quarta-feira, 3 de outubro de 2012

PM mobiliza 7 mil policiais
para segurança no interior

Para a segurança do dia das eleições a Polícia Militar terá 7 mil homens. O comandante geral da PM, coronel Francisco Araújo confirmou ontem que foram convocados para o trabalho no pleito até mesmo os policiais militares que estavam cedidos ao Tribunal de Justiça e a Assembleia Legislativa.

"Solicitamos os policiais de todos os órgãos que estavam cedidos e vamos colocá-los na redistribuição pelos municípios", comentou coronel Araújo, observando que com a convocação dos cedidos são 800 policiais a mais.

Coronel Araújo convocou até policiais cedidos ao
Tribunal de Justiça e Assembleia para trabalhar na eleição

O comandante geral informou que em cada local de votação haverá dois policiais militares. A proteção à integridade das urnas ficará com 3.200 homens. Eles guardarão os equipamentos no sábado e após a eleição entregarão as urnas nos Correios. No caso desses homens, eles ficarão direto nos locais de votação.

Em todo Estado são 1.582 locais de votação. O Tribunal Regional Eleitoral disponibilizará 7.100 urnas. "Nosso trabalho será de guardar essas urnas", ressaltou coronel Araújo. Os policiais militares responsáveis pela guarda das urnas viajarão para o interior na sexta-feira e receberão diária operacional de R$ 250.

Coronel Araújo confirmou que os policiais viajarão para o interior já com o depósito das diárias sendo feito. "Além desses policiais que irão para o interior, todo o efetivo de cada cidade irá trabalhar no dia da eleição", completou.

Ele ressaltou ainda que tem a expectativa de um pleito tranquilo e orienta os policiais a se manterem imparciais. "Vamos ter também a atuação das tropas federais e vamos trabalhar em conjunto para um complementar a atividade do outro", disse.

Hoje, deve haver uma reunião entre representantes do TRE-RN, a Polícia Militar e do Exército para uma definição das estratégias de segurança e distribuição do efetivo nas cidades onde o TSE autorizou uso das tropas federais.

Os ministros do TSE decidiram, na sessão de terça-feira à noite, em Brasília, autorizar o uso de forças federais na eleição deste ano em 11 municípios do RN.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Polícia prende paraibano que
assaltou Correios no RN

Policiais do Grupo Tático Operacional prenderam na tarde desta terça-feira um homem identificado como Rafael Marques Barbosa dos Santos, natural de João Pessoa, que estava portando um revólver calibre 38 e é acusado de assaltar a agência dos Correios de Martins, na última segunda-feira.

A polícia encontrou Rafael pilotando uma moto de placas JJ 794, sem usar capacete. Na perseguição, o acusado foi interceptado próximo ao campus da UERN e na abordagem foi encontrado o revólver municiado, além de cinco aparelhos celulares, uma mochila e outros pertences.

Na delegacia, Rafael Marques confirmou que participou do assalto aos Correios de Martins-RN.
 
------------------------------------------------------------------------------
 
Vigilante acusado de homicídio
 na BA é preso no RN

O vigilante Marcelo Soares da Silva foi preso na nesta terça-feira, em Apodi, no interior do estado. Ele é acusado de ter cometido um homicídio na cidade de Riachão do Jacuípe, na Bahia.

A prisão foi realizada por Policiais da Divisão de Policia Civil do Oeste – DIVIPOE, sob o comando do delegado Odilon Teodósio.

Segundo a assessoria de imprensa da secretaria de segurança do estado, Marcelo, que estava trabalhando em Apodi como vigilante de uma empresa terceirizada da Petrobras, foi preso por força de um mandado de prisão, expedido pela justiça da cidade baiana.

Após a prisão, os policiais encaminharam Marcelo Soares para o Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDPA), onde ele ficará aguardando sua transferência para o Estado da Bahia.

DN Online
Diário de Natal anuncia
fim da versão impressa

O jornal Diário de Natal, o segundo mais antigo veículo de comunicação impresso em circulação no Rio Grande do Norte, vai continuar a existir apenas na edição online.

A decisão de fechar a edição impressa foi tomada em Brasília, pela presidência dos Diários Associados. Todas as operações administrativas, financeiras e industriais do Diário de Natal já estavam centralizada em Recife, junto ao Diário de Pernambuco, desde 2010, quando uma primeira reforma mudou o formato da edição impressa, de stand para tablóide, e substituiu 80% da equipe da redação.

