sábado, 24 de setembro de 2011

Governo do Estado descumpre acordo e Policiais Civis cogitam nova greve do RN

Os agentes e escrivães da Polícia Civil deliberaram na noite desta quarta-feira (21) pelo agendamento de outra Assembleia Extraordinária para quarta-feira da próxima semana (28) que apreciará um indicativo de greve.


Os policiais civis lamentam a postura intransigente do Governo, que “vem praticando um verdadeiro massacre dos servidores públicos estaduais”. Mesmo tendo recentemente enfrentado a maior greve da história da Policia Civil do RN, diante dessa situação, eles demonstraram disposição para, se preciso for, retomar o movimento paredista e lutar pela garantia de seus direitos: cumprimento da Lei 417/10, retirada dos Presos das DP's, nomeação dos concursados, e demais pontos constantes no Acordo.

*Fonte: Sinpol-RN
Ministério Público do RN quer
regularização de salários de
Policiais Militares

Devido ao atraso no pagamento dos vencimentos dos policiais militares do Rio Grande do Norte, a Promotora de Justiça Moema de Andrade Pinheiro, da 32ª Promotora de Justiça da Comarca de Natal recomendou no dia 21, ao Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte que seja providenciada a regularização do pagamento dos vencimentos, mantendo-os em dia.

O Comandante deverá comprovar no prazo de trinta dias, contando a partir do recebimento da recomendação.

A diretora de Finanças da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social reconheceu a existência de “casos pontuais de não recebimento de vencimentos” no âmbito da Polícia Militar do Estado, mas não apresentou qualquer justificativa para os atrasos.

Fonte: SD Glaucia
MP irá formalizar denúncia

O promotor criminal Wendell Beetoven Ribeiro Agra espera poder formalizar a denúncia à Justiça dos acusados na Operação Batalhão Mall até o final deste mês.

Segundo ele, pelo menos 15 pessoas deverão ser denunciadas pelo suposto esquema de uso de viaturas da Polícia Militar para fazer segurança privada para estabelecimentos comerciais da cidade de Assú.

Na próxima semana o promotor pretende analisar os dados recebidos do Banco do Brasil quanto à movimentação bancária do 10º Batalhão PM, alvo das investigações.

Wendell Beetoven diz que recebeu as informações sobre as contas do 10º Batalhão no início desta semana, mas ainda não teve tempo de analisar os dados. Segundo ele, o Banco do Brasil não havia liberado tais documentos anteriormente e foi necessário um pedido judicial para que isso fosse repassado ao MP.

"Pretendo analisar esses dados na próxima semana e se não houver qualquer outra diligência ou depoimento para ser feito, devemos então formalizar a denúncia".

DN online
ASSIM COMO A CAPITAL DO ESTADO
JOÃO CÂMARA COMPORTA HOJE  CURSINHOS ESPECÍFICOS PARA CONCURSOS DA PMRN


Desde o dia o dia 12 deste, foi implantado na cidade de João Câmara um cursinho preparatório para o concurso de Oficiais da PMRN. Atendendo solicitações dos jovens interessados, o 3º Sgt PM Sandra acompanhada de uma pedagoga/especialista, levou o projeto ao Comandante da Companhia Major PM Josemário que após ter analisado a proposta entendeu como um plano de socialização entre Polícia e Sociedade, assim como, oportunizar aos jovens da cidade de João Câmara a chance de correr em busca de uma estabilidade profissional.


É muito comum ouvirmos falar nos dia de hoje sobre polícia Comunitária, Polícia Pacificadora, Polícia Cidadã, Polícia de bairro e outros... Estes são os novos modelos de atuação de polícia que pretende quebrar o rótulo de Polícia repressora, autoritária, ou até mesmo inimiga da sociedade.

Numa situação diferente Cursinho preparatório que funciona em uma sala dentro da 2ª CIPM (Antes Ociosa durante a noite) trás a aproximação entre policiais e sociedade.

É lógico que, cuidados foram tomados no sentido de zelar pela segurança da área. Os alunos só adentrarão na instituição devidamente fardados com a camisa do Soberano como forma de identificação, já que trata-se dos mesmos frequentarem área militar.

Professores Especializados foram selecionados e contratados por hora/aulas para preencher as necessidades de vagas por disciplinas (História, Geografia, Português e Espanhol).

