sábado, 8 de setembro de 2012

Comando da PM tenta padronizar
 caracterização de viaturas

Novas viaturas já estão caracterizadas com nova padronização da PM É comum a cada mudança de Governo haver a mudança na caracterização das viaturas da Polícia Militar. Sem norma específica, cada Governo que assume define a pintura das viaturas de acordo com sua conveniência, de forma sempre a lembrar sua permanência no Governo.

No entanto, essa mudança frequente da caracterização das viaturas tende a desaparecer. Atualmente, podemos ver algumas viaturas já com a pintura que deverá permanecer e ser determinada em lei específica.

Pela nova pintura, as partes fixas do veículo, como capô, laterais e teto deverão ser da cor cinzas ou da cor da Unidade Especializada, como, por exemplo, amarelo quando se tratar de viatura do CPRE.

Já as partes móveis, como portas e a traseira da viatura deverá ser da cor branca. Para os veículos do BOPE, BPChoque e ROCAM e GTO, as viaturas serão de uma cor única, quer seja preto ou cinza.

A nova caracterização, segundo informações extra-oficiais, deverá ser fixada em Lei para que, caso haja mudanças de Governantes, não seja mais alterada.

Se efetivada a nova caracterização das viaturas, o Comando da PM irá moralizar a administração da Polícia Militar do RN, fazendo com que a PM seja, de fato, uma Instituição, não apenas um órgão de propaganda de Governos.

Por Soldado Glaucia
LUTO
Policial Militar é executado
 na Zona Norte de Natal

Mais um policial foi morto no Rio Grande do Norte. No início da tarde deste sábado (8), o policial militar Algarim Medeiros da Silva estava à paisana na rua Santa Luzia, na Vila Paraíso, e recebeu três disparos de um grupo ainda não identificado. Ele morreu antes de chegar ao hospital Santa Catarina. A Polícia Militar está em diligências para encontrar os criminosos.

De acordo com informações preliminares, Algarim Medeiros não estava de serviço e caminhava pelas ruas da Vila Paraíso. Bandidos em um carro não identificado efetuaram três disparos, atingindo o pescoço, o abdômen e a virilha. Algarim Medeiros chegou a ser socorrido, mas chegou sem vida ao hospital Santa Catarina.

Populares deram informações divergentes sobre o crime. Enquanto uns afirmam que os criminosos estavam em uma Ecosport, outros disseram que eles estavam em um Fiesta e receberam o apoio de uma S10. Policiais militares buscam os suspeitos, mas não foi divulgado se eles têm pistas sobre o caso.

Algarim Medeiros da Silva estava na Polícia Militar desde 2000 e ele era praça do destacamento de São Gonçalo do Amarante. O homicídio é o segundo envolvendo um PM na Grande Natal em menos de 24 horas. Ontem (7), o subtenente da reserva José Gomes Sobrinho, de 56 anos, foi morto por um homem ainda não identificado em Parnamirim, após uma briga de bar. Ninguém foi preso.

Um policial militar que preferiu não se identificar criticou a falta de atenção que vem sendo dada à corporação. "Todo dia estão morrendo policiais e ninguém faz nada. É uma situação complicadíssima", criticou.

Tribuna do Norte

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

REFLEXÃO

Atenção pais - Não importa as circunstâncias
 de como uma criança vem ao mundo 


"Filho é responsabilidade dos dois"

Macau realizará o desfile cívico alusivo
 ao dia da Independência neste domingo (09)

Escolas públicas e particulares, Polícia Militar, Guarda municipal, Escoteiros  e entidades filantrópicas,  se Prepara para o desfile Cívico neste domingo nas ruas de Macau.

LAMENTÁVEL

Implantação do subsídio para inativos e pensionistas fica para janeiro de 2013

 Os representantes de associações da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros se reuniram com o Governo do Estado, na manhã desta quinta-feira (6), e ouviram que a implantação do subsídio para inativos e pensionistas da categoria ficará somente para janeiro de 2013. Isso será feito de forma gradual, de acordo com os níveis de cada um dos militares, de forma que até outubro do próximo ano, todos estejam nivelados e recebendo o subsídio por completo.

