sábado, 11 de janeiro de 2014

Um Guerreiro não morre nunca! Destacamento Baia Formosa presta homenagem ao saudoso Cantalice "Cabo PM" promovido por bravura

"Saudades eterna de ti Soldado e agora Cabo Cantalice, como está escrito na placa em sua homenagem, fixada na parede externa do destacamento policial de Baía Formosa/RN, no dia 11 de Janeiro de 2011, a comunidade perdeu um grande homem, que atuava em defesa da vida e da liberdade de toda a sociedade de Baía formosa/RN" - Mensagem escrita na Página do Facebook do destacamento Policial de Baía Formosa-RN


Amigos do nosso saudoso Cantalice não esqueceram do grande homem que partiu vítima da violência. 

Dessa forma Cantalice permanece vivo na memória de muita gente. 

Familiares, amigos e colegas de trabalho jamais esquecerão do jovem que foi dizimado por bandidos durante uma abordagem realizada a dois delinquentes no município de Baía Formosa.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Adolescente de 16 anos é morto com tiro na nuca em Caicó, RN

Crime aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (8). Vítima era catador de lixos, levou 3 tiros e morreu no local.

Esse foi o primeiro homicídio registrado pela PM 
em Caicó em 2014 (Foto: Marcos Sousa)

Um adolescente foi morto com três tiros, um deles na nuca, no início da tarde desta quarta-feira (8), em Caicó, município da região Seridó do Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Militar, o adolescente de 16 anos, que era catador de lixos, foi alvejado com três tiros e morreu no local. Esse foi o primeiro homicídio registrado em caicó neste ano.

O crime aconteceu no bairro João XXIII, na zona Oeste da cidade. Dois homens se aproximaram da vítima, efetuaram três disparos e , em seguida, fugiram com destino ignorado. Familiares do adolescente estavam revoltados com o crime e disseram à polícia que o jovem era trabalhador.

Do G1 RN

Homicídio em Baixa do Meio agora a pouco

Segundo o Blog de Guamaré em dia, aconteceu na noite de hoje 08/01 um homicídio. As informações dão conta que um homem identificado por Burguesa, “ex-presidiário” acaba de matar a facadas João Maria Serafim Alves (46 anos) cunhado de Assis de Rosa, na comunidade de Baixa do Meio, a 23 km da sede do município de Guamaré. 

A briga começou no bar de Calango e terminou na Vila de Madalena com o homicídio. A polícia militar sob o comando do Subtenente Luiz Carlos de Souza, já se encontra em diligência a procura do acusado com apoio do operacional da Guarda Municipal.

Menina de 12 anos dá à luz gêmeos na Colômbia -Crianças nasceram de parto natural, com 2,2 quilos. Pai dos bebês pode responder por crime de abuso sexual.

Uma adolescente colombiana de 12 anos, que agora tem a proteção do governo, deu à luz gêmeos em um hospital da cidade de Ibagué, capital do departamento de Tolima, centro-sul do país, informou na terça-feira (7) a imprensa local.

O nascimento aconteceu há duas semanas, no Hospital Federico Lleras Acosta, onde os médicos fizeram o parto. Atualmente, as duas crianças estão em incubadoras. Cada uma nasceu com 2,2 quilos.

A subdiretora científica do hospital, Claudia Echeverry, disse que a adolescente teve parto natural. A garota recebe proteção do Instituto Colombiano de Bem-estar Familiar (ICFB, na sigla em espanhol), segundo a imprensa local.

De acordo com relatos da adolescente, ela conviveu com um homem de 25 anos após ter fugido da casa dos pais.

O comandante da polícia de Tolima, coronel Élber Velasco, disse que as autoridades vão iniciar uma investigação do caso.

A Justiça colombiana estabelece que, mesmo que a relação sexual seja consentida, o pai dos gêmeos deverá responder pelo crime de "abuso sexual de menor de 14 anos".