Todos estão satisfeitos, a prova é, que estamos fechando a 2ª turma que iniciará nesta segunda feira (26) no primeiro horário de 18h00min as 20h00min, não podendo mais atender outra demanda por falta de espaço físico.

Está sendo cobrado um valor mensal simbólico que será destinado ao pagamento dos profissionais, compra de material e manutenção do cursinho.

Esta parceria rendeu pequenos investimentos na Companhia, como por exemplo, a doação de dois ar condicionados para a referida sala, que foi oficialmente entregue a instituição que funciona diariamente para o uso de instruções e Reuniões dos militares.

O Cursinho também prepara os candidato para os testes físicos



Respeitando o novo padrão para exames físico já para ser aplicado no próximo concurso conforme o boletim nº 133 da PMRN em 18 de Julho deste, o Padrão de Aptidão Física Inicial do Exame de Avaliação do Condicionamento Físico "constitui-se de um conjunto de testes de capacidades motoras, composto de exercícios físicos que visam avaliar os componentes de resistência cardiorrespiratória, força e resistência muscular, velocidade, coordenação, agilidade e potência, condições mínimas exigidas dos candidatos para suportar, física e organicamente, as exigências da prática de atividades físicas curriculares e demais exigências próprias da função policial militar".

Diante disso o cursinho Soberano deu inicio nesta quarta-feira aos treinos com o intuito de preparar os jovens para tal testes.

Teste Shuttle Run "corrida de ir e vir": 11 segundos e 3 décimos;
(Masculino)

 Os exercícios físicos exigidos para os candidatos a ingressarem nos quadros da PMRN serão: Para candidatos do sexo masculino:
  • Flexão de braço em barra fixa: mínimo de 05 (cinco) repetições;
  • Teste Shuttle Run "corrida de ir e vir": 11 segundos e 3 décimos;
  • Corrida de 12 minutos: mínimo de 2.400 metros;
  • Impulso horizontal: mínimo de 1,5 metros;
  • Abdominal remador: mínimo de 35 repetições em 1 (hum) minuto;
  • Corrida de 100 metros: tempo máximo de 16 segundos.
Impulso horizontal: mínimo de 1,1 metros;
(Feminino)

 Para candidatos do sexo femininos
  •  Suspensão em barra fixa: tempo mínimo de suspensão de 10 segundos;
  •  Teste Shuttle Run "corrida de ir e vir": 12 segundos e 8 décimos;
  •  Corrida de 12 minutos: mínimo de 2.000 metros;
  •  Impulso horizontal: mínimo de 1,1 metros;
  •  Abdominal remador: mínimo de 26 repetições em 1 (hum) minuto;
  •  Corrida de 100 metros: tempo máximo de 20 segundos.
Os exames físicos serão realizados em dois dias, sendo no primeiro dia realizados os testes de flexão em barra fixa, suspensão em barra fixa, teste Shuttle Run "corrida de ir e vir" e a corrida de 12 minutos.

Já no segundo dia do exame físico serão realizados os testes de impulsão horizontal, abdominal remador e corrida de 100 metros.

Teste Shuttle Run "corrida de ir e vir": 12 segundos e 8 décimos;
Outras Imagens dos Treinos:

 Corrida de 100 metros: tempo máximo de 20 segundos.


Teste Shuttle Run "corrida de ir e vir": 12 segundos e 8 décimos;


Impulso horizontal: mínimo de 1,1 metros;


Teste Shuttle Run "corrida de ir e vir": 12 segundos e 8 décimos;

As aulas estão sendo oferecidas de formas dinâmicas descontraídas sem perder o compromisso com o aprendizado. Os professores selecionados tem uma vasta experiência em Cursinhos preparatório, que na verdade farão o papel de " facilitadores do conhecimento"
Polícia Militar de São Miguel do Gostoso
não dão Tréguae tira de circulação mais um
delinquente que praticava roubos
 e Assaltos no Município

Nesta sexta-feira (23), aproximadamente às 11h30min, ocorreu mais um arrombamento a residência em São Miguel do Gostoso. Mesmo a PM trabalhando de frente em combate a esta pratica, a ousadia dos bandidos são inevitáveis, destemidos praticam seus crimes, porém a Polícia da cidade está atenta, e garante intensificar as rondas na cidade e enfrentar a criminalidade com rigidez e precisão.

