sábado, 26 de dezembro de 2009

Técnica Policial




Caros leitores, algo muito importante na vida profissional do policial é o aperfeiçoamento das técnicas que são aprendidas nos diversos cursos de formação. E isto deveria ser tão natural para o policial como beber água todos os dias, entretanto muitos deixam de lado um dos principais requisitos imprescindíveis para uma ação policial correta, segura e legal: a técnica . A sociedade exige do agente de segurança pública uma conduta irrepreensível e embevecida de legalidade, e para que se alcance isso,não basta apenas a exigência da sociedade, espera-se do próprio policial a consciência da incubência para a qual foi designado. O Livro " Técnicas Policiais- Uma questão de segurança", de autoria do CAP PM Franco, 1º TEN PM CRUZ, 1° Sgt Leal e Sd Rubens, todos da Brigada Militar/RS, que aborda assuntos importantes como: abordagem policial, tipos de busca, procedimentos na abordagem, gerenciamento de crises,além de outros temas importantes.

Nem todos vislumbram a importância do aperfeiçoamento técnico no exercício da profissão policial militar, entretanto é o conhecimento técnico que fará diferença entre uma diligência mal sucedida e uma diligência desastrosa. Nas palavras do Cap PM Franco: "Hoje o trabalho está mais vivo do que nunca, pois há satisfação de saber que nossos policiais chegam em casa, depois de um embate com o crime, em que a utilização da técnica foi fator decisivo para esse retorno ao lar.

Cabo é baleado e morre em oc. c refém no Pará

O cabo Moisés, da 2ª Zpol, que foi baleado em tiroteio na tarde de hoje (17), na travessa Três de Maio, entre as avenidas Gentil Bittencourt e Magalhães Barata, no bairro de São Brás, morreu em decorrência dos ferimentos. O cabo da Ronda Tática Metropolitana (Rotam) foi levado às pressas para o hospital Saúde da Mulher, no Marco, na própria viatura.

Durante o mesmo tiroteio, o cabo Resende, também da 2ª Zpol e o sargento Elison, da 4ª Zpol, também foram baleados, um com um tiro na perna e outro com uma bala que o atingiu de raspão. Os dois policiais passam bem.
O caso Por volta das 15h de hoje, um morador da travessa Três de Maio notou a presença de dois suspeitos em uma moto vermelha parada e acionou a Rotam pelo 190. Um moça que estava na parada do ônibus, Valdiza Ribeiro, foi feita refém, desmaiou durante a confusão e acabou sendo atingida de raspão no rosto. O bandido que estava com ela foi morto com vários tiros. O comparsa dele fugiu na moto, em direção ao bairro da Terra Firme.
Policiais da Rotam, da Polícia Militar e de outras guarnições continuam caçando o assaltante fugitivo. Segundo informações, durante a perseguição, ele teria batido a moto em um veículo da marca Gol, na travessa Teófilo Conduru com a avenida Mundurucus. Ao bater a moto, ele se feriu mas continuou a fuga à pé.
Durante a caçada ao assaltante, os policiais também fizeram buscas no Guamá. Dois outros assaltantes, sem ligação com o caso, foram perseguidos e após troca de tiros, morreram. (Diário Online)

A NECESSIDADE DA INTERATIVIDADE ENTRE A POLÍCIA E O POVO

Em um país em que a sociedade clama por uma segurança pública mais eficaz e mais presente, nota-se que o organismo estatal sente-se impotente e incapaz para debelar sozinho a crescente onda de violência que assola todos os lugares.


A polícia como figura principal encarregada de manter a ordem publica para a conseqüente prestação da paz social precisa da conscientização e cooperação de toda a sociedade para alcançar os seus objetivos, entretanto, é fato presente que o povo, na sua maioria, ainda tem a polícia como se fosse então esta instituição a única responsável pelo assolamento da violência no país, a principal responsável pelo recrudescimento da criminalidade, como se fosse então os policiais seres Onipotentes e Onipresentes para estarem em todos os lugares a todo o momento a fim de evitar ou descobrir crimes como num passe de mágica.

A violência e o aumento da criminalidade que atinge o povo atinge também a Polícia, o Governo. Atinge a toda a sociedade. Todos nós estamos na mesma aflição.


A paz é a aspiração e o desejo fundamental de todo ser humano, entretanto só poderá atingida com a ordenação da potencialidade da sociedade e do poder público em torno do ideal comum de uma segurança justa, cooperativa e interativa.


A Lei entrega a Policia o poder do uso da força. Essa exclusividade da violência legal visa tão somente ajudar a regular as interações sociais. Através desse poder legitimado e da função específica de manter a ordem pública, a sociedade espera da sua Polícia toda a proteção possível e até impossível, entretanto, pouco ou nada faz para ajudá-la.


O estudo das relações humanas constitui uma verdadeira ciência complementada por uma arte, a de se obter e conservar a cooperação e a confiança das partes envolvidas, por isso o presente apelo que visa uma verdadeira interatividade entre a Polícia e a sociedade para melhor se combater a violência e a criminalidade reinante no país.


Durante muito tempo a sociedade pouco se incomodou com a questão da violência, da criminalidade e tinha a Polícia apenas como um mal necessário quando na verdade é esta valorosa instituição de defesa do cidadão, um bem essencial, um real instrumento da cidadania e da ordem pública. A Polícia é antes de tudo a guardiã das Leis Penais e o alicerce da Justiça. Sem a Polícia haveria o caos social absoluto.


