sábado, 21 de maio de 2011

SEM DINHEIRO

SOLDADOS FORMADOS EM 2010, CONTINUARÃO RECEBENDO COMO ALUNOS


Parece que a Governadora Rosalba não vem dando a mínima para os funcionários públicos como um todo, o descaso maior está com os policiais militares formados em dezembro do ano passado. O processo vem caminhando de secretaria em secretaria, no mês de março deste ano não houve uma única movimentação, e após denuncias, até que tentaram, mas o processo retornou esta semana para a DF pela quinta vez.

Enquanto fica esse jogo de empurra, pais de família que se formaram e abandonaram seus outros empregos (de menor risco) pensando em uma melhora, estão passando por muitas dificuldades e se endividando a cada dia que passa através de empréstimos na tentativa de sanar as dívidas adquiridas.

Comandante geral da PM já deixa entender que
o pagamento não será regularizado ainda este mês;

O Cel. Araújo, embora venha tentando garantir que os pagamentos sejam normalizados, o mesmo parece que também já está sem esperanças, prova disso está no seu site, onde o mesmo deixa transparecer nitidamente que este mês não sairá pagamento normal, as respostas do comandante para os que pedem explicações ao mesmo é unificada.

Confiram as resposta do comandante:

Prezado Soldado Magno, agradeço suas palavras e estamos tomando as medidas para que todos salários sejam pagos de forma correta.


Prezado Soldado Desesperado, repito mais uma vez, estamos tomando as medidas para que todos salários sejam pagos de forma correta.


Prezado Juliano, o processo voltou para a DF e nós mandamos de volta para a Sec de Adm, estamos tomando as medidas para que todos salários sejam pagos de forma correta.


Prezado Carlos, não desanime estamos tomando as medidas para que todos salários sejam pagos de forma correta, ainda esperamos noticias de possibilidade para maio.


As movimentações do processo de regularização podem ser conferidas pelo Site do Governo do Estado no link Protocolo Geral do Estado inserindo o número de protocolo 9690/2011-2

FONTE: Gustavo Nóbrega

DESABAFO DO IBURA : É vergonhoso isso que estão fazendo com os policiais recém formados, ate quando vamos escutar desculpas por parte do governo em relação aos vencimentos atrasados, dinheiro nós sabemos que tem,principalmente para ajudar clubes de futebol, é só tirar 25% de cada clube que dará para pagar os vencimentos, isto é uma vergonha!

Matéria postada por: GTC de Mossoró
http://gtcmossoro.blogspot.com/
Policia desenvolve mega operação
de combate ao crime em Mossoró

Equipes vasculharam áreas mapeadas previamente com o objetivo de conter violência.


Uma verdadeira operação de guerra teve início na noite de ontem em Mossoró. Denominada de “Mossoró da Paz”, 200 policiais militares que incluiu a ROCAM, Batalhão de Choque, GTO, DPRM e 2º BPM iniciaram um trabalho de blitz intensas por toda a cidade com o objetivo de conter a violência que vem apontando altos índices.

Somente neste ano a cidade já registrou 81 casos de homicídio, onde a maioria deles aconteceu nos pontos considerados mais violentos da cidade. Esses pontos foram detectados através de um mapeamento feito pelo serviço de inteligência da Polícia Militar de Mossoró e Natal.

Para que a operação Mossoró da Paz tivesse início um reforço policial de mais de 100 PMs foram enviados para somar ao contingente local. O esquema foi coordenado pelo Comandante Geral da Polícia Militar do Estado Francisco Canindé de Araújo Silva que esteve ontem na cidade e na noite de ontem ordenou o início das atividades.

ROTEIRO


Às 20h, o Comando Geral da PM reuniu toda a guarnição no Segundo Batalhão da Polícia Militar em Mossoró (2º BPM), às 20h30, todas as equipes foram destinadas a uma área estratégica iniciando a operação Mossoró da Paz.

A equipe da GAZETA DO OESTE acompanhou uma equipe formada por policiais do GTO e Polícia Ostensiva que fez a seguinte rota: Bairro Nova Vida (Malvinas); Trecho identificado como “Inferno Colorido”, Favela do Tranquilim, Bairro Paredões, Barrocas, Santo Antônio e Estrada da Raíz.


O trabalho da nossa equipe foi encerrado às 23h30. Porém, a operação da polícia seguiu pela madrugada.

POPULAÇÃO DO BAIRRO NOVA
 VIDA APLAUDE TRABALHO DA PM

No primeiro dia de desenvolvimento do projeto Mossoró da Paz, a população mossoroense mostra o seu reconhecimento e o quanto este tipo de ação se apresenta como necessária. Uma prova desse reconhecimento foi expressado pelos moradores do Bairro Nova Vida que aplaudiu os policiais após o trabalho de revista rigorosa feita no local conhecido como “Bar do Cajueiro”.

Muitas pessoas elogiaram o trabalho da polícia e ressaltaram que este tipo de ação deveria acontecer mais vezes. O Bairro Nova Vida está entre os pontos mapeados pelo serviço de Inteligência da Polícia Militar como sendo uma das áreas de grande incidência de violência.


Segundo o Comandante Geral da PM, a operação Mossoró da Paz terá prosseguimento por tempo indeterminado. Segundo ele a sociedade precisava de uma resposta das autoridades. “O trabalho da PM de forma conjunta como estamos desenvolvendo tem como objetivo principal frear a violência em Mossoró”, ressaltou.

Com informações da repórter Sayonara Amorim - Fotos: Alcivan Costa - Fonte: Jornal Gazeta do Oeste
MAIS UMA HOMENAGEM

Desta vez D. Francisquinha será destaque  em nosso blog Diário de Polícia. Teremos o maior prazer em apresentá-la!


MAIS UMA BALUARTE - Pequena estatura, disposta e apaixonada pela instituição POLÍCIA MILITAR. Esta é outra simpatizante do convívio policial militar.

Cb PM César e D. Francisquinha


D. Francisquinha como é conhecida dentro da 2ª CIPM é uma anãzinha de 59 anos, com menos de 80 centímetros de altura que tem demonstrado zelo e apego pela profissão. Cedida pela prefeitura municipal de João Câmara através de contrato anual, todos os dias dedica-se ao cozimento das refeições dos policiais de serviços.

