sexta-feira, 29 de julho de 2011

VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE
ASSISTÊNCIA SOCIAL DO
MUNICÍPIO DE JOÃO CÂMARA


Aconteceu nesta sexta-feira (29) no espaço do Auditório do IFRN a VI conferência de Assistência Social do Município de João Câmara.

O evento deu início às 09h30min contando com a presença de educadores, trabalhadores, representantes da sociedade e autoridades políticas.

A secretária de assistência social abriu o evento falando sobre a importância do evento para melhorias em benefício da população no município e encerrou suas palavras agradecendo os presentes, por fim decretou aberta a conferência.

Em seguida, falou o representante do poder Legislativo vereador Aldo Torquato que na sua fala relatou os avanços na área social implantadas nos últimos dez anos e parabenizou a equipe da Semthas pela realização do evento. 

Vereador Dr. Aldo Torquato

O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Cicinho, avaliou a conferência como positivo e oportuna para discussão do trabalho desenvolvido e elaboração de novas metas.

Por último falou o secretário Municipal de Educação, Maurício Caetano em nome do prefeito Ariosvaldo Targino, destacando que a atual gestão tem feito muito pela ação social.

A assistente Social do SUAS Srª Vânia Miranda
fez a leitura do Regimento interno
 
Os trabalhos se estenderam por toda tarde, cada grupo discutindo seu eixo temático, foram eles:

Conferencista Magna - Maíra Leilane Oliveira Almeida
Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social

• Estratégias para reestruturação da Gestão dos Trabalhos no SUAS (Eixo I)
• Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais (Eixo II)
• Fortalecimento da participação e do controle social (Eixo III)
• A centralidade SUAS na Erradicação da extrema pobreza no Brasil (EixoIV)

Apresentação dos Trabalhos a plenária

Temas discutidos em grupos. Daí foram elaboradas algumas propostas que posteriormente foram levadas a plenária para apresentação para avaliação e votação.

Em seguida foram eleitos os delegados que irão unir-se a outros grupos de todo RN para discutir a nível estadual. O evento terminou precisamente as 16: hs30min.

Outras Imagens do Evento:

1ª Dama do município de joão Câmara Redivan Rodriges (Ao centro)

José Aldo Monteiro - Mestre cerimonial do Evento

Senhora Penha Coordenadora do CRAS I
e sua Equipe
INAUGURAÇÃO DA NOVA
SEDE DA 1ª CIPM

Acontecerá no dia 06/08 (Sábado) na cidade de Macau a inauguração da 1ª Companhia Independente de Polícia. Nesta sexta-feira o Major PM Fernandes concedeu entrevista  à imprensa local, informando o dia da inauguração.

Major PM Fernandes em Entrevista de Rádio (Macau)

"A sociedade, bem como o policial, merecem respeito. O policial antes de tudo é um cidadão; é um pai de família; é um ser humano. Portanto, precisa ser tratado com dignidade. Da mesma forma as pessoas que precisam de nossos serviços devem ser recebidos num lugar que o façam se sentirem bem...”  Falou  o PM Major Fernandes

Ele falou também a respeito da importância da nova sede no município, desta forma acredita melhorar as condições de funcionamento, oferecendo um local adequado aos seus profissionais e também atender dignamente o cidadão que necessitar dos serviços policiais.

FRENTE DA NOVA SEDE

A presença do Comandante Geral da PM Coronel PM Araújo já esta confirmada para a solenidade de inauguração, bem como a presença dos prefeitos dos municípios de Macau, Pendências, Alto do Rodrigues, Guamaré, Galinhos e Jandaíra, cidades estas que compõem toda a área da 1ª CIPM.

HALL DE ENTRADA

O Diário de Notícias agradece ao Major Fernandes - Cmt da 1ª CIPM, e ao Subcomandante 2º Tenente Silva Neto  pelas informações e convite estendida a todos que fazem a 2ª CIPM/João Câmara-RN. Qualquer novas informações repassaremos aos nossos leitores.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

PM DE MACAU PRENDE EX-DETENTO
 POR PRÁTICA DE HOMICÍDIO 

Venâncio Venâncio, 25 anos,
 
Por volta das 17h00min de ontem (Quinta-feira) Policiais da 1ª CIPM de Polícia de Macau capturou Edvan Venâncio, 25 anos, após ter praticado crime contra o menor F. B. R. S, 16 anos que de posse de uma faca, o mesmo desferiu várias cutiladas contra o referido menor na altura do torax.

Devido à gravidade dos ferimentos, a vítima foi encaminhada para a capital do estado, mas não resistindo e faleceu no percurso de Macau a Natal. O meliante foi preso em diligência empreendida pela guarnição do Sgt Gonsalves, Sd Fagundes e Sd Coutinho, que apreenderam também a arma utilizada pelo assassino.

Preso na Delegacia, Venâncio confessou que matou o adolescente em razão dele ter negado lhe vender uma pedra de crack. O menor traficava drogas na região.
Secretário Nacional de Defesa Civil
chega ao RN nesta quinta feira.

O Secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto de Azevedo Viana Filho, chega ao Rio Grande do Norte, na noite de hoje, a convite do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas.

