sábado, 17 de julho de 2010

Assentos adaptado a viatura

Viatura de Campo Grande - RN

Para melhor conforto e segurança, algumas viaturas do interior do estado do Rio Grande do Norte vem adaptando bancos em viaturas abertas, tipo "blazer". Dessa forma facilita tanto o transporte de policiais, quanto a segurança nas escoltas de presos,  bem como, no caso de ocorrências de grandes proporções, já que o Grupo Tático Operacional (GTO) é a força policial responsável por diligências especiais.
6º BPM de Caicó receberá novas viaturas
para o patrulhamento Urbano


Recebemos as informações na manhã desta sexta feira(16), dando que o 6º Batalhão de Policia Militar de Caicó está recebendo nos proximos dias duas novas Blazers, que servirão para fazer o patrulhamento na área urbana da Cidade.

De acordo com o comandante do 6º BPM, o tenete Coronel Antonio Cipriano, também está sendo aguardado a chegada de 6 (seis) novas motos, que serão utilizadas para a reativação da ROCAM ( Ronda ostensiva com apoio de Motocicletas.

No proximo dia 23 de julho serão entregues os certificados dos soldados que estão concluindo o curso de formação. e logo em seguida será aberta mais uma turma com 50 alunos soldados.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Caicó ganhará unidades da "Policia Comunitária"

A Cidade de Caicó deverá está ganhando nos proximos meses unidades da chamada " Policia Comunitária," um projeto que está sendo desenvolvido pelo 6º BPM de Caicó, com a coordenação do Capitão Silva Neto e participação do Sd Vale.

De acordo com o Capitão Silva, o projeto está em fase de conclusão e tão logo que seja concluido será encaminhado para a SENASP, (Secretaria Nacional de Segurança Publica), objetivando recursos para a qualificação das pessoas que farão parte do projeto e tambem o aparelhamento dessa Policia.

Ainda de Acordo com o Capitão Silva Neto, em Caicó o projeto modelo será desenvolvido na zona oeste da Cidade, onde serão atendidos os 8 (oito) bairros com o maior numero de ocorrências Policiais registrados.

Segundo o Oficial, foi escolhida a zona oeste porque em levantamento feito nos arquivos do 6º BPM, é exatamente nessa área onde concentra-se o maior numero de ocorrências.

O Projeto tambem contará com a participação de varias entidades, como Por exemplo a Prefeitura de Caicó, a Policia Civil, entre outros orgãos.

Quem tiver intesse em fazer  parte da " Policia Comunitária," poderá se inscrever na Sede do 6º BPM de Caicó, que fica na Rua Major Lula, bairro Paraiba.

FONTE: Blog de Eduardo Dantas
Polícia Militar recebe 448 novos soldados


O efetivo da Polícia Militar do Estado recebeu, a partir de ontem, um incremento de 448 homens, quando foi realizada a solenidade de formatura dos novos soldados da corporação.

Os novos militares, segundo informou o Governo do Estado através de sua assessoria de imprensa, serão distribuídos na área da Grande Natal e no interior do Rio Grande do Norte. Até ontem ainda não havia uma definição exata da quantidade de policiais que seria enviada a cada cidade.

Durante o curso de formação, realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAPM), em Natal, e também nos municípios de Caicó, Pau dos Ferros e Nova Cruz, os alunos tiveram aulas em 30 disciplinas de oito áreas temáticas com ênfase no policiamento comunitário, relações humanas, técnicas policiais e direitos humanos.

Além das aulas teóricas, os alunos também tiveram vários tipos de aulas práticas, tendo destaque para o curso "Jornada de local de crime", realizado em parceria com os delegados titulares da Delegacia de Homicídios (DEHOM).

Os alunos também tiveram a oportunidade de realizar 120 horas de cursos à distância, importantes para fundamentar ações policiais no cotidiano desses novos profissionais, além de estágios supervisionados em mercados públicos e jogos de futebol para terem contato com grandes públicos.
Quadrilha é presa em Macaíba
após roubo com reféns


Quatro homens foram presos na tarde desta quinta-feira (15), em Macaíba, após uma perseguição policial. Tudo começou por volta das 16h, quando os criminosos roubaram um cofre da empresa Santa Clara e fugiram levando um funcionário refém. Eles saíram em direção ao centro da cidade e, chegando lá, fizeram novos reféns em um supermercado.

