sábado, 21 de agosto de 2010

SUPLENTES DO CONCURSO DA PMRN PROTESTAM
PARA SEREM CONVOCADOS

Ainda esperando serem convocados para o curso de formação, suplentes do concurso da PM realizado em 2005, fizeram um protesto em frente a Assembleia Legislativa, na manhã de ontem. Segundo um dos líderes do movimento, Saulo Azevedo, o governo teria até 18 de dezembro deste ano para convocar os 1.476 suplentes.

Saulo explica que o argumento usado pelo comando para a não convocação dos suplentes seria o fim do prazo de validação do concurso. Esse prazo é de dois anos, a contar da homologação no Diário Oficial, segundo o edital. Ele teria expirado em 14 de fevereiro. A data foi contada a partir da prorrogação de dois anos dada pela Justiça da homologação do resultado classificatório do exame intelectual, ocorrida em 2006. Na opinião dos suplentes, a prorrogação deveria contar da conclusão do curso de formação da primeira turma convocada, que se deu em 18 de dezembro de 2006.

Com esse entendimento, os suplentes moveram uma ação pública contra o estado, reinvidicando o direito de serem concovados. "A única reinvidicação é de ingressar na polícia e servir à sociedade".

O comandante da PM, Araújo Silva, informa que recebeu, sexta-feira passada, representantes do movimento, oportunidade em que lhe apresentaram as reinvidicações. Segundo ele, as pautas foram encaminhadas à Assessoria Jurídica da instituição, cujo parecer indica que há dúvidas na validade do concurso. Araújo afirma que o parecer foi enviado à Procuradoria do Estado e que está aguardando qual será a decisão para saber se poderá oferecer mais vagas.

FONTE: Diário de Natal
POLICIAL MILITAR É PRESO ACUSADO
 DE ROUBO E CLONAGEM DE CARTÕES

Policial Militar é preso acusado de roubo e clonagem de cartões de crédito em Natal

O Policial Militar Alberto Rômulo Martins da Silva, de 31 anos foi preso na manhã deste sábado de posse de um carro roubado e sob acusação de clonagem de cartões de crédito. O policial foi preso quando saía de sua casa, localizada no bairro Cidade da Esperança, Zona Oeste de Natal.

De acordo com informações da polícia o suspeito foi preso graças a uma denúncia anônima. Segundo a polícia após alguns dias de investigações Alberto Rômulo foi preso em flagrante.

Com ele, foram encontrados, além do carro, vários cartões de crédito clonados, documentos falsos e uma máquina utilizada para falsificação de cartões.

O policial é lotado no 4º Batalhão da Polícia Militar e estava de licença especial. Ele foi conduzido para a delegacia de plantão da Zona Sul.

FONTE: DNonline
GOVERNADOR SANCIONA DECRETO QUE REGULAMENTA AS QUALIFICAÇÕES
POLICIAIS MILITARES PARTICULARES

 O Governador do Estado, Iberê Ferreira de Souza, sancionou o Decreto nº 21.849, de 19 de agosto de 2010, que dispõe sobre as Qualificações Policiais Militares Particulares.

Pelo Decreto, publicado no Diário Oficial na data de hoje (20), o Quadro Organizacional da PMRN passa a ter 11 Qualificações Policiais Militares Particulares (QPMP): Combatente(QPMP-0), Especialista de Manutenção de Armamento (QPMP-1), Especialista de Operação de Comunicações (QPMP-2), Especialista de Motomecanização (QPMP-3), Especialista Músico (QPMP-4), Especialista de Manutenção de Comunicações (QPMP-5), Especialista de Saúde (QPMP-6), Especilista Corneteiro (QPMP-7), Especialista de Manutenção de Solípedes (QPMP-8), Mecânico de Manutenção Aeronáutica (QPMP-9) e Auxiliar de Prevenção ao Uso de Drogas (QPMP-10). A Qualificação Policial Militar Particular Motorista foi extinta do Quadro de Praças Policiais Militares Especialistas.

O Decreto estabelece ainda que os candidatos aos Cursos de Sargento Especialista e de Cabo Especialista serão submetidos a processo seletivo, devendo preencher os seguintes requisitos:

Estar classificado no mínimo no comportamento "BOM";
Não estar cumprindo pena de reclusão ou detenção decorrente de sentença judicial transitada em julgado;
Encontrar-se lotado em órgão operacional ou administrativo pertencente à estrutura organizacional da Polícia Militar;
Não haver permanecido à disposição de órgão estranho à Polícia Militar nos últimos 2 (dois) anos.

