sexta-feira, 11 de junho de 2010

Aniversariante do Dia 12/06 - Tenente Amaro
NOTA DO BLOG: Parabenizamos o 2º Tenente PM Amaro pela passagem Natalícia do seu Aniversário.
OPERAÇÕES DA POLÍCIA MILITAR E CIVIL PRENDEM DOZE PESSOAS


Criminosos, incluindo três policiais militares, são investigados por dezenas de execuções e chacinas no Rio Grande do Norte. Doze pessoas foram presas suspeitas de participação em dezenas de execuções e responsável pelo tráfico de armas e munições no Rio Grande do Norte. Batizadas de Laduma e Jabulani, em homenagem a Copa do Mundo da África do Sul, as operações foram realizadas durante esta quinta-feira (10), em vários pontos do Estado.

Nesta tarde, a Secretaria Estadual de Segurança Pública convocou a imprensa para explicar as investigações que resultaram na ação. Além das prisões, foram apreendidas 15 armas, 500 quilos de pólvora e milhares de munições dos mais variados calibres. Apesar de terem sido realizadas duas operações, os dois grupos têm ligação e trabalhavam em conjunto.

De acordo com o delegado Odilon Teodósio, que coordenou a ação policial, os criminosos vinham sendo investigados há oito meses. Entre os presos, estão três policiais militares. “Foram cumpridos 39 mandados de busca e apreensão e 13 de prisão temporária”, declarou.

Odilon Teodósio explicou que a quadrilha trabalhava principalmente com pistolagem e extorsão. Eles eram contratados para matar e, com essas prisões, a Secretaria de Segurança espera reduzir consideravelmente o número de homicídios no Estado, nos próximos meses.
Os três policiais militares presos são o soldado Marcos Valério e os sargentos Marinaldo Gomes de Oliveira e João Francisco de Souza. Esses dois últimos com mais de 20 anos de serviço na Polícia Militar e ambos com a ficha limpa, de acordo com o comandante geral, coronel Araújo Silva.

“A necessidade deles de traficar armas e munições partiu da grande demanda de homicídios o que gerou a necessidade de várias o tipo de calibre usado para matar”, explica o delegado Odilon Teodósio.

O sargento Souza, inclusive, havia sido preso no dia 11 de maio deste ano, pela Polícia Rodoviária Federal. Ele foi flagrado com mais de mil munições que havia comprado de forma ilegal. “Aquele foi o início dessa operação”, destaca.

Entre os crimes atribuídos ao grupo, inicialmente, estão chacinas como às de Lagoa Azul e Gramoré. “No entanto, a partir de agora, a Delegacia de Homicídios deverá começar uma investigação bem maior para elucidar outros crimes. O que podemos dizer é que com certeza a sociedade sentirá a diferença nas próximas semanas”, comenta.
O delegado Odilon ressaltou ainda que com essas prisões, as testemunhas se sentirão mais a vontade para apresentar informações que possam elucidar os crimes. “Outro ponto positivo é que com essa grande quantidade de armas apreendidas teremos um bom trabalho de comparação balística, fundamental para chegar a criminosos”, avalia. Entre as armas apreendidas estão duas pistolas calibre 380, duas espingardas calibre 12, uma espingarda calibre 32 e um fuzil 762.

Flagrantes

Durante as operações Laduma e Jabulani, os policiais conseguiram ainda realizar um flagrante de aborto. Jerliane Araújo cometeu o aborto juntamente com Márcio Valério, irmão do saldado Marcos, na noite desta quarta-feira (9).

Ainda durante a ação, um dos criminosos procurados, Wesley Breno, reagiu a prisão atirando contra os policiais e acabou sendo atingido por três disparos. Ele foi levado ao Hospital Walfredo Gurgel e passa bem.

Wesley havia passado no concurso de agente penitenciário estava prestes a assumir o cargo. No entanto, a polícia descobriu a participação dele nos crimes e a justiça emitiu o mandado de prisão. Ele também é acusado de tentar fraudar o concurso da Polícia Militar.

No total, quase 300 policiais civis e militares participaram das operações realizadas nesta quinta-feira. Para o secretário estadual de segurança pública, Cristovam Praxedes, essa ação é mais uma resposta a sociedade norte-rio-grandense.

“Nós estamos fazendo um trabalho modesto, mas que valoriza os bons policiais, que são maioria, e tirando do caminho os que não prestam”, disse Praxedes.