É visível sua satisfação em servir a instituição, por isso agradecemos a esta mulher, pequena, mas enorme em disposição, amor e dedicação pelo o que faz diariamente.

Na foto do lado esquerdo ela discursa em uma de suas comemorações natalícia, compartilhando com amigos a passagem de seu aniversário. Já na foto abaixo ela se emociona e chora com as palavras de felicitações do sargento PM Sandra.



OBRIGADO Francisquinha por tudo!
UMA HOMENAGEM AS DUAS
BALUARTES DA COZINHA

(Esq) D. Arlete e D. Maria José (à Dir)
Ao centro o 3º Sargento PM Sandra

Em reconhecimento ao desempenho destas duas mulheres como cozinheiras na Escola de formação do CFSD em João Câmara, venho aqui agradecer publicamente seus esforços. Ambas, (Dona Arlete e Dona Maria José) se dedicam voluntariamente como cozinheiras dos 28 alunos que cursam em João Câmara.

Uma cedida pela prefeitura Municipal, outra contratada da prefeitura, porém ambas são gratificadas pelos alunos soldados que demonstram gratidão, tendo em vista as dificuldades que os mesmos enfrentam (Sem dinheiro para suas despesas).

Carnes e cereais são doados pelo comando da PMRN, que com um toque das suas habilidades culinárias preparam diariamente o almoço de todo alunado.

Respeitadas e amadas por todo CFSD e policiais que os cercam, declaram satisfeitas em conviver no meio policial militar.

" Foi Deus que me colocou aquí, não imaginava ser tão maravilhoso trabalhar no meio da polícial." Declarou Maria José de Almeida.

Já a senhora Arlete que vem trabalhando  desde o ano passado com a turma de alunos 2010.2 (Já formada) considera ter aumentado a família, pois tem todos como filhos.

“Em nome dos Alunos, OBRIGADO SENHORAS”!
 Sgt PM Sandra
SUB COMANDANTE DA 2ª CIPM REALIZA
1ª REUNIÃO COM CMT's DE ESTACAMENTOS


O Sub comandante da segunda companhia Independente de Polícia Militar Capitão PM Fonseca, realizou nesta sexta-feira (20) uma reunião com todos os comandantes de destacamentos da área. 

A reunião deu inicio na manhã de ontem (20), aproximadamente 09:00Hs no espaço da UERN onde funciona a Escola de Formação de Soldados-CFSD. A referida reunião tratou de assuntos voltados a recomendações aos comandantes dos destacamentos pertencentes à área da 2ª CIPM. Os comandantes foram orientados ao cumprimento das ordens estabelecidas pela companhia como:

  • Fazer rondas permanentes através do policiamento ostensivo;
  • Participar através de ofício todas ou qualquer alteração dentro da jurisdição de cada destacamento;
  • Não fazer uso de viaturas indevidamente;
  • Permanecer fardados enquanto estiver de serviço e não dirigir viaturas a paisana;
  • Usar uniforme padrão quando estiverem em serviço;
  • Ainda falou sobre os cuidados que cada destacamento deverá ter com seu material bélico;
  • Falou sobre possíveis designações de soldados para reforçar o efetivo (Conforme necessidade);
  • E outros.

Desde o dia 10 deste, o Capitão PM Fonseca assumiu o Subcomando da 2ª CIPM de João Câmara substituindo o 1º Tenente PM Sidcley Rodrigues do Amaral que foi comandante do "antigo pelotão" e  estava na função de Subcomandante da companhia. Tenente Sidcley continua na 2ª CIPM como  secretário do CFSD em João Câmara.

Cap PM Fonseca também já trabalhou no município como comandante quando ainda a OPM era pelotão. Atualmente, com a criação da companhia o comando está sob a responsabilidade do Major PM Alberto Gomes que também vem desempenhando um excelente trabalho como comandante.


Acreditamos que os dois oficiais terão boas iniciativas para que a companhia se desenvolva, já que á área é bastante abrangente e necessita de um bom gerenciamento para que haja uma política de trabalho mais eficácia.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

DECRETO ALTERA REGULAMENTO DE
PROMOÇÃO DE GRADUADOS DA PMRN

Foi publicado no Diário Oficial do Estado e transcrito para o Boletim Geral nº 092 da PMRN o Decreto nº 22.244, que altera o Decreto Estadual nº 7.070, de 07 de fevereiro de 1977, que aprova o Regulamento de Promoção de Graduados da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte.

A novidade no novo decreto sancionado pela Governadora Rosalba Ciarlini é a possibilidade de redução do interstício para a promoção à graduação de Segundo Sargento PM e às graduações subsequentes à metade, por ato do Comandante Geral da Corporação. Antes o Comandante Geral poderia reduzir para 1/4 o tempo de interstício.

Com a mudança, o policial militar para ser promovido à graduação de 2º Sargento PM, por ato do Comandante Geral, poderá ter apenas três anos na graduação de 3º Sargento PM.

Confira a íntegra do Decreto nº 22.244, de 17 de maio de 2011.

DECRETO Nº 22.244, DE 17 DE MAIO DE 2011.

Altera o Decreto Estadual nº 7.070, de 07 de fevereiro de 1977, que aprova o Regulamento de Promoção de Graduados da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte.

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso da atribuição que lhe confere o art. 64, V, da Constituição Estadual, e com fundamento na Lei Estadual nº 4.630, de 16 de dezembro de 1976, D E C R E T A:

Art. 1º O art. 10, III, e § 2º, do Regulamento de Promoção de Graduados da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, aprovado pelo Decreto Estadual nº 7.070, de 07 de fevereiro de 1977, passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 10. ............................................................................................

III - ....................................................................................................


§ 2º O interstício para promoção à graduação de Segundo Sargento PM e às graduações subseqüentes, previsto no inciso III, do Caput, deste artigo, pode ser reduzido à metade, por ato do Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, motivado por necessidade imperiosa de renovação de Quadros”. (NR)

Art. 2º O art. 36 do Regulamento de Promoção de Graduados da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, aprovado pelo Decreto Estadual nº 7.070, de 07 de fevereiro de 1977, passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 36 – O tempo máximo computável como Instrutor ou Monitor em Organização Policial Militar (OPM) com encargo de ensino é de três anos, consecutivos na graduação de Sargento”. (NR)

Art. 3º O art. 40, I, III, IV e V do Regulamento de Promoção de Graduados da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, aprovado pelo Decreto Estadual nº 7.070, de 07 de fevereiro de 1977, passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 40. ..............................................................................................