Confira o Decreto na íntegra.

DECRETO Nº 21.849, DE 19 DE AGOSTO DE 2010

Dispõe sobre as Qualificações Policiais Militares Particulares e dá outras providências.
O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso das atribuições que lhe confere o art. 64, V, da Constituição Estadual e com fundamento no art. 11 da Lei Complementar Estadual nº 163, de 5 de fevereiro de 1999.

D E C R E T A:

Art. 1º Qualificação Policial Militar é o conjunto das habilitações necessárias ao ingresso e ao exercício de uma ou mais funções específicas nos respectivos Quadros.

Art. 2º Os Praças da Polícia Militar do Estado são agrupados em Quadro constituído das seguintes Qualificações Policiais Militares Particulares (QPMP):

I - QPMP-0 - Combatente;
II - QPMP-1- Especialista de Manutenção de Armamento;
III - QPMP-2 - Especialista de Operação de Comunicações;
IV - QPMP-3 - Especialista de Motomecanização;
V - QPMP-4 - Especialista Músico;
VI - QPMP-5 - Especialista de Manutenção de Comunicações;
VII - QPMP-6 - Especialista de Saúde;
VIII - QPMP-7 - Especialista Corneteiro;
IX - QPMP-8 - Especialista de Manutenção de Solípedes;
X - QPMP-9 - Mecânico de Manutenção Aeronáutica;
XI - QPMP-10 - Auxiliar de Prevenção ao Uso de Drogas.

Art. 3º Ao Sargento e ao Cabo PM é facultada a mudança de QPMP, respeitada sua antiguidade e a situação hierárquica em que se encontrar, observando-se ainda os seguintes requisitos:

I - existência de vaga na QPMP pretendida;
II - estar o interessado no efetivo exercício da função da QPMP a que pretende pertencer por período superior a 2 (dois) anos;
III - ter parecer favorável do Comandante da Unidade em que serve;
IV - ter deferido o requerimento de mudança de QPMP pelo Comandante Geral.

§ 1º O praça que estiver em função estranha à sua QPMP ou afastado do efetivo exercício desta por período superior a 2 (dois) anos poderá ser transferido, ex officio, para a QPMP em que esteja servindo, a critério do Comandante Geral.

§ 2º A mudança de QPMP só poderá ocorrer uma única vez, salvo na hipótese prevista no parágrafo anterior.

Art. 4º Os candidatos aos Cursos de Sargento Especialista e de Cabo Especialista serão submetidos a processo seletivo, realizado mediante exame de suficiência técnico-profissional no campo das Qualificações em que pretendam servir, de caráter eliminatório e classificatório e com observância das Diretrizes Gerais de Ensino da Polícia Militar.

§ 1º O Praça candidato a qualquer dos cursos de formação previstos no caput deste artigo deverá preencher os seguintes requisitos:

I - estar classificado no mínimo no comportamento “BOM”;
II - não estar cumprindo pena de reclusão ou detenção decorrente de sentença judicial transitada em julgado;
III - encontrar-se lotado em órgão operacional ou administrativo pertencente à estrutura organizacional da Polícia Militar;
IV - não haver permanecido à disposição de órgão estranho à Polícia Militar nos últimos 2 (dois) anos;

§ 2º Sem prejuízo do disposto no parágrafo anterior, constituem-se requisitos específicos:

I - para ingressar na QPMP-4, ter habilidade, desenvoltura e domínio para tocar qualquer dos instrumentos integrantes da formação estrutural da banda de música da Polícia Militar;
II - para ingressar na QPMP-6, possuir curso específico de nível técnico realizado em estabelecimento de ensino reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC, e diploma registrado no respectivo conselho de classe, em uma das seguintes áreas de especialidade:

a) saúde bucal ou equivalente;
b) laboratório clínico ou equivalente;
c) farmácia e manipulação ou equivalente
d) enfermagem;
e) prótese dentária ou equivalente;
f) radiologia;

III - para ingressar na QPMP-9, possuir curso específico de nível técnico realizado em estabelecimento de ensino reconhecido pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, comprovando que possui Certificado de Habilitação Técnica - CHT e/ou Certificado de Conhecimento Técnico - CCT, bem como estar devidamente habilitado em pelo menos 2 (duas) das seguintes especialidades:

a) GMP (Grupo motopropulsor);
b) CEL (Célula); e
c) AVI (Aviônicos);

IV - para ingressar na QPMP-10, preencher os requisitos específicos do Decreto nº 21.002, de 31 de dezembro de 2008.

