sábado, 10 de abril de 2010

Boa Noite Caros Leitores!
Blog Diário de Polícia

Blog policial é referência no meio da informação regional

"Já tentaram me intimidar por causa do trabalho que desenvolvemos, mas enquanto me ameaçam eu vou trabalhando, não tenho medo de dizer a verdade em nenhuma circunstância, doa a quem doer", salientou o capitão."

Em plena era digital, a polícia usa a internet para divulgar suas ações e noticiar acontecimentos de interesse da população. Para isso utiliza os blogs, sites cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou "posts", para tornar conhecidos assuntos do dia a dia da sociedade.
Um dos blogs mais conhecidos e acessados no Estado é o da Polícia Militar da cidade do Apodi: ''www.pordetrasdasgradesrn.blogspot.com'', dirigido pelo capitão Carvalho, comandante da 3ª Companhia da PM local, que até bem pouco tempo se chamava ''blog3ciapmrn''.

Segundo informações do capitão Carvalho, a mudança no nome do blog teria sido para abranger uma maior área de atuação, uma vez que o antigo endereço eletrônico se restringia mais à região apodiense, e o trabalho apresentado pelo novo endereço tem conotação nacional e até mesmo internacional. "Mudamos de nome para abranger uma área maior e para podermos acomodar mais colaboradores, espalhados por diversas cidades do Rio Grande do Norte, caso seja necessário", explicou Carvalho.

Atualmente, o blog é uma das maiores fontes de notícias policiais do Estado, em que jornais, rádios e TVs buscam abastecer-se de informações baseadas nos acontecimentos policiais postados nas atualizações rápidas de uma equipe de profissionais que trabalha 24 horas para manter a credibilidade do veículo de comunicação.
De acordo com Carvalho, a credibilidade que o site tem é fruto de longos anos de atuação no meio policial, que agora se reflete na precisão da notícia apresentada nas páginas informativas. "Conseguimos ao longo dos anos construir um nome na sociedade que tem credibilidade e agora implantamos nosso blog policial que tem a mesma seriedade e responsabilidade", ressaltou.

Carvalho explicou que o blog apresenta um trabalho diferenciado dos demais, o que é comprovado na quantidade de acessos diários, que, dependendo da notícia postada, já teve ocasião de chegar a quase 10 mil acessos. "Temos uma média de 1.500 a 3.000 acessos por dia e já tivemos ocasiões, como no sequestro do ex-prefeito José Júlio, de chegar a quase 10 mil".

''Já tentaram me calar por causa do blog'', diz o capitão Carvalho

O capitão Carvalho, responsável pelo blog ''Por Trás das Grades'', disse que recebe constantemente ameaças de morte por causa das notícias que são publicadas diariamente. Ele conta que as ameaças não irão parar por conta da necessidade da notícia, nem muito menos intimidar o trabalho que desenvolve em parceria com o soldado Jakson, seu fiel colaborador e responsável pelas publicações postadas.

"Já tentaram me intimidar por causa do trabalho que desenvolvemos, mas enquanto me ameaçam eu vou trabalhando, não tenho medo de dizer a verdade em nenhuma circunstância, doa a quem doer", salientou o capitão.

O blog policial foi fonte de inspiração para outros sites que passaram a publicar postagens policiais que também são muito acessados no RN: Nosso Paraná, Toxina, GTC Mossoró, Ronda do Sertão, F Gomes, Jarbas Rocha, Francileno Góis, Carlos Antônio, Patu News, entre outros, que postam assuntos e notícias ligados ao meio policial.

Nota: Gostaríamos de agradecer ao jornal o Mossoroense pela excelente matéria, um jornal de credibilidade e respeito em todo o estado. Obrigado!

FONTE: Portrásdasgrades.com

BOLSA FORMAÇÃO É GARANTIDO A TODOS CABOS E SOLDADOS DO RN

Diante do aumento recebido pela polícia militar no mês de março deste ano, todos os cabos e os soldados com mais de quatro qüinqüênios perderiam o benefício do bolsa formação assim que o aumento caísse no contra cheque, ou seja, esse mês.
Nesse contexto a ACS-PM/RN protocolou requerimento formal junto ao comando da PM e ao gestor federal do bolsa formação no intuito de solicitar um parecer de Brasília a respeito de aqui no Estado o auxílio moradia não está sendo excluído da soma dos vencimentos dos PMs, o que faz com que esses policiais perdessem o benefício.
Com base nesse requerimento e em entendimento entre a ACSPMRN, o comando geral e o gestor federal, foi assegurada a continuidade do recebimento do benefício pelos policiais beneficiados.

Cabo Miguel
Diretor Jurídico da ACS-PM/RN

Fonte: CB Heronildes

HUMOR!

