sábado, 24 de novembro de 2012

Realidade dos lados opostos

Polícia não sabe para onde 
levar jovens infratores

A madrugada de sábado foi movimentada na Delegacia de Plantão Zona Sul. Além dos três homicídios, a polícia registrou várias queixas de furtos e roubos, a maioria deles praticado por menores. Um problema para a polícia que não tem para onde mandar os jovens infratores devido a ausência de vagas nos Centros Educacionais do Estado.


Policiais não sabem onde colocar cinco menores 
presos na Delegacia de Plantão zona Sul

Na manhã deste sábado (24) a plantão Zona Sul aguardava a Justiça decidir para onde levar os oito infratores que estavam na delegacia.

"Aqui está parecendo uma sucursal da Febem de tanto menor que tem. E nós ficamos aqui tendo que aguardar a Justiça porque não tem para onde levar os menores", disse um policial que não quis se identificar.

Ainda de acordo com a polícia, esses adolescentes infratores estavam agindo nas proximidades da Via Costeira, onde foi realizado um show no sábado a noite.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE conversou com duas mulheres que foram assaltadas pelos menores. Elas não quiseram se identificar, mas contaram que foram abordadas por dois adolescentes que levaram máquina fotográfica e jóias.

"Quando percebi que eles não estava armados saí correndo para tentar pegar os meus objetos. Para minha sorte vinha passando uma viatura da polícia que saiu a procura deles. Encontramos os ladrões na praia tirando fotos com minha máquina", disse a vítima.Outros casos semelhantes estavam na Plantão Zona Sul para registrar boletim de ocorrência.

Tribuna do Norte
PF apreende quase meia tonelada
 de droga com casais em Ceará Mirim

Investigações apontavam que o grupo pretendia se instalar na cidade e a partir de Ceará Mirim, distribuir droga para todo o RN.

Foram apreendidos 474Kg de maconha.

Uma operação coordenada pela Polícia Federal esta madrugada (24) em Ceará-Mirim, resultou na apreensão de cerca de meia tonelada de maconha e na prisão de pelo menos dois casais do Mato Grosso.

De acordo com o comandante do Destacamento da Polícia Militar, capitão Harisson, as investigações da PF apontavam que o grupo pretendia se instalar na cidade e a partir de Ceará Mirim, distribuir droga para todo o RN.

“Durante a ação da PF, duas mulheres conseguiram fugir e se esconder em um canavial, mas pela manhã realizamos diligências e conseguimos prender a Magda e a Gisele. Também foram apreendidos no imóvel vários carros de luxo”, contou. A Polícia Federal ainda não se pronunciou sobre a ação.

Nominuto.com
Família é presa em Mossoró acusada 
por tráfico de drogas

Policiais militares de Mossoró prenderam mãe e filhos esta tarde (24), acusados por tráfico de drogas no bairro Dom Jaime. Ana Lúcia de Melo e seus filhos Ana Kelly e Francisco Cleiton foram presos em casa com arma, maconha, crack e cocaína.

Ana Lúcia de Melo e seus filhos Ana Kelly e Francisco
 Cleiton foram presos em casa com arma, maconha, crack e cocaína.

Os militares foram alertados que a casa funcionava como ponto de venda de drogas e durante as buscas no imóvel, conseguiram apreender além da espingarda e da droga, dinheiro fracionado em cédulas de pequeno valor e moedas e vários celulares.

Segundo informações da Polícia, as duas mulheres já foram presas por tráfico de drogas e agora responderão a processo pelo mesmo crime.

Nominuto/ informações - Blog O Câmera
Adolescente de 14 anos é morto em
 João Câmara com um tiro no tórax

O Crime aconteceu por volta das 10h50min na manhã deste sábado na Rua Joaquim Rebouças no bairro Barroso.


Local do quintal onde aconteceu a fatalidade
A vítima é conhecido por Alexsandro Gomes da Silva de 14 anos de idade residente no conjunto habitacional do Bairro COHAB em João Câmara.

Segundo informações colhidas no local o tiro foi acidental, momento em que o acusado estava limpando uma arma, revólver de calibre 38, e que teria disparado e atingindo o menor de idade. mesmo em cima do peito esquerdo, porém a  Polícia não descarta a possibilidade de crime intencional.

Em conversa com uma criança que estava na companhia do adolescente na hora do ocorrido, este sendo filho de Vera Lúcia, filha do casal de ancião, residência onde ocorreu o crime no Barroso, falou que estava no local em companhia do adolescente, quando foram curiosamente olhar o acusado limpando referida arma já desmontada,  em dado momento o acusado disparou a arma na hora em que estava remontando.

Ressaltando que durante entrevista realizada por  nosso Blog, quando perguntado sobre o ocorrido o menor falava com "meias palavras", dando margem para desconfiarmos que este  faltava com a verdade, portanto o trabalho de investigação segue por parte da Polícia Civil de João Câmara que certamente elucidará os fatos, se foi de fato um crime ou uma fatalidade.

