sábado, 24 de agosto de 2013


No Dia do Soldado, Comandante do Corpo de Bombeiros do RN destaca o valor destes homens que arriscam a própria vida para salvar outra

“Ser soldado é muito mais que uma profissão e está além da farda que os identificam. É a disposição de encarar a vida, com dedicação, nobreza de caráter e desambição pessoal. Independente de posto e graduação somos todos soldados!”. 

É com este espírito motivado que o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), presta homenagens, neste domingo (25), à todos os soldados do país, em especial aos 640 militares (entre praças e oficiais) que compõe a instituição potiguar, quando se é comemorado o dia do soldado. A data tem por objetivo homenagear aqueles que dedicam sua vida integralmente em benefício da população com nobreza de caráter e desambição pessoal.

A data foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.

“Ser soldado implica ter um conjunto de valores, um profundo sentimento de interação com a pátria, a sociedade e o nosso povo. Sua dinamicidade começa no compromisso de colocar todo o seu potencial intelectual e físico inteiramente ao serviço dela, culminando com o juramente solene de defendê-la com o sacrifício da própria vida”, destacou o Coronel Elizeu Dantas.

Os Corpos de Bombeiros e policias militares são consideradas forças auxiliares e reserva do Exército e, por isso, seguem regulamentos e hierarquias semelhantes. Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública e aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.

No Rio Grande do Norte, o CBMRN atua com um déficit reconhecido, no serviço operacional de cerca de 2.500 bombeiros. Atualmente, são 640 homens e quatro mulheres para atender uma população de 3.121.451 habitantes, segundo dados do último censo do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são ainda mais preocupantes quando se há uma previsão de que pelo menos mais 60 militares deixe à Corporação até 2014 por motivos de aposentadorias. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a proporção de um bombeiro para cada mil pessoas. Ou seja, o RN tem uma deficiência em tono de 79 %.

Apesar dos números, o comandante da corporação, coronel Elizeu Lisboa Dantas, acredita que dias melhores estão por vir. “Reconhecemos que a complementação do quadro, bem como a possibilidade da garantia de uma justa ascensão profissional das Praças da Instituição (soldados, Cabos, Sargentos e Sub-Tenentes), é uma necessidade real que precisa ser revista com urgência. Porém, o mais impressionante, é que justamente diante das situações adversas, a corporação se mantém unida, buscando novas estratégias de ações, fundamentadas na experiência dos militares (praças e oficiais), na promoção de alianças positivas e na consciência da força que reside no verdadeiro trabalho em equipe. Tudo isso aflora quando as circunstâncias exigem e quando se sabe que existe um objetivo maior a ser alcançado”, enfatizou o Comandante do CBMRN.

Corpo de Bombeiros RN

Governo Rosalba é desaprovado por 83,35% da população.

Pesquisa foi feita pela Consult nos dias 14 à 18 de Agosto e divulgada pela Band Natal nesta sexta-feira (23).

As crises enfrentadas pelo Governo do Estado na atual gestão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) tem refletido no índice de desaprovação da gestora que alcança 83,35%. A desaprovação foi constatada pela pesquisa Band/Consult feita nos dias 14 à 18 de Agosto no Rio Grande do Norte.

De acordo com a pesquisa divulgada nesta sexta-feira (23) no programa RN Acontece com o jornalista Diógenes Dantas apenas 11,53% da população aprova a gestão de Rosalba Ciarlini (DEM) no Governo do Estado.

Dos 1.700 entrevistados, 5,12% não tem “opinião formada” sobre a gestão de Rosalba Ciarlini (DEM).

Nominuto via Blog Guamaré em dia

Acidente provoca morte de duas pessoas no trevo da COHAB em Macau

Por volta das 22:30min de ontem, sexta feira (23) aconteceu um acidente automobilístico fazendo duas vitimas fatais na BR 406 na entrada da COHAB de Macau. 


Ticiano morreu no local

O acidente envolveu um ônibus de placas KJF 8528 e uma moto Honda 125 NOE 64 65 de São Gonçalo do Amarante. 

