sábado, 20 de agosto de 2011

Carreta de 52 metros tomba na BR-304



Uma carreta transportadora de hélice de torres de energia eólica, tombou na manhã deste sábado (20) na BR-304, próximo ao município de Apodi.

Segundo informações da Policia Rodoviária Federal, após tentar realizar uma manobra, o veículo de 52 metros de extensão acabou virando sobre o canteiro da pista. De acordo coma PRF, o acidente não teve vitimas e o veículo já foi retirado do local.

Diário de Natal
2ª CIPM promove mais um
 Treinamento específico ao GTO


Tendo em vista a entrada de novos Integrantes no grupo Tático Operacional de João Câmara, o Major PM Josemário Xavier promoveu mais um Treinamento especializado em Táticas policiais.

Cb PM Alexandre (Subcomandante do GTO) - à direita

Quatro soldados PM recém formados estão a duas semanas inseridas no grupo, desta forma a necessidade de nivelamento para atuarem em qualquer eventualidade.

A primeira edição de nivelamento aconteceu no final de 2010 durante uma jornada de 15 dias sob o comando do Major PM Fernandes e coordenação do 1º Sgt Marival.

Desta vez é considerado apenas um treinamento, a 2ª edição está para ser realizada no início de 2012 conforme o atual comandante do Grupo 2º Sgt PM Damião.

Soldado Da Silva– Um exemplo de amor e
profissionalismo dentro das fileiras da PMRN.

Sd PM Euder à esquerda, a
direita o SD PM Da Silva

 Sobrevivente do acidente que aconteceu em Maio deste ano envolvendo a viatura do GTO quando se deslocavam de João Câmara a São Miguel do Gostoso, foi até a companhia oferecer sua colaboração como instrutor.

Ainda com o colar cervical, uma clavícula fraturada, cicatrizes profundas na cabeça e alguns quilos a menos, o Sd PM Da Silva não mediu esforços em deslocar de sua residência para repassar seus conhecimentos aos novos integrantes.

Munido de bom Humor e dominador do assunto, Da silva ministrou  para os “aspirantes ao GTO” instrução de PistolasTaser (Prática e Teoria).

Soldado Da Silva tanto é vítima do acidente quanto do abandono de quem deveriam assistência-lo. Quem? (?)... Dedicado à profissão, mostrou mais uma vez com esta atitude o guerreiro e o profissional que ele é.

Que o exemplo do Soldado da silva seja tomado como espelho pelos demais colegas. Não confiem! façam Planos de saúde, invista em seguro, nunca espere por cobertura da PM ou do governo diante de uma dificuldade, seja em situação de acidente de trabalho ou problemas de saúde natural.

O Sd PM Pimentel (vítima fatal do mesmo acidente que estava o Sd PM Da Silva) não resistiu e morreu, Sd PM Da Silva e Sd PM Platiny sobreviveram, mas não escaparam do despreso e abandono "De quem deveria cuidar" (?). Pra ter uma idéia o referido Soldado precisa ainda submeter a uma cirurgia que até agora não foi possível. Várias vezes foi até Natal para realizar a cirurgia e retorna por indecisão médica.

Grupo atento as Instruções de Pistolas Taser

Novos integrantes experimentam
descarga elétrica  da arma não letal

2º Sgt Damião (Esquerda) Experimentou o tiro individual
da arma não letal. Os demais participaram da experiência de forma coletiva


OBS: Outras instruções já foram repassadas para o grupo durante a semana por outros profissionais da 2ª CIPM. O término do referido treinamento está previsto para a próxima semana.

Parabéns o Major QOPM Josemário pela iniciativa, Sgt PM Damião, Cb PM Alexandre, Sd PM Da Silva e os demais integrantes do grupo pelo empenho. Boa sorte a todos!
Câmara Municipal de João Câmara/RN
fará exposição de arte de 22 a 24

A exposição que acontece a partir de segunda – feira (22), às 20 horas, no Espaço Cultural Paulo Pereira dos Santos na sede do Poder Legislativo municipal é da artista plástica Heriberta.

Sobre a artista:

A artista plástica apresentará pintura em telas com 35 quadros a óleo, entre elas estão uma série de obras retratando a cidade de João Câmara e os demais retratam natureza morta, paisagens, marinas, casarios e florais.

Seu nome de batismo é Severina Heriberta Patrício Vasconcelos, natural de Riachuêlo e residente em João Câmara/RN desde 1984. Professora, graduada em biologia pela UFRN, descobriu a arte na década de 70 e pinta seu primeiro quadro retratando as serras de Riachuêlo/RN.

Formação

Foi aluna do atelier do pintor Jomar Jackson e contou para sua formação artística a orientação do renomado professor e artistas plásticos Ubiratan Gomes.

Outras informações sobre a exposição poderão ser prestadas pela própria artista plástica em seu endereço eletrônico: heriberta@bol.com.br
Viatura do 4º Batalhão da PM em Natal Capotou e deixou 3 policiais feridos

Imagem real
Foto: Roberto Lucena

Uma viatura do 4º Batalhão da Polícia Militar, ocupada por três soldados, capotou na tarde desta sexta-feira (19), na avenida João Medeiros Filho, zona Norte de Natal.

De acordo com informações colhidas no local, o acidente teria ocorrido após o motorista do carro, uma caminhonete Blazer de placas MZL 6094, tentar desviar de um buraco na via. Os policiais foram encaminhados ao pronto-socorro Clóvis Sarinho. Uma das vítimas, identificada como soldado Câmara, sofreu uma fratura exposta no braço.