§ 3º Para os processos seletivos a que se refere o caput deste artigo não se admitirá a inclusão de quaisquer outros requisitos diversos dos estipulados por este Decreto.

Art. 5º Compete privativamente ao Comandante Geral da Polícia Militar, mediante proposta do Diretor de Saúde e ainda considerando as necessidades da corporação, estipular o quantitativo de vagas e as áreas de especialidade da QPMP-6 a serem contempladas mediante processo seletivo.

Parágrafo único. A prerrogativa a que se refere o caput deste artigo também se aplica no caso dos processos seletivos para preenchimento de vagas na QPMP-4, mediante proposta do Regente da Banda de Música.

Art. 6º Passam a fazer parte da formação estrutural da banda de música da Polícia Militar os seguintes instrumentos:

I - flautim - C;
II - flauta transversal - C;
III - requinta - Eb;
IV - clarinete - Bb;
V - saxofone alto - Eb;
VI - saxofone tenor - Bb;
VII - saxofone soprano - Bb;
VIII - saxofone barítono - Eb;
IX - bombardino - C;
X - barítono - Bb;
XI - lira - C;
XII - trompete - Bb;
XIII - trombone - C;
XIV - trombone baixo - C;
XV - trompa - F;
XVI - tuba - Bb/Eb/C;
XVII - tarol;
XVIII - bombo;
XIX - pratos;
XX - surdo.

Art. 7º Fica extinto do Quadro de Praças Policiais Militares Especialistas a Qualificação Policial Militar Particular Motorista e os cargos públicos de provimento efetivo remanescentes passam a ser distribuídos na forma do Anexo I deste Decreto.

Art. 8º Os cargos públicos de provimento efetivo estabelecidos no art. 1º da Lei Complementar Estadual nº 408, de 24 de dezembro de 2009, passam a integrar o Quadro das Qualificações Policiais Militares Particulares de Mecânico de Manutenção Aeronáutica.

Art. 9º Os cargos públicos de provimento efetivo estabelecidos na Tabela V do Anexo Único da Lei Complementar Estadual nº 409, de 30 de dezembro de 2009, passam a ser distribuídos na forma do Anexo II deste Decreto.

Art. 10. Fica revogado o Decreto Estadual nº 12.166, de 27 de maio de 1994.

Art. 11. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal, 19 de agosto de 2010, 189º da Independência e 122º da República.

IBERÊ PAIVA FERREIRA DE SOUZA
Cristóvam Praxedes

ANEXO I
TABELA I

ESPECIALISTA DE MANUTENÇÃO DE ARMAMENTO - QPMP-1

GRADUAÇÃO - QUANTIDADE

PRIMEIRO-SARGENTO -> 01
SEGUNDO-SARGENTO -> 02
TERCEIRO-SARGENTO -> 03

TABELA II

ESPECIALISTA DE MANUTENÇÃO DE COMUNICAÇÕES - QPMP-5

GRADUAÇÃO - QUANTIDADE

SEGUNDO-SARGENTO -> 02
TERCEIRO-SARGENTO -> 02

TABELA III

ESPECIALISTA DE MANUTENÇÃO DE SOLÍPEDES - QPMP-8

GRADUAÇÃO - QUANTIDADE

TERCEIRO-SARGENTO -> 02

ANEXO II
TABELA I

ESPECIALISTA DE OPERAÇÕES DE COMUNICAÇÕES- QPMP-2

GRADUAÇÃO - QUANTIDADE

SUBTENENTE -> 01
TERCEIRO-SARGENTO -> 10

TABELA II

ESPECIALISTA MÚSICO- QPMP-4

GRADUAÇÃO - QUANTIDADE

SUBTENENTE -> 04
PRIMEIRO-SARGENTO -> 10
SEGUNDO-SARGENTO -> 15
TERCEIRO-SARGENTO -> 20

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

ACESSEM O BLOG DA SECRETARIA MUNICIPAL
DE PROMOÇÃO SOCIAL DE JOÃO CÂMARA/RN


INFORMAÇÕES REFENTE AS ATIVIDADES
SOCIAIS DESENVOLVIDAS NO MUNICÍPIO
CLICK ABAIXO:
Na íntegra - Três suspeitos de integrar
quadrilha estão presos