O preceito constitucional de que a segurança pública é direito e responsabilidade de todos deve sempre crescer até ganhar apoio da maioria populacional e não apenas de uma parcela da sociedade. Os conselhos de segurança dos Estados, das cidades, dos bairros, dos povoados e as organizações não governamentais devem se fortalecer cada vez com a conscientização e a união ampla e irrestrita para ajudar a Polícia na sua árdua missão de combater o crime e resgatar a ordem ferida.


A sociedade brasileira precisa confiar mais na sua Polícia, no seu Ministério Público, na sua Justiça. Precisamos resgatar a confiança do povo nas suas instituições de combate ao crime, perdida através dos tempos.


Na mesma velocidade em que a criminalidade e a violência avançam no nosso país por motivos diversos, o crime organizado ganha forças principalmente com o tráfico de drogas que termina sendo a raiz de todos os outros crimes subseqüentes, tais como: seqüestros, homicídios, latrocínios, roubos, torturas, corrupções, extorsões, lesões corporais...


Precisamos, além de leis mais rígidas e menos burocráticas, da união de todos os segmentos da sociedade e em especial do poder público para formarmos uma Polícia verdadeiramente forte trabalhando sempre em interatividade com a população para enfim combatermos a marginalidade com mais presença, combate este que deve ter um maior investimento em ações preventivas para não sobrecarregar as ações repressivas como de fato vem ocorrendo no nosso país.


Assim teremos uma força satisfeita trabalhando todos como verdadeiros parceiros contra o crime em busca do ideal comum de uma segurança pública mais adequada e constante que a sofrida população brasileira bem merece.

Presos fogem de delegacia em Ceará Mirim

Mais uma fuga em massa de presos em delegacias da Grande Natal. Desta vez aconteceu na noite de terça-feira (22) na Delegacia de Polícia de Ceará Mirim. Na tentativa de prendê-los, a polícia terminou matando um dos fugitivos, recapturou outro, mas sete ainda se encontram foragidos.


Para escapar, os presos cavaram um túnel na cela 3 e saíram pela parede da delegacia.

A fuga ocorreu por volta das 19h30; a Polícia Militar fez diligências para recapturar os fugitivos, que entraram nos canaviais.

Nas buscas o preso José Clébson Silva de Sá, o "Novinho", foi baleado pela PM e morreu. Outro detento, Adelino Gleidsson dos Santos, também não teve sucesso na ação e acabou recapturado pelos policiais. Novinho e Adelino estavam presos por furto.

A Delegacia de Ceará Mirim abrigava 54 apenados divididos em três celas.
Como uma quarta cela estava quebrada, alguns encarcerados eram obrigados a se aglomerar no corredor.


                                                                       Fonte: Potiguar Noticias

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Mais cinco pessoas são presas por causa do roubo de armas


Outras cinco pessoas foram presas suspeitas de envolvimento com o roubo de 61 armas de quartéis da Polícia Militar no Sertão de Pernambuco. Na última noite, o capitão da PM que teria sido feito refém com a esposa e as filhas já havia sido detido no município de Floresta, suspeito de envolvimento com o crime.


Depois de mais de um mês de investigações, a Polícia Federal (PF) concluiu que o capitão da PM Marcos Vinicius Barros dos Santos (foto 1) forjou o sequestro de que teria sido vítima para possibilitar o roubo de 61 armas dos batalhões de Salgueiro e cidades vizinhas.

Em outubro deste ano, o capitão, que era chefe da inteligência da PM, em Salgueiro, disse que homens encapuzados invadiram a casa dele, fizeram a mulher e a filha reféns, enquanto o obrigaram a recolher as armas nos batalhões. Na Delegacia de Salgueiro, o capitão Marcos Vinicius ajudou na perícia do carro dele, que foi usado para levar as armas. Ele chegou a dar informações para que os peritos fizessem o retrato falado de um bandido que não usava capuz.



Para a polícia, tudo foi forjado e o capitão Marcos Vinicius participou da ação criminosa. As armas roubadas já teriam sido negociadas, possivelmente com uma quadrilha de São Paulo que pratica assaltos a carros-fortes.

Nesta terça-feira (24), os soldados Francisco Ivan Gomes de Barros e Ivanildo Gomes de Barros, que são irmãos, também foram presos no Sertão. Os três estão na Delegacia da Polícia Federal em Salgueiro. No Recife, a polícia prendeu o irmão do capitão, Carlos Henrique Barros dos Santos.

Também foram levados para a sede da PF o casal de contadores Kaline de Queiroz Conceição Nunes e Eduardo Elias Galvão dos Anjos (fotos 2 e 3). A polícia ainda não explicou qual a participação deles no esquema.

A movimentação na sede da Polícia Federal foi intensa durante toda a manhã. Como as investigações correm em segredo de Justiça, ninguém da Polícia Federal deu entrevista sobre as prisões.

Policiais da cidade de Caicó encontram crack e maconha dentro de fralda de bebê


Policiais do Serviço de Inteligência do 6° BPM em Caicó com apoio do Grupo Tático de Combate e de outros policiais militares apreenderam na noite de ontem (23) cerca de 122 pedras de crack e 38 tabletes de maconha, na residência de uma pessoa identificada como "Mimi", na Rua Elísio Elói de Medeiros, no bairro João XXIII.

