sábado, 31 de agosto de 2013

Carro roubado na Feira livre de João Câmara

Na  manhã de hoje (31) foi roubado um FIAT placa MYE - 4679  de cor prata da feira livre de João Câmara. O proprietário do veículo que mora em um assentamento nas proximidades da cidade de Jardim de Angicos, estacionou o carro próximo a estação do trem quando voltou não o encontrou.

Qualquer informação do referido carro ligar para 190 e comunicar a Polícia. 

Justiça decreta prisão de PM suspeito de arrombar fórum pra furtar drogas e dinheiro

O policial militar Joab Leandro Pereira, lotado em Areia Branca, foi preso, nesta sexta-feira (30), por força de um mandado de prisão preventiva. De acordo com a Polícia Civil, ele é suspeito de arrombar o prédio do fórum daquela cidade para furtar drogas e dinheiros apreendidos em processos.

O delegado Renato Batista explicou ao Portal BO que, na madrugada da quarta-feira (28), Joab Leandro tinha sido flagrado pelos próprios colegas da Polícia Militar e levado para Mossoró, onde nenhum procedimento foi feito e ele acabou solto.

“Naquela ocasião, o policial saiu do serviço, durante a madrugada, e foi até o Fórum juntamente com um adolescente de 17 anos. Pouco tempo depois, um popular ligou para os policiais informando que havia uma movimentação suspeita dentro do Fórum uma viatura cercou o local e os policiais, inclusive, tiveram que atirar para que o suspeito se rendesse”, disse o delegado.

Quando conseguiram deter os suspeitos, os policiais militares perceberam que se tratava do colega Joab Leandro, que estava vestindo a calça da farda da PM e uma camisa descaracterizada. “No local, foi encontrada uma sacola separada com maconha, cocaína e crack, bem como dinheiro fracionado que seria de processos de apreensões de drogas. Além disso, foi apreendido um alicate industrial e os cadeados do prédio foram quebrados”, revela.

Mesmo com esses indícios, o policial não foi autuado ainda no momento do flagrante e acabou sendo liberado. “Nós continuamos investigando e solicitamos a prisão preventiva, que foi concedida nesta sexta-feira e ele acabou sendo preso e levado para o Batalhão de Mossoró. Agora, ele será processado por furto qualificado, tendo em vista que houve o rompimento de obstáculos, bem como corrupção de menores, já que um adolescente de 17 anos estava com ele na ação”, afirma o delegado Renato Batista.

Portal BO/ Thyago Macedo

Dois assaltantes são baleados em confronto com Policiais Militares em São Bento do Norte

Armas encontradas com dois meliantes

Envolvido

Envolvido
Mediante as informações de que assaltantes teriam tomado de assalto uma moto no assentamento Cajú Nordeste e já estavam na referida moto na praia do farol planejando mais assaltos, os policiais Militares de São Bento do Norte e Caiçara caíram em campo e localizaram os melantes.

A localização dos mesmo se deu graças o reconhecimento da moto feita através do genro da vitima que teve sua moto assaltada, que informou a Policia apontando o local,  que de imediato a PM saiu em perseguição.

Na tentativa de fuga os elementos entraram em confronto com os PM's, e foram atingidos com tiros. Um foi alvejado na coxa e o outro na Perna. Segundo levantamento feito no local um dos assaltantes é foragido do CEDUC em natal.

A policia socorreu aos meliantes e em seguida levado para a DP de Plantão para os procedimentos de praxe.

Blog na Alça da Mira/ Sd PM Célio

RESUMO DO CASO - Os dois presos haviam sido apontados como suspeitos do assalto a um mercadinho no assentamento Cajú Nordeste, onde havia tomado uma moto e R$ 3 mil do proprietário do estabelecimento comercial, Sr. Augusto. Depois da prática do ato eles havia passado a noite escondidos na praia do farol.

“Tô de boa Sub, tô sossegado, a corrente é uma homenagem à polícia”

Menor de 16 anos detido em Guamaré ostenta corrente com pigente nada comum. Dono de uma extensa ficha criminal na Delegacia de Guamaré, o menor "Yury Cabeção" surpreende o Subtenente Carlos com uma justificativa pra lá de inusitada.


O adolescente “Yure Cabecão”, já foi preso por várias vezes em Baixa do Meio, o menor (16 anos) tem uma extensa ficha policial na delegacia da cidade e também muitos admiradores na comunidade de Baixa do Meio pelo o seu jeito moleque.

Ontem mais uma vez "Cabecão" foi detido pelos agentes, mais um detalhe chamou a atenção do Subtenente Carlos, Cmt do destacamento da cidade. Uma corrente com um símbolo de uma pistola pendurado em seu pescoço dava sinais que Yure não quer mudar de vida.

Perguntado sobre as razões da corrente ele disse “tô de boa Sub, tô sossegado, a corrente é uma homenagem à polícia”.

Matéria retirada do Blog Guamaré em Dia

Família Moura felicita Dioneide pela passagem de seu aniversário


Irmã e amiga Dioneide, que a chamamos carinhosamente de "Dió". Hoje mais do que nunca é um dia de festejar, pois entre outros momentos bons da vida Deus nos deu neste dia você; irmã que muitos queriam ter. 
"Você é pequena em estatura, mas de coração grande e generoso"  Parabéns... (Mensagem de Betinho - Em Facebook)

Nota do Blog - Parabéns a esta competente funcionária da Secretaria de Finanças do Município de João Câmara por mais um ano de vida. Que Deus continue te abençoando, Te fazendo sempre esta pessoa maravilhosa que és.

