quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Juiz condena réus da Operação Jabulani

 O juiz de São Paulo do Potengi, Peterson Fernandes Braga, condenou os réus da chamada 'Operação Jabulani', esquema desbaratado pelo Ministério Público sob a acusação de amplo crime de comércio de armas de fogo e munição no Rio Grande do Norte. As penas imputadas pelo magistrado variaram de seis anos e oito meses a vinte anos e três meses de prisão. A sentença de 136 páginas foi proferida na quarta-feira (10).

As condenações envolvem sargentos da Polícia Militar, empresários e civis. São eles:
  • Marinaldo Gomes de Oliveira
  • Márcio Valério de Medeiros Dantas
  • João Francisco de Souza
  • Antônio Martins Filho
  • Geraldo Meireles dos Santos
  • Simão Tasio Moura de Morais e
  • Francisco de Araújo Dantas.
 O MP sustentou, na denúncia, que o sargento da Polícia Militar Marinaldo Gomes era o comandante do esquema criminoso, comprando, vendendo, trocando e guardando armas de fogo e munições. Ele foi acusado também de negociar diretamente com Márcio Valério para a realização da empresa criminosa.
Ainda segundo os promotores, as interceptações telefônicas demonstraram contatos permanentes entre os cinco primeiro denunciados acima, sempre negociando valores, armas e munições.

Tribuna do Norte
FLAGRANTE

POLICIAL MILITAR É FLAGRADO JOGANDO
DROGA PARA DENTRO DE PRESÍDIO

Um policial militar lotado na Guarda Carcerária do Rio Grande do Norte foi flagrado, nesta quarta-feira (10), jogando droga para detentos do Presídio Estadual de Parnamirim (PEP). O preso que recebeu o entorpecente e o policial militar foram autuados por tráfico de drogas.

O policial trabalhava em uma das guaritas da unidade e foi visto pelo sistema interno de câmeras arremessando sacos com drogas.

O vídeo mostra o momento em que o policial joga pelo menos seis sacos plásticos para a quadra da unidade. Em seguida, um preso vai até o ponto e coloca os sacos dentro de um balde, saindo correndo logo depois.

A partir da captação das imagens, a direção do Presídio Estadual de Parnamirim decidiu fazer uma intervenção e conseguiu comprovar que o material arremessado para os detentos era realmente droga. VEJA VÍDEO:

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Polícia Militar promove ação social
 envolvendo crianças de escolas públicas

Na manhã de quarta-feira, 10, a Polícia Militar, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizou uma ação social envolvendo crianças estudantes de escolas públicas.

Quatro crianças foram contempladas através de um concurso de redação, onde, por um dia, duas se passaram por Governador do Estado e duas por Comandante Geral da Polícia Militar. São elas: Lucas Daniel Lopes da Silveira, da Escola Estadual Alferes Tiradentes, e Kettyane do Nascimento, da Escola Estadual Maria Queiroz, para Governadores; Alisson Raniê Araúj,o da Escola Estadual General A. D. Rocha, e Clesiane Meire, da Escola Estadual Alferes Tiradentes, para Comandantes.

Inicialmente, participaram de atividades no Quartel do Comando Geral da PM, juntamente com o Cmt Geral Coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, onde visitaram as instalações como Centro Integrado de Operações em Segurança Pública – CIOSP, Gabinete do Comandante, Salão Nobre, etc. Em seguida, foram a Governadoria do Estado, onde foram recebidos pela Governadora Rosalba Ciarlini.

A Coordenadora do Proerd, Tenente Coronel PM Margarida Brandão fernandes, foi a idealizadora deste projeto de incentivo a educação.

*Fonte: Assessoria / PM
"Ousadia e engenharia"
Presos cavam túnel e fugem

A fuga aconteceu na madrugada desta terça-feira (09), Detentos fogem do presídio Raimundo Nonato localizado na zona Norte de Natal.


Quatro bandidos já foram identificados entre os demais que conseguiram escapar do presídio, através de um túnel que dava acesso à Rua Iguatu. Em seguida, os bandidos seguiram em direção à Rua Guarará, onde havia um veículo tipo Strada, de cor prata, aguardando a saída dos apenados, o que caracteriza uma fuga planejada.