Logo que soube do roubo à Santa Clara, a polícia passou a perseguir a quadrilha, inclusive, com apoio do helicóptero Potiguar 01. Durante a fuga, os assaltantes chegaram a trocar a caminhonete Hillux em que estavam por uma L200, que também roubaram.

Nessa troca de carros, eles acabaram deixando o cofre e uma arma na Hillux. Os acusados saíram em direção ao centro de Macaíba e lá foram cercados pelo Grupo Tático Operacional da Polícia Militar.

Assustados, os assaltantes desceram da L200 já pegando pessoas que passavam pela rua como reféns. Os acusados entraram em um supermercado com as vítimas na mira de armas.


Com isso, a polícia cercou o local. Os quatro assaltantes tentaram fugir pelos fundos dos supermercados. Mas, todos acabaram presos. Um deles, inclusive, foi baleado de raspão no rosto.

Depois de detido, os bandidos foram levados à Delegacia de Macaíba. Lá, eles se identificaram como sendo Darliton Rangel dos Santos Cabral, de 23 anos, Paulo Manoel Gomes, de 34 anos, Samuel Fernandes de Moura, de 23 anos, Gustavo Gomes de Lima, de 24 anos.

Dos quatro, apenas Darliton Rangel confirmou que já tem passagem pela polícia. “Já estive preso por assalto a banco”, limitou-se a dizer, sem querer falar sobre a ocorrência de hoje.


No entanto, de acordo com a polícia, o líder da quadrilha é Paulo Manoel. Ele é da cidade de Janduís e também praticou alguns assaltos a banco. Paulo foi baleado no rosto, mas passa bem. O acusado, inclusive, tinha sido candidato a vereador em Janduís, em 2008.

Durante a ação dos bandidos, nenhum refém ficou ferido. Um dos assaltantes, Samuel Fernandes, chegou a trocar de camisa com o funcionário do supermercado, na tentativa de confundir a polícia.

Fonte: Nominuto.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Três corpos são encontrados
em terreno de Macaíba


De acordo com a PM, os três corpos são de jovens e apresentam sinais de execuções, como vários tiros e mãos amarradas.

Os três corpos encontrados são de jovens e todos estavam com as mãos amarradas.A Polícia Militar encontrou três corpos no início da manhã desta quinta-feira (15), em um terreno no município de Macaíba. Os três homens apresentavam várias marcas de tiros, o que representa uma execução.  Informações cedida pela polícia, os corpos foram encontrados por pessoas que passaram pelo local e acionaram o telefone 190, do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública.

Os três corpos são de adolescentes, provavelmente com idades inferiores à 16 anos. Todos estavam com as mãos amarradas e com camisas amarradas na cabeça, o que reforça ainda mais a hipótese de execução. A Polícia Militar chegou ao local por volta das 6h20. O local foi isolado e, com a chegada dos peritos do Instituto Técnico-Científico de Polícia foi possível encontrar alguns cartuchos de pistola em volta dos corpos.

No entanto, os adolescentes também foram executados com disparos de espingarda calibre 12, pela dimesão dos ferimentos. Os três corpos foram levados ao Itep e aguardam identificação. De acordo com o soldado da PM Ezequiel Alexandre, do 9º Batalhão da Polícia MIlitar, ao que indica, os três adolescentes são do bairro de Felipe Camarão.

FONTE: Nominuto
15 de Julho: Dia Internacional do Homem


Neste dia 15 de julho, comemora-se o Dia do Homem no Brasil. Um dos principais objetivos da data é melhorar a saúde masculina. Diferentemente das mulheres que se preocupam com a saúde e sempre procuram o médico, os homens não costumam frequentar os consultórios e uma das principais barreiras é cultural, relacionada com o conceito de masculinidade vigente em nossa sociedade.