Após a Polícia Militar ter sido acionada, o Sargento PM Sidney, juntamente com sua equipe composta pelo Sd PM Carlos e Sd PM Edifranklin, fizeram diligências no intuito de capturar o elemento que tinha realizado o arrombamento e também recuperar os produtos roubados.

Durante o patrulhamento na Rua dos Dourados, a guarnição deparou-se com Valdenis Teixeira do Amaral, já bastante conhecido pela prática desse tipo de delito. Ao notar a presença dos policiais o acusado tentou se evadir-se, mais logo foi contido pela força policial, que ao realizar a abordagem a sua pessoa, tentou resistir à prisão, não tendo êxito terminou abrindo o jogo confessando ter sido ele o autor do arrombamento a residência, informando aos policiais onde se encontravam os objetos subtraídos.

 O material recuperado foi um Notebook de marca FUJTSU SIEMENS com o seu carregador; um relógio de cor branca de marca ROSRA; uma lanterna pequena de cor vermelha;
um cabo de dados; uma carteira contendo documentos pessoais e cartões de créditos; uma corrente de prata; um anel de prata com uma pedra de cristal; e uma quantia de 335 Ett Hundra Krono (moeda sueca).



Após a prisão do acusado, foi conduzido o mesmo, juntamente com o material roubado, para DP de Touros, onde foi feito o auto de flagrante delito.
 Presidente da ACS-RN Cb Jeoás
torna-se representante Nacional
 da Categoria
Cb Jeoás Santos foi eleito vice presidente da Associação Nacional dos Praças Policiais e Bombeiros.

Numa eleição concorrida o Presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PMRN foi eleito por aclamação como vice presidente da Associação Nacional da categoria. A entidade fundada em 2007 em Mato Grosso do Sul, tem desenvolvido muitas ações de valorização da categoria. A luta pela aprovação do Piso Nacional foi a de maior vizibilidade nacional.

Mas não menos importante a aprovação da Anistia aos policiais que participaram de reivindicações também foi um marco importantíssimo, inclulsive tem servido como base e fundamento legal para a anistia de outros estados como foi no caso dos Bonbeiros do Rio de Janeiro.


A entidade nacional tem participado de diversos debates e participou de todas as negociações salariais nos estados: esteve presente no rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e recentemente no Piauí, onde os mliitares recorreram a paralização das atividades seja com as famílias ou pelo Movimento Polícia Legal.

A entidade nacional tem assento no Conselho Nacional de Segurança Pública e participou ativamente da primeira Conferência Nacional de Segurança Pública, assim como da elaboração das Diretrizes Nacionais de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos para os Profissionais de Segurança Pública.

A bandeira principal da entidade é a desmilitarização que começa a ser estruturada junto com a sociedade civil, através de um ´projeto viável e sólido para o modelo da atuação da polícia brasileira.

O Rio Grande do Norte que participou ativamente de todas essas lutas na entidade nacional permaneceu ocupando o cargo da diretoria Regional Nordeste da entidade, antes ocupada pelo Cabo Jeoás, agora será ocupada pelo Sgt eliabe (ASSPMBMRN). Além desta representatividade o rio Grande do Norte ainda garantiu a vice tesouraria que será ocupada pelo sd Rodrigo Maribondo (ABMRN).

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Policiais civis decidem sobre nova
 greve na semana que vem

Os agentes e escrivães da Polícia Civil se reúnem na próxima quarta-feira (28), para uma assembleia que marcará o indicativo de greve. A categoria tentou reunião com o Governo do Estado para tratar do acordo firmado para o fim da greve, mas não obteve sucesso.

O Executivo não sinalizou a nenhuma das categorias a confirmação do cumprimento dos pontos negociados durante as paralisações. O dia de pagamento dos policiais civis é na sexta-feira (30), caso o salário não seja reajustado como ficou acordado, eles podem retomar a greve.
SAMU fará simulação nesta sexta-feira
 em João Câmara

Uma equipe do Serviço de Atendimento de Urgência(SAMU) fará uma simulação na praça Baixa Verde, centro de João Câmara nesta sexta-feira(23).

A secretaria Municipal de Saúde mudou o horário da simulação, previsto anteriormente para as 9h, o qual passou para as 14h no mesmo local.