Reuniões acontecerão, às 9 horas, da manhã desta sexta feira, dia 29, na Governadoria. Humberto Viana Filho tem encontro marcado com a Governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini Rosado, com o secretário de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC), Thiago Cortez, com o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), Aldair da Rocha, e com o Coordenador Estadual de Defesa Civil, Tenente Coronel Josenildo Acioli.

No turno da tarde, o Secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto de Azevedo Viana Filho viaja para o município de Assú, interior do RN, juntamente com o Comandante Geral do CBMRN, Elizeu Lisboa Dantas, com o Coordenador Estadual de Defesa Civil do RN e com o Secretário da SEJUC, Thiago Cortez, onde visitará as áreas de risco de desastres daquela região.

Para o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN, a presença do Secretário Nacional de Defesa Civil no RN será importante para que o mesmo conheça de perto os projetos que estão sendo executados pela Defesa Civil do Estado do RN, nos últimos seis meses.
PALAVRAS DO COMANDANTE

Domingo (26/07)

"Estive presente na reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado – CDE para propor a regularização dos salários dos policiais militares que foram promovidos em 2010 e os processos enviados no inicio de 2011.

Os Conselheiros entenderam a necessidade de ajustar os vencimentos dos militares e deliberaram no sentido aprovar a implantação da diferença salarial dos promovidos, a partir do pagamento do mês de agosto, contemplando Oficiais e Graduados dos Quadros Combatente, Saúde e Especialistas"

Blog do Comandante Geral
Detento do bando dos Carneiro é morto a
 tiros na penitenciária de Alcaçuz

Galego de Antenor matou detento Antônio Maia
tiros de revólver calibre 38

O Detento Antônio Maia dos Santos foi morto a tiros na tarde desta quinta-feira (28) dentro do Presídio Estadual de Alcaçuz. localizado no município de Nísia Floresta, na Grande Natal. A vítima pertencia à quadrilha dos Carneiro e já cumpria pena há oito anos pelos crimes de homicídio e roubo.

Humberto Alves Saldanha vulgo (Galego de Antenor)
Autor dos disparos contra Antônio Maia dos Santos

De acordo com a direção do presídio, Antônio Maia (Conhecido como "Baiano ou Mainha") estava voltando de um encontro com seu advogado e ao atravessar o pátio em direção a sua cela, quando foi surpreendido por outro detento identificado como Humberto Alves Saldanha, que foi logo disparando contra ele.

Antônio Maia chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A polícia investiga agora como o presidiário teve acesso à arma. Quanto ao motivo do crime, a direção firma que os dois já tinham se desentendido anteriormente e além de disso pertencem às famílias de Valdetário Carneiro e Saldanha, históricos grupos rivais no interior do estado.

MEMÓRIA - NOVEMBRO/2008

Comparsa de Valdetário é condenado a 29 anos de prisão

Antônio maia dos Santos (foto), foi julgado em Mossoró em 2008.
O irmão dele, Antônio Nicolau, o “Neném”, pegou 12 anos.

Antônio Maia era considerado um dos criminosos mais perigosos do Rio Grande do Norte e era um dos principais aliados do assaltante José Valdetário Benevides, o Valdetário Carneiro, morto em confronto coma polícia em Lucrecia. Baianinho foi condenado pelo assassinato do panificador Júlio César Nóbrega Martins Veras e por tentado matar outra pessoa.

Observações:

Após matar o detento, “Galego de Antenor” foi surpreendido pelos agentes penitenciários e houve uma troca de tiros dentro da penitenciária. “Ele foi ferido e socorrido ao hospital”, declarou o coordenador. José Olímpio informou que a arma usada no crime foi um revólver calibre 38 com numeração raspada. "Se repete a história de uma arma entrar aqui dentro do presídio", lamentou

“Galego de Antenor” trabalhava para Antônio Veras, que teve o irmão Vicente de Paula Veras Neto e o ajudante Erimar Bezerra Alves mortos, crime ocorrido em maio de 2003.

Segundo Informações Antônio Maia “baianinho” chegou a integrar a quadrilha do assaltante Valdetário Carneiro."Baianinho" chegou a ser transferido para a Penitenciária Federal de Mossoró em fevereiro do ano passado, mas voltou a Alcaçuz em agosto.
HUMOR: REFLEXO DA REALIDADE

E O SALÁRIO DA PM-RN CADA VEZ MAIS DEFASADO.
Exma. Sra. Governadora, olhai por nós policiais militares.

IGREJA FONTE DO PODER DE DEUS 
PROMOVE SHOW COM  GERSON RUFINO
ALUSIVO AO ANIVERSÁRIO DO TEMPLO

O cantor se apresentará neste sábado (30) na cidade de João Câmara. Gerson Rufino é um dos maiores nomes da música góspel no Brasil. 