Um dos maiores tabus relacionados à saúde masculina é a prevenção do câncer de próstata que, de acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. A pesquisa “Saúde masculina: o homem e o câncer de próstata” encomendada ao Datafolha pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com o apoio da Astra Zeneca, revelou que apenas 18% dos homens entrevistados fizeram o exame para detectar o câncer de próstata por prevenção e 66% respondeu que a esposa, a companheira ou a namorada, é a pessoa que mais influência na procura por um médico para prevenir e tratar a doença.

A mesma pesquisa mostrou que o preconceito ainda é o maior vilão na luta contra o câncer de próstata. Entre os entrevistados, 77% concordam totalmente que “os homens não fazem exame de toque retal por preconceito”.

“Habitualmente, o homem procura o médico após apresentar algum sintoma que o preocupe. O grande problema é que nas fases iniciais o câncer de próstata não apresenta nenhum sintoma, e é neste momento que ele é potencialmente curável. Em contrapartida, quando o tumor torna-se sintomático, na maioria das vezes, já está em estágio mais avançado e as chances de cura são improváveis”, explica o dr. Marcos Dall’Oglio, chefe do departamento de Uro Oncologia da SBU.

Dados do Inca apontam que até o final de 2010 sejam 52.350 novos casos de câncer de próstata no Brasil, e em valores absolutos, é o câncer mais prevalente entre homens no mundo, representando cerca de 10% do total de cânceres.
CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS
NA ÁREA DA 2ª CIPM

À esquerda, o Maj PM Fernandes, Cmt da 2ª CIPM

Na manhã da última terça feira (13/07), aconteceu uma importante reunião presidida pelo 1º Tenente PM Sidcley, P-3 da 2ª CIPM, com a participação de oficiais e praças daquela Companhia Independente e de outras instituições militares, com a finalidade de selecionar instrutores e monitores para o CFSD 2010.2.

Será a primeira edição de um Curso de Formação de Soldados na sede da Companhia Independente, em João Câmara. O início do Curso está previsto para o dia 26 de julho do corrente ano, sendo destinados 50 (cinqüenta) Alunos-soldados para serem formados na sede da 2ª CIPM.

1º Ten PM Sidcley – P-3 da 2ª CIPM

A seleção dos instrutores e monitores foi realizada de acordo com a formação acadêmica e a experiência profissional de cada um. Desta forma, confiamos que o resultado desse curso (CFSD.2010.2), será uma das mais qualificadas do estado, baseando-se na qualidade profissional e no nível acadêmico dos profissionais envolvidos.

Outrossim, está marcado para o dia 19/07/10, no quartel do Comando Geral da PMRN, o 1º Encontro Pedagógico referente ao Curso, com a previsão de ter a participação de 139 instrutores de todo o Estado. Em breve publicaremos os nomes dos coordenadores e responsáveis pelo departamento de ensino local, bem como o corpo docente e a divulgação de todo processo inicial das aulas.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

“LEGÍTIMA DEFESA” FOI O ENTENDIMENTO DOS JURADOS QUE ABSOLVERAM RÉU NO SEGUNDO JURI DA PAUTA


Fotos: Evanuel Ataliba

Nesta quarta – feira (14) o Tribunal do Júri dando continuidade à pauta de julgamentos julgou o processo de nº 104.94.000006-0 tendo como autoria o Ministério Público e como réu o Sr. Manoel do Nascimento Barbosa acusado de homicídio contra a pessoa de José Josemar Marcos da Silveira, ocorrido na cidade de João Câmara/RN.

O réu era foragido da justiça, trabalhador rural que sem constituir advogado teve como eu defensor o Dr. Luciano Morais da Silva, nomeado pelo Ministério Público para sua defesa. Foram ouvidas duas testemunhas e uma terceira não foi localizada pela justiça por mudança de domicílio com endereço ignorado.


A defensoria representada pelo Dr. Luciano Morais da Silva Paulo baseado nos altos processuais pediu a absolvição do réu que justificou ter agido em legítima defesa de sua vida. Reconhecendo a insuficiência de elementos comprobatórios para a condenação do réu, a própria Promotoria Pública pediu a absolvição do réu.

Nosso blog acompanhou parte do julgamento e parabeniza em nome de seus leitores (as), a Drª Maria Nivalda Neco Torquato Lopes, Juíza de Direito pela diplomacia na condução dos julgamentos que com elegância e fineza, não abre mão de ser educada e paciente com depoentes que nem sempre estão no controle de suas emoções diante da justiça e até mesmo quando há necessidade de contrapor com outros elementos do júri.