A moto era ocupada por Tarciano Cirino Da Silva , 32 anos, natural de Arês, que morreu no local do acidente, e o outro ocupante da moto (Irmão da 1ª vítima) identificado por Alcimar que também morreu a caminho do Hospital de Macau quando era socorrido por uma ambulância, que teve seu corpo permanecendo no Hospital aguardando a chegada de familiares.

A moto vinha no sentido Macau Natal e o ônibus no sentido contrário, tendo a moto batido na lateral do mesmo, os dois irmãos iam trabalhar em Macau. A Policia Militar compareceu ao local através do Sgt. Jota Mendes, para fazer a preservação do local do acidente até a chegada do ITEP de Mossoró para fazer a remoção do corpo de Tarciano.

Informações: Jota Lourenço

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ENQUANTO ISSO NUM LUGAR QUALQUER



Delegados da Polícia Civil do RN iniciam greve

Os delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte decidiram entrar em greve a partir de hoje, quinta-feira, 22 de agosto. Eles se reuniram em assembleia e optaram pela suspensão do trabalho da polícia judiciária depois que o governo não apresentou resposta para a principal reivindicação da classe, que é a nomeação imediata dos concursados. “Saímos decepcionados do encontro com a comissão do governo.

Categoria decidiu cruzar os braços.
Foto: Divulgação / Adepol-RN

Além de não demonstrar autonomia para negociar , o secretário de Administração, Alber Nóbrega, ainda sugeriu a redução do número de delegacias para adequar ao atual efetivo da PC”, disse Ana Claudia Saraiva, presidente da ADEPOL.

A indignação dos delegados, que participaram da reunião com a comissão do governo, na tarde da quarta-feira, foi relatada pelos delegados que fazem parte do comando de greve. “Pela primeira vez, em toda minha carreira, participei de uma reunião como a de ontem. Saí extremamente frustrada com o descaso do governo”, disse a delegada Sheyla Freitas.

A Assembleia realizada hoje lotou o auditório da Adepol. Delegados de vários municípios do RN vieram à Natal dizer sim ao movimento. “Viajei 300kms decidida a votar a favor da paralisação. Nosso trabalho precisa ser valorizado pelo governo”, declarou Cristiane Magalhães, delegada da Mulher em Mossoró.

Agora à tarde os delegados decidem as estratégias que irão adotar durante a greve deflagrada hoje. Os 30% da Lei de Greve serão respeitados.

Divulgado em Portal BO

Triplo homicídio na tarde desta quinta-feira em Pendências

Intensa movimentação no final da tarde de hoje (22), três pessoas foram assassinadas no bar da piscina que fica na cidade de Pendências.


Fotos Falando Irreverente

Segundo informações do Sargento PM da Costa as três pessoas assassinadas, são elas: Gilliard César da Costa, Gilmar da pousada,  e o dono do bar da piscina (casa de drink,s).

Todos foram mortos vítimas de armas de fogo, ainda não sabendo precisar o calibre. Os corpos estão no local próximo a RN 118 estrada que liga Pendencias a Macau conforme divulgação feita no Facebook do grande blogueiro Luciano Seixas. O ITEP de Mossoró está sendo aguardado para fazer a remoção dos corpos.

Neste momento há uma movimentação muito grande onde houve o "Tiroteio". A Polícia Militar da Cidade de Pendência entá no local preservando a área do crime, enquanto o Grupo tá tico Operacional de Macau ao comando do Major Fernandes encontra-se em diligências com a finalidade de localizar e identificar os responsáveis pelo crime.

Informações Blog de Luciano Seixas e Facebook

quarta-feira, 21 de agosto de 2013


"A coisa tá feia" - Servidores da Educação vão acampar em frente à casa da governadora Rosalba Ciarline

Profissionais que já estavam em frente da residência oficial decidiram pelo acampamento em assembleia na tarde desta quarta-feira.

