sábado, 1 de maio de 2010

ANULAÇÃO DO CONCURSO DE SARGENTO ESPECIALISTA

O Juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Doutor Ibanez Monteiro da Silva, concedeu a tutela antecipada na ação ordinária de nº 001.10.008661-7, em que a ACSPMRN pleiteava a suspensão do concurso para 3º sargento da QPMP-6 (Saúde) em razão dos requisitos arbitrários e discriminatórios exigidos no edital do certame.

O referido edital exigia para que o candidato se inscrevesse que o mesmo estivesse na função de saúde por um período mínimo de dois anos ininterruptos e também que tivesse realizado o Curso de Extensão em Serviço de Saúde – CESS, realizado pela Diretoria de Saúde da PMRN.

O magistrado entendeu que por esses requisitos não estarem previstos no Decreto Estadual nº 12.166, de 27 de maio de 1994, que dispõe sobre as Qualificações Policiais Militares Particulares – QPMP, restringiriam a participação no certame somente a um número de policiais beneficiados por tais requisitos, impossibilitando os demais militares de participarem da referida seleção.

Na decisão o magistrado determina a imediata suspensão do processo seletivo, e que sejam reabertas as inscrições para todos os policiais militares que preencham os requisitos previstos no Decreto Estadual nº 12.166, de 27 de maio de 1994, a exemplo do que já tinha ocorrido com o processo seletivo da QPMP-2 (operador de comunicações), que teve as inscrições abertas para todos os interessados, o que fez com que houvesse um número de inscritos superior a dois mil candidatos.

Confira trechos da decisão:

Com efeito, não foi contemplado nos requisitos exigidos pelo Decreto Estadual nº 12.166/94 que o policial militar eventualmente interessado em inscrever-se para a participação no exame técnico-profissional "tenha cursado o Curso de Extensão em Serviços de Saúde - CESS", ainda mais aquele realizado pela Diretoria de Ensino no ano de 2008, fato que cria obstáculo, bem assim despreza a norma legal que regulamenta o exame.
Ademais, impõe registrar que sendo a figura normativa da Portaria inferior hierarquicamente ao Decreto, não pode exigir requisito que não tenha sido previsto por este último, sob pena de afronta direta aos princípios da legalidade e da hierarquia das normas.

Visto isso, flagrante a ilegalidade cometida pela Portaria nº 0837/2009-DP/QPMP-6, no que tange ao referido item 4.3.
Diante do exposto, defiro parcialmente a antecipação dos efeitos da tutela jurisdicional pretendida, por vislumbrar o juízo de verossimilhança, fundado em prova inequívoca, para determinar a suspensão do Curso de Habilitação para Sargento Especialista - QPMP-6 (Auxiliar de Saúde) e que sejam reabertas as inscrições aos policiais militares eventualmente interessados, que preencham os requisitos estabelecidos no Decreto Estadual nº 12.166/94. Comunique-se ao Comandante Geral da Polícia Militar para fins de cumprimento desta decisão.

FONTE: Informações da ACSPMRN

Texto para reflexão

Irmão, você sabe o valor que tem uma alma?
Nem todos recursos humanos poderiam pagar!
O dinheiro, a prata e o ouro do mundo inteiro
é pouco demais pro valor de uma alma poder comparar.

Irmão, o valor de uma alma custou muito caro.
É necessário sentirmos por ela imenso amor.
Zelando, ensinando e orando e às vezes chorando,
devemos buscar todas as almas que Jesus comprou.

Irmão, quantas vezes tem alma ao teu lado chorando,
sofrendo, gemendom o com o fardo pesado de dor?
Se ela chegar perecer você é o culpado.
Tenhas cuidado porque uma alma, tem muito valor.

Irmão, você lembra do ide do mestre amado?
Não foi um pedido mas ordem que ele nos deu.
Como podemos ficar com os braços cruzados,
se ele de braços abertos por todos morreu?

Valor de Uma Alma (Mara Lima)
Composição: Benedito felizardo

Operação apreende 27 veículos

Uma operação conjunta do 4º Batalhão da Polícia Militar, do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) e da Polícia Civil apreendeu duas armas de fogo e 27 veículos na noite de quinta-feira. Intitulada de Operação Preventiva Integrada Zona Norte, por ter sido realizada na zona Norte de Natal, a ação conjunta começou por volta das 19h e se estendeu durante toda a noite, com barreiras policiais montadas nas principais avenidas da área.
Secretário Cristovam Praxedes
O secretário Cristovam Praxedes alerta que esse tipo de operação vai se repetir outras vezes“Foi uma ação para coibir a criminalidade e podem ficar certos que outras também serão realizadas nos próximos dias”, afirmou o secretário Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Cristovam Praxedes, durante entrevista coletiva na manhã de ontem, para apresentação dos números finais da operação. Ao todo, foram 1803 veículos vistoriados, 540 motos, 795 carros, 167 táxis, 11 caminhões, 123 alternativos e 167 ônibus.

Desses, 15 motos ficaram retidas por problemas na documentação e na numeração.

Outros sete veículos foram apreendidos por problemas semelhantes, três pelo fato de o condutor se encontrar em estado de embriaguez e dois por terem queixa de roubo. Ramon Pereira da Silva, de 21 anos, estava em um desses carros roubados - que havia sido tomado de assalto no início da noite, próximo ao Corpo de Bombeiros. Ele estava armado e foi pego, dentro do veículo, por policiais da Delegacia Especial de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov). A outra arma de fogo apreendida na operação estava em poder de um adolescente de 17 anos.

“O mais importante é que uma operação como essa serve de exemplo e intimida o criminoso, provocando uma queda considerável na criminalidade”, explicou o comandante de policiamento metropolitano, coronel Jorge Luiz Alves.

As blitzen foram realizadas em avenidas como a João Medeiros Filho, Moema Tinôco e das Fronteiras. Houve também patrulhamento tático-móvel e policiamento a cavalo em toda a região. Ao todo, foram 270 policiais militares envolvidos na ação.