Segundo informações do Major Kennedy, a viatura não estava realizando nenhuma diligência no momento do acidente. "O veículo estava se locomovendo de forma normal, quando o condutor foi surpreendido pelo buraco e, na tentativa de desviar, acabou perdendo o controle da direção", explicou.

O capotamento, registrado no sentido Redinha-Igapó, inviabilizou uma das faixas da avenida, desorganizando o trânsito e provocando engarrafamento de veículos até a ponte Newton Navarro.

Imagem Invertida
Mãe - Coração de pedra

Mãe tenta matar filho de 7 anos colocando veneno em sua comida na cidade de Jardim do Seridó

Na Foto: Márcia Maria

Fato lamentável aconteceu ontem na pacata cidade de Jardim do Seridó que fica localizada na Região Seridó do Estado. A pessoa identificada por Márcia Maria Pereira dos Santos, 27 anos, residente na rua Manoel Martiniano, centro de Jardim do Seridó, tentou matar seu próprio filho de 07 anos de idade com veneno de rato.

Após ter tentado contra a vida do filho, Márcia tentou cometer o suicidio. Fatos este ocorrido em duas tentativas durante o dia.

De acordo com relatos da propria mãe da criança, ela colocou veneno de ratos (chumbinho), no leite da criança  planejando depois cometer suicidio. A mãe alega ter cometido tal ato por cauda da falta de amor do pai com a criança e também dos familiares por ela e a criança.

Na Foto: Veneno utilizado

Esclarecimento do pai da criança

Na Delegacia de Policia o pai da criança identificado por Paulo César de Medeiros, 29 anos, relatou em seu depoimento que na manhã desta sexta-feira uma sobrinha de Márcia percebeu que ela pretendia praticar o crime, entãocomunicou ao pai que rapidamente chegou e evitou a tragédia na família. Quando foi a tarde ela voltou ao comercio e comprou novamente veneno para consumar o ato. O Pai da criança recebeu a informação que estava novamente a cometer o ato, resolveu levar o caso ao conhecimento da Policia.

A mãe do menino foi presa e autuada em flagrante por tentativa de homicidio e permanece presa a disposição da justiça.

Créditos Fotos: Seridó 190

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Major Josemário  faz reunião
com efetivo da 2ª CIPM

Efetivo reunido

Major PM Josemário e 1º Ten. QOA Amaro

Na manhã desta sexta-feira (19), o Major Josemário reuniu todo efetivo para transmitir algumas instruções e orientações a respeito do serviço policial (Ostensivo e operacional).

Também  falou de suas intenções referente às melhorias que pretende implantar a bem de todos. Tratou ainda, dos equipamentos e das dificuldades inerentes. Por fim levou uma palavra estimuladora a todo efetivo presente.


Grupo Tático Operacional
OPM's CONTINUAM SEM VERBAS
E FALTA ALIMENTAÇÃO PARA POLICIAIS

Inicio esta reportagem mostrando a valentia de dois comandantes. De um lado Bravura e coragem, do outro Otimismo e Fé... Porém antes faço um pequeno relado na visão ótica de um promotor.

Talvez este tema esteja repetitivo, comum ou até mesmo sem importância para alguns que não estão vivendo o problema. É muito fácil está no “comando de tudo, olhar de cima” e não vivenciar o dia-a-dia dos que sofrem na pele o que é comandar uma OPM sem as condições básicas para sua manutenção. Razão tem o promotor de Justiça, Wendell Bethoven Ribeiro Agra, quando enfaticamente criticou a estrutura da PM vista no interior do Estado. Leiam abaixo:

"A Polícia Militar não pode precisar de donativos como esse, que funcionam como esmola. Isso só demonstra a fragilidade do sistema de segurança, sem logística, que chegar a pedir alimentação. Os policiais não podem se sujeitar e se tornarem pedintes. A Corporação tem que parar de funcionar na base da gambiarra", declarou o promotor de Justiça Wendell Bethoven Ribeiro Agra.

Bravo Dr. Wendell Bethoven, muito bem colocada as suas palavras, falta apenas coragem para muitos comandantes cruzar os braços, fechar as portas e paralisar até que chegue ajuda do governo. Vossa excelência só deixou de criticar o governo estadual que foge de suas responsabilidades como gestor.

Na realidade entra governo e sai governo e o descaso continua. Sabe por quê? Por causa do comodismo de alguns comandantes e a falta de sensibilidade por parte destes políticos que só querem “votos” compromisso nada. O Major Edilson Cmt da 3ª Companhia Independente de Policia Militar da cidade de Currais Novos relatou os problemas que a companhia vinha enfrentando e admitiu que a Polícia Militar de Currais Novos contava com a ajuda dos Bancos da cidade para se sustentar e desde que a operação Batalhão Mall em Assu foi deflagrada essa ajuda foi suspensa devido as restrições judiciais impostas. E aí?

A atitude do Major Adilson em colocar seu cargo a disposição foi louvável, corajosa... Enfrentou um veículo de comunicação da cidade para explanar suas dificuldades a sociedade, é lógico que esta situação não só reflete no efetivo, mas também em toda sociedade, e nestas alturas ele (Major Adilson) deveria já está sofrendo cobranças por parte da população.

Ora? Não tem alimentos para os Policiais, os mesmos estão almoçando e jantando em casa, se precisar atender alguma ocorrência não tem como, pois enquanto isso a viatura tem que ficar parada. Os motoristas, comandantes de viaturas e patrulheiros almoçam em suas casas.