Segundo o Portal G1 Natal é a capital do país com maior crescimento de homicídios

Número de homicídios foi 113 em 2001 e subiu para 397 em 2011. Os dados são do Mapa da Violência 2013 divulgados dia 18 de Agosto/2013.

O número de homicídios em Natal cresceu 251,3% de 2001 a 2011. A capital potiguar é que obteve o maior cresciemento no número de homicídios em todo o país. Quando se trata dos jovens a situação é ainda pior: o número de assassinatos de pessoas entre 15 e 24 anos foi 52 em 2001 e 191 em 2011, um aumento de 267,3%. Os dados fazem parte do Mapa da Violência 2013: Homicídios e Juventude no Brasil, divulgado nesta quinta-feira (18) pelo Centro de Estudos Latino-Americanos (Cebela).

Rio Grande do Norte registrou 1.042 homicídios
 em 2011 (Foto: Jorge Talmon/G1)

De acordo com o levantamento, o Rio Grande do Norte registrou 1.042 homicídios em 2011. Em 2001, foram 316, o que significa um crescimento de 229,7%. O RN foi o terceiro estado do país que teve o maior crescimento no número de homicídios no período do levantamento, ficando atrás apenas da Bahia (245,2%) e Paraíba (230,4%). O RN ficou bem acima da média no Nordeste que registrou um crescimento de 83,7% no número de homicídios, sendo 10.563 em 2001 e 19.405 em 2011.

O número de homicídios de pessoas entre 15 e 24 anos teve um aumento ainda maior no RN. Em 2001, foram assassinadas 99 pessoas nesta faixa, e em 2011 o número subiu para 409, um crescimento de 313,1%.

Cidades

O Mapa da Violência fez um levantamento das 100 cidades do país, com mais de 20 mil habitantes, com maior número de homicídios. Neste caso, Mossoró aparece na 53ª colocação e São Gonçalo do Amarante na 82ª. Em relação aos homicídios de pessoas entre 15 e 24 anos, dentre as 100 cidades com mais de 10 mil jovens, figuram Mossoró na 39ª colocação, Natal na 55ª, e São Gonçalo do Amarante na 71ª.

Fernanda Zauli/Do G1 RN

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

ATENÇÃO - LEI DE PROMOÇÃO: ASSOCIAÇÕES SÃO CONVOCADAS PARA REUNIÃO COM SECRETÁRIO DE SEGURANÇA

Na manhã desta quinta, 29/08, os presidentes das associações de que representam os militares do Rio Grande do Norte foram informados sobre reunião com o Secretário de Segurança e Defesa Social agendada para amanhã (30/08) onde será tratada a Lei de Promoção de Praças.

Os representantes dos praças esperam que agora as coisas caminhem para o envio do projeto à Assembléia Legislativa. Acredita-se que tal encontro seja resultado da movimentação da tropa que deu início à manifestos públicos no último dia 23 bem como à campanhas deflagradas pelas associações.

Os dirigentes solicitam que os militares fiquem atentos para os acontecimentos e convocações das entidades. No próximo dia 05 de Setembro às 09 horas, no Clube Tiradentes, acontecerá Assembléia Geral sobre a Lei de Promoção de Praças ocasião em que será levada para a tropa o posicionamento do governo sobre nosso pleito.

"Não há conquista sem luta!"

Nota de apoio do Vereador Soldado Jadson para o Ten Silva Neto em razão de representação feita pelo Coronel Jose Walterler Walterler contra o referido tenente.


Ilustríssimo senhor JOSÉ WALTERLER DOS SANTOS SILVA, Coronel da Reserva Remunerada da PM/RN 

Em que pese seu amplo conhecimento jurídico sobre a matéria e sua larga experiência na Polícia Militar do RN, permita-me, respeitosamente, discordar de sua posição e externar nossa solidariedade ao 1º Tenente Silva Neto tendo em vista o exposto abaixo;

1- O fato do senhor ter entrado com uma representação administrativa contra o 1º Tenente Silva Neto pelo simples fato deste ter externado sua posição contrária ao modelo policial adotado em nosso país apenas reforça a convicção, de grande parte da sociedade, de que o militarismo, atualmente existente em nossas polícias, deve ser revisto com urgência;

2- Ser contrário ao modelo militar de nossas polícias não significa estar fazendo “uma indagação infeliz” e tão pouco significa ser “mau exemplo” para a corporação;

3- Na sua condição de militar, pedagogo, professor universitário, cientista social e advogado militante, conforme suas próprias palavras, o senhor deve entender que a sociedade evolui em um movimento que acaba deixando para trás modelos antes consagrados como ideais;

4- É justamente através da crítica ao modelo estabelecido que um novo modelo surge em substituição ao anterior e assim alcançamos novos horizontes;

5- Ao questionar a dicotomia ora existente em nosso aparelho policial (PM x PC), o Tenente Silva Neto dá clara demonstração do desejo que possui de ver o melhoramento desse modelo o qual eu particularmente julgo ultrapassado e incompatível com a nossa realidade;

6- A formação militarizada das polícias, típica das forças armadas, não atende mais os anseios e exigências de uma sociedade civil moderna e que, por sua vez, deseja uma força policial também modernizada e civil; 

7- Não é sem motivos, que diversos setores de nossa sociedade clamam pela desmilitarização de nossas polícias. Também não é sem motivos que a maioria dos praças das Polícias e Bombeiros Militares e mesmo muitos oficiais anseiam também pela desmilitarização;