Flagrantes

Desde a mudança de comando, quando saiu o major Lenildo Sena, transferido para o setor de Inteligência, e chegou o major Raimundo Aribaldo, o 4º Batalhão da Polícia Militar tem se destacado pela “operacionalidade”. Um mês após a mudança, 29 pessoas já foram presas em flagrante e mais de 60 submetidas a termo circunstanciado de ocorrência (TCO), o que mostra uma nova linha de ação da Polícia Militar na Zona Norte.

“O major Aribaldo é um policial altamente operacional, que já foi capitão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e trabalhou por muito tempo na Inteligência da PM. Tem, justamente, o perfil que procurava para assumir o trabalho na Zona Norte, que precisava de um novo ‘gás’”, afirmou o coronel Araújo Silva, comandante geral da PM.

Para o major Aribaldo, o serviço tem sido bem feito devido ao empenho dos policiais e do maior investimento na PM. “O efetivo ainda é reduzido, mas estamos conseguindo fazer um bom trabalho porque tem sido disponibilizado mais recursos para pagamentos de diárias. Isso, nos permite colocar mais policiais nas ruas durante a noite e realizar também mais operações”, explicou o major.

Durante o mês, além das 29 prisões em flagrante, foram apreendidas 27 armas e, aproximadamente, seis quilos de drogas - entre crack, cocaína e maconha. O número de homicídios reduziu para oito e não houve assassinato com características de execução. “Ainda não está do jeito que queríamos, mas já conseguimos melhorar muito a situação colocando os policiais nas ruas”, avaliou o major Aribaldo.

FONTE: Tribuna do Norte

PM e PF firmam acordo

A Polícia Militar e a Polícia Federal se uniram em mais uma ação contra as drogas. Contudo, desta vez, a intenção é prevenir e não apenas combater o consumo de entorpecentes. Será assinado na próxima terça-feira um convênio entre o comando da PM e a superintendência da PF para a ampliação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que atualmente chega a 21 municípios do RN, mas que deve alcançar, até 2011, mais 15 cidades potiguares.

A assinatura do protocolo de intenções visando a ampliação do Proerd está marcada para às 10h, no auditório da Polícia Federal. Criado pelo Governo do Estado em 2002, o Programa já atendeu mais de 100 mil crianças e adolescentes – só no ano passado, foram 30 mil. Esses números já apresentam o crescimento do Proerd que, no primeiro ano, atendeu apenas 100 crianças.

Através da parceria com a Polícia Federal, está prevista a aquisição de veículos, para viabilizar ações do projeto; confecção de material didático e camisetas; a transferência de conhecimentos, informações e experiências com outros Estados para melhorar a aplicabilidade das ações; e a afirmação de um protocolo de intenções com parceiros do projeto - municípios que já implantaram ou desejam disseminar as ações do programa. Ainda está previsto com a assinatura da parceria, a capacitação dos atores, líderes comunitários, técnicos, gestores e policiais – atualmente, são 70, mas se espera que até o final do ano esse número chegue a 95.
“Como possui uma grande estrutura e recebe mais verba do Governo Federal, a Polícia Federal se compromete a nos repassar parte desses recursos, como a doação de veículos, materiais didáticos e a capacitação dos profissionais”, afirmou o coordenador do Proerd, o capitão da PM, Arthur Emílio Monteiro de Araújo.

Além de crianças e adolescentes, de 10 a 16 anos, que são os principais “alvos” do programa, o Proerd também pretende, com o convênio, capacitar famílias para o enfrentamento das questões relacionadas à prevenção da violência intra-familiar. “Natal não possui um local conhecido de consumo de drogas e, por isso, acreditamos que elas estão sendo consumidas dentro da residência. Isso torna as famílias ‘reféns’ desses viciados e aumenta a violência dentro de casa”, afirmou o superintendente da PF, Marcelo Mosele.

A Polícia Federal já havia se mostrado interessada em trabalhar na prevenção das drogas, por acreditar que somente o trabalho de repressão não estava sendo suficiente, conforme revelou Mosele em entrevista coletiva concedida no 14 de abril – para a apresentação dos números de uma operação que levou a prisão de quatro pessoas por tráfico de drogas na Região Metropolitana da Capital. “É preciso investir mais na prevenção”, declarou.

FONTE: Tribuna do Norte

Exemplo de Polícia Comunitária

Já está em vigor em Rodolfo Fernandes, o sistema de policiamento das Rondas Escolares. Este tipo de policiamento foi estabelecido pelo Capitão Carvalho, comandante da 3º Companhia de Policia Militar, com o intuito de aproximar a classe estudantil da polícia e combater o tráfico de drogas nas imediações do estabelecimento escolar.
Também foi implantado, um Cartão Programa para poder abarcar de forma mais abrangente e atuante o policiamento ostensivo, baseado em pontos-bases em todos os bairros e principais estabelecimentos da cidade, durante todo o serviço. Dessa forma, a guarnição de serviço poderá interagir de forma direta com a sociedade, e ainda dirigir de forma eficaz e organizada o policiamento de toda cidade.

FONTE: Por trás das grades

O Grupo de seresteiros da AM Baixa verde faz apresentação no CCI

Grupo "Encontro de Serestesteiro"

Na última sexta feira dia 30, o grupo "Encontro de seresteiros" que cantam na rádio AM baixa verdes proporcionou uma festa em ritmo de seresta no Centro de convivência dos Idosos de João Câmara.

Muitos idosos prestigiaram e cantaram junto com os seresteiros canções antigas, boleros, bolsa nova e outras. Foi uma noite muito animada com muitos aplausos que se estendeu até 23: hs e 30 min.
Júlia uma das integrantes mais animadas do CCI
D.Rita ensaiando com Dr. Ataliba antes de cantar
Erundina cantou e encantou

A coordenadora do CCI Sandra vem desenvolvendo um trabalho contando com parcerias, com o intuito de oferecer aos idosos uma diversificação de entretenimentos, para que os mesmos tenham prazer de receber em sua idade momentos prazerosos resgatando assim sua auto–estima. O tradicional forró ainda anima os dias de domingos, porém receberão também durante a semana outras atrações no Centro de Convivências.
A Coordenadora Sandra fez parte da platéia animada

