sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

COMPLETA 30 DIAS DE FUNCIONAMENTO
DA 2ª TURMA DO CFSD.2011.1 EM JOÃO CÂMARA



 Marcada por uma história de luta em busca da convocação de seus nomes para frequentar o curso de formação de soldados, a turma recém chegada a cidade de João câmara completa 30 dias de curso. A turma é composta por 27 alunos bastante interessados pelo aprendizado. Convicto de suas aptidões, 100% da turma vem se destacando diariamente referente às exigências e normas militares.

Os suplentes do concurso foram persistentes e o
assunto tomou destaque nas páginas dos Jornais

Faixas foram colocadas em frente ao quartel
do Comando Geral na avenida Rodrigues Alves em Natal

Al SD Santiago (Ao Centro) - Formado em direito abraçou a causa e
somando aos demais conquistou o sonho de ser Policial Militar.

Oficiais da PMRN foram designados
para ouvir a comissão a respeito da reivindicação

Sob a supervisão do Comandante da 2ª CIPM Major PM Fernandes e o 1º Tenente PM Sidcley Amaral, a Escola de formação já proporcionou a formação de 50 alunos soldados. Desde então a rotina na cidade de João Câmara nunca mais foi à mesma. Hoje nas ruas da cidade é muito comum encontrar tropas em atividades. Seja em atividades físicas ou instruções específicas.

Os policiais formados na primeira turma denominada "Turma Torreão" estão distribuídos em parte da região Mato Grande, em especial na área litorânea onde acontece a operação verão. A princípio concorre uma escala de serviço de 48h/ 96hs, ainda é considerado fase de estágio. Após o carnaval os mesmos deverão passar por uma nova escala de serviço.
Novos alunos em Atividades



Entre as instruções tais como: ordem unida, defesa pessoal e outras atividades teóricas e práticas específicas ao serviço policial militar, estão às aulas de atividades físicas ministradas pelo 3º Sgt PM Sandra que adotou a prática da atividade física quatro dias na semana respeitando as normas ditadas dentro da fisiologia do exercício e as capacidades físicas de cada aluno.

As aulas são divididas assim: Dias de 2ª e 6ª-feira pela manhã são aplicadas atividades anaérobicas, 3ª e 5ª-feira à tarde (atividades aeróbicas).

A escola oferece também uma piscina bastante ampla que é utilizada para aulas de hidroginástica, nado livre e pequenas competições entre os alunos.



:

NOTA DO BLOG: Parabéns a todos integrantes do CFSD.2011.1 pela persistência e a vitória alcançada. Vocês são exemplos de determinação e Fé. Avante Bravos Guerreiros!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Assaltantes invadem delegacia, rendem policiais e roubam arma no interior

Bandidos invadiram a delegacia do município de São Miguel do Gostoso, distante a 110 km de Natal, na noite dessa quarta-feira (2), por volta das 23h30, após a tentativa de renderem três policiais.

 De acordo com informações do coronel M. Moreira, da Polícia Militar, os homens chegaram em dois veículos, sendo um corsa e celta brancos e armados com revólveres calibre 38 e uma espingarda 12. Inicialmente, um soldado ainda não identificado foi rendido e levado para a delegacia, onde estavam mais dois policiais com identidades preservadas.

Segundo o coronel Marcos Moreira, os bandidos entraram na delegacia usando o policial rendido como escudo. Em seguida, o refém sofreu algumas coronhadas e foi largado no local. A partir de então, os policiais iniciaram uma reação e os bandidos efetuaram um disparo de calibre 12, que atingiu uma janela e feriu um policial na região abdominal com estilhaços, ainda que sem gravidade.

Durante a fuga, os bandidos só conseguiram levar uma pistola Fox 40, do policial rendido. Logo a seguir, os policiais da delegacia pediram reforço aos coronéis Marcos Moreira e Jozimar, que prestaram os primeiros socorros aos companheiros e iniciaram um trabalho de perseguição do grupo.

O coronel Marcos Moreira confirmou que os dois veículos usados na fuga foram encontrados abandonados e apreendidos pela Polícia Militar próximo as praias de Muriú e Jacumã. O outro veículo foi encontrado na região de Extremoz. Dentro dos carros, foram encontradas ferramentas como alicates, pés-de-cabra e maçaricos. Para o coronel, no mínimo seis integrantes fizeram parte ação.

