sábado, 24 de agosto de 2013

No Dia do Soldado, Comandante do Corpo de Bombeiros do RN destaca o valor destes homens que arriscam a própria vida para salvar outra

“Ser soldado é muito mais que uma profissão e está além da farda que os identificam. É a disposição de encarar a vida, com dedicação, nobreza de caráter e desambição pessoal. Independente de posto e graduação somos todos soldados!”. 

É com este espírito motivado que o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), presta homenagens, neste domingo (25), à todos os soldados do país, em especial aos 640 militares (entre praças e oficiais) que compõe a instituição potiguar, quando se é comemorado o dia do soldado. A data tem por objetivo homenagear aqueles que dedicam sua vida integralmente em benefício da população com nobreza de caráter e desambição pessoal.

A data foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.

“Ser soldado implica ter um conjunto de valores, um profundo sentimento de interação com a pátria, a sociedade e o nosso povo. Sua dinamicidade começa no compromisso de colocar todo o seu potencial intelectual e físico inteiramente ao serviço dela, culminando com o juramente solene de defendê-la com o sacrifício da própria vida”, destacou o Coronel Elizeu Dantas.

Os Corpos de Bombeiros e policias militares são consideradas forças auxiliares e reserva do Exército e, por isso, seguem regulamentos e hierarquias semelhantes. Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública e aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.

No Rio Grande do Norte, o CBMRN atua com um déficit reconhecido, no serviço operacional de cerca de 2.500 bombeiros. Atualmente, são 640 homens e quatro mulheres para atender uma população de 3.121.451 habitantes, segundo dados do último censo do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são ainda mais preocupantes quando se há uma previsão de que pelo menos mais 60 militares deixe à Corporação até 2014 por motivos de aposentadorias. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a proporção de um bombeiro para cada mil pessoas. Ou seja, o RN tem uma deficiência em tono de 79 %.

Apesar dos números, o comandante da corporação, coronel Elizeu Lisboa Dantas, acredita que dias melhores estão por vir. “Reconhecemos que a complementação do quadro, bem como a possibilidade da garantia de uma justa ascensão profissional das Praças da Instituição (soldados, Cabos, Sargentos e Sub-Tenentes), é uma necessidade real que precisa ser revista com urgência. Porém, o mais impressionante, é que justamente diante das situações adversas, a corporação se mantém unida, buscando novas estratégias de ações, fundamentadas na experiência dos militares (praças e oficiais), na promoção de alianças positivas e na consciência da força que reside no verdadeiro trabalho em equipe. Tudo isso aflora quando as circunstâncias exigem e quando se sabe que existe um objetivo maior a ser alcançado”, enfatizou o Comandante do CBMRN.

Corpo de Bombeiros RN

Nenhum comentário :

Postar um comentário