Jipeiros concentrados na praça da igreja para a benção
O primeiro dia do II Encontro Regional de Jipeiros do Mato Grande foi marcado pela presença de dezenas de amantes deste tipo de esporte.
O evento começou com um café da manhã, em seguida houve a benção dos jipes pelo pároco Edvan Lucena e um desfile por algumas ruas da cidade. Já passava do meio dia quando teve início o rally pela zona rural dos municípios de Bento Fernandes, Jardim de Angicos e Pedra Preta.
Diferente do ano passado, os jipeiros ao invés de tempo nublado, enfrentaram um sol forte, muito calor e terra seca para as emocionantes aventuras durante alguns trechos da trilha.
Logo mais à noite os jipeiros se concentram na praça Monsenhor Freitas e amanhã participam do indoor n fazenda Santa Luzia, localizada as margens da BR 406.
Fonte:  http://blogdeassis.com/ii-encontro-regional-de-jipeiros-do-mato-grande-5340/
Os últimos dias do mês de abril em Poço Branco, foram marcados por julgamentos durante as quatro sessões do Tribunal do Júri Popular. O trabalho ocorreu nas dependências da Câmara de Vereadores(Palácio José Francisco de Souza).
Mesmo com a presença do efetivo policial local, além de reforço, as sessões transcorreram em clima de ordem e harmonia. Quatro processos foram julgados e o resultado foi duas absolvições e duas condenações.
Os absolvidos foram: Francisco de Assis Silva(Cizinho Mandu), acusado de um crime ocorrido no dia 26 de junho de 1999 na localidade do Corte Grande, tendo como vítima Nilton Barbosa da Câmara. Outra absolvição foi de Sebastião da Silva(Sebastião doido) que atingiu a vítima com algumas cutiladas de faca peixeira. Não houve morte.
Juarez Pereira da Silva, foi condenado a 13 anos de reclusão por ter matado, Nadilson Silva dos Santos em Lagoa do Serrote, no dia 23 de maio de 1989 em um bar. Para os jurados, o réu agiu de surpresa e sem dar chance de defesa à vítima. Já o réu Francisco Orlando Felix da Silva, foi condenado a 4 anos de reclusão em regime aberto. Por ter ferido Francisco Canindé Amaro da Silva com uma cutilada de faca peixeira em razão de uma rixa antiga.
Com informações do blog de Poço Branco

sábado, 1 de maio de 2010


>>> Deputado Major Fábio comemora disposição de Temer em levar à PEC 300 ao Plenário

Após apelo do Major, Temer diz que PEC 300 volta ao Plenário em duas semanas*

O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), ratificou que a PEC 300 volta ao Plenário dentro de duas semanas. A informação foi confirmada após o apelo do deputado federal paraibano, Major Fábio (DEM).

A declaração de Temer foi feita durante entrevista ao programa semanal da TV Câmara, Conversa com o Presidente. “Já anunciei em Plenário e vou anunciar aqui também. Eu vou dar mais duas semanas para que se faça um acordo. Se não houver acordo, nós vamos tirar isso do nosso colo. Nós vamos colocar em Plenário”, alertou.

Temer insistiu que vai levar a PEC 300 à Plenário logo após a análise dos Projetos de reajuste dos aposentados e ficha limpa. “Eu não vou segurar a PEC 300. Eu já comuniquei aos líderes. Eu sei o quanto se angustiam os Policiais do Brasil. Compreendo a queixa. Acho mais do que justo. O indispensável é o acordo entre os vários setores. Já dei tempo suficiente para que se construa um acordo. Se não houver nos vamos levar para o Plenário”, reafirmou

Na última terça-feira (27), após um forte discurso do Major Fábio, o presidente revelou que não suportava tamanha pressão, e adiantou que o tema seria levado à discussão na próxima reunião de líderes. “Estou confiante na palavra do presidente da Câmara. Vamos concluir a votação da PEC 300. Não será uma luta fácil, mas nós estamos cada vez mais determinados”, garantiu.

Fonte: PBagora

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Reflexão - MANANCIAL.

Por: Andrey Sabioni Martins

"Dá ouvidos, ó Deus, à minha oração; não te escondas da minha súplica. Atende-me e responde-me; sinto-me perplexo em minha queixa e ando perturbado, por causa do clamor do inimigo e da opressão do ímpio; pois sobre mim lançam calamidade e furiosamente me hostilizam. Estremece-me no peito o coração, terrores de morte me salteiam; temor e tremor me sobrevêm, e o horror se apodera de mim. Então, disse eu: quem me dera asas como de pomba! Voaria e acharia pouso. Eis que fugiria para longe e ficaria no deserto. Dar-me-ia pressa em abrigar-me do vendaval e da procela. Destrói, Senhor, e confunde os seus conselhos, porque vejo violência e contenda na cidade. Dia e noite giram nas suas muralhas, e, muros a dentro, campeia a perversidade e a malícia" (Salmos 55).

As vezes o que queremos é SUMIR, desaparecer, sem deixar vestígios e notícias, tudo a nossa volta está ruim, tudo está deteriorando, tudo está um caos, e nada mais nos resta a não ser simplesmente, sumir.
As vezes achamos que ninguém está nem aí para nossos temores, nossos problemas, nossas queixas enfim, ninguém está nos vendo, nos sentimos pequenos e sem poder de ação.

Mas eu quero te dar uma boa notícia, mesmo que você esteja no buraco mais fundo e escuro ali estará Deus, ao seu lado, pronto para te acolher, esperando apenas que você fale "PAI", esperando apenas que você clame por Ele, experimente chamá-lo, Ele te ouvirá.

Ele te ama muito, afinal, deu Seu Único Filho pro amor a você e a mim, eu também te amo.

FUGA NO PRESIDIO REGIONAL DE PAU DOS FERROS/RN

RAIMUNDO PEDRO DE OLIVEIRA
JOSÉ VERIDIANO DA SILVA
JOSÉ ROBERTO DE ARAÚJO DIAS (FUJÃO)

Hoje por volta das 13:20 horas, três detentos do presídio Regional de Pau dos Ferros -RN, conhecidos como José Roberto Dias de Araújo, natural de Mossoró/RN, José Veridiano da Silva, natural de Caicó-RN e Raimundo Pedro de Oliveira, natural de São Miguel-RN, conseguiram fugir do presídio cerrando as grades da cela e pulando omuro que dá acesso à rua próxima ao presídio. Tendo sido percebido pelos policiais da guarda momentos depois, quando os fugitivos foram vistos próximo a algumas residências, sendo que os policiais não poderiam atirar por motivo de que os disparos poderiam atingir algum morador da residências. Aguardem mais informações e as fotos dos fugitivos.