DÁ-NOS LICENÇA POR FAVOR

LEIAM ISTO:
O Blog diário de polícia repudia sobre a publicação feita no diário de Natal (DNonline) onde advogado da família do jovem morto em Taipú no último dia 04, faz acusações contra a Polícia Militar.
"Segundo o advogado da família, Inamar Torres, os policiais deveriam ter detido o soldado ainda no Hospital Walfredo Gurgel e ter solicitado ao Itep o exame residuográfico das mãos do PM. "O PM saiu do hospital direto para casa. “Além disso, deveria ter sido submetido a exame que detectasse álcool no organismo já que temos informações de que ele havia bebido”.
Outra acusação feita pelo advogado que representa a família é de crime de tortura contra o irmão do jovem assassinado, José Ilton Coutinho Alves, 28 anos. De acordo com ele, PM’s foram à casa da família por volta das 16h e levaram Teíto alegando que ele seria detido pelas agressões ao soldado Quirino. "O rapaz estava ferido no rosto e precisando de uma sutura porque havia se ferido durante a confusão, porém os PM's não o levaram a nenhum hospital, mas sim, o torturaram até 1h da manhã e só o devolveram quando a família entregou a arma do PM que por sinal ninguém sabe onde está", destacou. Segundo Inamar, a família está recebendo ameaças para desistir do processo contra o soldado Quirino. "
DÁ PRA ENGOLI?
O advogado disse que foi informado pela família que o PM foi ao local e solicitado que o grupo baixasse o som três vezes. Na última, o soldado teria chegado exaltado, dizendo que apreenderia o som e teria chamado o rapaz de vagabundo. O adolescente teria revidado jogando um copo de bebida no policial. O soldado teria chutado o rapaz e disparado duas vezes. Um dos tiros atingiu um dos pulmões do jovem e transfixou o coração. O jovem foi levado ao Hospital de Taipu, mas já chegou morto.

NOTA DO BLOG: Três vezes advogado? o senhor não acha que foi pedir demais? ele só pediu, solicitou, talvez tenha sido o erro dele, "ELE PEDIU DEMAIS" se na segunda vez não obedeceram, na terceira vez o soldado deveria ter chamado um oficial na área para notificá-los por desobidência e desacato policial, mas talvez julgando um fato comum não viesse ajuda de nenhum lugar, ele próprio resolveu retornar sem esperar o que poderia acontecer. Filtrando as mentiras dentro das verdades acima citado, presumo que haja justiça em favor do Soldado Quirino.

NOSSA RESPOSTA:
Em relação ao ocorrido no domingo dia 04 de Abril, onde um jovem foi morto diante de uma fatalidade e um Policial Militar quase perdeu a vida numa ocorrência policial em Taipú-RN, gostaríamos de chamar a atenção desse advogado onde acusa a Polícia Militar de não ter agido tecnicamente diante da apuração em relação ao crime. O mesmo aponta também como falha o fato do soldado ter saído do hospital direto para sua residência para tratamento médico. Gostaríamos como parte da polícia Militar e moderadores do Blog diário de Polícia responder pra este advogado Inamar Torres o seguinte:

1º) Este fato se deu por consequência da falta de respeito e consideração, não só pela autoridade policial, mas também com a sociedade em geral, onde pessoas idosas, doentes, crianças que buscavam descanso naquela noite não conseguiam por causa do som alto que estas pessoas usavam. O policial foi apenas um solicitado, onde já tinha ido duas vezes ao local pedir para diminuir o volume do som e seu pedido foi ignorado.
2º) Se deu também pela falta de efetivo policial no destacamento, aparelhagem adequado, etc. Principalmente a falta de uma pistolas taser, para que a autoridade policial nestas circunstâncias pudesse disparar uma descarga elétrica de 50 mil volts em cada um deles para aprender respeitar e cooperar com a paz e a tranquilidade dos que dormem, e também aparelhos de comunicação de fácil acesso para que ele pudesse acionar as viaturas das cidades circunvizinhas. Talvez dessa forma não tivesse havido morte nem a tentativa de linchamento contra o soldado.

3º) A saída do soldado Quirino do Hospital direto para a sua residência para sua recuperação foi o mínimo, pois o mesmo deveria está recebendo toda assistência médica numa clínica particular por parte desses indivíduos que quase lhe tiraram a vida, com direito a tudo, médico, enfermagem, medicamentos, inclusive alimentação. Ele estava apenas na função de seu dever policial, o qual foi devidamente desapontado e desrespeitado por estas pessoas. Achar que ele deveria ser Detido? Por quê? Partiram pra cima xingaram, jogaram bebida no rosto do policial, tentaram a todo custo humilhar o soldado, qual seria a reação? O disparo que ele deu foi no ato do desespero, sua intenção era apenas manter a ordem pública na cidade, prova disso é que fez várias tentativas para contornar a situação e pelo que consta e ninguém o obedeceu. O que aconteceu de fato foi uma fatalidade diante do desrespeito para com o mesmo. Achando pouco e sentindo-se donos da situação, ainda tomaram a chave da viatura, sua arma e ainda quebraram-lhe o braço. E aí Doutorzinho? Isso é muito grave, não?

4º) Lógico que lamentamos a morte desse jovem, assim como sentimos pelas agressões contra o Soldado Quirino, porém o senhor juntamente com a família enlutada, deve reconhecer que o soldado também foi vítima, sofreu agressões físicas, psicológicas e morais por parte desses indivíduos, que pensando bem foram vítimas não do soldado, mas dos seus próprio atos.

5º)O senhor não acha que tem muito mais argumentação em favor do soldado?
Pois é senhor Inamar Torres, acho que lhe renderia mais se você entrasse em defesa do soldado Quirino. Se fores um bom advogado surgiro que você procure incorporar-se junto aos bons profissionais da área jurídica da associação de cabos e soldados da PMRM, e seja um defensor destes policiais que assim como o soldado Quirino são vítimas dos imprevistos por parte dessas pessoas que vivem como se fossem o dono de tudo. Acho que isso traria melhor recompensa para seu bolso!

6º) Em relação a acusação de bebida alcoólica contra o soldado e a tortura contra o irmão do morto, é desculpa para tentar incriminar o Soldado e a Polícia Militar, com o intuito de  tentar  livrar os culpados de um processo jurídico, já que o ocorrido foi praticado por parte da família, inclusive a arma tomada do policial foi escondida na casa dos mesmos e negado que estaria com a mesma, tendo por fim resolvido entregar a Polícia. Isso é grave! E os culpados terão que pagar pelo o crime.