 A manhã de ontem foi muito movimentada na cidade que na tarde de quarta-feira (18), mais parecia um filme de faroeste. Vários policiais militares permaneciam em Monte Alegre. Uma viatura do Grupo Tático de Operações (GTO) foi enviada para o local. Mas a população estava revoltada com a ausência de policiamento na região. Por sorte durante o tiroteio nenhuma bala perdida atingiu as pessoas que estavam na rua.

Foto: Júnior Santos

A quadrilha de assaltantes tentou assaltar um carro-forte em Monte Alegre na quarta-feiraO problema de insegurança é tão sério que Monte Alegre possui cerca de 25 mil habitantes e até terça-feira (17) um dia antes da tentativa de assalto, havia somente dois policiais militares para atender toda a sociedade, ou seja, um PM para cada 12 mil e 500 moradores. Diante dos números, a cidade se tornou um alvo fácil para os bandidos.

Dos seis homens que invadiram o município para roubar o carro-forte três estão presos. São eles: Zaqueu Ramos da Silva, Ivanaldo Domingos da Silva (presos na comunidade de Maribu, em São Gonçalo do Amarante) e Erivan Pereira de Souza (detido em Mamanguape no Estado da Paraíba). A polícia já sabe que todos os membros da quadrilha são paraibanos. Os foragidos foram identificados, mas para não atrapalhar as investigações os nomes não foram divulgados.

Há cerca de dois meses uma quadrilha assaltou, em plena luz do dia, a agência do Banco do Brasil da cidade. Há informações que o bando que assaltou a agência naquela época é o mesmo que tentou roubar o carro-forte que iria abastecer o Banco do Brasil, na quarta-feira passada.

O soldado J. Gomes, um dos três reféns dos bandidos que aterrorizaram Monte Alegre, na quarta-feira, após ter sido liberado pelos assaltantes passou mal e foi encaminhado para o Hospital Maternidade Lavosier Maia. Ele estava com a pressão em 15/11 (alta). O soldado conversou com a reportagem da Tribuna do Norte e contou detalhes de como tudo aconteceu.

Quadrilha é acusada de 40 assaltos

A quadrilha que tentou roubar o carro forte que estava chegando à cidade de Monte Alegre, a 34 quilômetros de Natal, na tarde de quarta-feira, não é desconhecida da Polícia Civil do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Segundo o delegado-geral potiguar, Elias Nobre, o bando, no interior paraibano, é suspeito de participação em mais de 40 assaltos. No RN, a Polícia Civil já colheu informações suficientes para ligar, pelo menos alguns dos integrantes da quadrilha já identificados, ao assalto às agências do Banco do Brasil de Martins e de Umarizal, registrados os dois, no dia 19 de julho.

As agências do BB, cidades situadas na região Serrana do Estado, foram explodidas durante a madrugada. Os bandidos foram primeiro a Umarizal e depois Martins, de onde fugiram levando o dinheiro de apenas dois caixas eletrônicos – um de cada cidade. A suspeita é que a quadrilha seja a mesma que vinha agindo na Paraíba, onde ocorreram mais de 40 assaltos e alguns deles com a utilização de explosivos. Até agora, ninguém foi capturado.

Pouco mais de um mês depois, possivelmente a mesma quadrilha, já que utilizou o mesmo “modus operandi” (a explosão dos caixas eletrônicos), teria invadido outras duas agências bancárias do interior paraibano em um intervalo inferior a 24 horas. Porém, desta vez, os bandidos não conseguiram levar o dinheiro e fugiram. Os crimes ocorreram nas cidades de São Vicente do Seridó e Boa Vista, ambas na região Agreste da Paraíba.

