sábado, 10 de novembro de 2012

Ação Integrada de Segurança
Novo modelo de ação policial aplicado
 pelo CPC em áreas Metropolitana 

EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE - O Comando Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte coordenou, em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo, uma grande operação de prevenção ao crime e combate a violência no município. A ação, mantida em sigilo, aconteceu das 16h00 às 22h00 da quinta-feira (8).


O trabalho de policiamento ostensivo foi realizado com blitzes  simultâneas em diversos pontos de São Gonçalo e contou com a atuação do efetivo da ROCAM, BOPE, GTO e CPRE, com o apoio de homens da 2ª Companhia de Polícia Militar de São Gonçalo.

A operação teve ainda a participação do Departamento Municipal de Trânsito e a Secretaria Municipal de Defesa Social de São Gonçalo. A coordenação do trabalho ficou a cargo do comandante geral da Polícia Militar, Araújo Silva, do comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de São Gonçalo, capitão Ives, o secretário municipal de Defesa Social, João Eider e o diretor do Demutran, Paulo Roberto.

A população aprovou essa ação surpresa e integrada de segurança e desejou a repetição das blitzes com mais frequência. “A polícia e a prefeitura estão de parabéns por esse trabalho, mas é importante que as barreiras sejam feitas mais vezes pra pegar os bandidos e aqueles que querem fazer o mal de surpresa”, disse Dona Joana Silva, moradora do conjunto Amarante.

Fotos: Isaías Carlos
Bandidos se dão mal após assalto as
 agências dos correios de Jaçanã

Na tarde desta sexta-feira (09) por volta das 14h20 a policia prendeu três indivíduos que assaltaram a agência dos correios de Jaçanã. Os três elementos se identificaram como; Álife Domingos Constantino da Silva, (Esnube), Bruno do Vale Santana (Sapo) e Jefferson de Souza Cavalcante, todos residentes no estado da Paraíba. A policia Militar do RN realizou uma ação conjunta com a Policia do Paraíba e prenderam os meliantes elementos na manhã deste sábado.


Segundo o Sub-Tenente PM Gomes os elementos estavam em baixo de um pé de cajueiro nas proximidades da cidade, ao perceberem a presença da Policia um dos bandidos identificado por Jeferson estava armado e tentou reagir contra a policia, daí foi alvejando com um tiro na pernas.

A policia prendeu os 3 bandidos e recuperou o dinheiro que havia sido roubado da Agencia do correio.

Foram apreendidos: um veículo Pálio de Placas KHR 0912, que tinham tomado de assalto em Pernambuco, 02  revólveres calibre 38, cada com 6 munições intactas, e uma quantia em dinheiro de aproximadamente  R$ 1.420,00.

Vejam as fotos registradas pelo soldado Washington G. Cardoso.





Assaltantes presos após assalto contra os correios de Jaçanã

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Coronel Reinaldo reúne Comandantes
 de OPMs do Interior para tratar da
 Operação Verão e outros assuntos

O Comandante do Policiamento do Interior (CPI) Coronel QOPM Reinaldo reuniu todos os comandantes de Organização Policial Militar do Interior para tratar de assuntos diversos. Entre os assuntos a Operação verão que começa em Dezembro.


A reunião foi realizada na manhã desta sexta-feira (09), no 10º BPM em Assú. Entre os oficiais presentes estavam os comandantes das respectivas OPMs: Mossoró, Macau, João Câmara, Santa Cruz, Caicó, Currais novos, assú entre outras.

O Coronel Reinaldo iniciou a reunião falando sobre as ocorrências policiais que vem vitimando policiais militares no RN, pedindo mais alerta ao serviço no sentido de não só pensar em proteger a sociedade, como também a si mesmo. Assim, cada comandante foi alertado a instruir seu efetivo para o uso de coletes e mais atenção nas ações policiais.

Abordou também a questão da presença constante de viaturas nas ruas, montando estratégias para que a cidade esteja sempre sob vigilância policial. Orientou quanto a apresentação pessoal em serviço, uso do material de proteção e equipamentos básicos.

Observou  algumas falhas no tocante a vigilância constante da entrada de desconhecidos e carros suspeitos na cidade, principalmente horários de maiores incidentes de assaltos as agências dos correios que normalmente acontece entre 09h00 e 14h00, principalmente no início e término do expediente das agencias.

Por último, tratou da operação verão que está previsto para começar nos meados de dezembro. 
A CASA CAIU
Um ano após ter assassinado
 o Soldado PM Ramalho criminoso
é preso na rodoviária de João Pessoa/PB

A casa caiu para o foragido da Justiça potiguar Elder Fernandes de Araújo, o “Dinho” (FOTO), de 24 anos, foi preso no final da noite de terça-feira (6) na rodoviáriade João Pessoa/PB.

"Dinho"
Ele é acusado de ter assassinado o soldado da PM RN Antônio Carlos Ramalho lotado no 4° BPM, em São Gonçalo do Amarante, em novembro do ano passado.