7º) Queremos finalizar expressando nossa torcida em relação o apoio necessário que deve ser oferecido ao Sd Quirino, não só dos colegas militares, mas da Polícia Militar como instituição, da associação de Cabos e Soldados assim como o Estado (também instituição), já que o nosso colega encontrava-se em desvantagem para o grande número de pessoas envolvidas, pois sabemos que em toda ocorrência policial, a instrução imposta é: o efetivo policial tem que está em maior número para a quantidade de pessoas envolvidas na ocorrência para melhor conter e apaziguar a situação. Portanto senhor advogado, saiba defender o seu cliente, por que nós estamos unidos para também defendermos o nosso policial, que foi humilhado e agredido e provocado a cometer este crime. Boa Sorte!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

BOA NOITE A TODOS!

Mulher é espancada e mantida em cárcere privado pelo companheiro

Com apenas 18 anos, Maiara Claudino Pinheiro Gomes já passou por momentos terríveis na vida. Na tarde desta sexta-feira (9), ela foi levada para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) depois de conseguir fugir da casa onde morava com o companheiro e a filha de cinco meses, na rua Jardim Leblon, Golandim, São Gonçalo do Amarante. Com os olhos inchados da agressão praticada pelo construtor Jailton Soares Ovídio, 43 (marido), Maiara fez o exame de corpo delito para comprovar a agressão.
Além dos olhos, a vítima ainda estava hematomas no nariz e nos braços havia escoriações. Foram vários chutes e pontapés. “Meu marido começou a me bater porque eu estava com a cara feia. Apanhei muito. Depois me trancou dentro de casa com nossa filha e só consegui fugir hoje”, disse, chorando compulsivamente.
Jovem estava com olhos bastante inchados
A filha do casal de apenas cinco meses também foi agredida. O braço da menina estava lesionado. De acordo com o Boletim de ocorrência de número 980/2010 registrado na delegacia da cidade onde ocorreu o fato, Jailton é acusado de violência doméstica e carcere privado e pode vir a ser preso.

Mulher é agredida e mantida em cárcere privado pelo marido
Os policiais da Delegacia de São Gonçalo do Amarante deram o apoio necessário para as vítimas. Segundo a agente de Polícia Gracilde Lopes Correia, mãe e filha não vão ficar desamparadas. “Vamos encaminhá-las para a Casa Abrigo”.
Os policiais Bartolomeu Júnior e Valter Bezerra também estiveram à frente da ocorrência e pretendem nos próximos dias efetuar a prisão do construtor.

FONTE: Tribuna do Norte

Delegado diz que PM preso pode ser chefe de grupo de extermínio no RN

Em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (9), o delegado Márcio Delgado, disse que tudo indica que o policial Militar, Wendel Fagner Cortez de Almeida, pode ser o “cabeça” do grupo de extermínio, do qual participam ainda o agente penitenciário Jacson Souza Alves e outro PM identificado apenas como Rafael. Wendel e Jakson foram presos na manhã desta sexta em ação conjunta da Divisão Especializada de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) com a Inteligência da Polícia Militar. Rafael já estava detido por má conduta e continuará preso até o fim das investigações.

De acordo com Márcio Delgado, Wendel é considerado por populares como o cabeça do grupo e que, além disso, é acusado juntamente com o agente penitenciário Jackson Souza, de envolvimento no assassinato da mulher de um traficante acusado de matar um policial militar na Zona Norte. Já o PM Rafael responde também pela acusação de ter torturado sua ex-namorada grávida.

Para o delegado ainda não dá para dizer quantos crimes podem ser atribuídos a eles, mas disse que as investigações vão continuar até que tudo seja esclarecido. Ainda segundo o delegado, eles foram presos nos respectivos locais de trabalho.

Também marcaram presença na coletiva, o secretário de segurança, Cristóvam Praxedes, o comandante da Polícia Militar, Coronel Araújo e o delegado Ronaldo Gomes.

FONTE: Diário Online

Polícia prende soldados PM e agente penitenciário envolvidos com crimes

Policiais envolvidos com crimes são presosAgentes da Divisão Especializada de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) prenderam na manhã desta sexta-feira (8), em Natal, dois soldados da Polícia Militar e um agente penitenciário. Os policiais presos são Wendel Fagner Cortez de Almeida e Rafael de Souza. O agente penitenciário, que foi preso dentro do presídio provisório Professor Raimundo Nonato Fernandes, na zona Norte da cidade, é Jackson de Souza Alves.

De acordo com informações iniciais, os três teriam envolvimento com grupos de extermínio. Wendel Fagner e Jackson de Souza, segundo fontes da TRIBUNA DO NORTE, teriam participado do assassinato da dona-de-casa Francisca Lúcia Lopes Dantas, no dia 5 de março passado. Ela era mulher do traficante Jackson Michael da Silva, que confessou ter matado o soldado PM José Nelson Fernandes na madrugada do mesmo dia.

Já o soldado Rafael, além de ser suspeito de outros crimes, responde pela agressão com socos à ex-companheira.
Os policiais da Deicor apreenderam em poder do agente penitenciário uma pistola calibre 380 e um carro que seria de um soldado PM que também teria envolvimento com um grupo de extermínio. Uma outra pistola também teria sido apreendida.

Foram expedidos três mandados de prisão e outros dois de busca e apreensão. Uma entrevista coletiva para dar explicações sobre a operação está marcada para às 14h30, na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed).