A Rua Ministro Raimundo de Brito é conhecida, em Morro Branco, pela tranquilidade por vezes quebrada apenas pelo expediente do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e da movimentação da academia Muscle Fitness. Agora, a rua passa a ser marcada na história natalense pelas lutas sindicais. Os servidores da saúde decidiram, na tarde desta quarta-feira (21), acampar por, no mínimo, 24 horas, em frente à residência oficial do chefe do Poder Executivo, localizada na via.

De acordo com a diretora do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaúde), Simone Dutra, a categoria optou pelo acampamento como forma de chamar a atenção do governo para tentar negociar com as categorias em greve.

“A decisão é ficar aqui até que haja alguma sinalização do Governo atendendo as reivindicações que motivaram a paralisação. Enquanto não houver sinal, permaneceremos aqui sitiando a casa dela”, afirmou a sindicalista.

Os servidores da Educação que também participaram das manifestações em frente à residência oficial da governadora decidiram por não acampar porque tinham uma audiência pública na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mas garantiram voltar à Rua Ministro Raimundo de Brito na manhã desta quinta-feira (22) para fortalecer o movimento.

Portal no ar - Por Marcius Valerius e Moisés de Lima

GTO de Macau não dá trégua para a marginalidade - Só nesta quarta-feira foram realizadas 03 apreensões

L.F.G.S - "Anjinho de16 aninhos"

Bicicleta tomada por ele
de assalto
Nesta quarta-feira (21), o Grupo Tático Operacional - GTO de Macau tirou de circulação mais um elemento nocivo a sociedade. O fato aconteceu por volta das 22hs, quando o menor de iniciais L.F.G.S, de 16 anos, tentou um assalto a "DEDO ARMADO" e acabou sendo recapturado pelo incansável GTO de Macau que só hoje foram realizadas 03 apreensões.

ENTENDA O CASO - O menor que já responde por latrocínio (Roubo seguido de morte) é foragido do SEDUC. O "Peru" abordou a vítima, que não quis ser identificada, dizendo que estava armado e fazendo menção com a mão dentro da camisa como se estivesse com uma arma de fogo. Porém, a vítima saiu gritando e pedindo por socorro, foi quando um policial também do GTO que estava de folga viu a movimentação e acionou a polícia. 

Após ter recebido as informações, o Grupo Tático Operacional saiu em diligência e realizou a prisão do suspeito em menos de 5 minutos, que ao ser indagado falou que não estava armado e que tinha jogado o tal "se colar, colou". O mesmo foi conduzindo para a 5ª DRP de Macau para os procedimentos cabíveis. 

Informações: GTO MACAU " Lutando por uma sociedade mais segura"
______________________________________________________________

Mais atuações do GTO de Macau - Mais uma apreensão realizada na tarde desta quarta-feira (21), na cidade de Macau. Desta vez foi uma adolescente aprendida envolvida no tráfico de entorpecentes. 

Menor de iniciais G.C.R.L.- 15 anos

No patrulhamento rotineiro do GTO de MACAU abordou dois indivíduos com atitudes suspeitas. Um deles conhecido por Carlos Antônio da Silva e o outro Maxsuel Gomes da Silva no qual, com esse, foi encontrado uma trouxinha de maconha. Ao serem indagados, os mesmos confessaram que haviam comprado a droga com a menor G.C.R.L de 15 anos.

De pronto a guarnição deslocou-se até o local indicado pelos sujeitos e apreendeu a de menor que se encontrava na Vila de Lima.Com a mesma foi encontrada a quantia de R$ 4,00 referente a venda da trouxinha de maconha afirmada pela própria menor, com tudo, ao perceber a movimentação da polícia a mesma possivelmente se desfez do restante da droga. Após a apreensão todos foram conduzidos a 5ª DRP de Macau/RN para averiguação.

Informações: Blog GTO de Macau

__________________________________________________________

Mais uma Apreensão pelo GTO de Macau - Após uma denúncia anônima; na qual informava que havia uma moça trajando uma blusa de cor rosa e um short jeans traficando drogas no bairro do maruim . Ao chegar ao local os policiais notaram uma moça encostada em um carro em atitude suspeita. Ao ver a viatura, a moça tentou  repassar um conteúdo que estava em sua mão para uma tia, porém foi percebido pelos PM's. 


