovens das Igrejas evangélicas pentecostais da cidade, que ofertaram suas vozes para os louvores durante o culto.

 
Edinizia Heloize e Junior da Igreja Pentecostal Mundial visão de Deus

Alexandre à esq: (Filho Do Sargento Sandra)
Adriano da Igreja Fonte do Poder de Deus ao centro
e Sargento Sandra à direita.

HOMENAGENS E CAFÉ DA MANHà


Celis, Juliana, Cláudia, Telany e Arlete. Participaram do culto de louvor

Aluno Soldado Ozéas em seu discurso

Senhor Luíz - Vigia (Um grande amigo da PM)

Iranilda e Rosinha
Comandaram mais uma homenagem

GTO também Participou de Homenagem


Sargento Sandra e Izolda

Sargento Sandra e Ozório

quinta-feira, 31 de março de 2011

Abelhas matam duas pessoas
em 24 horas na região

Ataques de abelhas provocaram duas mortes em apenas dois dias em cidades próximas a Grande Natal. A primeira vítima foi um funcionário público da prefeitura de Ielmo Marinho, identificado como Geraldo Gomes da Silva, de 65 anos.

Ele fazia o patrolhamento de uma estrada na zona rural do município quando foi atacado pelas abelhas e morreu em cima da patrol devido a grande quantidade de picadas, fato ocorrido na terça-feira(29).

Ontem(30), o agricultor Francisco Florêncio da Silva, de 80 anos, foi atacado por abelhas no sítio Maracajaú, no município de Pureza. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital Giselda Trigueiro em Natal. Nos dois casos as vítimas foram pessoas da terceira idade.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, em 2009, foram 1.506 ocorrências envolvendo esses insetos. Em 2010 foram 1.372 e nos nos dois primeiros meses de 2001 já são 258 casos.

Casal preso com maconha
em Rio do Fogo

 
Material apreendido(Foto:Blog de Rio do Fogo)

Os sargentos Esdras,  Fernando, e o do cabo Gilmar, prenderam no último sábado(26) em Rio do fogo, o casal Francisco Marcelo Barbosa, 23 anos e Josenilda de Oliveira Nunes, 22 anos, ambos de Natal.

Com os acusados foram encontradas dez trouxinhas de cocaína e a quantia de R$ 230,00(Duzentos e trinta reais). O casal foi conduzido para a Delegacia de Polícia da cidade de Ceará-Mirim, onde foram autuados em flagrante e encaminhados para Natal.
ESCLARECIMENTO SOBRE
 1/3 DE FÉRIAS

Muitos policiais estão questionando sobre o pagamento do 1/3 de férias pelo Governo do Rio Grande do Norte.

Em meio às reclamações, o blog entrou em contato com a Secretaria de Administração do Estado (SEARH/RN) para ter informações precisas sobre o problema ocorrido no pagamento do direito constitucional dos policiais militares do RN.

A Secretaria de Administração nos informou que as férias dos servidores públicos dos órgãos que encaminharam a relação de pessoal até último dia 16 de março, data em que a folha de pagamento fora fechada, foram pagas devidamente no mês de março, ou seja, no pagamento atual.

Contudo, ao questionar sobre o Órgão da Polícia Militar, a Secretaria de Administração nos informou que o envio da relação de pessoal pela PMRN só se deu no dia posterior ao fechamento da folha de pagamentos, ou seja, só foi enviada a relação do pessoal no dia 17 de março, o que impossibilitou a implantação do 1/3 de férias aos servidores policiais militares.

Em um contato anterior com a Diretoria de Finanças, o blog recebeu a informação de que a relação havia sido enviada normalmente, não sabendo o motivo do não pagamento da remuneração devida. Contudo, não foi informado o dia correto do envio da relação de pessoal à SEARH.

Ainda segundo a SEARH, o pagamento desses servidores deverá ocorrer no final de abril, não sendo informadas as turmas corretas.

Matéria criada pela Sd Glaucia, com informações da SEARH

quarta-feira, 30 de março de 2011

A QUEBRA DA CADEIA DE
COMANDO CHEGOU AO FIM

No dia 29 de março de 2011, será lembrado como o dia em que a quebra de cadeia de comando chegou ao fim.

Muitos policiais já foram punidos por procurarem comandantes dos escalões superiores, sem antes informar aos seus comandantes imediatos. Com o Coronel Araújo isso mudou.

Com a criação do Blog do Comandante, informando as opiniões sobre segurança pública, serviço policial militar, melhorias para a categoria e acima de tudo respondendo os comentários de qualquer que seja o policial, a realidade da instituição será mudada.