Fonte: Tribuna do Norte

Presídio de Alcaçuz tem novo diretor

O ex-diretor da penitenciária estadual do Seridó, capitão José Deques Alves, vai assumir interinamente a direção do presídio de Alcaçuz. Como já foi expôsto, o coronel Severino Gomes dos Reis Neto pediu exoneração do cargo por problemas pessoais.Deques (foto) ficará interinamente na função acumulando com o cargo de coordenador do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte.

Coronel Reis que estava como diretor do presídio de Alcaçuz é exonerado

Coronel Severino Reis já foi comandante da Polícia Militar

O diretor da penitenciária Estadual de Alcaçuz, coronel Severino Gomes dos Reis Neto, foi exonerado do cargo, nesta sexta-feira (10). De acordo com a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), o coronel pediu para deixar o cargo alegando problemas pessoais.
O secretario Leonardo Arruda Câmara informou que há pelo menos 60 dias o diretor de Alcaçuz já havia pedido para ser substituído. “Ele nos procurou e disse que precisava resolver problemas familiares”, disse.

Coronel Reis, que também já foi Comandante Geral da Polícia Militar, tinha assumido a direção da penitenciária localizada em Nísia Floresta, no dia 6 de novembro do ano passado.
Para o lugar dele, o secretário Leonardo Arruda explicou que vai colocar o capitão José Deques interinamente. Deques é coordenador do Sistema Prisional do Rio Grande do Norte.

Fonte: www.nominuto.com

Juíza paraibana relaxa prisão de latrocida potiguar

A juíza da 9ª vara Criminal de João Pessoa, Michelini de Oliveira Dantas Jatobá, determinou que o foragido do presídio PB1, Eristênio Gonzaga de Sousa, mais conhecido como ‘Papel’, responda processo em liberdade. Eristênio é considerado um dos criminosos mais perigosos do Rio Grande do Norte e fugiu da unidade prisional paraibana no último dia 24.


O alvará de soltura determina que o acusado compareça imediatamente em cartório para atualizar seu endereço e assinar o termo de compromisso, sujeitando-se às condições impostas nos artigos 327 e 328 do Código de Processo Penal (CPP).
Natural de Ipanguaçu, Papel fugiu do Presídio PB1 no dia 24 de março deste ano, em companhia de outros cinco detentos. Desses, quatro foram recapturados imediatamente. O outro foragido, além de ‘Papel’, é Felipe Edvaldo Menezes, vulgarmente conhecido como ‘Tocha’.

MEMORIA

Eristênio é condenado por dois latrocínios no Rio Grande do Norte. Em 2001, ele matou o corretor de imóveis Paolo Bruno Maia Moura, após um assalto. Já em 15 de julho 2005, assassinou o policial militar Emerson Silva de Macedo.







PRONASCI DIVULGA NOVOS REQUISITOS PARA O RECEBIMENTO DO BOLSA FORMAÇÃO


De acordo com o Ofício-Circular nº 034/2010/DEPAID/SENASP/MJ, enviado ao Gestor Estadual e aos Representantes Institucionais do Projeto Bolsa-Formação que versa sobre a mudança de procedimento quanto à análise de requerimento de benefício pelos Gestores locais, em seu tópico dois (2) decide que o procedimento dar-se-á da seguinte forma:

1) Comprovem que o potencial beneficiário percebe remuneração bruta mensal de até R$ 1.700,00;

2) Não possui condenação penal nos últimos 5 anos e não possui condenação pela prática de infração administrativa grave nos últimos 5 anos.

Sendo assim, à luz do Ofício-Circular, será necessário que o novo requerente do Projeto Bolsa-Formação, sob pena de não ser validado, deverá trazer:

• Nada consta da Justiça Federal;

• Nada consta dos últimos cinco anos fornecido pela 11ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte;

• Nada consta dos últimos cinco anos fornecido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte;

• Contra cheque atual;

• Declaração fornecida pelo Setor de Pessoal da Instituição ao qual o requerente pertence, declarando não ter sofrido infração administrativa de natureza grave nos últimos 5 anos, pelas seguintes repartições:

Polícia Militar: Diretoria de Pessoal (DP)
Corpo de Bombeiros Militar: Comissão Permanente de Ética e Disciplina (CPED)
Agentes Penitenciários: Comissão Especial de Procedimento Administrativo (CEPA)
Coordenação de Administração Penitenciária (COAPE).

quinta-feira, 8 de abril de 2010


Boa Noite a Todos os Leitores!
Blog Diário de Polícia

Membro da quadrilha dos Carneiro enfrenta PM de Caraúbas e morre

ATENÇÃO: Imagens Fortes Abaixo.

Policiais militares de Caraúbas entraram em confronto, na tarde de ontem, com oito homens fortemente armados e acusados de praticar vários assaltos na região Oeste do estado. Após intensa troca de tiros, ocorrida em um sítio na comunidade rural de Santo Antônio, dois bandidos morreram: Edilson José da Silva, de 27 anos, e Ananias Antônio dos Santos Neto, de 33. Este último, segundo confirmou o tenente-coronel Elias Cândido de Araújo, integrava a extinta quadrilha de Valdetário Carneiro, um dos bandidos mais temidos da região, morto em dezembro de 2003.