Com um mandato de busca e apreensão, os policiais chegaram a residência, por volta das 18h40. No momento da ação policial "Mimi" não estava na residência. A polícia se deparou com uma das filhas dele Juliana Virgilio de Medeiros Silva, de 20 anos que estava com um bebê no colo.

Na abordagem, para a surpresa dos policiais, a droga estava dentro da fralda do bebê. A polícia encontrou dentro da fralda da criança 122 pedras de crack e 38 tabletes de maconha prontos para a venda. Também foi detida a mãe de Juliana, a dona-de-casa Joelma Medeiros Fernandes, de 36 anos, que também já tem passagem pela policia.

Na residência, os policiais ainda apreenderam quatro aparelhos celulares. Segundo informações repassadas por policias, um detalhe que chamou atenção é que na casa do "Mimi" existem vários aparelhos eletrônicos como duas TVs LCD, computador e outros objetos que supostamente teriam sido adquiridos com o dinheiro do tráfico de drogas.

                                              Fonte Correio da Tarde

Policiais são baleados em perseguição a assaltantes de joalheria



Enquanto o povo todo comemora o natal ou quaquer tipo de festa os policiais militares continuam trabalhando para proteger a comunidade e muitas vezes são mortos nesta atividade tão dificil e nobre.



Ivoti - De acordo com a Brigada Militar, na manhã deste sabado, quatro assaltantes invadiram uma loja de jóias em Ivoti. Em uma Ecosport vermelha, eles levaram três sacos cheios com produtos.

Uma perseguição que iniciou no município e envolveu policiais de Ivoti, Estância Velha, São Leopoldo e Novo Hamburgo terminou com a prisão dos quatro suspeitos. Um policial de Novo Hamburgo teria sido baleado durante a ação; outro PM levou um tiro de raspão.

Depois que os policiais conseguiram atingir, com disparos, os pneus do carro dos fugitivos, os suspeitos foram flagrados próximo a um hotel em um posto de gasolina na Scharlau. Eles foram encaminhados a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento em São Leopoldo.

Foram encontradas jóias, duas pistolas e um revólver no automóvel em que os quatro homens trafegavam.
As informações são da Brigada Militar.
Fotos: Luís Felix/ GES

Governadora envia projeto à AL e efetivo da PM será de 12 mil


A governadora Wilma de Faria enviou, na tarde desta quarta-feira (23), um presente de Natal aos policiais militares do estado: o projeto de redimensionamento dos quadros de graduados da Polícia Militar potiguar. Ao todo, o efetivo da corporação passará de 10.300 para 12 mil policiais, e ainda será ampliada a possibilidade de crescimento na carreira.


De acordo com a proposta da governadora, 1.700 novos postos de graduados serão criados e mais 300 vagas de graduados na área de Saúde. Com isso, crescem as possibilidades de ascensão na carreira, tanto entre os praças quanto entre os oficiais. Para os policiais, a medida será importantíssima para a melhoria dos serviços da Polícia Militar.

“Com o projeto, o estado não estará mais dividido apenas entre o policiamento do interior e o da região metropolitana. Haverá quatro grandes áreas de gestão, que serão a região oeste, Seridó-Trairi, Agreste e o Comando Metropolitano. A proposta vai interiorizar os comandos operacionais, já que os quadros de graduação vão crescer”, explicou o comandante do policiamento na capital, Coronel Araújo.

Segundo o comandante, há policiais militares que há mais de 10 anos não têm uma promoção e, com a aprovação da proposta, haverá um fluxo maior na carreira e o resultado será o oferecimento de um serviço de maior qualidade à população.

“É uma proposta importante para a melhoria da auto-estima dos policiais. Eles vão ter a certeza da carreira e quem ganha com isso é a sociedade, pois os policiais motivados irão prestar um melhor atendimento. As unidades da PM, batalhões, as diversas áreas, estarão em comando de pessoas que serão promovidas, o que motivará todos”, explicou.

Sobre quais vagas serão criadas, entre praças e oficiais, Cel. Araújo explicou que dependerá das promoções e, de acordo com a abertura das vagas, o governo promoverá a entrada de novos policiais, seja por um novo concurso ou acomodação dos suplentes.

Mesmo sendo enviado à Assembleia ainda neste ano, e havendo a possibilidade real da autoconvocação, a votação da matéria não está garantida para este ano. A proposta precisa ser inclusa na pauta quando a convocação dos parlamentares for publicada.

         Fonte: http://www.nominuto.com/noticias/politica/governadora-envia-projeto-a-al-e-efetivo-da-pm-sera-de-12-mil/44058/

Adolescente de 16 anos mata acidentalmente a mãe em Caicó

A noite de Natal terminou em tragédia para uma família de Caicó. Um adolescente de 16 anos matou a mãe com um tiro acidental na noite desta quinta-feira (24).

De acordo com a polícia, a família seguia para a ceia na casa de familiares, quando o pai, identificado com Alcir, que é cabo do Exército, parou em um supermercado.

Enquanto esperavam a volta do militar, por volta das 18h30, o adolescente encontrou a arma e disparou acidentalmente contra sua mãe, Edneide Lopes de Medeiros, 38 anos , na região do abdómen.
A mulher ainda chegou a ser socorrida e submetida a uma cirurgia no Hospital Regional de Caicó, mas não resistiu e morreu durante a madrugada.

