sábado, 8 de outubro de 2011

PM vai apurar atuações de
 milícias na Grande Natal 

Coronel Araújo Silva informou que deverá instaurar sindicâncias.

O Comando Geral da Polícia Militar determinou que o possível envolvimento de policiais militares com grupos criminosos seja investigado.

Nesta semana, o Portal BO, em parceria com Jornal de Hoje, publicou matéria especial relatando a existência de milícias em vários pontos da Grande Natal, atuando em roubos, extorsões e assassinatos, principalmente, na Zona Norte de Natal, em São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Macaíba.


Coronel Araújo Silva informou que desde que assumiu o comando da Polícia Militar, no ano passado, determinou que todas as denúncias de desvio de conduta sejam investigadas. "Essa é uma medida dura que temos que tomar contra companheiros de coorporação, mas, temos que agir com pulso forte e, prova disso, é que já excluímos 53 policiais até agora", comenta.


Ainda de acordo com coronel Araújo, vários processos estão em tramitação atualmente. "Em todos os casos, nós concedemos direito da ampla defesa e do contraditório para os militares. Todos os procedimentos são feitos com responsabilidade. Tanto é que de todos os excluídios, nenhum voltou", ressalta o comandante geral da Polícia Militar.


Ele lembra que, inclusive, que algumas decisões tomadas pelo Comando foram mantidas pelo Superior Tribunal de Justiça, após os policiais serem licenciados. Sobre a presença de milícias, o coronel disse que se ela realmente existir os envolvidos serão identificados e responderão a processos.


Apesar do pulso firme, Araújo Silva lembra que tem buscado premiar os policiais militares que honram a farda desempenhando bons trabalhos. "Constantemente, oferecemos cursos e valorizamos os policiais com medalhas. Temos o pulso forte para os que cometem desvio de função, mas também estendemos a mão amiga para os que merecem reconhecimento".

Leia Mais: Exclusivo: Milícias atuam em vários pontos da Grande Natal. Clic Abaixo!
Trairi: cinco são presos em operação
 contra o tráfico de drogas

Ação foi realizada pela Polícia Civil, na manhã deste sábado.


O delegado Petrus Antonius, titular da Delegacia de Santa Cruz, comandou uma operação de combate ao tráfico de drogas, na manhã deste sábado. Denominada de Operação Trairi, a ação visou o cumprimento de ste mandados de busca e apreensão e resultou na prisão em flagrante de cinco pessoas. Oito equipes da Polícia Civil estão na cidade desde as primeiras horas da manhã.

De acordo com o delegado, o trabalho de investigação contra os traficantes vinha sendo realizado há quatro meses. "Fizemos um mapeamento de alguns pontos e identificamos possíveis traficantes. A partir daí, solicitamos os mandados". Nesta semana, o juiz da comarca de Santa Cruz, Ricardo Antônio Cabral Fagundes, expediu as ordens de busca e apreensão.

Durante o cumprimento dos mandados,
a polícia acabou prendendo algumas pessoas em flagrante.

Foram detidos Ana Paula da Silva, de 19 anos, José Adalberto Silva de Souza, de 18 anos, Mikael Marques da Silva, o "Minininho", de 41 anos, Francisca da Silva, a Xuxa, de 38 anos, e Daiane Kelly de Solto Lira, de 20 anos.

Os cinco estavam em pontos distintos, mas todos foram encontrados com pedras de crack. Os policiais civis também apreenderam R$ 2.085 em espécie.

De acordo com o delegado Petrus Antonius, os mandados foram cumpridos no bairro do Paraíso e contou com a participação de outros delegados da Diretoria de Polícia do Interior (DPCin). O setor de inteligência da Polícia Militar de Santa Cruz também auxiliou no mapeamento das bocas de fumo.

PORTAL.BO
Policial militar é morto após
 reagir a assalto

Um policial militar lotado na Companhia independente de Guarda foi morto no início da tarde deste sábado (8), na Zona Norte de Natal.

O policial militar identificado até o momento por José Wilton de Almeida teria reagido a um assalto e acabou sendo baleado, socorrido, mas chegou morto ao Hospital Santa Catarina.