Grávida morta em acidente na Grande Natal esperava o primeiro filho

Silvia Maria da Silva tinha 34 anos e morreu na manhã de ontem, terça (7). Segundo a Polícia Militar, motorista que provocou acidente fugiu.


A grávida que morreu na madrugada desta terça-feira (7) após um acidente automobilístico na Grande Natal esperava o primeiro filho. A informação foi dada ao G1 pelo cunhado da vítima, o comerciante Francisco Manoel da Cunha. Silvia Maria da Silva tinha 34 anos e estava grávida de cinco meses.

"Estamos todos ainda muito abalados. Ela era uma pessoa boa, sempre atenciosa. Vinha do trabalho para casa e acabou morta desse jeito", lamentou Francisco Manoel.

Sílvia morreu após uma colisão frontal entre dois veículos na noite desta segunda-feira (6) na rodovia RN-160, na comunidade de Canaã, no município de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. De acordo com a Polícia Militar, a vítima dirigia um carro modelo Gol que seguia no sentido São Gonçalo/Natal quando bateu de frente com um Vectra. O condutor do outro veículo fugiu do local.

G1-RN

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Por ordem do Governo do Estado o Comandante Geral designa o 2º Tenente Silva Neto para comandar a Cidade de Maxaranguape pela 2ª vez

Governo do Estado atende pedido da população Maxaranguapense e manda de volta o Tenente Silva Neto para comandar o policiamento da Cidade. 

Já era de se esperar a volta do Tenente Silva Neto ao comando do 1º Pelotão da Policia Militar de Maxaranguape. Faz muito tempo que a população clamava sua volta, e hoje este pedido foi atendido junto ao governo do estado. 

Aproximadamente três anos atrás, o Tenente Silva Neto deixou Maxaranguape para acompanhar o Major Fernandes em Macau-RN, onde junto com o comandante da 1ª CIPM prestou um brilhante serviço a sociedade da Região Salineira, no entanto hoje ele foi designado a reassumir o Pelotão de Maxaranguape.

O momento é de perda para a 1ª CIPM  e população em geral, que prestes a acontecer  o grande evento carnavalesco, deixa de contar com a presença do oficial no carnaval deste ano - 2014.

Major Fernandes lamenta a saída do Tenente Silva Neto de Macau

"Hoje pela manhã, recebemos ligação do Comandante Geral, do Cmt do CPI (Comando de Policiamento do Interior), que atenderam ligação, por parte do Governo, mandando o Ten Silva Neto comandar Maxaranguape. 

Pois bem, ficou acordado que Silva Neto comandaria aquele município até o fim da Operação Verão, que se encerra com o carnaval. Fico triste e ao mesmo tempo feliz. Triste porque a saída de Silva Neto da 1a CIPM será, sem sombra de dúvidas, uma grande perda para a região salineira e pra mim, evidentemente. 

Feliz porque Maxaranguape ganha um excelente Oficial da Polícia Militar/RN, bem como por este episódio representar uma verdadeira demonstração de reconhecimento na carreira do Tenente Silva Neto. Para o conhecimento de todos, informo que Silva Neto foi o 1° Cmt do Pelotão Destacado daquele município, entre 2010 e 2011, e, desde a sua vinda para Macau até hoje, o cidadão maxaranguapense tem solicitado a volta do incansável guerreiro, parceiro e amigo Silva Neto para a terra dos famosos parrachos de Maracujá.
Por fim, desejo-lhe sucesso nessa nova missão, meu amigo. Pode contar conosco sempre. Estamos à disposição e à sua espera quando a Operação Verão terminar, se Deus quiser. Boa sorte!"

Atenciosamente,
André Luis FERNANDES da Fonseca, Maj PM
Comandante da 1a CIPM

UFRN recebe inscrições para o SiSU a partir desta segunda-feira Inscrições seguem até o dia 10 de janeiro, exclusivamente pela Internet. UFRN ofertará um total de 4.309 vagas, em 88 cursos.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) receberá inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC) a partir desta segunda-feira (6) até 10 de janeiro.