Curiosos - Ao lado da Córrego na Rua da Cafuringa

Ainda segundo o menor que foi prestar depoimento na Delegacia de polícia Civil, acompanhado de sua Mãe Vera Lúcia, o acusado do disparo conhecido por Nininho morador do Bairro São Francisco, ainda buscou ajuda para socorrer o adolescente, vindo a óbito antes de chegar ao Hospital Regional em João Câmara.

A Polícia Militar na pessoa do 3º Sargento PM Pontes e o Soldado PM Nunes, esteve no local, recolheu a arma do crime e conduziu o menor acompanhado de sua genitora até a Delegacia para esclarecimentos.

Segundo o 3º Sgt PM Pontes após obter informações sobre o acusado saiu em diligência com o intuito de localizar o mesmo, porém até o momento o acusado não foi encontrado.

Ainda segundo o Sargento que viu adolescente já sem vida no Hospital, falou que a forma como foi disparado o tiro "A queima roupa" atingindo um dos  principais órgãos vitais do corpo do garoto(O coração), é muito pouco provável que o crime tenha sido acidental, porém, somente o trabalho investigativo dirá a verdade.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Tentativa de duplo homicídio na
 noite de sexta-feira em João Câmara

A tentativa do duplo homicídio aconteceu na noite desta sexta-feira(23),  por volta das 19h00min em João Câmara.

Segundo populares a pessoa conhecida popularmente por Urêia, saiu acompanhado de um colega por nome de Leonardo residente no bairro São Francisco para resolver uma questão com Junior, (Conhecido por Junior de Aldecí) quando foram recebidos a tiros por ele.

Ambos, Urêia e Leonardo foram atingidos com um tiro na cabeça e socorridos para o Hospital Regional de João Câmara, sendo submetidos aos primeiros socorros em seguida foram encaminhados para o Hospital Clóvis Sarinho em Natal-RN. Não se sabe ainda os motivos que levaram ao cometimento do crime, nem se houve briga entre vítimas e acusado. A Delegacia de Polícia Civil fará o trabalho investigativo sobre o caso.

Antes de fechar esta matéria entramos em contato com o Sargento de Dia da 2ª CIPM, Sgt PM Pontes, o qual nos informou que a Polícia Civil e Polícia Militar estão fazendo o trabalho de praxes, porém até o momento não foi localizado o responsável pelos disparos.

O Sargento Pontes informou ainda que após o crime, populares revoltados  incendiaram a casa de Junior, que fica localizada no bairro do Planalto em João Câmara, não sabendo informar quem foram os responsáveis pelo incêndio que destruiu todos os cômodos.

Voltaremos logo mais com mais informações:


Polícia Militar completa 178 
anos de existência

Cerimônia festiva foi realizada no Centro de Convenções de Natal-RN na manhã desta sexta-feira (23), a Polícia Militar do Rio Grande do Norte realizou uma cerimônia alusiva aos 178 anos de criação da Força Armada Estadual. O evento aconteceu no Auditório Morton Mariz, no Centro de Convenções de Natal, a partir das 09h00min. 

Na oportunidade, foi entregue o Diploma Amigo da Polícia, que é uma premiação àqueles que direta ou indiretamente colaboraram para o bom desempenho das atividades policiais militares.

Outra comenda cedida é a Medalha do Mérito Policial Luiz Gonzaga, que por sua vez visa recompensar membros da Polícia Militar, da Forças Armadas ou cidadãos que se distinguiram por serviços prestados à Corporação ou à Segurança Pública Potiguar, quer seja no campo militar, científico, social ou econômico.


O aniversário é sempre lembrado no dia 27 de novembro, data e mês em que a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte teve a sua criação e atuação no RN.

O "Corpo Policial da Província" foi criado pela Resolução de 27 de junho de 1834, após o envio pelo Presidente Basílio Quaresma Torreão ao Conselho Geral da Província de um projeto para a criação de um "Corpo de Cavaleiros", com a missão de defender a Província onde houvesse necessidade.

Na data de criação, o Corpo Policial da Província contava apenas com 40 praças e teve como primeiro Comandante designado o Tenente Ajudante Manoel Ferreira Nobre, assumindo o cargo naquela data histórica.

Desde então, a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, denominação dada apenas no ano de 1947, realizou com afinco a defesa de todo território potiguar, com participações, inclusive, em eventos da história nacional.

Com o lema "Vigilantis Semper", a PMRN vem garantindo todos os dias a segurança dos cidadãos norte-riograndenses nos 167 municípios, abrangendo uma área total de cerca de 53 mil km² com atuação de 9.600 homens e mulheres que integram a Corporação Policial Militar.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMRN
SUSPEITO
Polícia divulga retrato falado de
 assassino de contraventor e PM em Natal


Divulgada nesta sexta-feira (23) o retrato falado do suspeito de ter assassinado o contraventor Gilberto Tavares da Silva e o cabo PM Sérgio Henrique dos Santos em 22 de agosto deste ano. Segundo o delegado Roberto Andrade, que investiga o caso, ainda não há informações suficientes que levem ao autor do crime.