NOTA DO BLOG: Apesar do presidio ficar ao lado do quartel do 7°BPM a falta de segurança no presídio é um dos fatores primordiais, pois das 4guaritas do presidio apenas duas estão ativadas.

Os policiais que deveriam está tirando serviço nestas duas guaritas desativadas estão indo trabalhar no presídio de Caraúbas, vale salientar que o Comandante do 7º BPM Major Romualdo preocupado com essa situação já tentou solucionar esse problema várias vezes.

Mas infelizmente o major e os policiais ficaram apenas na promessa que quando a turma de soldados 2009 se formasse esse problema seria resolvido pois o 2ºBPM sediado em Mossoró estava formando mais de 200 soldados e disponibilizaria 15 para o Presídio de Caraúbas onde o policiamento é de responsabilidade do 2ºBPM.
Uma das guaritas ativadas corre o risco de cair a qualquer momento, a alimentação do policiais que é feita pelos detentos é colocada em cima de pequenas mesas escolares e sem a devida higiene. Mais tarde trarei fotos com as reais condições de trabalho dos policiais que fazem a segurança do Presídio Regional de Pau dos Ferros/RN.

Fonte: Blog de Francisco Dantas.

HOMEM É PRESO ACUSADO DE ESTUPRAR ENTEADA DE 10 ANOS EM CIDADE DO INTERIOR POTIGUAR

Um homem identificado como Rolmido Francisco da Silva, de 24 anos, foi preso acusado de ter estuprado a enteada, uma criança de 10 anos, no município de Nova Cruz, distante 93 Km de Natal.

A denúncia foi feita pela avó da vítima, na manhã desta quarta-feira (28). Ela foi ao Conselho Tutelar da cidade, onde relatou que a neta estaria sendo abusada sexualmente pelo padrasto. A polícia foi acionada e saiu em diligência em busca do acusado.

Ao chegar na residência dele, o agente de polícia civil perguntou pela pessoa de Rolmido e ele mesmo respondeu que quem a polícia procurava não se encontrava. Depois, o policial percebeu que aquele se tratava do próprio acusado e o levou à Delegacia de Polícia.
Na DP, Rolmido da Silva negou todas as acusações feitas contra ele, apesar da criança ter relatado que foi abusada várias vezes pelo padrasto.

No momento, o acusado se encontra detido no 8º Batalhão de Polícia Militar, à disposição da justiça. Ele irá responder por crime de estupro de vulnerável.

Fonte:http://paulinhobarrapesada.blogspot.com/

Morte do agente da Polícia Civil foi solucionada em 24 horas

O caso da morte do policial civil José Luciano de Oliveira, de 35 anos, está solucionado. Em 24 horas, a polícia conseguiu prender os três acusados e um quarto tentou reagir à prisão e acabou sendo morto. Na comunidade de Felipe Camarão, onde o crime aconteceu, a população chegou a soltar fogos, com a desarticulação da quadrilha.
José Luciano foi assassinado durante uma investigação na tarde da última terça-feira (27). No mesmo dia, José Weberson Clemente, o "Binho", 18 anos, e José Uildo Avelino da Silva, 21 anos, foram presos e confessaram o crime. A polícia continuou em diligências e chegou aos outros dois suspeitos nessa quarta-feira (28).
Por volta das 12h, os policiais do Núcleo de Inteligência da Policia Civil receberam denúncia de que os dois suspeitos, Paulo Aovelino da Silva e Rodolfo Barbosa de Lemos, estariam escondidos na casa de um casal de aposentados, em Felipe Camarão.
De imediato, policiais do NIP, comandados pelo delegado Raimundo Rolim, foram checar a informação e ao chegar a residência o casal de idosos demonstrou medo e contou que os dois homens estavam armados dentro da casa.
Os agentes entraram na residência e ao chegar no quarto anunciaram que era polícia. “Mandamos que os dois suspeitos saíssem. No entanto, o Paulo tentou reagir sacando uma arma. Com isso, antes que ele matasse outro policial, a equipe teve que revidar”, explicou o delegado Rolim.
Ele destacou ainda que Paulo foi baleado e correu para dentro de um banheiro, deixando cair a arma. No local, Rodolfo já estava escondido. “Os policiais gritaram para que eles saíssem do banheiro e escutaram barulho no telhado. Neste momento, um agente foi ao banheiro e outros dois cercaram a casa”, conta.
Paulo Aovelino não resistiu aos ferimentos e morreu dentro do banheiro. Já o Roldolfo conseguiu fugir. Segundo informações do delegado Rolim, a equipe de inteligência da Polícia Civil continuou as buscas durante todo o dia, até às 19h, quando tomou conhecimento que o fugitivo Rodolfo havia se entregado à polícia.
A mãe do acusado procurou a polícia e pediu a garantia de vida de Rodolfo. Ele se entrou na Delegacia Especializada em Homicídios.
O delegado Raimundo Rolim ressaltou que com Rodolfo preso o caso da morte do policial Luciano Oliveira (FOTO) está solucionado. “Essa quadrilha vinha aterrorizando a população há um bom tempo. Agora, eles estão presos e os moradores chegaram a soltar fogos com a solução deste caso”, frisa.

