quinta-feira, 3 de junho de 2010

Quadrilha tenta arrombar caixa eletrônico no hotel Barreira Roxa

Funcionários foram rendidos e informaram que um veículo tipo Golf chegou ao hotel com cinco homens armados com pistolas e revólveres.

Cinco homens invadiram o hotel Barreira Roxa, na Via Costeira, e tentaram arrombar um caixa eletrônico, na madrugada desta quinta-feira (3). A ação foi evitada com a chegada da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTur).  Segundo o Tenente Nícolas, da CIPTur, funcionários do hotel informaram que um veículo tipo Golf chegou ao local com cinco homens armados com pistolas e revólveres e renderam todos que estavam no hotel.

Ao perceber uma movimentação estranha no local, policiais do CIPTur resolveram averiguar o hotel. Com a chegada da polícia, os acusados fugiram e deixaram um maçarico que seria usado para arrombar o caixa.
Ainda segundo o Tenente, a CIPTur pediu apoio ao Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque), que chegou a trocar tiros com os criminosos no Km 6, no final da avenida Capitão Mor-Gouveia, em uma barreira montada pela polícia, mas não conseguiu prendê-los.

De acordo com a CIPTur, diligências estão sendo feitas na região em busca dos acusados.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

A Polícia Comunitária é a essência da Polícia Cidadã.


…”A polícia comunitária, aquela que diuturnamente convive com o povo, não é senão a visão da polícia à luz do valor da amizade; e é a única solução a ser dada com êxito para resolver a preocupante questão da violência, sobretudo nas grandes cidades.” (Miguel Reale. 1910-2006)

A Polícia cidadã é a transformação pela qual passou a Polícia de outrora por exigência da Constituição cidadã. Essa Polícia estabelece um sincronismo entre o seu labor direcionado verdadeiramente a serviço da comunidade, ou seja, uma Polícia sempre em defesa do cidadão e não ao combate do cidadão como ocorrera nos anos de chumbo da ditadura militar.

Não há como confundir o termo Polícia cidadã, como sendo uma Polícia covarde, frouxa, que trata os marginais com flores, delicadamente… Muito pelo contrário, a Polícia cidadã é uma Polícia forte, destemida, honrada, justa, capaz de realizar qualquer ato legal possível para defender os direitos ultrajados do cidadão cumpridor dos seus deveres e obrigações.

O estrito cumprimento do dever legal, a legítima defesa de terceiros ou a sua própria defesa devem caminhar sempre juntos com a Polícia cidadã. Quando confronto houver com marginais em atos contrários a estes três itens, deve sair sempre vitoriosa a Polícia cidadã.

A paz é a aspiração, o desejo fundamental de toda pessoa de bom senso, entretanto, só pode ser atingida com a ordenação da potencialidade da comunidade em somação ao poder público em torno do ideal digno de uma segurança justa, cooperativa e interativa. A paz deve estar em constante ação no seio da sociedade, de maneira duradoura, não fugaz.

A Polícia comunitária é, sem sombras de dúvidas, a melhor forma de interatividade, amizade e reciprocidade de ações da comunidade com a Polícia cidadã, ou seja, comunga em número e grau com as sábias palavras e o douto entendimento do grande jurista, filosofo, escritor e professor Miguel Reale que entendeu já há alguns anos atrás ser a melhor e única solução a ser dada com êxito para resolver a preocupante questão da violência crescente no nosso País.