Desde que assumiu o comando, o Coronel Araújo atende em sua sala todos os policiais, escutando, orientando e ajudando. E através da internet será da mesma forma.

Parabenizo o comandante por sua coragem em ter este tipo de atitude, “aproximação do comando com a tropa”. (Palavras de Cabo Heronides)

Criticas serão dadas, mais o resultado benéfico voltado para instituição e principalmente para a categoria será imenso.

Informo aos policiais que questões administrativas realizada através documentos deverá ser obedecida a cadeia de comando, se houver qualquer tipo de barreira procure direto o comando.

Matéria escrita por Cabo Heronides
COMANDANTE GERAL DA PMRN CRIA PÁGINA
PARA INTERAGIR COM POLICIAIS E SOCIEDADE


Neste final de semana o "Blog do Comandante Geral" da PMRN entrou em pleno funcionamento no intuito de "estabelecer um contato mais próximo e direto entre o Comando da Polícia Militar e toda a sociedade, em especial, com os militares estaduais".

O "Blog do Comandante Geral" vem a inovar a administração do Comandante Geral, uma vez que os policiais militares do Estado poderão interagir com o Comando, enviando sugestões, perguntas e críticas, através dos comentários devidamente identificados aceitos no novo espaço interativo.

O "Blog do Comandante" pode ser acessado pelo endereço eletrônico http://cmtgeralpmrn.com/, o qual se tornará o espaço de referência para todos os policiais militares do Estado.

Acesse:  http://cmtgeralpmrn.com/

terça-feira, 29 de março de 2011

LEI QUE ESTABELECE APOSENTADORIA PARA AS POLICIAIS FEMININAS APÓS 25 ANOS DE SERVIÇO ESTÁ NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Em reunião com o Tenente Coronel Mendonça na tarde da última sexta-feira, 25, o mesmo comentou que a Deputada Estadual Márcia Maia solicitou a minuta da Lei de Aposentadoria Especial para as Policiais Femininas no dia anterior, quinta-feira (24).

O anteprojeto de Lei Complementar que trata sobre a aposentadoria especial para as policiais femininas no Rio Grande do Norte altera dispositivos das Leis Estaduais nº 4.630/76 (Estatuto da PMRN), e a Lei nº 3.775/69.

A Lei de Aposentadoria Especial para as Policiais Femininas, se aprovada, estabelecerá a transferência dessas policiais para a reserva remunerada ao contar, no mínimo, 25 anos de serviço, com as cotas integrais do soldo.

Exemplo em outros Estados

A Lei de Aposentadoria Especial para as Policiais Femininas não será fato inédito na História das Polícias Militares do Brasil.

No Estado de Rondônia, por exemplo, o artigo 93 do Estatuto dos Policiais Militares da PMRO prevê a transferência para a reserva remunerada aos policiais militares que contar, no mínimo, 30 anos de serviço, se homem, e 25 anos, se mulher, com proventos integrais. Pelo Estatuto da PMRO ainda, o policial militar poderá solicitar a transferência para a reserva remunerada com proventos proporcionais ao tempo de serviço após 25 anos de serviço, se homem, e 20 anos, e mulher.

Para ver a minuta da Lei de Aposentadoria Especial para as Policiais Femininas CLIQUE AQUI: http://pt.scribd.com/doc/51787714/Minuta-de-Lei-Mulheres

Matéria criada pela Sd Glaucia
Governo paga 1/3 de férias,
mas calendário só depois de abril

Os servidores públicos que solicitaram o pagamento do terço de férias, referentes a outubro e novembro, vão recber pagamento junto com a folha de março. A informação foi dada pelo secretário Manoel Pereira, da Administração. A respeito da possibilidade de divulgação do calendário de pagamento, o secretário foi taxativo.

”Vamos fechar o primeiro quadrimestre para termos mais segurança sobre a situação real da folha de pagamento”.Declarou Manuel Pereira.


Fonte: muitasoutras
Diretor do Departamento de Ensino
Visita CFSD em João Câmara

Major PM Alberto Gomes Cmt da 2ª CIPM sediada em João Câmara - RN
e Coronel PM Rocha Silva diretor do Depart. de Ensino da PMRN

 
Palestra - Alunos do CFSD em João Câmara - RN

Cumprindo seu cronograma de visitas aos cursos de Formação de Soldados em todo estado do RN, o Cel. PM Rocha Silva diretor da DE (Departamento de Ensino) da PMRN visitou nesta terça-feira (29) o Curso de formação de Soldados em João Câmara.