8- Na verdade, uma das maiores resistências contra a desmilitarização é oriunda justamente do ciclo de oficiais superiores do qual o senhor faz parte. Certamente isso ocorre não por questões exclusivamente ideológicas mas também, pelo fato de haver grande concentração de poder nas mãos dos coronéis. Poder este que poderá ser drasticamente afetado em caso de mudanças no modelo policial ora existente em nosso país;

9- O senhor bem sabe coronel Walterler, que nossos regulamentos estão há muito tempo ultrapassados e incompatíveis com o atual ordenamento jurídico e com os avanços da sociedade. Isso possibilita que um comandante, caso assim deseje, promova verdadeira “perseguição legalizada” contra desafetos e tudo isso amparado legalmente por tais regulamentos;

10- Lendo a argumentação jurídica e fática da representação feita pelo senhor contra o tenente lembro que eu mesmo já fui alvo de perseguições, punições e até de sindicância a qual chegou a me atribuir o cometimento de inúmeras transgressões disciplinares apenas por uma matéria que foi divulgada em um jornal local de minha cidade;

11- É justamente baseado nestes regulamentos arcaicos, que o senhor entrou com representação contra o Tenente Silva Neto o qual, em sua ótica, cometeu “indisciplina” ao externar sua opinião em uma rede social;

12- Mas o que mais me deixou surpreso coronel, foi o fato do senhor afirmar, em outra ocasião, que chegou a ser punido por criticar o Governo. Surpreendo-me, por que sei que isso ocorreu justamente por causa do militarismo que rege a instituição e nos amordaça. Surpreendo-me, porque é justamente esse mesmo militarismo que hoje o senhor está invocando, em todos os seus termos, para representar contra o Tenente Silva Neto;

13- Creio que o senhor sabe que em países tidos como de primeiro mundo pode até existir uma certa “estética” militar da polícia mas não uma “ideologia” militar como ocorre no Brasil;

14- Desejar um modelo policial diferente não é “semear a discórdia” e, tão pouco, “tentativa de fragilização” da corporação. Pelo contrário, a isso podemos chamar de busca de aperfeiçoamento da segurança pública;

15- Ao colocar que o modelo policial adotado em outros países pode servir de referência para o Brasil, deseja o Tenente Silva Neto apenas contribuir democraticamente com nossa gloriosa instituição policial. O grande problema é justamente a grande carga conservadora existente no militarismo o qual é ainda utilizado como braço armado de um Estado que exige obediência cega de suas tropas;

16- Não coronel. Não julgo que o Tenente Silva Neto tenha “cuspido no prato que comeu” pelo simples fato de se expressar a favor da unificação das polícias. Na verdade, agindo assim, busca ele aprimorar o “prato”;

17- Não coronel. Não julgo o 1º Tenente Silva Neto, homem este, até que me provem o contrário, digno e cumpridor de seus deveres, como merecedor de punição disciplinar e de tamanha reprimenda pública com direito, inclusive, a exibição de seu conteúdo na íntegra em uma rede social gerando grande constrangimento a sua pessoa sendo também este último fato bastante questionável;

18- Por tudo isso, venho publicamente e na condição de vereador na cidade de Mossoró, externar minha solidariedade ao 1º Tenente Silva Neto bem como dirigir apelo ao Comandante Geral de nossa corporação para que o direito constitucional da livre manifestação de pensamento, consagrado na Constituição Federal de 1988, seja aqui preservado;

19- Ainda como vereador, irei apresentar proposição solicitando uma moção de solidariedade da Câmara Municipal de Mossoró para o Tenente Silva Neto.

Assim sendo, e confiante na vossa sensibilidade e moderação bem como acreditando na capacidade de discernimento dos gestores de nossa gloriosa Polícia Militar do RN, espero que tudo isso seja resolvido da melhor forma possível e se torne uma página virada de nossa história.

Mossoró, 29 de agosto de 2013.

Atenciosamente: Vereador Soldado Jadson

Motoqueiro que se envolveu em acidente na BR 406 morreu no hospital Walfedo Gurgel


Situação em que ficou a moto(vítima no detalhe e abaixo)

Mais um grave acidente de moto registrado na BR 406 em João Câmara. O acidente ocorreu por volta das 20h30 desta quarta-feira(28) nas proximidades do IFRN, campus João Câmara. Segundo informações, um carro tipo Gol de empresa que presta serviço a eólica, teria atingido a traseira da moto tipo POP de placa NNQ 2878 – João Câmara, conduzida por Edvan Galdino da Silva, de 45 anos, mais conhecido como “Pampam”.

Edvan que era loteiro, filho de Benedito da Silva e Maria Galdino das Dores, ainda chegou a ser socorrido com vida pelo SAMU para o Hospital Walfredo Gurgel em Natal em estado grave, não resistindo aos ferimentos veio a óbito às 9h desta quinta-feira(29). 

O motorista do Gol evadiu-se do local.

Reportagem e fotos:Marco Montoril/Blog de Assis Silva

Engole esta Brasil!

“Em nome dos presos da “Papuda” quero dizer que alimentação do presídio é ruim, falta água até no banho, já fiquei até ensaboado..., é desumano o que o presidiário passa” Falou o Deputado Natan Donadon - PMDB-RO 

Ele foi condenado pelo STF a mais de 13 anos de prisão pelos crimes de peculato e formação de quadrilha por desvio de R$ 8,4 milhões da AL de Rondônia quando diretor financeiro da Casa.


