sexta-feira, 19 de agosto de 2011

OPM's CONTINUAM SEM VERBAS
E FALTA ALIMENTAÇÃO PARA POLICIAIS

Inicio esta reportagem mostrando a valentia de dois comandantes. De um lado Bravura e coragem, do outro Otimismo e Fé... Porém antes faço um pequeno relado na visão ótica de um promotor.

Talvez este tema esteja repetitivo, comum ou até mesmo sem importância para alguns que não estão vivendo o problema. É muito fácil está no “comando de tudo, olhar de cima” e não vivenciar o dia-a-dia dos que sofrem na pele o que é comandar uma OPM sem as condições básicas para sua manutenção. Razão tem o promotor de Justiça, Wendell Bethoven Ribeiro Agra, quando enfaticamente criticou a estrutura da PM vista no interior do Estado. Leiam abaixo:

"A Polícia Militar não pode precisar de donativos como esse, que funcionam como esmola. Isso só demonstra a fragilidade do sistema de segurança, sem logística, que chegar a pedir alimentação. Os policiais não podem se sujeitar e se tornarem pedintes. A Corporação tem que parar de funcionar na base da gambiarra", declarou o promotor de Justiça Wendell Bethoven Ribeiro Agra.

Bravo Dr. Wendell Bethoven, muito bem colocada as suas palavras, falta apenas coragem para muitos comandantes cruzar os braços, fechar as portas e paralisar até que chegue ajuda do governo. Vossa excelência só deixou de criticar o governo estadual que foge de suas responsabilidades como gestor.

Na realidade entra governo e sai governo e o descaso continua. Sabe por quê? Por causa do comodismo de alguns comandantes e a falta de sensibilidade por parte destes políticos que só querem “votos” compromisso nada. O Major Edilson Cmt da 3ª Companhia Independente de Policia Militar da cidade de Currais Novos relatou os problemas que a companhia vinha enfrentando e admitiu que a Polícia Militar de Currais Novos contava com a ajuda dos Bancos da cidade para se sustentar e desde que a operação Batalhão Mall em Assu foi deflagrada essa ajuda foi suspensa devido as restrições judiciais impostas. E aí?

A atitude do Major Adilson em colocar seu cargo a disposição foi louvável, corajosa... Enfrentou um veículo de comunicação da cidade para explanar suas dificuldades a sociedade, é lógico que esta situação não só reflete no efetivo, mas também em toda sociedade, e nestas alturas ele (Major Adilson) deveria já está sofrendo cobranças por parte da população.

Ora? Não tem alimentos para os Policiais, os mesmos estão almoçando e jantando em casa, se precisar atender alguma ocorrência não tem como, pois enquanto isso a viatura tem que ficar parada. Os motoristas, comandantes de viaturas e patrulheiros almoçam em suas casas.

Receber doações não pode, verba por parte do governo não tem, Um conselho estadual que fiscalize esta situação não existe, associações não são ouvidas, greve é ilegal... Daí quem sofre é a população que não são atendidas em tempo hábil quando necessitam dos serviços da Polícia e os comandantes de OPM’s que tem por obrigação de manter o controle do efetivo.

Se um comandante expuser suas dificuldades, cobrar, reivindicar ajuda do governo não tem liderança nem competência para comandar. É desta forma que são vistos pela cúpula de forma geral.

A 2ª CIPM sediada em João Câmara continua enfrentando crises. Comandante se esforça para organizar a OPM.

O Major PM Josemário Xavier Cmt da OPM tem se esforçado com o objetivo de organizar a instituição. Tem batalhado junto ao quartel (QG) em busca de apoio material, já que financeiro nenhum comandante do interior tem conseguido êxito. O prédio doado pela prefeitura de João Câmara para a instalação da sede da 2ª CIPM precisa de um investimento para divisão de repartições para o funcionamento da burocracia geral. Sua abrangência é de 19 municípios (Região mato grande a litorânea). Não tem sido fácil sua batalha que corajosamente está enfrentado o desafio.

“Digamos que o Major Josemário Xavier pegou um elefante em branco para ser pintado... há muita coisa a ser feito” Sargento Sandra

Mesmo diante das dificuldades, o major PM Josemário começou está semana fazer algumas divisões internas. Ele pretende dividir o espaço da companhia para atender as segintes necessidades;
  • Alojamento para o GTO,
  • sala para administração,
  • sala de reunião,
  • alojamento de praças,
  • alojamento de oficiais,
  • alojamento feminino,
  • Sala de operações,
  • Sala de comunicação,
  • Gabinete do comandante
  • Gabinete do subcomandante
  • Cozinha
  • Refeitório
  • Material Bélico
  • outros.
Nota do Blog: A atitude do Major PM Adilson classifico como Bravura e coragem, por outro lado enxergo o otimismo do Major Josemário como Coragem e Fé... A do promotor, “bacana” poderia ter sido enfático também em criticar o descaso que o governo do estado vem se portando há décadas contra a polícia militar.

Nenhum comentário :

Postar um comentário