quinta-feira, 21 de março de 2013


DIGNO DE REPUBLICAÇÃO

Publicação do Blog Guamaré em Dia 
fala sobre a competência do Sargento 
Jonhny Cruiff a frente de suas atribuições


O Sargento Jonhny Cruiff da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, contabiliza excelentes resultados à frente do GTO -Grupo Tático Operacional  da 1ª CIPM de Macau.Em Agosto próximo, o Sargento completa 12 anos de serviço e dedicação a corporação.



Olhar concentrado, sangue Militar correndo em suas veias, o Sargento Jonhny  lotado na 1ª CIPM desempenha um trabalho digno de aplausos a frente do GTO - Grupo Tático Operacional de Macau, mas conhecido como Tropa de Elite, ou os homens de linha de frente, em virtude de encarar ocorrências consideradas de alto riscos.

Homem de confiança do Major Fernandes, faça chuva ou faça sol, o Sargento PM Jonhny Cruiff está sempre presente com seus companheiros, pronto para qualquer eventualidade  em defesa da segurança pública de Macau e região salineira.


“ Sargento Jonhny não é simplesmente um policial, ele é amigo e irmão. Ele não abandona o barco, pelo o contrário ele se sacrifica pelos que mais necessitam de sua coragem e de seu empenho”. Disse o Major Fernandes, lembrando das vezes que o Sargento Jonhny se distanciou de sua família para se dedicar a FORÇA NACIONAL pelo Brasil afora.

PARABÉNS SARGENTO JONHNY PELOS RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS AO ESTADO, EM ESPECIAL AO POVO DE SUA TERRA MACAU!

Matéria Publicada em Guamaré em Dia
Republicada com alteração por Sargento sandra

Major Fernandes comanda 
operação Policial e "derruba" ação 
de traficantes de drogas em Macau

Uma prisão de alta relevância foi registrada na quarta-feira (20), na Cidade de Macau. O Major Fernandes caiu em campo após receber uma informação anônima que um traficante estaria vindo de Natal para Macau trazendo droga para o abastecimento dos pontos de vendas. Um informante "Amigo da sociedade e da Polícia Militar"  fez a denúncia para o Comandante da 1ª CIPM, que por sua vez preparou a sua equipe e ficou a espera do suspeito.



ABORDAGEM - O carro de aluguel (Transporte alternativo) tipo Meriva - Placa MZD 4912- NATAL que conduzia o acusado foi interceptado na barreira policial e abordado antes de adentrar na Cidade de Macau. Após uma rigorosa revista foi comprovado a veracidade da denúncia. Segundo a Polícia o motorista não sabia que seu passageiro conduzia drogas.

ACUSADOS -Tárcio Dantas de 18 anos residente no Bairro da COHAB em Macau foi preso em flagrante. Ele confessou que a droga seria entregue a pessoa de Wellington Simão Silva " Wellington Funk" de 22 anos e receberia o valor de R$ 200,00 pela entrega.


ESTRATÉGICA - As equipes policiais foram divididas em duas. Uma ficou de campana antes da entrada de Macau na  BR 406, e a outra equipe na entrada da ponte da Ilha de Santana. A preocupação do Major Fernandes era agir nas duas entradas que dão acessos ao centro da cidade para não perder o flagrante.

APREENSÃO - Foram apreendidos 5Kg (Cinco quilos) de maconha prensada, um revólver cal 32 com quatro munições intactas, quatro celulares e dinheiro fracionado. Os dois acusados foram autuados em flagrante e encaminhado a Delegacia de Polícia Civil de Macau, onde foram ouvidos pelo delegado Delmontiê Falcão. Ambos deverão ser transferidos,  haja visto o CDP está interditado e o corredor da DP superlotado. 


" Não daremos trégua aos traficantes de drogas. O que depender de mim e de meus policiais o tráfico de drogas em Macau e Região continuará em decadência. Cada prisão, cada boca de fumo derrubada menos forças terão. Portanto contamos com a a ajuda da sociedade para facilitar a identificação deste criminosos que tem como único objetivo destruir vidas". Falou Major Fernandes em tom de revolta.