Desde que foi preso, no dia 28 de junho, o parlamentar está no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal. “Tenho sofrido bastante, inclusive financeiramente. São dois meses que não recebo salário. Meus assessores foram demitidos. Sou deputado e não acho justo terem suspendido o pagamento do meu salário e cassado todos os meus direitos”. Donadon foi liberado hoje (28) pela Justiça para comparecer à Câmara para fazer sua defesa em plenário.

População de João Câmara passa dos 34 mil habitantes

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, divulgou na edição do Diário Oficial da União, a estimativa da população do Brasil que ultrapassa os 201.032.714 habitantes. De acordo com o levantamento, há 7.085.828 habitante a mais do que o registrado em julho de 2012.

Cidade de João Câmara, no Mato Grande

São Paulo continua sendo o estado mais populoso do país, com 43,6 milhões de habitantes, seguido por Minais Gerais com 20,5 milhões de residentes e Rio de janeiro com 16,3 milhões de pessoas que declararam moradoras da região.

O Rio Grande do Norte tem 3.373.960 habitantes. O município de João Câmara continua ocupando a 14ª colocação de cidades mais populosas com Estado com 34.057 habitantes.
Confira a mais nova estimativa populacional dos municípios do Mato Grande:
João Câmara 34.057
Touros 32.942
Poço Branco 14.845
Taipu 12.301
Rio do Fogo 10.607
São Miguel do Gostoso 9.237
Pureza 9.081
Jandaíra 7.086
Caiçara do Norte 6.257
Bento Fernandes 5.385
Parazinho 5.139
Pedra Grande 3.505
São Bento do norte 2.967
Jardim de Angicos 2.676
Pedra Preta 2.607

Blog de Assis Silva

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

COMANDANTE DA 2ª COMPANHIA DA PM DE PATU REFORMA ALOJAMENTO DE CABOS E SOLDADOS

A Capitã PM Myria de Freitas Suassuna, comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Patu, preocupada com o bem-estar dos Cabos e Soldados que servem na unidade policial militar, reformou recentemente o alojamento dos Cabos e Soldados, colocando um novo piso cerâmico, revestimento cerâmico no banheiro, uma nova pintura e um espelho no banheiro, propiciando assim melhores condições para os policiais que necessitam utilizar o ambiente quando estão em serviço. 

A reforma foi feita graças a doação do piso cerâmico por Brenno Queiroga, prefeito de Olho D'Água do Borges e a abdicação da Capitã Myria, que investiu recursos do próprio salário para concluir a obra, já que a Companhia de Patu, a exemplo de praticamente todas as unidades policiais militares do interior, não recebe nenhum centavo a título de repasse de recursos financeiros para as despesas de manutenção e custeio, ficando os comandantes dessas unidades de pires na mão, caso queiram efetuar alguma reforma nos prédios das unidades sob o seu comando.

Mesmo diante de todas as dificuldades financeiras enfrentadas,  a Capitã Myria já conseguiu implementar várias melhorias na estrutura física da Companhia de Patu, desde que assumiu o comando em 13 de junho de 2012, sendo que para isso, tem que contar com a parceria de prefeituras da região, de empresários, amigos, familiares e até recursos próprios.

Imagens do "Antes e o depois" da reforma:

TENTATIVA DE FUGA E REBELIÃO NO PRESÍDIO REGIONAL DE PAU DOS FERROS/RN.

  


Agentes penitenciários e Policias Militares que trabalham na guarda do presídio regional de Pau dos Ferros descobriram na tarde desta quarta-feira 28, um túnel que seria usado para uma fuga em massa dos internos. 

Diante da frustração da fuga os detentos iniciaram uma rebelião onde fizeram de refém algumas esposas dos apenados, que faziam visita intima aos seus maridos.

O GTO que fazia segurança em um juri popular foi acionado para conter os ânimos no presidio, o diretor da unidade Hudson Freitas e o comandante do GTO Subtenente Siguimar, negociaram a saída das esposas dos apenados e logo foi controlado o motim na unidade.


O túnel que tinha aproximadamente 3 metros quadrados estava sendo escavado dentro do refeitório e sairia em uma área perto sala da direção do presidio, a direção da unidade acredita que os apenados pretendia fazer algum agente ou um policial de refém para poder sair da unidade. 

Os detentos que estavam cavando o túnel foram identificados e possivelmente serão

Queimadas no Piauí é a causa do apagão que atingiu todo o Nordeste

Duas queimadas no Piauí provocaram o apagão que atingiu todos os Estados do Nordeste do País na tarde desta quarta-feira, 28, segundo informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Às 14h58 (horário de Brasília), houve o desligamento da linha de transmissão da IENNE entre as cidades de Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí. Às 15h04, outro incêndio paralisou uma segunda linha em funcionamento no local, operada pela Taesa, "o que conduziu à perda de sincronismo e consequente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN)."

O ONS ainda afirmou que "após identificada a origem da ocorrência, deu-se início à recomposição das cargas da região Nordeste, tendo a das capitais sido, praticamente, concluída às 17h30." 
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que queimadas já afetaram o fornecimento de energia no Brasil anteriormente, assim como em outros países. Apesar do problema, o Lobão garantiu que o sistema elétrico brasileiro "é forte".

Agência Estado via Blog de Assis Silva

Apagão em sete estados do Nordeste

O blecaute que atinge a região Nordeste na tarde de ontem causou muitos transtornos para a população. Os reflexos mais imediatos se dão sobretudo no trânsito, em razão dos sinais apagados, e nas redes de comunicação.

