sexta-feira, 22 de abril de 2011

PM's DA TURMA "TORREÃO" DA 2ª CIPM
PARTICIPAM DA 37ª CORRIDA TIRADENTES



Os policiais militares formados na 2ª CIPM em João Câmara Sd PM Glemes Junior e SD PM Charles, participaram nesta sexta-feira (21) da tradicional corrida alusiva ao dia de Tiradentes "O inconfidente mineiro patrono das Polícias Militares do Brasil.

. A edição de nº 37ª contou com a participação de militares e civis de alguns estados do nordeste, que todos os anos percorrem as ruas de Natal munidos do espírito esportivo, em sua maioria amadores do atletismo.

O percurso realizado foi de 10,2 quilômetros, largando do Praia Shopping, em Ponta Negra, seguindo pela Via Costeira até à Ponta do Morcego, na Praia dos Artistas. A largada se deu às 7h da manhã.

“Não precisa vencer um troféu... uma medalha ou um grande prêmio. Quem participa de atividades esportivas já é considerado um vencedor” Assim driblamos os males e os obstáculos que encontramos no caminho. (autor desconhecido)

NOTA DO BLOG: Parabéns a todos. Os que chegaram ou não ao pódio. O importante é participar.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Policial Militar é preso com carro
roubado na Cidade da Esperança


Receptação, falsificação de documentos e adulteração de placa de veículo. Esses são os crimes pelos quais um Policial Militar poderá responder.

Na tarde desta quarta-feira (20), a Polícia Civil, através de agentes da Delegacia Especializada em Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov), prendeu o PM que estava com um Honda Fit roubado. A Polícia Civil chegou ao veículo devido a uma grande coincidência.

Roubado no dia 3 de janeio de 2010, um Honda Fit, ano 2007, de cor dourada, foi roubado. Desde então, uma mulher vinha sofrendo com diversas multas que chegavam à sua residência devido ao carro que tinha a placa clonada e circulava por Natal. E foi a própria mulher quem informou a Polícia Civil sobre o paradeiro do veículo.

Segundo o delegado titular da Deprov, Demontier Falcão, a mulher ligou falando onde estava o carro com a placa clonada. De imediato, o delegado enviou policiais à avenida Mor Gouveia, próximo à linha do trem, onde o policial militar foi preso. De acordo com o delegado, o PM está lotado em uma Promotoria de Justiça e afirma que não sabia que o carro, comprado recentemente, era roubado.

"Sempre é o que os receptadores fazem (dizer que não sabiam). Vamos continuar a investigação e devolver o carro roubado ao dono, que sequer tinha seguro do veículo", informou Demontier Falcão.

OBS: O Policial Militar já foi para o quartel do Comando Geral da PM, onde ficará à disposição na Justiça.

FONTE: Nominuto
Polícia prende mulher acusada de
Traficar drogas na zona norte

Marta responde em liberdade pelo crime de assalto

A polícia prendeu uma mulher acusada de traficar drogas na Zona Norte de Natal. A paraibana Marta Figueiredo do nascimento, 33, foi detida dentro de sua própria casa, no loteamento Dom Pedro, conjunto Pajuçara, na manhã desta quinta-feira (21).

A ação policial teve início após uma abordagem a um adolescente no loteamento Dom Pedro. O menor portava uma pequena quantidade de crack. Ele informou aos PM's que havia comprado a droga na casa de Marta, na rua Wilma de Faria.

A viatura do 4º Batalhão de Polícia Militar se dirigiu até o local, onde encontrou a acusada, 20 pedras pequenas de crack e duas trouxas de maconha. Marta Figueiredo foi presa e encaminhada à Delegacia de Plantão Zona Norte. A mulher nega ser traficante e afirma que a droga encontrada em sua residência é utilizada apenas para consumo próprio.

FONTE: Tribuna do Norte

quarta-feira, 20 de abril de 2011

APREENSÃO DE DROGAS
EM JOÃO CÂMARA

Por volta das 21h35min desta quarta-feira (20), foi detido por tráfico de drogas, a pessoa de José Wilson Barbosa de Oliveira de 35 anos residente na Rua Sampaio correia s/n ,na Cidade de João Câmara.