Retrato falado foi feito a partir de descrições 
de testemunhas do assassinato

Roberto Andrade garante, porém, que pelo menos duas hipóteses já foram descartadas: o de possível crime passional ou ligação com agiotagem. "Descartar essas linhas nos ajuda a trabalhar melhor outras motivações", comenta o delegado, sem revelar que hipótese seria a mais forte.

O retrato falado foi feito a partir das descrições de testemunhas. O delegado, no entanto, acredita que as testemunhas têm medo de revelar o autor do duplo assassinato. "Pode ser que não tenham coragem por temerem ser os próximos.

Segundo relatos de testemunhas repassadas à polícia à época do crime, Gilberto Tavares e o cabo PM Sérgio Santos estavam na Rua João Carlos, no Alecrim, saindo de uma das sedes do jogo do bicho em Natal, que supostamente pertencia ao primeiro. Por volta das 20h, logo após entrarem no veículo, uma Toyota Hilux SW4 preta, foram abordados por um homem gordo e careca. O executor atirou no mínimo cinco vezes contra o PM, que estava no banco do motorista. 

O bicheiro ainda tentou fugir, mas também foi atingido por diversos tiros. Gilberto ainda chegou a ser levado para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com a perícia, todos os tiros foram disparados por uma pistola de calibre 380 milímetros. Em virtude das circunstâncias do crime, a polícia descartou a possibilidade de latrocínio - roubo seguido de morte.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Reflexão espiritual

Policia Civil prendeu acusados de praticar
 crime bárbaro contra jovem em Macaíba

Em trabalho de investigação desde as primeiras informações sobre a morte de Elisson Santos Maciel Gomes, vulgo "Alemão", Policiais Civis de Macaíba elucidam o crime e prendem dois dos três acusados de praticarem a barbárie. 


Foram presos: Roniel oliveira da Silva, conhecido por "COTONETE", 19 anos e residente no Loteamento São José; Francisco Romualdo Freire Ribeiro conhecido pela alcunha de "BOY GRAFITE", 18 anos e residente também no Loteamento São José. 

O terceiro acusado trata-se de Silvan Costa Ferreira, de 25 anos, morador da Vila São José em Macaíba.que ainda não foi preso, Segundo o relato dos dois detidos o crime foi cometido em virtude de "Alemão" estar falando sobre os crimes praticados pelo bando.


Fonte: Macaíba Policia
Estudante de Direito é preso e
 confessa estupros em Parnamirim

Um estudante de Direito, de 28 anos de idade, foi preso na noite de ontem (21) por suspeita de pelo menos cinco estupros em Parnamirim. Policiais civis montaram campana no local onde o criminoso costumava levar as vítimas e conseguiram o flagrante. No momento da prisão, o estudante confessou mais dois crimes.

Nos últimos dias, mulheres relataram à Polícia Civil de Parnamirim terem sido vítimas de estupros em um matagal próximo ao aeroporto Augusto Severo. O modus operandi era o mesmo. Um homem em uma motocicleta, armado com uma faca, obrigava as vítimas a subirem na garupa sob o argumento de que ele precisaria de ajuda para fugir da polícia e, caso as vítimas não ajudassem, seriam mortas. Depois de colocar um capacete cor-de-rosa na mulher, o estuprador levava a vítima para um matagal, por trás do Posto Dudu.

Estudante estuprou pelo menos quatro
mulheres em Parnamirim
Com base nas informações das vítimas, policiais da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) foram até o ponto onde o criminoso costumava levar as vítimas e montaram campana durante a noite de ontem. Por volta das 21h30, o criminoso chegou acompanhado de uma mulher. Foi quando ocorreu a prisão em flagrante.


Ainda vestidos, o homem, de acordo com a Polícia Civil, já estava obrigando a mulher a fazer sexo oral nele. Porém, ao ouvir uma pessoa falando ao telefone celular, o criminoso partiu em direção aos policiais, que estavam em contato com a delegacia. Os policiais dominaram o suspeito em seguida. Já com o suspeito imobilizado, a mulher de 20 anos confirmou que estava no local contra a vontade e o estudante, identificado como Rodrigo César da Silva Costa, confirmou o crime. 


De acordo com a vítima, ela foi abordada na passarela em frente à JR Caminhões, que era o mesmo local onde as demais vítimas foram sequestradas pelo criminoso. Ela disse que o suspeito afirmou que fugia da polícia e, caso ela não subisse na motocicleta para ajudar a despistar os policiais, ela seria morta. Em seguida, a vítima foi levada para o matagal.

Interrogado pelos policiais, o suspeito confirmou que já havia cometido outros dois estupros no mesmo local, negando a autoria de outros dois. Porém, o chefe de investigações disse que as vítimas farão o reconhecimento para saber se ele foi o autor dos crimes.