Dinho foi abordado em atitude suspeita e depois constatado o mandado em aberto contra ele. Elder continua custodiado na Paraíba, no Presídio do Roger.

Uma equipe da Delegacia de São Gonçalo do Amarante, que investiga o caso, fará a transferência do preso para o RN ainda esta noite.
Quadrilha explode dois bancos em Grossos

Um dia após bandidos destruírem uma agência do Banco do Brasil na cidade de Alto do Rodrigues, a cidade de Grossos sofreu com o mesmo tipo de crime. Na madrugada desta sexta-feira (9), uma quadrilha composta por cerca de dez pessoas invadiu a cidade e atacou duas unidades bancárias, também destruindo os prédios com explosivos.


O alvo dos assaltantes foram agências do Banco do Brasil e do Bradesco, que ficam localizadas uma próxima da outra. O bando estava em dois carros, cujas placas não foram identificadas, e chegaram a espalhar grampos para furar os pneus das viaturas da Polícia Militar e dificultar uma perseguição após o roubo. O ataque nas agências bancárias foi feito de maneira simultânea e as duas unidades ficaram praticamente destruídas. Ainda não se sabe, no entanto, quanto teria sido roubado pelos criminosos, tendo em vista que somente durante esta manhã é que os funcionários do Banco do Brasil e do Bradesco devem fazer esse levantamento.

Fotos: Ronaldo Josíno/Portal BO
Polícia de Macau prende homem
 de alta periculosidade na área do crime

Com frieza, calculismo e uma boa conversa,  é assim que ele chega nos lugares por onde passa. Come, bebe, pede dinheiro e diz; "Pode pôr na conta que no final acerto tudo" no entanto , depois do consumo ele some e a despesa fica. Ele também é acusado de vários furtos na região.

Valderi Firmino da Cruz, vulgo "Deri"

Entre os delitos praticado por ele está o roubo de armas da delegacia da Cidade de Jandaíra-RN.

O fato aconteceu no dia  09 de outubro de 2006, ele e mais dois comparsas (Jackson e Chapolim) se encontravam presos em regime fechado na cidade de Jandaíra quando arrombaram as grades e fugiram levando armas e munições; 01 fuzil Mq Fall,cal 762 com todas as munição, e um revólver 38  com capacidade para sete tiros. Na época ele foi recapturado e recolhido novamente, cumprindo pena em regime fechado.

Um dos lugares preferível deste elemento é o Bairro CEAC no município de João Câmara, onde segundo moradores ele tem um romance. 

Na última vez que esteve em João Câmara acerca de 15 dias, estava de posse de três armas de fogo. Enquanto bebia e comia, se auto elogiava falando de suas habilidades no mundo crime. Populares do CEAC informaram a Polícia que ele sempre frequenta o bairro portando armas, chegando até  exibí-las publicamente.

Segundo informes da PM,  a pessoa que a informou falou que na última vez que ele esteve na comunidade  do CEAC estava portando duas armas grande e uma pequena, que provavelmente sejam: (Fuzil, Espingarda cal 12,  Pistola ou revólver).

Nesta quinta feira (09), O Major Fernandes prendeu o indivíduo em Macau após comer e beber numa pizzaria e saindo sem pagar como de costume. Desta vez ele estava desarmado, porém o Major Fernandes, acredita que as armas estejam "entocadas" (Escondidas).

A prisão se deu após o proprietário da pizzaria prestar queixa pessoalmente ao Major Fernandes, que logo saiu em diligência, suspeitando que tratava da pessoa de "Deri", que localizado foi confirmado ser mesmo a pessoa dele. Deri no momento está em regime aberto, com grande chances de voltar novamente para trás das grades.

O mesmo foi detido e levado a delegacia.  A vítima compareceu  na delegacia Regional de Polícia Civil para o registro do Boletim de Ocorrência (BO). 

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Policial é baleado durante Assalto
 a Uma Farmácia em Macaíba


Por volta das 12:00 horas desta quinta feira (08), ocorreu um assalto a farmácia UNIFARMA localizada no centro de Macaíba. Os bandidos reconheceram o soldado Dortovis que estava dentro da farmácia e começou a troca de tiros, o policial ficou ferido com tiro na perna e os bandidos fugiram. Neste momento a polícia está realizando buscas aos suspeitos. Soldado Dortovis, trabalhou na ROCAM, no 9º BPM e atualmente está trabalhando no 11º BPM em Macaíba

Cabo Heronides
Polícia apreende cerca de meia

tonelada de maconha em Mossoró

Agentes da Polícia Civil apreenderam no final da tarde desta quinta-feira (8) cerca de meia tonelada - segundo as primeiras informações da Polícia - de maconha em uma casa na cidade de Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte. A pesagem da droga ainda não foi realizada pela equipe, mas suspeita-se que o total seja próximo a 500 quilos.