Receber doações não pode, verba por parte do governo não tem, Um conselho estadual que fiscalize esta situação não existe, associações não são ouvidas, greve é ilegal... Daí quem sofre é a população que não são atendidas em tempo hábil quando necessitam dos serviços da Polícia e os comandantes de OPM’s que tem por obrigação de manter o controle do efetivo.

Se um comandante expuser suas dificuldades, cobrar, reivindicar ajuda do governo não tem liderança nem competência para comandar. É desta forma que são vistos pela cúpula de forma geral.

A 2ª CIPM sediada em João Câmara continua enfrentando crises. Comandante se esforça para organizar a OPM.

O Major PM Josemário Xavier Cmt da OPM tem se esforçado com o objetivo de organizar a instituição. Tem batalhado junto ao quartel (QG) em busca de apoio material, já que financeiro nenhum comandante do interior tem conseguido êxito. O prédio doado pela prefeitura de João Câmara para a instalação da sede da 2ª CIPM precisa de um investimento para divisão de repartições para o funcionamento da burocracia geral. Sua abrangência é de 19 municípios (Região mato grande a litorânea). Não tem sido fácil sua batalha que corajosamente está enfrentado o desafio.

“Digamos que o Major Josemário Xavier pegou um elefante em branco para ser pintado... há muita coisa a ser feito” Sargento Sandra

Mesmo diante das dificuldades, o major PM Josemário começou está semana fazer algumas divisões internas. Ele pretende dividir o espaço da companhia para atender as segintes necessidades;
  • Alojamento para o GTO,
  • sala para administração,
  • sala de reunião,
  • alojamento de praças,
  • alojamento de oficiais,
  • alojamento feminino,
  • Sala de operações,
  • Sala de comunicação,
  • Gabinete do comandante
  • Gabinete do subcomandante
  • Cozinha
  • Refeitório
  • Material Bélico
  • outros.
Nota do Blog: A atitude do Major PM Adilson classifico como Bravura e coragem, por outro lado enxergo o otimismo do Major Josemário como Coragem e Fé... A do promotor, “bacana” poderia ter sido enfático também em criticar o descaso que o governo do estado vem se portando há décadas contra a polícia militar.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

NOTÍCIAS SOBRE O SUBSÍDIO:

GOVERNADORA IRÁ ANUNCIAR NO PRÓXIMO DIA 25 RESPOSTA ÀS REIVINDICAÇÕES DA PM E DO CORPO DE BOMBEIROS

O secretário chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado, Paulo de Tarso Fernandes, disse no final da tarde desta terça-feira, dia 16, aos comandantes da Polícia Militar, Coronel Francisco Araújo, do Corpo de Bombeiros, Coronel Eliseu Dantas, e aos presidentes de sete associações representativas dos praças e oficiais das duas corporações que no próximo dia 25, Dia do Soldado, a governadora Rosalba Ciarlini irá anunciar as medidas que a administração vai tomar diante das reivindicações da categoria.

Os militares estaduais reivindicam um novo estatuto para as corporações, a aprovação de um código de ética e a equiparação dos salários aos da Polícia Civil. Na reunião, a consultora geral do Estado, Tatiana Mendes, explicou que o Governo está trabalhando no levantamento do impacto financeiro na folha de pagamentos e que é preciso observar as limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Paulo de Tarso enfatizou que o atual Governo reconhece a importância do pleito dos militares, mas que é preciso adequar a reivindicação à disponibilidade financeira, inclusive estabelecendo um cronograma e um mecanismo para evitar que uma nova defasagem salarial venha a acontecer.

"De concreto, o que posso comunicar agora a vocês é que no próximo dia 25, Dia do Soldado, a governadora Rosalba Ciarlini anunciará as medidas que o Governo irá tomar. O Governo entende que as reivindicações dos militares estaduais são um resgate histórico dos seus direitos, mas é preciso também compreender que o Estado tem limitações. Sempre se disse que o Estado não quebra. Mas o Estado quebra quando atrasa o pagamento dos salários dos servidores. Tivemos isso no passado, e não queremos que se repita", ressaltou Paulo de Tarso.

No final da reunião, o comandante da Polícia Militar, Coronel Araújo, convidou a governadora Rosalba Ciarlini e o Secretário Chefe do Gabinete para a solenidade, na próxima sexta-feira, dia 19, às 16h, de aniversário do Hospital Pedro Germano, vinculado à corporação. Na ocasião, a Governadora e o Secretário serão homenageados com a Medalha do Mérito da Saúde Cel. Pedro Germano. Também esteve presente à reunião o secretário adjunto de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Silva Junior, e o subcomandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Otto Ricardo Saraiva de Souza.

FONTE: Agência RN
A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO
 EM MOBILIZAÇÕES


Por Sd Glaucia

Muitos policiais se sentem desestimulados perante à atual realidade que a Polícia Militar enfrenta, quer seja com a falta de estrutura ou com os baixos salários pagos pelo Governo do RN - ressalte-se o mais baixo entre as categorias do Estado que compõem a Segurança Pública, o que acarreta numa crescente evasão de policiais para outras Instituições que melhor os acolham.

Da mesma forma, os PM's que desejam e permanecem na Polícia Militar desacreditaram do poder de mobilizações da categoria como um todo, deixando de participar ativamente de movimentos reivindicatórios de melhorias e, o que é pior, da própria valorização da categoria.

No próximo dia 25 de agosto, dia do soldado, talvez não se tenha nada a comemorar, mas talvez seja o dia de lembrarmos a sociedade que ainda existimos.

Todas as associações de policiais e bombeiros militares do Estado do Rio Grande do Norte estão convocando não só seus respectivos associados, mas todos os militares estaduais para que em um dia tão esquecido e que em nada se comemora possa lembrar a sociedade de uma categoria de muitos ônus, mas de parcos bônus.

