sexta-feira, 21 de maio de 2010

POLICIAL MILITAR REAGE A ROUBO E SOFRE CINCO TIROS EM SÃO GONÇALO/RN

Um cabo da reserva da Polícia Militar, identificado como Ramiro, reagiu a um assalto na noite desta quarta-feira (19) e acabou sendo baleado. Ele estava em um estabelecimento comercial, no loteamento Santa Teresinha, em São Gonçalo, quando três homens anunciaram o roubo. O policial aposentado tentou impedir a ação e foi atingido por cinco tiros. Cabo Ramiro foi socorrido e não corre risco de morte. De acordo com a polícia, ele estava em uma padaria pertencente a filha, quando por volta das 20h, três homens chegaram em um Siena branco.
Os acusados entraram na padaria e pediram dinheiro. Com isso, cabo Ramiro tentou reagir. No entanto, os criminosos agiram mais rápido e efetuaram vários disparos contra a vítima, cinco deles atingiram o policial da reserva.
De acordo com o Chefe de Operações do Comando de Policiamento Metropolitano, major Mendonça, o cabo foi baleado no tórax, na perna e no braço. Ele está internado no Hospital Santa Catarina e não corre risco de morte.Logo após atirar contra Ramiro, os assaltantes fugiram. As pessoas que estavam no local não tiveram tempo de anotar a placa do veículo Siena, utilizado pelos bandidos. A Polícia Militar foi acionada, mas, até o momento não conseguiu localizar os suspeitos.
Fonte: toxina 1

quinta-feira, 20 de maio de 2010

INSTRUÇÃO DE TIRO PRÁTICO NO CFAPM

Começou desde segunda feira no Centro de Formação e aperfeiçoamento de Praças- CFAP as instruções de TIRO PRÁTICO. Todos os alunos Sargentos do Curso de Habilitação, EHS participam da instrução e da pratica dos tiros.
Empenho para a realização da instrução
(carregamento e distribuição - Material bélico e munição
1º Sargento Geraldo - Instrutor de Tiro
Alunos sendo reelembrados as instruções

Meio a um Sol escaldante de quase 40° graus, houve nesta manhã instruções de tiros envolvendo todo grupamento do pelotão "A" do Curso EHS.
Os alunos participaram ativamente e fizeram uso de 50 munições de PT. 40 / (PT-100). Amanhã dia 21, o Sargento Geraldo dará continuidade nas instruções com o grupamento "B" e "C", onde encerrará todas as instruções do Curso, e todos os alunos se prepararão para a Solenidade na próxima semana que acontecerá alí mesmo no quartel escola.

IFRN PROPÕE PROJETO EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE PROMOÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PARA IDOSOS DO CCI

Nesta quinta-feira dia 20 (15:00hs), aconteceu na Secretaria de Assistência Social do Município de João Câmara uma importante reunião entre a secretária Redivan e o Coordenador do Setor de educação física e Desporto do IFRN, senhor Renier. A proposta trazida por ele foi a inclusão do público da 3ª idade do município de João Câmara no PROJETO VIDA SAUDÁVEL NA 3ª IDADE.
Andréa (Educação), Redivan Rodrigues (Secretária)
Sandra(Coordenadora do CCI) e Renier( IFRN)

Projeto em Discursão

Projeto este que beneficiará os idosos do Centro de Convivência - CCI, que tem na coordenação a pessoa de Sandra (Policial). O referido projeto se dispõe em oferecer ao idoso um programa de valorização pessoal, trabalhando de forma interdisciplinar com os mesmos, envolvendo-os em aulas de informática, artes, biologia, cidadania e educação física. A princípio será beneficiado apena 40 idosos que passará por uma seleção, levando em consideração idade (acima de 60 anos), disponibilidade e interesses pelo projeto. Será aplicado um questionário para obtenção de dados pessoais e assim selecionar as 40 pessoas que dará início as atividades nesta primeira etapa. O IFRN oferecerá o material, espaço e recursos humanos, e a prefeitura entrará com a sua contra partida que é a condução do pessoal e lanches durante a semana. A aula inaugural já está marcada para o dia 05 de Julho de 2010 no Campus do IFRN aqui em João Câmara.

ESPERANÇAS - BREVE PROMOÇÕES

SOLDADOS COM MAIS DE 20 ANOS DE SERVIÇO ESPERAM ANSIOSOS PELA CONVOCAÇÃO PARA O ESTÁGIO DE HABILITAÇÃO PARA CABO PM.