Às informações contidas é que a ação aconteceu após uma denúncia anônima entregar o paradeiro da quadrilha. “Recebemos ainda a informação que o bando havia assaltado, no mês passado, duas caminhonetes e fardamento de funcionários de uma base de perfuração de poços da Petrobrás. E que nos últimos dias, eles também tinham roubado um Gol branco da mesma empresa, além de assaltarem um microônibus que transportava idosos e alunos da comunidade para a sede do município. Localizamos os suspeitos e fechamos o cerco. Eles reagiram e dispararam contra a polícia. Na troca de tiros, dois assaltantes morreram e o resto conseguiu fugir”, revelou, acrescentando, antes do fechamento desta edição, que diligências seguiriam durante toda a madrugada na tentativa de localizar os demais assaltantes.
No sítio onde aconteceu o confronto, região de mata fechada e com muitas rotas de fuga, a PM apreendeu duas motos, supostamente roubadas, e duas armas usadas pela dupla, que morreu a caminho do hospital: um revólver 38 e uma pistola calibre 22.
Edilson José da Silva morreu ao lado de Ananias dos Santos Neto, que "trabalhou" com Valdetário

Segundo Eromar Sátiro, tenente que comanda o policiamento militar em Caraúbas, e que participou da emboscada, policiais de municípios vizinhos estão em alerta, já que os assaltantes que fugiram estão fortemente armados. “Eles estão com pistolas, revólveres e espingardas”, afirmou, confirmando que o assaltante identificado como Ananias possui mandados de prisão expedidos no Rio Grande do Norte e na Paraíba. “Ele é acusado de vários assaltos a bancos, lojas e veículos nos dos estados. Um homem perigoso e que, agora, não vai mais fazer mal a ninguém”, disse. A participação do segundo baleado na quadrilha dos Carneiro não foi confirmada pela polícia.

Os dois corpos foram levados ao necrotério do Hospital Regional Aguinaldo Pereira da Silva. Vale lembrar que a unidade recebeu esse nome em homenagem ao ex-prefeito da cidade, morto em novembro de 2001, durante uma emboscada há 12 quilômetros de Mossoró.O crime ficou conhecido como a ‘Chacina do Oeste’, pois foram assassinados a esposa do médico, o motorista e dois policiais militares que faziam a segurança do casal. Valdetário e o primo Francimar Fernandes Carneiro, o ‘Cimar’, foram indiciados pelos cinco assassinatos.

FONTE: Na boca do mundo

HUMOR!

ANIVERSARIANTE DO DIA - Sd Jailson 08/04


O BLOG DIÁRIO DE POLÍCIA Parabeniza o Sd Jailson em nome de todos os companheiros que fazem a 2ª companhia de Polícia de João Câmara. Que Deus ilumine todos os caminhos desse guerreiro, amigo irmão e companheiro. PARABÉNS JAILSON!

PM apresenta novo mapa de atuação


A Polícia Militar vai mudar. Além da nomeação do coronel Araújo Silva ao posto antes ocupado pelo coronel Marcondes Rodrigues, a PM vai passar por uma intensa redistribuição, que pretende aumentar a eficiência no combate ao tráfico de drogas no interior do Estado e reorganizar o corpo policial disponível. As medidas foram apresentadas ontem na sede do comando da PM, em Natal, e já devem estar publicadas hoje no Diário Oficial do Estado.

Entre as novas medidas apresentadas ontem pelo novo comandante, o coronel Araújo Silva, e pelo governador Iberê Ferreira está a criação de três comandos regionais que, juntamente com o de Natal, vão descentralizar a Polícia Militar do Estado. O Comando de Policiamento Regional I (CPRI), na região Oeste, vai abranger 56 municípios e terá sede em Mossoró. O CPRII, no Seridó do Estado, terá sede em Caicó e vai policiar 39 municípios. O CPRIII, no Trairi, vai abranger 63 municípios e será sediado em Santa Cruz. Após a criação, serão definidos os nomes dos comandantes que vão assumir cada um deles. "Já temos alguns em mente, mas ainda vamos analisar quais os melhores perfis para cada um", afirmou o coronel Araújo Silva.

A intenção com essa descentralização da Polícia é aumentar a eficiência no combate à violência e, sobretudo, ao tráfico de drogas no interior do Estado. "Estamos observando um aumento considerável na violência em cidades do interior, principalmente, provocado pela disseminação das drogas. No entanto, não está havendo um aumento do efetivo. Há cidades que contam apenas com dois PMs", afirmou Iberê Ferreira. Além do coronel Araújo Silva e do governador, estiveram presentes na entrevista coletiva o novo secretário de Segurança Pública e Defesa Social (SESED), Cristóvão Praxedes, e o delegado geral, Elias Nobre. Este, no entanto, não ouviu nenhuma medida referente às melhorias na Polícia Civil - elas devem ser apresentadas somente na próxima semana. "Apesar disso, todas as decisões que privilegiam a Segurança ajudam também o trabalho da Polícia Civil", declarou Nobre.

Novos equipamentos e carreira para a PM

O BPChoque deve ser a última das novas medidas a entrar em vigor. Isso porque o Batalhão vai ter que aguardar a chegada de novas viaturas adquiridas pelo Governo do Estado, e isso deve durar cerca de 60 ou 90 dias para acontecer. Serão 70 novas caminhonetes que vão para o BPChoque, além de 250 motos e mais 350 viaturas (locadas) que serão utilizadas na ronda ostensiva.

Plano de Carreiras

Para aumentar a "disposição" dos PMs, o Governo deve criar também o Plano de Carreiras para os praças da Polícia Militar. "Tem gente que entra soldado e, depois de 10 anos, continua na mesma função. Isso é totalmente desestimulante. Vamos criar um plano de carreira para que eles possam evoluir nas Forças Armadas", afirmou o governador Iberê Ferreira. Essa medida, contudo, ainda não tem data para ser criada. O Governo ainda avalia o impacto que ela provocaria aos cofres públicos. "Estamos fazendo um levantamento sobre isso", garantiu. Para a população, o coronel Araújo Silva afirmou que também haverá uma reestruturação das polícias de bairro, com a criação das áreas policiais militares.

