sexta-feira, 1 de junho de 2012

INÉDITO

Curso de Formação de Soldados da PM
 terá cinco alunos a partir de segunda-feira

Cinco candidatos ao cargo de Soldado PM, aprovados no último concurso da Polícia Militar do RN ocorrido no ano de 2006, foram convocados e terão o direito de participarem do Curso de Formação de Soldados.

O CFSD terá início na próxima segunda-feira, 4, e será exclusivo para formar os cinco candidatos, que ganharam na Justiça o direito de prosseguir no concurso.

A convocação foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 19 de maio e a matrícula no Curso de Formação foi oficializada nesta sexta-feira, 1º, pelo Comando Geral da PMRN em Boletim Geral da Instituição.

Apesar de iniciar apenas com cinco alunos-soldados, a previsão é que mais candidatos tenham o direito da matrícula, visto que muitos recorreram à Justiça.

Portla BO
Por Soldado Glaucia

quinta-feira, 31 de maio de 2012

ACS promove seminário sobre
criminalização dos movimentos policiais

O Eventos será realizado amanhã (01),  na sede do Sinpol-RN,  localizado na avenida Rio Branco, 825, na Cidade Alta. em Natal.

Nesta sexta-feira, dia 1º de junho, a Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte promove um grande evento que contará com a participação de policiais, parlamentares e representantes de entidades nacionais.

O Seminário sobre a Criminalização das Reivindicações dos Policiais e Bombeiros Militares será uma oportunidade de debate sobre legislação e movimentos sociais envolvendo militares.

 "O debate é para chamar atenção para que as lutas que estão sendo feitas há tanto tempo não percam foco, e, principalmente, para reascender algumas discussões travadas em todo país, como o caso do movimento na Bahia, mostrando que os policiais não podem e não devem se abater com perseguições politicas externas e internas”, destaca o vice-presidente da ACS-PM/RN, cabo César Queiroz. O evento é aberto ao público e contará com a presença de representantes de categorias distintas, mas com os mesmos propósitos, como as Associações do Ceará, Pernambuco e Paraíba.

Estarão presentes parlamentares com o Sargento Soares, de Santa Catarina, o sargento Aragão, do Tocantins, e o soldado Sampaio, de Roraima.

Para o cabo Jeoás Nascimento, está mais do que na hora de se mudar as formas de pensar o militarismo no Brasil. “Queremos, por exemplo, colocar em discussão neste Seminário o fim das prisões administrativas”, revela. Outra pauta do evento será a implantação do subsídio e plano de carreira para os Praças.

O Seminário sobre a Criminalização das Reivindicações dos Policiais e Bombeiros Militares terá início a partir das 13h.

* Assessoria de comunicação - ACS
Professores e funcionários da UERN
realizam protesto amanhã

Apoiados pela decretação da legalidade da greve, professores, servidores e estudantes da UERN em Natal se mobilizarão amanhã (1º), às 18h, em um protesto com a participação de professores e técnicos administrativos de Mossoró. A manifestação vai ocorrer em frente ao Midway Mall.

O protesto, batizado pelos professores de "Aniversário de 1 mês da greve da UERN", tem o objetivo de pressionar o Governo do Estado a apresentar uma proposta para o fim da paralisação. Os grevistas acusam o Executivo de descumprir acordo com a categoria, enquanto o Governo afirma que não pode conceder reajuste devido ao limite prudencial, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Os grevistas conseguiram na Justiça a confirmação sobre a legalidade da paralisação. O Governo, por outro lado, recorre da decisão judicial e quer a decretação da ilegalidade da greve.
Bandidos roubam moto e atiram
contra jovem em Parnamirim

Dois bandidos armados identificados como Antônio Carlos Pereira Bezerra, de 31 anos, e João Paulo de Souza Silva, de 27, foram presos no início da tarde desta quinta-feira (31) após roubarem uma moto no bairro de Planalto, em Parnamirim, região Metropolitana.

Dupla roubou moto e desferiu tiros
 contra rapaz, que não foi atingido

Logo após o roubo , os bandidos caíram da moto quando tentavam sair do local. A vítima do assalto, Renato Lima, de 21 anos, correu para fugir de uma nova ação dos assaltantes. Os bandidos, então começaram a desferir tiros em direção ao jovem, que não foi atingido.

De acordo com as informações do PM Jaziel Macena, que estava na operação, uma equipe da Polícia Militar que estava nas proximidades percebeu a ação dos bandidos e iniciou uma perseguição contra os homens. A dupla caiu novamente da moto na rua Doutor Antônio, ainda no Planalto, e seguiram em fuga a pé. João Paulo de Souza Silva foi preso logo na sequência. Com ele estavam um revólver calibre 38 e uma faca.

