segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Maioridade para jovem chega com
oito crimes no "currículo"

Filho de pais separados e tendo concluído apenas o quarto ano do ensino fundamental, Felipe Santos Araújo, aos 18 anos, já tem "nas costas", como se diz no jargão policial, a acusação de pelo menos oito homicídios, num período de apenas um ano.

O primeiro crime de assassinato, segundo admite o próprio Felipe Araújo, mais conhecido por "Coqueirinho" ou "Coqueiro" na área do Bom Pastor, onde vinha morando com a mãe e o padastro, foi cometido quando tinha 17 anos. A vítima, uma pessoa conhecida como "Carlos", morta por vingança, "porque ele me deu um tapa na cara".

Felipe Santos de Araújo, conhecido como Coqueirinho, foi preso por oito homicídios

Dos oito crimes imputados a "Coqueirinho", segundo a Polícia, seis foram praticados na adolescência, dos quais três ainda estão sendo alvo de investigação policial. Pelos outros três ficou apreendido por um ano e quatro meses como medida socioeducativa no Centro Educacional (Ceduc) do Pitimbu.

O chefe de investigação do 8º Distrito Policial, Waldir Freire, diz que em fevereiro "Coqueirinho" saiu do Ceduc do Pitimbu, na Zona Sul de Natal, mas quatro meses depois cometeu mais dois crimes, já depois de ter alcançado a maioridade.

Embora não quisesse gravar entrevista de áudio e vídeo, "Coqueirinho" não se esquivou de falar para os repórteres de que uma das vítimas, "Jailson Magão", foi morta porque "queria ser mais do que eu".

Agora, "Coqueirinho" encontra-se preso por força de mandado judicial expedido pela juiza Valéria Lacerda Rocha, da 3ª Vara Criminal da Comarca de Natal, acusado de ter matado a tiros o cadeirante Marcelo Fernandes da Silva, 35 anos, crime ocorrido às 17h do dia 9 de julho de 2012, ocasião em que a vítima encontrava-se na porta de sua casa, na rua São Francisco, 30-B.

O chefe de investigação Waldir Freire disse que os crimes tinham como causa "a disputa por espaço de gangues" no Bom Pastor e na Favela do Camboim, onde o acusado vinha morando com a sua mãe. "Coqueirinho" se diz viciado em maconha, mas sua prisão ocorreu por acaso, na tarde de sábado (29), nas proximidades do terminal rodoviário da Cidade da Esperança.

"Coqueirinho" caminhava pela rua Capitão Mor Gouveia e ao avistar a guarnição 176 da Rocam, da Policia Militar do Rio Grande do Norte, saiu correndo depois de efetuar dois disparos contra a viatura que estava em patrulha de rotina.

O acusado foi perseguido por uns 40 minutos, inclusive pulando o muro de um condomínio em construção ao lado da rodoviária da Cidade da Esperança, onde ele se desfez da arma usada para atirar na Polícia.

Mesmo a Polícia não tendo encontrado a arma para comprovar a o crime de tentativa de homicídio contra os policiais, "Coqueirinho" não foi liberado da Plantão Zona Sul. Na noite do sábado, um policial do 8º DP, que estava na escuta da frequência de rádio da Polícia, soube da prisão do acusado e informou que havia um mandado de prisão expedido contra ele pela 3ª Vara Criminal de Natal.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário :

Postar um comentário