PM vai utilizar ‘gordura’ excedente

Sem a possibilidade de realização de um concurso público para nomear novos policiais, mas precisando de um efetivo maior à disposição para colocar em prática o plano de descentralização com a criação dos novos comandos, o Governo do Estado deve remanejar os PMs que estão cedidos a outros órgãos e que não estão fazendo o trabalho ostensivo nas ruas. "Vamos deixar o mínimo prudente nesses órgãos. Queremos pegar aquelas gorduras que sobram e utilizar para aumentar o efetivo nas ruas", afirmou o coronel Araújo Silva.

Para que a retirada dos PMs seja ainda mais efetiva, o Governo do Estado não se mostrou temeroso em fazer novos investimentos em segurança. "Aquelas atividades que estão sendo feitas por policiais, mas que podem ser terceirizadas, assim serão", afirmou o governador Iberê Ferreira. Não há, até o momento, nenhuma estimativa da quantidade de policiais militares que estão cedidos a outros órgãos - policiais civis são 34, segundo Elias Nobre. Também não se tem ideia de quantos órgãos abrigam policiais civis cedidos, apesar de se saber que a Governadoria do Estado é um deles. "Estamos fazendo esses levantamentos e devemos apresentar na próxima semana ao Governo do Estado", prometeu o coronel.

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) também sofrerá mudanças - redução - no seu efetivo, passando a atuar, apenas, em operações de alta complexidade, como ações criminosas com reféns, bombas, sequestros e roubos a bancos. No lugar dele, mais uma nova criação: o Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque). Essa nova equipe vai contar com a Companhia de Policiamento de Cães, a Companhia de Policiamento de Eventos e a Companhia de Patrulhamento Tático Móvel - contando, inclusive, com os policiais que saírem do Bope. O BPChoque vai atuar nas principais áreas bancárias e comerciais das cidades durante o dia e à noite garantirá a segurança nas periferias, combatendo o tráfico de drogas e o crime organizado.

FONTE: Jornal defato.com

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Sargento é baleado em Pedro Avelino

Um sargento da Polícia Militar foi baleado no município de Pedro Avelino, região central do RN. Conforme informações da polícia local, o fato ocorreu por volta das 19h50, quando o sargento Manoel da Silva Cacheado, de 49 anos estava na casa de um amigo e foi atingido nas costa por um tiro de espingarda calibre 12.
Socorrido imediatamente para um hospital da cidade, depois transferido para Natal, a vítima não corre risco de morte. O sargento disse aos policiais que o tiro veio de um matagal próximo à residência onde ele estava e que já tem dois suspeitos do crime que inclusive está sendo investigado pela polícia de Pedro Avelino.
Sgt Cacheado como é conhecido já prestou serviço na cidade de joão Câmara, e saiu direto para a cidade de Pedro Avelino onde estava como comandante do destacamento policial desde o ano passado.

Fonte: Blog de Assis Silva

FRAGILIDADE NA SEGURANÇA DA DELEGACIA DE POLÍCIA CIVIL DE JOÃO CÂMARA -

Elemento é preso e passa apenas quatro horas na Prisão

Flávio Nascimento, que responde por vários assaltos, foi recapturado nesta terça-feira(6) por uma guarnição de serviço da Polícia Militar, o mesmo era um dos fugitivos da fuga que aconteceu no último dia 29,  da delegacia municipal Polícia Civil de João Câmara . Há vários dias a Polícia vinha recebendo denúncias através do 190 que o referido estava pernoitando na casa de uma pessoa chamada Walkiria, e que a mesma estava sendo ameaçada por ele. A Polícia MIlitar sabendo disso fez rondas nas proximidades na casa da pessoa de Walkiria com o intuito de localizar o mesmo, onde resolveu contatar com a mesma e pediu permissão para abordar o ambiente, constatando assim a presença do mesmo. A Pol´´icia Militar o prendeu e o conduziu a delegacia onde foi entregue em perfeitas condições físicas, tendo este ficando apena quatro horas na prisão. Flávio aproveitou o momento em que apenas um policial se encontrava de plantão, cerrou a grade de ferro e ganhou a rua, desafiando o sistema segurança prisional de João Câmara. Esta é a quarta fuga ocorrida na Delegacia de Polícia da cidade em quatro meses.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Tenham Todos uma Boa Noite e Durmam com Deus...
Votos do Blog Diário de Polícia

Dupla assalta lotérica e atira em funcionário nas Rocas

Dois homens armados e ainda não identificados assaltaram uma Casa Lotérica no início da tarde desta terça, próximo ao hospital dos Pescadores, no bairro das Rocas, Zona Leste de Natal.

De acordo com o Aspirante Freire, oficial do dia do 1º Batalhão, os dois homens chegaram ao local por volta do meio-dia e armados com revólveres anunciaram o assalto. Eles renderam os três funcionários que estavam no estabelecimento comercial e chegaram a balear um.

"A vítima foi atingida na perna e conduzida ao hospital Clóvis Sarinho. Felizmente, ele passa bem. O dinheiro levado por eles ainda não foi revelado, mas pelo que contou o dono da lotérica não deve ter sido muito, uma vez que ele já havia retirado os valores antes da ação", informou o aspirante. Logo após a ação, os bandidos fugiram com destino ignorado. O caso será investigado pela 2ª Delegacia de Polícia.

FONTE:  Diário de Natal

Coronel Araújo assume o comando da Polícia Militar no RN


Coronel Marcondes passa o comando da PM ao Coronel Araújo

O ex-comandante Geral, coronel Marcondes, deixa o cargo após cinco anos.