O pai afirmou, em depoimento, que mostrou a arma sem munição ao seu filho no dia anterior. O adolescente foi liberado após o militar ter assinado um termo de responsabilidade.
A ocorrência será investigada pela Polícia Civil local


Com informações do blog de F. Gomes e do G1

PM estoura boca de fumo e detém quatro em Extremoz

Uma operação da Polícia Militar de Extremoz estourou uma boca-de-fumo nesta quinta-feira (24), véspera de Natal, na comunidade Boca Preta. Três homens foram presos e um adolescente foi apreendido em flagrante. Pedras de crack, tabletes e trouxinhas de maconha, materias para cortar e embalar a droga, além de vários objetos e aparelhos provavelmente utilizados na troca por drogas, também foram apreendidos.

O comandante do Pelotão da PM, tenente Rodrigo Couceiro, informou que o local já vinha sendo monitorado como ponto de comercialização de drogas. "Tivemos a informação que o movimento estava intenso, um carregamento de droga chegou e estava sendo preparado para ser vendido na véspera de Natal", relatou Couceiro.
Um policial à paisana foi enviado até a boca-de-fumo, onde comprou três pedras de crack por R$ 10. Com a constatação de que o local estava mesmo vendendo o entorpecente, os policiais fizeram um cerco e invadiram o local. De acordo com o tenente Couceiro, quando os policiais entraram os acusados estavam cortando e embalando a droga.
Foram presos em flagrante Valderi Floriano da Costa, 23 anos, apontado como o dono da boca-de-fumo; Antônio César de Souza, 44; e José Kessiano Costa da Silva, 26. Além disso um adolescente de 16 anos que ajudava os acusados foi apreendido. No local foram encontrados três tabletes de maconha, 13 trouxinhas da mesma droga prontas para venda, 13 pedras de crack embrulhadas, além de sacos plásticos, material de corte, balança eletrônica e um revólver calibre 38 com várias munições, algumas pintadas de esmalte - recurso utilizado para causar uma infecção e uma morte mais rápida em quem for atingido pelo tiro.
Ainda foram achados dez celulares, carregadores, câmeras, eletroeletrônicos e outros objetos de valor possivelmente utilizados na compra da droga. A prisão ocorreu por volta das 17h e às 1h30 da manhã desta sexta-feira (25) todos os acusados foram levados para a Delegacia de Plantão da Zona Norte para serem autuados.

                                                                                         Fonte Tribuna do Norte

Preso o Criminoso Que matou o Soldado em São Gonçalo do Amarante



Está preso Paulo José Costa Júnior, 19, acusado de ter matado o soldado do Esquadrão da Polícia Montada Francisco Gomes de Assis, 39, na última sexta-feira (18) com um tiro na testa, no bairro Golandim, São Gonçalo do Amarante, município da Grande Natal.

Alex Régis

Operação policial para prender assassinos de PM em São Gonçalo

Segundo o delegado Demontiê Falcão titular da Delegacia da cidade, Paulo se apresentou à polícia, na tarde desta quinta-feira (25), com os advogados. “Ele confessou o crime e disse que matou o soldado porque o PM teria atirado primeiro”.

Paulo disse que matou Gomes porque o soldado queria matar o irmão dele. Por questão de segurança, Demontiê preferiu não dizer em que DP Paulo está preso.

O soldado do Esquadrão da Polícia Montada Francisco de Assis Gomes, 40 anos, foi assassinado com um tiro na testa, na tarde da última sexta no Golandim. O PM estava em uma bicicleta quando foi alvejado por vários disparos e tombou no local.

Um verdadeiro aparato policial foi montado para prender os suspeitos. Cerca de 60 policiais militares de diversos batalhões foram designados para as buscas, além de um helicóptero da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), que sobrevoou a área durante a ocorrência.



                                                                                              Fonte Tribuna do Norte

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Treinamento Policial


Como policial militar trabalhando na rua diariamente, passei por várias situações em ocorrências variadas, que exigiram de mim e de meus colegas um desdobramento fora do comum pois a cada vez que éramos despachados para o atendimento de uma ocorrência , ficavámos imaginando qual seria o nosso próximo desafio e com certeza quem nos solicitou aguarda uma resposta satisfatória para a sua necessidade.
O policial militar no exercício de sua função é exigido ao extremo pois seu conhecimento deve ser diversificado, atual e muitíssimo avançado e mais uma vez vêm o fantasma  da exigência natural que é o bom atendimento e eficaz de uma situação insolúvel para aquela pessoa que solicitou a nossa ajuda .
Para que possamos prestar um bom serviço ao povo de nosso Estado o treinamento deverá ser constante e incansável pois só com a repetição  automatizaremos a nossa ação e reação , pois lembre quando vc está dirigindo um automóvel será que olha para os pedais ou a palanca de mudanças desse veículo? Lógicamente  que não, por que você treina todos os dias , logo se treinar suas atuações policiais semanalmente no minimo certamente terá um resultado positivo nas suas ocorrências  pois somos aquilo que treinamos.
Tiro , socorrismo, abordagens, legislação  é o que fazemos todos os dias em nosso trabalho e a cada dia que vamos atender algum fato para o qual fomos solicitados percebemos que ele se apresenta com uma configuração diferente e de nós  é exigido tanto pela lei , nossos superiores, quanto a comunidade a qual servimos.
Muitas vezes o serviço que cada dia aumenta mais a falta de efetivo , falta de meios nos leva a deixar a instrução em segundo ou terceiro plano e só lembramos disso quando a ocorrência surge inesperadamente em nossa frente e muitas vezes ficamos nos perguntando o que fazer? Então logo vem a resposta não estava preparado para isso .
Sentimos que precisamos de treinamento  somente quando surge a ocorrencia , estamos arrolados em um inquérito ou até mesmo sendo julgados pela Justiça Militar Estadual, que nos considera plenamente aptos e desconhece  a deficiência de tudo que foi falado anteriormente .