As razões da decisão, segundo fontes ligadas à atual administração do DN, foram econômicas, em função dos resultados financeiros negativos registrados nos últimos anos. As obrigações trabalhistas com os funcionários desligados, garantiu uma dessas fontes, estão sendo honradas, assim como os compromissos com fornecedores. Foi mantida, apenas, uma equipe de jornalistas que ficará encarregada do site do DN na internet.

O acervo do jornal, arquivos de textos, edições e fotografias, será mantido. A mudança administrativa e a decisão de manter apenas a edição digital ocorre quando um projeto de digitalização de todo o acervo estava em andamento. Na medida do possível, segundo a direção dos Associados, esse projeto será mantido e aberto às consultas e uso de instituições de ensino e pesquisas.

Tribuna do Norte
Quadrilha é presa pela Defur acusada
 de assaltos em residências de Natal

Armas, bebidas, roupas e TVs de LCD, estão entre os produtos apreendidos.

Junior Lost, Nayara, Rebeca, Felipe Rayan e Karlos Felipe são os presos

Policiais da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) prenderam, nesta segunda-feira (1), cinco pessoas acusadas integrarem uma quadrilha especializada em assaltos a residências em Natal. Segundo informações preliminares, além dos suspeitos, a polícia apreendeu uma adolescente que estava com o grupo.

De acordo com o delegado Atanásio Gomes, titular da Defur, os detalhes sobre a operação só serão divulgados durante uma coletiva de imprensa que foi marcada para às 10h. “Por determinação do delegado geral Fábio Rogério, nós só poderemos divulgar como aconteceu o trabalho da nossa equipe em uma coletiva. Mas só posso adiantar que nós desbaratamos uma quadrilha perigosa que vinha agindo há muito tempo principalmente na zona Sul de Natal”, revelou.

A equipe de reportagem do Portal BO conversou com o advogado de um dos acusados. Petrúcio Melo. Ele disse que o seu cliente, identificado como Felipe Raian, não tem participação nos assaltos, mas teria recebido produtos roubados de pessoas que provavelmente participaram das invasões.

"Conversei com o meu cliente e ele foi claro em suas afirmações. Eu não dúvidas que Felipe não tem nada haver com os assaltos”, revelou. Com Felipe, os policiais encontraram uma aram de fogo e parte de objetos tomados de assalto de residências.

No corredor principal da DP, vários objetos estavam espalhados pelo chão. Eram TVs de LCD, aparelhos de som, perfumes, bebidas importadas, celulares, computadores e duas armas de fogo.

Portal BO

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Pedido de habeas corpus do goleiro
 Bruno é negado pelo STF

O ex-goleiro do Flamengo está preso desde 2010O pedido de habeas corpus do goleiro Bruno foi negado pela segunda vez pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A defesa do ex-atleta havia pedido que Bruno aguardasse em liberdade o júri popular. De acordo com o texto da decisão, proferida pelo ministro Joaquim Barbosa, o pedido do advogado não traz nenhuma novidade em relação ao que já havia sido recusado.
A última tentativa de habeas corpus havia sido feita em 30 de dezembro do ano passado. Preso desde 2010, Bruno aguarda julgamento na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem (MG), acusado de ser o mandante do sequestro, cárcere privado e ocultação de cadáver da ex-amante, Eliza Samúdio.
Maioridade para jovem chega com
oito crimes no "currículo"

Filho de pais separados e tendo concluído apenas o quarto ano do ensino fundamental, Felipe Santos Araújo, aos 18 anos, já tem "nas costas", como se diz no jargão policial, a acusação de pelo menos oito homicídios, num período de apenas um ano.

O primeiro crime de assassinato, segundo admite o próprio Felipe Araújo, mais conhecido por "Coqueirinho" ou "Coqueiro" na área do Bom Pastor, onde vinha morando com a mãe e o padastro, foi cometido quando tinha 17 anos. A vítima, uma pessoa conhecida como "Carlos", morta por vingança, "porque ele me deu um tapa na cara".