“É uma quadrilha bem organizada e articulada e já estávamos investigando esses assaltos, baseados em informações da Polícia Civil da Paraíba”, comentou o delegado-geral, Elias Nobre. Os três bandidos presos até o momento, inclusive, já são foragidos da Justiça por envolvimento em assaltos. A Polícia Civil segue, com o auxílio da Polícia Militar, fazendo a procura no matagal da região de outros suspeitos.

Bate-papo

J. Gomes - soldado feito refém

Como foi a abordagem dos bandidos?

Foi uma surpresa. De repente eles chegaram e começaram a atirar. Tinha um deles que estava com quatro pistolas, uma na mão direita, outra na esquerda e duas na cintura. Ele atirava com as duas mãos. Ainda vi homens com espingarda calibre 12 no ombro. Em 20 anos de profissão, nunca tinha visto aquilo na minha vida. Soubemos que os veículos: Celta preto e um Tempra estavam dando apoio ao bando.

Qual foi sua reação?

Eu não reagi. Me deitei no chão. Mandaram que a gente entregasse as armas. Pedi para que o sargento (Nascimento) entregasse o armamento.

Foram muitos tiros?

Sim, foram muitos disparos “no pé do ouvido”. Fiquei desesperado.

O que eles disseram para o senhor?

Um deles dizia que não queria a gente. Só o banco (a agência do Banco do Brasil).

Decidiram na hora levar vocês como reféns? Algo deu errado no planejamento dos bandidos?

Não sei. Eram seis homens, três deles entraram na viatura da PM e nos levaram juntos. Os outros três fugiram para outro lado. Não sei se estavam a pé.

Dentro da viatura eles diziam o quê?

Que queriam fugir. Pedimos que eles não nos fizessem mal. O sargento estava baleado com um tiro na perna e sangrava muito. Nós (PMs) estávamos muito preocupados com o sargento.

Em que momento eles liberaram vocês?

Quando chegamos em uma estrada de terra. Deixaram a gente e fugiram.

Que experiência o senhor tirou da ação dos bandidos?

Que realmente é melhor não reagir em casos como o que fui vítima.

FONTE: Retirado do Tribuna do Norte (Na íntegra)

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

PROBLEMAS DE SAÚDE
 FAMILIAR

Entre as preocupações rotineiras que o Maj PM Fernandes enfrenta dentro de sua área profissional, inclui-se também a preocupação em relação o estado de saúde de sua genitora.

O mesmo tem se dividido entre a profissão e o hospital do “LIGA” Luís Antônio, com a finalidade de acompanhar os procedimentos médicos designado a sua mãe.

Segundo o major Fernandes, a mesma passará por tratamento quimioterápico, na tentativa da cura.

Todos nós que fazemos a 2ª Companhia de Polícia Militar torcemos e pedimos a Deus pela recuperação de sua genitora.
POLICIAL MILITAR MINISTRA
PALESTRA DE CONSCIENTIZAÇÃO
 CONTRA O USO DAS DROGAS


3º Sgt PM Sandra

Nesta quinta feira (19), O programa integração AABB comunidade sediada na Associação Atlética Banco do Brasil em João Câmara,  proporcionou as crianças e adolescentes uma palestra educativa ministrada pela 3º SGT PM Sandra da 2ª Companhia de Polícia Militar sediada em João Câmara (2ª CIPM). A Companhia de Polícia Militar atendeu a solicitação via ofício feita pela coordenação do programa, determinando assim a referida SGT PM feminino para conduzir a palestra.

O tema discutido foi “AS DROGAS E SEUS MALEFÍCIOS” abrangendo também outros questionamentos, bem como tirando dúvidas relacionadas ao tema.

Coordenadora da AABB comunidade em João Câmara
Girleni Noronha

A coordenadora Girleni Noronha tem se preocupado em oferecer oportunidades que venham favorecer as crianças e adolescentes condições dignas no contexto social e familiar. Prova disso é que está agendando nos próximos dias um trabalho mas complexo entre as famílias, já que algumas dificuldades encontradas pela coordenadora trata-se de problemas domésticos. A nova estratégia da Coordenadora Girleni é trazer através da música e da arte a pacificação entre eles, trabalhando letras edificadoras.

Sobre o Programa

O programa Integração AABB Comunidade conjuga educação, saúde, cultura, esporte e lazer para proporcionar novas perspectivas de vida a crianças e adolescentes de famílias de baixa renda. É realizado em parceria com a Federação Nacional das Associações Atléticas Banco do Brasil.