O estudante de Direito, que não tinha passagem pela polícia, segue isolado dos demais detentos até que ocorra o reconhecimento das demais vítimas. Ainda não há a definição quanto ao local onde o suspeito ficará custodiado.

Tribuna do Norte
Postagem publicada recentemente na página 
social do Cel Telhada Vereador eleito 
em São Paulo-SP  nas eleições 2012


Coronel Telhada
18 de novembro

Prezados amigos, hoje dia 18 de novembro de 2012 está completando um ano que me aposentei. O tempo passou voando, mas ainda não consegui me acostumar com a ausência do serviço da PM e principalmente com a saudade da ROTA. Confesso que sonho quase todo dia que ainda estou lá, fardado, comandando minha tropa... Obrigado a todos vocês que tem me acompanhado, me apoiado e me suportado nesse tempo. Contem sempre comigo. Abraço a todos
.
Coronel PM RR Telhada

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

OUSADIA II
Assaltante cego é detido vendendo
 drogas em casa em Mossoró

"Marcos Ceguinho", foi detido equipe da Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc) de Mossoró. Com ele os agentes encontraram 34 trouxinhas e um tablete com 71 gramas de maconha, alem de uma certa quantia em dinheiro fracionado.


"Marcos Ceguinho" teve os olhos vazados após uma briga
com dois detentos na Penitenciária Mário Negócio


O assaltante Marcos Viana de Oliveira, 28 anos,que teve os dois olhos arrancados dentro da Penitenciária Agrícola Mário Negócio e que cumpria prisão domiciliar, foi detido vendendo droga em casa no bairro Boa Vista em Mossoró, na manhã desta quarta-feira (21). 

Marcos cumpriu pena de cinco anos no Complexo Penal Mario Negocio acusado de assalto. No inicio de 2010, já em liberdade, o mesmo foi flagrado traficando droga e voltou a prisão.

Segundo informações, em maio de 2010, o assaltante se envolveu em uma confusão dentro do presídio com outros três detentos. Marcos disse que a briga foi por causa de um jogo de cartas. Os agressores acusaram Marcos estava paquerando com suas namoradas. Os presidiários arrancaram a sangue frio os dois olhos de Marcos Viana de Oliveira.

Marcos foi beneficiado com o regime de prisão domiciliar e estava usando do benefício para comercializar droga. Na delegacia, o assaltante disse que seus clientes eram fieis, pagavam "direitinho". Ele disse ainda que estava comercializando o entorpecente para manter o próprio vício.

O delegado Rafael Arraes disse que a residência de "Marcos Ceguinho" já vinha sendo investigada como porto de comercialização de drogas. O delegado disse ainda que o acusado será conduzido de volta para o Complexo Penal e ficará à disposição da Justiça

DN ONLINE/Com informações do blog O Câmera.
OUSADIA

Homem é preso após roubar peças 
de moto em delegacia do interior do RN


Policiais civis do município de Caraúbas prendera nesta terça-feira, um homem identificado como Gledson de Santana, 25 anos, acusado de roubar peças de motos apreendidas no pátio de delegacia na noite do último sábado.


Durante a investigação policial também foram presos Severino da Silva, 25 anos e Francisco Cezar de Oliveira Costa, 38, ambos mototaxistas acusados de receptação de material roubado. Os mototaxistas afirmaram que compraram dois pares de amortecedores por R$ 7,00 e R$ 10,00, mas não sabiam que era roubado. O trio foi levado para a delegacia.

DN Online
Humor

Atenção Guarnições de Serviços
Atentos aos inimigos da lei


Boa noite a todos e bom Serviço!
Major Fernandes - Um Policial com visão
de futuro por dias melhores para os que 
acreditam na transformação de si mesmo

O Comandante da 1ª CIPM/Macau-RN Major QOPM Fernandes,está apostando em mais uma modalidade esportiva com o objetivo de incentivar jovens e adultos ao esporte, oferecendo principalmente aos jovens e adolescentes a oportunidade de ficar longe das práticas nocivas do cotidiano, como o fumo, álcool e as drogas.


Policiais da Ronda Ostensiva com Apoio 
de Motocicletas (Rocam) apreenderam quase meia tonelada de maconha, em Parnamirim.

Rocam prende trio com pistolas, dinheiro e quase meia tonelada de maconha - Flagrante foi feito no município de Parnamirim, na tarde desta terça-feira. 


Policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) apreenderam, na tarde desta terça-feira (20), dinheiro, armas e quase meia tonelada de maconha, em Parnamirim. O material estava escondido em duas casas no bairro Vida Nova e foi encontrado após os policiais receberem uma denúncia anônima.

Antônio Laurentino e Esteferson foram presos

De acordo Tenente Coronel Túlio, comandante de operações do CPM (Comando de Policiamento Metropolitano), os policiais realizavam um trabalho de busca após receberem informações sobre a ação de um traficante no local. 