Pastor Josivan de Góes fundador do templo Fonte do Poder de Deus levará Gerson também a cidade de Poço Branco, sexta (29). 
TJRN REDUZ JORNADA DE TRABALHO DE
POLICIAIS E BOMBEIROS DO RN

Categoria ganhou o direito de trabalhar 40 horas semanais. Governo irá recorrer

Após aguardar mais de um mês pelo resultado do julgamento do processo no Tribunal de Justiça (TJ/RN), a Associação dos Praças da Polícia Militar (Aspra) foi vencedora no processo que pedia o estabelecimento de uma carga horária máxima de 40 horas semanais para os policiais e bombeiros militares. O caso começou a ser julgado no dia 15 de junho e terminou na última segunda-feira após dois pedidos de vista e uma suspensão. O procurador geral do Estado, Miguel Josino, já informou que após a leitura do acórdão, que deve acontecer hoje ou amanhã, o Governo irá recorrer da decisão junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

No final do ano passado, a Associação entrou com um pedido para que os associados tivessem o mesmo benefício dado a um policial militar de Nova Cruz, que conseguiu carga horária máxima de 40 horas semanais determinadas pela Justiça. Segundo o presidente da Aspra, Eduardo Canuto, a previsão era de garantir o direito aos associados, mas o TJ decidiu abranger toda acategoria. "A carga horária podia chegar a até 300 horas mensais e o limite da Constituição são de 160 horas mensais", declarou.

Canuto disse que a escala da Polícia Militar é de 24 horas trabalhadas por 48 horas de folga. Porém, segundo ele, muitas vezes os PMs entram numa escala extra e não recebem nada por isso. Em uma medida recente, apenas os policiais que trabalham na rua estão conseguindo tirar um turno a mais de folga. "Nos últimos quatro anos, mais de três mil policiais entraram na Polícia. Não há razão para sobrecarregar a categoria. Isso causa um desgaste à saúde", enfatiza.

O comandante geral da Polícia Militar do RN, Coronel Francisco Araújo, afirmou que ainda não tinha conhecimento da decisão judicial e, por esta razão, não iria se pronunciar. No entanto, ele informou que todo policial que trabalha em serviço extra recebe uma diária operacional e que, atualmente, os policias estão trabalhando em turnos e não em jornadas. "As jornadas são de 24 horas de trabalho, os turnos são de 6, 8, ou 10 horas", explicou. Sobre a mudança na escala o coronel afirmou que precisará avaliar a decisão judicial para afirmar se há policiais em número suficiente para atender a demanda, atualmente, nos quadros da PM.

A decisão do TJ deverá levar o Governo do Estado a elaborar um projeto de lei regulamentando a carga horária dos policiais e bombeiros e envia-lo para a Assembleia Legislativa. Eduardo Canuto lembrou que enquanto não houver regulamentação, a administração estadual não pode obrigar os policiais a trabalharem mais que o determinado pela Constituição. Em contato com a reportagem do Diário de Natal, Miguel Josino disse que considera a decisão inconstitucional e que o Estado vai recorrer ao STJ. "Quando o acórdão for publicado, o prazo para entrar com um recurso é de 30 dias", explicou o procurador.

Comemoração

O presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM (ACS/RN), cabo Jeoás Santos, considerou a decisão judicial um avanço para a categoria, já que a redução da carga horária era um pleito reivindicado hávários anos. No entanto, o cabo Jeoás afirma que a preocupação agora é como essa decisão será colocada em prática com o número de policiais militares na ativa. "Hoje, mesmo trabalhando com uma carga horária excessiva, faltam policiais, então tem que ser discutido e avaliado como essa decisão será colocada em prática. Para que isso seja efetivado será necessário contratar mais policiais", disse.

Ele citou o exemplo de cidades do interior que têm apenas três PMs para garantir a segurança da população. "Em algumas cidades do interior um policial chega a ficar 24h sozinho no plantão, por falta de efetivo", afirmou. Segundo ele, atualmente cerca de 9,6 mil PMs estão na ativa, quando o ideal seria 14 mil.

Jeóas explicou que atualmente a grande maioria dos PMs trabalham em escala de 24h por 48h, o que totaliza 240 horas trabalhadas por mês. "Em 2009 foi criada uma carga horária de 12h por 24h e 12h por 48h para o serviço motorizado, ou seja, para os PMs que trabalham dirigindo viaturas, porque é humanamente impossível uma pessoa dirigir com segurança por 24h. Mas, hoje, a grande maioria trabalha em escala de 24h por 48h".

FONTE: Diário de Natal
PM acusado de matar menina durante carnaval
vai a júri na cidade de Macau

O policial militar Ednaldo Pessoa de Araújo, acusado de matar a garota Cíntia Luciana Reis Queiroz, que tinha 13 anos na época, será julgado nesta quinta-feira, 28, em tribunal de júri popular no Fórum Municipal de Macau, distante 133km de Mossoró.

Cíntia Luciana foi morta por uma bala perdida durante o carnaval de 2008, em Macau. Segundo a investigação feita pela Polícia Civil na época, Ednaldo estava trabalhando, à serviço da Polícia Militar.

No meio da confusão, o militar sacou sua arma e efetuou alguns disparos e um deles atingiu justamente a adolescente. O julgamento do policial militar estava marcado para acontecer no dia 12 deste mês, mas foi adiado para hoje.

A vítima foi morta em Macau, mas residia na Rua Presidente Leão Veloso, no bairro do Alecrim, em Natal. De acordo com informações colhidas pela reportagem na época, ela estava curtindo o seu primeiro carnaval em Macau.

A Polícia Civil apurou que os PMs foram chamados para acabar com uma briga no meio da folia. Após a ação, os policiais se dirigiam aos seus postos e teriam sido atacados pelos cerca de 10 envolvidos na briga. Ednaldo, então, abriu fogo, ferindo dois jovens e a menina.