O comparsa de João Paulo, Antônio Carlos Pereira Bezerra, seguiu em fuga pulando muros de casas do bairro, mas não foi muito longe. A polícia conseguiu abordar o bandido e efetuar a prisão. Os criminosos foram levados para a 1ª Delegacia de Polícia de Parnamirim, onde serão autuados.

Tribuna do Norte
Ex-Presidente Lula
foi ao Programa do Ratinho

Registramos a presença do ex Presidente Lula na noite desta quinta-feira (31) no Programa do Ratinho. Quem duvidou que ele cumpriria o prometido de ir ao programa do Ratinho quando ele declarou há meses quando saiu do hospital , se enganou. Ele foi mesmo! Esta é  a segunda aparição pública do Presidente Lula após o tratamento de câncer. A primeira foi quando Lula criou uma página no Facebook  (https://www.facebook.com/Lulae lançou vídeo. 

Confira os registros de nossa câmera  de sua visita no programa do Ratinho.


Lula e Ratinho, homens de vocabulário simples, falaram uma variedade de assuntos, da doença enfrentada por ele, sua história e sua paixão pelo Corinthians.

O presidente falou da facilidade de se vencer o câncer quando tem dinheiro, e da dificuldade do pobre nos hospitais públicos.

Falou também que os avanços para melhorar a vida do pobre estão bem distantes do que ele e a Presidente Dilma desejam para o País. Que a lentidão burocrática dificulta a situação das pessoas humildes no Brasil.

Personalidades como Ronaldinho e Zeca Pagodinho falaram de sua intimidade com o ex-presidente Lula, com direito até um brinde de um copo de cerveja. Por quem? Zeca pagodinho, claro!


Perguntado a ele por que ele escolheu o programa do Ratinho para conceder sua 1ª entrevista após a saída do Hospital ele sorriu e respondeu: Escolhi por que ele come rabada igual a mim, que traduzindo: O programa do ratinho é “povão” igual a mim, ele é um homem que fala a minha linguagem.

Sobre o terno que estava usado, olhou pra plateia e disse: "Este terno que estou vestido hoje, eu comprei pra usar no meu caixão. Mandei comprar bem antes de morrer para ir me adaptando, mas como sobrevivi estou usando aqui no programa". O Público riu e aplaudiu o bom humor do ex-presidente.

Grande Lula Inácio da Silva
Policial Militar  ministra Palestra no
Centro de Referência de Assistência
Social (CRAS) em João Câmara RN

Nesta quarta-feira (30), o 3º Sargento PM Sandra ministrou uma palestra para Jovens e Adolescentes inseridos no programa do CRAS, atendendo convite do Coordenador núcleo II Pedro Junior.


 Durante os 60 minutos a palestrante abordou o tema “Os valores familiares”, abrindo um leque para tratar dos subtemas: AMOR, RESPEITO, SOLIDEZ FAMILIAR, COMPREENSÃO, DIÁLOGO E VERDADE.

Democraticamente os jovens foram interagindo com a Sargento Sandra e também com os educadores sociais do Programa, Caliane, Iara e José Maria, expondo as experiências do cotidiano, todas relatadas de forma espontâneas e descontraídas.

O CRAS II é uma das duas unidade públicas da política de assistência social, da base municipal de João Câmara, integrante do SUAS, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social do município.


 




O CRAS é destinado também à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos.

Alguns Jovens matriculados no Programa são pessoas que cumprem medidas sócio educativas impostas pela vara da Infância e adolescente, por ter cometido ato infracional, elencados no Estatuto da Criança e do Adolescente.  A palestra foi executada nos dois turnos - (Manhã e Tarde).

Turma da Manhã

Turma da Tarde

Sargento Sandra e os Educadores Sociais do Programa
do CRAS II - José Maria, Iara e Caliane
Polícia invade casa de assaltantes e
encontra metralhadora e farda da PM

Equipe do 5º Batalhão fazia uma perseguição após receber uma informação de um veículo tomado de assalto em Capim Macio.

Uma metralhadora ponto 45, uma espingarda de pressão, vários carregadores de diversos calibres, coletes balísticos, perucas e uma farda da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte. Este foi o resultado de uma investida realizada pela polícia na noite desta quarta-feira (30), em uma casa localizada em um residencial, na rua Irineu Costa, no conjunto Satélite, zona Sul de Natal.

A equipe do 5º Batalhão fazia uma perseguição após receber uma informação de um veículo tomado de assalto em Capim Macio. O carro estava conectado com um dispositivo de rastreamento e foi monitorado por uma empresa de segurança.

