sexta-feira, 23 de novembro de 2012



Polícia Militar completa 178 
anos de existência

Cerimônia festiva foi realizada no Centro de Convenções de Natal-RN na manhã desta sexta-feira (23), a Polícia Militar do Rio Grande do Norte realizou uma cerimônia alusiva aos 178 anos de criação da Força Armada Estadual. O evento aconteceu no Auditório Morton Mariz, no Centro de Convenções de Natal, a partir das 09h00min. 

Na oportunidade, foi entregue o Diploma Amigo da Polícia, que é uma premiação àqueles que direta ou indiretamente colaboraram para o bom desempenho das atividades policiais militares.

Outra comenda cedida é a Medalha do Mérito Policial Luiz Gonzaga, que por sua vez visa recompensar membros da Polícia Militar, da Forças Armadas ou cidadãos que se distinguiram por serviços prestados à Corporação ou à Segurança Pública Potiguar, quer seja no campo militar, científico, social ou econômico.


O aniversário é sempre lembrado no dia 27 de novembro, data e mês em que a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte teve a sua criação e atuação no RN.

O "Corpo Policial da Província" foi criado pela Resolução de 27 de junho de 1834, após o envio pelo Presidente Basílio Quaresma Torreão ao Conselho Geral da Província de um projeto para a criação de um "Corpo de Cavaleiros", com a missão de defender a Província onde houvesse necessidade.

Na data de criação, o Corpo Policial da Província contava apenas com 40 praças e teve como primeiro Comandante designado o Tenente Ajudante Manoel Ferreira Nobre, assumindo o cargo naquela data histórica.

Desde então, a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, denominação dada apenas no ano de 1947, realizou com afinco a defesa de todo território potiguar, com participações, inclusive, em eventos da história nacional.

Com o lema "Vigilantis Semper", a PMRN vem garantindo todos os dias a segurança dos cidadãos norte-riograndenses nos 167 municípios, abrangendo uma área total de cerca de 53 mil km² com atuação de 9.600 homens e mulheres que integram a Corporação Policial Militar.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMRN

Nenhum comentário :

Postar um comentário