 A reunião foi realizada na Secretaria Estadual da Administração e Recursos Humanos e o anúncio foi feito pelo Secretário-chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, José Anselmo Carvalho. Ele explicou que o Poder Executivo não tem como efetivar o pagamento do subsídio para os inativos já de imediato e a melhor maneira de se fazer isso é a partir de janeiro.

O acordo não era o esperado pela categoria. Vários policiais e bombeiros da reserva, bem como familiares pensionistas se concentraram na frente da Secretaria da Administração e ficaram insatisfeitos com o que foi proposto pelo Governo. “Não era o que queríamos, pois os policiais da ativa já estão recebendo o subsídio desde julho. No entanto, é o que o Governo tem a nos oferecer e não temos como bater de frente”, conta o sargento Fernando Filgueira, presidente da Associação dos Inativos e Pensionistas.

O presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM, soldado Roberto Campos também participou da reunião. Ele explica que o Governo do Estado se comprometeu em incorporar o subsídio para todos os inativos e pensionistas já em janeiro. “A partir daí, conforme os meses forem passando, os policiais de níveis diferentes vão recebendo os aumentos. Por exemplo, quem for do nível 2 terá seu valor total pago em fevereiro. Quem for do nível 10, terá isso feito apenas em outubro”, comenta.

Depois do plano apresentado pelo Secretário-chefe do Gabinete Civil, os representantes das associações solicitaram que fosse lavrado um termo. O documento foi assinado por todos os presentes na reunião, como os deputados Getúlio Rego, Hermano Morais e Tomba Faria; o comandante da PM, coronel Araújo Silva; do Corpo de Bombeiros, coronel Elizeu Lisboa; os secretários da Administração e Gabinete Civil, Antônio Alber e Anselmo Carvalho; bem como os presidentes de associações, entre eles o soldado Roberto Campos, da ACS, e o sargento Filgueira, da ASPIPERN.

O próximo passo, de acordo com os participantes do encontro, será o debate para o pagamento do retroativo, referente aos meses de julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro deste ano. “Não é fácil para o Governo do Estado pagar essa conta. Estamos fazendo um esforço enorme para efetivar esse subsídio, como forma de reconhecimento desses homens e mulheres que tanto fizeram pelo Rio Grande do Norte”, afirma Anselmo Carvalho.

*Fonte: Assessoria / ACS-PM/Via Portal BO

7 DE SETEMBRO


Filhos de PM's participam
de Desfile Cívico Militar


Tradicionalmente, no dia 7 de setembro é realizado o Desfile Cívico-Militar em todo o país para comemorar a Independência do Brasil ocorrida no ano de 1822.


Militares e civis participam dos tradicionais Desfiles, abrilhantando a festa com suas apresentações e levando um pouco de patritosmo ao público.

No entanto, neste ano, destaco a presença dos filhos de policiais militares no Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro. Essas crianças dão um verdadeiro brilho à festa vestidos de policiais.

Acompanhando seus pais, muitas delas pensam em seguir os mesmos passos daquele que todos os dias está ao seu lado.

Seguindo o exemplo do pai, essas crianças cumprem o ditado popular: "Tal pai, tal filho".

Foto e postagem: Glaucia Paiva
OPORTUNIDADE
  Inscrições com 618 vagas na 
Marinha encerram neste domingo

A Marinha do Brasil encerra neste domingo (9) o período de inscrições do concurso público que oferece 618 oportunidades para admissão ao curso de formação para ingresso no corpo auxiliar de praças. Interessados devem se cadastrar pelo site www.ensino.mar.mil.br ou nas organizações militares indicadas no edital de abertura. A taxa de participação, no valor de R$ 20, deve ser paga até 12 de setembro.