Polícias do RN, PB e CE
 realizam operação Divisa Segura

Policiais militares do Rio Grande do Norte, da Paraíba e do Ceará realizaram, durante a madrugada desta quinta-feira (21), uma operação em combate ao crime organizado, visando principalmente inibir a ação de pessoas envolvidas em arrombamentos de caixas eletrônicos. A operação intitulada "Divisa Segura" foi concluída no início da manhã. Ninguém foi preso.

Cerca de 115 homens fiscalizaram pontos espalhados por dez cidades.

De acordo com o coronel Reinaldo, comandante do Policiamento Interior, 90 policiais do RN e 25 do Ceará e Paraíba participaram das barreiras que foram montadas nas cidades de Jaçanã, Passa e Fica, Baraúnas, Tibau, Alexandria, São Miguel, Ouro Branco, Serra Negra e Jardim de Piranhas. Durante cinco horas as equipes abordaram veículos e pessoas que trafegavam nessas divisas. 

"Foi uma operação desencadeada com a finalidade prevenir a ação de quadrilhas especializadas em arrombamentos e explosões de caixas eletrônicos no Estado. Sabemos que muitos desses assaltantes são oriundos de estados vizinhos por esse motivo o trabalho em conjunto", disse.

O comandante ainda relatou que a polícia vem intensificando ações contra essas quadrilhas em todo o Estado. Pelos menos seis grupos estão sendo apontados como autores dessas práticas. A Polícia Civil também investiga esses criminosos e já identificou alguns nomes fortes que são considerados líderes de bandos formados muitas vezes por ex-presidiários.

Por Sérgio Costa
Foto: Márcio Morais/Portal BO
Policiais têm direito reconhecido, 
mas promoção esbarra em limite prudencial


No mínimo sete policiais militares deram entrada no ano de 2012 com requerimento para serem promovidos; no entanto, todos os pedidos foram indeferidos pelo Comando Geral da PMRN alegando limite prudencial.


No texto do despacho do Comando Geral, o mesmo reconhece o direito dos militares de serem promovidos, mas que deixa de efetivar o ato de promoção em observância a uma decisão do Tribunal de Contas do Estado, a qual trata a respeito de medidas direcionadas à diminuição de despesas, bem como o ofício circular da CONTROL, que versa sobre o limite prudencial e consequente vedação legal de despesas com pessoal, em virtude da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Com a decisão, mais uma vez os militares são prejudicados quanto à ascensão profissional. Atualmente, a Polícia Miltar do RN possui mais de mil vagas para a graduação de cabos e sargentos, as quais se fossem preenchidas possibilitariam os militares de ascender profissionalmente.

Uma das maiores reclamações dos policiais militares é a falta de promoções, principalmente quando soldados. Atualmente, para um soldado ser promovido é necessário realizar um Curso de Formação à graduação de Cabo, o qual não é realizado há mais de dez anos. Já ao ingressar como oficial, este em poucos anos já podem galgar o posto de capitão.

Por Soldado Glaucia/Portal BO
Seis pessoas são presas 
por tráfico de drogas

A Polícia Civil realizou a prisão de seis pessoas e apreendeu quase dez quilos de drogas, durante uma ação realizada em Nova Descoberta, na tarde desta quarta-feira (20). A ação foi comandada por policiais da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) que também apreenderam aproximadamente apreenderam R$ 11 mil e um veículo modelo Pálio, de cor prata e placas de João Pessoa.


De acordo com a Polícia Civil, denuncias anônimas levaram até Maria de Lourdes da Silva, de 35 anos, que estava em atitude suspeita na avenida Dinarte Mariz, em Nova Descoberta, e foi flagrada com dois quilos de maconha em uma bolsa.