Os jovens inscritos participam de atividades educativas, recreativas e lúdicas, além de receber reforço alimentar e acompanhamento médico-odontológico.

Em cada localidade, instituições públicas e privadas, associações comunitárias, conselhos tutelares, além das próprias famílias dos estudantes, mobilizam-se para garantir o sucesso e a auto-sustentabilidade do empreendimento.




















Onde está presente, o AABB Comunidade contribui para assegurar a inclusão, a não-repetência e a permanência dos jovens na escola.

Alunos da AABB Comunidade de João Câmara

Da esq p/ Dir - Educadores: Lúcia, Luciano,
SGT PM Sandra e Mikarla
Outros educadores: Anchieta e Lígia

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Monte Alegre: quadrilha que fez
policiais reféns veio da Paraíba

Bandidos invadiram pelotão da PM e renderam os policiais. Eles trocaram tiros no centro da cidade e fugiram por matagal. Um dos acusados foi preso.

Polícia caça assaltantes que fugiram com reféns em Monte AlegreA quadrilha que entrou em confronto com a polícia na tarde desta quarta-feira (18) em Monte Alegre veio da Paraíba para roubar em Monte Alegre. Pelo menos cinco criminosos estavam na cidade e tiveram uma intensa troca tiros. Na fuga, eles levaram três policiais militares como reféns, que mobilizou um grande efetivo para a região.

Viatura usada por bandidos para fazer PMs
 de reféns foi abandonada em matagal.

O tenente José Neto, também do 3º BPM, contou que três bandidos estavam na viatura da polícia e tiveram que roubar motocicletas para continuar a fuga. “Eles foram em direção a um matagal na comunidade Malhada. Fizemos um cerco ao local e conseguimos prender um dos acusados e recuperar duas motocicletas”, conta.

Os bandidos se esconderam dentro de um canavial e durante toda a tarde os policiais vasculharam o local na tentativa de localizá-los. Além dos três que fugiram em direção a comunidade de Malhada, pelo menos outros três assaltantes fugiram em direção a cidade de Vera Cruz.


Tenente PM José Neto ressaltou que existe a possibilidade dos criminosos também estarem feridos, devido à grande quantidade de tiros. Em relação aos policiais baleados, ele comentou que ambos estão bem. A identidade dos PMs será em sigilo por questões de segurança.

FONTE: Nominuto
Policial fica ferido durante tiroteio com
assaltantes em Monte Alegre



Assalto no município de Monte Alegre, distante 34 km de Natal, mobiliza a Polícia Militar do Rio Grande do Norte, por volta das 12h30 desta quarta-feira (18). A informação foi passada pelo Comandante do 3° Batalhão de Parnamirim, major Jair Júnior. Um dos bandidos já foi capturado e um sargento foi baleado.


Os bandidos tentaram assaltar um carro forte que fazia o transporte de dinheiro para uma agência bancária de Monte Alegre. Eles utilizaram um carro com placa da Paraíba e duas motos. O bando foi surpreendido por policiais que estavam próximos ao local, mas, após troca de tiros, conseguiu fugir em uma viatura, levando três policiais como refém.


Na fuga, os assaltantes se dividiram em dois grupos. Uma parte teria fugido em direção ao município de Vera Cruz, enquanto a outra teria ido, levando a viatura e os três policiais, para o distrito de Laranjeiras do Abdias, em São José do Mipibu. Um sargento ainda não identificado levou um tiro de raspão, logo divulgaremos mais informações.

FONTE: Diário de Natal
SOLENIDADE DE POSSE DOS CONSELHEIROS
TUTELARES DE JOÃO CÂMARA

Vânia Miranda de Macêdo presidente
do COMDICA

O s cinco conselheiros diplomados

O evento aconteceu na manhã de ontem (17) no espaço da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). O ato foi presidido pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, começando pela leitura da ata até a posse dos referidos conselheiros.