MUITOS SOLDADOS QUE JÁ TINHAM PERDIDO A ESPERANÇA DE SER PROMOVIDO À CABO POIS JÁ TINHAM MAIS DE VINTE ANOS DEDICADOS AO SERVIÇO POLICIAL MILITAR, RENOVARAM ASSIM AS ESPERANÇA COM A ASSINATURA DO DECRETO Nº 21.667 PELO GOVERNADOR IBERÊ FERREIRA DE SOUZA, QUE DISPÕE SOBRE O PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE CABOS (CFC) E NOS CURSOS DE FORMAÇÃO PARA SARGENTOS (CFS).

A POLICIA MILITAR VERGONHOSAMENTE NÃO CUMPRIA O QUE DIZ O REGULAMENTO (QUE COM 15 ANOS DE SERVIÇO SOLDADO SERIA PROMOVIDO À CABO), MAS OS ULTIMOS SOLDADOS CONVOCADOS PARA O ESTÁGIO DE HABILITAÇÃO A CABO JÁ TINHAM MAIS 26 ANOS DE SERVIÇO.

COM A NOMEAÇÃO DO CORONEL ARAÚJO PARA SER COMANDANTE GERAL DA POLICIA MILITAR DO RN, A TROPA ACREDITA QUE DIAS MELHORES ESTÃO POR VIR, POIS É UM DOS OFICIAIS QUE TEM RESPEITOS POR SEUS SUBORDINADOS.

fonte: BLOG DE FRANCISCO DANTAS

Valorização Humana e Solidariedade

Redivan Rodrigues-Secretária de Pomoção e Assistência Social

A secretaria de Promoção e Assistência Social do Município de João Câmara tendo como titular da pasta Redivan Rodrigues vem cumprindo rigorosamente desde o início do governo municipal a promoção social de apoio a gestante.
Maria José Câmara - Coordenadora do Setor de Trabalho e Renda

 Maria José Câmara, responsável pelo setor, coordena todo processo na construção dos enxovais de bebê ensinando-as a costurar seu próprio enxoval. Todo material é doado pela Secretaria de Ação Social, tecidos, bicos, rendas, enfeites, etc. As mães saem com um kit básico completo: bolsa, manta. Cobertinhas, fraldas... Elas ainda recebem pronto doadas pela secretaria outro kit com roupinhas, banheira e outros materiais. O trabalho tem agradado as mães gestantes do município. Dessa forma une mãe e filho desde cedo, já que as mesmas prazerosamente envolvem-se durante estas atividades com a criança.

  
Ribamara Severiano da Silva, Residente na comunidade Assunção - 21 anos,
gestante de 07 meses - Participa do Projeto
Gelsonete Silva, 07 meses de gestação,
residente na rua Ver. Luiz Ricardo
35 anos, mãe de 04 filhos - Integrante do programa

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Saiba para onde vai o material apreendido pela polícia

A vendedora autônoma Thaíse Pereira de Souza ainda não sabe onde foi parar seu celular, roubado o ano passado. Após prestar queixa na Delegacia de Polícia do seu bairro, informaram-lhe que seu celular havia sido recuperado, mas depois descartaram a hipótese quando ela falou que não tinha os documentos do aparelho. A reclamação da vendedora suscita uma pergunta básica: para onde vão os objetos de furtos e roubos que foram recuperados pela polícia? Da mesma forma, para onde vai o dinheiro sacado de cartões de crédito roubado? Eles são devolvidos aos donos? São leiloados ou fixam anexados aos processos judiciais como prova do crime?

Segundo a Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Estado, o produto derivado de roubo ou furto acompanha até o final do processo porque pode haver necessidade de alguma perícia. "Mas quando não interessa ao processo, o produto é devolvido ao devido dono. Por outro lado, quando não há proprietário comprovado, é determinado o confisco, os produtos são leiloados e o dinheiro é repassado ao Estado. Quando, porém há dúvidas da propriedade do objeto, é aberta uma ação na Vara Civil para saber quem é o dono".

Já a promotora de Justiça, Fernanda Arenhart, coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias Criminais, esclarece que a sentença condenatória, nos crimes de uma maneira geral, torna certa a perda em favor da União, quando os instrumentos utilizados no crime, por si só são coisas cuja fabricação, porte ou alienação, já constituem crime. São os casos da droga apreendida, a arma de fogo sem porte autorizado, ou um maquinário usado para fabricar dinheiro falso. É o caso também do produto ou proveito do crime: "uma vez comprovado no processo que determinado bem apreendido, como um carro, uma casa, certa quantia em dinheiro, etc, não tem como origem atividade lícita, mas constitui sim produto ou proveito decorrente do crime, há o confisco e ele é perdido em favor da União.

