sábado, 22 de janeiro de 2011

Oficial dispensou a fama pela PM

Rodrigo Trigueiro é major, mas de certa maneira nunca deixará de ser capitão. Não é segredo o apego que militares em geral têm à própria patente, mas Rodrigo não parece se incomodar em ser chamado de capitão nas ruas de Natal, onde trabalha atualmente.

Pelo contrário. O mais provável é que o major abra um sorriso, quem sabe dê um autógrafo e inicie uma conversa amistosa com o seu interlocutor.

O motivo para a situação inusitada data de quase 10 anos atrás: vencer a terceira edição do reality show No Limite, em 2001, colocou Rodrigo Trigueiro no altar dos personagens da mídia. E a fama volta periodicamente.
"Esse foi o período que eu não tive sossego. Os anos de 2002 e 2003 foram só para aproveitar essa fama. Mas incomoda também, viu? Quem disser que não incomoda ou está mentindo ou é muito alucinado por esse negócio", analisa.

No afastar dos holofotes, há quem sinta a angústia da invisibilidade.
Mas Rodrigo Trigueiro já sabia disso. E jura que não sente falta.
"Do fundo do coração, não sinto falta. Gosto da minha relativa paz", afirma.

"Hoje a minha vida está assim: há cantos em que todo mundo me reconhece, outros onde poucas pessoas me reconhecem e ainda outros onde ninguém fala comigo", define.

Curiosidade acerca do prêmio de R$ 300 mil

Entre as perguntas mais comuns respondidas sobre o programa pelo major Rodrigo, hoje lotado na Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), o batalhão de motociclistas da Polícia Militar, está o que foi feito com o dinheiro e como são os bastidores do programa de TV.

Quanto ao dinheiro - à época, o prêmio era R$ 300 mil e um carro popular - é fácil responder. "Não fiquei milionário, até porque sou um policial e não um empresário, um cara com tino comercial. Mas tenho uma vida confortável. O que eu fiz foi investir em imóveis, o que dá um rendimento legal e se não multipliquei o prêmio, também não coloquei tudo a perder", explica.

Matéria Completa em: http://www.defato.com/

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

  SIMULAÇÃO DE OCORRÊNCIA POLICIAL

Uma ação inusitada na Cidade de João Câmara
 
O Estágio de Nivelamento do Grupo Tático Operacional continua. E hoje (21),  foi a vez de colocar em prática através de uma simulação o que de fato vem trabalhando dentro do referido treinamento.

 SIMULAÇÃO - "Perseguição e Alcance"

SIMULAÇÃO - Abordagem "Cobertura policial"

O Grupo Tático Operacional – GTO realizaram na manhã desta sexta-feira (21) no centro da cidade uma “simulação” de abordagem a veículo seguido de reação por parte dos criminosos. A ação durou pouco menos de 15 minutos, onde foi o suficiente para chamar a atenção de curiosos que a princípio pensavam ser um fato real.

O trânsito da cidade parou, motoristas e pedestres respeitaram a área da ocorrência, onde de fato era apenas uma simulação de uma ação criminosa muito comum no meio policial nos dias de hoje. Participaram da encenação policial veteranos da 2ª CIPM sediada em João Câmara, policiais da FORÇA TÁTICA da cidade de Extremoz e recém formados que concluiu o CFSD o mês passado, que optaram fazer parte do grupo tático operacional de João Câmara, efetivo este que dará apoio a toda região Mato grande, ou em outras regiões do estado dependendo da necessidade.

SIMULAÇÃO - Infrator rendido

SIMULAÇÃO - Tiroteio entre policiais e bandidos

Uma realidade presente na maioria das ocorrências policiais


SIMULAÇÃO - Socorrendo Policial ferido

Sob o comando do Major PM Ilo que se encontra substituindo o Major PM Fernandes enquanto volta com sua família do Rio de Janeiro, a segunda Companhia Independente de João Câmara vem a cada dia superando algumas dificuldades. Tudo isso se dá por causa da motivação e do interesse da maioria dos policiais que não medem esforços em adquirir novos conhecimentos em busca da qualificação profissional.