“Acreditamos que o objetivo desse grupo era manter os policiais presos e também levar o máximo possível de armas para um suposto assalto a caixa eletrônicos, já que vem sendo uma das modalidades de crimes mais praticadas no interior”, disse.

As diligências por toda a região seguiram por toda a madrugada e também na manhã desta quinta-feira (3). Dessa forma, o trabalho intensivo da Polícia Militar resultou na prisão de duas pessoas, sendo um dos bandidos e a esposa de outro integrante do grupo.O primeiro foi identificado como Franciélio de Assis Silva(24) e a segunda com identidade a ser confirmada.

Eles foram encaminhados para a Deicor (Delegacia Especializada em Combate ao Crime Organizado).

O policial usado como escudo foi encaminhado para o hospital para tratar dos ferimentos na cabeça e as sucessivas tonturas. Ele foi examinado, tratado e liberado logo a seguir.

Matéria do Diário de Natal

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Major PM Fernandes reúne com
comandantes de Pelotões
 e destacamentos


Nesta quarta-feira (02), o Comandante da 2ª CIPM Major Fernandes reuniu todos os comandantes de Pelotões e destacamentos da região com a finalidade de falar ao efetivo e apresentar o Ten Cel M. Moreira do CPR 3 (Comando do Policiamento Regional 3) que também veio trazer suas recomendações.
 

A reunião teve início às 15:30min na sede da UERN. Participou da referida reunião todos os comandantes  (Oficiais e praças) subordinados a 2ª CIPM.
CURSO DE MULTIPLICADORES

O DIRETOR DE ENSINO DA POLÍCIA MILITAR, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 1.º, inciso V, do Decreto Nr. 12.514, de 15 de fevereiro de 1995, combinando com o artigo 4º, inciso V, da Portaria Nr. 003/95 – GCG, de 22 de outubro de 1995, resolve informar ao público interno sobre a realização do Curso de Multiplicadores de Táticas e Técnicas Policiais, conforme cronograma abaixo:

CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO:
Local do funcionamento:

• Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE)
• Outras localidades destinadas às aulas específicas.

Duração:

• A duração do curso será de 02 (duas) semanas, abrangendo dois horários de expediente (manhã e tarde) computando-se nesta carga horária as atividades extracurriculares.

Início e término do curso:

• Apresentação: 09/02/2011
• Início: 09/02/2011
• Término: 23/02/2011

Obs.: A data prevista para o término do curso poderá ser alterada de acordo com a necessidade da instituição.

Número de vagas:

• As vagas poderão ser remanejadas caso as unidades contempladas não apresentem candidatos, assim como o Comandante Geral poderá autorizar a matrícula de candidatos pertencentes às co-irmãs e demais órgãos, não ultrapassando o número de 45 (quarenta e cinco) vagas

• O quantitativo de vagas será distribuído da seguinte forma:
Duas Vagas por Batalhão, Companhia Independente, Regimento ou Unidade especializada.

SELEÇÃO:

Requisitos e condições:

• Ser voluntário
• Ser graduado (no caso de militares)
• Estar incluso no nº de inscritos previstos por unidade (de acordo com o limite de vagas estipuladas no subitem 1.4)
• Ter sido aprovado na investigação social e profissional junto a Agência Central de Inteligência (ACI-PMRN) e Agência Regional de Inteligência (ARI-BOPE)
• Estar, no mínimo, no BOM comportamento (graduado militares)
• Apresentar declaração de boa conduta do chefe do setor onde esteja lotado, no caso dos Policiais Civis do RN
• Não estar respondendo a processo administrativo
• Não estar sub-júdice
• Não ter condenação em sua ficha funcional nos últimos três anos
• Ter no mínimo 04 (quatro) anos de efetivo serviço e não estar afastado da atividade operacional por período superior a 01 (um) ano
• Ser considerado "APTO" em inspeção de saúde, com a apresentação da respectiva ATA no ato de sua apresentação para o curso no BOPE.

Inscrições:

As Inscrições deverão ser feitas através de ofício de apresentação do Comandante do candidato, remetido à Diretoria de Ensino da Polícia Militar do RN, no período de 01 a 04 de fevereiro de 2011, das 07h00min às 12h00min.