"Nesses casos há um confisco automático e os bens ficam à disposição da União, passando a integrar o seu patrimônio", disse a promotora explicando que, muitas vezes, pode se proceder ao leilão do bem confiscado, cujos valores são revertidos em favor do Fundo Penitenciário Nacional (FUNPEN). Outras vezes, como a posse do próprio bem constitui crime, como cd's falsificados ou drogas, estes são destruídos, depois que for feita toda perícia técnica.

Fonte: DIARIODENATAL

Acusado de ato libidinoso detido na Zona Norte é liberado em menos de 24h


O mecânico Erick Silva da Costa, de 23 anos, detido na manhã desta terça-feira (18) por prática de ato libidinoso, no conjunto Jardim Brasil, na Zona Norte, foi liberado ainda ontem. Ele era suspeito de ser o autor de outros crimes semelhantes ocorridos na região.
Segundo a Delegacia de Plantão Zona Norte, um deles era o estupro de duas irmãs há cerca de 10 dias, em uma casa abandonada na zona Norte de Natal. As meninas foram chamadas e compareceram à DP nesta terça, mas não reconheceram o acusado como sendo o autor da violência contra elas.
Com isso, contra Erick da Costa foi lavrado apenas um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por ato libidinoso e, em seguida, ele foi solto.

Ato libinoso

O mecânico Erick da Silva Costa, 23 anos, foi detido por populares na Rua Diego Góis, no conjunto Jardim Brasil, Zona Norte de Natal, depois de, segundo a polícia, ter perseguido uma mulher estando seminu, praticando gestos obscenos e ainda de ter planejado atacar uma adolescente de 13 anos, no início da manhã de ontem. A princípio, havia suspeitas de o acusado ter praticado outros crimes semelhantes na região, como o estupro das duas estudantes ocorrido no último dia 6, que foi descartado após as vítimas não terem o reconhecido.

Estudantes

No início da noite do último dia 06, duas irmãs estudantes de 14 e 17 anos foram estupradas a caminho da escola, na Zona Norte de Natal. Segundo o relato das vítimas, o autor do crime, de posse de uma pistola, teria anunciado um assalto, a princípio, e as levou para uma casa abandonada. No local, ele teria forçado as duas irmãs a fazerem sexo consigo. Em seguida, ele fugiu, sem ter sido encontrado pela polícía.

FONTE: DIARIODENATAL

Polícia Federal paralisa atividades no RN

Dos 200 policiais federais do Rio Grande do Norte, apenas 30% trabalham hoje. Seguindo uma tendência nacional, a categoria paralisa suas atividades, reivindicando a reestruturação da carreira e da lei orgânica, que, segundo o Sindicato dos Servidores da Polícia Federal do Rio Grande do Norte (Sinpef/RN), só atende aos delegados. De acordo com José Arnor da Silva, presidente da entidade, a proposta do plano de carreiras foi encaminhada ao governo federal e está engavetada desde março do ano passado.

A lei, por sua vez, já está tramitando na Câmara Federal, porém, nao agrada aos agentes. Desde às 8h30, cerca de 80 servidores se encontram em frente à sede da PF, em Lagoa Nova (Zona Sul de Natal), onde permanecerão protestando, ainda, pela insatisfação com a gestão do atual diretor nacional do órgão, Luiz Fernando Corrêa. À tarde, representantes da Federação Nacional dos Policiais Federais se reunirão com o governo federal, em Brasília, para negociar.

Decisão

Depois, a categoria decide se decreta greve ou não. Durante o dia de hoje, somente os serviços de plantão e custódia funcionarão, conforme previsto em lei. O serviço de atendimento ao público, tais como oitivas, porte de arma, atendimento a estrangeiros, controle de empresas de vigilância, bancos, produtos químicos e emissão de passaportes (exceto em casos emergenciais) está suspenso.

FONTE: DIARIODENATAL

Resultado da pesquisa para o Governo do RN

ATENTOS - CONCURSO PARA SARGENTOS

Coronel Araújo Silva informa que, ainda este ano, deverá ser feito um concurso interno para preencher 600 vagas para sargento.
As 600 vagas serão distribuídas por antiguidade e exame intelectual.
As vagas por antiguidade irá contemplar o cabos formados até o ano de 2004.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Final Feliz para o Prefeito Vavá

O prefeito de João Câmara Ariosvaldo Targino de Araújo, continua administrando João Câmara. Acusado por suposta prática de compra de votos na eleição de 2004, foi inocentado e absorvido. No julgamento no Plenário do TRE, tanto ele, quanto outras pessoas envolvidas no processo foram absolvidos. A absolvição se deu por 6 x 0.