SIMULAÇÃO - Prisão de um dos suspeitos

 
SIMULAÇÃO - Suspeito sendo levado à Delegacia

A ação foi planejada, porém surpresa. O Comandante da simulação, 1º Sargento Marival instrutor do nivelamento, informou que foi avisado apenas ao Comando da Companhia Major PM Ilo (que autorizou a simulação), Delegacia Regional de Polícia Civil e Vigilantes da área , para evitar possíveis interferências na ocorrência simulada.

Embora não sendo uma ocorrência real, a ação servirá para avaliação em busca de melhoramentos de técnicas. Segundo opiniões de expectadores e policiais Militares, a simulação teve mais acerto que desacertos, restam agora sentar e avaliar, e através de uma discussão em grupo apresentar diante das falhas as correções.

Oficiais e Praças assistiram à Simulação

3º SGT PM Jonny (Cmt do GTO- J. Câmara),
Sd PM Kleber (Sargenteante da 2ª CIPM)
1º Ten PM Sidcley Rodrigues (Sec. do CFSD)
e Major PM Ilo Comandante substituto da 2ª CIPM)

2º Ten Dantas ao lado do blogueiro Evanuel Atalida
 do Agendão.com

2º Tenente Wooczk Cmt do Pelotão de Touros
Também esteve presente

A ação  policial surpreendeu a população 


Foram observados olhares surpresos 
com expressões de medo




 


Nota do Blog: Parabéns ao Aspirante PM Almeida (Instrutor e colaborador), 3º Sgt Marival (Instrutor e colaborador do Curso), 3º Sgt PM Jonny (Cmt do GTO em J. Câmara e Colaborador), 3º Sgt PM Sandra (Colaboradora), Cb Alexandre (Monitor e Colaborador), Sd M. Souza (Monitor e colaborador), Sd PM Da. Silva "Leonardo" (Monitor e colaborador) e os demais integrantes do grupo de coordenação do Estágio de Nivelamento do GTO. 
Bandidos continuam explodindo
caixas eletrônicos no RN

As explosões e assaltos a caixas eletrônicos continuam a acontecer e os órgãos de segurança do Estado ainda não apresentaram resposta a esses ataques. O alvo da madrugada de ontem foi o município de Brejinho, a cerca de 50 quilômetros de Natal.

 


A viatura da Polícia Militar da cidade teve um dos pneus furados e tanto o rádio comunicador e o celular da corporação não funcionaram, facilitando a fuga da quadrilha que havia acabado de explodir mais um terminal.

Veículo foi encontrado abandonado na zona rural de São José de Mipibu, ainda com restos do caixa eletrônico explodido em BrejinhoNa última sexta-feira. A agência, há pouco mais de um ano na cidade, fica na avenida Antônio Alves Pessoa e teve as estruturas comprometidas devido ao forte impacto dos explosivos. As paredes estavam rachadas, o vidro estilhaçado e os pedaços do caixa se espalhavam por todo os cantos. Quem esclarece como se deu a ocorrência da madrugada de ontem é o soldado Charles, policial militar de plantão na hora em que aconteceu o assalto.

“Eram 3h50 de quinta-feira, quando escutamos uma forte explosão. Quando tentamos sair para averiguar, demos de cara com o pneu furado da viatura e bandidos nos intimidando no lado de fora do destacamento. Não tínhamos condições de enfrentá-los devido a quantidade e ao armamento que possuíam”, disse.

“O rádio comunicador e o celular não estavam funcionando. Não conseguimos entrar em contato sequer com o destacamento de Monte Alegre, aqui vizinho”, lamentou.

O soldado era um dos dois PMs de plantão em uma cidade que conta com pouco 11 mil habitantes. “Ao todo são 11 policiais militares, trabalhando em escala de dois por dia”, informou Soldado Charles. Segundo o policial, quatro carros participaram da ação. “Eram modelos Palio, Siena, Fox e Parati. Moradores da vizinhança da agência nos contaram que eles portavam armas de grosso calibre, coletes a prova de balas e estavam encapuzados”.