Art. 4º Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal, 17 de maio de 2011, 190º da Independência e 123º da República.

ROSALBA CIARLINI ROSADO
Aldair da Rocha

Matéria divulgada por: Sd Glaucia
MAJOR PM ALBERTO GOMES FAZ
RECOMENDAÇÕES AOS ALUNOS DO CFSD. 2011.2


Major PM Alberto Silva - Cmt da 2ª CIPM/João Câmara-RN

O Major PM Alberto Gomes esteve mais uma vez fazendo uma visita ao CFSD.2011.2. A sua presença se deu nesta manhã de sexta-feira (20), na escola de formação de soldados da área da 2ª CIPM em João Câmara.

Alguns temas referentes à conduta policial militar foram abordados. O major aproveitou o ensejo e fez recomendações a respeito da disciplina e hierarquia militar, cobrando dos instrutores e monitores o cumprimento ao “pé da letra” do regulamento policial militar.

O secretário do CFSD em João Câmara, 1º Tenente PM Sidcley é o oficial encarregado pela pedagogia do curso, e vem rigorosamente cumprindo as normas recebidas do Centro de Formação e aperfeiçoamento e Praças (CFAPM) em Natal.

O curso tem um bom aproveitado na cidade de João Câmara, evitando atraso das disciplinas e relaxamento comportamental dos alunos. Pontualidade e assiduidade dos instrutores são duas entre outras exigências impostas pelo secretário do curso, tenente Sidicley para que haja bons rendimentos.

Major PM Alberto está sempre acompanhando o desenvolvimento da escola e fazendo suas recomendações como comandante geral da área da segunda companhia.
COMANDANTES VISITAM O
SOLDADO PM DA SILVA


Comandante e Subcomandante da 2ª CIPM, Major PM Alberto Silva e Capitão PM Fonseca, visitaram nesta sexta feira o Sd PM Da silva em sua residência. Também esteve acompanhando a visita o 1º Tenente PM Sidcley Rodrigues, Sargento PM Sandra e o Sd PM Belchior.

Em conversa com o PM, o comandante da companhia o orientou a ficar procurar a junta médica para oficializar seu afastamento das atividades para tratar de sua saúde. Os oficiais se colocaram ainda a disposição para o que precisasse.

SOLDADO PM DA SILVA
 RECEBE ALTA DO HOSPITAL

Sd PM Da Silva
Nesta quinta-feira (19), o Sd PM Da Silva recebeu liberação médica do Hospital Clóvis Sarinho em Natal, onde se encontrava internado desde que sofreu o acidente envolvendo viatura nas proximidades de Touros.

O referido acidente aconteceu no último dia 07, quando o a VTR do GTO capotou resultando a morte de um dos integrantes.

O Sd PM Da Silva está em casa com seu familiar e passa bem. As recomendações médica para sua recuperação são bastante exigentes, devido uma lesão sofrida em duas vértebras. O mesmo fazendo uso de um colar cervical com a finalidade de cicatrização, bem como imobilização do braço esquerdo para tratar de uma fratura na clavícula.

O referido Soldado foi recebido com muita emoção pela família, faixas e votos de  boas vindas... O mesmo deverá se apresentar a junta médica nos próximos dias para avaliação e consequentemente obter o afastamento das atividades policiais.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Ex-governador diz que estão ensinando
 às crianças que "é bonito ser homossexual"

O ex-governador do Rio Grande do Norte e ex-vice-presidente do Senado, Geraldo Melo (PPS), também entrou na discussão sobre a homofobia. Através do Twitter, o empresário disse que as ações voltadas para o combate à homofobia ensinam às crianças que "é bonito ser homossexual".

Reprodução

Geraldo Melo usou o Twitter para comentar sobre questões relacionadas aos homossexuais

Afastado das disputas eleitorais desde 2006, quando foi derrotado na disputa para o Senado, Geraldo Melo sugeriu que também ocorressem campanha voltadas para evitar supostos preconceitos aos heterossexuais.

"Já temos nas escolas o kit anti homofobia. Quando teremos também nas escolas o kit anti heterofobia?", questionou o ex-governador.

Para Geraldo Melo, é necessário que as campanhas educativas também mostrem às crianças que "não é feio ser heterossexual". "Estamos ensinando às nossas crianças que é bonito ser homossexual. Será que não dava pra ensinar também que não é feio ser heterossexual,ou não pode?", postou.

Tribuna do Norte
Polícia realiza a primeira
 apreensão de Oxi no RN

Policiais militares do Rio Grande do Norte confirmaram a realização a primeira apreensão de Oxi no Estado nesta quinta-feira (19).

A substância, que ainda deverá passar por testes que comprovem sua origem, foi encontrada durante uma ação no Passo da Pátria, na posse de Sérgio Eduardo Silva da Costa, de 23 anos, e de um adolescente. O traficante confirmou que se trata da nova droga, mas auinda serão realizados testes no Itep para confirmar a composição do material apreendido.

Fragmentos de Oxi (à esquerda) foram
apreendidos no Passo da Pátria

Ao todo, 61 fragmentos de Oxi foram apreendidos, além de 122 pedras de crack, 50g de maconha, uma balança de precisão, três munições de revólver calibre 38, jóias, celulares e R$ 50,49 reais.

Homens da Polícia de Choque e da Rocam abordaram a dupla após receber ligações populares. Sérgio e o adolescente foram interceptados na Travessa Ocidental e confirmaram que a substância química que estava com eles realmente se tratava da nova droga. Os dois foram encaminhados ao Itep para a realização de exames e depois devem ficar à disposição da polícia.

Oxi

O Oxi é um subproduto da cocaína, acrescido de querosene e cal virgem, muito comparado ao crack por sua grande capacidade de tornar o usuário em dependente químico. Por apresentar em sua composição ingredientes altamente corrosivos, o consumo do Oxi pode levar à morte mais rápido que o crack.