Ao chegarem na rua Novo Oriente, na casa de número 127, os PMs detiveram um casal de posse de três pistolas, sendo duas ponto 45 e uma outra ponto 40, além de 20 mil em dinheiro e jóias. Antônio Laurentino da Silva, de 31 anos e a mulher ainda não identificada, tentaram escapar, mas acabaram presos. 

Minutos após, uma equipe da inteligência do 3º Batalhão, cercou outra residência na rua da Fraternidade, mesmo bairro e lá um homem identificado como Esteferson Felipe Figueirero, de 24 anos, foi preso de posse de cerca de 300 Kg de maconha e duas balanças de precisão. 

Todos os detidos foram conduzidos para a 1º Delegacia de Parnamirim, assim como a droga e as armas apreendidas. A mulher detida pelos policiais acabou sendo liberada após ser ouvida pela Polícia Civil. Os outros dois homens foram autuados.

Por Sérgio Costa/Portal BO
Loja é assaltada em Alto do Rodrigues-RN
Polícia monta campana e prende três acusados

O assalto se deu na manhã de terça-feira (20), na Rua Ângelo Varela no centro da cidade, por volta das 09h30min, três elementos armado de revólver cal.22 renderam funcionários e clientes e anunciaram o assalto. Foram levados, celulares, tablets, câmeras digitais totalizando um valor aproximadamente de R$ 14.000,00 (Quartoze mil reais).

 Francisco Pereira de Souza, 27 anos vulgo, Chipita,
 Foto:Jota Lourenço

Material recuperado 
 Foto:Jota Lourenço

A Polícia Militar foi informada do assalto, a qual imediatamente acionou duas viaturas para o local, ambas sob o comando do Major QOPM Fernandes, Comandante da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar/Macau-RN.

INVESTIGAÇÃO - Ao chegar ao local, o Major Fernandes fez os primeiros levantamentos contando com informações de populares, onde conseguiu identificar os três suspeitos.

J.M.P.C. vulgo “demônio” 16 anos

J.B.S. vulgo “branco”, com 15 anos 



Motos apreendidas - usadas no assalto

PRISÃO - O Comandante da 1ª CIPM passou toda tarde com seus policiais tentando localizar os suspeitos, porém sem êxito. Então decidiram montar campana com o intuito de efetuar as prisões, o que foi concretizado na madrugada desta quarta-feira (21), sendo recuperado todos os produtos roubados e parte do dinheiro que estavam na posse dos acusados em questão. Entre os três detidos, dois eram menores de idade.

FORAM PRESOS – Francisco Pereira de Souza, 27 anos vulgo, Chipita, este já responde por vários crimes, entre tais arrastões em LAN HOUSES na cidade de Pendências-RN. J.M.P.C de 16 anos, vulgo Demônio, e J.B.S.S de 15 anos de idade conhecido por branco. O maior de idade e os dois menores estão presos na Delegacia do Alto do Rodrigues-RN, onde serão ouvidos na tarde de hoje, pela equipe da Delegacia Regional de Polícia Civil da cidade de Macau-RN.

COLABORAÇÃO DA SOCIEDADE - Em entrevista ao Major Fernandes, este atribuiu a realização desta prisão à população, que mesmo amedrontadas contribuíram com as informações para que as investigações tivesse êxito, e a polícia chegasse até aos criminosos. O Major enfatizou ainda, que muitos casos não são elucidados porque as pessoas temem ajudar a polícia com as informações, mas segundo ele, denunciar é dever de todos, assim como receber em segredo a denúncia em dever da polícia, assim também como informações anônimas através do 190.


Nota do Blog: Participaram também desta operação policial, policiais militares das Cidades de Alto do Rodrigues e Pendências. Parabéns a todos pelo o sucesso da operação! 

"Bandidos poderão ter lá seus dias de sortes, mas nem todo dia é premiado. Principalmente enquanto a 1ª CIPM estiver vigilante e em combate. A equipe é boa, disposta e disponível. Passar uma noite, duas, ou mais na cola de um delinquente é café pequeno para a equipe que compõe a 1ª CIPM comandada pelo incansável Major Fernandes em Macau-RN".

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Deputado estadual faz um apelo 
ao Governo do Estado para que retome
 o diálogo com os 824 aprovados da PM

Durante a sessão desta quarta-feira (20), o deputado estadual Tomba Farias (PSB) fez um apelo ao Governo do Estado para que retome o diálogo com os 824 policiais aprovados no último concurso da Polícia Militar (PM). Para o parlamentar, este é o momento oportuno para a convocação, diante da proximidade dos jogos da Copa do Mundo de 2014, quando o Estado estará recebendo visitantes vindo de várias partes do mundo, e que têm que aqui encontrar uma estrutura de segurança arrojada.

Por Marcos Dantas

“Nós tivemos uma reunião na semana passada com o secretário de administração que ficou para definir uma nova data para decidir o destino dos 824 policiais aprovados no último concurso da PM. Esta questão se arrasta há quase dois anos e nós sabemos que a convocação é necessária. Estamos próximos de um evento macro que é Copa do Mundo que acontecerá em 2014” destacou Tomba.