Quando os PMs chegaram ao endereço informado pelo GPS, (Sistema de posicionamento Global), os suspeitos abandonaram o veículo, mas deixaram para trás o QG do crime. A casa estava aberta e com vasto material espalhado nos dois cômodos existentes. Eram documentos, máquina de reprodução de cartões de crédito, armas, munições, carregadores e dois veículos, sendo um tipo Golf e um Corolla.

Por Sérgio Costa/Foto: Sérgio Costa


De acordo com o sargento Pontes, os suspeitos tiveram tempo de estacionar veículo roubado e fugirem. No entanto, não conseguiram fechar a residência usada como esconderijo deixando para trás todo o material utilizado nas ações criminosas.

“Acredito que o local era usado como ponto de apoio de uma quadrilha de assaltantes que age em toda Natal e no interior. O que mais impressionou a nossa equipe foi o poder de fogo que estavam sendo usado pelos bandidos”, Relatou.

Além de todo o material, os policiais encontraram um computador portátil ainda ligado com informações pessoais de um dos fugitivos. Depois de feita uma varredura em toda a zona Sul, as equipes da polícia não conseguiram localizar os moradores do local. Alguns vizinhos foram ouvidos, mas não souberam informar detalhes sobre o comportamento das pessoas que viviam ali

Portal BO

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Animal provoca acidente fatal
na estrada do óleo que liga a
BR 406 a Pendências

Um acidente com vitima fatal foi registrado por volta das 19 horas e 30 minutos de terça-feira (29), na estrada do óleo em Guamaré. A vítima foi Alécio Pereira de Oliveira (27 anos) "montador”, morador no distrito de Salina da Cruz.

Alécio  Pereira de Oliveira (27)

Alécio vinha da cidade do Alto do Rodrigues da Empresa Nippon onde trabalhava com destino a Guamaré, quando colidiu com uma vaca na estrada do óleo. Ele foi socorrido, mas, veio a óbito no Hospital Manoel de Lucas em Guamaré.

Com a violência do impacto sua moto de placa MZG 5674 ficou totalmente danificada. O corpo de Alécio foi conduzido para o instituto técnico e cientifico de policia em de Mossoró onde foram realizados os procedimentos de necropsia.

O subtenente Luiz Carlos responsável pelo o destacamento de Guamaré, disse que pilotar motos no horário noturno é muito perigoso, pois os animais vivem soltos. A estrada do óleo já contabiliza inúmeros acidentes causados por animais na pista.

Com informações e foto Guamaré em dia
Elemento preso pelo GTO de Macau é
fugitivo perigoso e usou nome falso

Um dos detidos pelo Grupo Tático Operacional - GTO de Macau no dia 28 em Pendências é o NEGO GRAÚNA, que no ano passado fugiu do Regime fechado da Penitenciaria Agrícola Mário Negocio de Mossoró.

Francisco Wendel Carneiro de Sales
 vulgo "Graúna”

FUGA – Na época Graúna criou uma doença “Contagiosa” para conseguir convencer os agentes a levá-lo ao hospital. Os policiais civis cumprindo determinações superiores retiraram o meliante do pavilhão de segurança máxima da Penitenciaria Agrícola Mário Negocio de Mossoró e o conduziu ao posto de saúde para a realização de exames, foi quando Graúna abriu a algema e dominou um dos agentes, e tomou-lhe a arma e fugiu.

FOI LEVANTADO AINDA - Graúna foi preso no dia 4 de abril do ano passado com uma pistola 765, municiada. O mesmo é acusado de vários assaltos, tentativas de homicídios no grande alto de são Manoel em Mossoró. Também é acusado de efetuar um disparo na perna de um policial da ROCAM, neste dia ele foi preso.

NOME REAL – Na última prisão feita pelo GTO, ele se identificou para os policiais de Macau como "Clézio", sendo de Mossoró, mas afirmou morar em Natal. Segundo levantamentos seu nome verdadeiro é Francisco Wendel Carneiro de Sales vulgo "Graúna”.

As investigações continuam. A Polícia Militar e Polícia Civil estão buscando mais informações a respeito do criminoso.
Homem é preso em Flagrante
de delito assaltando a mão armada

Foi preso em Flagrante na noite de hoje (30) em Macau, Homem que assaltou a mão armada  um casal‏ no centro da cidade.

A Polícia Militar de Macau prendeu na noite de quarta feira (30) o jovem Itálo Nunes de Souza conhecido por Itinho por prática de assalto a mão armada contra um casal na Praça da Bíblia em Macau.