*Archimedes Marques é delegado de Policia no Estado de Sergipe. Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela UFS.
Objetivos do Policiamento Comunitário

1) Manter a presença real do policiamento ostensivo, o relacionamento interpessoal e a transparência no atendimento das ocorrências;

2) Atuar integrado com os instrumentos de coação do Estado, visando a preservação da ordem pública;

3) Dar prioridade na luta contra o crime e contra a delinqüência, fazendo cumprir a lei observando os direitos e deveres de cada cidadão;

4) Antecipar-se aos fatos ilícitos, conhecendo os problemas a partir do diagnóstico do local de trabalho com a ajuda das informações da comunidade;

5) Valorizar o pessoal da equipe policial, os moradores e os demais agentes envolvidos no sistema de ordem pública, contribuindo para com os objetivos comuns;

6) Valorizar a informação recebida ou coletada , dando-lhe o encaminhamento imediato para providências;

7) Incentivar e promover a integração comunitária, dando conhecimento das dificuldades, das mazelas da ordem pública e da necessidade de políticas sociais e preventivas;

8) Atuar dentro do planejamento concebido, buscando no público interno e na comunidade informações para atualização e a padronização da excelência;

9) Ensinar o cidadão a se proteger e proceder diante das possibilidades do ocorrência de crime, de infração, de trânsito e das dificuldades que possam colocá-lo em risco;

10) Acompanhar e participar do desenvolvimento da comunidade na contínua busca de melhoria da qualidade de vida.

11) Servir comprometido, Proteger com bravura e Orientar com antecipação cada morador e sua Comunidade.

12) Atingir um padrão de EXCELÊNCIA na prestação de serviços quanto às necessidades da comunidade oferecendo um atendimento rápido , prestativo e eficaz nas ocorrências.

JORGE BENGOCHEA
Retirado do Blog do Policiamento Comunitário

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Três arrombamentos no final de semana em João Câmara

Final de semana movimentado na cidade de João Câmara com o registro de três arrombamentos neste final de semana. Dois deles foram em oficinas mecânicas e um terceiro a fábrica de roupas Herbus.

A primeira oficina arrombada foi a oficina mecânica Bom Sucesso na BR 406, de onde levaram vários objetos de trabalho. Em seguida foi a oficina mecânica de Naura de onde subtraíram uma lixadeira, duas baterias de carro e várias ferramentas,

O terceiro arrombamento foi a fábrica de roupas da Herbus localizada no antigo prédio da Usina Nóbrega e Dantas. Foram levados cerca de 60 camisas, um motor grande e um capacete.

Fonte: Blog de Assis Silva

Mulher pratica suicídio na zona rural do município de João Câmara

Aconteceu neste domingo, dia 30, por volta das 18:Hs no distrito de Serra de São Bento, município de João Câmara um suicídio. O fato surpreendeu toda comunidade pacata deste município. A vítima, Maria Ivonete Silva, de 52 anos pendurou uma corda praticando assim o ato de enforcamento. A família nem os vizinhos não sabem o real motivo que levou a mulher a cometer suicídio, pondo fim na sua própria vida.

Junior Tatuado foi recapturado na Cidade Natal

A polícia Civil intensificou caçada com o intuito de prender fugitivo da Delegacia de Polícia Civil de João Câmara,  e graças a esta atuação, ontem a polícia civil conseguiu recapturar Júnior, mas conhecido como "Júnior de Michele ou Júnior tatuado"  que ficará a disposição da justiça.

Júnior tem vários registros na polícia de João Câmara por pequenos furtos e desordem, e  responde também por tentativa de estupro contra uma mulher da Cidade de de Jandaíra.

Sargentos récem formados se apresentam ao Comandante da 2ª CIPM

Maj Vilela Cmt da 2ª CIPM de João Câmara-RN

O Comandante da 2ª CIPM de João Câmara, Maj PM Vilela recebeu nesta Seg-feira, dia 31, os novos Sargentos recém formados, Barbalho, Renato, Gregório, Pontes e Sandra . Em clima de grande satisfação o Maj Vilela os recepcionou oferecendo um café da manhã aos respectivos Sargentos. Em reunião com os mesmos deu boas vindas e deu oportunidade para cada um expressar opiniões. Dos cinco sargentos, quatro ficarão de pronto emprego no efetivo de João Câmara e um, (Sargento Renato, ficará a disposição do pelotão da cidade de Taipú). O Sargento Sandra foi designada ao Cargo de Relações Pública da Companhia, ficando assim no expediente diário.