FONTE: http://www.evanuelataliba.com.br/
Quartel da Polícia Militar de Alexandria de "cara Nova"



Após uma reforma realizada pelo governo do Estado, o Quartel da PM de Alexandria passou por algumas mudanças estéticas, tais como a mudança da cor predominante (que antes era preto) e da fachada.

Mudança externas:

1) "POLÍCIA MILITAR": Indicando que a área é militar pertencente ao Estado do RN;

2) Símbolo da Rádio-Patrulha e GTO nas laterais: representam os braços da PM de Alexandria com as valorozas tropas que diariamente dispendem esforços para manter a paz pública da região.

3) Cones refletivos sinalizando área militar: Tem o intuito de fazer com que os veículos que ali transitam diminuam a velocidade.
Fonte:cpmalexandria.blogspot.com
Vinte homens armados assaltam pessoas, delegacia e aterrorizam no interior do RN

Cidade de Serra do Mel - RN

Cerca de vinte homens fortemente armados aterrorizaram durante a madrugada desta quarta-feira (14), na cidade de Serra do Mel, localizado a 320 km da capital potiguar. O crime aconteceu por volta de 1h, em uma ação rápida.

Ao chegar no município, o bando foi dividido em vários grupos. Eles invadiram a delegacia local, fizeram dois policiais de reféns e os agrediram fortemente. Além disso, roubaram todas as armas que estavam no local, entre elas, duas pistolas ponto 40, um fuzil, uma espingarda puma e um revólver.

Além de roubar as armas dos policiais, a quadrilha levou a viatura da polícia e a utilizaram para praticar vários assaltos as pessoas que encontravam pela rua.

O terror continuou no município. A outra parte da quadrilha cercou o Banco Bradesco e tentou arrombar os caixas eletrônicos. Os bandidos não conseguiram concretizar o roubo.

Um cidadão teve seu veículo tipo Corsa assaltado durante a ação criminosa. Ao ser abordado, foi feito refém e colocado na mala do carro. O veículo também foi utilizado para a prática de vários assaltos.

A viatura policial e o veículo Corsa, tomados de assalto, foram abandonados entre a Vila Rio Grande do Sul e a cidade de Carnaubais.

Um grande aparato policial foi montado para cercar e prender a quadrilha. Os Grupos Táticos Operacionais de Mossoró, Assu e Areia Branca passaram a fazer diligências em toda área da cidade. A quadrilha ainda não foi encontrada.

FONTE: Diário de Natal
JÚRI SENTENCIA RÉU A SEIS ANOS EM REGIME FECHADO E MULTA DE R$ 6 MIL


Réu escoltados por policiais militares do GTO
Sd PM Assis Lima e Sd PM Wendel

O primeiro júri popular que inaugurou as novas instalações do Poder Judiciário da comarca de João Câmara/RN realizado nesta terça – feira (13) julgou o processo nº 104.09.000935-8 que tem como réu o Sr. José Carlos dos Santos que foi condenado a seis anos de reclusão em regime fechado e multa de seis mil reais, por homicídio que vitimou Valmir de Souza Lima, ocorrido no dia 13 de agosto de 2009 na residência da vítima no bairro do Seac, área periférica do município.



Foram ouvidas como testemunhas de acusação a Srª. Inácia (mãe da vítima) e outro filho, além de um menor (acompanhado de seu pai) que segundo relata os alto teria sido ameaçado de morte pelo acusado armado com uma faca contra seu pescoço. Em defesa o depoente foi o pai do acusado que fez relatos de agressões iniciais a seu filho como também provocações por parte de familiares da vítima, levando seu filho a cometer tal delito.

Todas as partes depoentes foram submetidas a interrogatórios pela promotoria representada pelos advogados Roger Rodrigues de Melo e Dr. Valdezon José de Souza Leão e pelos advogados defensores Dr. Diego Severiano da Cunha e assistente para esclarecimento e clareza dos fatos ocorridos.