Entre os diplomados está o
policial Militar SD PM Márcio Tenório
(presidente do Conselho Tutelar)

Os demais são:

Maurício Caetano (Sec de educação)  e Cleonice (reeleita)

Francisquinha recebendo o diploma da 1ª dama Redivan

Vereadora Roseane entregando diploma
a nova conselheira (Macelângela)

Padre Edivan e Déia(reeleito)
DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE ENSINO DA PMRN
FAZ INSPEÇÃO NA UNIDADE DE FORMAÇÃO
EM JOÃO CÂMARA


Alunos sendo orientados

A Unidade de Formação dos alunos do Curso de Soldados CFSD 2010.2 de João Câmara/RN recebeu na manhã desta quarta – feira (18) a visita do Coronel Freitas (Diretor de ensino da Polícia Militar de Natal/RN). A visita teve como objetivo inspecionar o as condições físicas e humanas do local de formação, bem como transmitir algumas recomendações pedagógicas acerca das instruções. O mesmo está visitando todos os Centros de formações. A turma em formação é a quarta a ser convocada por meio do concurso público feito no ano de 2005.

Visita a Sala de Aula

O Coronel já visitou as cidades de Assú, Mossoró e Pau dos Ferros. Em João Câmara, conheceu as instalações da Escola Estadual Monsenhor Luiz Lucena Dias, onde está sendo ministrado o curso para 51 alunos com duração de seis meses.
Em sua mensagem aos alunos o Coronel Freitas falou da missão do policial militar, do cargo de carreira, da lealdade com a missão, da ética, da honestidade e da parte disciplinar relacionada à família e de seu compromisso social no município que os acolhem. Segundo o Major PM Fernandes (Coordenador do Curso em João Câmara) medidas preventivas são necessárias para qualificar o efetivo que logo estará nas ruas para garantir a segurança da sociedade.


Cel PM Freitas (Centro), Maj  PM Fernandes,
Capitão Batista, Capitão Alex
e parte dos Instrutores e monitores do CFSD2010.2

O Coronel Freitas também falou aos Policiais Militares da cidade encorajando-os a prosseguirem na firme missão de proteger a sociedade e lembrou fatos de outrora que contribuíram para o aperfeiçoamento dos trabalhos policiais que hoje são fortalecidos com uma nova metodologia de trabalho que vem apresentando resultados favoráveis no combate ao crime.


O curso oferece aos alunos treinamentos básicos para lidarem no dia-a-dia com a sociedade, onde entre as disciplinas citamos:

História da Polícia Militar no RN (2º Ten. PM Silva Neto)
Defesa pessoal (3º Sgt. PM Pontes),
Ordem Unida (2º Sgt. PM Artur),
Treinamento Físico Militar -TFM (3º Sgt. PM Sandra)
Direito Criminal - Cb PM Alexandre e outras...
(Direitos humanos, sociologia, ética policial militar...)


O Tenente PM Sidcley além de instrutor do curso exerce
 também a função de Secretário durante os 06 (Seis) meses.

Ao término da visita, oficiais e praças
compartilharam um delicioso lanche

domingo, 15 de agosto de 2010

PM do RN forma 44 Guardas Municipais

Cel PM Araújo entre os prefeitos de
Ceará Mirim e Monte Alegre

Foi encerrado em solenidade realizada na manhã desta sexta, 13, o Curso de Formação de Guardas Municipais promovido pela Academia de Polícia Militar com o objetivo de preparar estes profissionais para o emprego de equipamento letal, utilizado na defesa de sua integridade física, de terceiros ou no estrito cumprimento do dever legal.

O curso teve duração de 536 horas/aula, requalificando 39 integrantes da Guarda Municipal de Ceará Mirim e cinco integrantes da Guarda Municipal de Monte Alegre. A preparação foi um dos requisitos para a obtenção da autorização do porte de arma de fogo para os Guardas Municipais junto a Polícia Federal.
Jovem que sofreram acidente ontem
serão sepultados hoje em joão Câmara

Na noite de ontem em João Câmara foi marcada por um acidente trágico. Duas motos se chocaram (uma Pop e uma Honda 150 cilindradas) e resultou na morte de dois jovens, um de 21 e outro de 22 anos. 

O choque foi tão violento entre as duas motos que uma das vítimas morreu no local e o outro a caminho do hospital, o acidente ocorreu por volta das 19h30 próximo ao Auto Posto Matheus, na BR 406.

Jussian Pinheiro da silva, 22 anos e  Flávio Gabriel de Souza 23 serão sepultados hoje em em João Câmara no cemitério público da cidade.