domingo, 16 de janeiro de 2011

ABORDAGEM SEGURA

Em toda e qualquer tipo de abordagem a segurança dos policiais e o controle da ação devem ser seguidos e respeitados.

Uma abordagem segura deve respeitar os seguintes princípios: Segurança, Surpresa, Simplicidade, Rapidez, Ação Vigorosa, Unidade de Comando e Controle.

“O primeiro princípio da abordagem é a segurança, (primeiro os transeuntes, segundo dos policiais e depois dos infratores). Assim, sempre que puder, é melhor, para cumprir este princípio, formar patrulha com três policiais militares, pois sempre deverá ter um PM de segurança de área”. Major Marinho

Vemos que o Major Marinho recomenda o emprego de três policiais militares na realização de uma abordagem policial, para que a mesma seja segura para todos que participam.

Em seu livro, Manual Básico de Técnicas de Abordagem Policial, o Major Marinho define guarnição policial-militar como um grupo de 03 ou 04 PMs, devidamente comandados, onde todos devem saber o seu posicionamento, como também, o seu papel no momento da abordagem.

Vejamos a função de cada componente da guarnição na realização de uma abordagem policial:

Comandante: é aquele que verbaliza e tem iniciativa em proceder qualquer tipo ação, devendo se posicionar a retaguarda dos abordados, realizando a segurança do policial que irá revistar, ou seja, segurança interna.

Patrulheiro 01: é aquele que realiza a revista policial aos suspeitos que estão sendo abordados.

Patrulheiro 02: deverá realizar a segurança externa da área que está sendo utilizada para realizar a abordagem.

Motorista: deverá permanecer próximo a viatura para a proteção dos demais componentes, ouvir o rádio e solicitar reforço. Caso não haja o segundo patrulheiro, deverá realizar a segurança externa da área que está sendo utilizada para realizar a abordagem.

Obedecendo a estes critérios os riscos de ocorrer alguma falha é mínimo.

Sendo assim, desejo que todos policiais leiam e executem as abordagens obedecendo a estes princípios. Para que possamos prestar um bom serviço a sociedade, e retornar para as nossas famílias com a sensação do dever cumprido.

Escrito por Cabo Heronides

Fonte: Major Marinho, Manual Básico de Técnicas de Abordagem Policial.

"A aplicação de dois policiais por viatura põe em risco a vida destes profissionais".

Nenhum comentário :

Postar um comentário