Fonte: PMRN

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO, SALÁRIO E CONCURSO INTERNO É TEMA DA PRIMEIRA FORMATURA GERAL DO ANO

Na última sexta-feira (28/01) foi realizada a primeira formatura mensal deste ano, no quartel do Comando Geral, que tem por objetivo transmitir informações de interesses geral ao efetivo policial.

O Cel. Araujo falou sobre as realizações previstas para o início deste ano, incluindo novos treinamentos para o efetivo, do seu empenho em busca por melhores condições de trabalho e salariais, e sobre os concursos para cabos, sargentos e CFO.

Dentro da proposta de novos treinamentos para o efetivo, o cmt detalhou sobre o curso de policiamento especializado, previsto para o início de fevereiro, contendo técnicas de abordagens, conduta de comportamento, etc. As aulas serão ministradas no BOPE, pela manhã e tarde, com duração de duas semanas.

O Cmt ressaltou sobre seu empenho para a obtenção de novos coletes balísticos, demais equipamentos para a atividade policial e melhoria salarial.

Sobre os concursos, detalhou que há a previsão de 1000 vagas para cabos e mais 1000 vagas para sargentos, onde a concorrência será exclusivamente interna. E que ainda este ano há a previsão de concurso para CFO, com vagas para homens e para mulheres.

Na solenidade também foram proferidas palavras do 2º Tem Capelão PM João Batista Chaves da Rocha e lidos elogios aos policiais que se destacaram na atividade policial no mês de janeiro.

Fonte: PMRN
Veículo tomado de assalto em Natal
Foi abandonado em João Câmara

Foi encontrado nesta manhã de Terça Feira (01), nas Proximidades da UERN, precisamente de frente uma oficina, um Veículo Honda Cívic de placas HZA 4634 de cor Preta tomado de assalto no Conjunto Cidade Satélite em Natal.



Segundo o 3º Sargento PM Sandra ao passar no local foi avisada por populares, que havia um veículo suspeito de abandono as margens da BR 406, próximo a UERN. A mesma foi até o local para verificar, constatando em seguida através do Cb Trindade (190) que o carro tratava de roubo.

No veículo foi encontrado, documentação carro, documentação pessoal, cartões de crédito, e materiais de trabalho do proprietário. Segundo ele (Proprietário) foi levado apenas 200,00R$ da carteira. A princípio suspeita-se que o carro foi roubado apenas para a prática de assaltos, já que o veículo foi encontrado sem alteração material, apenas sem o dinheiro. Valor já citado.

De imediato o dono do carro foi localizado via telefone, que informou que tinha sido assaltado na noite de ontem ao sair da casa de um amigo no conjunto Cidade Satélite em Natal. O dono do veículo trata-se do Sr. José Erinaldo que também mora no referido conjunto. O mesmo compareceu a delegacia hoje a tarde, onde após os procedimentos legais teve seu carro liberado pelo Dr. Taveira, delegado de Polícia Civil de João Câmara.
Cabo da PM morre após acidente

Nesta manhã faleceu o Cabo José MARTINS Filho, ele sofreu um acidente próximo a Campo Grande dias atrás e estava internado no Hospital Tarcísio Maia na cidade de Mossoró. Cabo Martins entrou na PM em 1987 e era natural de Rodolfo Fernandes, porém trabalhava no Destacamento de Janduís, pertencente ao 10º BPM de Assú.

Desde o acidente os familiares queriam a transferência dele para o HPM, pois ele teve vários ferimentos graves no abdome. Junto com ele também estava o Soldado Jales, que também se encontra internado no HTM em Mossoró, com várias fraturas pelo corpo.

Acidente: Os PM's Cabo Martins e Sd Jales vinham de Janduís abastecer a viatura na cidade de Assú, quando o veículo aquaplanou na BR 226 e desceu um barranco, vindo a capotar várias vezes. Os policiais foram socorridos pela população e levado para Mossoró em estado grave. Já o soldado Jales corre o risco de perder a visão do olho direito, pois teve traumatismo craniano.