Foto: Blog Passando na Hora

De acordo com as primeiras informações divulgadas pela Polícia Civil, os agentes chegaram ao local após denúncias anônimas de que havia armazenamento de drogas na residência. Os policiais foram até a casa, localizada na rua Tabelião Aeon Menescal, no bairro de Santo Antônio, zona Norte de Mossoró, e encontraram a droga.

As informações dão conta de que o local estava apenas com uma pessoa, que foi presa pela equipe. Os policiais ainda estão na residência fazendo o recolhimento da droga para pesagem. A polícia irá investigar o caso para prender os demais traficantes envolvidos.
Carro é esmagado por trem
 e motorista sai ileso do acidente

Um trem da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) colidiu com uma picape Saveiro na manhã desta quinta-feira (8), no bairro do Bom Pastor, zona Oeste de Natal. O choque provocou a destruição completa da Saveiro, mas o motorista conseguiu sair do automóvel sem nenhum ferimento. De acordo com a CBTU, esse foi o oitavo acidente em 2012.


O acidente entre o o trem e o carro, que colidiu entre a máquina da locomotiva e o primeiro vagão, ocorreu por volta das 8h15, na passagem de nível situada na primeira estação de passageiros, antes do terminal da Cidade da Esperança, na Zona Oeste de Natal, no sentido Natal - Parnamirim. O carro, de placa PEN-3768, de Recife, cruzou a via no momento em que passava o trem e atingiu a locomotiva.

O motorista da Saveiro, Michel Costa Cachina, disse que não ouviu o apito do trem e nem sabe dizer se, realmente, o maquinista o acionou. "A sorte do motorista é que ele não teve um arranhão", disse o fotojornalista Marcelo Barroso, que passava pelo local no momento do acidente.

Tribuna do Norte
Casal é preso acusado de tráfico

de drogas em João Câmara


Um casal foi preso no início da tarde desta quinta-feira (8) acusado de tráfico de drogas em João Câmara. José Gomes de Medeiros, 50 anos, e Isabel Cristina Guedes Bezerra, 32 anos, vinham sendo investigados pela polícia.

Com o casal, a polícia encontrou drogas, dinheiro e munições

Os dois foram localizados graças a uma denúncia anônima e com eles a polícia encontrou cerca de dois quilos de maconha prensada, 14 pedras de crack, cinco saquinhos plástico com um material parecido com cocaína e aproximadamente R$ 500 em dinheiro. Munições para armas calibre 12 e .40 também foram achadas com o casal.

Tribuna do Norte/DEGEPOL

Polícia faz Apreensão
 de drogas em João Câmara


Na tarde desta quinta-feira (08), aproximadamente 13h00min a Polícia de João Câmara/RN fez apreensão de drogas em uma residência no bairro do SEAC. 

Segundo informações policiais, foram apreendidos aproximadamente 5 kg. de drogas distribuídos entre crack, maconha e cocaína. Objetos de procedência duvidosa, dinheiro, balança de precisão, munição, celulares e óculos também foram apreendidos pela polícia.

O serviço de inteligência da Polícia já vinha realizando um trabalho de investigações, a partir dos resultados os policiais deflagraram uma operação policial que resultou na prisão dos suspeitos. 

Agendão.com
Major Fernandes continua na caça
 aos assaltantes que explodiram caixas 
eletrônico em Alto do Rodrigues

A polícia está trabalhando na tentativa de localizar ainda hoje os bandidos que assaltaram os caixas eletrônico na Cidade do alto do Rodrigues. Segundo o Major Fernandes, os meliantes são "Expert" nesta modalidade criminosa, esquematizaram toda ação, inclusive estratégias para a saída da cidade na fuga.

Após a pratica da explosão seguido de roubo, a quadrilha deixou uma grande quantidade de pregos e armadilhas, estourando e danificando os pneus de quatro viaturas. 

"Acredito que esses homens habitem cidades como Mossoró e Serra do Mel, principalmente, pela forma que agem e somem sem deixar rastros nas rodovias", Disse o comandante da PM.

O comandante da 1ª Companhia, Major QOPM Fernandes está desde as primeiras horas da manhã realizando diligências em toda região, mas até o momento, nenhum suspeito foi encontrado. A quantia roubada pela quadrilha não foi divulgada e será computada pela gerência da agência. 
Soldado do Exército é assassinado 
após reagir a assalto na zona Norte

Amigo da vítima contou que bandido queria roubar a moto e o soldado tentou fugir.


Na noite desta quarta-feira (7), um soldado do Exército Brasileiro foi assassinado após, de acordo com testemunha, ter reagido a um assalto. Rafael Quirino Leandro, de 20 anos, foi morto com um tiro no peito, porque teria se negado a entregar sua moto para um ladrão e tentou fugir.