Salvador - Todos os semáforos pararam de funcionar, segundo a empresa municipal de trânsito. Comerciantes estavam fechando as portas mais cedo em decorrência da queda dos sistemas de pagamento.

O blecaute também afetou o funcionamento da sinalização de trânsito em Fortaleza, registrando engarrafamentos e filas nos pontos de ônibus. Pelo menos um hospital particular suspendeu o atendimento de emergência em casos mais simples em razão da impossibilidade de realização de exames.

Também inúmeras pessoas ficaram presas em elevadores. Na capital baiana, em apenas uma rua no bairro da Pituba, região nobre da cidade, cinco prédios registravam o problema.

No Piauí, o apagão afetou todos os 224 municípios no Estado, causando transtornos principalmente nos hospitais e trânsito. A Eletrobras também confirmou apagão total em Alagoas, onde as escolas estaduais dispensaram os alunos mais cedo em razão da falta de energia.

Na Paraíba, as ligações de celular e a internet móvel foram afetadas. A comunicação estava complicada na capital, João Pessoa. Em Natal não foi diferente - Os relatos de transtornos se repetiram.

PARABÉNS PRA VOCÊS!

Hoje é um dia muito especial para toda a família Moura , pois estamos comemorando o aniversário de dona Rita de Moura e Dorimary Moura.


Em especial a  nossa matriarca dedicamos esta homenagem:

"Mãe você nos traz muita alegria no coração .Mãe , você é o meu melhor motivo de orgulho e admiração . Uma mulher batalhadora , que sempre lutou pelos seus filhos , que fez de nossa família um exemplo de vida e só você torna doce as nossas vidas , e faz querer que as assas do tempo fossem cortadas , pois o tempo não só parece como realmente voa rápido demais .

Demais mesmo para aqueles que te amam . Aprendemos com você o verdadeiro significado do amor . Você tem o amor sincero , espírito livre , tudo isso mãe , fez de nós as pessoas que somos . Esta sua dedicação e este seu amor nos fazem ter o orgulho de chama-la de mãe."

Te amamos! 


Família Moura

terça-feira, 27 de agosto de 2013



Major da Polícia Militar é baleado em Capim Macio - O oficial estava aguando as plantas, quando foi abordado por assaltantes

Um oficial da Polícia Militar foi baleado, na noite desta terça-feira (27), quando estava em sua residência, no bairro de Capim Macio. O major Eduardo Franco foi atingido nas costas ao ser abordado por supostos assaltantes.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Araújo Silva, informou que o major Franco estava no quintal de casa, aguando as plantas no jardim, quando os criminosos chegaram ao local armados.

Major Franco teria reagido a ação dos assaltantes e, por isso, os bandidos atiraram. Após o oficial ser ferido, os criminosos fugiram do local. Já o oficial da Polícia Militar foi levado para o Pronto Socorro Clovis Sarinho.

Ainda de acordo com o comandante geral, o major Franco será transferido para o Hospital da Polícia Militar. O oficial atualmente está lotado na Corregedoria.

Portal BO -  Sérgio Costa

MAIS UMA NOTA DE APOIO AO TENENTE SILVA NETO - - APRAM

A lógica de todo militarismo é sem dúvida preparar o militar para o combate contra o inimigo, devendo ser feito o que for necessário para aniquilá-lo, daí ter por base hierarquia e disciplina, em uma tentativa anacrônica de imprimir na mente do soldado que para cumprir a missão para o qual foi preparado, ou seja, vencer o inimigo, deve obedecer e respeitar os superiores de forma incontestável, perdendo sua personalidade.

Ocorre que esta lógica aplica-se em tempos de guerra, período em que temos um inimigo real, uma guerra real, uma real necessidade de posturas de guerra.

Contudo, ao se aplicar no dia-a-dia uma conduta de guerra, retirando-se de cada homem que veste a farda da Gloriosa Polícia Militar sua individualidade por meio, muitas vezes, de posturas em que se humilha e desrespeita os ocupantes de postos inferiores, cria-se uma animosidade, uma ansiedade que se reflete na atuação do profissional de segurança pública.

Aprende-se durante o treinamento que o valor a ser respeitado é a hierarquia e a disciplina. Neste instante, cria-se o policial que apenas “cumpre ordens”, ou seja, perde o poder de decisão ante às situações e ocorrências que se lhe apresentam. 

O Policial Militar perdeu, pois, sua personalidade, sua condição humana, e passou a ser fantoche aos caprichos de um Estado que tem nas ações de seus agentes, que apesar de detentores de postos mais elevados, são tão iguais em nível de direitos e obrigações como o militar da mais baixa patente.
Ou seja, a militarização criou figuras OFICIAIS que se esquecem da missão última da polícia, perdendo-se um valioso tempo em criar ações que possam evitar o crescimento dos índices de violência e gastando-se energias em punir, reprimir o “inferior”, alimentando o ego de ser mais graduado, um “superior” em relação ao outro.

Assim, falta energia para conquistar a tropa tratando-os como homens e mulheres que estão dispostos a ofertar a vida em prol da sociedade. Desta forma, perde-se a tropa, perde-se a luta. O resultado? “Basta ver as paginas policiais!”

O policial militar é antes de tudo um herói, não só porque tem sua vida ameaçada todos os dias em uma luta desigual contra o crime (vez que o Estado não lhe dá as mínimas condições materiais para esta luta), mas, porque vence, a cada dia, as figuras OFICIAIS que veneram um arcaico RDPM e um penoso Estatuto, sem perceber que voltam suas energias contra a própria corporação e em reflexo atingindo a sociedade como um todo.