Os presos são: Marcos Valério (soldado PM), Marinaldo Gomes de Oliveira (sargento PM), João Francisco de Souza (sargento PM), Márcio Valério (irmão de Marcos), Maricleide Pereira (mulher de Márcio), Jerliane Araújo (namorada de Márcio), Everaldo Matias do Nascimento (tentou fraudar concurso da PM), Antonio Matias Filho (comerciante de armas), Wesley Breno (aprovado no concurso de agente penitenciário), Francisca Cassimiro de Farias e Simão Tácio Moura de Morais.

Fonte: nominuto
CORPO DE BOMBEIROS TEM 24 NOVOS OFICIAIS
Os militares do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte aprovados no último concurso público para oficiais do Estado, realizado em 2006, foram promovidos nesta quarta feira, dia 9 de junho, ao posto de 2º Tenente do Quadro de Oficiais Combatentes Bombeiros Militar.

Ao todo, o Estado do Rio Grande do Norte terá mais 24 oficiais bombeiros que assumirão responsabilidades administrativas e operacionais nas unidades militares distribuídas no Estado, sendo elas: Natal, Parnamirim, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros.

Estes militares, recém promovidos ao posto de oficial, foram formados nas Escolas do Rio de Janeiro e Pará, onde ficaram em treinamento durante três anos. Após concluírem o Curso de Formação de Oficiais, ainda foram submetidos por sete meses ao Estágio Probatório de Aspirantes onde conheceram a rotina operacional e administrativa do Corpo de Bombeiros do RN.

Com esta promoção, encerra-se mais um ciclo na vida destes profissionais que terão pela frente a nobre missão de vidas alheias e riquezas salvar.

Para comemorar este resultado, o Corpo de Bombeiros do RN estará promovendo nesta sexta feira, dia 11, às 9 horas da manhã, uma solenidade militar no quartel do Comando Geral dos Bombeiros, na Avenida Alexandrino de Alencar, em Natal, onde reunirá os novos oficiais, familiares e convidados. Na ocasião, os militares promovidos serão oficialmente designados para as futuras funções que irão exercer dentro da instituição.

Fonte:Tenente Christiano Couceiro (Relações públicas)
Soldado César (2ª CIPM- Sede) um dos Convocados para o Curso de Habilitação de Cabo

Parabéns Guerreiro e Boa Sorte!
Convocação para “Cabos Juruna” PMRN

Publicou no BG Nº. 105 de 09 de junho de 2010, a relação dos Convocados para o ESTÁGIO DE HABILITAÇÃO À GRADUAÇÃO DE CABO – EHC (Cabo Juruna), a lista alcançou até os primeiros da turma de 1988. Os soldados convocados deverão comparecer a JPMS, no Centro Clínico da Polícia Militar, dos dias 10 e 11 de junho de 2010, às 07 horas, para receberem a guia para a realização dos exames para inspeção de saúde, que constará dos exames abaixo relacionados, cuja apresentação será de responsabilidade do policial-militar:

a) Eletrocardiograma; (acima de 40 anos)
b) Exames Laboratoriais:
1) Hemograma;
2) Glicemia de Jejum;
3) Colesterol Total;
4) Triglicerídeos;
5) Creatinina;
6) Uréia;
7) Ácido Úrico;
8) Sumário de Urina
9) PSA (acima de 40 anos)

Conforme publicado a inspeção de saúde acontecerá na Junta Policial Militar de Saúde, no Centro Clínico da Polícia Militar, às 07 horas, dos dias 17 e 18 de junho de 2010, ocasião que os convocados deverão apresentar os resultados dos exames solicitados. Segundo publicou no referido BG a não realização da inspeção de saúde pela JPMS, no prazo estabelecido, implicará na exclusão do Policial Militar da relação dos convocados para o referido Estágio.

ATENÇÃO: Os Policiais MIlitares que tiverem sua numeração de praça entre, 84.452 e 88.217 estão entre os convocados para se habilitarem no Curso de Habilitação de Cabo.
Coronel Reinaldo Recebe em João Câmara Título de Cidadão Camarense

O Comandante do CPI (Comando do Policiamento da Capital) Coronel Reinaldo e o Coordenador de Operações também do CPI, Cel. Josimar foram os Militares entre os agraciados com título de Cidadão Camarense  A solenidade foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores ontem, dia 10, às 20hs em uma sessão especial.

Na área da saúde foram homenageados: A diretora do Hospital Regional, Denise Aragão; a gerente da III Unidade Regional de Saúde Pública(Ursap), Euzanira Xavier de Souza; o médico ortopedista Benedito de Souza Pinto e o dentista Ananias do Nascimento e Silva. Na comunicação, o homenageado será o radialista George Rodrigues, da rádio Baixa Verde AM.