Comemoração alusiva ao dia das mães no Centro de Convivência de Idosos - CCI

A festinha teve uma diversidade de atrações e não faltaram "artistas" para se apresentar e ganhar o seu brinde
A secretaria de Promoção Social, na pessoa da 1ª dama do município Redivan Rodrigues promoveu no último domingo dia 17, a festinha comemorativa ao dia das mães. A coordenadora Sandra e os funcionários: Lindóia, Raimunda, Tica, Francisca, Olga, Joana, Paulo e Antônio participaram ativamente do evento com os idosos. Houve distribuição de presentes e brindes. A secretária Redivan não participou do evento por se encontrar com o Prefeito Vavá no município de Queimadas distribuindo os presentes as mães. Mas, levou sua mensagem aos idosos  através da coordenação daquela entidade.
Não faltou mãe para desafiar na dança
O esposo se esforçou e desafiou a dançarina  pelo brinde da esposa
Prêmio para a mãe mais idosa do CCI
D. Rita cantou uma linda canção para as mães
O Pró-jovem apresentou - Tango, Valsa e Lambada
Sandra coordenadora, e distribuuição de brindes
Lembrancinhas confeccionadas com fotos

Foram confeccionados pela professoara de artes Francineide, Iris e Sandra, 80 lembrancinhas com fotos de cada mãe associada no programa e a entrega dos brindes doados pela Prefeitura Municipal de João Câmara onde todos sairam satisfeitos com os brindes. Salientado que tanto homens quanto mulheres participaram da festinha.

Centro de Convivência dos Idosos em Atividades

Assistente Social  Edilza e Senhora Penha
Acompanharam os idosos ao evento
O Centro de Convivência dos Idosos de João Câmara continua em Atividades constantes. Mesmo a coordenadora estando envolvida no Curso de Sargento da Polícia Militar em Natal durante a semana desde o início do mês, não deixou de manter o Centro em atividades permanente.
Seu Chico Romão animou com o forrozinho nordestino
Funcionários do IFRN cairam na animação 
Intercâmbio cultural - Natal e João Câmara
Na última quinta feira dia 13, os idosos tiveram um encontro com os idosos de Natal. O encontro aconteceu no IFRN, onde teve apresentações culturais e forrozinho pé de serra tocado pelo sanfoneiro Chico Romão, tocador oficial dos domingos no Centro de Idosos.
Danças culturais  - apresentadas pelos idosos da Capital
aos idosos  João Câmara
Com a ausência da coordenadora Sandra a secretária de Promoção Social senhora Redivan Rodrigues articulou a Coordenadora do CRAS Senhora Penha e a assistente social Edilza para acompanhar os mesmos, onde juntos passaram uma tarde maravilhosa interagindo com os idosos da capital. No local foram apresentados palestras, danças regionais, quadrilha improvisada, etc.
Quadrilha improvisada a moda de Chico Romão
Participação na quadrilha de idosos,
alunos e fincionários do IFRN

Major PM VILELA em palestra aos vereadores de João Câmara

Na noite de ontem, 17, o Sr Major PM Júlio César Farias VILELA esteve na câmara dos vereadores do município de João Câmara, para falar das suas metas enquanto Comandante da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar - 2ª CIPM. O Major VILELA discorreu sobre a satisfação e a responsabilidade de gerir o policimento ostensivo e preservar a ordem pública de 19 municípios, dos quais, João Câmara é a cidade polo, é a capital.
O Major enfatizou uma gestão coletiva, participativa e solicitou o apoio da Câmara dos vereadores, da Prefeitura, do Judiciário, da Promotoria, da Polícia Civil, do Conselho Tutelar, do querido povo camarense, enfim, pois segurança pública, num sentido mais amplo, engloba, enquanto responsáveis, toda a sociedade organizada.
O Cmt da 2ª CIPM prometeu empenho e ação enérgica, em parceria com a Polícia Civil, o Judiciário, e a Promotoria, contra o tráfico de drogas em João Câmara, bem como promoteu se esforçar em trabalhar também a prevenção às drogas, junto às escolas, trazendo o Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD -, para esta cidade.
Outra meta importante do Major VILELA, também em parceria com a Polícia Civil,  o Judiciário, e a Promotoria é trabalhar o combate à poluição sonora, que tanto pertuba o sossego da população camarense.
Todos os vereadores prometeram total apoio à 2ª CIPM e desejaram sucesso na nova empreitada do Major VILELA