A ocorrência aconteceu na avenida Guararapes, no bairro do Gramoré. Rafael Quirino estava acompanhado de um amigo, que não teve o nome revelado pela polícia. Os dois foram abordados por um homem, que se aproximou das vítimas a pé e teria anunciado o assalto.

O amigo do soldado do Exército contou aos policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar que o criminoso ordenou que eles dois descessem da motocicleta e entregassem a chave. Rafael Quirino, que era proprietário da moto, teria se negado e tentou fugir no veículo. Neste momento, o bandido acabou atirando.

O disparo atingiu o peito de Rafael, que caiu em via pública. Em seguida, o assaltante fugiu levando a moto da vítima. O amigo do soldado ainda tentou socorrê-lo, no entanto, o jovem de 20 anos não resistiu ao ferimento e morreu no meio da rua.

Portal BO
Quadrilha explode agência do Banco do Brasil 
 e levam dinheiro de dois caixas eletrônicos

Por volta das 2h30 desta quinta-feira, caixas eletrônicos do Banco do Brasil na cidade do Alto do Rodrigues foi explodida e de acordo com a polícia pelo menos as gavetas de dois caixas eletrônicos foram levados pelo grupo, que segundo populares eram oito homens em dois carros.


O Comandante da 1ª Companhia Major Fernandes esteve no local e rapidamente saiu com os policiais na tentativa de encontrar a quadrilha. Segundo o Major os elementos saíram em uma estrada carroçável entre Alto do Rodrigues e Carnaubais. Populares afirmaram para a polícia que a quadrilha estava em dois carros, tipo Pollo e Captiva, ambos na cor cinza.

Dos 5 caixas eletrônicos, apenas dois foram levado dinheiro


Policiais de Macau, Assu, Galinhos, Pendências, Alto do Rodrigues, e Jandaíra, estão em diligência na região na tentativa de localizar e prender os assaltantes.

Imagens das máquinas destruídas:

Caixas eletrônicos foram atingidos, provavelmente por dinamites


Com informações e fotos / Alto Noticias

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

POLÍCIA
Bandidos fazem arrastão em Casa
 Lotérica em Barra de Maxaranguape

Uma Casa Lotérica foi assaltada na manhã desta quarta-feira (07), no município de Barra do Maxaranguape. O fato aconteceu por volta das 10h, no Centro da Cidade. 

Quatro homens armados invadiram o local, renderam clientes e funcionários e fizeram um arrastão. Dois homens acusados de dar apoio aos assaltantes foram presos na praia de Muriú.

De acordo com a polícia local, os bandidos roubaram pertences pessoais dos clientes e funcionários, além de uma quantia no valor de R$ 7.500 da Casa Lotérica. Eles fugiram em um Corsa Sedan, de cor vermelho, tomado de assalto na cidade de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Os quatro continuam foragidos. Eles estavam com três revólveres e uma pistola.

Durante diligências realizadas na região, uma guarnição da polícia de Maxaranguape conseguiu prender dois homens. Eles não estavam armados, mas confessaram que deram apoio no assalto, e indicaram a localidade onde os outros moram. A polícia continua realizando buscas na tentativa de localizar os bandidos.

DN Online
Identificado um dos bandidos que 
matou o Soldado PM Fernando


O mesmo foi condenado a uma pena de mais de 19 anos de prisão, por ter matado covardemente uma jovem no dia 10 de setembro de 2003, no município de São Francisco do Oeste/RN. Existe também mandado de prisão expedido pela Justiça da Comarca de Pau dos Ferros/RN. E mais, é suspeito de vários assaltos ocorridos no interior do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba.



João Batista Ribeiro de Queiroz, vulgo "João Januário” Também é conhecido por “Ceará”

Qualquer informação denuncie para os telefones 9433-1289, 3258-2216 ou 190.

PM de São Tomé
PMs trabalham sozinhos em 
municípios do interior do RN

Atualmente a Polícia Militar do RN tem um déficit de 3,5 mil policiais em todo o Estado, entre Oficiais e Praças. Não é raro ver em alguns municípios do Rio Grande do Norte apenas dois policiais militares prestando serviço para a população, em alguns casos o número é ainda menor chegando a apenas um PM por dia.

É o caso do Município de Itajá, distante cerca de 200 km da capital potiguar. A denúncia de que exisitia apenas um PM no Município de Itajá chegou através de uma policial civil que se comoveu com a situação da segurança pública na região oeste potiguar.

"Apenas um policial militar está fazendo a segurança da cidade", espantou-se a policial civil ao chegar no Município de Itajá no final do mês de outubro. "Um soldado 2006 fazendo o patrulhamento sozinho", continuou a agente da Polícia Civil do RN.

O relato feito pela agente mostra o soldado realizando sozinho o patrulhamento do município de Itajá que conta com mais de seis mil habitantes. Além disso, ainda segundo a agente, o prédio que serve de abrigo para o PM não tem a mínima estrutura, demonstrando "o descaso com o efetivo da cidade".