O veículo Parati foi abandonado pela quadrilha a cerca de cinco quilômetros do local da ocorrência, no distrito de Laranjeiras, que pertence a São José de Mipibu. O carro de cor cinza e placas MNM-6058 estava na frente da Fazendo Santa Marta. Dentro dele, o bando espalhou o pó do extintor de incêndio para dificultar as investigações. Lá também tinha pedaços do terminal e de notas de dinheiro.
COMANDO DA POLÍCIA MILITAR
E REPRESENTANTE DA ACS VISITAM
POLICIAL FERIDO EM SERVIÇO‏


 A Associação dos Cabos e Soldados na manhã desta quinta feira (20) visitou o Sargento Emanuel ferido na ocorrência do Shopping Midway Mall com um tiro na perna, na ocasião a corporação perdeu um de seus integrantes: O Soldado M. Costa, que perdeu a vida no combate ao crime. (escrito por ACS-PM)


O presidente da Associação convidou o Comandante da Polícia Militar, Cel Araújo, que atendeu o convite e esteve presente durante a visita. O Sargento Emanuel passa bem e falou que está recuperado fisicamente do trauma, realizando fisioterapia no centro clínico da própria Polícia Militar.

 "Fisicamente estou bem, mas ainda não estou totalmente recuperado psicologicamente, tudo passa em minha mente muitas vezes ao dia. Agradeço a Associação e ao Comandante Geral pelo apoio e consideração. É histórico ver um Comandante da Polícia Militar visitar um praça nesse situação", declara o Sargento Emanuel.

Na oportunidade, foi indagado sobre a situação do motorista da guarnização o Soldado Gabriel e foi informado que passa bem e que já está em serviço normalmente. A Associação reivindica um tratamento psicológico aos companheiros que passam por essas situações, pois muitas vezes é sanado o trauma físico, mas permanece o psicológico.

 Foi tratado ainda sobre a situação dos processos de promoção post mortem do Soldado M. Costa e do Soldado Cantalice, tembém morto no combate ao crime na cidade de baia formosa e o Coronel Araújo garantiu que os processos já estão em andamento.

Na oportunidade, a Associação dos policiais informou ao Comando da Polícia Militar que no próximo dia 11 de fevereiro realizará ato público EM DEFESA DA VIDA DOS POLICIAIS E BOMBEIROS com a participação das suas famílias, reivindicando condições de trabalho, valorização profissional e salarios compatíveis com o risco da profissão.

 "Não podemos ficar calados com essa crescente onda de violência contra os profissionais de segurança pública, precisamos de atenção do poder público, somos nós que defendemos a liberdade e a vida de toda sociedade" desabafa Cabo Jeoás Santos, presidente da Associação dos Policiais e Diretor Regional Nordeste da Associação Nacional.

 "Precisamos de equipamentos de trabalho como pistolas, coletes e principalmente armas não letais. Além de mais efetivo, pois é inadimissível dois policiais por viatura ou na segurança de uma cidade" finaliza o representante da categoria.

Informações: ACS-PM

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

TREINAMENTO DO GTO

Grupo Tático Operacional completou a terceira semana de instruções, utilizando técnicas táticas modernizadas. Várias oficinas já foram ministradas aos alunos que participam voluntariamente.

Confiram:


Dispostos ao enfrentamento em combate ao crime organizado os alunos vem superando todas as dificuldades impostas propositalmente com o intuito de aprimorar o condicionamento físico e psicológico de cada um. Instruções estas que seguem um cronograma rigoroso, similar os treinos do BOPE, já que ambos são capacitados para fins específicos, sejam na chuva ou debaixo de sol escaldante.

As atividades começam diariamente as 06h30minhs com exercícios físicos aeróbicos e inaeróbicos (Corrida livre, corrida com armas, natação utilitária, outros...)