DECRETO QUE REGULAMENTA INGRESSO NO CFC E CFS DA PMRN FOI ASSINADO PELO GOVERNADOR

Em solenidade ocorrida hoje pela manhã no Quartel do Comando Geral para a colocação das insígnias nos militares promovidos, o Governador do Estado do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira de Souza, assinou o decreto que regulamenta o ingresso de soldados e cabos nos cursos de formação de cabos e de sargentos da Polícia Militar.
O decreto, assinado hoje, será publicado amanhã no Diário Oficial do Estado, para tornar público o ato administrativo. O decreto não precisará passar pelo Legislativo para entrar em vigor, tendo em vista que o decreto é um ato de competência dos chefes do Executivo.

O Governador afirmou ainda que procurará valorizar o policial militar que esteja comprometido com a Instituição e a assinatura desse Decreto, bem como as promoções ocorridas, são uma forma de demonstrar tal valorização profissional.
Dessa forma, o Decreto possibilitará a ascensão profissional de vários policiais militares que esperam suas promoções há anos.
Infelizmente, não foi informado quando seria aberto as inscrições dos concursos para cabos e sargentos. Porém, acredita-se que seja breve, ainda no primeiro semestre desse ano, já que o Governador anunciou numa solenidade ocorrida também hoje pela manhã no auditório da FIERN, a abertura de concurso público para a contratação de 4.000 professores para a rede estadual de ensino.

Fonte: http://sdglaucia.blogspot.com/
Veículo envolvido que colidiu com uma motocicleta
(Foto: Paulo Pimentel)
 Ontem, segunda-feira(17) na BR 406, foi vítima de acidente o senhor "Baúca" como era conhecido, o mesmo foi socorrido ao Hospital Walfredo Gurgel mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. O sepultamento ocorreu na tarde desta terça-feira na Cidade de João Câmara.

Nota de Dr Paulo Pimentel - Promotor de Justiça de João Câmara-RN

Estimados amigos da imprensa camarense

Não sei se passou desapercebido por algum de vocês, como aconteceu comigo, mas tivemos uma mudança no Comando da Companhia de Policiamento Militar de João Câmara e Região, sem alteração do titular: O Comandante da Companhia, outrora Capitão, agora é MAJOR VILELA, promovido, por merecimento, na última quinta-feira, pelo Governo do Estado.
Congratulo-me com o nosso Comandante pela conquista e almejo um futuro repleto de realizações, em prol e defesa de nossas comunidades.
Um abraço a todos,
Paulo Pimentel

NOTA DO BLOG: O blog Diário de Polícia agradece a Dr. Paulo Pimentel pela contribuição dada à imprensa local. Desta forma podemos apresentar um trabalho com qualidade fazendo justiça e informando com precisão.

RIO GRANDE DO NORTE
O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, usando da atribuição que lhe confere o art. 64, inciso V, da Constituição Estadual, combinado com os arts. 6.º e 10, inciso II, e art. 18, da Lei nº. 4.533, de 18 de dezembro de 1975, regulamentada pelo Decreto nº. 6.892, de 19 de abril de 1976, e tendo em vista o que consta no Processo nº. 019/2010-DP - Polícia Militar,
R E S O L V E promover ao posto de Major PM do Quadro de Oficiais Policiais Militares, pelo critério de merecimento, o Capitão PM JÚLIO CÉSAR FARIAS VILELA, matrícula nº. 112.787-0, a contar de 21 de abril de 2010.
Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal, 12 de maio de 2010, 189º da Independência e 122º da República.

IBERÊ PAIVA FERREIRA DE SOUZA

Cristóvam Praxedes

CFAPM - EHS em fase de treinamentos Práticos

1º Tenente Araújo - Instrutor (Abordagem)

O Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças breve estará formando 262 Sargentos. Segundo o Ten. Cel. Ricardo Cmt do CFAPM a data será marcada pelo Comandante Geral Cel. Araújo conforme a agenda do governador Iberê Ferreira que faz questão de participar da formatura dos respectivos sargentos.

O curso está em fase de treinamentos práticos, primeiros socorros, abordagem à pessoa, abordagem a veículos e informações precisas sobre o uso escalonado da força, agindo de forma proporcional a ocorrência, considerando o nível de resistência do suspeito e  na sequencia o tiro pratico que acontecerá ainda esta semana no stand do CFAPM.
Instrução - (Posição de punhadura/Cadima)
Simulação - Abordagem a ônibus
Abordagem veicular - Posição Hilo
Alunos Sargentos atentos as instruções
3º Sgt Bezerra - Instrutor de 1º Socorros