Para a investigadora, o caso de muitos municípios do interior não contar com estrutura e efetivo adequado contribui e muito para o aumento dos casos de morte de policiais militares no RN, quer sejam em serviço ou não.

Apesar disso, o relato não é nenhuma novidade para os policiais militares do RN, apenas uma realidade vivida por muitos dos defensores da ordem pública do nosso Estado.

Portal BP/Soldado Glaucia

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Imagens do Velório e sepultamento
 do Soldado PM Fernando

Aconteceu no fim da tarde desta terça-feira (06), o sepultamento do policial assassinado durante ocorrência policial em Lajes pintadas. O velório e o sepultamento do Sd PM Fernando Quirino foi marcado por muita emoção por parte de familiares, colegas de farda e amigos.

Fernando Quirino antes de entrar para a PM foi agente de Saúde 
na Cidade de Santa Cruz - Colegas da época prestaram -lhe homenagens


 Diversas homenagens foram dedicadas ao policial.

Blog do Joseilson
santacruzrnonline.blogspot.com/
Tragédia familiar envolvendo
 um policial militar e seu irmão


Após uma abordagem a um homem dependente químico, Irmão do um PM "abordador" acabou em tragédia. Na manhã desta terça feira (06), por volta das 07:30hs, no bairro Doze Anos em Mossoró. A ocorrência envolveu um policial militar e seu irmão Jens Douglas Augusto Barreto de 40 anos. Lamentavelmente o irmão do PM que tem problemas mentais e é viciado em droga foi a óbito por ter sido atingido por dois tiros deflagrado por outro PM de serviço que resguardou a vida do companheiro, segundo o blog passando na hora.

(Local da ocorrência)

Segundo o Blog acima citado, o Soldado PM Dálton teria se aproximado do irmão para conversar quando foi atacado por ele nas costa com uma faca de mesa, seu companheiro de farda que estava também de serviço teve que efetuar disparos para conter a fúria do acusado contra seu irmão com o intuito de evitar a morte do companheiro, Jens Douglas foi atingido duas vezes na região do tórax.

Os dois irmãos foram socorridos para o Hospital Regional Tarcísio Maia. O policial socorrido por populares e o seu irmão pela própria polícia. Jens Douglas não resistiu e morreu já o Policial Militar encontra-se fora de perigo.

Jens Douglas irmão do policial não resistiu e morreu no HRTM 

Comandante do 2º BPM - Ten. Cel. Alvibar acompanhou o caso HRTM 

Policial explica a ocorrência no HRTM 

Arma branca usada pelo irmão do Soldado 

Passando na hora
Duas agências de correios
são assaltadas somente hoje

Bandidos não estão medindo consequencias nem obstáculo para se manterem no mundo do crime. "Ganhar" dinheiro sem esforço físico ainda é a 1ª  opção. É escolher a vítima e assaltar a qualquer hora do dia, seja bancos, correios, comércios, postos ou pessoas. Porém, um dos alvos mais preferidos pelos meliantes são as agências dos correios pela vulnerabilidade da segurança local.

Na tarde de hoje (06),  por volta das 15:00hs aconteceu um assalto aos correios da cidade de Angicos. Segundo o Blog de Focoelho, as informações dão conta que apenas um elemento de boné, óculos e camisa quadriculada teria entrado na agência, anunciado o assalto pego o dinheiro e fugindo com destino ignorado.  Policiais realizam diligências neste momento na tentativa de localizar e prender o meliante. 

Já a agência dos Correios da cidade de São Pedro do Potengi também foi vítima de assalto nesta manhã, segundo noticiado no blog de Assis Silva (João Câmara). A dupla chegou em um veículo tipo Saveiro branca de placas não anotadas, adentrou a agência, rendeu os funcionários e anunciaram o assalto, levando algo em torno de R$ 40 mil. 

Ainda segundo o blog  de Assis Silva um suposto assalto aconteceu também a agência dos Correios da cidade de Jandaíra, ocorrido ontem(5). Ainda não temos informações mais detalhadas sobre o assalto dos Correios de Jandaíra. (A confirmar)
Polícia divulga imagens dos bandidos que 
assaltaram em São Tomé e mataram 
o PM em Lajes pintadas 

A polícia divulgou nesta terça-feira (06),  imagens dos acusados de assalto a um mercadinho* em São Tomé que resultou na morte do policial Fernando Quirino, 37, e deixou o Sargento Emanoel ferido, na zona rural do município de Lajes Pintadas. Coma as imagens divulgadas espera-se agora que a sociedade ajude a polícia a colocar estes elementos na cadeia.