                                                                                          Jairo Islabão PM - RGS

                                                                                                 

Carta de um Policial- Anônimo



Policiais são humanos (acredite ) como toda a humanidade. Eles vêm em ambos os gêneros, mas na maioria das vezes são do sexo masculino. Eles também vêm em vários tamanhos. Na realidade, depende se você estiver à procura de um deles ou tentando esconder algo. Quase sempre, no entanto, eles são grandes.


Encontra-se policiais em todos os lugares: na terra, no mar, no ar, à cavalo, em viaturas, e até na sua cabeça. Independente do fato de "nunca se encontrar nenhum quando se quer um", eles geralmente estão por perto quando mais se precisa deles. A melhor maneira de conseguir um é geralmente por telefone.

Policiais dão palestras, fazem partos, e entregam más notícias. Se exige que eles tenham a sabedoria de Salomão, a disposição de um cavalo corredor e músculos de aço - muitas vezes são até acusados de terem o coração fundido no mesmo metal. O policial é aquele que engole a saliva a grandes penas, anuncia o falecimento de um ente querido e passa o resto do dia se perguntando por que foi escolher esta porcaria de trabalho.

Na TV, o policial é um idiota que não conseguiria encontrar um elefante numa geladeira. Na vida real, se espera dele que ele encontre um menininho loiro "mais ou menos desta altura" numa multidão de quinhentas mil pessoas. Na ficção ele recebe ajuda de detetives particulares, repórteres e de testemunhas "eu sei quem foi". Na vida real, quase tudo que ele recebe do povo é "eu não vi absolutamente nada".

Quando ele dá uma ordem dura, ele é grosso. Se ele lhe soltar com uma palavra gentil, é uma mocinha. Para as crianças, ele é às vezes um amigo, outras um monstro, dependendo da opinião que tem seus pais a respeito da Polícia.

Ele "vira a noite", dobra escalas, e trabalha aos sábados, domingos e feriados; sempre o chateia muito quando um engraçadinho vem lhe dizer "epa, este fim de semana é Carnaval, estou à toa, vamos à praia", esta é a época do ano em que eles trabalham vinte horas por dia.

O policial é como aquela menininha, que quando é boa, é muito, muito boa, mas quando é má, é abominável. Quando um policial é bom, ele "é pago para isso". Quando comete um erro, "ele é um corrupto, e isso vale para todos os outros da raça dele". Quando ele atira num assaltante, ele é um herói, exceto quando o assaltante é "apenas um garoto e qualquer um podia ver".

Muitos têm casas, algumas cobertas de plantas, e quase todas cobertas de dívidas. Se ele dirigir um carro de luxo, ele é um ladrão. Se for um carro popular, "quem ele pensa que está enganando?" O crédito dele é bom, o que ajuda bastante porque o salário não é. Policiais educam muitos filhos, muitas vezes, os filhos dos outros.

Um policial vê mais sofrimento, sangue, problemas e alvoradas que uma pessoa comum. Como os carteiros, os policiais têm que estar trabalhando independente das condições do tempo. Seu uniforme muda de acordo com o clima, mas sua maneira de ver a vida permanece a mesma; na maioria das vezes, é entristecida, mas no fundo, esperando um mundo melhor.

Policiais gostam de folgas, férias e café. Eles não gostam de buzinas, brigas familiares, e principalmente, autores de cartas anônimas. Eles têm sindicatos e federações mas não gostam de fazer greve. Têm que ser imparciais, educados, e sempre devem lembrar do slogam "a seu serviço". Às vezes é difícil, especialmente quando um indivíduo lhe lembra, "eu pago impostos, portanto pago seu salário".

Policiais recebem elogios por salvar vidas, evitar distúrbios, e trocar tiros com bandidos (de vez em quando, sua viúva recebe o elogio!). Mas algumas vezes, o momento mais recompensador é quando, após fazer alguma gentileza a um cidadão, ele sente o caloroso aperto de mão, olha nos olhos cheios de gratidão e ouve, "obrigado e Deus te abençoe!

Atenção Colega Policial - LEIA E COLOQUE EM PRÁTICA


Caro colega , no dia a dia do trabalho talvez por causa do cansaço, da rotina e até mesmo pela impressão que temos de que a nossa arma está limpa, não damos a devida  atenção ao nosso instrumento de trabalho, que é de fundamental importância para o trabalho policial  e para proteger vidas, sejam as nossas ou da comunidade a qual servimos. Então chamo a atenção dos policiais para que treinem tiro , cobrem de suas instituíções o treinamento adequado e nunca esqueçam que sua arma deve estar limpa, pois sua vida depende disso.

A posse de uma arma de fogo impõe uma série de responsabilidades, e após uma divertida sessão de tiros, um treinamento ou mesmo o porte num coldre dissimulado vem àquilo que alguns ainda consideram o trabalho duro, a parte chata, o desnecessário.