Tribuna do Norte
Sinpol explica suposta ameaça
de confronto armado com PM

A manifestação dos policiais civis do estado, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (19), na Governadoria, teve momentos de tensão.


Em greve desde o início da semana, os policiais civis queriam chamar a atenção da governadora Rosalba Ciarlini e pedir que o Executivo sentasse à mesa de negociação com a categoria. No entanto, a possibilidade de que a Polícia Militar fosse acionada para retirar os manifestantes do local fez com que a presidente do Sindicato dos Policiais Civis do estado (Sinpol), Vilma Marinho, informasse que os civis também estavam armados e iriam resistir.

Em entrevista a emissoras de TV, Vilma Marinho disse que os policiais civis não iriam admitir que a PM usasse força para retirar os manifestantes e que resistiriam "até que tivesse um vivo", ressaltando que a categoria também é formada por profissionais que portam armas. Contudo, a diretora jurídica do Sinpol, Renata Pimenta, garantiu que pode ter havido má interpretação por quem viu apenas vídeo publicado no YouTube.

Ressaltando que os policiais civis tentam desde abril uma reunião com Rosalba Ciarlini para discutir a implantação do plano de cargos, Renata Pimenta garantiu que a manifestação tinha a única intenção de chamar a atenção da governadora, assim como tentaram em frente ao Tribunal de Justiça, na tarde da quarta-feira (18). O protesto era pacífico e, por isso, a sindicalista disse que os policiais civis não poderiam ser retirados do local, que é público.

"Vivemos em um país democrático e podemos fazer uma manifestação pacífica.Mas chamar a tropa de Choque para retirar os policiais? Se o Governo mandasse utilizar a força, nós iríamos utilizar também. Nós não somos inimigos da PM, somos irmãos. Somos inimigos dos bandidos, e na manifestação não havia bandidos. Havia policiais", explicou.

Ainda segundo Renata Pimenta, caso os policiais civis fossem agredidos, eles teriam o direito legal de reagir. "Foi colocado em votação se todos queriam permanecer no local, e todos disseram que sim. Por isso decidimos permanecer", disse Renata Pimenta.

A manifestação dos policiais civis transcorreu normalmente e não houve ação por parte dos policiais militares para retirar os manifestantes do Centro Administrativo.

Na manhã da sexta-feira (20), a diretoria do Sinpol vai conceder uma entrevista coletiva para expor a avaliação do movimento grevista e explicar a atual situação da categoria.

Matéria postada em: Tribuna do Norte
ARROMBADORES DO FÓRUM
DE IPANGUAÇU FORAM PRESOS

Anderson Nascimento da Silva

Francimar da Silva Pascoal

Policiais Militares do Batalhão de Assu, prenderam na tarde desta quinta-feira duas pessoas acusadas de terem participado do arrombamento do Fórum da cidade de Ipanguaçu.

Foram presos pelos PM’s Anderson Nascimento da Silva, 18 anos e Francimar da Silva Pascoal, esse último nega a participação no arrombamento, já o Anderson, confessa ter participado do arrombamento.

Segundo ele, teria aceitado o convite em troca de 50 pedras de Crack. Os policiais ainda não localizaram as armas. Anderson diz que acusa a participação de Francimar e o mesmo nega a sua participação , agora fica sob investigação policial.

FONTE: JARBAS ROCHA

quarta-feira, 18 de maio de 2011

SANTA CATARINA: POLICIAL MILITAR
 TEM DIREITO A HORAS EXTRAS

O policial militar Dilcei João Gonçalves Filho receberá do Estado de Santa Catarina o pagamento das horas extras que trabalhou durante cinco anos, e que não foram pagas.

Em contestação, o Estado disse que “os militares não têm direito ao pagamento”. Acrescentou, por fim, que a Lei Complementar nº. 137/95 limita o pagamento ao máximo de 40 horas semanais.

Segundo o julgado da 4ª Câmara de Direito Público do TJ-S, “comprovado o trabalho além da jornada normal, tem o policial militar o direito a receber o pagamento das horas extras realizadas, mesmo aquelas que excedem as 40 horas mensais previstas como limite máximo, em decreto limitador, uma vez que o Estado não pode locupletar-se indevidamente à custa do trabalho alheio sem quebrar o princípio da moralidade”. O relator foi o desembargador Jaime Ramos.

Por votação unânime, foi mantida a sentença da comarca da Capital.

FONTE: Cena Jurídica/ e Cabo Heronides
Policial militar é suspeito de distribuição
 de drogas em Alcaçuz

A penitenciária estadual de Alcaçuz, situada no município de Nísia Floresta, ganhou destaque mais uma vez na mídia local.

Desta vez, os agentes penitenciários descobriram um “esquema” de distribuição de aparelhos celulares e drogas do tipo maconha e crack, quantia aproximada entre 4 e 5 kg, no fim da noite dessa terça-feira(17), por volta das 22h, após o flagrante de um preso que circulava com os tóxicos.

De acordo com o coordenador do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte, José Olímpio, o presidiário colaborou com informações e foi armada uma campana dos agentes para a tentativa de um novo flagrante de recebimento da droga, que foi encontrada próximo da cozinha.

Segundo José Olímpio, os agentes penitenciários encontraram drogas no início da manhã desta quarta-feira (18) com outro preso que havia retirado de um local próximo da cozinha. Na ocasião, os agentes questionaram o presidiário sobre o responsável pela distribuição dos tóxicos, onde tiveram a surpresa da indicação de um policial militar.

A coordenadoria da penitenciária de Alcaçuz revelou a suspeita para a Polícia Civil, que investigará o caso.

FONTE: DNonline
 Policiais femininas são flagradas em serviço
 fazendo as unhas no Ação Global em Natal

Policiais Femininas com as armas expostas
 na cintura totalmente desprotegidas

Um leitor do Diário de Natal flagrou uma cena que revoltou os presentes no programa Ação Global, projeto do SESI e da Rede Globo, criado em 1995, para prestar serviços gratuitos à população.

O evento que é realizado uma vez por ano em todo o Brasil teve o Centro Cultural da Zona Norte, situado no bairro Potengi, como local para atendimento aos potiguares. Em duas fotos, o leitor flagra três policiais militares fardadas, que teriam furado a fila e fizeram as suas unhas.