As imagens foram cedidas pelo circuito interno de segurança do estabelecimento e mostram os dois elementos, um de camisa azul e o outro de camisa listrada, dentro do mercadinho às 12h22 dessa segunda-feira (05). 
Os dois policiais realizavam diligências após o assalto ao mercadinho e foram surpreendidos pelos marginais em uma estrada de terra na comunidade de Malagueta, divisa com São Tomé, resultando na morte de um e ferimento do outro.Veja:


A polícia continua mobilizada e unida em busca dos bandidos que fugiram a pé na mata. A população da região pode contribuir com informações ligando para o Comando da PM em Santa Cruz, através dos telefones: (84) 3291-6926, (84) 9921-6988, (84) 8734-0673 ou ainda para o 190.
Associação de Cabos e Soldados divulga lista
 de PMs mortos e feridos somente em 2012

O ano de 2012 está marcado pela violência contra policiais do Rio Grande do Norte. Nesta segunda-feira (5), durante uma perseguição em Lajes Pintada, mais um policial militar perdeu sua vida em confronto com bandidos. Fernando Quirino do Nascimento foi o nono PM assassinado até este mês de novembro, de acordo com dados da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do RN.


Além dessas nove mortes, outros 11 policiais militares sofreram atentados ao longo deste ano e ficaram feridos. “Nós não só lamentos as mortes desses homens, como ficamos bastante preocupados. Até porque atribuímos isso principalmente à questão da impunidade. Na maioria desses casos, a família ainda não viu a justiça ser feita. Para se ter um exemplo, no ano passado, tivemos a morte soldado Ramalho, que completou um ano nesta segunda, e até agora nada foi feito”, comenta o soldado Roberto Campos, presidente da ACS-PM.

De acordo com ele, essa não é uma realidade apenas do Rio Grande do Norte e que, por isso, “os nossos representantes nas instituições legislativas, como Câmara dos Deputados e Senado, precisam criar leis mais duras, não só para proteger a sociedade, mas também resguardar quem protege a vida da sociedade”.

Roberto Campos cita ainda que a fragilidade do sistema de segurança pública coloca em risco a vida dos policiais, principalmente no interior do Estado. “Sempre temos registros de atentados e roubos de armamentos em bases policiais, o que mostra uma clara desmoralização da estrutura de segurança. É preciso uma resposta e contratação imediata para aumentar efetivo, principalmente no interior, onde os policiais estão sendo humilhados. Hoje, na maioria dos municípios são apenas dois homens por dia, tornando-os muito vulneráveis”.

Veja relação de policiais mortos e feridos em 2012

POLICIAIS MILITARES MORTOS

  • - 20 de Março de 2012, Gilvanilson Gomes da Silva (folga), assassinado no bairro de Felipe Camarão, zona Oeste.
  • - 02 de Junho de 2012, Adriano Lúcio Feliciano da Silva (folga), assassinado na Shock Casa Show, zona Norte de Natal.
  • - 25 de junho de 2012, Roberto Alves de Freitas (folga), assassinado nas Quintas, zona Leste de Natal.
  • - 18 de Agosto de 2012, Jorge Pontes Damasceno (serviço), assassinado no bairro das Quintas, zona Leste de Natal.
  • - 20 de Agosto de 2012, Sérgio Henrique dos Santos (folga, mas fazendo bico), assassinado nas imediações da Praça Gentil Ferreira, no Alecrim.
  • - 08 de setembro de 2012, Algarim Medeiros da Silva (folga, mas fazendo bico), assassinado conjunto Paraíso, na zona Norte de Natal.
  • - 28 de Outubro de 2012, Ismael Antônio Mendes da Silva (folga), assassinado em Macaíba.
  • - 31 de Outubro de 2012, Sandro Richele de Araújo (Folga), assassinado em São Paulo do Potengi.
  • - 5 de novembro de 2012, Fernando Quirino (serviço), assassinado na área rural de Lajes Pintadas.
POLICIAIS FERIDOS
  • - 02 de Junho de 2012, Márcio Albuquerque Firmo de Souza (folga), baleado na Shock Casa Show, zona norte de natal.
  • - 05 de Março de 2012, João Maria Marques da Silva (folga) baleado no município de Goianinha.
  • - 25 de Junho de 2012, Luiz Eduardo da Cunha (serviço), baleado nas Quintas, zona leste de Natal (atentado ao Soldado Roberto Alves de Freitas).
  • - 25 de Junho de 2012, Jair Edson Lima (serviço), baleado nas Quintas, zona Leste de Natal (atentado ao Soldado Roberto Alves de Freitas).
  • - 29 de Outubro de 2012, Daniel Galdino da Silva (folga), baleado no Brasil Novo, zona Norte de Natal.
  • - 09 de Outubro de 2012, Wellington Alves (folga), baleado em um condomínio de Nova Parnamirim.
  • - 01 de Novembro de 2012, sargento Gerson (folga), baleado em Igapó, em uma tentativa de assalto.
  • - 01 de novembro de 2012, Erivan Felix de Lima (folga), alvejado no Vale Dourado em uma tentativa assalto.
  • - Everton (serviço) baleado em Ielmo Marinho pelo vereador Junior do Mercadinho.
  • - Leandro (folga) baleado na zona Norte de Natal.
  • - 5 de novembro de 2012, Emanuel (serviço), baleado na área rural de Lajes Pintadas.
ATENTADOS CONTRA AS BASE E VIATURA
  • - 23 de abril, o posto policial de Felipe Camarão, zona Oeste de Natal, alvo de tiros.
  • - 21 de Agosto de 2012, Bandidos atiram contra a base da policia militar em Potilândia.
  • - 21 de Agosto de 2012, Bandidos atiram contra a base da policia militar do Alvorada, zona Norte.
  • - 25 de Outubro de 2012, Roubo de armas da Polícia Militar em Bom Jesus.
  • - 05 de novembro de 2012, Em Mossoró, bandido tenta invadir o 2º BPM.
  • - Na Delegacia de Taipu, viatura é incendiada
POLICIAIS CIVIS ASSASSINADOS
  • - 05 de Setembro de 2012, Jovanez de Oliveira Borges, morto na BR-101.
  • - 05 de Setembro de 2012, Antônio Pereira Pinto Neto, morto na BR-101.