A arma usada por ele foi uma faca de serra para praticar o delito, na oportunidade ele tomou dois aparelhos de telefones celulares. A PM foi chamada por populares que o viu entrando numa lan-house onde possivelmente faria a segunda vítima.

A PM foi chamada e prendeu Itinho ainda com a faca e os dois telefones tomados de assalto minutos antes. O acusado foi autuado na delegacia Regional de Macau no artigo 157 assalto a mão armada, e vai aguardar a decisão da justiça preso no CDP.

Se alguém foi vítima deste meliante entre em contato com a Delegacia Regional de Macau e denuncie.
 
Matéria atualizada em 01/06 às 00h26min
Informações; 1ª CIPM/Macau
Acidente envolvendo veículo que
 presta serviço a Eólica faz vítima
fatal em João Câmara


Por volta das 14h20min, nesta Quarta-feira (30), um Grave acidente aconteceu em João Câmara, precisamente na BR 406, próximo à entrada da RN 120 que liga João Câmara a Parazinho. No acidente foi evolvido uma caçamba e um caminhão carregados de ferro para parques eólicos da região. Os dois carros envolvidos no acidente prestam serviço para a empresa Cortez.

O caminhão de placa OCT 5368 de Fortaleza descia a ladeira no sentido Jandaíra e a caçamba de placa NNV 7431 - Ceará-mirim, vinha na RN 120 entrando na BR 406. O motorista do caminhão ainda freou bruscamente não conseguiu evitar a batida perdendo o controle do carro e descendo o aterro.


O ajudante do caminhão José Edilson dos Santos Serafim, de 30 anos, natural do Ceará, morreu preso as ferragens. Porém, motorista o do caminhão foi socorrido para o Clovis Sarinho em Natal consciente.

Equipes do SAMU e Corpo de Bombeiros estiveram no local prestando socorro às vítimas.

O corpo da vítima fatal continua no local aguardando os peritos do ITEP. A polícia militar local faz o isolamento da área juntamente com a Polícia Rodoviária Federal.




Imagens do acidente na BR 406 (Foto Assis Silva)

A BR foi isolada e os veículos estão trafegando por um desvio próximo ao local do acidente.

Assis Silva
Surge uma luz no fim do túnel para os
 824 convocados da Polícia Militar.

Após sete anos de espera, desde que se submeteram a um concurso público em 2005, surge uma luz no finalzinho do túnel para os 824 convocados da Polícia Militar.



O que motivou a decisão judicial foi o fato de dois candidatos aprovados terem ingressado com ação judicial contra o estado para serem convocados. A juíza declara que o estado convocou candidatos com notas iguais ou inferiores aos autores para o curso de formação.

Foi deferida uma liminar determinando que a PM fizesse a "convocação dos candidatos para provimento das vagas remanescentes do concurso chamando-os conforme ordem de classificação geral de todas as regiões, com base na ordem decrescente de pontuações obtidas na prova objetiva, alcançando as pessoas dos autores se outras em melhor colocação não atenderem a convocação".

Posteriormente mais três candidatos ingressaram no processo, requerendo admissão como autores da ação e requerendo o cumprimento da liminar e divulgação do resultado da 2ª etapa do concurso, realizada entre os dias 10 de janeiro e 15 de fevereiro de 2011.

A juíza disse que, apesar de ter havido uma convocação dos candidatos aprovados, a decisão judicial proferida em juízo ainda foi descumprida. "E, não sendo cumprida a decisão judicial, não tem esta magistrada como admitir ou excluir os litisconsortes ativos, pois não se sabe se estão classificados no concurso em posições melhores do que os autores".

Além da lista, a juíza solicitou ao comando da PM a apresentação do cronograma de realização das demais etapas do concurso (exames de saúde e curso de formação) para cumprimento integral da decisão judicial.

Informações: Diário de Natal
GREVE
Juíza reconhece legalidade de
paralisação da Uern


A juíza convocada Sulamita Pacheco, que substitui o desembargador Amaury Moura Sobrinho, reconheceu nesta terça-feira (29) a legalidade da paralisação dos servidores e professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A decisão da magistrada responde a Ação Originária ajuizada
pelo Poder Executivo, que pediu liminarmente a
 ilegalidade do movimento grevista.


"A greve que hora se analisa não possui ilegalidade que se possa enxergar neste momento processual, exatamente por ser uma reação às condições de trabalho e o exercício do direito de auto-defesa de categorias", destacou a juíza convocada, que completou: "assegurar agora o direito à greve traz como consequência a segurança de uma educação mais digna".