Major PM Rocha Silva e 1º Ten PM  Sidcley - sentados 
(Ambos Coordenador  e Secretário do curso)
os demais, instrutores e monitores do curso

Primeiro encontro foi pela manhã, quando reuniu Instrutores e monitores para transmitir uma palestra acerca do ensino. Falou sobre técnicas de aprendizagem e seus efeitos. Segundo o Coronel Rocha Silva a didática é simples basta haver uma interação entre instrutores e alunos, dando-lhes oportunidade de interagir.

“É fácil basta envolvê-los de forma que o aluno se prenda ao discurso, palestra ou qualquer explicação, o segredo está na participação no assunto abordado” Falou em outras palavras o Cel. PM Rocha Silva


À tarde, após o almoço foi à vez de reunir os alunos para uma conversa aberta. O mesmo falou de sua experiência como policial há mais de trinta anos de polícia, usou histórias motivadoras e aconselhou os 28 alunos a serem honesto na atividade policial, fazendo algumas referências, expondo alguns exemplos vividos por alguns policiais na PMRN. E Frisou: “O crime não compensa”

Os alunos Soldados apresentaram o hino da 2ª CIPM de autoria do 1º Tenente PM Sidcley, onde a ouviu atentamente. Ao término da canção o coronel Rocha Silva elogiou a letra e parabenizou o oficial pela criação.

Incentivou o curso a participar de competições esportivas entre entidades camarenses, com a finalidade de integração e aproximação as pessoas. Por fim falou que está à disposição da escola no que precisasse, dentro de suas possibilidades.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Polícia evita saidinha de banco de R$
24 mil e assaltante morre na Zona Sul

Isolamento - SD PM Claúdia/Batalhão de Choque 

Rodrigo da Silva Costa morreu no local o outro  assaltante foi atingido
 com um tiro de raspão na perna e encaminhado
para o Hosp. Clóvis Sarinho

Policiais do Batalhão de Choque interceptaram por volta das 15h10 desta segunda-feira um assalto de R$ 24 mil conhecido por “saidinha de banco”, nas proximidades do banco Bradesco, na BR-101 na altura do barro de Candelária na Zona Sul.


No confronto com a dupla de assaltantes, um homem identificado como Rodrigo da Silva Costa morreu e outro assaltante que também foi atingido com um tiro de raspão na perna e encaminhado para o Clóvis Sarinho, onde recebeu atendimento médico e não corre risco de morte. Após receber alta, o acusado será encaminhado para a Delegacia Especializada de Furtos e Roubos (Defur).

De acordo com o Tenente PM Dantas, do batalhão de Choque, a viatura fazia patrulhamento da área quando percebeu a ação da dupla que estava com um revólver calibre 38 e em uma moto modelo Titan de cor preta e haviam tomado de assalto um malote da vítima que saia do Bradesco com R$ 24 mil.

Os assaltantes tentaram sair em fuga e efetuaram disparos contra os policiais, que revidaram e atingiram ambos os assaltantes na altura do túnel de acesso à UFRN. Rodrigo da Silva Costa morreu no local e outro suspeito atingido por disparo na perna foi levado ao hospital e seguiu para a delegacia. Os policiais isolaram a área e até a chegada do Itep, a movimentação de curiosos na região e o trânsito no local ficou congestionado até o final da tarde

FONTE: DNonline
Fábio Cortez/DN/D - Por Júlio Rocha da redação do
Reportagem do Fantástico mostra
policial pedindo propina em Natal

 ISTO É UMA

VERGONHA BRASIL

Pelo terceira vez no ano, Natal e o Rio Grande do Norte voltam a aparecer de forma negativa no programa Fantástico, da rede Globo de Televisão. Depois da matéria sobre delegacias e outra sobre a exploração sexual, agora foi a vez de um ato de corrupção policial, durante a matéria sobre venda de drogas na beira das estradas federais do país.

O Fantástico percorreu 9,7 mil quilômetros, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, dentro de um caminhão. E flagrou imagens de prostituição, corrupção de policiais e tráfico de drogas.

Em Natal, O carro em que viaja parte da equipe global foi parado num posto da Polícia Rodoviária Estadual, na via costeira. "O PM fala que seremos multados por causa dos vidros escuros. Sem saber que se trata de uma reportagem, o policial pede ao nosso motorista que o acompanhe", narra o repórter.

A partir daí, a equipe grava a conversa. Dentro da cabine, o policial, sem saber se tratar de uma reportagem, pergunta a equipe da TV de onde eles são. Depois, ele pede a propina. "Vou quebrar seu galho, você desenrola aí", indaga o PM. No fim, a equipe global paga R$ 15,00 e é liberada. O policial coloca o dinheiro no bolso.