Transição de armas e Abordagens


Instrução de natação utilitária na madrugada

Apartir desse estágio todos integrantes do GTO estarão prontos para  desenvolver missões policiais de toda natureza em localidades urbanas de alto risco, atuando com segurança e dentro dos padrões técnicos exigidos pela Corporação. O Rol de disciplinas incluiu técnicas de tiro tático, uso seletivo da força, instrução tática individual (ITI), armamento e tiro.

Entre outras instruções os alunos receberão ainda instruções de técnicas especiais de patrulha tais como conhecer o emprego de patrulha de combate em incursões, suas formações, missões, conduta de progressão e ações no objetivo;

Ainda:

Transposição de Obstáculo I

Transposição de Obstáculo II

Transposição de Obstáculo III

Instrução de entrada Tática

Conhecer e exercer funções dentro de uma patrulha de combate; Praticar o exercício de patrulha de combate em diversas situações; e executar abordagem de pessoas, veículos e edificações. As instruções de tática individual visa condicionar o Policial a utilizar as técnicas de progressão em situações táticas e utilização de cobertas e abrigos em áreas urbanas.

Instrução como embarcar na VTR em movimento


Instrução - Embôscada a Frente


Embarque na VTR em movimento I

Embarque na VTR em movimento II

Desembarque na VTR em movimento I


Desembarque na VTR em movimento II

Instrução de Taser I

Instrução de taser II

Parabéns ao Major PM Fernandes pela idealização do projeto e a todos os instrutores e monitores pela oportunidade ofertada ao Grupo Tático Operacional de João Câmara.  Oportunidade esta, que só trará benefícios a sociedade da região Mato grande. Sugerimos que a reciclagem possa ser estendida a todo efetivo com o objetivo de capacitá-los dentro de suas respectivas funções, já que o GTO está sendo instruídos para ser empregado em atividades fins.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Assaltantes são presos em
 perseguição na zona Norte

O assaltante que dirigia o Ford Ka se feriu ao bater
 na árvore e foi socorrido pelo Samu

Políciais Militares do 4º Batalhão prenderam, após perseguição, dois assaltantes em veículos roubados na avenida Itapetinga, zona Norte de Natal. Um dos homens ficou ferido.

Os dois carros foram roubados, por volta das 7h30 de hoje, em frente a Farmácia Redenção, localizada atrás do Hospital Santa Catarina, na zona Norte. Um dos veículos, um Ford Ka preto, pertencia ao dono da farmácia Leonidas Salustino e o outro, um Siena azul era de um dos clientes que estavam no estabelecimento, Hílio Sales do Nascimento. Os dois carros foram levados por dois homens armados.

Ao sair da farmácia Hílio se deparou com uma viatura da PM, onde entrou e realizou, junto com os policiais, perseguição aos dois assaltantes nos carros roubados. O condutor do Siena não conseguiu fugir devido a um congestionamento no começo da avenida Itapetinga e se rendeu. O assaltante que conduzia o Ford Ka bateu em uma árvore do canteiro central da via e sofreu ferimentos. Ele foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o Hospital Santa Catarina.

Políciais militares apreenderam com o condutor do Ford Ka uma arma calibre 38. O motorista do Siena ainda não foi levado para o 4º Batalhão, pois a PM está realizando diligências com ele em busca de armas e parceiros de crime.

Informações: Tribuna do Norte

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Onze detentos fogem do Centro
de Detenção de Cidade Satélite

Onze presos fugiram do Centro de Detenção Provisória (CDP) do conjunto Cidade Satélite na madrugada desta segunda-feira (17). Por volta das 4h30 os agentes penitenciários notaram o buraco feito pelos detentos que dá acesso ao lado de fora do CDP.

De acordo com as informações do diretor do Centro, Osvaldo Júnior, os presos da cela III cerraram as grades que dividem o espaço com a cela II e se juntaram com outros detentos. De lá, cavaram o buraco na parede e conseguiram sair do Centro de Detenção.