Fonte: http://www.nominuto.com/

PM de Brasilia regulariza "bico"

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL
COMANDO GERAL
BOLETIM DO COMANDO GERAL Nº 066 12 DE ABRIL DE 2010 Pág. 01 PARA CONHECIMENTO DA POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL E DEVIDA EXECUÇÃO, TORNO PÚBLICO O SEGUINTE:

ATOS DO COMANDANTE-GERAL

Art. 1º É permitido ao policial militar exercer atividade remunerada, na iniciativa privada, desde que não haja contrariedade às prescrições contidas nos arts. 29 e 30 da Lei nº 7.289/84.
Art. 2º A atividade laboral a ser exercida pelo policial militar em seu horário de folga não deverá ser atentatória à moral, à ética e ao decoro da classe, e deverá ser exercida em conformidade aos regramentos que regulamentam a atividade profissional por ele executada.
Art. 3º A atividade extracorporativa exercida pelo policial militar em horário de folga não poderá prejudicar a qualidade dos serviços prestados na Corporação, devendo, dessa forma, haver compatibilidade de horários e funções, visando garantir o cumprimento do princípio da supremacia do interesse público sobre o privado.
§ 1º Fica expressamente proibida qualquer alteração nas escalas de serviço, ou no horário
de expediente do policial militar, visando assegurar o exercício de atividade laboral extracorporativa, em detrimento das atribuições funcionais do seu cargo público.
§ 1º Fica expressamente proibida qualquer alteração nas escalas de serviço, ou no horário de expediente do policial militar, visando assegurar o exercício de atividade laboral extracorporativa, em detrimento das atribuições funcionais do seu cargo público.
§ 2º A atividade laboral extracorporativa desempenhada pelo policial militar não poderá prejudicar o seu comparecimento aos serviços extraordinários ou outras requisições judiciais ou -administrativas decorrentes da atividade policial-militar.
Art. 4º É vedado ao policial militar da ativa:
I – a utilização de quaisquer dos bens e serviços da Corporação e, ainda, utilizar-se da sua condição de agente público no exercício de suas atividades extracorporativas;
II – o exercício de atividade extracorporativa remunerada em instituição que mantenha contrato de prestação de serviço com a Corporação, conforme previsto no inciso III, art. 9º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.
Parágrafo único. O disposto no inciso II deste artigo diz respeito apenas ao contrato específico que porventura a instituição contratada mantenha com a PMDF.
Art. 5º Os casos omissos serão resolvidos à luz da legislação em vigor.
Art. 6º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

RICARDO DA FONSECA MARTINS – CEL QOPM
Comandante-Geral

Fonte: Blog do Cb Heronildes

Seresta ao Vivo nesta sexta feira no CCI com o Grupo "encontro de seresteiros"

O Centro de Convivência dos Idosos de João Câmara receberá amanhã, (sexta) dia 30, o grupo “encontro de seresteiros” que cantam nos dias de sextas feiras na rádio AM Baixa verde. A proposta partiu da Coordenadora Sandra que vem fazendo um trabalho inovado na instituição, e logo foi aceito pelo grupo (Zé Araújo, José Aldo Monteiro, Dr, Assis Ataliba, Luís Pimenta e outros integrantes. A secretária de Promoção Social Redivan Rodrigues vem apoiando e acompanhando de perto todo desenvolvimento do Centro de Convivência, com isso facilita o desenvolvimento das ações.
Ações desenvolvidas no mês de Abril:

Dia 04 (Domingo) – Forró "Domingo Animado"
Dia 08 (Quinta) – Reunião sobre o Passeio para Marco
Dia 11(Domingo) – Passeio a praia de Marco
Dia 16(Sexta) ¬- Celebração Religiosa
Dia 18 (Domingo) – Encontro de idosos (Jandaíra e João Câmara)
Dia 28 (quarta) – Palestra / Oficinas com Profissionais do CRAS – (psicóloga e a assistente social)
Dia 30 (Sexta) – Seresta ao vivo com o grupo de seresteiros da rádio AM baixa verde.
Para este mês de Maio terá outra programação formulada, onde faremos um cronograma com atividades marcadas e divulgada para todos os idosos. Entre elas algumas de caráter contínuo, como a seresta (Na última sexta feira do Mês), a Celebração (Na penúltima sexta feira), Culto, louvor, palestras e outras atividades.
Construção da Academia de Atividades Físicas "Céu Aberto"

Também está sendo construída uma academia de atividade física para o público da 3ª idade, com apoio total da secretaria de promoção social, e parceria com a secretaria de obras e Secretaria de saúde do município. A coordenadora Sandra está fazendo o uso de pneus recolhido das borracharias da cidade na construção da mesma. Com a reciclagem dos referidos pneus será feito vários instrumentos para trabalhar exercícios com o intuito de fortalecer a musculatura dos membros inferiores e superiores, assim como fazer um trabalhos de superação de movimentos com o objetivo de melhorar o condicionamento físico de cada um. Os mesmo terão acompanhamento de uma enfermeira nos dias da prática da atividade, bem como o acompanhamento médico periodiacamente. Será utilizado também pesinhos de 1kg feito com garrafas de refrigerantes para exercícios localizados, cabo de vassouras e outros materiais.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

DURMAM COM DEUS
CAROS LEITORES

Comando da PM vai premiar policiais que apreenderem armas

As constantes mortes e execuções registradas no Rio Grande do Norte nos últimos tempos são frutos, principalmente, das facilidades que os bandidos encontram em comprar armas. Com isso, o Comando Geral da Polícia Militar está intensificando o trabalho de apreensão de armas e pretende premiar os policiais que conseguirem retirar armas das ruas.

Na manhã desta quarta-feira (28), o comandante geral da PM, coronel Araújo Silva, informou que um projeto foi apresentado ao Governo do RN e já se encontra na Assembleia Legislativa. Ele concedeu entrevista ao programa Diógenes Dantas Nominuto, que vai ao ar nesta quarta-feira às 13h, no canal 27 analógico e 127 digital da cabo Telecom, a TV Nominuto, e falou sobre as mudanças na segurança pública do Estado.

De acordo com Araújo, o policial militar que conseguir apreender uma arma ganhará uma gratificação em dinheiro, que será determinada de acordo com o calibre da arma. Além disso, os PMs também poderão receber condecorações.

“Nosso objetivo é valorizar o trabalho dos policiais e impedir o desvio de conduta”, destacou. O comandante da PM falou também que algumas medidas estão sendo adotadas para melhorar o policiamento no interior do Rio Grande do Norte.

“O Comando do Policiamento Rodoviária Estadual, que atualmente só funciona em Natal, será estendido a todo o Estado. O objetivo é realizar barreiras para impedir a prática de assaltos nas rodovias, principalmente, na região Oeste, que sofre com esse problema”.