Mas a limpeza do armamento é o mais básico e importante item para quem tem uma arma. Com o cuidado e uma limpeza regulares, uma arma de fogo pode durar muitos anos. E isto é especialmente importante se você confia sua vida neste instrumento e pretende se aposentar usando a mesma arma que utiliza hoje no trabalho.

Portanto, a primeira coisa que você pode fazer para garantir que sua arma funcione é adquirir um kit para limpeza de armas (que custa cerca de R$ 20). Estes kits estão disponíveis em lojas de acessórios de armas de fogo ou de caça e pesca, e são projetados para tipos específicos de armas (pistolas, fuzis, espingardas). Normalmente cada kit possui três varetas metálicas (com cerdas de latão, nylon e tecido), óleo, solvente e uma flanela. Velhas escovas dentais e pedaços de pano complementam o material. Com este equipamento em mãos, você pode fazer o seguinte:
Passo nº 1 – Certifique-se de que a arma está descarregada.
Passo nº 2 – Desmonte a arma sobre uma mesa plana, limpa e desocupada de modo que possa observar todas as partes e trabalhar com cada item de cada vez. Se você esqueceu como desmontar sua arma, pergunte ao colega instrutor de tiro ou leia o manual de instruções. Após a desmontagem, você terá cinco componentes sobre a mesa (o cano, o ferrolho, o conjunto da mola recuperadora, a armação e o carregador).
Passo nº 3 – Dependendo do nível de sujeira (chumbo e pólvora) grudada no cano, passe um pouco de solvente no interior do mesmo usando um pedaço de tecido. Depois, passe outro pedaço de tecido limpo para retirar o excesso de solvente. Introduza a vareta no cano (a partir da câmara até a boca) e a movimente para frente e para trás no sentido da rotação das raias. Utilize primeiro a vareta de cerdas de latão e depois a de nylon. Continue a passar um tecido limpo até que o cano esteja limpo. Se só houver poeira, dispense o solvente e limpe o interior do cano apenas com a vareta de nylon. Limpe a rampa de alimentação e a câmara até que não haja impurezas. Não lubrifique o interior do cano após a limpeza. Não use escova com cerdas de aço.

Passo nº 4 – Limpe o ferrolho com a escova dental e um pedaço de pano levemente embebido em solvente até remover qualquer depósito de pólvora visível e resistente. Use a flanela para retirar as impressões digitais e qualquer vestígio de óleo/solvente que existir. Lubrifique apenas as partes indicadas no manual de instruções usando uma ligeira camada de óleo.

 

Mulheres desafiam machismo na polícia diz 'Guardian'



Jornal destaca contratações de mulheres para patrulhar favelas no RIO e ocupar cargos de chefia na organização.
RIO - Uma revolução feminista está tomando forma dentro da polícia do Rio de Janeiro, segundo reportagem publicada nesta quarta-feira no jornal britânico The Guardian. Com o título "Feminismo e M-16s: Como as mulheres estão transformando o machismo na polícia do Rio", o artigo destaca a recente contratação de policiais femininas tanto para os cargos de chefia da organização como para atuarem diretamente nas operações de combate ao tráfico de drogas e de armas na cidade.
"Em um país onde ser policial há muito tempo é considerado trabalho de homem, a linha de frente da guerra da droga do Rio - um mundo de sangue, suor e balas que deve estar entre os mais machistas do planeta - é um cenário improvável para uma revolução feminista", diz o jornal. "Mas as mulheres brasileiras estão abrindo caminho nesta profissão dominada por homens."
O The Guardian entrevista mulheres que atuam nas batidas policiais nas favelas cariocas e a delegada-titular da Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (DRAE), Marcia Beck, que assumiu o cargo em abril. "Beck vê a presença cada vez maior de mulheres como um passo a mais no sentido de mudar a imagem da polícia como uma força violenta e temível", diz o jornal.

Mas o The Guardian ressalta que as mulheres ainda sofrem discriminação em vários níveis, inclusive dentro da polícia.
O correspondente do jornal no Rio acompanhou uma batida no Morro da Mineira, da qual participaram algumas policiais femininas.
 Ele relata que algumas das entrevistadas admitiram ouvir provocações de seus colegas homens todos os dias.

FONTE: http://www.estadao.com.br/noticias/

BBC Brasil

Homem atropela três pessoas da mesma família e deixa mãe e filhas feridas

Uma mãe e suas duas filhas foram atropeladas foram atropeladas por um homem que dirigia embriagado na noite deste domingo (20), por volta das 19h30, na BR-406, em Ceará-Mirim, cidade que integra a Grande Natal. O homem acusado do atropelamento, Renato Gomes da Silva, foi preso pela polícia após denúncias.
A Delegacia de Plantão da Zona Norte, para onde o acusado foi levado após o acidente, informou que o VW Santana conduzido por Renato Gomes subiu no canteiro da BR que liga Ceará-Mirim e Taipu e atropelou três pessoas da mesma família, que esperavam para atravessar a rua. Maria das Dores, Jecileide Carvalho e Jecilan Carvalho da Silva foram socorridas e internadas no Walfredo Gurgel.
Renato Gomes fugiu, mas foi localizado através da denúncias de testemunhas. Ele foi preso em casa, localizada no assentamento Espírito Santo e confessou o atropelamento. O Santana havia sido escondido em um matagal próximo a casa dele.
Levado a DP da Zona Norte, Renato Gomes fez o teste do bafômetro e foi constatado o estado de embriaguez alcoólica. Ele deve ser indiciado por omissão de socorro e ainda homicídio doloso.