Mas há pessoas, como o Tenente Silva Neto, que enxergam as coisas como são, e justamente por isso, vemos a Gloriosa Polícia Militar perdendo precioso tempo em receber representação de uma daquelas figuras OFICIAIS e gastando esforços em procurar punir o cidadão Silva Neto do qual tentam retirar a personalidade, proibindo-o de "pensar" e expressar o que sente.

O questionamento que fica é: Até quando? 

Parabéns Tenente Silva Neto, és um HOMEM oficial. 

Este núcleo jurídico está a disposição para auxiliá-lo no que for necessário. Tudo, com o apoio irrestrito da APRAM e sem dúvida de tantos homens soldados, cabos, sargentos e oficiais que não foram roubados em suas condições de seres humanos.

Roberto Barroso Moura é Advogado Cível e membro da Assessoria Jurídica da Associação de Praças de Mossoró e Região - APRAM

Por Roberto Barroso Moura *

Estado Rio Grande do Norte Polícia Militar - Projeto @bsolutas

C O N V I T E


O Projeto @bsolutas tem a honra de convidar esta conceituada instituição para assistir ao espetáculo “Polícia Militar do Rio Grande do Norte: Heróis do Tempo e da Memória”, por ocasião dos 179 anos da Polícia Militar, o qual está inserido na programação cultural do Estado Agosto da Alegria a ser realizado no dia 30 de agosto do corrente (sexta-feira), às 09h00, no Ginásio Poliesportivo do Quartel do Comando Geral, situado na Avenida Rodrigues Alves s/n – Tirol.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Coronel oferece representação contra Tenente que defendeu desmilitarização das PMs

Uma mensagem publicada em uma rede social por um Tenente da Polícia Militar vem causando agitação devido a reação de um Coronel PM da Reserva Remunerada que ofereceu representação contra o Oficial.

2º Tenente QOPM Silva Neto
Lotado na 1ª CIPM/Macau-RN
O Tenente teria publicado no último dia 22 uma mensagem em seu perfil do Facebook apoiando a desmilitarização das polícias militares. "Basta uma única polícia. No Chile é assim e dá de 10 x 0 no Brasil", declarou o Oficial, seguido de uma foto com os dizeres "Fim do militarismo nas polícias já".

A declaração, contudo, ocasionou a reação de um Coronel da Reserva Remunerada, o qual publicou em seu Facebook uma "Representação Administrativa" dirigida ao Comandante Geral da PMRN em face da publicação do 2º Tenente em seu perfil.

Na representação, o Oficial da Reserva passa a enumerar os ordenamentos jurídicos aos quais são subordinados os policiais militares, destacando a questão da hierarquia, disciplina, acatamento das leis, amor à profissão, entre outros dispositivos constantes na legislação militar. Para o Coronel, o Tenente, "ao manifestar-se publicamente, da forma como o fez, atropela, em tese, todos os dispositivos", destacou o Coronel. Ainda conforme a representação, "as polícias militares passam por um momento de transição em sua história, aonde setores externos seguidores de ideologia contrária aos valores castrenses 'injetam', aqui e acolá, sementes de discórdia, na tentativa de fragilizar, enfraquecer e desmistificar nossas tradições, nossa história, nossos paradigmas, nossos dogmas, nossa honra e nossa glória".

De acordo ainda com a representação, o Tenente "não se restringiu apenas a noticiar eventual insatisfação pessoal frente à estrutura hierarquizada da instituição que o acolheu em suas fileiras, mas, ao compará-la com instituições congêneres e atribuir-lhe nota zero e suscitando a sua própria extinção, 'cospe no prato que come', como bem ensina a sabedoria popular". 

Ao final, o Coronel refere-se ao Tenente como um "jovem oficial que, presume-se, ainda não conseguiu assimilar e aprender a real e verdadeira razão de ser policial militar e da importância transcendental e imensurável da Polícia Militar do Rio Grande do Norte", e solicita ao Comandante Geral da PMRN "que seja dado ciência formal dos termos do presente instrumento ao representado, acrescido de orientações de Comando, na expectativa de que fatos de igual natureza sejam, por ele, tempestivamente, avaliados, sopesados e comparados à luz do direito alheio", conclui o Coronel.

Militares criticam atitude de Oficial da Reserva e emitem mensagens de apoio a Tenente PM

A representação administrativa elaborada pelo Oficial da Reserva Remunerada dividiu opiniões, e muitos saíram em defesa do Tenente da PMRN, afirmando se tratar de uma simples manifestação de pensamento. 

"Uma simples e curta opinião resultou nisso", disse um policial militar em seu perfil e concluiu: "Onde anda a liberdade de expressão?".

A Associação de Cabos e Soldados da PMRN (ACS/PMRN) também saiu em defesa do 1º Tenente e emitiu uma nota de apoio ao Oficial, destacando que o "Tenente teve o privilégio de em sua carreira militar ter sido soldado e, por isso, tem uma visão ampla dessa questão do militarismo e de suas implicações hierarquizadas na nossa Corporação", diz um trecho da nota.

Por dentro da PM
Por Glaucia Paiva

PM apreende mais de 300 quilos de maconha em Parnamirim - Flagrante foi feito na noite desta segunda-feira, em uma casa no Jardim Planalto.