Diante do flagrante, os policiais foram até a residência da suspeita e encontram no local José Wellison da Silva Barbosa, de 19 anos, Victor Ruan Pereira da Silva, de 20 anos, Monya Danily de Souza Oliveira, de 29 anos, Maria da Conceição da Cruz, de 19 anos, e Edson Corsino de Oliveira, de 27 anos.

Dentro da casa, foram encontrados mais seis quilos de maconha, um quilo de crack e 70 gramas de cocaína. Os suspeitos foram todos levados para a Delegacia de Narcóticos, onde foram autuados pelo crime de tráfico de drogas e associação para o tráfico. 

Portal BO

quarta-feira, 20 de março de 2013







ASSALTO

Comerciante da Cidade de João Câmara
Pode ter sido Vítima de Sequestro


Informações dão conta que o comerciante conhecido por Tomaz Garcia residente na Cidade de João Câmara-RN foi sequestrado no início da noite desta quarta-feira(20), no Distrito de Cachoeira do Sapo no Município de Riachuelo.

Acredita-se que o mesmo pode ter sido vítima de assalto, e os criminosos tenha o sequestrado apenas para despistar a Polícia. A família espera que o mesmo seja liberado em algum lugar e entre em contato com seus familiares. É grande a expectativa!

Mais informações a qualquer momento.

Vamos lá Pessoal! Dia 27 de março
 haverá uma Assembléia Geral Unificada 
que discutirá a Lei de Promoções de Praças.

As Associações dos Militares Estaduais estarão promovendo no próximo dia 27 de março uma Assembléia Geral Unificada que discutirá a Lei de Promoções de Praças.

O Projeto de Lei já foi entregue ao Governo do Estado, onde está sendo analisados questões sobre legalidade e impacto financeiro na folha de pagamento do Estado. Atualmente, o Projeto já se encontra para análise na COPAG, setor onde será realizada a análise do impacto financeiro para o Estado com a implantação da Lei.

Desde que foi protocolado no dia 26 de fevereiro, o Projeto de Lei já passou por quatro secretarias, entre elas a Secretaria de Segurança, Gabinete Civil, Controladoria Geral do Estado e Secretaria de Administração e Recursos Humanos.

A Assembléia Geral Unificada promovida pelas associações dos militares estaduais (ASSPMBM, ACS, ABM, APBMS, ASSPRA, ASPRA, APRAM e ASPIPERN) está prevista para ocorrer no dia 27 de março (quarta-feira), às 9 horas, no Clube Tiradentes.

Corpo de Bombeiros abre inscrições
para Cursos visando ações integradas 
na Copa de 2014

Com foco nas ações integradas visando a Copa do Mundo de 2014, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) abriu, nesta segunda feira, dia 18, as inscrições para o Curso de Sistema de Comando de Incidentes (SCI) que tem por objetivo padronizar conceitos e métodos essenciais para o gerenciamento, controle e coordenação, em resposta a situações de emergências, de modo a tornar as ações mais eficientes e eficazes.

O programa a ser desenvolvido no curso pelo Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento (CSFA) do Corpo de Bombeiros do RN irá abranger um conteúdo diversificado no que tange ao Sistema de Comando de Incidentes em relação aos equipamentos, pessoal, procedimentos, protocolos e comunicações, operando em uma estrutura organizacional comum, com a responsabilidade de administrar os recursos designados para atingir, efetivamente, os objetivos pertinentes a um evento, um incidente ou uma operação de pequeno porte até uma de grande magnitude.

O curso contará com 50 horas/aula, sendo realizado no período de 25/03 a 05/04, das 07:30 às 12:45 horas, no Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento (CSFA), em Parnamirim e servirá como parte do conteúdo programático para a seleção interna de cabos e sargentos do Corpo de Bombeiros Militar do RN. Como apoio aos inscritos, haverá um ônibus da instituição para facilitar o deslocamento dos alunos do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, em Natal, ao CSFA, em Parnamirim, retornando ao ponto de origem após a aula.