Túnel cavam pelos presos que conseguiram fugir na manhã de hoje (09)

Quem encontrar estes "caras" por aí, comunique
o mais rápido possível a Polícia através do 190.

Allan Jhon da Cruz Silva,19 anos
Foto: Emanuel Amaral

Carlos Alberto Gomes da Cruz, 30 anos.

Alexsandro Ferreira Barbosa da Silva,28 anos.

Adriano da Conceição - Assaltante,24 anos.
Polícia age rápido e recupera
 moto no mesmo dia do furto

Os Policiais civis Eduardo e Emerenciano,  juntamente com o PM Ivanilton da cidade de João Câmara, recuperaram na madrugada de ontem (9) uma moto Yamaha, vermelha de placa MZJ 8415 de propriedade do Sr. Alves Fernandes de Oliveira que teve seu veículo furtado por elemento não identificado na ultima segunda – feira (8), durante festejos políticos na cidade.


O serviço de inteligência da polícia caiu em campo para localizar o veículo que circulava pela cidade, quando inesperadamente, os agentes que se depararam com o suspeito na RN 120, próximo ao Fórum, que ao perceber a presença da viatura, evadiu-se adentrando em um matagal, deixando a moto ainda ligada às margens da RN.

Embora não tenha prendido o elemento, a moto foi recuperada, e a polícia já tem o nome do suspeito que praticou o furto, que agora,  trabalha  para prender o acusado o mais rápido possível. 

Informações e foto: Evanuel Ataliba

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Cabo Jeoás foi o candidato
da PM mais votado em Natal

Por Sd Glaucia

As eleições municipais em Natal tiveram muitos candidatos que disputaram os votos dos policiais militares. Entre eles, destacaram-se o Cabo Jeoás, Capitão Nilo, Dra Kátia Nunes e a Sargento Regina.

O primeiro lugar da categoria policial foi disputado entre o Cabo Jeoás e o Capitão Nilo, os quais somaram juntos quase 4 mil votos. O Cabo Jeoás contabilizou exatos 1.973 votos, enquanto o Capitão Nilo contou com 1.907 votos.

Essa foi a primeira eleição do Cabo Jeoás, o qual em uma rede social agradeceu todos os votos que recebeu nesse domingo. “Fui o policial mais votado nessas eleições e agradeço a cada um de vocês”, declarou o Cabo Jeoás, que ainda defendeu um plebiscito entre a categoria nas próximas eleições para definir apenas um candidato para disputar o pleito e representar politicamente a categoria policial militar.

Já a Dra Kátia Nunes conseguiu 1.555 votos, enquanto Sargento Regina contou com 1.328. Como candidatos da PM, ainda disputavam os votos dos policiais o Soldado Franklin Eduardo, Sargento Andrea, Sargento Wellington e o Soldado Eduardo Canuto, os quais contabilizaram, respectivamente, 676, 494, 229 e 67 votos.

Apesar dos votos dos candidatos da PM ultrapassar os 8 mil, a categoria policial militar não terá nenhum representante na Câmara Municipal de Natal durante os próximos quatro anos.
PM do 6º BPM é eleito vereador
no Município de Ipueira

Por Jair Sampaio

O Policial Militar José Ribamar Leite Nóbrega, 39 anos, natural de Catingueira/PB, e pertencente as fileiras do da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, é o mais novo vereador da cidade de Ipueira, região Seridó do RN.

Duduca, como é popularmente chamado, será empossado vereador em janeiro de 2013, desde já o mesmo nos enviou um e-mail para agradecer os 106 votos que recebeu na cidade de Ipueira, aonde consta seu domicílio eleitoral e residencial.

6º BPM
REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA  - MOOSSORÓ

SOLDADO PM JADSON É ELEITO
 VEREADOR DE MOSSORÓ

A categoria policial militar elegeu o Soldado PM Jadson vereador da cidade de Mossoró.

Pela segunda vez um policial militar irá representar a categoria e defender uma segurança pública na 2ª maior cidade do estado.