Felipe Santos de Araújo, conhecido como Coqueirinho, foi preso por oito homicídios

Dos oito crimes imputados a "Coqueirinho", segundo a Polícia, seis foram praticados na adolescência, dos quais três ainda estão sendo alvo de investigação policial. Pelos outros três ficou apreendido por um ano e quatro meses como medida socioeducativa no Centro Educacional (Ceduc) do Pitimbu.

O chefe de investigação do 8º Distrito Policial, Waldir Freire, diz que em fevereiro "Coqueirinho" saiu do Ceduc do Pitimbu, na Zona Sul de Natal, mas quatro meses depois cometeu mais dois crimes, já depois de ter alcançado a maioridade.

Embora não quisesse gravar entrevista de áudio e vídeo, "Coqueirinho" não se esquivou de falar para os repórteres de que uma das vítimas, "Jailson Magão", foi morta porque "queria ser mais do que eu".

Agora, "Coqueirinho" encontra-se preso por força de mandado judicial expedido pela juiza Valéria Lacerda Rocha, da 3ª Vara Criminal da Comarca de Natal, acusado de ter matado a tiros o cadeirante Marcelo Fernandes da Silva, 35 anos, crime ocorrido às 17h do dia 9 de julho de 2012, ocasião em que a vítima encontrava-se na porta de sua casa, na rua São Francisco, 30-B.

O chefe de investigação Waldir Freire disse que os crimes tinham como causa "a disputa por espaço de gangues" no Bom Pastor e na Favela do Camboim, onde o acusado vinha morando com a sua mãe. "Coqueirinho" se diz viciado em maconha, mas sua prisão ocorreu por acaso, na tarde de sábado (29), nas proximidades do terminal rodoviário da Cidade da Esperança.

"Coqueirinho" caminhava pela rua Capitão Mor Gouveia e ao avistar a guarnição 176 da Rocam, da Policia Militar do Rio Grande do Norte, saiu correndo depois de efetuar dois disparos contra a viatura que estava em patrulha de rotina.

O acusado foi perseguido por uns 40 minutos, inclusive pulando o muro de um condomínio em construção ao lado da rodoviária da Cidade da Esperança, onde ele se desfez da arma usada para atirar na Polícia.

Mesmo a Polícia não tendo encontrado a arma para comprovar a o crime de tentativa de homicídio contra os policiais, "Coqueirinho" não foi liberado da Plantão Zona Sul. Na noite do sábado, um policial do 8º DP, que estava na escuta da frequência de rádio da Polícia, soube da prisão do acusado e informou que havia um mandado de prisão expedido contra ele pela 3ª Vara Criminal de Natal.

Tribuna do Norte
PRF registra 24 feridos e um morto em
acidentes de trânsito no fim de semana

O balanço do fim de semana passado feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostrou que 36 acidentes foram registrados entre sexta e domingo, deixando 24 feridos e um morto. Os dados mostram também que 13 carteiras de habilitação foram recolhidas e quatro foram presos por dirigir embriagado.

De acordo com as informações da PRF, nove ficaram feridos devido a acidentes na sexta-feira (28), quatro no sábado e onze no domingo. O único morto por acidente de trânsito registrado pela Polícia foi José Lourenço, 54 anos, que dirigia uma moto Honda de placa MYJ 4476/RN.

A moto que José Lourenço pilotava foi atingida por um Citroen C4 de placa NNX 9179/RN, dirigido por Lucas Henrique Costa de Araújo, 24 anos, às 5h do sábado (29). O acidente aconteceu na BR-101, no semáforo do bairro Cidade Satélite e o motorista do carro foi preso por homicídio.

Tribuna do Norte

_______________________________________________________________________

Em fim de semana violento, Itep registra
 oito homicídios em três dias

Os casos de homicídios no fim de semana lideraram as estatísticas de corpos necropsiados no Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep), com nove mortes na Região Metropolitana de Natal (RMN).

Somente no domingo (30) ocorreram quatro assassinatos na Região Metropolitana de Natal, dos quais tiveram como "causa mortis" disparos de arma de fogo, como o que vitimou Bruno Xavier Braz, de 23 anos, atingido por tiros de pistola 380 enquanto passava na sua moto Traxx pelo campo de futebol do Alecrim, na rua Chile, em Passagem de Areia, Parnamirim.