As inscrições seguem até sexta feira, dia 22 de março, no Centro de Recursos Humanos da Corporação. Além dos militares do Corpo de Bombeiros, também haverá disponibilização de vagas para Policia Militar, Policia Civil, Itep e Policia Federal.

Uma segunda turma está prevista para o mês de abril.

Mais informações:

Eduardo Oliveira dos Santos - Ten BM
Chefe da Divisão de Ensino
(84) 3644-6400

terça-feira, 19 de março de 2013


Policia civil apreendeu 
carro roubado em Macau

A Policia Civil de Macau apreendeu no final da tarde desta terça feira (19), um carro roubado com placa adulterado,  tipo corsa de cor prata e placas de Niterói/Rio de Janeiro LUU 1985. 


O condutor do veiculo foi detido e deverá prestar depoimento ao Delegado. Segundo o condutor do veículo o carro foi trazido para Macau por uma pessoa que mora na cidade de Macau-RN.

Alguns detalhes importantes foram repassadas para a Polícia, porém, o caso seguirá suas investigações até desvendar a origem do carro  e de seus negociadores. O carro ficará apreendido aguardando o  proprietário.

Jota Lourenço
Homem é baleado após tentativa de 
assalto em núcleo da UFRN em Macau

No final da noite de domingo (17),  dois homens chegaram em uma Moto de cor preta, placa não identificada  e tentaram assaltar  prédio que funciona núcleo da UFRN no Centro de Macau que fica localizada na Rua Padre João Clemente em Macau-RN. Um deles foi preso, o outro fugiu.

Segundo informações de populares um dos vigilantes que estava de plantão no local atirou contra os criminosos na tentativa de impedir o assalto, o tiro atingiu um deles,  identificado como João Maria da Silva de 28 anos. Mesmo baleado, João Maria fugiu na companhia de seu comparsa.

A Guarnição de serviço da Polícia Militar foi acionada e saiu em diligência em perseguição aos dois suspeitos, porém somente um deles foi localizado pelos Policiais, haja vista estava baleado. 

O Tenente QOPM Silva Neto comandante do 1º Pelotão em Macau auxiliado por Sgt.Waldenor e demais Policiais prendeu João Maria  na Rua São José, enquanto o outro acusado conseguiu fugir. João Maria já cumpre pena no semi-aberto no CDP de Macau. 

Após receber voz de prisão João Maria foi socorrido  para o Hospital Antonio Ferraz com uma bala alojada em um dos braços e em seguida foi encaminhado para Natal sob escolta policial para receber atendimento médico. Logo que receber a liberação do hospital será encaminhado a prisão.

Informações: Jota Lourenço
Foto: Macau em fotos
Antes Borracheiro,
 Hoje Comandante da Polícia Militar 
do Estado do Rio Grande do Norte

Prestes há completar três anos no cargo de comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, o coronel Francisco Canindé de Araújo Silva fala de sua trajetória em entrevista ao Portal BO.



De origem humilde, mas de formação pessoal firme, o oficial é uma das figuras mais populares da história da PM potiguar, tanto que se manteve na função mesmo com mudança de governo.

O comandante teve que trabalhar como borracheiro, durante a adolescência, para ajudar o pai no sustendo da família e que hoje, formado em Letras e ocupando o principal cargo da Polícia Militar, está feliz por ter conseguido ultrapassar barreiras e vencer na vida. 

Entrevista completa clique no link abaixo:

http://portalbo.com/materia/Coronel-Araujo-Silva-de-borracheiro-a-comandante-geral-da-Policia-Militar
Presos fogem da Delegacia 
de Pipa depois de serrar grades

Quatro presos escaparam da delegacia de Pipa, na madrugada desta terça-feira (19). Os bandidos serraram as grades da cela da unidade e conseguiram ter acesso à área externa da unidade, sem que os policiais percebessem a ação. Somente no início da manhã é que a polícia sentiu falta dos presos.