Com o pátio do quartel da Polícia lotado, foi realizada na tarde desta terça-feira (6) a transmissão do cargo de comandante Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Após cinco anos no posto, coronel Marcondes Rodrigues Pinheiro foi exonerado, sendo elevado ao cargo o ex-comandante do Policiamento da Região Metropolitana de Natal, coronel Francisco Araújo.

A cerimônia teve a presença do governador do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira de Souza, que deu posse ao novo comandante geral. Coronel Araújo tem 46 anos, é natural de São Bento do Trairi (RN) e foi incorporado a Polícia Militar em 5 de março de 1985. No dia 21 de agosto de 2008 foi promovido ao posto de coronel da PM.

Durante o evento, o novo comandante adiantou quais as ações que planeja para a PM nos próximos meses, mas falou que o detalhamento será divulgado pelo governador nesta quarta-feira (7), durante coletiva de imprensa.

Araújo afirmou que PMs à disposição em outros órgãos serão convocados para permanecer no quartel e realizar trabalho ostensivo. “Conclamo a todos os soldados, desde os mais jovens até os mais antigos coronéis, a se engajarem em benefício da sociedade. Por isso estamos prontos para trabalhar”, frisou

Outra ação idealizada será a divisão do interior em regiões, de modo que a polícia seja interiorizada e esteja presente em todas as cidades do RN, “fazendo um remanejamento de policiais para que eles sejam vistos pela sociedade”, apontou.

Coronel Marcondes destacou que deixa o posto de comandante geral com o sentimento aflorado e sensação de dever cumprido “e com certeza de que é preciso ser feito mais pela segurança pública”.

Ele falou ainda que os investimentos devem ser priorizados também nas áreas de saúde e educação, com a ocupação dos jovens. “A segurança pública não se resolve em 32 anos de vida pública, nem em cinco anos de comando geral. É um trabalho que deve acontecer deixando a instituição preparada e qualificada tecnicamente no combate à criminalidade”, concluiu.

FONTE: Nominuto

Dupla é presa tentando arrombar carro em Nova Parnamirim

Dois mecânicos foram presos na tarde desta segunda-feira (5) acusados de tentar arrombar um carro em Nova Parnamirim, zona Sul. Ricardo Henrique Costa Brito, 20 anos, e Adson Souza da Silva, 19 anos, foram presos após a polícia ser acionada por uma pessoa que percebeu a movimentação próxima ao veículo

De acordo com a polícia, Ricardo Henrique e Adson Souza já praticavam arrombamentos na região

Por volta das 15h, os dois mecânicos, em posse de uma moto, tentavam arrombar o carro que estava estacionado em frente a casa do proprietário. Um popular, ao perceber a movimentação, avisou ao dono do carro, que chamou a polícia. Percebendo que estavam sendo observada, a dupla ainda tentou fugir na moto, sem roubar nada, mas foi capturada momentos depois por policiais da Rocam.

Material usado pela dupla para praticar os arrombamentos

Com Ricardo e Adson, a polícia encontrou um toca CD, fruto de um outro arrombamento que aconteceu momentos antes no bairro de Cidade Satélite. Além do material do roubo, a polícia ainda apreendeu a moto, dois capacetes, três celulares e ferramentas usadas para arrombar veículos.
De acordo com informações da 11ª DP, onde a dupla foi apresentada, os mecânicos já atuava na região há alguns meses.

Fonte: Tribuna do Norte

Bandidos fazem arrastão em Touros e Rio do Fogo

A Polícia Militar continua em diligências à procura de três homens armados que realizaram assaltos nos municípios de Touros e Rio do Fogo, na manhã desta terça-feira (06). Os bandidos invadiram dois supermercados e um posto de combustível, renderam funcionários e clientes, e fugiram sem deixar pistas. O veículo utilizado nos assaltos já foi recuperado.
A ação dos bandidos teve início às 10h30, em um supermercado no distrito de Santa Luzia, em Touros, distante a 87 km de Natal. Em seguida, assaltaram um posto de combustível, na mesma região. Em Rio do Fogo, distante a 81 km da capital potiguar, os assaltantes roubaram um supermercado no distrito de Punaú. Os valores roubados ainda não foram revelados pelos estabelecimentos.

De acordo com informações da polícia, os bandidos utilizaram um Corsa durante o assalto. Na fuga, os bandidos abandonaram o veículo próximo ao distrito Dom Marcolino e fugiram. O corsa havia sido roubado na madrugada desta terça-feira, em Gramoré.

FONTE: Blog de Assis Silva

"Dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar" - Em Ielmo Marinho caiu duas vezes

Agência dos Correios de Ielmo Marinho é assaltada duas vezes em em menos de duas semanas

A falta de segurança nas cidades do interior está cada vez mais vulnerável, a falta de efetivo nos destacamentos e delegacias do interior está a cada dia fortalecendo a criminalidade no interior do estado. Principalmente a segurança nas agencias bancárias e correios. A agência dos Correios da cidade de Ielmo Marinho, próximo a região metropolitana de Natal, foi alvo mais uma vez dos bandidos na manhã desta terça-feira. Por volta das 9h30 dois homens armados invadiram a agência, anunciaram o assalto, renderam os clientes e funcionários conseguindo levar apenas o dinheiro do caixa, cujo valor não foi revelado.

Conforme informações de populares dadas a polícia local, os ladrões esconderam os rostos com disfarces durante a ação. Eles estavam armados com revólveres e não chegaram a fazer disparos. A polícia iniciou diligências na região, mas não conseguiu pistas dos assaltantes.
A mesma agência foi assaltada há dez dias, mais precisamente no dia 26 de março, só que no período da tarde. Nesta ação eram quatro homens armados de pistolas e revólveres.