Podem participar candidatos com idade entre 18 e 25 anos, com nível médio/técnico nas especialidades de:
  •  Administração, 
  • Administração hospitalar, 
  • Contabilidade, 
  • Desenho de arquitetur
  • Desenho mecânico, 
  • edificações, 
  • Eletrônica, 
  • Eletrotécnica Metalurgia, 
  • Meteorologia, Motores, 
  • Nutrição e dietética, 
  • Patologia clínica, 
  • Processamento de dados, 
  • Prótese dentária, 
  • Química, 
  • Radiologia méd
  • Secretariado e Telecomunicações.
 Governadora Rosalba Ciarlini 
participou de vento cívico encarando
ondas de protestos e cobranças

O desfile de 7 de Setembro realizado no entorno da Praça Pedro Velho  Praça Cívica, entre os bairros de Tirol e Petrópolis, na manhã desta sexta-feira(7), também foi marcado também por protestos.
A manifestação organizada pelo Sinmed (Sindicato dos Médicos do RN), contou com a presença de profissionais e estudantes de medicina, enfermagem e odontologia. Eles pretendiam desfilar junto com os grupos militares para com objetivo de chamar a atenção da Governadora Rosalba Ciarlini, que esteve presente na cerimônia militar.

Durante o protesto, o médico anestesista Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed, comunicou que as atividades serão paralisadas no dia 12, próxima quarta-feira, no hospital Sandra Celeste, nas maternidades Leide Morais, das Quintas e de Felipe Camarão, além do setor de pediatria do hospital Santa Catarina. Ele afirma que os médicos, através de cooperativas, estão sem receber do Estado e Município há três meses.

O protesto do Sinmed foi encerrado por volta de 12h, sem registro de confronto com autoridades de segurança.
Outro grupo também que esteve presente com o intuito de chamar a atenção da governadora foram os 824 remanescentes do concurso da PMRN que lutam na justiça, na esperança de serem chamados para realizarem o curso de Soldados da PM.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Bem-aventurada é a nação
 cujo Deus é o SENHOR.... (salmo 33:12).


Feliz dia da Independência do Brasil!
Policiais militares da 1ª CIPM Persiste no Combate ao Tráfico de drogas

Policiais do GTO  de Macau sob o comando do 2º Tenente QOPM  Silva Neto, realizaram mais uma ação contra o tráfico de droga na cidade de Macau. O fato aconteceu nesta quinta feira (06), por volta das 14h00min.



Uma denúncia anônima via 190 culminou numa abordagem a uma residência no bairro do porto, que resultou na apreensão de drogas e materiais utilizados no manuseio do empacotamento da droga.

FORAM PRESOS: a doméstica Josélia Maura Ribeiro da Silva (pretinha) e seu filho Gilderlan Ribeiro do Nascimento, 33 anos.

MATERIAL APREENDIDO: 20 pedras de crack, 02 tesouras, 02 celulares, a quantia de R$ 288,00 duzentos e oitenta e oito reais em dinheiro fracionado em cédulas e moedas e vários sacos de embalagem dentro de uma caixa para a embalagem da droga.

Diante das evidencias e do material apreendido pelos policiais,  mãe e filho receberam voz de prisão, em seguida foram conduzidos a Delegacia Regional de Macau, onde  foram autuados em flagrante de delito.

Segundo os policiais civis que lavraram o flagrante, ambos serão transferidos para outro CDP no estado,  onde aguardarão decisão judicial, haja visto que o CDP de Macau está interditado temporariamente por ordem judicial.

Informações Jota Lorenço

terça-feira, 4 de setembro de 2012

HUMOR

GTO de Macau prende elementos e
recupera materiais roubados estimado
pela proprietária em R$ 13 mil

Policiais da 1ª CIPM/Macau, precisamente o Grupo Tático Operacional (GTO), em diligências na região salineira foram informados do arrombamento da loja Francy Modas no Alto do Rodrigues. Após obter informações que entre os autores do ato criminoso havia um menor de idade, que por sinal é bastante conhecido pela Polícia, ao localizá-lo facilitou nas buscas pelos demais, realizando assim a prisão da maioria  dos envolvidos e a recuperação de grande parte do material roubado.