O Fantástico encaminhou a denúncia às autoridades do Rio Grande do Norte. “Ele vai ter o direito da ampla defesa e do contraditório e no final, será dado o veredito pelo comando da corporação”, disse o comandante geral da PM no Rio Grande do Norte, o Coronel Francisco Araújo, ao programa.

Veja abaixo o diálogo gravado pela Globo

Policial: São de onde?
Repórter: De São Paulo. Eu sou turista.

Dentro do posto, ele pede propina.

Policial: Vou dar um jeito aqui para quebrar seu galho, entendeu?
Repórter: Tá bom.
Policial: Você desenrola ai?
Repórter: Quanto que é o café? R$ 15 tá bom?
Policial:.

NOTA DO BLOG: Nós que fazemos o Blog DIÁRIO DE POLÍCIA lamentamos ter que publicar uma matéria medíocre quanto esta.

Infelizmente temos que conviver com situações assim, porém acreditamos que um dia veremos uma corporação integrada com homens de mentes sã, honestos e dignos de usarem uma farda da PMRN “Que não é pra qualquer um”.

Nosso comandante, Cel.Araújo é um homem sério, zeloso e mantenedor da ordem entre a sua tropa, e certamente isto será inadmissível aos seus olhos.
Jovem de 21 anos morre em acidente
 após capotar carro na BR-101

Mais um jovem perde a vida vítima de acidente nas ruas de Natal. Vitor Hugo Ribeiro Bastos, de 21 anos, se envolveu num acidente próximo ao Centro Administrativo na madrugada de ontem. Ele dirigia um Sentra bege, placas de Parnamirim. A vítima ficou preso nas ferragens


Mais um acidente grave envolvendo jovens motoristas foi registrado
durante a madrugada deste domingo em Natal.

Poste ficou destruído após acidente na BR-101

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o jovem dirigia em alta velocidade no sentido Parnamirim-Natal quando colidiu com um poste na altura do bairro de Potilândia, próximo ao Centro Administrativo, perdendo o controle da direção.

Equipes do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) foram acionadas, entretanto, o motorista não consdeguiu resistir ao trauma e faleceu ainda dentro do carro.

De acordo com o consultor de vendas João Paulo Soares, que passou pelo local momentos depois do acidente, era possível ver destroços do carro e da grama do canteiro a cerca de 200 metros do local do choque.

Entre os restos do veículo e do poste, a equipe de reportagem da TRIBUNA DO NORTE encontrou um cupom de consumação de um bar na Rua Mossoró, em Petrópolis. Na comanda consta o consumo de uma cerveja Boemia, seis doses de whisky oito anos e duas águas de coco.

domingo, 27 de março de 2011

"ESTOU DECEPCIONADO COM A PM"

Embora a maioria dos policiais procurados pela reportagem tenha preferido o anonimato, surpreendeu o desabafo do soldado Hacenclever Alexandre Tavares Lopes, 34.

Ele é um destes sobreviventes (da PM). Escapou por pouco da morte. O caso foi amplamente divulgado pela imprensa após ele e seu companheiro de farda, o também soldado Anderson de Araújo Cantalice, terem sido baleados na cidade de Baía Formosa.

O fato aconteceu no dia 11 de janeiro deste ano, no momento em que eles abordavam dois homens que estavam em atitude suspeita, supostamente planejando um assalto às agências dos Correios da cidade. Ambos foram socorridos, mas o soldado Cantalice não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital. Hacenclever teve melhor sorte e escapou mesmo sofrendo dois disparos à queima-roupa. Um tiro transfixou sua garganta e outro atingiu a barriga.

"Passei 12 dias internado. Depois disso me deram alta. E foi só. Prometeram acompanhamento médico, mas não deram nada. Auxílio saúde não existe para quem é ferido em serviço. Todo o medicamento eu tive que comprar do meu bolso", disse ele. "

Também me prometeram bolsas de colostomia, mas nem isso. Depois de dois meses do ocorrido, mandaram uma para mim, mas mesmo assim não serviu, pois não tinha alça para prender. Um absurdo o descaso com o ser humano", indignou-se, reclamando de também não ter recebido assessoria jurídica. "Estou decepcionado com a PM", acrescentou o soldado.

Casado e pai de cinco filhos, Hacenclever mora atualmente na cidade de Nova Cruz. Tem dificuldades para falar e respirar. Sente dores constantes e precisa tomar vário medicamentos. Questionado se pretende desistir da carreira militar, o sobrevivente disse que só não o faz em consideração aos policiais que ajudaram a salvar sua vida. "Tive muito medo de morrer, mas sou um policial e amo que faço. Só não desisto de tudo por causa dos amigos que tenho na PM. Tive medo de morrer", finalizou.

Fonte: Anderson Barbosa, do Novo Jornal.