A UFRN ofertará um total de 4.309 vagas, em 88 cursos de diversas áreas do conhecimento, nos campi de Natal, Currais Novos, Macaíba, Caicó e Santa Cruz. Em todo país, o SiSU vai oferecer 171.756 vagas em 115 instituições de ensino superior.

As inscrições devem ser efetuadas, exclusivamente no site do Sisu, onde o candidato poderá escolher até duas opções de vaga, especificando a ordem de preferência, o local de oferta, o curso e o turno. Somente os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e que obtiveram nota acima de zero na prova de redação poderão se inscrever no processo seletivo do SiSU referente à primeira edição de 2014.

O resultado da primeira chamada está previsto para acontecer no dia 13 de janeiro e a matrícula nos dias 17, 20 e 21 de janeiro. Já a segunda chamada será no dia 27 de janeiro e o cadastramento em 31 de janeiro, 3 e 4 de fevereiro. A terceira chamada ocorrerá em 13 de fevereiro e as matrículas em 18, 19 e 20 do mesmo mês.

Como o período entre o resultado e a matrícula é curto, o pró-reitor de Graduação da UFRN, Adelardo Adelino Dantas de Medeiros, aconselha que os estudantes providenciem os documentos necessários antes da primeira chamada. “É importante que os candidatos consultem no edital os documentos necessários para a matrícula logo agora, para evitar contratempo”, explica.

O edital do SiSU 2014 está disponível link www.sisu.ufrn.br.

Senac do RN oferece 382 vagas em cursos de capacitação profissional

Lembrando que as vagas são para Natal, Mossoró, Macaíba e Assú. Inscrições devem ser feitas até hoje (7).

O Senac do Rio Grande do Norte está com inscrições abertas para o Programa de Gratuidade. São 382 vagas em cursos de capacitação nas áreas de informática, gestão e negócios, beleza e gastronomia. As vagas são para Natal, Mossoró, Macaíba e Assú. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela no site do Programa até hoje (7). 

De acordo com a política do Programa Senac de Gratuidade (PSG), obrigatoriamente, os candidatos devem possuir renda familiar mensal per capita de até dois salários mínimos federais e atender aos requisitos exigidos pelo curso escolhido, que variam de acordo com a modalidade. 

Os candidatos são selecionados de acordo com a ordem da inscrição efetuada no site do Senac. Os contemplados são convocados para apresentação dos documentos comprobatórios de renda e requisitos do curso pelo qual optou.


segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Carnaval de Macau 2014

"Estamos prontos para GARANTIR a PAZ" - Afirma Major Fernandes. 

Destemido e seguro no que se propõe, o Major Fernandes já antecipou sua opinião referente a Segurança Pública do maior evento da Região Salineira que é o carnaval de Macau, "bateu  o martelo" e disse:

"Estamos pronto para garantir a segurança dos foliões durante as festividades carnavalesca na região" 


Acostumado a comandar uma grande equipe policial durante o carnaval em Macau-RN, o Comandante da 1ª CIPM não abre mão da linha de frente. 

Atento e preocupado em oferecer devida proteção dos foliões, o Major Fernandes infiltra-se a multidão com olhos vigilantes, e onde estiver está interligado via rádio com cada comandante de patrulhas e viaturas que estão espalhadas ao redor do corredor da folia. 

Desta forma, o carnaval de Macau já é considerado um dos eventos mais seguro do RN. 

Salientando que todo policiamento destinado a trabalhar no referido evento, é reunido pelo próprio comandante (Major Fernandes), para receber instruções importantes no que diz respeito a Segurança dos foliões, com o objetivo é oferecer um trabalho satisfatório como agente de segurança pública a todos.