Fonte: GTO Assu
CURIOSIDADE 

 HA 81 ANOS, ERA INAUGURADO NO QUARTEL DO COMANDO DA PMRN SEU PRIMEIRO APARELHO TELEFÔNICO.



Imagens retiradas do Google Images, meramente ilustrativas.
Antigos modelos comercializados na década de 1930 no Brasil. Não sabemos
 com exatidão qual modelo foi adquirido pela PMRN.

Imprescindível na vida atual, o serviço de telefonia é um dos maiores aliados para os operadores de segurança pública em todo mundo.

O telefone é uma invenção atribuída a Alexander Graham Bell, datada de 2 de junho de 1875, quando ele conseguiu fazer sua primeira comunicação à distância, patenteando a invenção no ano seguinte.

No Brasil, o primeiro aparelho chegou em 1877. Foram dois aparelhos presenteados à Dom Pedro II, pelo próprio Graham Bell.

Somente na data de 8 de Janeiro de 1930 que a Corporação da PMRN inaugurou seu primeiro aparelho, no Quartel do Comando da Corporação, sendo escalado como telefonista o Soldado Alcides Menezes. A partir de então, o telefone foi gradativamente ganhando importância no dia-a-dia da atividade policial militar chegando ao ponto de ser ponto de ser indispensável para a manutenção da segurança pública em todo mundo.

Com informações da Revista Aventuras na História, da Editora Abril e do Livro Cronologia da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, do Cel. PM Angelo Mário de Azevedo Dantas.

Postado por Toxina
Marcadores: curiosidade, história da PMRN

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Em cinco meses, 406 PMs cedidos

Pesquisa feita pela TRIBUNA DO NORTE em boletins gerais do Comando da Polícia Militar revelou o que significa a possibilidade legal que a corporação tem de atender solicitações e colocar militares à disposição de outras repartições públicas.

No período de agosto de 2010 a 18 de janeiro deste ano, ao qual o jornal teve acesso, foram 406 militares cedidos (número parcial), entre praças e suboficiais. Para se ter uma ideia do que as cessões podem representar em perdas no contingente para as ações de segurança, o numero é suficiente, para triplicar o efetivo da PM nas cinco cidades do Agreste onde há insuficiência de policiais, mostradas na edição de domingo da TN.

Em Serrinha, Santo Antônio, Pedro Velho, São José do Campestre e Montanhas –municípios que foram alvos recentes da quadrilha que explode caixas eletrônicos de bancos – o contingente é de 41 PMs. Apenas com os militares à disposição do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (132, pelo levantamento feito nos boletins do período citado) seria possível triplicar o policiamento ostensivo nestas cidades. Longe do policiamento das ruas, os cedidos prestam serviços a instituições de áreas tão diversas quanto a Igreja Católica e a Associação de Cabos e Soldados da própria PM.

O segundo maior contingente de cedidos está no Gabinete Civil da governadoria. Lá são 117 PMs. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) tem 31 Pmsà disposição. Na Procuradoria Geral de Justiça estão outros 28 policiais. Na Corregedoria Geral da Secretária de Segurança Pública e Defesa Social são 21 PMs cedidos. E na Corregedoria Auxiliar da Sesed mais 13. A grande maioria está em serviços burocraticos e, somando tudo, são 93 PMs em setores da Sesed.

No Tribunal de Contas do Estado estão 12. Já na Capelaria Militar são seis. A Associação de Cabos e Soldados conta com quatro. Na 7ª Brigada de Infantaria Motorizada mais quatro, igual numero na Justiça Federal. A Coordenadoria da Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias (Codimm) há três e outras instituições tem pelo menos um PM à disposição.

Da lista, constam o Tribunal Regional Eleitoral, a Defensoria Pública do Estado, a Associação de Subtenentes e Sargentos da PM, o Hospital Regional de Mossoró, a Paróquia Militar Cristo Rei, a Arquidiocese de Natal, a Assessoria de Comunicação Social do governo,a Central de Notificação, Captação e Distribuição de órgãos, o Detran, a secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, entre outros.

Na Assembléia Legislativa há também policiais militares cedidos, mas o Comando Geral da PM não tinha o número exato do quantitativo. As comparações são inevitáveis. A 2ªCompanhia de Polícia de São Gonçalo do Amarante, região metropolitana da capital possui um efetivo de 80 homens para atender uma população de mais de 87 mil habitantes. Isso significa que o número cedido de policiais aos órgãos daria para atender, pelo menos, cinco cidades do porte de São Gonçalo do Amarante.