O fato se deu quando a guarnição do Grupo Tático Operacional (GTO) comandada pelo SD PM Lima e os Policiais militares Ivanilton, Franco e Euder, faziam patrulhamento no centro da cidade, quando se deparou com um popular com atitudes suspeitas, que abordado pelos policiais foi encontrado duas pedras de crack.
Desconfiados, os PM’s fizeram uma varredura num terreno baldio ao lado, próximo a casa do ex-presidiário José Wilson, que logo encontraram uma sacola com uma significativa quantidade de drogas, caracterizando tráfico pela quantidade apresentada.
Segundo o PM Lima a droga foi arremessada possivelmente pelo ex-presidiário, já que estava do outro lado do muro de sua residência, sendo confirmado pelo usuário José Romeu da silva que declarou ter comprado a pessoa de José Wilson. O mesmo foi detido e conduzido a Delegacia Regional de Polícia Civil para fazer os procedimentos legais.

NOTA DO BLOG: Louvável o trabalho realizado pela equipe.  Em nome do Cmt da 2ª CIPM major PM Alberto Gomes e também do cmt do grupo Cb PM Alexandre, o blog Diário de Polícia parabeniza a todos.

Com informações do GTO de João Câmara
Policial militar ganha indenização
por desvio de função

Um policial militar que exercia funções atribuídas ao cargo de delegado de polícia civil, ganhou na justiça o direito a diferença remuneratória – a título de indenização substitutiva pelo desvio de função caracterizado. Nos autos, o Estado do Rio Grande do Norte contestou “pela a improcedência da pretensão deduzida na exordial”.

A ação indenizatória foi do servidor público com iniciais A. B. dos S que à época pertencia o cargo de 3º Sargento da PM. A diferença remuneratória será de acordo com o período – de 27/06/03 à 25/08/08 - em que o policial militar exerceu o cargo de delegado, no município de Cerro Corá – distante 141 km de Natal. De acordo com a decisão da titular da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Ana Cláudia Secundo da Luz e Lemos, o policial militar deverá ser indenizado por danos materiais.

A Súmula nº 685 do Supremo Tribunal Federal garante que "é inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido."

Porém, o autor da ação requere a diferença remuneratória entre os vencimentos do cargo efetivo e os daquele exercido de fato. Segundo a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, “quando há desvio de função do servidor público, é devida a diferença salarial correspondente à função efetivamente desempenhada”.

DIARIODENATAL.COM.BR com informações do TJRN
"NÃO TENHO REMORSO"

Ele bem que avisou. “Rapaz, não precisa fazer isso. Pega minha bíblia do chão. Devolve pra mim”. Além de não lhe darem ouvidos, seus raptores fizeram pior: pisaram na escritura. Debocharam. Fizeram pouco caso. Desrespeitaram sua religião. Agora, além de terra e lama, há manchas de sangue no livro sagrado. Sangue dos dois jovens que não obedeceram e foram mortos.

Não foi por este motivo que Daniel Lima da Silva, de 16 anos, perdeu a vida. Muito menos seu comparsa, um rapaz que só foi identificado até o momento como Queixinho. Ambos foram baleados fatalmente porque raptaram um policial do Batalhão de Operações Policiais Especiais, o BOPE.

Tudo aconteceu na noite da última sexta-feira. Porém, foi somente ontem, com exclusividade ao NOVO JORNAL, que o 2º sargento Danúbio Velloso de Castro Filho, de 42 anos, concordou em falar sobre os momentos de angústia por que passou.

“Tive muito medo. Quando eles me levaram para o meio do mato eu tinha certeza que iria morrer”, revelou o combatente. Casado e pai de dois filhos, Danúbio admitiu à reportagem que não conseguiu pensar em outra coisa se não em sua família.

Todos nasceram e moram em Brasília. Ele também nasceu no Distrito Federal, mas já mora na capital potiguar desde o dia 10 de julho do ano passado, quando veio transferido para complementar a equipe de tripulantes operacionais do helicóptero Potiguar 1, aeronave da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte.