Os fugitivos foram identificados como: Cledeilson Santos do Nascimento, vulgo "Mago", que estava preso por assalto; Rafael Ferino do Nascimento, também suspeito de assalto à mão armada, em Tibau do Sul; Pedro Henrique De Morais, suspeito de assalto à empresa de ônibus Oceano; e Tiago Vicente da Silva, também suspeito de assaltos em Tibau do Sul.

Logo que perceberam a fuga, a polícia saiu em diligências e os policiais militares do Pelotão de Pipa estão na caçada pelos foragidos. 

Os policiais pedem que quem tiver alguma informação que possa levar aos foragidos ligue para 3246-2525 ou até mesmo para o disque denúncia 0800-084-2999.

Portal BO
Idoso é assassinado dentro
 de carro no Tirol

Crime aconteceu cerca de 100 metros distante de uma base da Polícia Militar

Um idoso, identificado preliminarmente como Wiliami, foi assassinado com quatro tiros, na rua Alberto Maranhão, no bairro do Tirol. 

O crime aconteceu cerca de 100 metros de uma Base da Polícia Militar. Inclusive, o bandido chegou a atirar contra policiais militares. 

A vítima do homicídio foi atingida por quatro tiros, na cabeça, no tórax e no braço. Williami, de acordo com vizinhos, era dono dr vários apartamentos no condomínio Jardim Tirol, na própria rua Alberto Maranhão. 

De acordo com soldado The Maia, do 1º Batalhão da Polícia Militar, por volta das 9h30, ele ouviu disparos de arma de fogo e saiu de dentro da Base da PM. "Vi um homem em um Gol branco atirando contra o senhor do carro amatelo. Tentei reagir e dei voz de prisão, mas ele atirou em minha direção

Portal BO

domingo, 17 de março de 2013

GUAMARÉ

Major Fernandes tratou da negociação de 
ocorrência com Refém - O acusado foi preso
e a vítima foi libertada sem ferimentos

Sexta-feira (15), na Comunidade de Lagoa Doce, próximo a RN 221 no Município de Guamaré, um homem toma uma pessoa como refém após uma tentativa de assalto. Foram apenas dez minutos de negociação entre a Polícia Militar e Francisco Alberto Nobre (40 anos). Após uma conversa entre o Major Fernandes e o acusado ele resolveu se entregar. 



AÇÃO DO ACUSADO - Segundo informações da Guarda Municipal, Francisco adentrou no restaurante e ameaçou o proprietário com uma faca e pediu para ele passar o dinheiro do caixa. Neste intervalo, populares ligaram para o Plantão da Guarda Municipal informando o fato.

AÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL - Ao tomar conhecimento do ocorrido, o Cmt da Guarda Municipal de Macau GM Cabral foi até o local, que ao perceber da gravidade da ocorrência ligou para o Cmt da 1ª CIPM, Major Fernandes solicitando apoio do Grupo Tático Operacional.

DESESPERO DO ACUSADO - Ao perceber a presença de uma viatura da Guarda Municipal, Francisco pegou a chave de um veiculo que estava estacionado na tentativa de evadir-se do local, porém, não conseguiu. Armado com uma arma branca voltou para dentro do estabelecimento e fez Cicero Batista do Nascimento, proprietário do Restaurante como refém.

AÇÃO DA POLÍCIA MILITAR - O Major Fernandes em poucos minutos chegou ao local acompanhado do Grupo Tático Operacional - GTO, que iniciou logo a negociação. Apesar do acusado pedir o afastamento da Polícia Militar, o Major não desistiu, aproximou-se do acusado e o convenceu que se entregasse e liberasse a vítima. Francisco foi preso em flagrante de delito e conduzido até a Delegacia Regional de Macau onde ficará preso aguardando decisão judicial.

NOTA DO BLOG - Parabéns a Policia Militar da 1ª CIPM/Macau-RN e a Guarda Municipal de Guamaré, que juntos conseguiram evitar que sobreviesse  o pior.

Guamaré em Dia