Outro detalhe é o número de policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Hoje, são 85 PMs de elite no Estado, porém, este número terá que aumentar, pelo menos, em 50% até o ano de 2014 já que o RN é um dos Estados sedes da Copa do Mundo.

A TRIBUNA DO NORTE obteve a informação que em janeiro de 2010, quando o comando era do então coronel Marcondes Pinheiro, os números de policiais cedidos à órgão da administração pública chegava a quase mil policiais.

“Temos PMs espalhados por várias comarcas”

No Tribunal de Justiça do Estado a reportagem da TRIBUNA DO NORTE encontrou, ontem, poucos policiais militares trabalhando. De acordo com informações de um funcionário do órgão em cada andar deveria estar, pelo menos, um policial. No primeiro andar do prédio, ontem à tarde, não havia nenhum PM, mas nos dois outros andares do prédio foi encontrado um PM.

No anexo do TJ, no Gabinete Militar, a reportagem encontrou dois policiais. Lá foi dito que trabalham no GM por dia, um policial no estacionamento, quatro no Tribunal e cinco policiais no Gabinete Militar, sendo dois no setor administrativo.

A tenente-coronel Angélica Fernandes, que responde pela chefia do gabinete disse que o número de policiais disponibilizados para o TJ não é considerado alto. “Temos pouco efetivo. Se fosse possível requisitaria mais, pois trabalhamos com dificuldade”.

A tenente-coronel afirmou ainda que o órgão tem legalmente, 70 praças e outros oficiais e que este número não representa apenas a capital, mas todo o RN. Ela lembra que há um convênio de colaboração técnica entre o poder judiciário e o executivo. Onde o executivo cede os servidores para fazer a segurança. “A lei complementar de número 242/2002 criou dentro da organização judiciária o Gabinete Militar que funciona no Tribunal. Temos policiais espalhados por várias comarcas”.

Angélica enfatiza que os PMs também fazem a segurança externa. “Quando alguém nos pede socorro. Atendemos a ocorrência. Nós fazemos segurança pública”. No Estado inteiro e nem conseguimos cobrir todo o RN”.

Centro Administrativo tem batalhão com 117 militares

No Gabinete Civil do Governo do Estado, o secretário da pasta, Paulo de Tarso informou que o número de policiais militares disponibilizados para o órgão está dentro da normalidade. Tarso explicou que há um pelotão da PM aquartelado no Papódromo e que é atrelado ao Centro Administrativo. “Eles são responsáveis por toda esta área (do Centro Administrativo). Pela segurança e pelas honras militares. Esse é o padrão”.


Na Governadoria foi criado um batalhão com 117 policiaisO secretário lembrou que a Presidência da República também trabalha desta forma. “Imagine o Centro Administrativo à noite sem policiamento?”.

A TRIBUNA DO NORTE encontrou pouquíssimos policiais militares fazendo a ronda ostensiva no Centro Administrativo. Duas viaturas do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque) faziam o patrulhamento na área.

Muitos dos policiais que são cedidos estavam lotados no 4ºBatalhão da Polícia Militar na zona Norte que foi desmembrado formando a Companhia de Guarda.

O Gabinete Civil conta com 117 policiais. São sub-tenentes, sargentos, cabos e muitos soldados. O Rio Grande do Norte possui pouco mais de dez mil policiais militares na corporação.

PM não tinha controle sobre policiais cedidos

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva afirmou que está dando publicidade a todos os atos que a Polícia Militar realiza e que as portarias estão publicadas no site da entidade. O coronel revelou que, assim que assumiu o cargo, muitos dos policiais que estão alencados, hoje, nas portarias estavam em repartições que o comando não tinha controle (de onde realmente os policiais trabalhavam). Araújo tomou posse no comando geral da PM em abril do ano passado e de lá para cá, por meio de portarias conseguiu identificar onde estavam os PMs e devolver muitos deles aos destacamentos, companhias e batalhões da PM. A diretoria pessoal do comando, por exemplo, sabe exatamente onde os policiais militares cumprem o expediente.