“Hoje meu trabalho é esse. Empreendo patrulhamentos diários sob o céu da capital, atendo a ocorrências emergenciais e realizo salvamentos em áreas de difícil acesso, seja na terra ou no mar”, explicou o policial.

Mas, felizmente para o sargento há episódios que não se esquecem. Além de fazer parte da tropa de elite da Polícia Militar, o combatente também é um dos cinco integrantes da Força Nacional de Segurança Pública em atuação no Centro Integrado de Operações Aéreas, o CEIOPAER. Antes de chegar ao RN, Danúbio participou de operações militares nos estados de Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre e Pará. Fora isso, possui 22 anos de carreira e já concluiu mais de 20 cursos de capacitação em técnicas e táticas policiais, entre eles um realizado nos Estados Unidos sobre situações de perigo envolvendo explosivos. É, portanto, mais do que treinado para intervir em ocasiões de crise e risco extremo, como confrontos armados.

“E foi exatamente isso o que aconteceu naquela noite, quando fui rendido na saída do meu apartamento”, contou ele, ao relembrar da ocasião em que foi abordado em frente ao Hotel Rifóles, na praia de Ponta Negra. Com uma arma apontada para a cabeça, ele foi raptado em seu próprio veículo. De Ponta Negra até a Zona Norte, onde os dois assaltantes foram baleados, Danúbio passou quase uma hora como refém. No trajeto, sem nada poder fazer, presenciou três pessoas serem assaltadas, sofreu um soco na boca e quase foi executado no meio de um matagal.

“Eu não tive alternativa. Tive que reagir. Eu matava ou morria”, justificou o sargento.

Foi o que ele fez. Na primeira oportunidade, no primeiro vacilo dos criminosos, Danúbio não hesitou. Sacou a arma que escondida por baixo da camisa e abriu fogo. Por isso Daniel e Queixinho morreram. Por isso o sargento matou.

“Não tenho remorso ou qualquer tipo de arrependimento. Também não tenho insônia, consciência pesada ou dificuldades para dormir. O que existe é o sentimento de dever cumprido. A certeza que fiz o que pude para salvar minha vida”, disse ele.

EVANGÉLICO, SARGENTO LEMBRA
QUE BANDIDOS DEBOCHARAM DE RELIGIÃO

Evangélico e frequentador assíduo de igreja Assembleia de Deus, o sargento Danúbio Velloso disse que para onde vai carrega a bíblia. O livro que possui é bem volumoso, por isso estava no banco de trás do seu carro. E, embora o fato de os assaltantes terem pisoteado a sagrada escritura não tenha sido o estopim para sua reação, ele não esquece que os bandidos debocharam de sua religião.

“Teve uma hora, pouco antes de eu ter que agir, que um dos assaltantes jogou a bíblia no chão e pisou em cima dela. Com Deus ninguém brinca. Eles desafiaram o Senhor”, comentou.

“E eu ainda disse pra ele na fazer aquilo. Disse bem assim: rapaz, pega minha bíblia do chão. Devolve pra mim. Você já pegou meu celular e meu dinheiro, não precisa fazer isso”, acrescentou.

Foi nessa hora, ainda de acordo com Danúbio, que uma viatura surgiu e os dois rapazes começaram atirar nos policiais que se aproximavam. Atentos apenas com o carro da polícia, o sargento aproveitou a situação e disparou contra os dois.

“Depois a viatura se aproximou, eu me identifiquei e socorremos um dos assaltantes. Hoje eu sei que ele não resistiu e morreu no hospital. Mas, sinceramente, desejei que ele tivesse sobrevivido. Queria ele vivo. Vivo ele teria chance de se reabilitar”, ressaltou o policial.

Por fim, o sargento mostrou ao repórter a bíblia ainda ensanguentada. Sangue dos bandidos que ele teve de confrontar. “Não vou limpá-la. Vou mandar plastificar e guardar assim mesmo,com sangue. Será o meu troféu da vitória”, encerrou.