O programa Ação Global mobiliza as instituições parceiras, públicas e privadas, e da convocação de profissionais voluntários, forma uma rede de atendimento que oferece serviços gratuitos de documentação, saúde preventiva, educação, esporte e lazer, porta de entrada para a cidadania e todos os direitos associados a ela.

Procurado pela nossa reportagem, o Comandante da Polícia Militar, Coronel Araújo, disse que como cidadãs, as três policiais tem todo o direito de usufruir dos serviços oferecidos, exatamente por se tratar de uma ação voltada para a comunidade. No entanto, durante o horário de serviço como alegou o internauta, tal procedimento seria inadequado.

Muita gente esperando a vez para serem atendidas

Por elas terem passado à frente de outras pessoas, se utilizando do fato de estarem fardadas, o comandante disse que isso pode ser entendido como falta de educação.

Quanto ao fato de elas terem passado à frente de outras pessoas, se utilizando do fato de estarem fardadas, o comandante disse que isso pode ser entendido como falta de educação. “Imagine se eu estou em uma fila de banco, com contas para pagar e passo a frente de pessoas que estavam ali há horas simplesmente pelo fato de estar fardado. Isso seria inadequado”, comparou o coronel.

MATÉRIA/DNonline
FOTOS: Anônimo/Divulgação - DN online

NOTA DO BLOG: O leitor do Diário de Natal flagrou a cena e destacou a revolta dos presentes no programa Ação Global. Então, enxergar esta notícia como falta de educação aí é demais! Abandonar posto de serviço não é mais considerado grave na PM? e este projetos não são voltados para pessoas carentes da comunidade? Não entendi...
Delegacias não fazem nem os BOs

Emanuel Amaral

A população que procurou os serviços oferecidos pela Polícia Civil durante o dia de ontem não saiu satisfeita das delegacias da capital.

A greve deflagrada por tempo indeterminado pelo Sindicato dos Policiais Civis e dos Servidores de Segurança Pública (Sinpol/RN) impossibilitou até mesmo registros de boletins de ocorrência. Órgãos do Estado se organizaram de forma a tentar amenizar efeitos da paralisação, mas os problemas irão persistir.

Delegacias de plantão só registram flagrantes. Nem Boletins de Ocorrências (BO) estão sendo feitosAs duas Delegacias de Plantão em Natal e as dez Delegacias Regionais no interior serão as únicas a manter o funcionamento e cumprir a obrigação de manter 30% do serviço da Polícia Civil.

A reportagem registrou um intenso movimento durante a manhã de ontem na Delegacia de Plantão da Zona Sul, localizada no bairro de Cidade da Esperança.

Muitos já haviam sido encaminhados de outras áreas da cidade e da região metropolitana por acreditar que os serviços da Plantão estaria normalizado. O aposentado Jailton Matias foi um deles. Ele se deslocou de Macaíba com a intenção de registrar uma ocorrência de assalto contra a filha e se decepcionou com a paralisação.

“Preciso do B.O para cancelar alguns documentos e contas que minha filha possui. Não sei como proceder agora. Vim lá de Macaíba, porque falaram que aqui, conseguiria fazer isso”, reclamou.

Outra pessoa que protestava era o construtor Isaac Farias. O homem teve os pertences furtados do apartamento e tentava registrar a ocorrência para dar início a uma investigação.

“Levaram uma série de pertences e queria ter esse registro policial. Qual a validade que esse documento terá se for feito daqui a trinta dias?”, indagou Isaac.

O construtor fez ponderações quanto a reclamação, mas ressaltou que a população é quem termina prejudicada. “Respeito a luta por direitos da categoria, mas não posso me ver refém dos bandidos”, disse.

A Delegacia Geral de Polícia informou que durante o período de greve os boletins de ocorrência devem ser registrados no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar e também através da Delegacia Virtual.

FONTE: Tribuna do Norte
CMT da 1ª CIPM EM AÇÃO

Comandante da primeira Companhia Independente de policia Militar sediada em Macau será o entrevistado desta 4ª feira no Programa Nossa Cidade Melhor.


 Major PM Fernandes será o entrevistado desta 4ª feira

Nesta quarta-feira, dia 18, ao meio dia, o Maj. PM Fernandes Comandante da 1ª Cia independente de Policia de Macau, será o entrevistado do programa “Nossa Cidade Melhor” na rádio FM Boas Novas, 87.9 MHZ retransmitido pela rádio salinas AM.
O programa que é líder de audiência no horário, vai abordar o combate à criminalidade, violência as drogas e o trabalho desenvolvido pela Policia Militar.
Ouvinte terá voz e vez:
Durante a entrevista o ouvinte poderá participar fazendo perguntas e questionamentos pelo telefone 3521-4020 ou pelo twitter @PrefdeMacau . Ouçam e participem!

Fonte: http://arafran.zip.net/

terça-feira, 17 de maio de 2011

 Foram encontrados Armas, drogas
 e celulares em revista no Pereirão

Uma minuciosa revista foi realizada na manhã de hoje (17), por Policiais Militares, agentes penitenciários e Grupo Tático. A operação se deu no  Presídio Desembargador Francisco Pereira da Nobrega, o "Pereirão", na cidade de Caicó.

Os agentes e policiais do GTC revistaram todos os pavilhões do Presidio e encontraram em algumas celas papelotes de maconha, além de 09 Celulares, 01 carregador, 1 bateria, 1 chip, cerca de 29 facas artesanais, 19 maricas, objetos eletricos e vários mergulhões para enquentar agua.

A Penitênciária Estadual do Seridó conta hoje com mais de 400 presos, entre condenados e presos provisórios. A Diretora da Unidade, Verusca Saraiva afirmou que as revistas deverão ser feita com mais frequência, pelo menos a cada 10 dias.
GOVERNO DO RN CONTINUA COM O DESCASO
PARA COM OS POLICIAIS MILITARES

Matéria criada pela Sd Glaucia

Não bastasse a atual situação da segurança pública no RN que vem sofrendo a cada dia com a falta de efetivo, as más condições de trabalho impostas aos policiais e o constante desvio de função dos PM's que não recebem a diferença salarial devida pelo desvio, o Governo do Rio Grande do Norte continua com o descaso para com os policiais militares recém-formados.