*Fonte: Jornal de Fato
PM DO PARÁ USA BÚFALOS PARA
POLICIAMENTO NA ILHA DO MARAJÓ

A Polícia Militar está usando 12 búfalos para fazer o policiamento ostensivo em Soure, na Ilha do Marajó. Segundo o tenente-coronel Zildomar Sarubby do Nascimento, comandante do 8º Batalhão da PM na cidade, os búfalos são preferidos pelos policiais aos cavalos, por possuírem maior poder de tração para se locomoverem nas regiões pantaneiras da região.

“O búfalo é um animal que se adapta melhor no pântano, tem maior tração, consegue sair mais rápido das áreas alagadas. No Marajó, 60% das áreas são de mangue e, com o cavalo, a locomoção é difícil”, afirmou o comandante ao G1.

A PM possui em Soure uma Bufalaria, onde os animais são cuidados e passam por treinamento para atuar no policiamento. “Em áreas urbanas, o búfalo é usado de forma mais ostensiva, para transporte do policial. Ele é um animal mais forte, tem maior força para levar equipamentos mais pesados. Além disso, na região alagada, ele anda na mesma velocidade que nas ruas”, acrescenta o coronel.

O emprego do búfalo para o policiamento na cidade ocorreu de forma natural, pois a própria população usa o animal nas lidas diárias. “O povo usa os búfalos para tudo, levar pertences, puxar carroça, dentre outras coisas”, diz o oficial.

O animal começou a ser empregado com policiais em 1992, quando a PM tinha apenas quatro búfalos na Ilha do Marajó. Segundo o comandante, até hoje não houve acidentes.

“Temos policiais cuidando deles na Bufalaria e também contamos com uma parceria com o sindicato rural da cidade, que atua com veterinários e outros profissionais para nos ajudar no trato com os animais”, afirma Nascimento.

O comandante diz que a criminalidade na cidade é pequena. “Graças a Deus não temos crimes. A taxa de homicídios é praticamente zero. O que há são brigas de bar e desentendimentos de pescadores”, afirma ele.

REIRADO DO BLOG DO CABO HERONIDES

quarta-feira, 27 de julho de 2011

COMANDANTE GERAL GARANTE EDITAL
DO CFS AINDA ESTE ANO

O deficit existente entre as vagas previstas e o efetivo atual da Polícia Militar do Rio Grande do Norte passou a preocupar representantes dos policiais e a afetar a qualidade do serviço de segurança pública prestado. A diferença na quantidade assegurada por lei acentua-se nas patentes de sargento, cabo e soldado - classificados como praças. Para os presidentes das associações desses servidores há uma "anomalia funcional", que gera prejuízo considerável para a sociedade.

Números oficiais repassados pelo Comando Geral da Corporação dão conta que a Polícia Militar trabalha com 3.797 policiais a menos do que o garantido pela legislação vigente - entre vagas de policiais combatentes e especialistas. Somente para 3º sargentos combatentes há 800 postos vazios. O número pode ser ainda maior para o posto de cabos combatentes a ser preenchidos por soldados: mais de 1.300.

Ao contrário do que se podia imaginar, os postos vazios ainda não têm previsão de serem ocupados pelas patentes inferiores. A promoção por tempo de serviço terá que aguardar para ocorrer simultaneamente com o concurso interno, ainda sem previsão de realização.

Para o presidente da Associação de Cabos e Soldados da PM/RN (ACS), cabo Jeoás Santos, há duas conseqüências negativas do deficit de praças. "O profissional se sente desestimulado ao não progredir na carreira e ao não ser valorizado. Assim como, na rua não vemos tantos cabos e sargentos como era necessário", disse.

Segundo o representante da ACS, a presença de cabos e praças graduados, como sargentos, na rua é fundamental para o êxito das operações desenvolvidas. "Cada patente tem sua função designada na operação. O que vemos hoje em dia de forma freqüente são três soldados comandando uma viatura, o que não deveria ocorrer", esclarece.

O cabo Jeoás acrescenta que a hierarquia e a disciplina, características da Corporação são desvirtuadas em virtude da falta de comando. "O policial já tem que lidar com problemas de estrutura e salários. A ausência de promoções aumenta a desmotivação do profissional".

Em 17 de maio de 2010, o então governador Iberê Ferreira de Souza aprovou o decreto 21.667 que alterou a forma como ocorre as promoções de praças. O presidente da ACS considerou a aprovação uma vitória. "Antigamente, todas as promoções ocorriam através de concurso interno. Como não havia concursos, também não existia promoções", relatou.

A legislação vigente passou a prever a promoção por antiguidade para praças, destinando 50% das vagas para esta modalidade de ascensão profissional. Assim, os praças não mais dependeriam da burocracia envolvida em um processo seletivo para serem promovidos.

No entanto, desde a aprovação do decreto, o Comando Geral da PM não permitiu a promoção desses servidores. "Já faz mais de um ano do decreto e não vimos movimentação do comando para isso ocorrer". O cabo Jeoás sente na pele a não aplicação dos termos previsto no decreto 21.667. Há 10 anos na patente de cabo, o presidente da associação não tem previsão de promoção.