Segundo informações do major Castelo Branco, comandante da companhia a qual o policial era lotado, José Wilton estava de férias na casa da irmã, no Gramoré.

Por volta das 13h30, ele percebeu que dois homens estariam tentando roubar o carro do cunhado que estava estacionado na frente da casa.

Ainda de acordo com o oficial da PM, a vítima tentou impedir o assalto foi alvejado por vários tiros. Os acusados fugiram sem levar o veículo.

Entretanto, roubaram uma moto para se evadir do local. Neste momento, policiais do 4º Batalhão realizam uma intensa diligência para tentar prender os suspeitos.

PORTAL.BO
Paciente com câncer terminal realiza
 desejo e se casa na capela do hospital

Cabelo, maquiagem, docinhos, salgados e decoração. Às 13h, tudo estava pronto. Marinalva Chaves dos Santos, 43 anos, esperava ansiosa para entrar encontrar o noivo José Antônio Escórcio, “Não posso atrasar, ele já está me esperando”, dizia, minutos antes da cerimônia.

A emoção estava nos olhos dos convidados, parentes e daqueles que visitaram a capela do Hospital de Apoio de Brasília (HAB), na tarde de ontem. Embora os preparativos fossem os mesmos, esse não era um casamento comum. José, portador de câncer no pâncreas, está em fase terminal.

Mas a doença não o impediu de concretizar o grande sonho: casar-se com a mulher com quem compartilha a vida há mais de duas décadas. “Ele me pediu em casamento há 15 dias. Sempre foi o sonho dele, e agora conseguimos concretizar”, contou Marinalva. Ao dizer sim, a dona de casa e mãe de dois filhos frutos dessa união mostrou que, ao contrário da vida, o amor não é impermanente.

José sempre acreditou que faltava oficializar o matrimônio perante a lei. Em novembro do ano passado, quando completou 54 anos, o pedreiro havia planejado uma festa para comemorar a união, mas, devido ao pouco tempo disponível, teve que adiar a cerimônia.

Continue lendo esta linda história de amor, que em razão da força da doença possivelmente terá que ser interrompido a qualquer momento.

Clic abaixo!
Identificadas as três vítimas
 fatais do acidente da BR 406

A Polícia de João Câmara divulgou os nomes das três vítimas fatais do grave acidente ocorrido na noite desta sexta-feira(7) na BR 406, entre João Câmara e Jandaíra, envolvendo dois veículos.

As vítimas fatais, supostamente de uma mesma família são: Francisca Karine Israel, de 30 anos, Igor Israel, de 16 anos e um bebê de apenas 1 mês de nome Edson Kauan.
 
Blog de Assis Silva
Reunião com cúpula da Segurança Pública
 do Estado define que PM’s auxiliarão os
agentes penitenciários durante greve

Ontem (7) autoridades da Segurança Pública do Estado estiveram presentes no Quartel do Comando Geral para tratar dos rumos durante a greve dos agentes penitenciários.



Com a presença do Secretário de Segurança, do Secretário da Justiça e Cidadania, Comandante Geral da PMRN, Comandante do Corpo de Bombeiros, Delegado Geral da Polícia Civil, Comandante do Policiamento Metropolitano e os Comandantes dos Batalhões situados na Grande Natal, foi definido, enquanto os agentes penitenciários permanecerem em greve, os policiais militares auxiliarão nas visitas e no fornecimento de alimentação aos presos.

Para o Comandante Geral da PMRN, a presença dos policiais militares nos presídios durante a greve dos agentes penitenciários visa garantir a ordem, evitando possíveis rebeliões nos presídios.

Por Sd Glaucia
ATENÇÂO - Policiais e dependentes já podem agendar
 consulta no Centro Clínico da PM por telefone

O sistema de marcação de consultas para atendimento no Centro Clínico da PMRN já pode ser feito por telefone. O novo sistema já está em funcionamento desde o último dia 28 de setembro e pode ser realizado pelo telefone (84) 3232-9415.