Formados desde o final do ano passado, os militares estaduais continuam a receberem como alunos-soldados, sendo remunerados com apenas um salário mínimo. Apesar do processo para implantação dos vencimentos relativos à promoção à graduação de soldado combatente tramitar nos corredores de diversos setores do Governo do Estado desde o dia 18 de janeiro do corrente ano, e do anúncio feito pelo Comandante Geral da PMRN, Coronel Araújo, no Blog do Comandante, de que uma parte do crédito suplementar fora aprovado e de que os vencimentos dos referidos policiais seriam regularizados ainda no mês de maio, não será esse mês que esses militares irão desfrutar do salário real de um soldado da Polícia Militar do RN.

Isso porque o processo para implantação dos vencimentos retornou à Diretoria de Finanças da PMRN, setor responsável pelo envio da folha de pagamento à Secretaria de Administração, pela quinta vez. Após o anunciado pelo Comandante Geral, o processo chegou a se movimentar, dando indicações de que transcorreria os trâmites normais para a implantação da diferença salarial; contudo, o retorno à DF/PMRN só aumenta mais o sofrimento dos policiais recém-formados, uma vez que muitos assumiram compromissos financeiros por criarem uma expectativa de perceberem o real salário de um Policial Militar do RN.

Verba repassada para os times potiguares daria para regularizar o salário dos PM's

Enquanto isso, o Governo do Estado anunciou no último final de semana o patrocínio de R$ 1 milhão para os clubes potiguares que estão no Campeonato Brasileiro das séries "B", "C" e "D". Segundo a Governadora Rosalba Ciarlini esse montante de R$ 1 milhão será dividido entre os clubes participantes do Campeonato neste ano de 2011 (ABC, América, Alecrim e Santa Cruz).

A verba destinada aos clubes potiguares daria para regularizar o salário dos 488 policiais recém-formados. Isso porque o montante para essa regularização salarial seria algo em torno de R$ 870 mil. Contudo, subtraindo o valor de R$ 266 mil referente ao salário mínimo repassado aos militares recém-formados, o gasto do Governo do RN para regularizar um mês de pagamento dos policiais formados em 2010.2 seria em torno de R$ 612 mil, valor bem inferior ao destinado aos clubes potiguares, que possuem renda própria.

FONTE: Sd Glaucia

segunda-feira, 16 de maio de 2011

CHEGA...

Policiais Militares continuam recebendo salários equivalente ao valor de alunos soldados.


Breve estaremos publicando uma matéria especial da real situação que se encontra os policiais formados no RN desde o ano passado, e que continuam recebendo salários de alunos soldados.

Parte destes policiais estão distribuídos no interior do estado, e estão passando por grandes dificuldades financeiras. A maioria são chefes de família e estão indignados com o descaso do governo.

Iremos destacar também os alunos do CFSD - (Curso de Formação de Soldados) que estão cursando desde o mês de Janeiro nas cidades de; Mossoró, João Câmara e Assú e que também não receberam sua bolsa formação até agora.

Sou 3º Sargento PM Sandra, Instrutora e Monitora de uma das escolas de Formação do RN e tenho acompanhado o dia-a-dia destes profissionais, tanto a rotina dos que se formaram em 2010, quanto a rotina dos alunos soldados que estão para concluir o curso no mês de Junho. São homens que se distanciaram do  convívio da  familia simplesmente para se dedicarem aos treinamentos.

Portanto resolvi fazer uma explanação desta realidade com o objetivo de chamar a atenção da excelentíssima governadora do Estado do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarline, na esperança de sensibilizá-la,  com isso, conquistarmos a regularização dos salários destes profissionais, bem como a implantação dos salários dos alunos soldados que estão em formação há quase seis meses.

" São pessoas que foram e estão sendo treinados e orientados diariamente a tratar o cidadão nas ruas com dignidade e respeito, todavia não estão sendo valorizados". Sargento Sandra

Espero poder contar com a imprensa virtual (Sites e Blog’s), escrita ou televisiva para conosco levantar esta bandeira em favor destes homens, que incansavelmente vem cumprindo suas obrigações, independente das dificuldades e da situação financeira que se encontram.

AGUARDEM!
Troca de tiros entre policiais
terminou em morte em Barauna/RN

Tivemos informações que aconteceu um crime de homicídio na cidade de Barauna na noite desta segunda feira (16). Um policial militar, lotado em Grossos, mas residente em Barauna foi morto por volta das 19 horas no bar da Lada no centro da cidade de Barauna numa troca de tiro com outro Policial Militar.

Segundo informações postadas no blog de Eduardo Dantas, houve uma intensa troca de tiros envolvendo os dois policiais militares. Um dos policiais conhecido como Abreu foi alvejado, socorrido para o hospital de Barauna, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Logo que tivermos mais inforamações, voltaremos.

Oficiais do 2º batalhão de policia de Mossoró se encontram neste momento na cidade de Barauna, fazendo levantamentos dos fatos.

Fonte: Sentinelas do Apodi/  e Blog de Eduardo Dantas
POLICIAL FEMININO DO
PIAUÍ COMETE SUICÍDIO

Na manhã deste domingo (15), por volta das 10h30, na cidade piauiense de Pedro II, norte do estado, a soldado PM Estela que é natural de Parnaíba tirou a própria vida dentro das dependências da Polícia Militar.

Segundo informações repassadas pelo comando da polícia, Estela aproveitou enquanto um PM saiu de seu dormitório para pular a janela do quarto e pegar a arma do policial que estava em cima da cama. Estela deu um tiro na própria cabeça, ela trabalhava na cidade desde sua aprovação no concurso e morava no alojamento do Comando da Polícia Militar em Pedro II.

O corpo da soldado feminino Estela foi levado para o IML de Teresina e ainda hoje deverá ser feito o traslado para Parnaíba onde mora sua família. Amigos da policial informaram que ela entrou na corporação no mês de fevereiro e que não apresentou qualquer comportamento estranho que denunciasse suas intenções.