O Dia do Soldado em 2011 deverá ser lembrado por um dia no qual os militares estaduais do RN se uniram mais uma vez na defesa da valorização profissional. No próximo dia 25 de agosto faça parte ativamente da História da PMRN e compareça ao Ato Público em Defesa da Valorização Profissional.

Você é parte importante de nossa valorização!
O QUE A PMPI GANHOU COM O
MOVIMENTO POLÍCIA LEGAL?

Se algum historiador descocupado está lendo este texto, sugiro-lhe uma linha de pesquisa: o sucesso ou fracasso dos movimentos reivindicatórios policiais brasileiros nos últimos cinco anos, de acordo com a pauta inicial de reivindicação das lideranças. Quais movimentos chegaram ao objetivo? Quais apenas trouxeram danos à segurança da sociedade? É necessário trazer o desconforto da falta de policiamento para que as causas sejam observadas? As polícias com menor efetivo são melhores sucedidas? As polícias responsáveis por maior área territorial têm vantagem?

As respostas a estas especulações seriam bons elementos para que mobilizações novas não cometessem erros, nem despendessem esforços desnecessariamente. No caso específico da última reivindicação, na Polícia Militar do Piauí, praticamente todos pleitos foram atendidos, demonstrando que é, sim, possível movimentar-se coletivamente de modo eficiente em busca de melhorias profissionais:

Fica a lição para os próximos que tentarem convecer seus governos a fazerem justiça com a categoria, uma vez que ficar de braços cruzados, sem reivindicar, é o mesmo que se condenar à defasagem.


FONTE: Abordagem Policial/Retirado do Blog do Soldado Glaucia
PM E POLÍCIA CIVIL DE JOÃO CÂMARA
REALIZAM OPERAÇÃO CONJUNTA FAZ
APREENSÃO DE DROGAS E PRISÕES


Na noite desta quinta-feira a Polícia Militar de João Câmara em operação conjunta com a Polícia Civil apreende drogas e detém três suspeitos de Tráfico na Cidade de Caiçara do Norte.

51 papelotes de maconha

08 papelotes de crack e 01 de cocaína

Fabiano Torres da Silva de 28 anos, Etevaldo Galvão Cardoso de 30 anos,
Ao lado; (Imagem preservada) Manuela Nunes Soares de 24 anos
Foram detidos, Fabiano Torres da Silva de 28 anos, Etevaldo Galvão Cardoso de 30 anos, (ambos residente na Rua do Morro em Caiçara do Norte) e Manuela Nunes Soares de 24 anos residente no conjunto popular ao lado da Rádio AM Baixa Verde “Quatro bocas”.

O trio se encontrava em uma residência apontada por um informante de que eles estavam comercializando drogas no local, que ao chegar no lugar indicado foi comprovada a venda da droga.

Ao perceberem a chegada da Polícia os envolvidos arremessaram a droga para fora da casa, e ao serem abordados negaram o envolvimento com a droga encontrada ao lado da residência, vindo caracterizar de fato venda de entorpecentes quando encontraram com os mesmos dinheiro “fracionados” em notas de 2,00 e moedas.

Foram apreendidos: R$ 82,00 em nota de R$2,00
e R$ 12,75 em moedas

Esteve à frente da Operação o Capitão PM Fonseca, Sgt PM Damião, O Sd PM Ivanilton Sd PM Freitas, Sd PM Medeiros, APC Marcos e APC Verônica.

Obs:1 Preservamos a imagem de Manuela Nunes Soares de 24 anos residente no conjunto popular ao lado da Rádio AM Baixa Verde “Quatro bocas” na cidade de João Câmara, todavia a mesma se diz apenas namorada de um deles. Nunca tinha sido presa, embora tenha sido encontrada junto com os meliantes que já tem passagem pela polícia. Porém todas as imagens serão anexadas ao inquérito policial.

Obs:2 Foi apreendido também uma motocicleta tipo POP de cor preta e placas NNP 0979, dois relógios posivelmente tomado como empenho para concessão de drogas e 04 celulares.
PM DE MACAU PRENDE MAIS UM TRAFICANTE

Na última terça feira 16, por volta das 19h30min, os Policiais da 1ª CIPM, após denúncia anônima, prenderam o indivíduo conhecido por ‘‘ISAQUE’’, que estava traficando na Rua Pedro Lopes de Araújo, nas proximidades do ‘‘Beco do Siri’’.


Com o traficante foram encontradas 40 (quarenta) pedras de crack, além de uma pequena quantia em dinheiro. Fato curioso: apesar de Isaque ter sido preso a cerca de 10 (dez) dias pelo mesmo crime, já se encontrava em liberdade.
PM DE MACAU PRENDE HOMEM DE ALTA PERICULOSIDADE

Na última segunda-feira, dia 15/08/2011, às 7h30min, a guarnição do GTO da 1ª CIPM em Macau, efetuou a prisão de Jariedson Bezerra de Moura, vulgo “JARI”, na cidade de Pendências/RN, o qual estava de posse do veículo marca/modelo FIAT/Siena, de cor prata, de placa MZE-8667 tomado de assalto.
           