Quanto ao número de policiais no Gabinete Civil, o comandante disse que a segurança do governo, a residência oficial da governadora, o Centro Administrativo e todas as outras atividades de segurança são de responsabilidade dos policiais que estão à disposição do órgão.

Araújo enfatizou que após ter assumido o cargo o número de policiais à disposição foi significadamente reduzido. “Ainda vamos reduzir muito mais”.

Sobre o Tribunal de Justiça, o comandante explicou que ajustou a relação dos cedidos e tem controle de todos os profissionais. “Coloquei todos em uma única portaria para saber onde estão. Eles não estão à disposição do prédio e sim do poder judiciário. São mais de 60 comarcas no RN”.

Araújo lembrou que em Natal há três fóruns, o Tribunal de Justiça, os juizados especiais e a Escola de Magistratura. Questionado se a maioria dos PMs cedidos pertenciam ao 4ºBatalhão da Polícia Militar sediado na zona Norte de Natal, o comandante destacou que separou do 4º Batalhão a Companhia de Polícia da Guarda. “Hoje o 4º tem um policiamento próprio do Batalhão”.

Sobre a Secretária de Segurança Pública que também apresenta um número significativo de policiais militares, o comandante enfatizou que há PMs que estão à disposição do serviço de inteligência do órgão. “Somos uma policia integrada”.

Quanto aos policiais que estão à serviço das igrejas, o comandante explicou que é um procedimento normal.

Site da Polícia Militar: http://www.pm.rn.gov.br/

Rosalba quer levar o Proerd
a todos os municípios do RN


Governadora na abertura do Proerd

A governadora Rosalba Ciarlini no seu discurso por ocasião da abertura das atividades do Programa de Resistência às Drogas e à Violência) PROERD e da Ronda Escola, na manhã desta segunda-feira, no Caic de Lagoa Nova em Natal, externou o desejo de ampliar o programa fazendo chegar a todos os municípios do RN.

“ A droga está em todo o Estado. A vida das nossas crianças está sendo perdida pelo crack. O trabalho de vocês é muito importante, e agora podem contar com o apoio do governo. Vou fazer acontecer para que o Proerd chegue a todos os municípios do estado” disse a governadora.

A governadora só não soube precisar quando e como poderá cumprir, mas reafirmou:

“Não sei se será hoje, ou amanhã. Se será a curto ou em médio prazo, mas vou fazer”.
Permissão Senhora

Foi assim a forma surpreendente que um dos meus alunos de TFM chegou até a mim nesta manhã.

Permissão senhora? Este livro é seu.
Respondi; Obrigado!

Livro presenteado


Ao abrir o livro percebi algo escrito na folha de rosto, com caneta esferográfica azul que dizia o seguinte:

Hoje quando Deus abriu a janela do céu, ele me perguntou: Filho, Qual o seu desejo para hoje?

Eu falei:

Senhor cuida bem da Sgt Sandra. Ela é muito especial...

Assinado pelo Al Sd PM Márcio

Este foi o presente que eu recebi hoje cedinho


Confesso: Respirei fundo...



Obrigado Aluno Márcio.

Sgt Sandra
INGRESSOU NA PM DE ALAGOAS
AOS 51 ANOS DE IDADE
Sonho realizado devido a falta de limite de idade no edital



Quando Gabriel Batista da Cruz deixou há 18 anos o Rio de Janeiro, sua terra natal, com esposa e dois filhos, para vir morar em Maceió, não imaginava que estaria dando o passo certo para a realização de um grande sonho da sua vida: Ser um policial militar.

Com 51 anos de idade e contador de profissão, Cruz guardava a frustração da juventude até que um dia sua esposa, “fiel escudeira”, como ele a define, veio trazer a notícia: Estava aberto o concurso para a PM alagoana.

Ciente que o edital não previa limite de idade animou-se, inscreveu-se, prestou o concurso, foi aprovado e hoje freqüenta o Curso de Formação de Praças.

Além das matérias teóricas, o treinamento físico é forte, as exigências disciplinares também, mas Cruz tem, como se diz na gíria do futebol, “sobrado”, que é quando um atleta joga mais do que a situação exige.