Dia Nacional de Prevenção e 
Combate à Surdez

 Participe da II Caminhada em Promoção a Saúde Auditiva e Combate a Surdez - O objetivo é alertar a população sobre educação auditiva no RN

No dia 10 de novembro será comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. A Campanha Nacional da Saúde Auditiva pretende levar informação e educação sobre saúde auditiva para população.

A perda auditiva é uma das deficiências mais comuns na população brasileira. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Otologia, de cada mil crianças nascidas no país, três a cinco já nascem com deficiência auditiva. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que mais de 15 milhões de brasileiros têm problemas auditivos.

A surdez pode se desenvolver de diversas maneiras. Quando genética, pode ser detectada nos primeiros dias de vida e tratada com sucesso. O teste da orelhinha – um exame rápido e indolor – pode resgatar a audição em quase 100% dos casos, se realizado nos primeiros seis meses de vida. 

Na terceira idade, mesmo com o envelhecimento natural dos órgãos, é possível conviver com a perda auditiva, buscando tratamentos para melhorar a qualidade de vida. O problema é mais perceptível após os 65 anos.

Informações: Corpo de Bombeiros/RN
Cmt Geral convoca associações militares
 estaduais para discutir Plano de carreiras

O Comandante Geral da PMRN, Coronel PM Araújo, convocou em seu blog todas as associações dos militares estaduais para participarem de uma reunião que discutirá a elaboração do Plano de Carreiras das Praças Militares Estaduais.

Segundo o Comandante Geral, a reunião irá ocorrer no próximo sábado (10) às 9 horas no Quartel do Comando Geral da PMRN e espera ter a participação de todas as associações de Praças da PMRN e de Oficiais. De acordo com o informado, a reunião discutirá a elaboração do Plano de Carreiras iniciando os debates sobre os critérios de ascensão funcional das Praças.

“Acreditamos que com essas ações iremos estabelecer melhorias na carreira profissional das Praças, corrigindo algumas distorções históricas e garantindo uma ascensão justa e sonhada por todas”, declarou o Comandante Geral em seu blog.

Contudo, as associações de praças da PMRN iniciou recentemente uma campanha pela aprovação da Lei de Promoções de Praças. Isso por que a referida Lei foi discutida entre as associações e representantes do Comando Geral da PMRN durante todo o ano em curso, encontrando-se um esboço da minuta da Lei.

Realização de Concursos é a solução imediata
 para ascensão profissional na PMRN

Há dois anos foi sancionado o Decreto nº 21.667, de 17 de maio de 2010, o qual dispõe sobre o processo seletivo para ingresso nos Cursos de Formação de Cabos e de Formação de Sargentos, além de dá outras providências.

O Decreto prevê a realização do processo seletivo para ascensão profissional na PMRN às graduações de Cabos e Sargentos através de mérito intelectual e de antiguidade. Segundo o Decreto, as vagas existentes seriam distribuídas na proporção de 50% para cada um dos critérios (intelectual e antiguidade), ou seja, caso fossem aberto o concurso para Sargento PM com as vagas previstas atualmente seriam disponíveis 400 vagas para concorrentes policiais em exame intelectual e 400 vagas para os policiais mais antigos da Corporação, somando as 800 vagas existentes.

Apesar do referido Decreto estar em vigor desde o ano de 2010, o quadro funcional da PMRN ainda permanece quase inalterado, haja vista a Instituição não realizar um concurso para a graduação de Sargentos há 15 anos e para Cabos há 10 anos. 