Soldado Jadson tem se destacado na defesa e na participação das lutas da categoria policial militar. Parabéns aos companheiros de Mossoró.
_________________________________________________________

OS POLICIAIS MILITARES ELEITOS VEREADORES DEVEM LUTAR POR
 UMA POLÍCIA MAIS JUSTA

Vários policiais militares eleitos vereadores devem representar politicamente a categoria e lutar por uma polícia mais justa.

A representatividade politica é bastante importante para termos sucesso nas conquistas do Plano de Carreira e do Código de Ética.

E isso só ocorrerá com representatividade e união da categoria.

Postado em Cabo Heronides
CÂMARA MUNICIPAL DE MACAU

 Sargento Dantas representará
a comunidade de Barreiras e a PM
na Câmara de vereadores de Macau

 Por WallacyAtlas

O distrito de Barreiras e a Policia Militar de Macau ganharam no domingo (07),  um representante legítimo de fato e de direito na Câmara com a eleição do Sargento Dantas, do PR, obtendo 546 votos, atingindo 2,95% do eleitorado salineiro.


Através do respeito conquistado da corporação, o Major Fernandes, teve uma importância fundamental na eleição de Dantas, que ainda contou também com o apoio da liderança do distrito, Júnior de Barreiras.

‘Trabalhamos e unimos forças para eleger o amigo Sargento Dantas, que nos representará na câmara’ Disse o Major Fernandes a nossa redação (Blog de Wallacy Atlas).
DELICADEZA DE MULHER

Um tiro contra o câncer de Mama


Confira meus instrumentos e acessórios básicos...





Polícia Militar concede coletiva
sobre atentado desta madrugada

Após o atentado que o subtenente Marcos Alexandre Tavares, 42 anos, cometeu contra comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Wellinton Alves, no condomínio.

Coronel Kleber Cavalcanti deu uma entrevista coletiva junto ao coronel Araújo
 sobre o atentado ao coronel Alves, nesta madrugada

O coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, comandante da Polícia Militar no Estado, e o coronel Kleber Cavalcanti, diretor do Hospital Pedro Germano da PM, falaram tanto da situação do coronel ferido, quanto do responsável pelo disparo.

De acordo com coronel Araújo, o subtenente teria feito os disparos durante um "surto psicótico", disparando contra o Wellinton Alves. Segundo Kleber Cavalcanti, diretor do hospital, o coronel Alves foi cirurgiado no Hospital Walfredo Gurgel e só poderá ser transferido para o Hospital da PM "quando estiver plenamente recuperado".

Comandante de Policiamento Metropolitano é baleado em condomínio de Nova ParnamirimEm relação ao subtenente Tavares, o diretor do hospital da PM disse que ele passará por novas avaliações médicas, assim como as que foram feitas e levou ao afastamento de Tavares em fevereiro deste ano. Marcos Alexandre Tavares entrou na PM em abril de 1988, quando fazia um curso de sargento.

Problemas psiquiátricos

Kleber Cavalcanti disse ainda que os problemas psiquiátricos correspondem a 43% dos problemas de saúde que levam a afastamentos dos policiais militares. Em números mais específicos, o diretor do hospital afirma que dos 250 afastados, 151 sofrem com problemas psiquiátricos.

Tribuna do Norte
Subtenente tenta matar coronel da
Polícia Militar com tiro no abdômen

Coronel Alves, comandante do CPM.Um subtenente da Polícia Militar atentou contra a vida do comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Wellington Alves, na noite desta segunda-feira (8). A informação foi confirmada pelo comandante geral da PM, coronel Araújo Silva. Ele afirmou que o policial, identificado pelo nome de Alexandre, sofre de problemas mentais e, inclusive, já tentou matar a própria mãe.

Coronel Alves foi baleado, na noite desta segunda-feira, mas passa bem.

O coronel Wellington Alves estava em casa, em um condomínio na avenida Abel Cabral, quando foi procurado pelo subtenente, que é lotado no 3º Batalhão. Após chamar pelo comandante do CPM, o policial Alexandre acabou atirando com uma pistola. O tiro atingiu o abdômen do coronel.