Na visão de Sulamita Pacheco, o Estado não cuidou de maneira satisfatória de demonstrar a existência de requisitos necessários, perante à lei, para alcançar a concessão do que pleiteou. Além disso, destacou ela, resta evidenciado o descumprimento do Estado de acordo realizado em 02 de maio deste ano.

"Não vejo como o Poder Judiciário calar neste momento, este grito, que busca a efetivação do de um Estado democrático livre, igualitário e justo". Diz Juíza Sulamita Pacheco, em decisão sobre legalidade do movimento grevista na Uern.

*Fonte: TJRN


NOTA DO BLOG:  Como temos visto as coisas não andam muito bem para o lado da Governadora Rosalba Ciarline. Ela precisa rever sua administração para que não haja um descontrole generalizado em seu governo, que já andou perto, sabemos disso. A Polícia  Militar, por exemplo, está esperando o cumprimento do subsídio que foi prometido para o mês de Julho, caso este acordo não seja cumprido provavelmente aconteça alguma manifestação pública por parte das associações que defendem a categoria dos praças e oficiais.. Torcemos para tudo acabar bem...

terça-feira, 29 de maio de 2012

SANCIONADA »

Diário Oficial da União publica lei que
 cria banco de DNA de criminosos

A lei que cria um banco nacional de DNA para auxiliar na elucidação de crimes violentos foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada nesta terça-feira (29/5) no Diário Oficial da União. A proposta, de autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI), visa a instituir no Brasil uma unidade central de informações genéticas, gerenciada por uma unidade oficial de perícia criminal.

Esse banco de material reúne vestígios humanos como sangue, sêmen, unhas e fios de cabelo deixados em locais de crimes que poderão ser usados pelas autoridades policiais e do Judiciário nas investigações. Também fará parte do banco o material genético de criminosos condenados por violência dolosa, quando há intenção de praticar o crime.

Todos os dados coletados serão sigilosos e os perfis genéticos deverão seguir normas constitucionais e internacionais de direitos humanos. Segundo a lei, as informações obtidas a partir da coincidência de perfis genéticos deverão ser consignadas em laudo feito por perito oficial devidamente habilitado.

Segundo o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais do Departamento de Polícia Federal (APCF), Hélio Buchmüller, a proposta é uma reivindicação antiga dos peritos criminais federais. “A gente [os peritos criminais] vem orientando setores do governo há oito anos para a criação dessa ferramenta. Temos a possibilidade de implementá-la, mas necessita de amparo legal.”

“Estamos avançando no campo da polícia científica, utilizando avanços tecnológicos para permitir identificar os autores de crimes graves e violentos, e, com isso, minimizar os erros judiciais.”  Disse o advogado criminalista Alberto Toron

O prazo para a lei entrar em vigor é 180 dias.

Do CorreioBraziliense.com.br
AINDA SOBRE OS 824 CONVOCADOS DA PM

A Justiça do RN reconhece Direitos,
 Determina Ação e Cobrará multas
no descumprimento da Ordem

NA ÍNTEGRA:

Desta forma, DETERMINO SEJA INTIMADO O COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR DO RN PARA, no prazo de 30 dias:

A) trazer aos autos a lista de classificação geral de todas as regiões com base na ordem decrescente das pontuações finais obtidas na primeira fase do certame para o concurso de Soldado da Policia Militar;

B) resultado da 2ª fase do certame que foi o teste de aptidão física dos candidatos convocados para todas as regiões conforme edital nº 0291/2010- CFSd/DP/PMRN;

C) cronograma de realização das demais etapas do certame ( saúde e curso de formação) para cumprimento integral da decisão judicial. Em caso de descumprimento destas determinações pelo Comandante da Polícia Militar do RN, determino fixação de multa diária e pessoal no valor de R$ 1.000,00 ( um mil reais) e extração de cópias para apuração de crime de desobediência e cometimento de improbidade administrativa e remessa ao Ministério Público Estadual.

Ler mais em: Diário de Natal
desta 3ª Feira 29/05
DECISÃO JUDICIAL

Justiça determina continuidade às etapas 
do concurso  para os 824 convocados da PM

Justiça  determinou que o comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo, dê continuidade às etapas do concurso da PM para os 824 convocados pelas vagas de suplentes. A decisão foi assinada nesta segunda-feira (28) e publicada no site do Tribunal de Justiça.

A decisão da 3ª vara da Fazenda Pública de Natal, Ana Cláudia Secundo da Luz e Lemos, , que consta no processo de número 0013524-83.2010.8.20.0001, foi uma resposta a uma ação proposta por dois dos candidatos - Glauber Lucena Henrique e Carlos Eduardo Oliveira de Souza. Ambos alegaram que a PM estaria convocando pessoas que teriam tirado notas mais baixas que as deles.