Fonte: Novo Jornal

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Confira como funciona o comércio
 em Natal durante a Semana Santa

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) informa que o comércio da capital vai funcionar de forma diferenciada nesta quinta e sexta-feira (21 e 22), quando acontece o feriado de Tiradentes seguido da sexta-feira da paixão.

O lojista que decidir abrir seu estabelecimento pode fazê-lo, desde que atenda a cláusula 46ª da Convenção Coletiva de Trabalho para o biênio 2010/2011.

Até a quarta-feira (20), o comércio abre normalmente, retomando suas atividades plenas no sábado de aleluia (23). A CDL Natal informa a alteração do funcionamento dos principais estabelecimentos da capital na quinta e sexta-feira:

Comércio de Rua

Alecrim: Na quinta-feira (21/04) as lojas terão abertura facultativa até 13h e na sexta-feira a maioria das lojas fecham.

Centro da Cidade: A maioria das lojas funcionam em horário diferenciado na quinta-feira (21/04) como as Lojas Americanas (09h às 16h), Riachuelo (09h às 15h) e C&A (09h ás 15h). Já na sexta-feira (22/04), maioria das lojas fecham, mas as Lojas Americanas abre das 09h às 16h.
Zona Norte: Na quinta-feira (21/04) as lojas terão abertura facultativa até 12h e na sexta-feira a maioria das lojas fecham.
Shopping Midway Mall
Praça de Alimentação e Lazer: 11h às 22h.
Lojas: A partir das 13h às 21h.
Natal Shopping
Praça de Alimentação e Lazer: 11h às 22h.
Lojas e Quiosques: 14h às 21h.
Praia Shopping
Praça de Alimentação e Lazer: A partir das 11h.
Lojas e Quiosques: 15h à 21h.
Shopping Cidade Jardim
Praça de Alimentação: A partir das 10h.
Lojas e Quiosques: 14h ás 20h.
Shopping Via Direta
quinta-feira (21/04): Praça de Alimentação e Lazer: 12h às 22h.
Lojas e Quiosques: 15h às 21h, com abertura facultativa.
Na sexta-feira (22/04) o shopping ficará totalmente fechado.
Natal Norte Shopping
Praça de Alimentação e Lazer: 11:30h às 22h.
Lojas e Quiosques: 15h à 21h.
Supermercados
Funcionamento normal das grandes redes.
Bancos
Fechados.

FONTE: DNonline
Governo vai cadastrar igrejas
 e organizações não governamentais
 para receber armas

Igrejas e organizações não governamentais vão funcionar como postos de coleta de armas na Campanha do Desarmamento, que terá início no dia 6 de maio, além das delegacias de Polícia Civil, do batalhões de Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e das unidades das Forças Armadas.

O Ministério da Justiça vai credenciar as igrejas e organizações que poderão receber as armas. Cada local terá a presença de policiais. Com o apoio dessas entidades, o governo federal quer facilitar a entrega de mais armas por parte dos brasileiros.

“Qualquer brasileiro poderá devolver sua arma e receber a indenização devida e contribuir com um Brasil mais seguro”, disse o secretário executivo do ministério, Luiz Paulo Barreto. A lista com as igrejas e organizações autorizadas será divulgada na página do ministério na internet. No próprio posto de coleta, a arma será inutilizada – será quebrada por uma marreta, por exemplo.

A participação dessas instituições na rede nacional de recolhimento das armas foi definida hoje (18) na primeira reunião do conselho responsável pela campanha, formado por representantes do governo federal e da sociedade civil.

FONTE: Agência Brasil
SAÚDE:

Estudo mostra que brasileiro está fumando menos,
mas ainda é sedentário e se alimenta mal


Brasília – A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel Brasil 2010) indica que o brasileiro está fumando menos, mas permanece sedentário e tem alimentação pouco saudável. O estudo foi divulgado hoje (18) pelo Ministério da Saúde.

De acordo com os dados, a proporção de fumantes na população caiu de 16,2% para 15,1% no período de 2006 a 2010, com redução entre os homens. Na população masculina, o hábito de fumar caiu de 20,2% para 17,9%, enquanto as mulheres registraram um índice estável de 12,7%.

O Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, admite que a queda na prevalência de fumantes no país é “lenta”. Segundo ele, a preocupação maior está no fato de que pessoas com menor escolaridade (até oito anos) fumam mais – 18,6% em relação às mais escolarizadas (12 anos ou mais).

“Grande parte do êxito brasileiro se deve à propaganda, mas cremos que podemos ir mais além”, disse, ao se referir às imagens de uso obrigatório em maços de cigarro que alertam para os problemas associados ao tabaco.

Em relação aos hábitos alimentares dos brasileiros, a pesquisa mostra que a população está consumindo menos feijão (importante fonte de ferro e fibras) e mais leite integral, além de carne com gordura aparente. O índice de adultos que consomem feijão pelo menos cinco dias da semana, por exemplo, passou de 71,9% em 2006 para 66,7% em 2010.

Outro fator considerado preocupante pela pasta trata do consumo da quantidade recomendada de frutas e hortaliças – cinco porções diárias, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os alimentos, nessas proporções, são consumidos por apenas 18,2% da população.

A Vigitel Brasil 2010 revela também que 14,2% dos adultos no país são sedentários e, portanto, não praticam nenhum tipo de atividade física durante o tempo livre, durante o deslocamento para o trabalho ou durante atividades como a limpeza da casa. Apenas 14,9% dos entrevistados declararam ser ativos em tempo livre.

Os dados indicam ainda que 30,2% dos homens e 26,5% das mulheres assistem à televisão mais de três vezes ao dia.

Esta é a quinta edição da pesquisa, realizada desde 2006 por meio de entrevistas telefônicas com adultos (maiores de 18 anos). Em 2010, 54.339 pessoas foram ouvidas – cerca de 2 mil para cada capital brasileira.

Com informações da Agência Brasil.
SAÚDE
ESTUDO
Orar por outras pessoas
 faz bem ao coração e ajuda
a diminuir raivas e tensões


Fazer uma prece para alguém desconhecido pode ajudar a controlar emoções negativas das pessoas depois de serem insultadas por estranhos, afirmam pesquisadores.

Uma série de estudos descobriu que depois de uma pessoa ser intencionalmente provocada a ter raiva, ela se acalmará mais rapidamente quando lhe for pedido que faça uma oração por alguém que precisa de ajuda ou apoio (um paciente com câncer, por exemplo).

Os pesquisadores também acreditam que o método é eficaz mesmo entre pessoas que não são muito religiosas ou que vão regularmente à igreja. Os estudos também mostraram que a religião a que a pessoa pertence não parece fazer diferença na habilidade de orar ou rezar para se acalmar.

É preciso ressaltar que quase todos os participantes se identificaram como católicos, de acordo com o estudo publicado pelo periódico Personality and Social Psychology Bulletin.

"Pessoas normalmente recorrem a preces quando elas estão sentindo emoções negativas, inclusive a raiva", afirma o co-autor do estudo, Brad Bushman, professor de comunicação e psicologia na Ohio State University.

"Nós observamos que orar realmente pode ajudar as pessoas a lidar com sua raiva de uma maneira diferente. Provavelmente as orações ajudam a não levar as ofensas tão a sério.


domingo, 17 de abril de 2011

Morre o caminhoneiro Odilon que se
 envolveu em acidente na estrada de Touros

Morreu por volta das 20h30 deste sábado no Hospital Walfredo Gurgel em Natal, o caminhoneiro Odilon Moura Silva, ao 73 anos. Ele residia na rua Antonio Severiano da Câmara, as margens da BR 406, casado com Mirian Celestino.

Odilon se envolveu em um acidente na manhã da última quinta-feira, quando dirigia seu caminhão na RN que liga João Câmara a Touros e em uma curva bateu na lateral de uma carreta que invadiu a contramão. A vítima teve perfuração no pulmão e intestino, além de complicações com uma hérnia e escoriações pelo corpo. Seu estado de saúde se agravou na tarde deste sábado e veio a óbito.

Por Assis silva