A Polícia Militar apreendeu uma grande quantidade de maconha, na noite desta segunda-feira (26), em uma casa na cidade de Parnamirim. O flagrante foi feito após uma denúncia anônima. A contagem oficial ainda não foi feita, mas estima-se que aproximadamente 300 quilos de maconha estavam no interior da residência.



Policiais da Força Tática do 3º Batalhão da PM receberam informações de que um veículo Pálio estaria sendo usado para o transporte de drogas, no Centro de Parnamirim. Durante a abordagem, estavam no carro Joan Madson Batista da Costa, de 22 anos, Maria do Livramento dos Santos, de 28 anos, e Daniele da Silva de Oliveira, de 21 anos, que estava com um bebê de um ano e meio e outra criança de 11 anos.

Dentro do Pálio, os policiais encontraram dois quilos de maconha. Em seguida, a polícia foi informada que o restante da droga estaria em um veículo modelo Gol, em uma rua no bairro Jardim Planalto. Ao chegar ao local, a polícia viu o caro sem ninguém, mas decidiu esperar.

Pouco tempo depois, o casal Samir Fonseca dos Ramos, de 32 anos, e Thaise Sueli França de Souza, de 24 anos, apareceu no local e entrou no carro, quando a abordagem foi feita. Neste veículo, a polícia encontrou mais dois quilos de maconha.

Em seguida, os policiais foram até a rua da Carambola, no Jardim Planalto, e ao chegarem lá, os policiais encontraram, dentro de um freezer, dez caixas contendo 30 quilos de maconha em cada uma delas, totalizando aproximadamente 300 quilos. Também foi apreendida uma balança de precisão, um pé de maconha, bem como uma pistola calibre ponto 40.

Portal BO/Por Redação
Fotos: Sérgio Costa / Portal BO

Corpo de um homem é encontrado em matagal próximo ao trevo de acesso a RN 120

O corpo de um homem foi encontrado na manhã desta segunda-feira(26) em um matagal no terreno que fica entre a BR 120 e o IFRN, em João Câmara. Corpo apresenta marcas de tiros na cabeça com características de execução.

Polícia está no local aguardando chegada do ITEP

Corpo foi encontrado numa estrada carroçável próximo a RN 120

A vítima residia na travessa da rua 29 de outubro e segundo informações tinha passagens na Polícia por suspeita de prática de roubo. Uma guarnição da Polícia Militar está no local fazendo guarda do corpo até a chegada da equipe do instituto Técnico e Cientifico de Polícia ITEP para fazer a remoção do corpo. As primeiras informação são que que á vítima é conhecida por Fabiano. 

Informações: Blog de Assis Silva

A ACS - RN vem a público manifestar apoio ao Tenente SILVA NETO acerca da representação feita por oficial da reserva remunerada da PMRN em desfavor do Oficial.

A Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Estado do RN vem a público manifestar o seu apoio incondicional ao Tenente SILVA NETO acerca da representação feita por oficial da reserva remunerada da Polícia Militar em desfavor do tenente por uma postagem em seu perfil do Facebook favorável a desmilitarização das polícias no Brasil.

Em que pese o respeito que a nossa entidade nutre pelo Coronel PM WALTERLER, oficial do último posto da Corporação e possuidor de um notável saber jurídico, em especial do direito castrense, entendemos que o oficial superior agiu com excesso de preciosismo ao ofertar a representação contra o tenente SILVA NETO, pois em um País onde vemos diariamente se chamar a Presidenta da República e Governadores de Estados de corruptos, que mal existe em se posicionar favorável a uma mudança na forma de organização das polícias.

O Tenente SILVA NETO teve o privilégio de em sua carreira militar ter sido soldado, e por isso, tem uma visão ampla dessa questão do militarismo e de suas implicações hierarquizada na nossa Corporação, sendo hoje um oficial que goza de um inquestionável prestígio e admiração entre seus superiores, pares e subordinados.

Por tudo aduzido acima, a Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Estado do RN expressa a sua mais sincera ADMIRAÇÃO pelo Tenente SILVA NETO, além de disponibilizar o núcleo jurídico da nossa entidade a fim de ofertar defesa frente à representação apresentada pelo Coronel PM WALTERLER.

ACS-RN

Mecânico é levado por bandidos e mãe acredita que ele está morto

O mecânico Rafael Fernandes Rocha Carvalho, de 23 anos, foi levado por bandidos, na noite do último sábado (24), e a família está à procura do jovem. Ele estava na casa de uma tia, no bairro Golandim, em São Gonçalo do Amarante, quando oito homens chegaram ao local em dois carros e um deles armados rendeu a vítima e obrigou que ele entrasse no veículo.

Rafael Fernandes está desaparecido 
desde o último sábado.

Desde então, Rafael não foi mais visto e não deu mais notícias. Rafaela Ceris, mais conhecida como Neia, mãe de Rafael, comentou que não entende o que aconteceu com o filho, tendo em vista que ele não tinha envolvimento com drogas. Ela informou também que, há algumas semanas, jovem vinha falando coisas estranhas, como se estivesse se despedindo.

Inclusive, a mãe revelou que irá fazer aniversário nesta terça-feira (27) e Rafael já tinha dado os parabéns, alegando que poderia não ver mais a mãe. “Já procurei em hospitais e no ITEP e não encontrei nada. Infelizmente, meu coração de mãe diz que meu filho está morto”, lamenta Neia.

Rafael Fernandes não tem nenhuma passagem pela polícia e, de acordo com a família, não tinha nenhum envolvimento com drogas. No momento em que foi levado por bandidos, o mecânico estava na casa da tia, na rua Pedro Batista Cavalcante, no bairro Golandim, acompanhado da esposa, Paloma Valadres, e de uma filha de 3 anos que Rafael tem de outro relacionamento.