O Meliante já responde por vários crimes, tais como: formação de quadrilha, assalto à mão armada à casa lotérica de Alto da Rodrigues/RN, furto a veículos, tráfico de drogas, além de ser um dos acusados ter tomado de assalto, nas proximidades do Baixo Assú, o carro de um policial militar lotado no 10º BPM, em Assú.
A CORPORAÇÃO TEM QUE PARAR
DE FUNCIONAR NA BASE DA GAMBIARRA",
AFIRMA PROMOTOR DO RN

Está programada para a próxima semana a conclusão do inquérito conduzido pelo Ministério Público Estadual em decorrência da Operação Batalhão Mall. Com o término das investigações, os promotores poderão denunciar ou não os 12 policiais militares e outros três empresários presos no início do mês de julho. O MP alertou que as denúncias de corrupção a serem encaminhadas à Justiça podem também incluir pessoas que não foram detidas inicialmente, mas que tiveram a participação comprovada ao longo do inquérito.

Ontem, um dos últimos documentos requisitados foi entregue aos responsáveis pela condução da investigação. Trata-se de papéis do banco Bradesco, cuja relação com o inquérito não foi esclarecida à reportagem. "Com o término do inquérito, existe a possibilidade de apenas uma parte ser denunciada pelos crimes investigados. Assim como, pessoas que sequer chegaram a ser presas também pode ser responsabilizadas pelos delitos apontados", afirmou o promotor de Justiça de Investigação Criminal, Wendell Bethoven Ribeiro Agra.

Apesar de as denúncias estarem próximas de ocorrer, o promotor Wendell Bethoven descartou a possibilidade da realização de novas prisões a curto prazo no caso. Segundo ele, a possibilidade de detenção existe após o julgamento ou se houver qualquer tentativa de prejuízo ao processo por parte dos envolvidos.

"Como não são crimes que envolvem violência, não se justifica a prisão cautelar dos suspeitos. Eles responderão ao processo em liberdade", informou o promotor. Na oportunidade foram detidos o então comandante do 10º Batalhão da PM, em Assú, coronel Wellington Arcanjo de Morais, e o ex-sub comandante, major Alberto Gomes, além de outros 10 praças da Corporação.

Os empresários do ramo de posto de combustíveis, Rodolfo Fagundes de Albuquerque e Erinaldo Medeiros de Oliveira, e o sócio da rede Nossa Agência, Pedro Gonçalves, também foram presos.

Menos de duas semanas depois, porém, todos ganharam a liberdade através de habeas corpus e revogações das prisões pedidas pelo próprio MP, que já não considerava necessária a reclusão. Para o promotor Bethoven, a prisão preventiva não pode ser encarada como uma antecipação da condenação. "Pelo tipo de crime que são investigados, não havia como mantê-los presos. Em alguns dos casos, nós mesmos pedimos essa liberdade para os policiais", disse.

Novas denúncias surgem após Operação do MP

O Ministério Público Estadual já planeja investigar outras cidades do Estado na qual a Polícia Militar é suspeita de agir da mesma forma que supostamente agia em Assú. Lá, a Operação "Batalhão Mall" teve o objetivo de desarticular organização criminosa responsável pelo cometimento reiterado de crimes de corrupção ativa, passiva e peculato contra a Administração Pública Militar, através de negociatas com pontos bases de viaturas e vendas do serviço policial.

De acordo com o promotor Wendell Bethoven, a partir de tal operação, o MP já recebeu várias informações que podem dar início a outros inquéritos no interior do Rio Grande do Norte. "Percebemos que por conta própria a Corporação já começou a investigar irregularidades. Alguns comandantes da PM no interior já instauraram sindicâncias".

Em Currais Novos, por exemplo, o comandante da 3ª Companhia Independente da PM, major Francisco Edilson Fernandes, já declarou que a situação tornou-se precária após o encerramento dos "convênios não-legalizados". Em entrevista durante o final da semana passada ao canal da cidade, Sidys TV, o major denuncia a situação em que vive.

"Quando a gente chegou aqui, já vinha passando dificuldade financeira porque não tínhamos verba própria. O que tínhamos: o banco nos ajudava com o convênio que havia. Depois que houve o problema lá em Assú, os bancos e nós mesmos ficamos pensando, porque não é uma questão legalizada. Teria que ser legalizada. Temos uma dificuldade grande e isso já começou a refletir na cidade", informou.

O major diz que já tomou a decisão de pedir exoneração do cargo e deixar a cidade em virtude dos problemas financeiros potencializados em conseqüência da Operação Batalhão Mall. A reportagem tentou contato com o oficial durante o dia de ontem, mas não houve retorno aos telefonemas realizados.

O promotor de Justiça, Wendell Bethoven Ribeiro Agra, é enfático ao criticar a estrutura da PM vista no interior do Estado.

"A Polícia Militar não pode precisar de donativos como esse, que funcionam como esmola. Isso só demonstra a fragilidade do sistema de segurança, sem logística, que chegar a pedir alimentação. Os policiais não podem se sujeitar e se tornarem pedintes. A Corporação tem que parar de funcionar na base da gambiarra", declarou.

FONTE: Tribuna do Norte
Bombeiros retornam ao “poço do terror”
e o encontram fechado

Na tarde desta quinta feira, 18 de agosto, bombeiros do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) e do Serviço Técnico de Engenharia da Instituição (SERTEN) voltaram ao poço, em Passagem de Areia, no município de Parnamirim, onde no começo do mês foram encontrados três corpos.


A ação foi realizada a pedido do Delegado Graciliano Lordão, de Parnamirim, responsável pela investigação do caso.

Chegando ao local, bombeiros e policiais civis encontram a abertura do poço fechada com concreto. Segundo informações de populares, o fechamento do poço foi feito na segunda feira, 16, pelo proprietário do terreno.

De acordo com o Tenente Christiano Couceiro, assessor de comunicação social do CBMRN, a corporação irá aguardar uma autorização por escrita do delegado responsável para que possa abrir o poço e realizar a inspeção do local.