Esta sendo esperada a presença dos prefeitos e secretários de saúde dos municípios que serão atendidos pela base que ficará em João Câmara.

A base do Mato Grande, conforme previsões da própria Secretaria Estadual de Saúde Pública(SESAP) é que esteja em funcionamento até o dia 29 de outubro, dia do aniversário de emancipação política do município de João Câmara.

FONTE: Assis Silva
Polícia da PB prende no RN assaltantes especializados em assaltos a banco

Uma perseguição policial iniciada na cidade de João Pessoa na Paraíba resultou na prisão de cinco suspeitos de integrar uma organização criminosa, especializada em assaltos a banco. Após horas de perseguição, os assaltantes foram presos nas proximidades da rodoviária de Natal, ma manhã desta quinta-feira (22).

De acordo com informações da Polícia Federal da PB, foram presas duas mulheres e três homens. O bando tinha realizado um assalto em João Pessoa e se preparava para assaltar um banco na mesma cidade. Com eles foram encontradas 2 armas e munições.

A perseguição fazia parte da Operação Abismo deflagrada pela Polícia Federal da Paraíba. A operação contou com o apoio da PF do RN que ajudou na escolta para levar os bandidos de volta até a PB. A organização agia em caráter interestadual.

DNonline

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Liberdade de expressão
no Quartel da PMRN

Há muito se questiona sobre a liberdade de expressão dos militares estaduais, não só do Rio Grande do Norte, mas de todo o país, já que uma onda de blogs surgiram em cada uma das Unidades Federativas.

A "blogosfera policial" já foi tema até de pesquisa do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESec), a qual abordou a importância desse meio de informação, o perfil dos policiais blogueiros, bem como as fronteiras da liberdade de expressão em corporações públicas com rígidas hierarquia, como o caso da Polícia Militar.

Em alguns casos do país ocorreram repressões aos blogueiros, como no caso do "Blog Flit Paralisante", que, a pedido da Polícia Civil de São Paulo, a Justiça Paulista retirou do ar o site mantido pelo delegado Roberto Conde Guerra.

No Estado do Rio Grande do Norte, porém, vários policiais militares aderiram à nova onda dos blogs, inclusive o Comandante Geral da PMRN, trazendo informações pertinentes não só para a tropa militar, mas também para a sociedade em geral.

Nesta semana o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, Coronel Francisco Canindé de Araújo, deu mais um passo para a democratização da informação no âmbito da PMRN e para a liberdade de expressão dos militares estaduais que diariamente propiciam a plena discussão dos temas relacionados à segurança pública.

O reconhecimento dessas páginas virtuais se deu através do site oficial da própria Polícia Militar do RN, onde os blogs feitos por policiais militares mais lidos pelos PM's poderão ser acessados na página oficial da PMRN, entre eles estão o "Blog do Comandante Geral", o "Blog do Coronel Ângelo", o "Blog do Cabo Heronides" e o "Blog da Soldado Glaucia".

Um passo importante que assegura o exercício do direito de opinião e a liberdade de expressão dos profissionais de segurança pública do Estado, os quais criam um ambiente apto para a mudança e melhoria do sistema de segurança pública.

A liberdade de expressão parece que finalmente chegou ao Quartel da PMRN.

Escrito por Soldado Glaucia em Portal BO
CONFERÊNCIA REGIONAL DE
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES

Aconteceu nesta segunda Feira (19) a Conferência Regional de Políticas para as Mulheres em Ceará - Mirim.


Lideranças e comunidade tiveram a oportunidade de discutir e elaborar políticas públicas voltadas à construção da igualdade, com vistas ao fortalecimento da autonomia econômica, cultural e política das mulheres, contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e para o exercício da cidadania das mulheres no Brasil.
O Evento foi promovido pela Coordenadoria de Políticas para Mulheres de Natal, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, sob a direção da CODIMM - Coordenadoria Estadual vinculada e subordinada à Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte.
Redivan Rodrigues e Equipe da Ação Social de João Câmara