Dois carros fecharam a rua, um homem desceu de um dos veículos armado e disse: “é você mesmo”. Em seguida, ele obrigou Rafael a entrar no carro. Paloma Valadares, esposa da vítima, disse em entrevista ao programa O Povo no Rádio, nesta segunda-feira (26), que acredita que o marido foi confundido com o irmão dele, que teria envolvimento com drogas.

Mãe da vítima está em busca de informações sobre 
o paradeiro de Rafael, embora já espere o pior

Portal BO/Por Sérgio Costa

domingo, 25 de agosto de 2013


IFRN lança concurso com 36 vagas para técnicos e salários até R$ 3,178,70Os interessados deverão se inscrever das 8h do dia 30 de agosto às 23h59m de 15 de setembro no site da Funcern

A Diretoria de Gestão de Pessoas do IFRN divulgou o Edital 13/2013, referente à realização de concurso público para o provimento de cargos de Técnico-Administrativo em Educação do Instituto. No total, são 36 vagas distribuídas entre Técnico em Tecnologia da Informação (nível intermediário); Administrador; Analista de Tecnologia da Informação; Engenheiro Civil; Assistente Social e Médico Clínico Geral (nível superior).

Os interessados deverão se inscrever das 8h do dia 30 de agosto às 23h59m de 15 de setembro de 2013. A inscrição será feita exclusivamente pela internet, através de formulário eletrônico que estará disponível, durante o período, no site da Funcern (www.funcern.br), que irá executar o concurso público. A taxa de inscrição deverá ser paga até 16 de setembro.

Para o cargo de nível intermediário, o vencimento básico do salário corresponde a R$ 1.912,99, que poderá ser acrescido de vantagens, benefícios e adicionais previstos na lei. A taxa de inscrição, neste caso, é de R$ 47,00. Já para os cargos de nível superior, o vencimento básico é de R$ 3.178, 70, que também poderão ser acrescidos de vantagens, benefícios e adicionais previstos na lei. A taxa de inscrição é de R$ 78,00.

As provas, de múltipla escolha para todas as vagas, serão aplicadas dia 3 de novembro. O resultado final do concurso público será divulgado dia 22 de novembro de 2013.

Portal no ar

PM's do RN se mobilizam por promoções e cobram aprovação de PEC's

Centenas de policiais militares do RN participaram do Dia Nacional de Mobilização, no intuito de reivindicar do Governo do Estado a continuidade da tramitação do projeto de Lei de Promoções de Praças, a qual foi entregue oficialmente ao Governo em fevereiro deste ano.

Os policiais e bombeiros militares se reuniram em frente ao Clube Tiradentes, sede da Associação de Subtenentes e Sargentos da PMRN, e saíram em caminhada pelas ruas da capital potiguar com destino à Governadoria. Durante a caminhada, os militares estaduais contaram com o apoio de outras categorias, como a Polícia Civil e o Sindforte, além dos candidatos aprovados no último concurso da PMRN.

Durante a caminhada, os militares reivindicavam, além da aprovação da Lei de Promoções de Praças, mais valorização profissional e a aprovação no âmbito federal das PEC's 300 e 102. A primeira estabelece uma unificação salarial em todo o país para todas as polícias militares e corpos de bombeiros militares, já a segunda (PEC 102) propõe a desmilitarização das polícias militares. Com cartazes cobrando essas duas propostas de emendas constitucionais, os militares solicitaram o apoio e a compreensão da população.

No seu destino final, a Governadoria, os representantes das associações dos policiais e bombeiros militares entregaram no protocolo do Gabinete Civil um documento solicitando a continuação da tramitação da Lei de Promoções de Praças. Do lado de fora do Gabinete Civil, os militares cantavam a Canção da Polícia Militar do RN.

Soldado Glaucia/Portal BO

DIA DO SOLDADO: Em desabafos nas redes sociais, Militares do RN dizem que não tem o que comemorar

Neste domingo, 25, é comemorado o Dia do Soldado, data que tem por objetivo homenagear todos os integrantes de organizações militares do país. Contudo, apesar de antigamente essa data ser celebrada com festividades, incluindo paradas militares, atualmente, os Militares, ao menos do RN, dizem que não há muito o que comemorar.

Os PM’s do RN reclamam da falta de valorização e de perspectiva de ascensão na carreira militar. Na última semana, dois militares com 25 de serviço foram transferidos para a reserva remunerada na graduação que ingressou na Polícia Militar do RN, ou seja, Soldado PM.

Com a. falta de expectativa de promoções, muitos policiais militares postaram em suas redes sociais mensagens de desabafo sobre a atual situação dos Soldados do RN. “Quem não é valorizado, não é preciso se preocupar em comemorar um valor que não existe”, disse um PM. 

Em outra situação, uma policial afirma que não há “nada a comemorar”, felicitando, inclusive, aos que saíram da Corporação em busca de uma melhor situação. “Feliz Dia do Soldado para todos os meus amigos que conseguiram sair da ‘Gloriosa’ e hoje certamente estão em uma situação melhor que a nossa”, desabafou a PM.

Outro Soldado também publicou sua indignação com a falta de valorização profissional por qual passa os Militares do RN atualmente. ”Uma data onde a única coisa a se comemorar é o fato de estar mais um ano vivo, sem perspectiva de melhorias, sem valorização por parte do Estado”, relatou o Soldado.

Por Sd Glaucia