Para melhorar ainda mais esse policiamento, coronel Araújo Silva explicou que a polícia do Rio Grande do Norte tem trabalhado em parceria com as policiais dos estados vizinhos. “Agora, fomos eleito presidente do Conselho Regional de Comandantes do Nordeste. Então, não existe mais essa história de um policial do RN não poder entrar na Paraíba e vice-versa”, declarou.
O oficial lembrou ainda das medidas que foram anunciadas quando assumiu o comando da Polícia Militar.

“Nós começamos a fazer o levantamento de todos os policiais militares que estão com desvio de função e eles estão começando a retornar para o quartel, de onde vão trabalhar no policiamento”.
Araújo Silva frisou que atualmente são pelo menos 400 PMs trabalhando em outros setores e que com a determinação do Governo do Estado deverão retornar para as ruas, realizando policiamento ostensivo. “Alguns, nem lembravam mais que eram policiais”, ressalta.

Durante a entrevista, o comandante foi questionado pelo jornalista Diógenes Dantas como está a situação da Polícia Militar nas delegacias do Estado. Ele informou que no interior várias unidades ainda dependem do efetivo da PM.

“Hoje, nós temos 600 policiais a serviço da Secretaria de Justiça e Cidadania, seja realizando a guarda em presídios ou autuando em delegacias. Mas, com a conclusão desse concurso para agente penitenciário, esperamos resgatar esses PMs”.

Fonte: nominuto

Morte do Policial Civi,l Velório e Prisão dos acusados

Acusados de matar policial civil são presos e confessam o crime Um dos acusados de matar policial civil é morto durante troca de tiros.


Estão presos José Weberson Clemente, o “Binho”, 18 anos, e José Uildo Aovelino da Silva, 21 anos, autores confesso do crime.
A operação policial montada para prender os assassinos do agente da Polícia Civil, José Luciano de Oliveira, 35 anos, morto na tarde de terça-feira, em Felipe Camarão, entrou pela madrugada da quarta-feira, resultando na prisão de dois dos quatro assassinos e na apreensão de todo armamento usado no crime. Estão presos José Weberson Clemente, o “Binho”, 18 anos, e José Uildo Aovelino da Silva, 21 anos, autores confesso do crime.
Paulo Avelino da Silva

Paulo Avelino da Silva, um dos acusados de matar o policial civil Jose Luciano de Oliveira, foi morto no começo da tarde desta quarta-feira (28) numa troca de tiros com a polícia na Travessa Todos os Santos, em Felipe Camarão, mesmo local onde houve a troca de tiros que resultou na morte do policial civil na tarde desta terça-feira (27).

Desde então, a polícia estava à procura dos quatro suspeitos. Na manhã desta quarta-feira (28), os policiais conseguiram prendes dois acusados: José Weberson Clemente, o “Binho”, 18 anos, e José Uildo Aovelino da Silva, 21 anos, autores confesso do crime. quando o policial foi surpreendido e assassinado em Felipe Camarão, a polícia está a procura dos suspeitos.

Paulo Avelino da Silva e mais um quarto suspeito, identificado até o momento pelo nome de Rodolfo, estavam na casa de dois aposentados quando foram surpreendidos pela polícia na tarde desta quarta. Os suspeitos teriam reagido e dado início ao tirotei que resultou na morte de Paulo.

Segundo informações dos policiais, Rodolfo conseguiu fugir pelo telhado e agora está sendo procurado em diligências pela região.
Os aposentados Porcina Custódio, de 76 anos, e José Luiz Filho, de 75, informaram à polícia que conheciam os acusados, mas não sabiam do envolvimento deles com o assassinato do policial civil. Eles disseram ainda que Paulo e Rodolfo teriam entrado na residência por volta das 10h da manhã de hoje, para beber água e ficaram lá conversando até às 13h, quando a polícia chegou ao local.

Dona Porcina confessou saber do envolvimento dos dois rapazes com drogas. "A gente tá acostumado com o tiroteio aqui no bairro. Mas, graças a Deus, dessa vez não aconteceu nada", disse a aposentada.

Morte de agente: polícia divulga fotos dos foragidos

A polícia divulgou as fotos de mais dois criminosos acusados de matar o agente da Polícia Civil, José Luciano de Oliveira, de 35 anos. Paulo Aovelino da Silva e um jovem chamado de Rodolfo continuam foragidos.
Desde a tarde desta terça-feira, quando o policial foi surpreendido e assassinado em Felipe Camarão, a polícia está a procura dos suspeitos. Dois homens jovens já foram presos: José Weberson Clemente, o “Binho”, de 18 anos, e José Uildo Aovelino da Silva, de 21 anos.
Os dois que já foram presos confessaram ter matado o agente da Polícia Civil. Agora, vários policiais continuam em diligências na tentativa de localizar os outros dois envolvidos.

Velório do Policial civil morto pelos bandidos

Velório do policial José Luciano de Oliveira, assassinado ontemO corpo do policial civil José Luciano de Oliveira, de 34 anos, está sendo velado neste momento no centro de velório São José, localizado no bairro Barro Vermelho, zona Leste de Natal. O policial foi assassinado na tarde de ontem, durante uma ação de reconhecimento no bairro de Felipe Camarão, na Zona Oeste.
A emoção tomou conta dos familiares e policiais colegas de Luciano, que também era diretor do Sindicato da Polícia Civil do RN.

O delegado-geral de Polícia Civil, Elias Nobre, o delegado Ben-Hur de Medeiros e o sub-secretário João Eider Furtado estiveram junto à família, velando o corpo. José Luciano era um dos mais atuantes diretores do Sinpol.
Mãe do policial José Luciano

O delegado Elias Nobre declarou há pouco: "Nós sabemos que nossa atividade é de risco e que esse trabalho de inteligência é o mais perigoso, mas nunca estamos preparados pra perder um colega."

Memória:
O policial civil foi morto nesta terça-feira (27) durante troca de tiros, no bairro de Felipe Camarão, na Travessa Todos os Santos. José Luciano de Oliveira realizava um trabalho de investigação, quando foi surpreendido por criminosos.

De acordo com o delegado geral da Polícia Civil, Elias Nobre, o agente estava em uma motocicleta. "Ele estava trabalhando pela Delegacia de Narcóticos", disse.