“O corpo de bombeiros estará em prontidão aguardando a chegada da autorização formal para realizar a abertura do poço e inspecionar o local. Podemos retornar nesta sexta feira, 19, assim que o documento for enviado a corporação”, disse o oficial.

Segundo denúncias, existe ainda no local dois corpos.

Com informações  CBOM/RN

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Boneco Cidadão pode ganhar
"liberdade" a qualquer momento

Preso desde a última segunda-feira por fiscais da prefeitura de Natal, o Boneco Cidadão - criado há cerca de três meses para denunciar os problemas de infraestrutura nas ruas da cidade, pode ser solto ainda hoje.

Depois da apreensão, os donos do boneco entraram com um pedido de liberação, junto ao Tribunal de Justiça e aguardam a decisão do Judiciário sobre o caso. O boneco está na Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), razão que levou manifestantes a promover, na tarde de ontem, a Marcha dos Bonecos, como forma de protesto contra a apreensão do personagem.

Segundo os organizadores do movimento, a intenção é pedir a liberação do boneco e lutar pela garantia da liberdade de expressão.

De acordo com o presidente da Associação dos Melhores Amigos do bairro Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal, Milklei Leite de Farias, o Boneco Cidadão percorreu 21 ruas da cidade e dessas, 13 já tiveram o problema solucionado.

A prefeita acha que temosalgo contra ela, mas também estamos denunciando o descaso do governo do estado. Colocamos o boneco em diversos locais que são de responsabilidade do estado e cinco lugares já tiveram os problemas solucionados.

Ele faz em poucos dias o que os governos não fazem em anos", disse. Segundo Milklei, se o boneco for solto, será realizada uma carreata partindo da sede da Semurb até a prefeitura.

Para o líder comunitário Francisco Gomes de Lima, conhecido como Chiquinho, se algo acontecer com o boneco, os responsáveis por ele irão pedir indenização. "Tive informações de que haviam quebrado o braço do boneco.

Nem ele está livre do abuso de poder e da arbritariedade da prefeitura", afirmou. Informações de bastidores são de que a ordem para a prisão do boneco partiu do Chefe de Gabinete da prefeita Micarla de Sousa, Kalazans Bezerra. A reportagem do Diário de Natal procurou o secretário, mas ele não atendeu as ligações.


De Jussara Correia para o Diário de Natal

terça-feira, 16 de agosto de 2011

SENASP - ABERTAS AS INSCRIÇÕES
 PARA O CICLO 23

As inscrições para os Cursos do SENASP começaram hoje, dia 16 (terça-feira) e vão até o dia 20 de agosto (sábado).

Como ocorrido nos últimos ciclos, as inscrições serão realizadas em duas etapas.

1. de 16 a 18 de agosto - Inscrições em apenas UM curso.

2. 19 e 20 de agosto - Será permitida, aos candidatos já inscritos, a realização de uma segunda inscrição em outro curso, (caso não tenha alcançado a meta de 200.000 inscrições na primeira etapa) afim de completar as vagas disponíveis.

O início das aulas está previsto para o dia 13 de setembro, com duração até o dia 18 de outubro, para os cursos de 40 horas, e até o dia 2 de novembro para os cursos de 60 horas
Ex-governador Iberê inicia batalha
contra novo câncer nesta quarta

Após descobrir que está com um tumor no cérebro, o ex-governador do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira de Souza, passará por um procedimento médico marcado para às 14h desta quarta-feira no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

A assessoria de comunicação do ex-governador explicou que Iberê passará por uma aplicação de radioatividade no tumor localizado na área periférica do cérebro durante 20 minutos. O procedimento é considerado não invasivo por não se tratar de cirurgia.

O tumor foi descoberto em um exame de rotina realizado nessa segunda-feira no hospital. No momento em que recebeu a notícia, o ex-governador ficou chocado, mas foi tranquilizado pela equipe médica que o trata desde março de 2010, quando retirou um nódulo do pulmão esquerdo.

Assim como ocorreu quando se tratou do câncer na região do pulmão, Iberê Ferreira optou pelo hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para realizar o procedimento médico. Na primeira cirurgia, realizada em 18 de março do ano passado, Iberê ainda era vice-governador e, após o tratamento, assumiu a vaga deixada por Wilma de Faria e disputou o Governo do Estado, sendo derrotado por Rosalba Ciarlini no primeiro turno da eleição.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Delegacias perdem quase 100
policiais militares

Todos os policiais militares que trabalham improvisadamente nas delegacias de Polícia Civil do Rio Grande do Norte vão ser removidos a partir desta segunda-feira, 15, piorando a situação da Polícia Judiciária. Em todo o Estado, existem 78 policiais militares que atuam como civis.

A retirada dos militares é uma exigência antiga do Sindicato de Policiais Civis e Servidores do Itep (SINPOL) do RN e pode acarretar graves problemas, principalmente no interior. Na falta de civis, PMs eram utilizados improvisadamente.

Em Mossoró, o efetivo da Polícia Civil, que já era extremamente reduzido, vai ficar ainda pior. São 14 militares que trabalham nas principais unidades da cidade. Eles voltam nesta segunda-feira para o II Batalhão de Polícia Militar.

A Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) será a mais prejudicada com a decisão. Em seus quadros, são três policiais civis e quatro militares. "Caso seja realmente feita essa retirada, vou perder metade dos meus policiais. A Denarc e outras delegacias da região vão perder praticamente toda sua equipe", lamentou o delegado Denys Carvalho, da Denarc.