- A defesa questionou a depoente dona Inácia (mãe da vítima) que em juízo, segundo eles, apresentou três versões do fato, causando dúvidas à defensoria;

- O réu José Carlos dos Santos pressionado pela promotoria acrescentou fatos importantes não mencionados em depoimentos anteriores a justiça.

O Corpo de Jurados com sete membros após conhecerem os autos processuais e ouvirem depoimentos das testemunhas e do acusado, se reuniu as 15h50m na sala secreta para julgamento do acusado. Em seguida a Drª Maria Nivalda Neco Torquato Lopes, Juíza de Direito fez a leitura da sentença com fundamentações no art. 121 do Código Penal Brasileiro ao réu com a condenação a seis anos de reclusão em regime fechado e pagamento de multa no valor de R$ 6 Mil.

A pauta do juri segue até o dia 22 com outros processos a serem julgados

FONTE: Evanuel Ataliba
FOTOS: Evanuel Ataliba

terça-feira, 13 de julho de 2010

ACIDENTE DE TRÂNSITO NA BR 226 PROVOCA A MORTE DE POLÍCIAL MILITAR DO RN


Sargento Fernandes que iria completar 45 anos no dia 10 de novembro dirigia uma viatura da PM quando colidiu com um Voyage na saída de Bom Jesus. Ele ingressou na polícia em 1986 e foi promovido recentemente a 2º sargento.

Um acidente automobilístico ocorrido na manhã de ontem (12) matou o sargento Joaci Fernandes de Araújo, mais conhecido como sargento Fernando que respondia pela delegacia de polícia do município de São João do Sabugi, na região do Seridó.

O sargento Fernando seguia para Natal numa viatura da polícia militar, quando o veículo conduzido por ele chocou-se com outro que vinha no sentido contrário. O impacto foi tão violento que o sargento morreu na hora. O acidente aconteceu na BR 226, próximo a Bom Jesus.

Sargento Fernando era bem relacionado na cidade, e a notícia de sua morte chocou parte da população. Ainda não se sabe com detalhes o que teria provocado o acidente.
COLEGAS PRESTAM HOMENAGENS EM SEPULTAMENTO DE POLICIAL MILITAR
DE CURRAIS NOVOS

 

Numa homenagem emocionante Policiais, familiares e amigos compareceram ao sepultamento do Sd PM Jamiltom, de 31 anos, na manhã dessa segunda-feira (12) em Currais Novos. Jamiltom vinha lutando contra um câncer que descobriu há cerca de 03 meses, vindo a falecer na noite desse domingo.


O policial trabalhava no policiamento de trânsito (2°GPRE), em Currais Novos, sendo tido como um excelente Policial, disciplinado e cumpridor de suas obrigações para com o seu trabalho.

Durante a homenagem um culto evangélico foi realizado antes do sepultamento, deixando emocionado parentes, Policiais e amigos que presenciavam a cerimônia.

Em nome dos Policiais Militares que fazem parte da 3ªCIPM e o 2°GPRE, os votos de pesar aos familiares, que Deus conforte os seus corações e possam superar essa perda terrível do nosso companheiro de farda.

Fonte e Foto: PM Currais Novos.
NOVO COMANDANTE DA 2ª CIPM

Major PM Fernandes - Cmt da 2ª CIPM

Embora ainda não tenha acontecido oficialmente a passagem de comando entre o Major Vilela e o Major PM Fernandes, o novo comandante já assumiu suas atividades na 2ª CIPM, até por que já foi publicado em BCG (Boletim do Comando Geral) a designação de cada um.

Entretanto, os dois oficiais, Vilela e Fernandes continuam unidos em prol da organização militar, na batalha para que alguns objetivos traçados ainda pelo Major PM Vilela sejam cumpridos, como por exemplo, a realização do Curso de formação de soldados (CFSD 2010.2) que acontecerá em breve na sede da 2ª Companhia de Polícia Militar em João Câmara.

Major PM Fernandes e Major PM Vilela
ANIVERSARIANTE DO DIA - 13/07

2º Tenente S. Neto - Cmt do Pelotão de Maxaranguape

Sabemos da potencialidade que tem este nobre oficial, portanto, pedimos a Deus que abençoe todos  seus projetos e toda sua vida profissional.