Informações retiradas do Blog da Sd PM Glaucia
Há mais oficiais superiores na PMRN
que o número previsto

Em contraste com o que percebe-se no efetivo de praças existentes, a quantidade de oficiais superiores chega a ultrapassar o limite estabelecido em legislação. No caso dos majores, há 36,9% de policiais nessa patente além do previsto. A tendência se repete com a quantidade de capitães, tenentes-coronéis e coronéis.

Isso só é possível através do mecanismo das agregações. Entende-se por agregações os oficiais formalmente remanejados pra outros órgãos do Executivo, como secretarias de Estado.

Dessa forma, como a Lei Estadual 4.533/75 prevê, há a abertura de vaga para a promoção em posto inferior com o objetivo de supri-la. No dia 20 de abril passado, foi feita uma demanda à Consultoria-Geral do Estado pela governadora Rosalba Ciarlini.

A consulta elaborada pela Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (PMRN) levanta questionamentos sobre a possibilidade jurídica de promover seu oficialato às vagas nos postos superiores decorrentes das agregações de militares, afastados da função policial na Corporação.

A consulta encontra-se em vias de ser finalizada. A tendência de "superavit" não se repete quando os números relativos aos oficiais subalternos, tenentes, são analisados. Percebe-se o deficit do efetivo em comparação às vagas existentes.

Para o comandante-geral da PM, coronel Araújo, isso pode ser interpretado como necessidade de ser realizar um concurso para oficiais. "Já repassamos a necessidade ao Governo e estamos esperando resposta", afirmou.

Segundo ele, o processo seletivo público seria importante devido à Copa do Mundo de futebol que se aproxima. "Os aprovados terão que passar mais de três anos na academia antes de serem considerados tenentes. É importante atentar para a quantidade dessa patente que teremos durante a Copa no ano de 2014".

Informações retiradas do Blog da SD PM Glaucia
Assaltantes da Casa Lotérica em
Paraú são presos pela Polícia Militar
Numa uma ação rápida, o GTO e a Rádio Patrulha de Assú prenderam dois bandidos que tinham assaltado a Casa Lotérica de Paraú. Os acusados presos foram: Júnior Maluquinho que estava foragido do CDP de Alto do Rodrigues e outro conhecido por Izac, ambos de Assú.

Tudo começou quando a Lotérica de Paraú foi assaltada por dois elementos armados, o COPOM foi acionado e enviou as viaturas que fizeram um cerco e a RP conseguiu prender Izac em uma parada de ônibus, já Júnior Maluquinho conseguiu furar o cerco mas as diligências continuaram e no início da noite ele foi capturado pelo GTO.


Com os suspeitos foram recuperado o dinheiro roubado
 e um revolver calibre .38.

Moto usada pela dupla no assalto


Informações e fotos Focoelho
FAMILIA NÃO ACREDITA EM BRINCADEIRA
 DE ROLETA RUSSA QUE LEVOU Á ÓBITO
JOVEM EM CAICÓ


Em contato com o blog do Rosivan Amaral, a esposa de Antonio Marcos do Nascimento "Marquinhos", 30 anos, que morreu por um disparo de revolver na cabeça, desmente a versão dos amigos do seu esposo e acredita que o mesmo não teria morrido no jogo mortal, chamado de ROLETA RUSSA.

A esposa da vítima adiantou que já solicitou os peritos do ITEP de Natal para que seja feito exames residuográficos para saber se ele morreu mesmo no chamado jogo mortal.

FONTE: O Câmera
POLÍCIA MILITAR GARANTIU A SEGURANÇA  
NO 48º ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO
NA CIDADE DE POÇO BRANCO


A Polícia Militar garantiu a segurança de aproximadamente 35 mil pessoas durante festa em Poço Branco. Embora o registro de algumas ocorrências, o Major PM Josemário Cmt da 2ª CIPM considera em proporção ao evento.

Olheiros - Políciais militares ficaram acima da multidão com
a finalidade de identificar qualquer anormalidade

Estrategicamente na noite de ontem (26), o Major PM Josemário e o Capitão Fonseca, respectivamente comandante Cmt e Subcmt da 2ª CIPM sediada em João Câmara, distribuiu cerca de 150 homens durante Show de Aviões do Forró na cidade de Poço Branco, com a finalidade de garantir a segurança dos presentes.

Embora o registro de algumas ocorrências tudo transcorreu tranquilamente. Várias patrulhas policiais (a pé) foram distribuídas entre os freqüentadores garantindo a segurança de todos. O setor de Inteligência da PM também esteve atuando descaracterizado.

Mesmo com a vigilância redobrada foi inevitável a atuação de alguns marginais. Algumas pessoas se descuidaram e foram vítimas de criminosos que foram ao evento exclusivamente para praticar furtos.


Policiais intensificaram  abordagens as pessoas suspeitas durante evento
Confira os números registrados pela Polícia Militar:

Vítimas de roubo de veículos no destacameto Policial de Poço Branco
esperando o registro do B.O

Além de pequenos furtos, foram registrados roubo de dois carros sendo eles; Um corsa branco NNK 9036 de Poço Branco pertencente a Francisco Edmilson de Moura, dono da Auto Peças e Lava jato Moura, morador da rua Santa Luzia - Poço Branco. Também foi roubada uma Parati Prata - HTY 1326 pertencente a Izaac Saul Benedito de Soza, natural de João Câmara. Segundo eles deixaram os referidos carros estacionados próximo ao evento, ao retornar não encontraram os veículos.