Acidente com ônibus na zona Norte deixa, pelo menos, 15 feridos



Frente do ônibus ficou completamente destruídaSão 15 os feridos no acidente com um ônibus no túnel de acesso à ponte de Igapó, sentido zona Norte-centro de Natal, ocorrido por volta das 5h30 de hoje (22). O motorista do coletivo perdeu o controle e bateu nas duas laterais do túnel, provocando também um longo engarrafamento no local.
A informação inicial era de que oito pessoas havia ficado feridas. Porém, a equipe da TRIBUNA DO NORTE foi ao hospital Walfredo Gurgel, onde os acidentados foram levados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e obteve a informação, confirmada pela diretoria da unidade hospitalar, que eram, pelo menos, 15 os feridos. A maioria deles, porém, apresenta apenas ferimentos leves. O estado mais grave é o do motorista, que tem fraturas nas pernas e nos braços.
saiba maisFalta de sincronia de semáforo na Ribeira provoca acidente entre carro e ônibus Acidente com ônibus na zona Norte Falta de sincronia dos semáforos provoca acidente na RibeiraPassageiros informaram que o ônibus estava em alta velocidade e o motorista pode ter perdido o controle porque o trecho estaria escorregadio devido às chuvas caída no início da manhã de hoje. Contudo, o motorista do coletivo afirmou que a colisão foi provocada por uma moto, que entrou na frente do ônibus e o fez perder o controle.
Por conta do acidente, o trânsito está congestionado no local. O ônibus pertence a empresa Riograndense, tem placas MYL-1172, e faz a linha Nova Natal. "Como é um veículo de grande porte, tivemos que esperar o guincho para liberar o trecho e recomendamos para que as pessoas que vão da zona Norte para o Centro utilizem a ponte nova", aconselhou o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Roberto Cabral. Além da PRF, o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) também está no local.

FONTE: Tribuna do norte

Encontrado o carro tomado de assalto em João Câmara

Encontrado o carro que foi levado durante o assalto a residência do funcionário público Eriberto Paulino na semana passada.
O veículo foi encontrado no loteamento Aliança, Zona Norte de Natal estacionado em frente a um supermercado.
Os ladrões levaram só o som do veículo, nenhum outro acessório foi subtraído, inclusive o documento do carro foi deixado dentro do veículo.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Comandante Convoca Soldado Para o Curso de Habilitação de Cabo.


Depois de espera por mais de 25 anos 122 soldados da Policia Militar são Chamados para para fazer o Curso de Habilitação de Cabos, onde muito desses que foram chamados se encontra no Excepicional ou no Otimo Comportamento, quem tiver respondendo algo na justiça já era, alguns até prejudicados por causa dos "fora da lei" Cade o incentivo? É esse o nosso Plano de Carreira? Apenas a Certeza de ir para Reserva no mínimo como soldado e no máximo com uma graduação depois de 30 anos de serviço?
Chamamos isso de comodismo, aceitar apenas as ofertas que nos são oferecidas e calarmos diante das injustiças.

Anistia de várias unidades federativas punidos por movimentos reivindicatórios



Considerações...

"E vai ocorrer o que já era previsto, o que todos podiam imaginar, o que para alguns era inaceitável: terá que ser engolido, da pior forma possível, goela abaixo. Por lei federal, em breve, a ser sancionada: LINK DA LEI "
Quando digo "goela abaixo" é para aqueles, muitos de nós, infelizmente, que teimaram em aplicar e continuar aplicando ditames arcaicos, claramente inconstitucionais (ou melhor, sequer recepcionados pela constituição vigente de 1988. É! Mais de vinte anos...).
Regulamentos que fingem que vivemos num mundo apolítico. E agora, serão, vez ou outra, a exemplo do que fará esta lei, "atropelados" pelas leis baixadas por... políticos! Políticos que praticam: política! A mesma que esses regulamentos pré-constitucionais (pré-históricos do ponto de vista constitucional) insistem em proibir.

Só resta rir. Até quando vamos lutar contra a manifestação, quando pacífica, por condições humanas de trabalho e salário? Até quando vamos combater manifestações por condições corretas de trabalho com normas inconstitucionais, não recepcionadas, humilhantes, que atentam contra a dignidade humana?
Pediram para que eu falasse sobre o nosso RDPMSC, tenho medo de falar sobre ele, e enquanto estiver vigente, ou sendo aplicado, terei medo, pois se eu criticá-lo, como punição leve, amena, razoável, poderia receber 'apenas':10 dias de detenção! Estou falando de punição considerada para transgressão leve!

Portanto, não vou criticá-lo. Irei falar logo mais, de um modo genérico, para evitar represálias, e entendam ao que quiserem encaixar as normas vigentes.
Comecei falando na anistia, por que passei para os regulamentos disciplinares, qual a relação? Toda! Uma das transgressões previstas em muitos regulamentos disciplinares é, simplesmente: participar, tomar parte, de movimentos reivindicatórios, políticos, religiosos, etc.
Tomar parte, leia-se, "fazer coro", falar, entoar uma voz em uma plateia. Político leia-se, "relativo ou pertinente à cidadania", ao povo, ao Governo.
Portanto, os mesmos regulamentos que teimamos (alguns, não todos, repito), em aplicar, para coibir manifestações "políticas" agora serão, engolidos, ironicamente, por um ato, "político"!