O blog Soldadopi.stive.com.br Liberdade de expressão em defesa dos militares estaduais noticiou o fato com maiores detalhes a respeito do suicídio da policial Estela, ocorrido em Pedro II. Veja a seguir:

Nossa equipe ficou sabendo que recentemente Estela teria denunciado colegas de trabalho à Corregedoria da PMPI, denuncias essas sem muito fundamento. E que durante o trabalho ela demonstrava ter pouco equilíbrio emocional o que, segundo informes, teria feito com que suspendessem a cautela de arma de fogo a mesma. Ora, se a mesma não estava apta a trabalhar armada, deveria estar afastada do serviço. E muito nos chama atenção que durante o curso de formação de soldado não foi possível verificar algum comportamento estranho? Sem informar a fonte mas, Estela já teria manifestado sua intenção em cometer suicídio mas… todos ignoraram!

Infelizmente pra PMPI vai ser só mais um caso… mais um número para a estatística. E para a familia? Manifesto aqui a intenção deste BLOG em colher o maior número de informação possível e repassar pra Comissão de Direitos Humanos da ALEPI. Entendemos que se houve OMISSÃO por parte de alguem ou alguma autoridade, este deverá ser responsabilizado.

Fonte: Blog Liberdade de Expressão
PROPOSTA UNIFICA QUADRO
MASCULINO E FEMININO DA PMESP


SP foi pioneiro no Brasil e na AL a ter corpo feminino de policiais e com a unificação do quadro, teremos uma simetria', enfatizou o governador.

O governador Geraldo Alckmin encaminhou à Assembleia Legislativa a proposta de unificação dos quadros feminino e masculino da Polícia Militar, nesta quinta-feira (12/03). A cerimônia, que contou com a participação do secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, foi realizada no Quartel do Comando Geral da PM, no bairro da Luz, na região central da capital e também comemorou o 56º aniversário do policiamento feminino na corporação.

"As mulheres trouxeram garra, dedicação, profissionalismo e sensibilidade à Polícia Militar. E São Paulo é uma vanguarda. Foi pioneiro no Brasil e na América Latina a ter um corpo feminino de policiais. Agora, com a unificação do quadro, teremos uma simetria", enfatizou o governador.

Se em meados de 1955 a incorporação da mulher nas atividades de polícia teve o objetivo de inclusão, a meta, agora, passa a ser de igualdade. As policiais militares terão as mesmas possibilidades de ingresso e mobilidade dentro da corporação, assim como iguais possibilidades de desenvolvimento profissional dentro da PM.

O objetivo é integrar ainda mais a Polícia Militar, buscando igualar o tratamento dos seus policiais. Atualmente, salários e tempo de serviço são iguais para os policiais militares de ambos os sexos. A unificação do quadro feminino e masculino reforça o processo de igualdade, respeitando as diferenças, peculiaridades e compleições físicas de cada um.

O concurso para soldado de 2ª classe, por exemplo, passa a igualar as condições de ingressos para homens e mulheres. A PM não vai mais destinar uma porcentagem para o quadro feminino, o que acabava possibilitando uma maior participação de policiais masculinos.

Referente às promoções, hoje existe uma diferença no posto de coronel, topo da cadeia de comando - são três vagas para o quadro feminino, já preenchidas, e 58 para o masculino. A unificação trará a todos a oportunidade de concorrer a 61 vagas, no total. Além disso, a mudança permite ao oficialato feminino ocupar os cargos de comandante-geral da PM ou chefe da Casa Militar.

As mulheres realizarão os mesmos trabalhos desempenhados pelos homens da corporação. Antes da mudança, os serviços prestados pelas mulheres na PM eram focados na segurança de mulheres, menores de idade e pessoas que necessitam de tratamento especial, como deficientes físicos, por exemplo. O que permanece é a revista: os policiais masculinos revistam homens e as policiais femininas revistam mulheres.

Mulheres na Polícia

O Estado de São Paulo conta, atualmente, com 17.899 mulheres nas polícias Militar, Civil e Técnico-Científica. Somente na Polícia Militar são 8.520 mulheres, que atuam em todos os comandos de policiamento de área e batalhões. A corporação conta com 335 mulheres no cargo de oficiais e outras 8.185 praças.

Histórico

A ideia de empregar mulheres em missões policiais no Brasil nasceu na década de 1950. Os fatores sociais contribuíram para a entrada da mulher na polícia, como o aumento da delinquência juvenil e da prostituição, sobretudo entre as jovens. As ocorrências eram frequentes nas grandes cidades, principalmente na Capital.

Em 12 de maio de 1955, foi criada a Polícia Feminina do Estado de São Paulo, constituindo-se na primeira corporação feminina uniformizada do Brasil. O emprego de policiais mulheres no controle de tráfego de veículos, principalmente na travessia de pedestres, e, em especial, na saída de escolas, tem alcançado êxito em muitos países, pois a atuação de mulheres nessa área tem resultado numa conduta mais respeitosa e consciente por parte dos motoristas.
Comemoração

Durante as comemorações, o coronel Álvaro Batista Camilo, comandante geral da Polícia Militar, recebeu, na sede do Comando da PM, dezenas de policiais femininas para um coffee break. Elas também participaram de palestras e concorreram a serviços gratuitos de estética e beleza; tiveram aulas de maquiagem com profissionais da área e assistiram uma apresentação de dança da academia La Luna.

FONTE: RAC
PROMOTOR CRITICA SISTEMA DE SEGURANÇA
 DO RN E DIZ QUE ESTADO DEVE
"CRIAR VERGONHA NA CARA"

A onda de violência não para em Mossoró. Já são 78 assassinatos este ano. Três crimes, somente neste sábado (14/05), segundo o site O Câmera.

A repressão ao crime praticamente não existe em Mossoró. A polícia "sumiu" das ruas e enxergar uma viatura em operação virou tarefa para Sherlock Holmes.
Não por acaso, o promotor Hercy Pontes ter levantado a voz em defesa do cidadão. E fez duras críticas ao Estado, responsável pela segurança da população.
- Tá na hora do Estado criar vergonha na cara e fazer um sistema de segurança sério - disparou Hercy Pontes, quando participava de uma reunião sobre a violência nas escolas, realizada quinta-feira (12/05) pela Gerência da Educação do Município.
Hercy Pontes defendeu a melhoria dos serviços de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado, porém ressaltou que a violência do dia a dia se combate com a presença de mais policiais nas ruas.