Segundo o deputado, diante da notória falta de efetivo policial nas ruas, a convocação dos concursados da PM, é oportuna, merecida e agrada a todos. “Esta é a quarta audiência que participo do tema. 

A convocação é mais do que merecida. A presença deles é constante na nossa Casa Legislativa, portanto, é importante que o governo una o útil ao agradável: estamos precisando de segurança, por que falta efetivo policial nas ruas, e há 824 famílias esperando pela convocação" disse.
Corpo encontrado carbonizado em 
Genipabu é de PM da reserva

Familiares identificaram o corpo como sendo do cabo, aposentado, da Policia Militar, José Lira Batista de Mendonça.

O corpo encontrado carbonizado na estrada de Genipabu, no último dia 14, foi identificado hoje (20), por familiares como sendo do cabo, aposentado, da Policia Militar, José Lira Batista de Mendonça.

Ele foi encontrado por populares ainda em chamas, naquela manhã, e apresentava lesões graves no pescoço, estrangulado por uma corda.

Policiais civis que estiveram no local chegaram a realizar buscas pela área, mas não conseguiram coletar provas ou informações sobre suspeitos ou mesmo sobre o que teria motivado o crime.

Nominuto.com
Policiais Militares fazem manifestação em
defesa da vida no calçadão do Midway MallI 

Em São Paulo mais de 90 foram mortos esse ano, No Pará são mais de 40, Na Bahia já passa dos 30 e No Rio Grande do Norte contamos 11 Lutos esse ano. Não aguentamos mais e queremos providências com Legislações mais severas, Seguro de Vida, Investigação, respeito, valorização e segurança na nossa atuação.

Cruzes pelo chão marcam protesto contra morte de policiais no RN

O número de policiais assassinados no Rio Grande do Norte é, proporcionalmente, maior que a quantidade de policiais que perderam suas vidas em São Paulo ao logo do ano, segundo informação do Conselho Estadual de Direitos Humanos. De acordo com Marcos Dionísio, presidente do Conselho, somente em 2012, nove policiais militares e dois policiais civis foram mortos no RN, além de outros 12 PMs que sofreram atentados ao longo deste ano. No estado paulista foram 98 assassinatos. Apesar da diferença, a taxa de mortandade no RN é um pouco maior que a registrada em São Paulo, é o que relata Dionísio.

Para chegar a esta conclusão, Marcos Dionísio dividiu o número de agentes da segurança pública pela população total dos estados do RN e de São Paulo. Depois, ele multiplicou o resultado por 100 mil habitantes, o que representa o número de agrupamento de cidadãos utilizado como parâmetro pela Organização das Nações Unidas, a ONU. De acordo com Dionísio, o resultado aponta para uma taxa de mortandade de 0,3% no Rio Grande Norte; em São Paulo, a taxa é de 0,2%.

Para demostrar a preocupação com estes índices de violência, policiais potiguares aderiram, na manhã desta terça-feira (20), ao protesto nacional batizado de 'Caminhada Nacional em Defesa da Vida dos Policiais' . O ato contou com a participação de policiais baianos.

Aconteceu em frente ao shopping Midway Mall, na avenida Senador Salgado Filho, no bairro do Tirol, zona Leste da capital. No local, representantes de associações militares e sindicatos de classe se uniram a ativistas dos direitos humanos e estiraram várias cruzes sobre a calçada para simbolizar os policiais mortos no estado.

O sargento Eliabe Marques, presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBM), criticou a forma como é tratada a morte dos policiais. "Dizem que os que foram assassinados e estavam de folga eram envolvidos com o crime, mas isso não é verdade. Só serve para esconder a crítica realidade da polícia", disse o sindicalista.

Ainda de acordo com o sargento Eliabe, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte tem 9.400 homens à disposição da companhia, quando a corporação possui somente 2 mil coletes à prova de bala. "Tem muito policial trabalhando sem colete", afirmou Eliabe.

Segundo o soldado Roberto Campos, presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM no RN (ACSPM/RN), somente este ano foram mortos nove policiais e 11 foram feridos em atentados contra a própria vida. "E a grande maioria desses casos ocorreram nos últimos três meses".

Para Roberto Campos, esse nível de violência que vem sofrendo o policial potiguar é apenas reflexo dos ataques que vem sofrendo a categoria em São Paulo e em outros estados brasileiros. "Não que aqui esses atentados estejam partindo de facções criminosas como acontece no Sul, mas é, no mínimo, um reflexo. O presidente da ACSPM/RN atribui essa onda de violência principalmente à impunidade dos casos.

"Precisamos urgentemente de uma legislação mais severa contra aqueles que praticam atos de violência contra policiais", adverte Roberto Campos.