Na sala de aula seus colegas, na maioria com idade para serem seus filhos, embora reverencie sua experiência, não perdem a oportunidade para fazer brincadeiras. “Ele esteve na Segunda Guerra Mundial”, diz um. “Foi namorado da Dercy Gonçalves”, brinca o outro. Mas todos são unânimes em dizer que ele é um exemplo.

Do ponto de vista institucional, a corporação terá pouco tempo para utilizar seus serviços, já que o soldado não pode permanecer no serviço ativo com idade superior a 56 anos. “Fiquei muito triste quando soube disso, pois entendo que tenho condições de servir a Polícia Militar por pelo menos mais uns 15 anos”, lamentou o aluno.

 “Nós mantivemos contato com a Procuradoria Geral do Estado para que nos próximos concursos haja uma melhor avaliação para que não permita situações iguais a essa”, disse o Coronel PM Mário da Hora, diretor de ensino, referindo-se a falta de limite de idade para ingresso.

Fazendo história, já que deve ser caso inédito na história recente das PMs do Brasil, Cruz vai vivendo seu sonho dourado e aguardando o dia 21 de abril, data em que acontecerá a formatura do seu curso.

Fonte: Sargento Lago
POLÍCIA PRENDE ASSALTANTES ACUSADOS
DE BALEAR COMANDANTE DA ROCAM

A Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) em conjunto com o setor de Inteligência do Batalhão de Choque da PM prenderam os três acusados de participarem de um assalto que deixou ferido a tiro o major da Polícia Militar, Marlon de Góis, no ínicio do mês de janeiro. Os acusados identificados até o momento como Robério, Rafael e "Picapau" ficarão detidos na Deicor.

Rafael foi preso na segunda-feira passada (24) na Zona Norte de Natal. Ele é acusado de ter entrado em luta corporal e ter atirado contra o major Marlon de Góis após um assalto ocorrido no dia 11 de janeiro, no Conjunto Cidade Satélite, Zona Sul de Natal. Na noite desta terça-feira (25), a polícia prendeu os outros dois suspeitos de participarem da assalto. Roberio e Picapau foram presos no Planalto, Zona Oeste da capital. A ação foi comandada pela delegada Sheyla Freitas, titular da Deicor, em conjunto com o coronel Túlio César, comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar.

Memória

No dia 12 de janeiro, ainda no hospital, Major Marlon de Góis, comandante da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicleta (ROCAM) contou que visitava amigos em uma residência do bairro, na rua dos Pardais, quando, por volta das 21h, uma amiga sua saiu da casa para fumar. Neste momento, dois bandidos armados, em um Santana branco, abordaram a mulher. A dupla entrou na casa e começou a recolher os pertences das pessoas que lá estavam.

Ao se depararem com a carteira do major Marlon, perceberam que ele é policial. Então, um dos assaltantes ordenou que o major fosse executado. O oficial ainda tentou fugir, mas foi atingido por um disparo nas costas. Em seguida, os bandidos fugiram. O major Marlon foi socorrido ao Hospital Walfredo Gurgel e se recuperou.

Fonte: Dn Online
Mergulhador morre ao praticar
apnéia em Barra de Maxaranguape

Rodrigo Lobo, de 41 anos, também era servidor do Ministério Público.

A prática de mergulho por apnéia, quando o mergulhador não usa cilindro de oxigênio, terminou em morte neste fim de semana, na praia de Barra de Maxaranguape. O servidor do Ministério Público, Rodrigo Lobo Vieira, de 41 anos, morreu na manhã do último sábado (29).

Ele era praticante de mergulho por apnéia e estava em um passeio com um grupo de amigos mergulhadores. De acordo com a assessoria do MP, Rodrigo Lobo voltava de barco do passeio, quando decidiu fazer mais um mergulho.

O mergulhador pretendia ver um cardume que passava próximo ao barco e entrou na água. Após a demora para retornar a superfície da água, os amigos de Rodrigo saíram a sua procura, mas não o encontraram.

Quase meia hora depois, o corpo apareceu em cima de uma pedra. Pelo laudo do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), a morte foi causada por "asfixia mecânica", provocada por afogamento.

O corpo de Rodrigo Lobo foi velado neste domingo (30), no centro de velório Morada da Paz, na rua São José, e levado para Recife, onde foi cremado.

*Com informações do MP.