Ten Coronel PM Josimar e Major PM Josemário
juntos Coordenaram a segurança do evento

´Maurício de Meneses (à direita)
Prefeito da cidade de Poço Branco

 
(Direita p/ esquerda) Capitão PM Fonseca, Sr. Amarildo
Prefeito da cidade  Caiçara do Norte, Major PM Josemário
e Tenente Coronel Josimar

NOTA DO BLOG: Vale ressaltar que a maioria das pessoas que frequenta festas noturnas são alvos dos ladrões, que vai a estes locais em grupo somente com a finalidade de trabalhar nesta modalidade criminosa. As pessoas empolgadas com a diversão estacionam seus veículos em locais públicos longe de qualquer vigilância e terminam vítimas de roubos. Por mais que a Polícia se esforce para fazer o seu papel fica difícil atende uma demanda do tamanho do referido evento.
"Batalha pela promoção de praças
 também é minha"

O comandante-geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, tentou esclarecer as questões levantadas pelas associações que representam os policiais. Em contato na tarde de ontem, ele disse também estar batalhando pela promoção de cabos e soldados pela qualidade da segurança pública.

 "Batalha pelas promoções de praças também é minha. Entendo que praças graduados [sargentos] devem estar à frente das viaturas para uma melhora sensível do serviço prestado", disse.

Segundo ele, a crítica foi feita perante a governadora do Estado, Rosalba Ciarlini. "Quando ela esteve aqui entregando as viaturas para a Ronda Cidadã, falei que os carros seriam comandados completamente por soldados e isso comprometia o serviço. Estamos lutando para que possamos completar o quadro e conseqüentemente, as viaturas disponham dos profissionais adequados", contou.

Na oportunidade do encontro com a governadora, no dia 14 de julho passado, houve a autorização para a realização do concurso interno para 3º sargento da PM. Araújo declarou que há a previsão de que o edital para o processo seletivo ocorra no mês de agosto deste ano. "Já convocamos as associações, assim como o Ministério Público, para que o edital seja cercado de legalidade e interpretado da forma correta", disse.

Segundo ele, de forma simultânea à realização do processo seletivo, ocorrerá a promoção por antiguidade. "Não posso promover os antigos antes de ocorrer o concurso. Apesar de a forma ser diferente, o curso de formação de sargentos será o mesmo para todos", pontuou.

O objetivo do comandante-geral com as promoções é oxigenar os quadros da Polícia Militar. "Estamos aplicando a política de valorização interna analisando a conduta e o desempenho", completou Araújo.

O mais recente concurso interno para sargento ocorreu há 14 anos; o mais recente de cabo, há 11 anos.

Indagado sobre a convocação dos soldados suplentes aprovados por concurso público, o comandante-geral se mostrou pessimista. "Se serão chamados ou não, não compete a mim e sim à chefe do Poder Executivo dizer. No entanto, a questão é mais complicada já que irá gerar uma despesa bem maior do que os custos decorrente das promoções. Isso porque os policiais promovidos já compõem a lista de pagamentos do governo", encerrou Araújo.

FONTE: Tribuna do Norte
A nova constituição Brasileira
completa hoje 23 anos 


Momento memorável de Ulysses Guimarães

Hoje completa 23 anos da aprovação no Congresso Nacional da nova Constituição Brasileira. Exatamente no dia 27 de julho de 1988. Foi um duro golpe no então presidente José Sarney.


Um dia depois dele fazer duras críticas às novas diretrizes da Carta Magna brasileira, em cadeia nacional de rádio e televisão, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 403 votos a 13 e 55 abstenções, o projeto elaborado no primeiro turno.

Ou seja: suas salivas severas levantaram a ira dos parlamentares e facilitaram os entendimentos para a confirmação do texto já votado.

Confirmava-se a democracia em festa cívica, a contar que o objetivo do texto era substituir a autoritária Constituição elaborada durante o regime milita, em 1967.

Emblemático na elaboração e aprovação, o constituinte Ulysses Guimarães vibrava puxando o coro: - “O projeto está aprovado, graças a Deus e aos constituintes. Viva a Constituição!”. Mais celebração em 8 de outubro do mesmo ano. Dia em que a Carta Magna foi promulgada.

Ulysses batizou de “Constituição Cidadã“.
  • Das mudanças, qualificou como crimes inafiançáveis a tortura e as ações armadas contra o estado democrático e a ordem constitucional.
  • Levou à independência os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
  • Manteve obrigatório o voto para maiores de 18 anos e o estendeu para analfabetos, cabos e soldados.
Mais vibrações de UG: – “A Nação quer mudar. A Nação deve mudar. A Nação vai mudar. A Constituição pretende ser a voz, a letra, a vontade política da sociedade rumo à mudança. Que a promulgação seja o nosso grito. Mudar para vencer. Muda Brasil.”
Quatro anos depois, no dia 12 de outubro de 1992, Ulysses Guimarães desapareceu com a queda do helicóptero onde estava, em Angra dos Reis.