FONTE: Blog de Gutemberg Moura/Publicado por Soldado Glaucia
Policial Militar tentou matar a mulher em seguida 
 tentou suicidio em São João do Sabugi

Um policial militar da cidade de São João do Sabugi tentou contra a vida de sua mulher, depois tentou suicídio por duas vezes no dia  de hoje (15).

Trata-se do CB/PM Manoel Bezerra da Nóbrega que, usando uma faca desferiu várias cutiladas contra sua mulher e em seguida tentou o suicídio cortando o pescoço. No momento que estava sendo socorrido para Caicó pulou da viatura da Policia e também sofreu diversas escoriações pelo corpo O policial estava afastado das suas funções nos últimos meses, pois enfrentava problemas de ordem psicológica depois de ter passado por uma situação difícil em serviço, quando seqüestrado por assaltantes que invadiram a cidade de São João do Sabugi o ano passado.

Depois do assalto na cidade e o seqüestro, o Cabo Nóbrega nunca mais foi o mesmo passando a ser acompanhado por psicólogos, o início da tarde de ontem ele teve um surto e resolveu tentar matar a sua mulher e cometer o suicídio, tentando por duas vezes.

O Mesmo foi socorrido até o hospital regional onde recebeu atendimentos medicos e permanece internado sob cuidados medicos. O Seu estado de saude é bom.

Reportagem: Cardoso Silva/Eduardo Dantas
GOVERNO DO RN GASTA R$ 3 MIL
POR MÊS COM CADA PRESO

Os presídios da capital já registraram, esse ano, pelo menos 24 fugas ou tentativas de fuga.

O governo do Rio Grande do Norte gasta, para manter cada um dos seus presos, R$ 3 mil, sem falar nos custos com rebeliões e fugas. Só os presídios da capital já registraram esse ano pelo menos 24 fugas ou tentativas de fuga.

Na semana passada, foram cinco. A cadeia pública de Natal, Raimundo Nonato, na semana passada, por duas vezes houve quebra-quebra e princípio de rebelião. Pelo menos 60 presos tentaram fugir.

Cada ação deste tipo representa danos ao patrimônio público e também ao estado, que precisa repor cadeado, grades, colchões, além de refazer paredes, que são danificadas durante esse tipo de ação. A superlotação é uma realidade no Rio Grande do Norte.

Faltam pelo menos quatro mil vagas para abrigar esses presos. A administração penitenciária calcula entre R$3 mil e R$ 3,5 mil o quanto custa cada preso por mês no RN.

FONTE: Bom Dia Brasil

domingo, 15 de maio de 2011

DUPLA É PRESA COM ARMA
 DE FOGO EM MACAU

Terremoto de magnitude 6 atinge
alto mar a 1.277 km de Natal

Um terremoto de magnitude 6 foi registrado neste domingo no Oceano Atlântico na costa do Brasil, informou o centro de pesquisa geológica dos Estados Unidos.

O tremor aconteceu às 10h08 no horário de Brasília e foi localizado 1.277 quilômetros a leste-nordeste de Natal. O centro de pesquisa norte-americano informou que o terremoto aconteceu a uma profundidade de nove quilômetros, mas não há indicações imediatas de tsunami.

Procurado pela Agência Estado, o Centro de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil do Rio Grande do Norte (Ceged) informou que até o momento não tem informações sobre o assunto.

Do Estado de Minas.
4 assassinatos em Natal

No bairro Morada Nova, em Parnamirim, um homem invadiu uma residência com capacete e assassinou João Maria da Silva, 39 anos, com dois tiros de espingarda calibre 12 no rosto. Outro homem não identificado foi assassinado no bar 24 Horas na cidade da Esperança na rua Mor Gouveia.

Josenildo Bezerra da Silva foi morto por arma de fogo na avenida Couto Margalhães no Jardim Progresso. Mailson Ferreira dos Santos morreu na rua Dos Santos, segundo seu pai o motivo tenha sido um envolvimento com uma mulher casada.

FONTE: Tribuna do Norte
3 mortes nas estradas da grande Natal

Ronaldo Pereira Pinto Filho - faleceu em um acidente em Extremoz.

Em Extremoz Ronaldo Pereira Pinto Filho morreu atropelado. Ele estava em uma moto quando foi atingido por um carro. Já em Lagoa D’Anta Francisco Pereira de Lima, 54 anos, foi atropelado e morreu no sítio Lagoa de Caraúbas. José Welington Teixeira da Silva morreu numa queda de bicicleta nos Guarapes.

FONTE: Tribuna do Norte
VOLTAMOS PARA PRECISAR O DIA E A HORA
 DA OCORRÊNCIA POSTADA ANTERIORMENTE
NESTE BLOG

A ocorrência envolvendo as viaturas da Polícia Militar aconteceu no dia de ontem (14), às 19:hs00min quando voltava de um patrulhamento do conjunto Cidade Satélite em direção ao centro da cidade de Natal. (Matéria postada abaixo). confira:
MAIS UMA VIATURA POLICIAL
ENVOLVIDA EM ACIDENTE NO RN

Desta vez foi na capital. Uma Viatura da Polícia Militar de  prefixo 518 da 3º cia do 5º BPM colidiu com outro veículo em Natal. A guarnição vinha no sentido Satélite-Centro quando uma camionete que  vinha na direção contrária, perdeu o controle, atravessou o canteiro e se chocou com a mesma.




Os integrantes da VTR 518 da 3º cia do 5º BPM estão bem,  e receberam os primeiros socorros no local, foram todos atendidos por  profissionais da SAMU.  Os dois veículos ficaram bastante danificados conforme imagens enviadas pelo Soldado PM Charles ao Blog Diário de Polícia. O condutor da camionete foi conduzido ao hospital com ferimentos.

OBS: Não nos foi informado o dia e a hora do acidente, nem os nomes dos envolvidos, (Apenas local e imagens). Estamos aguardando mais informações a respeito dos fatos. Sabemos apenas que o acontecido foi recente. Logo voltaremos com mais informações.