De acordo com o coronel Araújo, o oficial foi socorrido imediatamente e não corre risco de morte. Já o subtenente autor do atentado foi detido e levado ao Quartel do Comando Geral. Apesar disso, ele deverá passar por exames clínicos e, talvez, ser internado. Há dois anos e meio, o policial havia tentado matar a própria mãe, no bairro de Candelária.

O subtenente, de acordo com a polícia, sofre com alucinações e, com isso, perde o controle. Na casa dele, os policiais encontraram duas pistolas e uma espingardada calibre 12.

Portal BO
Major Fernandes une família policial
e consegue eleger um policial  ao cargo
de vereador  na cidade de Macau

Em menos de 30 dias a 1ª CIPM une as forças junto a amigos e resolve apoiar o 3º Sargento PM Dantas ao cargo de vereador da cidade de Macau. A decisão veio por meio do Major QOPM Fernandes que defende a ideia da categoria se unir em todo estado e colocar representações policiais em todas as esferas políticas, legislativo municipal, estadual e federal. Sem descartar a possibilidade de eleger também representantes para o poder executivo, a exemplo do ex-oficial PMRN e bacharel em Direito Peixoto, que foi eleito prefeito de Ceará mirim em 2008,  e reeleito novamante, segue por mais quatro anos.


“Tendo nós, representantes policiais na câmara municipal, estadual e federal, fica mais fácil o acesso para melhorar nosso sistema. Aprovação de projetos que beneficie não só nossos profissionais de segurança pública, mas a sociedade como um todo”. Falou o Major Fernandes


PLANOS - O Major pretende ainda conscientizar a categoria a acatar essa ideia em defesa da melhoria, para que futuramente cada cidade possa contar com representantes policiais na câmara municipal para defender causas importantes em prol da segurança pública, afinal o policial militar é um cidadão como qualquer outro, com direito a exercer seu papel de cidadania em qualquer situação, até mesmo na condição política.

Sargento Dantas - Policial eleito a vereador de Macau

POLICIAL  ELEITO - O 3º sargento Dantas é Natural de Macau, trabalha na 1ª CIPM e se dispôs a colocar seu nome para disputar uma vaga de vereador à câmara municipal de Macau. Porém, o que lhe faltava, além de uma boa condição financeira era o apoio de um nome de peso para ajudar e Elegê-lo.

Foi quando o major Fernandes decidiu unir todos os policiais e suas famílias para contribuir com o voto em favor do Sargento Dantas. O major Fernandes reuniu todo efetivo, apresentou o projeto e automaticamente a proposta foi aceita, os policiais concordaram e começaram a convencer seus parentes, amigos, vizinhos, enfim o resultado foi positivo em um espaço recorde de aproximadamente 25 dias.

LÍDER - A liderança do major Fernandes na campanha do Sargento Dantas foi de fundamental importância. Mesmo sendo uma pessoa sociável e muito conhecida na cidade, o sargento Dantas sabia das dificuldades que submeteria por causa da concorrência e que suas chances seriam mínimas diante da disputa por uma vaga.

Muitos candidatos que tiveram condições de investir em suas campanhas foram “suprimidos” pelo candidato apoiado pelo oficial, que mais uma vez nos prova que sua capacidade de liderança é evidente. Por outro lado percebe-se a união de espírito dos seus subordinados.


Segundo o Major Fernandes, essa ideia torna-se importante a partir de uma visão política por melhoramentos na área de segurança pública.

ENTRE MUITOS POLICIAIS  ELEITOS, CONFIRA O NOME DE ALGUNS  QUE CONSEGUIRAM SE ELEGER  EM TODO BRASIL - É importante ter uma dimensão da força política dos policiais brasileiros, portanto apresentamos alguns policiais que se destacaram nas urnas em todos Brasil nas Eleições 2012. Confira:

O Policial Militar CORONEL TELHADA (PSDB) recebeu 89.053 votos, e foi o quinto vereador mais votado nesta eleição. O policial militar reformado Conte Lopes (PTB) teve 31.947 votos. O POLICIAL CIVIL PAULO BATISTA DOS REIS (PT) somou 28.627 votos. Dois grandes estados brasileiros tiveram uma atenção especial do público policial em relação à representatividade política, BAHIA E SÃO PAULO:
SÃO PAULO
No maior estado do país, os policiais elegeram o TENENTE CORONEL TELHADA e o EX-CAPITÃO E EX-DEPUTADO CONTE LOPES, ambos ligados à história das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar. Há quem considere ambos como propositores de uma “bancada da bala” na câmara de vereadores de São Paulo, em virtude do discurso que sustentam em relação ao tratamento dado a infratores da lei.