As investigações começaram, sábado (01),  após o arrombamento da loja Francy na cidade do Alto do Rodrigues.

Policiais conseguiram chegar a uns menores de idade que confessaram a participação no crime, em seguida deram os nomes a quem tinham vendido os produtos.

No dia em que ocorreu o crime a proprietária da loja Francy Modas, foi avisada por um guarda noturno informando que a sua loja tinha sido arrombada.

De imediato a dona da loja se desloucou para o local, quando ao entrar na loja deparou-se com as prateleiras e gavetas vazias. Segundo ela, o roubo pode ultrapassar R$ 13 mil.

PRISÃO:

Policiais da 1ª CIPM/Macau, precisamente o Grupo Tático Operacional (GTO), em diligências na região salineira foram informados do arrombamento da loja Francy Modas no Alto do Rodrigues. Após obter as informações precisas o GTO caiu em campo e logo localizou alguns envolvidos, estes menores de idade.

Jorge da Silva - Receptador
Entre os autores do ato criminoso um  dos menores é bastante conhecido pela polícia, quando os policiais chegaram a sua residência, encontraram com Jorge que vinha da casa do menor, que ao abordar o mesmo trazia consigo escondido na roupa um par de sandálias Kenner de cor vermelha e uma faca na cintura, quando perguntado sobre o produto ele falou que tinha comprado ao menor naquele instante. Daí os policiais foram até a casa do menor, que estava ao lado de sua genitora, que ao fazer uma busca minuciosa na casa encontraram vários produtos do roubo, onde o menor confessou ter sido produto adquirido num roubo em Alto doRodrigues e assumiu a venda da sandália a pessoa de Jorge.

Menor F.C.M.B
Como já estava caracterizado o flagrante, os três foram detidos e encaminhados a Delegacia de Polícia Civil em Macau para a lavratura do Fragrante. Foram detidos: Hélia Bandeira de Melo e seu filho menor de idade F.C.M.B de 17 anos conhecido popularmente como “Branquelo” e Jorge da Silva do Carmo sob a acusação de crime de receptação.

Entre os produtos subtraídos da loja pelos criminosos estão:
  • 26 bonés
  • 01 brinco de ouro
  • 03 bermudas de surf
  • 03 bermudas jeans
  • 04 camisas
  • 04 carteiras
  • 03 sandálias masculinas
  • 01 tênis olímpicos
  • 02 mochilas
  • 01 bolsa grande
  • 15 pulseiras de couro stress
  • 02 camisas infantis
  • 21 conjuntos infantis
  • 07 sungas
  • 09 kits cueca
  • 18 perfumes
  • 36 pares de sandália marca Kenner entre outros
A proprietária fez o Boletim de Ocorrência na Delegacia na Polícia Civil. Já reconheceu o material roubado de sua loja, e consequentemente a PM dará continuidade aos trabalhos com o objetivo de localizar os demais receptadores dos produtos roubados.

Parabéns Sd PM Jaderson e demais companheiros do Grupo Tático Operacional de Macau!
TAIPU:

Viatura da PM é incendiada misteriosamente

O comandante do Pelotão da Polícia Militar na cidade de Taipu, confirmou para o portal de notícias G1-RN que a viatura do pelotão da Polícia Militar que atende ao município foi incendiada durante a madrugada desta terça-feira(4).

Segundo o tenente Demétrio Tindô, a viatura estava estacionada na frente da OPM, quando por volta das 2h40, um soldado de plantão percebeu as chamas se propagando dentro do veículo.

O carro tinha apenas três anos de uso e foi totalmente destruído pelo fogo. Não se sabe ainda as causas que levaram o incêndio, se foi criminoso ou não.