É esse debate que a Associação Nacional dos Praças (Anaspra) tem tentado levar ao Congresso Nacional, afirma o vice-presidente da entidade, o cabo PM potiguar Jeoás Nascimento. "Há um projeto de Lei circulando no Congresso que aumenta em 1/3 a pena contra criminosos que praticam violência contra policiais. Queremos, porém, que a pena venha a ser o dobro.

Jeoás Nascimento lembra que toda a categoria, a nível nacional, tem trabalhado num clima de tensão devido aos últimos atos de violência sofridos por políciais em vários estados. "Temos registrado este ano a morte de 98 policiais em São Paulo, 48 no Pará, 27 na Bahia. Temos então de alerta a população que quando um de nós é assassinado, o Estado é afrontado e a própria sociedade é afetada com essa violência. Vejo muitos por aí dizerem: se o própio policial está morrendo para a bandidagem, quem dirá o cidadão comum".

O cabo PM informa ainda que o ato promovido nesta manhã em Natal faz parte de uma agenda nacional de mobilizações. A capital potiguar é a segunda cidade em todo o Brasil a ter esse tipo de ação. As próximas acontecerão no dia 23 deste mês, no Maranhão, e outra no próximo dia 25, no Rio de Janeiro. O cabo Jeoás destaca ainda que um dos grandes problemas da PM potiguar é o baixo efetivo da força policial. "Há cidades no interior do estado que conta com dois policiais de serviço por dia, deixando não só a população como também o servidor vulnerável a ações dos criminosos".

DN ONLINE E G1/RN
Homens assaltam correspondente
 bancário no interior do RN

Dois homens assaltaram um correspondente bancário no final da manhã desta terça-feira (20) na cidade de Riachuelo. De acordo com a Polícia Militar, o assalto aconteceu por volta das 11h30, no Centro da cidade. A quantia em dinheiro roubada não foi divulgada pelos proprietários do local.

Os dois homens chegaram armados em uma motocicleta, desceram e anunciaram o assalto. Funcionários e clientes da local foram rendidos e os assaltantes levaram o dinheiro do caixa.

A dupla fugiu na motocicleta e a abandonou em uma área rural da cidade, onde um veículo ainda não identificado aguardava os bandidos. Eles fugiram sem deixar pistas.


A polícia está em diligências na tentativa de localizar os assaltantes.

DN Online 
Fuga em massa é registrada na
 Penitenciária Agrícola de Mossoró

Vinte e três detentos de quatro celas da Penintenciária Agrícola Mário Negocio, em Mossoró, escavaram um túnel e fugiram nas primeiras horas da noite dessa segunda-feira(19). A escavação partiu do bloco "B", pavilhão "3", do regime fechado, passando por baixo das demais celas e alcançando a parte externa do presídio.

Segundo informações preliminares, o túnel ocupava o local de uma das camas. A polícia recebeu informação que um veículo chegou a um terreno próximo ao muro da penitenciária e ficou estacionado. O carro estava com as luzes apagadas e demorou pouco tempo.

 

A última fuga na penitenciária foi registrada na madrugada de sábado, 01 de Setembro, quando três detentos conseguiram escapar da ala do regime fechado depois de terem escavado um túnel com mais de 20 metros de comprimento.

Segundo informações do Major Humberto Pimenta, diretor do complexo penal, os detentos não quiseram participar do banho do sol na manhã dessa seguda-feira(19). Eles reclamaram que o horário havia sido trocado e era muito quente.


O major disse ainda que é possivel que os apenados tenham aproveitado as mesmas escavações existentes no local para fugir. Na manhã desta terça-feira(20) uma equipe do Instituto Técnico e Científico de Polícia(Itep) é aguardado no presídio para os procedimentos de perícia. Diligências seguem sendo realizadas em toda a região. Confira lista dos presos e os artigos que eles respondem:

Cela 01

Antonio Izamar - Art. 12
Canindé Marcelino da Silva - Art 157
Daniel Santos de Sales - Art 157
Francisco Fernandes da Silva Neto - Art 157
Francisco Luciano da Silva - Art 157
Lazaro Nunes - Art 157
Renato Everton de lima - Art 157

Cela 02
Damião Arimateia Targino de Oliveira - Art 155
Francisco Alisson da Silva - Art 155
José Augusto - Art 157
Leo Charles de Souza - Art
Manoel Gomes de Souza
Roneilson Cardoso de Lima - Art 157/14
Suendel Carlos Felix
Vanderson Lima Barreto - Art 33
Willian Daliane Batista Ferreira - Art 33, foi recapturado

Cela 05

Chamilton Franceildo da Silva
Irael Andrade Tavares - Art 157
Jeilson Paulo de Souza

Cela 06

Diego Armando Almeida de Oliveira - Art 33
Francisco Benedito da Silva - Art 157
Iran da Silva Liberalino - Art 157
Oseilton Rodrigues Nascimento - Art 157.

Do DN Online, com informações de O Câmera

Os ataques a agentes de Segurança Pública nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná ecoaram no Rio Grande do Norte. O comando da Polícia Militar emitiu comunicado nesta sexta-feira (16) alertando a corporação para a necessidade de ter cautela nos próximos dias.