Nunca acharam o seu corpo. O mistério intriga até hoje…

Quem sabe um dos motivos que fazem Sarney defender com unhas, dentes e mentes a manutenção do sigilo eterno sobre documentos considerados ultrassecretos.

Mais informações: Twitter da Abelhinha
Jovem brinca de "roleta russa"
e morre na noite desta terça feira em Caicó

Um jovem identificado por Antonio Marcos Nascimento, conhecido por "Marquinhos", 30 anos, funcionário do setor de obras da Prefeitura Municipal de Caicó, residente no Bairro Santa Costa morreu na noite de ontem, 26 (terça feira), por volta de 23h00, ao praticar "roleta russa"  com arma de fogo.

De acordo com depoimentos dos amigos que estavam na casa com "Marquinhos, costumeiramente eles se reuniam para conversar, quando o jovem sacou um revolver calibre 38 retirou quatro Balas do tambor deixando somente uma e afirmou que iria jogar” roleta Russa”.

Os amigos chegaram a tentaram impedir que o mesmo praticasse o ato, porém o mesmo  apertou o gatilho, que da primeira vez a arma não disparou, mas ao repetir  a brincadeira pela segunda vez a arma disparou atingindo  a cabeça (ouvido direito)

A Policia Militar foi acionada e realizou o o isolamento do local até a chegada da equipe da Policia Civil e  equipe do Instituto Tecnico e Cientifico de Policia (ITEP) de Caicó.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Garoto de 10 anos é atingido
durante tiroteio no interior do RN

Na noite de ontem, segunda-feira (25), moradores do município de Assu foram surpreendidos com intenso tiroteio na cidade. A troca tiros teria ocorrido por volta das 22h, quando quatro homens em um carro tipo corsa de cor preta, começou a atirar contra dois individuos que estavam a pé. Francisco Fernando Neto e Edson Inácio Dantas dos Santos, que já possuiam passagem pela polícia acabaram sendo atingidos.

Francisco foi encaminhado para Hospital de Assu e Edson foi socorrido para o Hospital regional de Mossoro. Além disso, um criança de 10 anos, que passava pelo local acabou sendo atingido, mas passa bem. A Policia Militar realizou diligências pela região, mas até o momento ninguém foi preso.

FONTE: DNonline
Major Ezaú Macedo assume função na
secretaria de Segurança pública do RN

O Major PM Ezaú Macedo , deixou hoje o comando do 3° Distrito de Polícia Rodoviária Estadual com sede na cidade de Caicó.

O Major Ezaú foi convidado para voltar a assumir a função de Assessor da Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte, cargo que já assumiu em oportunidade anterior pelo período de três meses.

Para substituí-lo foi designado Major PM Silva Neto.

FONTE: Blog de Eduardo Dantas

PM DE MACAU PRENDE MAIS QUATRO
POR ASSALTO À MÃO ARMADA

Hoje (26/07/11), por volta das 00h10min, policiais militares da 1ª CIPM em Macau (GTO e RP) após denúncia anônima ao 190, prenderam os assaltantes RAYONE NILIEKSON SANTOS DA SILVA, LEANDRO CÂMARA DA SILVA, BRUNO DANTAS DE OLIVEIRA e Ê. C. C. de F. (17 anos) pela prática de assalto a mão armada no Distrito de Barreiras – Macau/RN. À direita o violento, "BOY RAYONE", líder da quadrilha, portava revolver calibre 38 e aterrorizava a população.

Os assaltantes tentaram fugir de motocicletas, mas tiveram a fuga abortada pelas guarnições da Rádio Patrulha e do Grupo Tático Operacional.
 Acima: BRUNO, LEANDRO e Ê.C.C.F

 Com os bandidos, a polícia encontrou 01 (uma) moto HONDA, cor preta, placa MYM-4635/RN, 01 (uma) moto POP-100, cor vermelha, placa MXS-9096/RN, 02 (dois) celulares marcas LG e E-71, 02 (dois) relógios sendo um marca TACHYMETER e 04 (quatro) CHIPS sendo TIM, CLARO, OI e um CHIP sem identificação, 01 (um) blusão com capuz, e 01 (uma) carteira de portador cédulas contendo 01 (uma) RG, 01 (um) CPF, 01 (um) TÍTULO DE ELEITOR e 01 (um) CARTÃO DO BANCO DO BRASIL, todos os documentos em nome de JOSÉ RIBAMAR DO NASCIMENTO SILVA, 01 (uma) carteira de portar cédula com R$ 13,00 (treze reais), 01 (um) revólver calibre 38, marca TAURUS, cano longo, cabo de madeira, nº 197412, capacidade para 06 (seis) munições com 01 (uma) munição deflagrada.

Material Apreendido
Tratamento desigual:
 Governo atende policiais civis e nem
analisa proposta da PM

Estão correndo boatos pelos quartéis, dentro das viaturas e nas reuniões de oficiais de que o projeto de subsídio já está acertado, que já está na Assembléia Legislativa e que teremos um reajuste salarial dividido em quatro parcelas. Essas informações são mentiras implantadas no seio da tropa para desmobilizar, provocar nossa inércia e desencorajar a categoria para lutar pela sua cidadania e dignidade de sua família.