Fugitivos e crimes:

Cela II

Paulo César da Silva – furto
Rodrigo Pereira da Silva – assalto
Gleydson Alves da Silva – assalto

Cela III

Alexandro França de Paiva – furto
Gilvanderson Adelino – assalto
César Silva Costa – porte ilegal de arma
Raphael Antônio Noronha de Lima – homicídio e porte ilegal de arma
Aluízio Antônio Júnior – assalto
José Edson Ferreira – detento novato; crime não divulgado pela polícia
Josiran Ferreira de Moura – detento novato; crime não divulgado pela polícia
Rogério Caetano da Silva - detento novato; crime não divulgado pela polícia

Fuga

Quanto aos onze detentos que fugiram do Centro de Detenção Provisória de Cidade Satélite na madruga desta segunda-feira, o delegado Elói de Carvalho da 11ª Delegacia de Polícia informou que nenhum deles foi recapturado.

 “Estamos fazendo buscas pelas localidades na tentativa de recapturá-los, mas até o momento não obtivemos êxito. As buscas devem continuar até que todos sejam encontrados e encaminhados para outros centros de detenção”, informou.

De acordo com as informações do diretor do Centro, Osvaldo Júnior, os presos da cela III cerraram as grades que dividem o espaço com a cela II e se juntaram com outros detentos. De lá, cavaram o buraco na parede e conseguiram sair do Centro de Detenção.
Assaltante morre após
 troca de tiros com a polícia


Após confronto com políciais militares por volta das 4h30 de hoje (17), um homem, identificado até o momento por Denis, morreu e outros dois foram presos acusados de praticarem assaltos no conjunto Aliança, Vale Dourado, na zona Norte de Natal.

A polícia recebeu a informação que três homens estavam rondando e realizando assaltos na área do conjunto. Ao chegarem ao local foram recebidos a tiros pelos assaltantes. Os policiais reagiram e acabaram ferindo um dos homens, o Denis, que foi encaminhado ao hospital Santa Catarina, mas não resistiu e morreu no caminho.

Os dois comparsas foram presos e encaminhados para a Delegacia de Plantão da Zona Norte, onde se encontram até o momento. Com eles a polícia encontrou relógios, celulares e uma bicicleta, todos roubados.
Secretário de Segurança
 visita policiais baleados

Comandante geral da PM, coronel Araújo, também viu o estado de saúde dos policiais. Major Marlon de Góis pode receber alta ainda hoje.

O secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, Aldair da Rocha, junto com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, fizeram uma visita ao Hospital Clóvis Sarinho na tarde desta segunda-feira (17) para acompanhar a situação dos policiais baleados nos últimos dias.

O coronel Araújo Silva informou que a situação do comandante da Companhia Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), major Marlon de Góis, é muito bom e que ele será liberado ainda nesta segunda-feira.

Já o soldado Hacencleves Alexandre Tavares, envolvido no tiroteio em Baía Formosa, ainda está em observação e só será liberado no fim desta semana. O comandante geral da PM também comentou sobre a visita do Secretário Aldair da Rocha aos policiais.

“É muito importante para estes homens a visita do secretário, pois ele também é policial federal, mas também já foi da PM de São Paulo e sabe das situações de risco que nós corremos todos os dias na nossa luta pela segurança do Estado”, explica o Coronel Araújo.

Escrito Por: Nominuto.com

domingo, 16 de janeiro de 2011

Atento Central Juliete?

Positivo e operante?

Ok, Positivo...
ASSPRA HOMENAGEIA
 SOLDADO CANTALICE

Acostumados a sonhar no nascer de cada novo dia, o amanhecer hoje marca um triste momento, pois a gloriosa Policia Militar do Rio Grande do Norte, conduze aos braços do eterno descanso o irmão de farda Cantalice, que tombou em batalha enquanto defendia a cidade de Baia Formosa/ RN. Sua farda manchada com seu valoroso sangue exibia de forma triste o ápice da entrega a tarefa de policia, doar a própria vida em nome de sua árdua obrigação, proteger a sociedade.

Cantalice estejas onde estiver, temos a consciência de sempre estarás ao nosso lado, em cada ocorrência, mesmo diante dos maiores perigos, na hora de maior pavor, sabemos que estarás conosco. O senhor nosso DEUS te levou, mas teu exemplo será eterno.