Por volta das 22h10 do domingo, também morreu a tiros Adailton José de Lira, 45 anos, quando caminhava na rua Santa Isabel, em Felipe Camarão, onde o caso será investigado pela 14ª Delegacia de Polícia. A Polícia Civil também está investigando a morte a tiros de Rodney Cassiano da Silva, 27 anos.

Já a 8ª DP deverá abrir o inquérito sobre a morte de homem não identificado, assassinado por espancamento com uma pedra, na Cidade da Esperança. O delegado de plantão Elói Xavier disse que "não sabe como o acusado ergueu a pedra" pelo seu tamanho e peso, pois José Eriberto Gomes apresentou-se embriagado no quartel do 9º Batalhão da Polícia Militar e disse na plantão que fora roubado e sofreu um corte de garrafa no rosto desferido pela vítima. À tarde o matou a pedrada. "Ele estava tão bêbado que não sabia o que estava fazendo".

Tribuna do Norte

domingo, 30 de setembro de 2012

OUTUBRO COR DE ROSA

História do Movimento Outubro Rosa

O  movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa.

Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.
Caos no sistema Prisional na capital e no
Interior do Estado e a Região Salineira
é um dos Prejudicados

Um dos sistemas prejudicado é o CDP de Macau que foi interditado no inicio do mês de setembro por determinação judicial, por apresentar sérios problemas físicos e também por entender que não é adequado para portar presos provisórios e muito menos presos de justiça. Alto do Rodrigues e Pendência também poderão ser interditados a qualquer momento.

Impossibilitando de receber presos em suas dependências físicas, a população sofre com a insegurança, pois, apesar da Polícia Militar está desenvolvendo um trabalho de alto reconhecimento na Região salineira, os policiais ficam desestimulados e impotentes, sem saber na verdade o que fazer para manter a moralização do serviço em resposta à criminalidade e manter estável a segurança pública na cidade e região.


Para os policiais que trabalham arduamente de encontro ao crime na região salineira, principalmente no combate ao tráfico de drogas fica difícil para o Major PM Fernandes ou outros comandantes de OPM’s no Interior mantê-los estimulados ao serviço da forma que se encontra hoje o sistema prisional no interior, sabendo que após o flagrante não se sabe para onde levar o preso. Na verdade, muitos são autuados e devolvidos a comunidade por não ter nenhuma cadeia pública que os recebam, vindo a praticar novamente seus delitos.


Numa matéria publicada em um blog da região (Blog de Jota Lourenço) dá pra termos uma ideia da crise da Delegacia Regional de Macau sem ser preciso relembrar do caos que chegou a delegacia da cidade de Guamáre, que a situação foi tão absurda chegando a ser noticiada em rede nacional.
Os infratores envolvidos na prática delituosa na cidade de Macau, quando autuados em flagrante ou não, em sua maioria ficam amontoados e acorrentadas no corredor da DP esperando ordem judicial. Devido a crise no sistema, acontece muitas vezes o contrário do que esperamos, são soltos, saindo pela porta da frente.

RECONHECIMENTO - Toda região salineira e petrolífera reconhece o esforço do Major Fernandes e do tenente Silva Neto juntamente com todo o policiamento que compõe a 1ª CIPM para manter a Paz pública na região. Quem conheceu a realidade anterior ao seu comando sabe disso, percebe-se a gratidão nas ruas, os agradecimentos pela melhora na segurança pública, mantendo uma cidade mais tranquila.

NOTORIEDADE - O tráfico de droga perdeu forças, a criminalidade diminuiu e a maioria dos traficantes foram tirados de circulação. Porém como dá continuidade a um trabalho sem ser dados as devidas condições necessárias para manter a ordem?

CULPADOS - Não adianta procurar culpados, quando está “Na cara” que o Estado tem total desinteresse na questão do sistema prisional, não só na região salineira, mas, em todo Rio Grande do Norte.

IMPRENSA I - O Blog Jota Lourenço relata veementemente o descaso do poder público, um deles aconteceu com três jovens presos em Macau acusados de tráfico de droga, que passaram dez dias no corredor do CDP esperando decisão judicial, já que não tinha para onde serem transferidos. Diante da situação o juiz substituto da vara criminal Dr. Eduardo Feld concedeu o alvará de soltura para os três; João Paulo, Joilton Álisson e Alex da Silva no ultimo dia 23 de setembro.