Comento mais, outra hora, com mais calma. Mas por hoje, dormirei tranquilo, tenho uma convicção: não saiu de minhas mãos qualquer parecer de punição grave contra aqueles que se manifestaram pacificamente, aliás, deixei claro para meu comandante da época, que na minha visão, tais regramentos, eram inconstitucionais (melhor dizendo, não recepcionados pela constituição vigente), e que nem punição caberia.
Quem não entendeu assim, terá agora que engolir, goela abaixo, e será bem pior...
Essa é a democracia, e como militares, ou nos adaptamos a ela rapidamente, ou seremos engolidos. E deste modo, a desmilitarização virá, para o bem ou para o mal: (dependendo do ponto de vista) arrisco a dizer, que para uma maioria, virá para o bem...

Abraço a todos os (as) leitores (as)!"

redação final
projeto de lei nº 3.777-B de 2008
Concede anistia a policiais e bombeiros militares do Rio Grande do Norte, Bahia, Roraima, Tocantins, Pernambuco, Mato Grosso, Ceará, Santa Catarina e Distrito Federal punidos por participar de movimentos reivindicatórios.

O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Art. 1º É concedida anistia a policiais e bombeiros militares do Rio Grande do Norte, Bahia, Roraima, Tocantins, Pernambuco, Mato Grosso, Ceará, Santa Catarina e Distrito Federal punidos por participar de movimentos reivindicatórios.
Art. 2º É concedida anistia aos policiais e bombeiros militares do Rio Grande do Norte, Bahia, Roraima, Tocantins, Pernambuco, Mato Grosso, Ceará, Santa Catarina e Distrito Federal punidos por participar de movimentos reivindicatórios por melhorias de vencimentos e de condições de trabalho, ocorridos entre o primeiro semestre de 1997 e a publicação desta Lei.
Art. 3º A anistia de que trata esta Lei abrange os crimes definidos no Decreto-Lei nº 1.001, de 21 de outubro de 1969 — Código Penal Militar, e as infrações disciplinares conexas, não incluindo os crimes definidos no Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 — Código Penal, e nas leis penais especiais.
Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Sessões, em 16 de dezembro de 2009.
Deputado MAURO BENEVIDES
Relator
Rodrigo Quadros
Msn: rodrigo.raq@hotmail.com

Multidão acompanha o sepultamento do comerciante e músico Ivan Torres

                    Hoje pela manhã desta segunda-feira(21) ocorreu o sepultamento do comerciante e músico Ivan Torres, que faleceu ontem pela manhã vítima de acidente de moto na RN120 trecho entre a comunidade de Queimadas, município de João Câmara e a cidade de Parazinho.
No momento em que o caixão deixava o local do velório, a Filarmônica Manoel Rafael de Freitas, da qual era integrante, tocava o a música “Amigo de Fé, irmão Camarada”, uma homenagem dos colegas músicos. Neste momento a emoção tomou conta das centenas de pessoas que acompanhavam o cortejo fúnebre. Ivan Torres foi sepultado no Cemitério Público de João Câmara.
Ivan era cunhado do Soldado Da Silva do 3º Pelotão, o mesmo que a menos de uma semana teve sua família assaltada em sua própria residência.

FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR EM JOÃO CÂMAR-RN

            Foi realizada neste domingo dia 20 de Dez de 2009 a festa de confraternização do 3º Pelotão de Polícia da cidade de João Câmara. O evento ocorreu na Fazenda Santa Luzia neste município com a presença de autoridades Militares e sociedade civil. Compareceram também as famílias dos militares onde em clima natalino se confraternizaram entre elas. O proprietário da Fazenda senhor Sebastião Amorim pertencente a velha guarda do Governo de Aluízio Alves na década de 60, não somente contribuiu com o espaço para o acontecimento da festa, como também marcou presença oferecendo ainda uma linda mesa decorada com frutas tropicais e também um delicioso lanche no final da tarde para todos os presentes...A famosa "CARTOLA" caramelizado de chocolate cortezia, que por sua vez não esqueceu de enviar um pouco do referido doce ao Cb PM Fem Sandra, que estava de serviço de Sgt de dia no quartel.

Jovem acusado de matar adolescente de 13 anos é preso em Vera Cruz-RN



Wilton Evangelista da Silva JúniorWilton Evangelista da Silva Júnior, 19 anos, acusado de matar Maria Joseane, de 13 anos, foi preso ontem (20), na cidade de Vera Cruz, a 37 km de Natal. Ele estava foragido desde o dia da morte da adolescente, no domingo (13), na Cidade da Esperança, e foi preso pelos policiais do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope).
Conhecido como Bel, segundo informações da polícia, Wilton Evangelista confessou o crime na delegacia. Ele foi localizado pelos policiais após uma denúncia anônima. A arma utilizada para o crime não foi encontrada.
Bel já havia sido preso por tráfico de drogas durante seis meses. Segundo informações que populares deram a polícia após a morte de Maria Joseane, ele andava sempre armado e era comum utilizar a arma para dar disparos nas mediações da favela da Guanabara.
Maria Joseane Dantas Silva foi assassinada no início da manhã do domingo (13) dentro da casa onde morava com a tia, na rua dos Campos, na comunidade conhecida como Guanabara, na Cidade da Esperança, zona oeste de Natal.

 FONTE: Tribuna do norte