Ainda segundo informações de Elias Nobre, neste momento, várias equipes da Polícia Civil estão em Felipe Camarão a procura dos suspeitos. "Os policiais da Denarc e também do Deicor foram deslocados para lá", afirmou.

O policial civil José Luciano foi atingido por vários tiros, número ainda não confirmado pelo delegado-adjunto da DPGRAN, Estênio Pimentel. Segundo o delegado, o policial morreu a caminho do Hospital Walfredo Gurgel.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;  (Eclesiastes 12-1)

Boa Noite!

PM vai promover reuniões para discutir segurança do clássico

Jogo de sábado (1º) ocorrerá no Machadão e PM
quer discutir segurança para a partida.

A Polícia Militar do estado vai começar a discutir na quarta-feira (28) a segurança para o clássico entre ABC e América, que ocorre no sábado (1º). O objetivo é garantir que o evento, que terá entrada gratuita para os torcedores, transcorra sem maiores problemas.

De acordo com o comandante geral da Polícia Militar, Cel. Francisco Araújo Silva, todos os órgãos envolvidos no evento serão convidados para debater a segurança no Machadão e seu entorn. "Inicialmente, teremos uma reunião com a diretoria do ABC, na quarta-feira. Depois vamos agendar outros encontros e fazer uma reunião com Ministério Público, Polícia Civil, Vara da Infância, Juizado Especial, que também participam dessas atividades", explicou.

Na reunião com a diretoria do ABC, também serão discutidos os incidentes entre policiais e torcedores na partida do último domingo, no Frasqueirão. O clube informou que solicitará uma investigação sobre o caso. Além disso, também será discutida a forma como são promovidos os eventos para a comemoração de títulos.
"Vamos conversar para chegar a um denominador comum sobre as comemorações com bandas na rua, trio elétrico. Não chegou nenhuma reclamação oficial até mim, mas é necessário que discutamos a delimitação do espaço onde a banda toca nessas comemorações, para evitar problemas no futuro", ponderou o comandante.

FONTE: Tribuna do Norte

Bandidos armados fazem arrastão na divisa do RN

Uma quadrilha fortemente armada promoveu um arrastão na tarde de ontem nas proximidades da divisa do Rio Grande do Norte com o estado da Paraíba. Entre os municípios de Vista Serrana (PB) e Serra Negra do Norte (RN), um bando de 10 homens montou uma “blitz” por volta de meio-dia e fez reféns todas as pessoas que passavam numa estrada ocupando motos e carros.

As vítimas — cerca de 50 pessoas — foram levadas para o matagal a 200 metros da estrada. As pessoas eram abordadas por dois bandidos que portavam espingardas calibre 12. Em seguida eram revistadas por outro integrante da quadrilha e conduzidas para um cativeiro, onde ficavam sob a mira de armas de fogo de diferentes calibres. De um lado as mulheres e crianças; de outros os homens.

Dois caicoenses foram abordados pelo grupo por volta das 15 horas. Um deles, era o comerciante da empresa Madesel, Lúcio Bezerra Dantas. O outro era um homem que viajava com ele. Alegando motivos de segurança, o homem pediu para não ser identificado. Os dois se deslocavam de Vista Serrana para Caicó.
Os ladrões levaram de Lúcio, uma Saveiro Preta, de placas MYW – 2455/Caicó. Os bandidos teriam gritado: “É esse que vamos queimar?”, referindo-se ao carona que vinha na Saveiro.

Os bandidos perguntaram o nome do homem, que se identificou. Os criminosos não acreditaram e ordenaram que a vítima entregasse um documento de identidade. Após inspecionar a carteira de identidade da vítima, tiveram a certeza que não era quem eles estavam procurando, mas o atingiram com uma coronhada.

A quadrilha pegou celulares, dinheiro, joias e objetos das vítimas e, por volta das 16 horas, liberaram todos e fugiram em dois carros, um deles a Saveiro pertencente ao comerciante. Disseram a Lúcio Bezerra que o carro dele seria abandonado após a realização de uma “parada”.
A conversa entre o grupo girava em torno da execução de uma pessoa da região com muitos tiros. Até o fechamento desta edição a polícia não havia localizado os bandidos e o clima era de preocupação na região.

FONTE: Tribuna do Norte

Estudante está desaparecido desde segunda-feira

Ari José do Nascimento, desaparecido desde segunda-feira

O estudante Ari José do Nascimento, 16 anos, está desaparecido desde ontem (26). Ari saiu da casa de uma vizinha que fica a poucos metros da sua residência, por volta das 9h, depois de ter discutido com a mãe.
O rapaz vestia uma bermuda branca, camisa marrom e sandálias havaianas. Todos os parentes já foram avisados e o rapaz não se encontra na casa de conhecidos. Tem um temperamento calmo, faz amizades com facilidade e onde chega conversa com todos.

Se alguém tiver informações sobre o garoto, favor entrar em contato com sua mãe, Maria dos Prazeres Nascimento, no telefone 9101-9249.

Ex-vereador é preso por comprar crucifixos furtados do cemitério de Nova Cruz

Material roubado do cemitério publico de Nova Cruz

O ex-vereador de Nova Cruz, Aluísio Soares de Sena, foi preso na manhã desta terça-feira (27) acusado de receptação de material roubado. Aluísio é comerciante e comprou 18 crucifixos furtados do Cemitério Público de Nova Cruz.

A Polícia Civil vem investigando os furtos que ocorreram no cemitério desde a semana passada. Os crimes foram registrados nas madrugadas da última quinta-feira, sábado e terça-feira. Os agentes de Polícia Civil conseguiram localizar Francivaldo Rodrigues dos Santos, de 24 anos, conhecido por “França”, que confessou ter praticado os furtos, junto a um homem identificado apenas como "Sandro".

Ao ser interrogado sobre o material furtado, França disse que havia repassado para Sandro, e que este teria vendido ao ex-vereador. A partir dessa informação, a polícia se deslocou para o comércio de Aluísio Sena, onde encontraram os crucifixos furtados e o comerciante, que recebeu voz de prisão.