O agendamento de consultas por telefone destina-se aos policiais e bombeiros militares, bem como seus respectivos dependentes, devidamente cadastrados no ERGON, e pode ser realizado com o fornecimento da matrícula do militar estadual.

Apesar do avanço, o serviço ainda não disponibiliza agendamento para atendimentos odontológicos e de ginecologia, devendo estes atendimentos serem agendados pessoalmente no Centro Clínico.

No entanto, devido a desatualização dos dependentes dos militares estaduais, o agendamento para consultas ainda se dará de maneira presencial; porém, o objetivo é implantar o serviço de marcação de consultas por telefone integralmente.

Por Sd Glaucia
Agentes penitenciários cruzam os braços

Mais uma categoria entra em greve no Rio Grande do Norte. Dessa vez, os 902 agentes penitenciários do estado pararam as atividades no início da manhã de hoje.

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN (Sindasp-RN), Alexandre Medeiros, confirmou a paralisação. "Apenas 30% do efetivo está trabalhando", disse.

Hoje é dia de visita de familiares no presídio de Alcaçuz. A revista em sacolas contendo comidas, roupas e objetos pessoais está sendo feito por policiai militares.

Alexandre afirma que o serviço não está sendo bem feito. "Os policiais militares não sei treinados para essa atividade. Estão fazendo a revista de todo jeito. Isso é um perigo.

Nessas sacolas, podem estar entrando drogas e outros objetos que conseguimos apreender na revista", disse.

Os agentes brigam por um reajuste de 45% no salário, além de melhoria nas condições de trabalho e aumento de efetivo.

TN
 Policiais civis adiam greve para
 aguardar proposta

Os agentes e escrivães da Polícia Civil decidiram não entrar em greve este fim de semana e agendaram uma nova assembleia para às 18h da próxima terça-feira (11). A mobilização ocorrerá após uma nova rodada de negociação com o Governo do Estado, agendada para às 16h do mesmo dia.

Decisão em adiar indicativo de greve foi tomada
ontem à noite em assembleia dos policiais civis.




Segundo a assessoria de imprensa do Sinpol-RN, o adiamento do indicativo de greve, que seria votado na noite de ontem, ocorreu porque "a categoria entende que com o canal aberto de diálogo, o Governo pode apresentar uma proposta melhor na próxima semana".

A assembleia foi comandada pelo presidente do Sindicato de Policiais Civis e Servidores de Segurança Pública (Sinpol), Djair Oliveira.

Ficou definido que, dependendo da conversa com o Governo do Estado na próxima terça-feira, os policiais civis podem votar por uma paralisação de advertência de 48 horas.


TN
Suicídio no bairro Vila Nova

Morreu na manhã deste sábado (08), vítima de suícidio a pessoa de Marcos Antonio Pereira Inácio, de 31 anos, residente na rua Lopes Trovão, bairro da Vila Nova. 

Segundo populares Marcos Antonio aparentemente não apresentava problemas pessoais que o levasse a tirar a própria vida. A famíia também não soube informar os motivos do suicídio, apenas comentou que ele estava muito pensativo e estranho nos últimos dias.

Obtemos ainda a informação que Marcos era solteiro, não tinha filho e era evangélico da Igreja Deus é Amor, o mesmo tinha se separado a pouco tempo de sua companheira, porém, não se sabe se foi este o motivo que o fez cometer tão prática.

O caso aconteceu  por volta das 8h30 da manhã deste sábado(8) chocando todos da comunidade do bairro vila nova em João Câmara.

Policiais militares encontram-se no local fazendo isolamento do corpo e aguardando a chegada da equipe de perícia do Instituto Técnico e Cientifico de Polícia – ITEP, para fazer a remoção do corpo.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Deputados cobram convocação
 de suplentes da PM

A segurança no Rio Grande do Norte foi assunto central abordado, hoje, na sessão plenária da Assembleia Legislativa.

O tema foi levantado, inicialmente, pelo deputado Hermano Morais (PMDB) que citou a situação dos suplentes da Polícia Militar, presentes nas galerias da Casa, que já foram convocados pelo estado, mas ainda não contratados.