Continue lendo: Saída é reivindicação dos policiais civis
ENGRAÇADO E CURIOSO

Boneco Cidadão é "preso" em Natal e criadores vão entrar com ação

Boneco é usado como protesto da população
 contra buracos de Natal




O Boneco Cidadão, famoso por representar as denúncias dos buracos pelas ruas de Natal, foi apreendido na manhã desta segunda-feira (15) ao ser colocado próximo à Prefeitura de Natal, na Cidade Alta.

De acordo com o líder comunitário Francisco Gomes de Lima, um dos responsáveis pelo boneco, uma equipe da Prefeitura de Natal, com cerca de 15 pessoas, pegou o boneco e o arremessou em uma camionete, indo para o um destino ignorado.

Segundo o líder comunitário, a equipe da Prefeitura alegou que o boneco estava atrapalhando a via. Francisco Gomes afirmou que os responsáveis pela criação do boneco já entraram em contato com o advogado e que ele vai entrar com uma ação para recuperá-lo.

O Boneco Cidadão foi criado há cerca de três meses por um grupo de lideranças comunitárias de Natal.


"O boneco ainda possui um blog para divulgação de sua agenda e seus trabalhos"

 www.bonecocidadao.blogspot.com e twitter - @boneco_cidadao.

Fonte: Diário de Natal
DELEGACIAS AMANHECEM FECHADAS
 APÓS RETIRADA DE POLICIAIS MILITARES

Comando da PM determinou que policiais deixem delegacias e voltem para os batalhões.

O Comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte determinou a retirada de delegacias de todos os policiais que estavam atuando em apoio a Polícia Civil. Pelo menos 78 PMs desempenhavam essa função, principalmente, no interior do Estado. Com a determinação, algumas delegacias amanheceram fechadas, como é o caso da Delegacia Regional de Apodi.

A retirada dos policiais militares atende a uma reivindicação do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), e foi estabelecida nesta segunda-feira (15), pelo comandante da PM, coronel Araújo Silva.

No entanto, como a Polícia Civil está presente somente em 40% dos municípios do Rio Grande do Norte, a saída dos PMs abriu uma lacuna e deve dificultar ainda mais. Em Apodi, por exemplo, onde funciona uma Delegacia Regional, o atendimento a população foi suspenso nesta segunda.

Isso porque o delegado Claiton Pinho trabalha apenas com um agente e contava com policiais militares para auxiliar no desenvolvimento dos procedimentos teve que devolver os PMs para o Batalhão.

Por outro lado, a volta dos policiais para os batalhões de origem é uma promessa de reforço no policiamento ostensivo. O problema, de acordo com alguns policiais, é que muitos deles passaram muito tempo dentro de uma delegacia e estariam “desacostumados” com técnicas de patrulhamento, necessitando de uma reciclagem.
Policiais militares cumpriam escalas
 de policiais civis no interior

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Araújo Silva, disse que a determinação da retirada de 79 policiais militares de delegacias visa reforçar o policiamento ostensivo e combater o desvio de funções. Vários desses policiais estavam cumprindo escala no lugar dos policiais civis.

"Eles estavam deixando de cumprir suas funções de policiamento ostensivo para desempenhar trabalho de polícia judiciária", revela Araújo. De acordo com o comandante, até mesmo em Natal alguns policiais militares estavam a disposição da Delegacia Geral da Polícia Civil.

Todos terão que retornar para os batalhões e vestir suas fardas da PM. Caso contrário, serão submetidos ao corte de ponto ou até mesmo responder a processo disciplinar por deserção.

Segundo foi apurado pela reportagem do Portal BO, a determinação que passou a valer nesta segunda-feira (15) desagradou vários policiais, inclusive, da própria Polícia Civil, que reclama de um prejuízo para as cidades.

"Quanto a isso, cabe ao delegado geral [Fábio Rogério] remanejar seus policiais da melhor maneira possível. O que eu não posso é desviar meus policiais de suas funções", completa coronel Araújo.

FONTE: Portal BO
Jucurutu parou para dá o ultimo adeus
a garotinha Milena Brutalmente assassinada

Comoção e muito choro na missa de corpo presente de Millena


O clima de dor e comoção se espalhou na igreja de Santa Izabel, em Jucurutu na tarde desta segunda -feira (16), durante a missa de corpo presente da pequena Millena. A mãe da estudante, que se mostrou fortalecida ontem, hoje estava visivelmente fragilizada.

Na Foto: Multidão acompanha o sepultamento de Milena
Créditos Fotos: Edilson Silva


Foi enterrado nesta segunda - feira (15/08) Milena Soares, de 09 anos, brutalmente assassinada na noite de ontem em uma estrada carroçavel nos arredores da cidade de Jucurutu.

A cerimônia foi marcada por muita emoção e tristeza por parte de familiares e amigos que acompanharam o cortejo fúnebre até o Cemitério publico da cidade de Jucurutu.

O corpo de Milena foi encontrado por volta das 19hs do último domingo em uma estrada carroçavel na zona rural de Jucurutu. A criança foi espancada e assassinada no Dia dos Pais.

Advogado de Sandro promete
 provar inocência de seu cliente

Ariolan Fernandes - Advogado
Em entrevista no final da tarde de hoje (segunda feira) , o advogado Ariolan Fernandes (foto) que defende o homem que é apontado pela Policia como matador da pequena Milena em Jucurutu no início da noite de ontem, disse que seu cliente é inocente e vai provar tal afirmação.

O profissional acha estranho o fato de, a testemunha que disse ter visto o carro de Sandro na zona rural de Jucurutu e posteriormente ter anotado a placa sendo que a a mesma que teria encontrado o corpo.