Outros dois jovens foram presos e autuados com uma quantidade de droga, maconha e crack alem de uma arma artesanal tipo garrucha na praia de Barreiras, João Paulo Guedes e Erivelton Lopes permaneceram dois dias no corredor e também foram postos na rua por determinação da justiça.

E agora Governadora Rosalba Ciarline – Como fica a sociedade? O trabalho da Polícia? Em vão?

IMPRENSA II - Estado é negligente com o Sistema Penitenciário do RN há muito tempo (Título dado a uma matéria publica no Portal BO em em 21/01/2012) onde o secretário estadual de Justiça e Cidadania, Fábio Hollanda, pediu para abrir sindicância para investigar suposta negligência dentro do presídio de Alcaçuz para que 41 presos fugissem.

Mas, a pergunta feita na mesma matéria foi: por que não se apurar também a negligência do Governo do Estado para com o Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte? “Boa pergunta”.

As Unidades prisionais no interior do Estado só sofreram com a deterioração e abandono. As paredes são todas esburacadas, as celas e cadeados quebrados, esgotos a céu aberto, e total falta de higiene. Quem quiser comprovar isto, visitem as delegacias regionais no interior do estado que certamente terão uma margem do descaso do poder público.

IMPRENSA III - Outra publicação foi postada pelo Diário de Natal em 12 de Agosto deste, pelo repórter Paulo Nascimento sobre o trabalho de uma pesquisadora do assunto Prisional.

A professora Hilderline Câmara de Oliveira é uma crítica do modelo de gestão que predomina nas 38 unidades prisionais do Rio Grande do Norte.  Segundo ela, todas as cadeias públicas, penitenciárias e centros de detenção potiguares não cumprem, nem sequer em partes, as leis que dão os direcionamentos dos cuidados com os presos e com todo o sistema. A falta de estudos em relação ao perfil dos quase 5.900 presos que "ocupam" as 3.581 vagas disponíveis também prejudica a administração das unidades prisionais.

Tendo trabalhado como assistente social nas penitenciárias estaduais de Alcaçuz e de Parnamirim, além do antigo pavilhão masculino do Complexo Penal João Chaves, o "Caldeirão do Diabo" (hoje demolido), Hilderline destaca que o problema nasce da política de segurança pública conduzida pelas últimas administrações do Estado.

"É notório que falta priorizar a segurança pública. E o sistema prisional está dentro da política de segurança do governo. O que me traz angústia é que nestes mais de 10 anos só tem perspectiva de retrocesso e não de avanço... Afirma a pesquisadora.

IMPRENSA IV - Delegado Geral fala sobre a crise no sistema prisional do RN Por/César Augusto/Nominuto.com. Matéria noticiada no Portal minuto.com em 09 de Agosto deste, o delegado geral, Fábio Rogério Silva, destaca numa entrevista cedida por ele no Jornal 96, onde fala sobre as questões como a interdição da penitenciária de Alcaçuz e consequentemente a questão da custódia dos presos, a falta de policiamento no interior, além dos novos investimentos para a Polícia Civil.


Sobre os investimentos, o delegado Fábio Rogério explica que a polícia vem passando por um processo de interiorização e que o efetivo com os novos policiais devem seguir para essas regiões.

“Hoje o interior precisa de maior atenção que Natal e a região da grande Natal. Porque temos um número de efetivo pequeno em várias cidades. Taipu recebeu o primeiro contingente de policiais, mas já foram destinados homens para cidades como Janduis e São Miguel”, aponta Fábio Rogério.

NOTA DO BLOG - Diante de toda esta situação apresentada, se o Governo estadual não se posicionar com o objetivo de melhorar o sistema prisional no RN, seja com recursos próprios ou junto ao governo Federal, a sociedade potiguar corre o risco de conviver com a criminalidade numa proporção bem maior do que estamos enfrentando agora em nosso estado. Terá também que conviver com outras explosões de fugas em massas nos grandes presídios, já que o sistema já é considerado verdadeira "Bomba relógios" que pode ser detonada a qualquer momento. Esperamos que os blogs, os grandes veículos de comunicação possam persistir nesta cobrança, afinal, precisamos viver em segurança, as pessoas de bem precisam da liberdade de ir e vir, nossas crianças precisam estudar, e o comércio não pode parar por falta de segurança pública.