O deputado falou ainda sobre o contingente insuficiente do Corpo de Bombeiros, que segundo ele não atende as demandas presentes e futuras. “É humanamente impossível atender as demandas. O Corpo de Bombeiros precisa de uma nova configuração”, declarou

O parlamentar informou que o RN possui o menor contingente do Brasil, contando com cerca de 700 bombeiros, quando o ideal é que fossem quatro mil, para atender o estado inteiro. “No último concurso foram oferecidas 100 vagas. É um número insuficiente.

O anúncio de eventos como a Copa do Mundo vai exigir uma quantidade maior de bombeiros. Temos que corrigir essa distorção histórica”, declarou. Sobre os policiais militares, o deputado falou da importância de absorver esse grupo para melhorar a segurança no estado.

“Sei das limitações que o estado tem, do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas por outro lado, existem servidores ávidos por uma resposta”, declarou.

O deputado Fernando Mineiro (PT) também falou da situação da PM e fez críticas ao Governo, sugerindo que ao invés de realizar novo concurso público como já anunciado, a governadora Rosalba Ciarlini convoque os aprovados no último concurso realizado para a categoria.

O parlamentar disse que todo o processo de realização de um novo concurso levará no mínimo um ano para que sejam cumpridos todos os trâmites, período demasiado longo diante dos problemas de segurança pública que o Estado enfrenta.

Mineiro criticou o fato do Governo ter inaugurado, no último dia 30, o 12º Batalhão da Polícia Militar Coronel Revoredo, em Mossoró, sem o Estado estar devidamente aparelhado com a quantidade de policiais que realmente necessita.

“Por que o governo quer fazer concurso e jogar na lata do lixo todo o processo do concurso anterior e perder o dinheiro investido? Isso é irracional”, afirmou.

Retirado do Blog do Soldado Glaucia
Acidente grave na BR 406
com vítimas fatais

Um grave acidente ocorreu na noite desta sexta-feira(7) na BR 406 entre João Câmara e Jandaíra, envolvendo dois veículos que estavam lotados.

As primeiras informações são de que houve vítimas fatais, inclusive crianças. Algumas pessoas foram socorridas para o Hospital Regional de João Câmara e transferidas para o Clovis Sarinho em Natal em estado grave. Outras continuam internadas no Hospital Regional.

FONTE: Blog de Assis Silva
Viatura do Batalhão de choque
capota e deixa quatro policiais feridos

Uma viatura do Batalhão de Choque da Polícia Militar capotou na noite desta sexta-feira (7), próximo à ponte Newton Navarro.

 O acidente ocorreu por volta das 19h e deixou quatro policiais feridos. Ambulâncias do Samu e da PM foram chamadas para socorrer as vítimas, que não sofreram lesões graves.

De acordo com informações do comandante do BP Choque, coronel Silva Júnior, a viatura seguia em direção ao Centro da cidade quando perdeu o controle e capotou próximo ao mangue.

Segundo ele, os quatro policiais que estavam dentro do carro se dirigiam ao edifício 21 de Março, onde a polícia havia registrado uma ocorrência de assalto com a possível presença de reféns.

Fonte:TN

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Empresários promovem festa para o CCI
alusivo ao dia Internacional do Idosos

O Empresário Guto da banda “Forró Universitários” juntamente com Francivânio (agente financeiro) promoveram aos idosos do centro de Convivência de Idosos de João Câmara (CCI) uma festa dançante.

A referida festa Começou no sábado (01), pontualmente as 19: h00min e terminou as às 00h00min.

Guto "Forró universitário" /Esquerda
O grupo animou o local atendendo o gosto musical dos jovens da 3ª idade, que não abre mão de um forrozinho "Pé de serra" do estilo Gonzagão.

Acostumados conviver aos domingos apenas com um trio tocadores de forró num cantinho do CCI (Trio Baixaverde com Chico Romão), ficaram admirados com a estrutura do grupo vindo de Natal especialmente para eles.

Embora o empresário Guto não ter trazido toda estrutura instrumental, apenas parte dela, mesmo assim foi novidade para todos eles.