Sandro será transferido amanhã para a Penitenciária Estadual do Seridó , o Pereirão e deverá ficar em cela separada.



Suspeito de matar criança em Jucurutu foi atuado em flagrante na tarde de hoje

Na Foto: Homem apontado pela Policia
como suposto autor do Crime



O Delegado Luiz Antonio do Nascimento da Silva Filho que era o responsável pelo plantão do Final de Semana da Policia Judiciária na Região do Seridó autuou em flagrante no final da tarde de hoje o principal suspeito de ter matado a garotinha Milena Soares da Silva, 09 anos, residente na cidade de Jucurutu.

Alexsandro Soares de Melo, 36 anos, ou Sandro como é mais conhecido está preso na delegacia de Policia Civil de Caicó e segundo o Delegado Luiz Antonio são fortes os indícios que o levaram a autuar o suspeito em flagrante pela autoria do crime.

O Delegado disse que os depoimentos de algumas pessoas foram fundamentais para se chegar a Sandro. Dr. Luiz Antonio chegou a afirmar que uma das testemunhas pegou a placa do carro de Sandro em uma estrada carroçavel e passou para o pai de Milena que teria confirmado ser a placa do carro de Sandro.

Dr. Luiz Antônio também disse ainda que o suspeito foi reconhecido por outra testemunhas através de fotos de celulares.

Ao Delegado Dr. Luiz Antonio o Pai de Milena teria dito que Sandro teria em outras oportunidades levado a sua filha para ensinar a dirigir e que a menina chegou a dizer que Sandro a colocou no "colo".

O Principal suspeito e agora apontado pela Policia como possivel autor do crime será transferido para a penitênciária Estadual do Seridó onde deverá ficar em uma sela isolado sem contato com os demais presos.

Fonte e foto: Edilson Silva
Criança é morta por espancamento
 em Jucurutu

Garotinha Milena (09 anos)



Na noite deste domingo(14). Uma criança de apenas 9 anos de idade foi encontrada agonizando nas proximidades do sítio riachão, zona rural de Jucurutu.

Segundo relatos a criança teria sido encontrada ainda com vida e após ser encaminhada para o Hospital Maternidade da cidade e ao ser transferida para Natal morreu a caminho do hospital.

A menina foi encontrada com sinais de espancamentos ainda não foi revelado se há sinais de estupro. Circulam informações de que a menina teria sido vista pela última vez pegando um moto taxi no centro da cidade.

A morte da criança deixou os moradores da cidade revoltados. Laudo aponta que garotinha Milena morreu de traumatismo craniano

A Policia Militar da cidade de Jucurutu passou a noite realizando buscas e colhendo informações para tentar identificar e prender o autor do bárbaro crime que chocou a população de Jucurutu e toda a região do Seridó.

Um suspeito foi identificado pela Policia e ao ser ouvido informalmente negou participação na morte de Milena e foi liberado, ele será novamente ouvido na manhã de hoje. Populares revoltados cercaram a casa do suspeito temendo que ele deixe a cidade de Jucurutu.

O Corpo de Mylena está no ITEP de Caicó onde será necropsiado,
e passará por exames para saber se houve violência sexual.
Em seguida será liberado o para sepultamento

Muita confusão na saida do suspeito de matar
 criança na cidade de Jucurutu

Viaturas da Polícia Militar de Caicó e de Jucurutu foram apedrejadas
na manhã de hoje na saída do suspeito de ter matado a garotinha Milena,
 09 anos, na noite de ontem na cidade de Jucurutu.   

Um Policial Militar identificado por Estácio teria sido encaminhado ao Hospital e
 Maternidade Dr. Carlindo Dantas após ser ferido por uma pedrada.

A população revoltou-se na saída do suspeito, tentando linchá-lo
aos gritos de “ASSASSINO, ASSASSINO"

domingo, 14 de agosto de 2011

1º CURSO AVANÇADO DE SOBREVIVÊNCIA
EM ÁREAS INÓSPITAS - ZUMBI ADVENTURE

EM NOVEMBRO

VAGAS LIMITADAS... RESERVE JÁ A SUA!

MAS ATENÇÃO - SOMENTE SERÁ ACEITO O ALUNO QUE APRESENTAR CERTIFICAÇÃO DE CURSO BÁSICO DE SOBREVIVÊNCIA - DA ZUMBI OU DE INSTITUIÇÃO MILITAR

CONTATOS:
miagleekanai_renan@hotmail.com (85) 9196-9599
santanajiujtsu@bol.com.br (85) 8718-7095
Três pessoas morreram após colisão
entre veículos em São Gonçalo
 do Amarante

Uma colisão entre um ônibus e um carro de passeio matou Três pessoas no começo da manhã deste domingo (14), no distrito de Regomoleiro, em São Gonçalo do Amarante.


Duas morreram na hora, já a terceira vítima foi resgatada e socorrida ainda com vida, mas morreu no hospital Walfredo Gurgel

De acordo com o tenente Franco, do Corpo de Bombeiros, foram encontradas várias latas de cerveja dentro do porta malas do Forde Ka, o que pode indicar que as vítimas do acidente estavam bebendo.mas informações preliminares dos Bombeiros dão conta que o ônibus seguia no sentido Natal-São Gonçalo e o Ford KA vinha em sentido contrário.


 As vítimas fatais foram identificadas como; Mailton Silva de Lima, de 23 anos, e Renato Cesar Moreira, de 27 anos. Um dos homens que foi levado ao hospital é Michel Ferreira de Oliveira.

Fonte: Portal B.O