As associações dos militares estaduais, por sua vez, tentam desfazer essa inércia de promoções com a aprovação da Lei de Promoções de Praças. No entanto, para a referida Lei ser aprovada dependerá ainda do envio por parte do Poder Executivo de um projeto de Lei para a Assembléia Legislativa do Estado, após as análises feitas pelos setores competentes de cada esfera do Governo. Há ainda o impasse com o Comando Geral da PMRN, o qual convocou recentemente as associações dos militares estaduais para uma nova reunião sobre a elaboração do Plano de Carreiras das Praças da PMRN.

Em meio a tantas dificuldades para a aprovação da Lei de Promoções e do Plano de Carreiras, o processo seletivo para o CFC e CFS seria o mais viável e a solução mais imediata para a inércia dos militares estaduais, os quais não possuem nenhuma perspectiva de ascensão profissional a curto prazo. Para a sua realização, contudo, falta apenas a vontade política do Governo do Estado, a intermediação do Comando Geral da PMRN e a mobilização das associações e da categoria policial militar, visto que a Lei prevendo 50% das vagas previstas para os critérios intelectuais e de antiguidade já está em vigor desde o ano de 2010
.
Por Sd Glaucia
Vereador de Santa Cruz presta homenagem
 ao Sd PM Fernando em seu Blog

Fernando Quirino muito mais que um profissional um cidadão exemplar - Foi este o título usado por um vereador da Cidade de Santa Cruz em seu blog.




Neste momento de profunda tristeza que nos acomete, quero registrar meu apreço pelo o jovem que foi Agente Comunitário de Saúde por um bom tempo soldado Fernando, sendo o mesmo meu companheiro de profissão. Em seguida ele fez o concurso para a Polícia Militar e foi aprovado. Ao ser convocado, ingressou na instituição, sendo um profissional tranquilo e exemplar.

Quero relatar uma cena do amigo Fernando Quirino que nunca me me sairá da cabeça.  No dia 26 de setembro de 2011 fui acompanhar minha esposa no Hospital Ana Bezerra e ao chegar lá me deparei com Fernando Quirino dando total apoio a sua esposa Meire que sofria com o trabalho de Parto. Era incrível ver aquele camarada tão presente, tão atencioso com a esposa e na ansiedade para ver o filhão nascer.

Neste momento, quero só desejar que Deus conforte toda sua família pela dor tão profunda que é perder um camarada tão bom para a violência, tirando a vida de um trabalhador de 37 anos, que teria tanto tempo pra dedicar a seu filho Fernando que tem a mesma idade da minha moça que tem o nome de Marília.

Por Vereador Luciclaúdio
Nota - Corpo do Soldado Fernando será 
sepultado hoje a tarde em Santa Cruz

O corpo do Soldado Fernando Quirino do Nascimento da gloriosa Polícia Militar do Rio Grande do Norte, assassinado por bandidos na tarde de ontem (05) na Comunidade Malagueta, zona rural do Município de Lajes Pintadas, está sendo velado no Centro de Pastoral Silvana Pontes, ao lado da Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia em Santa Cruz-RN. Às 15h00, será celebrada missa de corpo presente, no local, e, em seguida, haverá o sepultamento.
"Só quero meter bala na PM", diz carta 
redigida possivelmente por integrantes
 pertencente a facção criminosa 

Uma carta que faz alusão a uma facção criminosa foi encontrada neste sábado (4) na rodovia dos Imigrantes, na altura de São Vicente, no litoral de São Paulo. 



O papel estava na sacola de um suspeito que foi surpreendido pela polícia.Por meio de uma denúncia anônima, os policiais militares se dirigiram para a rodovia e encontraram dois indivíduos suspeitos. Após a abordagem, foi verificado que eles estavam com porções de drogas e carregavam uma carta dentro de uma sacola. 

A cópia da carta foi publicada no Jornal A Tribuna, de Santos, neste domingo (4). No documento, o autor fala várias vezes em 'morte' e sobre a dor das famílias que sofrem com a perda de parentes. Em um trecho, ele fala sobre a Polícia Militar. 

“Só quero mete (sic) bala na PM. Se a base encosta bota eles (sic) para andar”, diz. O texto seria enviado para uma mulher chamada Raquel. O autor pede para que Deus dê saúde para a sua família, mesmo ele estando “atrás de uma cela trancado”, como diz o trecho. 

Por fim, ele manda um recado para a mãe, dizendo que em breve estará de volta ao seu ‘barraco’ e que está com saudades. Ele assina a carta com as siglas de uma facção criminosa. Os dois homens detidos não quiseram falar sobre a carta quando foram levados para a Delegacia Sede de São Vicente, onde o caso será investigado o caso.

G1
Mata-se por pouco e por nada
pelo simples prazer de matar

Quem sou eu hoje?

Hoje amanheci uma fera - Acordei com uma  vontade "danada" de ficar de frente com os bandidos matadores de polícia  do nosso Brasil afora na companhia de meus colegas da 1ª CIPM/Macau-RN e acaraciá-los com a calmaria de um leão faminto. Assim sou eu Hoje! (Sargento Sandra)