“Estando em serviço ou de folga, os militares precisam preservar sua segurança. Conversei com o comandante da PM de São Paulo, coronel Roberval Ferreira França, e ele me explicou como os ataques estão acontecendo. A partir disso resolvi passar alguns comandos de prevenção aos nossos militares”, disse coronel Francisco Araújo, comandante da PM do RN.

A PM solicitou aos militares que observem as normas e procedimentos de segurança durante as abordagens pessoais, veículos e edificações, inclusive quanto à condução e o porte de arma de fogo no período de folga.

“Tudo para evitar possíveis tentativas de roubo e atentados. Também é necessário a utilização dos equipamentos de proteção individual durante todo o serviço ostensivo”, completou o comandante. 
“Mesmo sem os ataques a policiais do Sul e Sudeste do país terem chegado ao RN, é importante ficar alerta”, enfatizou Araújo.

Ainda de acordo com o comandante da PM, a sociedade não deve ter medo, pois o alvo dos atentados tem sido a polícia.  “A onda de violência tem sido contra os policiais, é uma reação dos criminosos aos agentes de segurança. E não diretamente contra a sociedade”, afirmou. 

“Nós, militares, integrantes da Polícia Militar do RN, que realizamos diuturnamente a segurança da sociedade potiguar, devemos observar nossa segurança, quer estejamos de serviço ou enquanto estivermos de folga, visando preservação da vida” finalizou o comandante da PM.

A Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte divulgou na primeira semana de novembros as listas com os nomes de policiais civis e militares vítimas de atentados e assassinados ao longo deste ano. Segundo a categoria, 2012 "está sendo marcado pela violência contra os policiais".

G1/RIO GRANDE DO NORTE

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo, procurou a equipe de reportagem do Nominuto para esclarecer e retificar informações sobre as supostas ameaças de ataques contra policiais do Rio Grande do Norte.

Ele explicou que em recentes conversas como comandantes da PM de São Paulo e de Santa Catarina, estados onde ocorreram os ataques, ele foi alertado da possibilidade de atentados contra policiais daqui do estado e que a recomendação feita a todos os policiais militares do RN é uma medida preventiva.

Araújo ainda retificou a informação da existência de possíveis datas para os ataques no RN.
“Estamos tomando medidas protetivas baseadas em informações coletadas nos estados onde ocorreram os ataques contra PMs.

As informações estão sendo analisadas pela nossa Inteligência, mas não há notícias de alvos ou datas de ataques”

Soldado Glaucia

domingo, 18 de novembro de 2012

Possibilidades da convocação 
dos 824 concursados da PMRN 

Segundo publicação postada no Blog "O corujinha " em 13 de Novembro,  revela grandes possibilidades da convocação dos 824 concursados da PMRN que lutam há mais de dois anos na busca pela realização do curso (CFSD).

Recentemente a governadora afirmou que está aguardando o resultado do levantamento que está sendo feito nas secretarias e órgãos estaduais para a convocação dos 824 aprovados no concurso público para a Polícia Militar.

Rosalba explicou que há muitos policiais cedidos para secretarias e prefeituras municipais no RN e que precisa saber quantos estão nestas condições para que possa dar encaminhamento à convocação dos aprovados.

Nota do Blog: Esperamos que estes jovens consigam de fato realizar o desejo de inserir-se nas fileiras da PMRN. A luta que estes homens vem enfrentando na justiça até hoje torna-se muito desgastante, que venha a vitória como recompensa, e não a frustração de um sonho  sem ganhos.
Vamos Participar da 
Caminhada Nacional em Defesa
da Vida dos Policiais

Diante dos recentes atentados aos Policiais Militares e Civis por todo o país as Entidades representativas da categoria se organizaram em uma ofensiva em nível nacional para alertar as autoridades e sociedade em geral que precisamos adotar posturas enérgicas de defesa desses cidadãos que abnegam de sua própria vida para defender todo o conjunto da sociedade.



De forma espontânea cada estado da federação tem organizado caminhadas em defesa da vida dos policiais e a onda de manifestações tem surtido efeito. 

No Estado de São Paulo, além do estreitamento e parcerias nas ações entre os entes federadas, podemos citar ainda o reajuste do Seguro de Vida em 100%, além de outras atitudes de valorização e reconhecimento.

De igual modo, resguardadas as suas proporções, estamos enfrentando, aqui no RN, os mesmos problemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pará dentre outros… 

Para confirmar, o Comando da Polícia Militar do Estado, determinou através de Portaria recomendações que devem ser seguidas para Policiais na folga e em serviço.


Terça-feira, 20, a partir das 08h estaremos realizando a Caminha Nacional em defesa da vida dos policiais, reivindicando mudanças na legislação, como a mudança do Código Penal garantindo aumento de pena pela metade para os crimes cometidos contra agentes de segurança. Além do Rio Grande do Norte, também farão caminhadas.


Fonte: Cabo Jeoas