O ex-comandante Geral da PMESP, CORONEL CAMILO, também teve uma boa votação, quase 27.000 votos, o que lhe garantiu a vaga de primeiro suplente.

BAHIA
Na Bahia, a última greve foi fator decisivo na eleição de pelo menos quatro policiais: o SOLDADO PRISCO (quarto mais votado na capital baiana), o Sargento Vinícius, em Santo Antônio de Jesus, o SOLDADO GILVAN, em Jequié e a SOLDADO VALÉRIA MORAES, em Itabuna, a mais votada do município. As eleições desses representantes, todos eles lideranças da greve, podem ter papel fundamental na chapa que se desenha para o pleito de 2014, em que se especula que o SOLDADO PRISCO e o atual deputado estadual CAPITÃO TADEU farão uma dobradinha na candidatura para Deputado Estadual e Deputado Federal, respectivamente.

CEARÁ
O líder da última greve da Polícia Militar do Ceará, CAPITÃO WÁGNER, foi o vereador mais votado de Fortaleza, com mais de 40 mil votos.

PIAUÍ
Os policiais piauienses elegeram dois representantes: o MAJOR PAULO ROBERTO E O CORONEL EDVALDO MARQUES.

RONDÔNIA
O Cabo Anjos, da Polícia Militar de Rondônia, foi eleito vereador de Porto Velho.

TOCANTINS
O MAJOR NEGREIROS foi o candidato escolhido pelos policiais do Tocantins. O oficial foi eleito vereador de Palmas.

MINAS GERAIS
Em Minas, o CORONEL PICCININI foi eleito vereador por Belo Horizonte.

SANTA CATARINA

Em Florianópolis, o CORONEL PAIXÃO foi eleito vereador.

RIO GRANDE DO SUL
TENENTE BRUNO em Pelotas

SERGIPE.
Em Aracaju, o SARGENTO VIEIRA, tradicional liderança das causas policiais, não conseguiu ser eleito, mas é primeiro suplente.

RIO DE JANEIRO
Embora tenha passado por movimentos reivindicatórios recentemente, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro não elegeu nenhum representante. Já o Corpo de Bombeiros elegeu o MAJOR MÁRCIO GARCIA, com mais de 13 mil votos.

Vale a pena fazer um balanço para analisar como fica a situação representativa dos policiais brasileiros nas câmaras de vereadores, uma via de afirmação do discurso policial na política e de articulação das bases para futuros pleitos eleitorais, principalmente o que ocorrerá em 2014, quando serão eleitos deputados estaduais e federais em todo o país.

Nota do Blog - A primeira Companhia de Polícia de Macau se destaca mais uma vez, mostrando que “querer é poder”, basta acreditar. Parabéns Major Fernandes, Sargento Dantas pelo sucesso. Parabéns também para todo fetivo policial da 1ª CIPM e amigos que se dedicaram neste projeto. Esta é uma pequena amostra de que não é difícil concretizarmos o que pretendemos. A ideia só deu certo por que pensamos coletivamente. Esse é o ponto de vista do Major Fernandes que num prazo curto de tempo decidiu, planejou, articulou e concretizou, graças o apoio da categoria.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Amigos do Blog

Centenas de amigos e leitores do Blog de Sargento Sandra nos enviaram e-mails preocupados com a desatualização de nosso blog. Em consideração a todos vocês justificamos nossa ausência nas postagens, que, Por motivo de saúde deixamos de postar as últimas notícias. Porém estamos logo mais voltando com nossas informações normais.

Obrigado pela compreensão!