Guto e banda Forró universitários atendeu com carinho cada um deles. Poucos dançaram, apenas curtiram o grupo sentadinhos em algum lugar no alpendre.

Sandra Maria (Coordenadora)
Francivânio (Agente Financeiro*)

Os patrocinadores touxeram ainda brindes para sorteios, oportunizando a alegria de muitos idosos.



Reflexão

 Policiais e bombeiros militares
realizam amanhã assembleia para definir
rumos das mobilizações em prol do subsídio

As entidades representativas dos policiais e bombeiros militares, dentre elas a Associação dos Cabos e Soldados, realizam amanhã, às 14h, uma assembleia geral para junto com a categoria definir quais serão os rumos da negociação com governo do estado para aprovação do subsídio. A assembleia acontece no Clube Tiradentes.

A negociação com o governo se estende desde março e após meses de muitas reuniões e promessas nada foi definido. Na última reunião, realizada no dia 27 de setembro, a equipe do governo apresentou uma proposta inaceitável para a categoria.

Na proposta o valor do salário do soldado passaria de R$ 3.447 (valor da proposta apresentada pelas entidades) para R$ 2.700, fugindo completamente do índice mínimo de 20% do salário do coronel para soldado. A proposta apenas manteve o valor de R$ 17 mil para o coronel. Além da distorção nos valores o governo propôs que esse aumento seja parcelado até 2015.

As entidades representativas dos praças e oficiais foram unânimes em manter a reivindicação do índice de 20% para o soldado e aceitação do parcelamento até 2014. O governo garantiu estudar a proposta e apresentará os estudos de impacto na folha no próximo dia 10 de outubro. "Durante todos esses meses negociamos sem paralisação.

Não vamos aceitar nenhuma proposta com um salário inferior a R$ 3.447 para o soldado. A proposta encaminhada foi um consenso entre todas as entidades e os Comandos da Polícia e Bombeiro Militar. Estamos muito preocupados com o tempo, pois a mensagem do orçamento 2012 já está na Assembleia Legislativa sem a previsão orçamentária necessária para aplicar o aumento", afirma o Cabo Jeoás, presidente da ACS PM/RN e vice-presidente da Associação Nacional dos Praças.

Serviço:

Assembleia Geral Unificada de Policiais e Bombeiros Militares
04 de outubro - às 14h Clube Tiradentes (Avenida Presidente Bandeira, 1158 - Alecrim)

Fonte: *Assessoria de Imprensa da ACS PM/R
Inscrições no Enem começam hoje para
 presos e jovens em medidas socioeducativas

Começa hoje (3) o prazo de inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para presos ou jovens que cumprem medidas socioeducativas com privação de liberdade.

De acordo com edital publicado na última sexta-feira (30) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as inscrições começam às 10h e vão até as 23h59 do dia 17 de outubro (horário de Brasília).

As provas serão realizadas nos dias 28 e 29 de novembro. As quatro provas objetivas terão 45 questões cada uma e abordarão quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (química, física e biologia); Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira - inglês ou espanhol -, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação); e Matemática e suas Tecnologias (matemática)

De acordo com o edital, cada unidade prisional ou socieducativa cadastrada deve ter um responsável pedagógico para fazer as inscrições dos participantes. Esse profissional também deverá acompanhar os resultados, pleitear a certificação do participante e a inscrição do candidato no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e outros programas de acesso ao ensino superior, se for o caso.

O edital lembra que a participação no Enem é voluntária e gratuita e é destinada àqueles que já concluíram o ensino médio ou àqueles que não terminaram essa etapa, mas pretendem obter o certificado de conclusão por meio da prova. Não podem participar dessa edição do Enem pessoas que tiverem sua liberdade decretada antes do exame. Caso o preso seja transferido, a alteração do local de prova pode ser feita até 20 dias da data do exame.

No fim do ano passado, 15 mil pessoas privadas de liberdade fizeram o Enem, sendo que 13 mil tentavam obter certificação no ensino médio.

* Fonte: Agência Brasil