Representantes das cidades de João Câmara  e Galinhos

A abertura do evento contou com a presença do prefeito Antônio Marcos de Abreu Peixoto e representantes dos diversos segmentos da sociedade.
Segundo a Coordenadora de Política para as Mulheres, Maria das Graças Lucas, a ocasião é uma ação democrática e totalmente voltada para a discussão de vários eixos, proporcionando informações, orientações, debates e a criação de propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual prevista para acontecer em outubro.
Esteve presente no evento a Senhora Redivan Rodrigues Secretária de Assistência Social do Município de João Câmara, Assistentes Sociais e Coordenadoras de Projetos Sociais.
“As transformações sociais estão redefinindo o papel da mulher na sociedade moderna. Cada dia que passa a mulher conquista o seu espaço em diversos segmentos da sociedade, seja político, cultural, econômico, e até aquelas que decidem ser donas de casa, sabem impor sua condição de gerenciar o lar” declarou a 3º Sgt PM Sandra

Após a apresentação dos resultados dos Grupos de Trabalho foi realizada a eleição das Delegadas da Regional para a Conferência Estadual
O Prefeito de Ceará Mirim pontuou sobre a importância de idéias e propostas que foram discutidas de serem levadas a âmbito estadual. Ao final da Conferência foi realizada a eleição das delegadas (os) para a Conferência Estadual.
Outras Imagens:
Coral Infantil do Centro Educacional Ananias Caetano
abrilhantou a abertura cantando lindas canções


Prefeito Peixoto: Ex- Oficial da PMRN
Foi instrutor do Sargento Sandra no CFAPM
Hoje Delegado de Polícia Civil e exercendo o cargo de Prefeito
Municipal da cidade de Ceará Mirim

1º Sargento PM Márcia - Integrante do CODIMM
OPORTUNIDADES

Governo do estado vai abrir concurso público para 3.500 vagas

O Governo do Estado vai abrir concurso público, no mês de novembro, para 3.500 vagas de professores da rede de ensino em todo o Rio Grande do Norte. A comissão do concurso está tomando as providências para conclusão do processo administrativo de contratação da entidade responsável pelo concurso. A expectativa é que essa etapa seja concluída até o dia 12 de outubro.

O Edital deve ser publicado também no mês de outubro e o processo seletivo deve ser realizado até o dia 20 de novembro. Os prazos foram acordados em audiência com o juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública, Cícero Martins de Macedo Filho, e com a promotora de justiça, Carla Campos Amico.


Os aprovados no concurso deverão ser nomeados até o início do ano letivo de 2012. Serão ofertadas 2.900 vagas para professores e 600 para pedagogos.

A oferta contempla todos os componentes curriculares: Biologia, Ciências, Arte, Educação Física, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Química, Filosofia e Sociologia. A oferta também contempla vagas para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

"Com a realização do concurso, o Governo está atendendo a uma antiga reivindicação da categoria e agindo para cobrir o déficit de professores em sala de aula nas escolas estaduais. Estamos também, com isso, dando mais qualidade ao ensino em nossas escolas", afirma a secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho.

Considerando a dinâmica na rede estadual de ensino, que conta com 710 escolas, quase 20 mil professores e 310 mil alunos, as vagas disponibilizadas pelo novo concurso devem cobrir o déficit de educadores em sala de aula.

DN online
Pai e filho ficam feridos em
capotamento na RN 118

Um grave capotamento foi registrado por volta das 6h desta quarta-feira (21), na RN-118 que liga as cidades de Caicó e Jucurutu, próximo a “curva da aroeira”.

De acordo com o blogueiro e radialista Rosivan Amaral, um veículo tipo SW de placas 4846 de São José do Egito-PB, que seguia no sentido Jucurutu/Caicó capotou por várias vezes, saiu da pista e desceu uma ribanceira.

Na ocasião, o condutor do veículo foi identificado como João Pereira Amorim, de 66 anos, que ficou preso às ferragens, mas foi socorrido por uma ambulância.

Outra vítima envolvida no acidente foi identificada como João Pereira Amorim Filho, de 18 anos, filho do condutor, que teve apenas algumas escoriações e está prestando depoimento aos policiais do trânsito.

Informações preliminares dão conta que o motivo do acidente teria relação com um eixo do veículo que quebrou na curva, obrigando o condutor a tentar fazer uma manobra para evitar o capotamento.

João Pereira Amorim teve uma pancada na cabeça, está consciente, respirando normalmente e segundo os as primeiras informações o seu estado de saúde não é grave.

DN Online