França ainda disse à polícia que praticava o furto para comprar drogas e confessou ser usuário de crack. Por ter se livrado do flagrante, ele só poderá ser preso quando for expedido um mandado de prisão. Já Aluísio Sena, acusado de receptação, se encontra no 8º Batalhão de Polícia Militar, onde permanecerá detido à disposição da Justiça.

FONTE: Tribuna do Norte

Policial civil é assassinado com vários tiros durante trabalho na Zona Oeste

Um policial civil identificado como José Luciano de Oliveira foi morto com vários tiros na tarde desta terça-feira ao ser surpreendido por três homens armados, no bairro de Felipe Camarão, Zona Oeste de Natal. De acordo com a Delegacia Geral de Polícia Civil do Rio Grande do Norte, Degepol, o policial estava fazendo um trabalho de investigação na região.

De acordo com relato da polícia, José Luciano, que era lotado na delegacia de Narcóticos (Denarc) estava em uma moto amarela e se deslocou até as proximidades da Travessa de Todos os Santos na continuidade do trabalho de abordagem, enquanto os seus parceiros ficaram de prontidão a cerca de 200 metros do local.

Segundo a assessoria, de acordo com relato dos policiais, no momento em que José Luciano foi fazer a abordagem eles ouviram disparos e ao chegarem no local o policial estava estirado no chão. Imediatamente a viatura da polícia civil o socorreu, mas durante o caminho até o hospital Walfredo Gurgel José Luciano não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Logo após o crime, as polícias civil e militar estão em diligências incessantes pelos bairros de Felipe Camarão, Planalto e Guarapes na busca pelos 3 elementos. O batalhão de Macaíba também faz parte da operação conjunta. No entanto, até o começo da noite ainda não haviam obtido êxito.

FONTE: DIARIODENATAL.COM.BR

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Que Jesus conceda a
todos uma noite de paz...
Blog Diário de Polícia

Bandidos provocam terror na divisa da Paraíba com o Rio Grande do Norte

Cerca de 10 homens fortemente armados provocaram terror na tarde de hoje nas proximidades da divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba.Entre os municípios de Vista Serrana(PB) e Serra Negra do Norte(RN), a quadrilha montou uma "blitz" por volta de meio-dia e fez reféns todas as pessoas que passavam numa estrada ocupando motos e carros. Foram levados para o matagal a 200 metros da estrada, cerca de 50 pessoas, 20 carros e 10 motos. As vítimas eram abordadas por dois bandidos que portavam espingardas calibre 12.

Eram levadas para uma revista de outro bandido e em seguida conduzidas para um cativeiro onde ficavam sob a mira de armas de fogo de diferentes calibres de outros integrantes do bando.Dois caicoenses foram abordados pelo grupo por volta das 15 horas. O arquiteto Nei Douglas Dantas e o comerciante da empresa Madesel, Lúcio Bezerra Dantas, se deslocavam de Vista Serrana para Caicó. Os ladrões levaram de Lúcio, uma Saveiro Preta, de placas MYW - 2455/Caicó(RN).No momento da abordagem aos dois caicoenses que estavam no mesmo carro, os bandidos gritaram: "É esse que vamos queimar", se relacionando a Nei Douglas. Eles perguntaram o nome do arquiteto que se identificou.

Os bandidos não acreditaram e ordenaram que o mesmo entregasse um documento de identidade. Após o arquiteto mostrar a carteira de identidade, tiveram a certeza que não era quem eles estavam procurando, após atingir a vítima com uma coronhada de arma de fogo. Os bandidos pegaram celulares, dinheiro, jóias e objetos das vítimas e por volta das 16 horas liberaram todos e fugiram em dois carros, um deles a Saveiro pertencente ao comerciante. Disseram a Lúcio Bezerra que o carro dele seria abandonado após a realização de uma "parada". A conversa entre o grupo girava em torno da execução de uma pessoa da região com muitos tiros. Até o momento a polícia não localizou os bandidos e o clima é de preocupação na região.

Fonte: F. Gomes

1º Fórum Científico da Região Mato Grande - 12/14 de Maio

A secretária de promoção social, Redivan Rodrigues, foi convidada a participar do 1º fórum Científico da região Mato Grande que acontecerá entre os dias 12 e 14 do mês de Maio do corrente ano, onde o dia 13 será exclusivamente direcionado as pessoas da 3ª idade. Virá o grupo de idosos do campus Central (Natal), que participará juntamente com os idosos do município de um curso sobre direito do idoso, oficinas, apresentação de danças e outras atividades. A idéia é que seja proporcionado neste primeiro encontro uma aproximação dos dois grupos com a finalidade de conhecer uns aos outros, intercabiando experiências, culturas e interagindo entre eles.

A Chefe do Departamento Acadêmico do IFRN - João Câmara, senhora Sônia Cristina Ferreira Maia, esteve apresentando um projeto a coordenadora do Centro de convivência dos idosos de João Câmara, Sandra Maria a quem transmitiu uma excelente proposta que irá beneficiar todos os idosos associados no Centro de Convivência - CCI. Projeto este que já vem sendo desenvolvido nos campos do IFRN em todo Brasil tendo como público alvo as pessoas da 3ª idade.
Sônia Cristina - Chefe do Departamento Acadêmico do IFRN
e Sandra Maria - Coordenadora do CCI

Com o término da construção da piscina deverá começar a execução do projeto em parceria com a Prefeitura Municipal de João Câmara que entrará com sua contra partida, onde além das atividades físicas de hidroginásticas serão oferecidas também outras ocupações prazerosas que devolverá aos mesmos a auto-estima e o reconhecimento de suas capacidades como pessoa, assim como o resgate da auto-estima através de danças teatro e outras modalidades esportivas e artísticas.

Rápida apresentação:
 
O que o CCI de João Câmara tem?
Tem Gente bonita... 
Forrozinho "pé de Serra"...
Jogos de sinucas, baralhos, xadrez, botão, etc...
Namoradinhos...Damas, cavalheiros...
Comidinhas gostosas...
Salão de danças...
Celebração religiosa...
A paz de Cristo...
 
passeios...
Recepção calorosa, confetes...
Cultura
Parcerias
Visitas e convidados
Público animado (cantando o trem das onze)
É assim que encontramos o público da 3ª idade no município de joão Câmara, público de perfil ativos cheios de vivacidades, animados de de bom humor.