sexta-feira, 11 de junho de 2010

OPERAÇÕES DA POLÍCIA MILITAR E CIVIL PRENDEM DOZE PESSOAS


Criminosos, incluindo três policiais militares, são investigados por dezenas de execuções e chacinas no Rio Grande do Norte. Doze pessoas foram presas suspeitas de participação em dezenas de execuções e responsável pelo tráfico de armas e munições no Rio Grande do Norte. Batizadas de Laduma e Jabulani, em homenagem a Copa do Mundo da África do Sul, as operações foram realizadas durante esta quinta-feira (10), em vários pontos do Estado.

Nesta tarde, a Secretaria Estadual de Segurança Pública convocou a imprensa para explicar as investigações que resultaram na ação. Além das prisões, foram apreendidas 15 armas, 500 quilos de pólvora e milhares de munições dos mais variados calibres. Apesar de terem sido realizadas duas operações, os dois grupos têm ligação e trabalhavam em conjunto.

De acordo com o delegado Odilon Teodósio, que coordenou a ação policial, os criminosos vinham sendo investigados há oito meses. Entre os presos, estão três policiais militares. “Foram cumpridos 39 mandados de busca e apreensão e 13 de prisão temporária”, declarou.

Odilon Teodósio explicou que a quadrilha trabalhava principalmente com pistolagem e extorsão. Eles eram contratados para matar e, com essas prisões, a Secretaria de Segurança espera reduzir consideravelmente o número de homicídios no Estado, nos próximos meses.
Os três policiais militares presos são o soldado Marcos Valério e os sargentos Marinaldo Gomes de Oliveira e João Francisco de Souza. Esses dois últimos com mais de 20 anos de serviço na Polícia Militar e ambos com a ficha limpa, de acordo com o comandante geral, coronel Araújo Silva.

“A necessidade deles de traficar armas e munições partiu da grande demanda de homicídios o que gerou a necessidade de várias o tipo de calibre usado para matar”, explica o delegado Odilon Teodósio.

O sargento Souza, inclusive, havia sido preso no dia 11 de maio deste ano, pela Polícia Rodoviária Federal. Ele foi flagrado com mais de mil munições que havia comprado de forma ilegal. “Aquele foi o início dessa operação”, destaca.

Entre os crimes atribuídos ao grupo, inicialmente, estão chacinas como às de Lagoa Azul e Gramoré. “No entanto, a partir de agora, a Delegacia de Homicídios deverá começar uma investigação bem maior para elucidar outros crimes. O que podemos dizer é que com certeza a sociedade sentirá a diferença nas próximas semanas”, comenta.
O delegado Odilon ressaltou ainda que com essas prisões, as testemunhas se sentirão mais a vontade para apresentar informações que possam elucidar os crimes. “Outro ponto positivo é que com essa grande quantidade de armas apreendidas teremos um bom trabalho de comparação balística, fundamental para chegar a criminosos”, avalia. Entre as armas apreendidas estão duas pistolas calibre 380, duas espingardas calibre 12, uma espingarda calibre 32 e um fuzil 762.

Flagrantes

Durante as operações Laduma e Jabulani, os policiais conseguiram ainda realizar um flagrante de aborto. Jerliane Araújo cometeu o aborto juntamente com Márcio Valério, irmão do saldado Marcos, na noite desta quarta-feira (9).

Ainda durante a ação, um dos criminosos procurados, Wesley Breno, reagiu a prisão atirando contra os policiais e acabou sendo atingido por três disparos. Ele foi levado ao Hospital Walfredo Gurgel e passa bem.

Wesley havia passado no concurso de agente penitenciário estava prestes a assumir o cargo. No entanto, a polícia descobriu a participação dele nos crimes e a justiça emitiu o mandado de prisão. Ele também é acusado de tentar fraudar o concurso da Polícia Militar.

No total, quase 300 policiais civis e militares participaram das operações realizadas nesta quinta-feira. Para o secretário estadual de segurança pública, Cristovam Praxedes, essa ação é mais uma resposta a sociedade norte-rio-grandense.

“Nós estamos fazendo um trabalho modesto, mas que valoriza os bons policiais, que são maioria, e tirando do caminho os que não prestam”, disse Praxedes.

Os presos são: Marcos Valério (soldado PM), Marinaldo Gomes de Oliveira (sargento PM), João Francisco de Souza (sargento PM), Márcio Valério (irmão de Marcos), Maricleide Pereira (mulher de Márcio), Jerliane Araújo (namorada de Márcio), Everaldo Matias do Nascimento (tentou fraudar concurso da PM), Antonio Matias Filho (comerciante de armas), Wesley Breno (aprovado no concurso de agente penitenciário), Francisca Cassimiro de Farias e Simão Tácio Moura de Morais.

Fonte: nominuto

Nenhum comentário :

Postar um comentário