Na última reunião realizada com o Comandante da PM, o Cel Araújo, ele reafirmou a sensibilidade do governo e o reconhecimento pelo trabalho realizado por homens e mulheres em todo estado em prol da segurança pública, mas afirmou categoricamente não ter nenhuma resposta oficial de prazos e valores. Ao contrário, do que dizem alguns oficiais e praças, de que já teria um acordo com o governo para pagamento do reajuste.

Em meio ao cenário de greves enfrentadas pelo atual governo estadual os policiais militares, através de suas entidades representativas, tomaram uma postura de diálogo e entendimento, ajudando a administração estadual e buscando conjuntamente alternativas para resolução dos vários problemas enfrentados pela tropa: vales alimentação, diárias operacionais, falta de estrutura e condições de trabalho, pagamento de salários atrasados, atualização de remuneração de promoções, entre outros.

As entidades realizaram uma assembléia com a categoria, no dia 12 de março, na qual definiram uma pauta de reivindicações extensa com três pontos de relevância: ESTATUTO, CÓDIGO DE ÉTICA E REMUNERAÇÃO POR SUBSÍDIO.

A pauta foi primeiramente apresentada ao Comando da PM e depois de meses de discussão e debate foi acordada entre oficiais e praças. Nesse período foram realizadas mais duas assembleias gerais na capital e cinco no interior do estado e a proposta foi encaminhada ao Governo do Estado.

No dia 14 de junho, a proposta foi apresentada ao Secretário de Segurança Pública, Aldair da Rocha, e imediatamente encaminhada ao Chefe da Casa Civil do Estado, Paulo de Tasso, que no dia 09 de julho encaminhou-a para a Consultoria do Estado. Em reunião com o Comandante da PM as associações cobraram celeridade na proposta e reafirmaram o descontentamento da categoria com a morosidade de uma resposta oficial do governo.

Na manhã da última quinta-feira (14) o Cabo Jeoás, presidente da ACS PM/RN, conversou com a governadora Rosalba Ciarlini e questionou se ela tinha conhecimento da pauta de reivindicação da categoria. Ela disse saber, mas ainda que ainda não havia analisado porque a mesma não tinha chegado as suas mãos e que estaria aguardando a proposta para tomar um posicionamento oficial.

“Depois de quatro meses de negociação e diálogo a governadora ainda não tem conhecimento da proposta, precisamos mobilizar a categoria e pedir ao Comando da PM mais agilidade e empenho. Se continuarmos marcando passo, chegaremos ao final de mais um ano sem aumento salarial. Já são dois anos sem nenhum reajuste, enquanto as demais categorias tem reajuste anual e salários que ultrapassam os da PM em mais de 3 vezes. A Polícia Civil recebe uma remuneração de mais de 3 mil reais, os agentes penitenciários mais de 2,5 mil reais, enquanto o soldado tem 1,8 mil reais. Queremos isonomia no tratamento entre policia civil e militar tanto nos salários, quanto no tratamento e na estrutura e condições de trabalho”, disse Jeoás.

Outras distinçãos entre as forças de segurança estadual incomodam e muito a tropa como - o vale alimentação da Policia Civil que é de R$ 10, enquanto o da Policia Militar é de apenas R$ 6. Embora a governadora tenha autorizado o concurso interno, essa não é nossa principal reivindicação. Já eram mais de 14 anos sem concurso, essas promoções já eram promessas do governo anterior e já tinham completado um ano.

A CATEGORIA TEM QUE DESPERTAR PARA UMA REALIDADE QUE SALTA OS OLHOS: SOMENTE COM MOBILIZAÇÃO TEREMOS NOSSAS REIVINDICAÇÕES ATENDIDAS.

Fonte: ASC - PMRN
ACIDENTE NA BR 406 ENVOLVENDO
UM CARRO E UMA MOTO


Por volta da 12h30min desta terça feira, aconteceu um acidente entre um carro FORD CAR de cor branco NNP 5679 – João Câmara e uma Moto Honda BIZ NNJ 3517. O fato se deu no cruzamento da BR 406 com a Rua Jerônimo Câmara próximo a churrascaria arreio de prata em João Câmara-RN.


Segundo informações colhidas no local do acidente o carro era conduzido por Talita Linhares da Silva que vinha do centro no sentido Hospital, quando ao atravessar a BR colidiu com a moto que trafegava na BR 406 conduzido, veículo este conduzido por Eberson de Carvalho Silva, 20 anos, residente na Rua Ariamiro de Almeida, 79 conjunto Bela Vista, filho de Edna Maria Carvalho Silva e José Eberval.

O jovem que conduzia a moto, aparentemente teve escoriações leves, porém recebeu os primeiros socorros no Hospital Regional de João Câmara e posteriormente foi conduzido ao Hospital Clovis Sarinho em Natal por medida de precaução, tendo em vista a vítima ter ficado sentindo dores na coluna.

Dr. Linhares pai da Jovem Talita esteve no local acalmando a filha que estava visivelmente abalada, em seguida foi até o hospital oferecer assistência ao jovem ferido no acidente.

Policiais Militares: Cavalcanti, Elton, Washington
e Assis Lima estiveram fazendo os primeiros procedimentos

A Polícia Militar fez o procedimento local, em seguida acionou a Polícia Rodoviária Federal para prosseguir com a perícia.