A VIOLÊNCIA COMETIDA CONTRA POLICIAIS, A INSEGURANÇA E AS ÁGUAS ESCARLATES DO RIO GRANDE DE NORTE - "A VIOLÊNCIA QUE POUCOS PERCEBEM"

Um trabalho estatístico realizado por  Ivenio Hermes  Escritor Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública mostra um quadro assustador contra a vida de Policiais no RN. "O ROL DOS ESQUECIDOS: A VIOLÊNCIA CONTRA OS GUARDIÕES"
POR IVENIO HERMES E MARCOS DIONISIO MEDEIROS CALDAS - (Publicado em parceria com Cezar Alves via Jornal De Fato/Retratos do Oeste) -

A violência é uma das formas mais eficazes de fazer uma sociedade retornar ao primitivismo, e consequentemente, sem necessidade de grandes esforços, destruir as futuras gerações. O meio para evitar a proliferação da violência foi conter o ímpeto do homem, e dentro da filosofia do inglês Thomas Hobbes que afirmou que o “Homem é o lobo do Homem”, esse ímpeto de guerra deveria ser freado através de um contrato, onde as partes pactuadas buscariam impedir que o homem voltasse à barbárie.

Para o sucesso desse pacto então foi criada a figura do guardião, aquele ser humano que estaria entre as partes pactuantes, o Estado e o povo, encarregado de aplicar as leis inclusive contra aqueles que os colocaram na posição de guardas. Conforme a doutrina utilizada para sua formação, os guardiões podem ser bem ou mal empregados a serviço daquela sociedade que devem defender.

Contudo, eles são seres humanos, como os pactuantes, e como cidadãos vivem diariamente em conflito entre serem guardião e serem aqueles do povo que demandam do Estado outros serviços em outras esferas do acordo.

No Brasil, e mais especificamente no Rio Grande do Norte, a pesquisa de vitimização ocorrida entre os agentes da lei, tem refletido a falta de interesse do Governo em investir em segurança pública, partindo da valorização dos profissionais do setor e chegando à população.

São casos de violência que poucos percebem, pois somente a situação inversa, aquela onde os policiais cometem erros e agem com arbitrariedade vende manchetes de jornais e dá a sociedade um grupo para ser culpado pelos erros que, na maioria das vezes, é dos gestores e nos detentores do poder executivo que somente pensam nos policiais como objetos descartáveis de propulsão da máquina coercitiva do Estado.

OS ÍNDICES DA VIOLÊNCIA INVISÍVEL

A violência que quase ninguém percebe e que o Estado não dá a devida importância provoca a invisibilidade dos problemas que ocorrem nos bastidores dos órgãos de segurança pública.

Como pode ser visto no gráfico Homicídios de Policiais, mostrado abaixo, os números apresentam uma diminuição de 15 homicídios para 11 ocorridos entre agentes de segurança pública que atuam no RN. As ocorrências que envolvem perda ou roubo de armamento demonstram o nível de respeito que os criminosos tem por esses homens, foram mais de 15 situações envolvendo assalto a policiais, inclusive em serviço, com roubo de armas de calibre .40 e outros materiais. Desses assaltos, três ocorreram no Centro Administrativo, nos prédios da SEJUC, da SEDUC e até da SESED, a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, quando o notebook do secretário Aldair da Rocha fora roubado.

"A Realidade nua e crua"






Clique abaixo e continue lendo esta brilhante reportagem, muito embora apavorante para quem é do meio.

domingo, 5 de janeiro de 2014

Concurso para Bombeiros no primeiro trimestre de 2014 - Diz governadora

“Vocês querem sempre saber os detalhes de tudo”, ironizou a governadora Rosalba Ciarlini aos jornalistas ao ser questionada quando realizaria o concurso para soldados e oficiais do Corpo de Bombeiros do RN, um antigo pleito da corporação que comemorou 96 anos de existência em solenidade oficial realizada hoje à tarde.

A governadora prometeu iniciar a realização do concurso para 120 bombeiros no primeiro trimestre de 2014. “Temos apenas que vencer os trâmites burocráticos, mas iremos realizar esse concurso para minimizar os problemas da corporação” prometeu a governadora.