 Ao realizar a abordagem os policiais do  GTO encontrou drogas em uma caixinha de tic-tac e 11 trouxinhas de maconha embaladas,  prontas para a venda. Também foram apreendido a quantia de R$ 4,00 (quatro reais).

A adolescente de iniciais A.P.S.C.R, 16 ANOS é filha de Maria da Conceição da Silva, mais conhecida por Ceição Bracinho, que já foi presa por tráfico de drogas. 


Informações: GTO MACAU.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Leiam isto!

“Silenciosamente, poderes se articulam para organizar informações documentadas que possibilitem pedir, “no momento certo”, o afastamento da governadora Rosalba Ciarlini.

 Na OAB, existe uma pressão de advogados associados para que a Ordem tome uma posição sobre a caótica situação, sem perspectiva de solução, no governo estadual. 

Quem sabe, uma das correntes para o impedimento a ser solicitado. A intenção da maioria é que decisões sejam tomadas antes da chegada dos milhões do empréstimo com o Banco Mundial. 

Teme-se o destino do dinheiro, diante da crise que se alastra”.

Por Eliana Lima

Deu no Blog Guamaré em Dia - Cresce a cada dia o nome do Major Fernandes para Deputado stadual em Guamaré



É impressionante o que ouvimos por onde andamos, seja na sede do município ou mesmo nos distritos quando o assunto é eleições 2014.

Quando alguém fala nos futuros candidatos a disputar uma vaga na assembléia para Deputado Estadual, sempre o nome do Major Fernandes é citado por pessoas, gente simples, humilde, que tem acompanhado o bom serviço prestado pelo o Major em toda Região.

O Major Fernandes vem ganhando nos últimos meses uma boa aceitação popular, o seu trabalho a frente da 1ª CIPM e pelos os seus serviços sociais a crianças, adolescentes e a população desde que assumiu o comando, já o credencia a ouvir a voz rouca do povo a lutar por uma vaga na AL.

Se depender do voto de seu Francisco de Assis “Agricultor” (62 anos) do assentamento Lagoa de Baixo, o Major Fernando terá uma cadeira garantida. Ele disse:

“Eu não conheço pessoalmente, mas ouço falar pelo os meus filhos e netos que ele tem feito um bom trabalho na região. Melhor votar nele e acreditar, do que votar em outro que já votei e não fez nada por Guamaré”. Finalizou seu Assis

PM do RN prepara mobilizações por valorização profissional

A partir hoje, segunda-feira (19), os policiais e bombeiros militares do Rio Grande do Norte realizam uma campanha de valorização profissional. O movimento faz parte das comemorações do Dia do Soldado, celebrado em 25 de agosto. 
 
 
Como parte dessa mobilização, a Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar lança ações para divulgar os motivos pelos quais os militares pedem valorização. Os policiais e bombeiros também decidiram que, na próxima sexta-feira (23), farão um grande ato intitulado Dia Nacional de Mobilização. A partir das 9h desse dia, toda a categoria e cidadãos que apoiam a campanha estarão concentrados no Clube Tiradentes, na avenida Presidente Bandeira, no Alecrim. Uma grande caminhada está programada para ser realizada pelas ruas de Natal, com destino à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

domingo, 18 de agosto de 2013

Fazer o quê? Direitos promocionais alcançados e não respeitado pelo governo?




O que faltava para comprovar a falta de competência do Governo estadual e também a falta de compromisso para com os Policiais Militares do RN e demais servidores públicos foi arbitrariamente decretado. Fazer o quê? "PODER É PODER manda quem pode, obedece quem tem juízo”.

Por outro lado, bons advogados que já trabalham em defesa dos militares que estão sendo lesados, diante de seus direitos adquiridos e consequentemente negados, acredita que a força arbitrária da Governadora não vai muito longe, ela terá adicionar aos seus salários as diferenças promocionais. A maioria esperam há anos. Por enquanto sem esperanças, porém a justiça está sendo articulada, independente da situação financeira precária que o governo declara. DIREITOS SÃO DIREITOS que devem ser respeitados.
DECRETO ARBITRÁRIO ASSINADO PELO GOVERNO - O Decreto nº 23.627, de 02 de agosto de 2013, não apenas cortou a concessão de férias dos servidores públicos estaduais, incluindo os policiais militares, como também restringiu o aumento de qualquer tipo de despesa com salários do funcionalismo público apenas a decisões judiciais.