Que o sol seja tua luz, a lua a tua paisagem eterna, que o aroma das flores perfume teu caminho e o merecido repouso, e ao lado do Pai descanses para sempre, vai com DEUS nosso irmão, hoje partiste só, e por ti iremos rezar, ficaremos na certeza de te encontrar no reino dos céus. Partistes de mãos e alma limpas, memória brilhante e um exemplo enorme.

Que nossas lagrimas sejam de gratidão por ti ter conosco, irmão de farda, sangue e coração, vai em paz e fique na certeza, tua morte não será em vão nem ficará sem punição.

ASSOCIAÇÃO DAS PRAÇAS DA REGIÃO AGRESTE
ASSPRA
ABORDAGEM SEGURA

Em toda e qualquer tipo de abordagem a segurança dos policiais e o controle da ação devem ser seguidos e respeitados.

Uma abordagem segura deve respeitar os seguintes princípios: Segurança, Surpresa, Simplicidade, Rapidez, Ação Vigorosa, Unidade de Comando e Controle.

“O primeiro princípio da abordagem é a segurança, (primeiro os transeuntes, segundo dos policiais e depois dos infratores). Assim, sempre que puder, é melhor, para cumprir este princípio, formar patrulha com três policiais militares, pois sempre deverá ter um PM de segurança de área”. Major Marinho

Vemos que o Major Marinho recomenda o emprego de três policiais militares na realização de uma abordagem policial, para que a mesma seja segura para todos que participam.

Em seu livro, Manual Básico de Técnicas de Abordagem Policial, o Major Marinho define guarnição policial-militar como um grupo de 03 ou 04 PMs, devidamente comandados, onde todos devem saber o seu posicionamento, como também, o seu papel no momento da abordagem.

Vejamos a função de cada componente da guarnição na realização de uma abordagem policial:

Comandante: é aquele que verbaliza e tem iniciativa em proceder qualquer tipo ação, devendo se posicionar a retaguarda dos abordados, realizando a segurança do policial que irá revistar, ou seja, segurança interna.

Patrulheiro 01: é aquele que realiza a revista policial aos suspeitos que estão sendo abordados.

Patrulheiro 02: deverá realizar a segurança externa da área que está sendo utilizada para realizar a abordagem.

Motorista: deverá permanecer próximo a viatura para a proteção dos demais componentes, ouvir o rádio e solicitar reforço. Caso não haja o segundo patrulheiro, deverá realizar a segurança externa da área que está sendo utilizada para realizar a abordagem.

Obedecendo a estes critérios os riscos de ocorrer alguma falha é mínimo.

Sendo assim, desejo que todos policiais leiam e executem as abordagens obedecendo a estes princípios. Para que possamos prestar um bom serviço a sociedade, e retornar para as nossas famílias com a sensação do dever cumprido.

Escrito por Cabo Heronides

Fonte: Major Marinho, Manual Básico de Técnicas de Abordagem Policial.

"A aplicação de dois policiais por viatura põe em risco a vida destes profissionais".
Supeitos de matar Policial em Baía Formosa
estão sendo procurados no RN e PB

As polícias, Militar e Civil ainda não conseguiram prender os dois bandidos que mataram o Soldado PM Anderson de Araújo Cantalice, na terça-feira (11), em Baía Formosa. Apesar de saberem os nomes dos suspeitos, a polícia segue em diligências no Rio Grande do Norte e Paraíba para encontrar os bandidos.

De acordo com o Comandante do Policiamento Metropolitano, Cel. Alarico Azevedo, a polícia segue em busca dos criminosos, mas ainda não há confirmações dos paradeiros dos assassinos, tão pouco do homem que atirou nas costas do major Marlon de Góis, comandante da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) da PM.

 "Estamos recebendo as informações e repassando para a Polícia Civil, que está investigando o caso. Ainda não foram presos, mas continuamos aguardando notícias sobre o caso", disse Cel. Alarico.




FONTE: 3ª CIPM de Currais Novos