Na sentença a juíza informa que já havia determinado a continuidade da preparação em tutela antecipada, mas que isso estava sendo descuprido pela PM.

Mais informações:
Jornal Tribuna do norte desta 3ª Feira 29/05

segunda-feira, 28 de maio de 2012

EXCLUSIVO
A prisão da quadrilha realizada nesta
Manhã na área da 1ª CIPM é de grande
Relevância - Afirma Major Fernandes

O Comandante da 1ª CIPM Major QOPM Fernandes declarou que a prisão dos cinco elementos realizada nesta manhã (28), por Policiais Militares do GTO de Macau foi de grande relevância para a Polícia Militar e para a sociedade, pelo fato de tirar de circulação indivíduos que estavam com "planejamento pronto" para agir na Região.


O Grupo Tático Operacional - GTO prestou depoimentos sobre a prisão, os elementos também foram  ouvidos pelo Delegado de Polícia Civil Dr. Antonio Pinto. O grupo é composto por (5) cinco pessoas, sendo (4) quatro homens e (1) uma é mulher.

Além das  (3) três armas de fogo, (2) duas Pistolas p. 40 e um revolver p. 45, foram aprendidas também:

Pistola.40 pertencente a PMRN

Pistola.40 Pertencente a Polícia Civil da Paraíba
  • Um carro tipo agile, ano 2010 placa NNR 4243 Natal RN de cor bege que foi tomado de assalto dia 17 de maio deste.
  • Vários pacotes de cigarros e salgadinhos (Grande quantidade)
  • Uma máquina de passar cartões
  • Vários cartões de creditos em nome de pessoas distintas
  • Um computador completo com CPU e monitor
  • Celulares de várias marcas
  • Dois pés de cabra (possivelmente fazer arrombamentos)
  • Dinheiro em espécie ainda não especificado o valor.


O surpreendente é que as duas pistolas pertencem ao material bélico da Polícia. Uma pertence a Polícia Militar do RN e a outra da Polícia Civil do Estado da Paraíba. 

Pelas características apresentadas pela quadrilha, e também pelas informações levantadas pelos policiais, o bando já pode ser considerado de alta periculosidade. Estavam atuando em várias regiões do RN e provavelmente nos Estados do Ceará e Paraíba.

O Carro usado pelos bandidos para a praticar assaltos
 tinha sido roubado dia 17 deste, em Natal

Dinheiro apreendido com o Grupo
Informações levantadas comprovam que o alvo dos bandidos no momento era a região salineira, e há desconfiança de que Macau seria a próxima na lista dos bandidos.

 PRISÃO - O 1º Sargento PM Aroldo e demais Policiais Militares do Grupo Tático Operacional de Macau sob o comando de Major Fernandes localizou e prendeu o bando que estava hospedado em uma pausada na cidade de Pendências através de informações colhida por populares.
 Com o bando foram encontrados produtos provenientes de assaltos praticado por eles, um já confirmado que foi a um posto de combustível em Passa e Fica. Após a realização do flagrante de delito, o Delegado da jurisdição de Macau Dr. Antônio Pinto pedirá a transferência dos envolvidos para algum presídio do RN.
Foram presos:


Na Ordem:

Gessica  "Maria" Mulher de Clézio e Nathan de Oliveira


 
 Na ordem:
Clézio Gonçalves - Thiago Henrique  e Fernando Lopes da Silva
  1. NATHAN DE OLIVEIRA DO NASCIMENTO, residente no bairro de mãe Luiza em Natal.
  2. CLÉZIO GONÇALVES DA SILVA, 30 anos residente na Rua Camaragibe em mãe Luiza Natal,
  3. THIAGO HENRIQUE PAULO DA SILVA, residente em Lagoa Azul Extremoz.
  4. FERNANDO LOPES DA SILVA, 27 anos residente na Rua do treme-treme em Ponta Negra, e
  5. MARIA, natural de Mossoró, que alega não saber de nada, e que ela apenas convive maritalmente com Clézio desde o carnaval fora de época Alto Folia.
Atualizada para acréssimos dos nomes dos meliantes em 29/05 às 08h00min

Nota do Blog: Parabéns aos "Meninos de Ouro" do GTO de Macau. Nós que fazemos parte desta gloriosa Companhia de Polícia Militar nos orgulhamos de tê-los como companheiros, pela bravura e pelo empenho em desarticular mais uma quadrilha no RN. Parabéns ao Major Fernandes pela competência, exemplo de profissionalismo... Razão do sucesso em nossas atividades policiais.