Isso significa dizer que as promoções ("adequações de remuneração") a qualquer título foram suspensas, incluindo a tramitação de processos administrativos que versem sobre o assunto. O fato foi confirmado pelo Comandante Geral da PMRN, Coronel PM Araújo, em uma reunião com os militares recém chegados da Força Nacional.

Indagado por um Sargento PM sobre as promoções de praças, o Comandante informou que todas as promoções, incluindo a de Oficiais PM, encontram-se atrasadas em dois anos, devido a atual situação financeira do Estado. Segundo o Comandante, o Decreto publicado no dia 03 de agosto proíbe o aumento de despesas com pessoal, o que prejudicou a concessão de promoções, ficando suspensas, conforme o decreto, por tempo indeterminado.

O fato não agradou os militares, os quais já sofrem com a falta de expectativa de promoções há anos. Os Soldados PM, por exemplo, para serem promovidos à graduação de Cabo PM, necessitam da realização de um concurso interno, o qual não é realizado há 12 anos, ficando ainda pior quando verificar a situação da promoção à graduação de Sargento PM, também sendo necessário a realização de um concurso interno que não é realizado há mais de 15 anos.

Com isso, facilmente pode ser visto PM's com mais de 15 anos de serviço, chegando até a mais de 25 anos de serviço prestado à Corporação e à população, na graduação de Soldado PM. O fato vem desestimulando os policiais que muitas vezes procuram outras oportunidades no serviço público através de concursos, deixando cada vez maior o déficit de policiais no Estado. Para essa saída constante de militares da PM, os PM's destacam especialmente a falta de valorização e perspectiva de ascensão.

Polícia Militar de João Câmara age rápido e prende elementos suspeitos de assaltos

Gostaria que as fotos tivessem o nome das localidades, pois estou fazendo uma pesquisa sobre o uso e ocupação das praias urbanas de Natal, e aqui tem algumas imagens, mas não tem o nome dos locais nem a época (em média claro) que foram registradas

Os elementos cometeram uma sequencia de assaltos contra comerciantes e populares. A Polícia Militar caiu em campo e localizou parte da "Gang". Os fatos aconteceram neste sábado 17, em João Câmara - RN.

Foram assaltadas ma padaria, depois o trio deslocou-se até um assentamento e cometeu mais um assalto e em seguida assaltaram um comerciante no Bairro Vila Nova. 
 
Foi preso EMILIANO ALVES DA SILVA 18 anos e um menor apreendido de iniciais A.B.F . Segundo informações da PM o grupo totalizava três indivíduos, onde dois foram localizados e um evadiu-se do local, trata-se de Thiago Balbino da Fonseca irmão do menor. Com eles foi encontrada uma moto Honda TITAN vermelha de placa NOE 5879 de João Câmara que foi tomada de assalto pela  manhã.
 

 
PM de João Câmara

Casa de tenente da PM é alvo de disparos de arma de fogo em Mossoró Bandidos atiraram cerca de 20 vezes na frente da residência do oficial.

A residência de um tenente da Polícia Militar, que pediu para ter o nome preservado, foi alvo de um atentado, neste sábado (17). Bandidos efetuaram aproximadamente 20 disparos de arma de fogo na frente da casa, localizada no conjunto Vingt Rosado.

No momento do atentado, a residência estava vazia, tendo em vista que o oficial da Polícia Militar e seus familiares estão viajando. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil e, à princípio, ainda não se tem muitas informações sobre os autores do atentado.

O que se sabe é que os criminosos utilizaram pistolas calibre 380 e possivelmente 9 milímetros. Os tiros atingiram o portão da frente da residência. Apesar do atentado ter sido registrado ainda durante a tarde, os moradores não souberam repassar características dos criminosos.