sábado, 1 de maio de 2010

Operação apreende 27 veículos

Uma operação conjunta do 4º Batalhão da Polícia Militar, do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) e da Polícia Civil apreendeu duas armas de fogo e 27 veículos na noite de quinta-feira. Intitulada de Operação Preventiva Integrada Zona Norte, por ter sido realizada na zona Norte de Natal, a ação conjunta começou por volta das 19h e se estendeu durante toda a noite, com barreiras policiais montadas nas principais avenidas da área.
Secretário Cristovam Praxedes
O secretário Cristovam Praxedes alerta que esse tipo de operação vai se repetir outras vezes“Foi uma ação para coibir a criminalidade e podem ficar certos que outras também serão realizadas nos próximos dias”, afirmou o secretário Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Cristovam Praxedes, durante entrevista coletiva na manhã de ontem, para apresentação dos números finais da operação. Ao todo, foram 1803 veículos vistoriados, 540 motos, 795 carros, 167 táxis, 11 caminhões, 123 alternativos e 167 ônibus.

Desses, 15 motos ficaram retidas por problemas na documentação e na numeração.

Outros sete veículos foram apreendidos por problemas semelhantes, três pelo fato de o condutor se encontrar em estado de embriaguez e dois por terem queixa de roubo. Ramon Pereira da Silva, de 21 anos, estava em um desses carros roubados - que havia sido tomado de assalto no início da noite, próximo ao Corpo de Bombeiros. Ele estava armado e foi pego, dentro do veículo, por policiais da Delegacia Especial de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov). A outra arma de fogo apreendida na operação estava em poder de um adolescente de 17 anos.

“O mais importante é que uma operação como essa serve de exemplo e intimida o criminoso, provocando uma queda considerável na criminalidade”, explicou o comandante de policiamento metropolitano, coronel Jorge Luiz Alves.

As blitzen foram realizadas em avenidas como a João Medeiros Filho, Moema Tinôco e das Fronteiras. Houve também patrulhamento tático-móvel e policiamento a cavalo em toda a região. Ao todo, foram 270 policiais militares envolvidos na ação.

Flagrantes

Desde a mudança de comando, quando saiu o major Lenildo Sena, transferido para o setor de Inteligência, e chegou o major Raimundo Aribaldo, o 4º Batalhão da Polícia Militar tem se destacado pela “operacionalidade”. Um mês após a mudança, 29 pessoas já foram presas em flagrante e mais de 60 submetidas a termo circunstanciado de ocorrência (TCO), o que mostra uma nova linha de ação da Polícia Militar na Zona Norte.

“O major Aribaldo é um policial altamente operacional, que já foi capitão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e trabalhou por muito tempo na Inteligência da PM. Tem, justamente, o perfil que procurava para assumir o trabalho na Zona Norte, que precisava de um novo ‘gás’”, afirmou o coronel Araújo Silva, comandante geral da PM.

Para o major Aribaldo, o serviço tem sido bem feito devido ao empenho dos policiais e do maior investimento na PM. “O efetivo ainda é reduzido, mas estamos conseguindo fazer um bom trabalho porque tem sido disponibilizado mais recursos para pagamentos de diárias. Isso, nos permite colocar mais policiais nas ruas durante a noite e realizar também mais operações”, explicou o major.

Durante o mês, além das 29 prisões em flagrante, foram apreendidas 27 armas e, aproximadamente, seis quilos de drogas - entre crack, cocaína e maconha. O número de homicídios reduziu para oito e não houve assassinato com características de execução. “Ainda não está do jeito que queríamos, mas já conseguimos melhorar muito a situação colocando os policiais nas ruas”, avaliou o major Aribaldo.

FONTE: Tribuna do Norte

Nenhum comentário :

Postar um comentário