Que Deus Abençoe a todos vocês!
PRISÃO

PM de Macau acaba de prender
uma quadrilha armada com armas e munições

São 12h30min, o Blog recebeu há poucos instantes informações de que houve uma prisão bastante significativa na área da 1ª CIPM/ Macau-RN há pouco tempo.

As primeiras informações dão conta que a quadrilha foi presa portando três armas e bastante munições, inclusive já foi levantado que uma das armas pertence a Polícia Militar do RN.

O Major Fernandes que se encontrava numa missão similar, acaba de deslocar para o local do ocorrido, onde o Grupo Tático Operacional se encontra com os elementos detidos e as armas apreendidas. A qualquer momento voltaremos com informações precisa a respeito da ocorrência.

Aguardem!
CURIOSO É...

Rio Grande do Norte é o Estado que
 paga a diária mais alta a governador

Reportagem do jornal O Globo mostrou que o Rio Grande do Norte é o Estado que paga a diária mais elevada para o governador em missão internacional. O valor por dia recebido pela chefe do Executivo potiguar é de US$ 1.500.

Nos demais estados (exceto Rio, São Paulo, DF e Espírito Santo, que usam outro expediente), o valor fica entre US$ 330 e US$ 600. Os dados são dos governos.

Desde que assumiu o Governo, há um ano e cinco meses, Rosalba Ciarlini cumpriu uma missão internacional, aos Estados Unidos. Mas o secretário de Estado Benito Gama já fez três viagens ao mesmo país.

... (?)

Anna Ruth Dantas
Panorama Político
Três detentos fogiram do presídio
de Alcaçuz nesta madrugada
Um deles foi recapturado nesta manhã

Três detentos conseguiram escapar da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, localizada em Nísia Floresta - Região Metropolitana. A fuga ocorreu durante a madrugada desta segunda-feira (28). Os detentos Antônio José Emerenciano Ramos, José Rodrigo da Silva e Pedro Lucas da Silva Álvares escaparam do pavilhão Rogério Coutinho Madruga, considerado de segurança máxima.


Os presos fugiram da unidade com o auxílio de uma "Teresa", corda formada com lençóis amarrados. Os presos teriam tido acesso à quadra e de lá, escapado do pavilhão. Depois, pularam o muro da unidade e alcançaram a liberdade. "Sem policiais militares na guarita e agentes penitenciários no pavilhão, eles fugiram sem serem vistos", declarou Olímpio.

Recaptura

Útimas informações dão conta que agentes penitenciários recapturam um dos foragidos próximo ao Frasqueirão. Os agentes penitenciários tiveram a informação que os três fugitivos da unidade estavam nas imediações do estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão, e se encaminharam até o local para recapturar os presos.


Após realizarem buscas nas redondezas na manhã desta segunda-feira (28), os agente conseguiram recapturar um deles (Não sabemos informar qual detento). A PM está fazendo diligências nos bairros da zona Sul de Natal para tentar encontrar os dois fugitivos.

domingo, 27 de maio de 2012

CULTURA
Chico Buarque  faz Show em Natal

Trinta anos depois, um show do mito Chico Buarque canta o novo disco e clássicos amanhã e terça-feira noTeatro Riachuelo

Uma longa negociação que envolveu produtores e artistas
resultou nos dois shows de Chico Buarque em Natal. Foto:

São quase 30 anos de espera. Chico Buarque volta a Natal para um segundo show. Desta vez com pompa e circunstância. A primeira apresentação foi no Juvenal Lamartine, ao lado de Fagner, João do Vale e outros bambas da MPB, em show beneficente às vítimas da seca nordestina.

Agora, ele será único no palco do Teatro Riachuelo. Os ingressos para as duas sessões de segunda e terça-feira voaram da bilheteria no primeiro dia de venda. O segundo maior preço dos shows já apresentados no Teatro - R$ 380, atrás apenas dos R$ 600 de Roberto Carlos - para não ter sido obstáculo para três mil fãs do compositor.

O cenário reproduz em dimensões gigantes um desenho de Oscar Niemeyer (A Mulher Nua) e duas pinturas de Cândido Portinari (O Bloco Carnavalesco e O Circo), além de uma escultura móvel de uma Fita de Möbius, objeto topológico utilizado em estudos matemáticos.

Turnê

A turnê Chico já passou por seis cidades (Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Rio de Janeiro e São Paulo). Antes de chegar a Natal, o espetáculo viajou a Recife, antes de desembarcar nas capitais baianas e cearenses, quando já terá sido visto por mais de 125 mil pessoas.

