quarta-feira, 18 de agosto de 2010

DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE ENSINO DA PMRN
FAZ INSPEÇÃO NA UNIDADE DE FORMAÇÃO
EM JOÃO CÂMARA


Alunos sendo orientados

A Unidade de Formação dos alunos do Curso de Soldados CFSD 2010.2 de João Câmara/RN recebeu na manhã desta quarta – feira (18) a visita do Coronel Freitas (Diretor de ensino da Polícia Militar de Natal/RN). A visita teve como objetivo inspecionar o as condições físicas e humanas do local de formação, bem como transmitir algumas recomendações pedagógicas acerca das instruções. O mesmo está visitando todos os Centros de formações. A turma em formação é a quarta a ser convocada por meio do concurso público feito no ano de 2005.

Visita a Sala de Aula

O Coronel já visitou as cidades de Assú, Mossoró e Pau dos Ferros. Em João Câmara, conheceu as instalações da Escola Estadual Monsenhor Luiz Lucena Dias, onde está sendo ministrado o curso para 51 alunos com duração de seis meses.
Em sua mensagem aos alunos o Coronel Freitas falou da missão do policial militar, do cargo de carreira, da lealdade com a missão, da ética, da honestidade e da parte disciplinar relacionada à família e de seu compromisso social no município que os acolhem. Segundo o Major PM Fernandes (Coordenador do Curso em João Câmara) medidas preventivas são necessárias para qualificar o efetivo que logo estará nas ruas para garantir a segurança da sociedade.


Cel PM Freitas (Centro), Maj  PM Fernandes,
Capitão Batista, Capitão Alex
e parte dos Instrutores e monitores do CFSD2010.2

O Coronel Freitas também falou aos Policiais Militares da cidade encorajando-os a prosseguirem na firme missão de proteger a sociedade e lembrou fatos de outrora que contribuíram para o aperfeiçoamento dos trabalhos policiais que hoje são fortalecidos com uma nova metodologia de trabalho que vem apresentando resultados favoráveis no combate ao crime.


O curso oferece aos alunos treinamentos básicos para lidarem no dia-a-dia com a sociedade, onde entre as disciplinas citamos:

História da Polícia Militar no RN (2º Ten. PM Silva Neto)
Defesa pessoal (3º Sgt. PM Pontes),
Ordem Unida (2º Sgt. PM Artur),
Treinamento Físico Militar -TFM (3º Sgt. PM Sandra)
Direito Criminal - Cb PM Alexandre e outras...
(Direitos humanos, sociologia, ética policial militar...)


O Tenente PM Sidcley além de instrutor do curso exerce
 também a função de Secretário durante os 06 (Seis) meses.

Ao término da visita, oficiais e praças
compartilharam um delicioso lanche

Um comentário :

  1. Afirmar que a Policia Militar no gerenciamento de Pessoas frente às Novas Demandas da Segurança Pública requer “líderes ágeis, versáteis e adaptáveis” significa que deles se exige,

    • Força de carácter, isto é, o gosto de ser responsável e a coragem de questionar, de falar claro, sem reticências;
    • Lealdade para com as normas constitucionais, para com a Instituição Policial Militar e para com os seus camaradas;
    • Competência profissional, aliada a uma competência do real que, abrangendo o conhecimento de outras instituições e culturas, lhes permita apreender e avaliar as situações na sua totalidade, uma e outra competência desenvolvidas em contínuo;
    • Capacidade de relacionamento humano, isto é, saber ouvir, encorajar e respeitar a franqueza e a liberdade de pensamento dos seus subordinados, mantendo-os permanentemente informados; mas também,
    • Agilidade mental para decidir corretamente em situações complexas e ambíguas,
    • Capacidade criativa para planear soluções exequíveis e
    • Força de vontade para as executar.

    Todavia, todas estas habilidades visíveis, devem estar unidas com a prudência que não se exercite só uma destas virtudes, mas também não todas ao mesmo tempo, mas que se vá distribuindo o uso destas virtudes em conformidade com as ações que fizer.

    Enfim, num ambiente de tão grande e acelerada mudança, dos líderes policiais militares será lícito esperar que, como resultante dos valores e atributos referidos, eles sejam capazes de corresponder ao ímpeto de uma tal mudança.

    Professor ALVARO MONTEIRO, PhD
    (Colaborador Diretoria Ensino PM Natal-RN)

    ResponderExcluir