Parabéns pela passagem de seu aniversário!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

3ª Companhia de Polícia Militar de Apodí
de mãos dadas com a sociedade carente

Alimentos arrecadados durante a festa
"Arraiá da Solidariedade em Apodí - RN

 Foram arrecadados o equivalente a 61 cestas básicas, que será destinado a famílias carentes de Apodi, Itaú e Felipe Guerra. A entrega dos alimentos será feita na próxima Quinta-Feira (15).

                                          
NOTA DO BLOG: Parabéns ao Capitão Carvalho e subordinados por esta demonstração de solidariedade
NOVO BLOG POLICIAL FOI
LANÇADO NO SERIDÓ


Já está no ar um novo blog com conteúdo policial no Rio Grande do Norte, trata-se do Blog do Eduardo Dantas, radialista da cidade de Caicó que também entrou no mundo da blogosfera, lançando o seu blog cujo endereço é:

www.eduardoserido.blogspot.com.
A DIRETORIA DE ENSINO DA PMRN ESTÁ
DIVULGANDO AS SEGUINTES INFORMAÇÕES

Atualização do Banco de Dados no Curso de Pedagogia ou Pós-graduação na área do ensino

A Diretoria de Ensino da Polícia Militar está atualizando o seu banco de dados e nesse sentido solicita a todos os policiais militares que possuam o Curso de Pedagogia ou Pós-graduação na área do ensino, que envie o currículo com cópia autenticada dos certificados, até o dia 29 de julho de 2010.

Se você possui um dos cursos abaixo relacionados, de maneira que o habilita a ser instrutor, nos envie seu currículo acompanhado da cópia autêntica correspondente ao que se pede até o dia 29 de julho de 2010.

01 - Línguas: Inglês e Espanhol
02 - Policiamento Montado
03 - Policiamento Comunitário
04 - Policiamento de Estádios
05 - Policiamento Turístico
06 - Policiamento com Aeronaves
07 - Policiamento com Bicicletas
08 - Policiamento com Motocicletas
09 - Planejamento Operacional
10 - Sistema de Comandos de Incidentes
11 - Segurança de Dignitários
12 - Condução de Viaturas
13 - Condução de Veículos de Emergência
14 - Cinotecnia
16 - Controle de Distúrbios Civis
17 - Direitos Humanos
18 - Elaboração e Gestão de Projetos
19 - Gerenciamento de Crises
20 - Inteligência Policial
21 - Mediação de Conflitos
22 - Redação de Ocorrências
23 - Tática e Técnica Policial Militar
24 - Uso Progressivo da Força

Maiores informações:

Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte
Diretoria de Ensino da Polícia Militar
Av. Rodrigues Alves, S/N - Tirol - Natal/RN - CEP: 59020-200
Telefones: (84) 3232.6391
E-mail: diretoriadeensino@rn.gov.br

Fonte: Diretoria de Ensino
GTO de Apodi-RN

Policiais do GTO

Pessoal de Prontidão

A polícia Militar da cidade de Apodí-RN conta com uma equipe de policiais militares preparados para atender toda e qualquer ocorrência, estamos falando do Grupo Tático Operacional da Polícia Militar, que há vários anos presta um excelente serviço a sociedade apodiense. Desde que esse grupo foi montado nunca mais se registrou assaltos aos bancos de Apodi-RN, coisa que era comum no passado. O GTO conta com viaturas novas, coletes e armamento pessado para garantir uma maior segurança a sociedade. Esses policias atendem ocorrências na cidade, zona rural e cidades vizinhas, sempre trabalhando com quatro equipes distintas.

NOTA DO BLOG: Parabéns a todos que fazem este tão respeitado grupo, pelo espírito de companherismo,  humildade, respeito entre o grupo e os demais colegas militares.

FONTE: Por trás das Grades

domingo, 11 de julho de 2010

COPA DO MUNDO 2010
DEU ESPANHA 1 X 0
A festa agora é da Espanha, que entrou para o seleto grupo de campeões mundiais, ao lado de Brasil, Itália, Alemanha, Uruguai, Argentina, Inglaterra e França.

Em 2014, as melhores seleções do mundo voltam a duelar, desta vez em território brasileiro.