Confira o repertório da turnê Chico:

01 - O velho Francisco
02 - De volta ao samba
03 - Desalento
04 - Injuriado
05 - Querido diário
06 - Rubato
07 - Choro bandido
08 - Essa pequena
09 - Tipo um baião
10 - Se eu soubesse
11 - Sem você 2
12 - Bastidores
13 - Todo o sentimento
14 - O meu amor
15 - Teresinha
16 - Ana de Amsterdam
17 - Anos dourados
18 - Sob medida
19 - Nina
20 - Valsa brasileira
21 - Geni e o zepelim
22 - Sou eu
23 - Tereza da praia
24 - A violeira
25 - Baioque (com citação de "My mammy")
26 - Cálice (com letra de Criolo)
27 - Sinhá
CULTURA

A Cidade de João Câmara
sediará um Mega evento Cultural

O Evento será promovido pelo Governo do Estado, e está para acontecer nos meados do próximo mês de Junho.

Nelson Câmara - Coordenador da casa da Cultura

Intitulado como "Virada Cultural" o evento mostrará tudo que for julgado cultura da região Mato grande, Potengí e Trairí.

Prefeito Vavá Abraçou o projeto
A 1ª Reunião referente à organização do evento aconteceu neste domingo (27), na casa da Cultura de João Câmara. O coordenador da Casa da Cultura Nelson Câmara fez a explanação do projeto mostrando todos os seguimentos culturais que poderão ser incluídas no evento.

Todos os Secretários e Coordenadores do Município estiveram presentes na reunião, inclusive organizadores de quadrilhas juninas e outras representantes culturais da Região.


Secretários, Coordenadores e Representantes culturais

A Virada Cultura, projeto pioneiro no RN, consiste em reunir em um único local diversas atividades culturais. Haverá concursos de várias modalidades culturais, exposições, teatro, dança, pintura, apresentações folclóricas e outras manifestações populares.

Também haverá algumas bandas  contratada pelo Governo do Estado animando durante a noite, encerrando com uma chuva de fogos ao romper do dia, precisamente as 05h00min, ação final que denomina o nome do mega evento que é “Virada Cultural”. Nesta segunda-feira (28), às 19h00min haverá a 2ª reunião que tratará da organização da comissão de frente.
Enem abre inscrições
 nesta segunda-feira (28)

A partir das 10h de amanhã, candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já poderão se inscrever para participar das provas que serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. O prazo termina em 15 de junho e as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet. Em 2011, o exame recebeu mais de 6 milhões de inscrições.

A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento, que deverá ser efetuado até 20 de junho por meio do boleto que será gerado durante a inscrição.

O Enem é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.

Para 2012, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou mudanças nos critérios de correção da redação com o objetivo de tornar o processo mais objetivo e reduzir a margem de erros. O edital com todos os detalhes do exame foi publicado na sexta-feira (25) no Diário Oficial da União.
ACS promove interação com policiais
 da 2ª CIPM em João Câmara

O Coordenador de Defesa dos Direitos Humanos da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar, o cabo Jeoás, esteve por duas vezes nos últimos 15 dias na 2ª CIPM/João Câmara, oportunidade que fez uma doação de um Ar condicionado para 2ª Companhia/João Câmara e também tratou de outros assuntos de interesse dos policiais militares.

Cabo Jeoás veio até a Cidade de João Câmara promover uma maior interação com os policiais lotados na 2ª Companhia Independente de Polícia Militar. O representante da ACS conversou com a categoria sobre os problemas enfrentados por eles, bem como apresentou o trabalho desenvolvido pela Associação.

De acordo com o cabo Jeoás, o objetivo principal da visita foi informar aos policiais sobre os novos convênios da ACS e os benefícios oferecidos por eles.

Além disso, o diretor da Associação aproveitou para conversar sobre a implantação do subsídio e também sobre o Plano de Carreira dos policiais militares do Rio Grande do Norte.

Cabo Jeoás Nascimento ressalta que ouviu preocupação dos policiais em relação a esses assuntos, assim como reclamações sobre a carga horária em vigor atualmente e, principalmente, a falta de efetivo da Polícia Militar. Durante a visita, a ACS fez ainda a entrega de um ar-condicionado para o alojamento dos Cabos e Soldado da 2ª Companhia Independente/João Câmara.

O Cabo PM Jeoás ficou conhecido nacionalmente quando a Justiça bainana pediu sua prisão preventiva por causa do movimento grevista na Bahia. Ele passou 40 dias preso na sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), na Zona Norte de Natal. Cabo Jeoás é um grande lutador em favor da classe Policial Militar e  está com visitas agendadas para realizar em todo Estado.