Assalto a posto de combustíveis terminina em duas moto


O segundo assaltante baleado durante uma tentativa de roubo a um posto de combustíveis em Apodi não resistiu aos ferimentos e morreu. O homem, de identidade ainda não revelada, trocou tiros com a polícia na noite desta segunda-feira (5).
Os dois roubavam um posto de gasolina, por volta das 21h30, quando foram abordados pela Polícia Militar. Eles reagiram e atiraram contra os policiais. Com isso, durante o tiroteio, a dupla de assaltante levou a pior.
José Cleiton morreu na hora e o segundo assaltante tinha sido socorrido para o hospital regional Hélio Morais, em Apodi. No entanto, desde o início a polícia havia informado que as chances de sobrevivência dele eram pequenas, devido à gravidade dos ferimentos.

Os assaltantes estavam em uma moto Honda Fan Preta Placa, de placa MYT 7645. O veículo estava em nome de Ângela Maria da Silva. Além disso, os criminosos estavam armados com dois revolver calibre 38.
Um dos criminosos foi identificado como "Cleiton Pé de pano". Ele, inclusive, cumpria pena no regime semi-aberto na penitenciária de Caraúbas, também pelo crime de roubo.

"Cleiton Pé de pano" era condenado por um roubo em um posto de combustiveis em Assu. Como ele estava no semi-aberto, a polícia acredita que o comparsa baleado também seja de Caraúbas e, provavelmente, cumpria alguma pena na unidade prisional.

Fonte: www.nominuto.com

Padilha prepara Tropa de Elite 2


José Padilha finalmente abre o set de “Tropa de Elite 2” para a imprensa.
José Padilha termina a filmagem na sexta-feira (09). As grandes cenas de ação ficaram para trás e a cena deste domingo de Páscoa passa-se no presumível 3º Congresso de Direitos Humanos. O professor Fraga faz sua exposição sobre a conta perversa que caracteriza o Brasil atual. ‘Fraga’ é interpretado por Irhandir Santos, que você já viu em “Besouro”, como Noca de Antonia, inimigo do herói. Na plateia, formada preferencialmente por jovens - Fraga é professor de história, no curso de jornalismo -, está o personagem real, que o inspirou. O sociólogo e deputado Marcelo Freixo. O discurso de Fraga reproduz palestras de Freixo. O Estado brasileiro gasta uma miséria com escola e saúde. Para manter uma criança na escola, despende oito vezes menos do que para manter um preso (somente) no sistema carcerário. Além de caro, ele é inoperante. Pior - opera em sentido contrário. O sujeito que rouba um celular sai lá de dentro formado em crimes muito piores (e mais violentos). E a população carcerária não para de crescer.

Hoje, são mais de 400 mil encarcerados. A conta perversa - a população brasileira dobra a cada 50 anos; a carcerária, cada 8. “E ainda tem gente que diz que o Brasil é o País da impunidade. Pode ser para uma determinada faixa, mas não para os pobres”, Fraga sintetiza seu discurso. O sistema carcerário reproduz a sociedade que o criou. Fraga mostra a maquete de Bangu 2, onde estão presos os 40 homens considerados mais perigosos do Rio.

No intervalo, várias emissoras, no Brasil e no exterior, quiseram transformar “Tropa de Elite” em série. Uma pesquisa do Ibope mostrou que o Capitão Nascimento, interpretado por Wagner Moura, povoa o imaginário dos brasileiros. Sete entre dez pessoas nas grandes cidades já ouviram falar nele. O diretor Padilha e seu sócio, Marcos Prado, perceberam que nunca teriam controle sobre a série, porque as condições da mídia TV são diferentes (“Não estou nem criticando”, diz Padilha).

Ele é obcecado pela realidade”, diz o diretor de fotografia Lula Carvalho. De novo, ele filma com a câmera na mão, seguindo os atores (o filme deve ter uns 3% de câmera no tripé, ele diz). O plano deste domingo é filmado como sequência, um prodigioso plano de 4 minutos que Padilha e Daniel Resende vão desconstruir na montagem. É muito comum ver, no set, Padilha e Lula Carvalho cochicharem com Resende.

O montador de “Cidade de Deus” e Tropa 1 está presente o tempo todo na filmagem. Padilha já filma discutindo opções de montagem com ele. O set fechado alimentou todo tipo de boataria sobre o filme. O Coronel Nascimento não é secretário de Segurança, ao contrário do que você leu por aí. Muita informação errada tem circulado na imprensa. O filme tem um blog - www.tropa2.com.br - e também está no facebook, orkut, twitter, flickr e myspace. “A essência do personagem e do seu embate contra o crime estão de volta”, garante o diretor. “O que muda é a abordagem. As questões familiares e profissionais convergem. Agora, é pessoal .
Cenários do Tropa de Elite 2
 Qual o lugar mais apropriado para se rodar o longa que conta a vida dos policiais de operações especiais? O BOPE, claro. E foi justamente o que aconteceu nesse fim de semana. Nascimento e companhia desembarcaram na sede do Batalhão, em Laranjeiras, Rio de Janeiro, para filmar cenas de Tropa 2. Mais de cem policiais recrutados pelo CATI estiveram lá. Ficava até difícil de distinguir os caveiras de verdade dos da ficção.
Em Tropa 2, os homens de preto estão ainda mais treinados. Conheça abaixo alguns dos atores que estavam no primeiro filme e voltam a vestir a farda preta do BOPE. No vídeo, eles comentam sobre a preparação de elenco, a expectativa de participar do longa e o que aprenderam para se tornarem verdadeiros caveiras.
Homens de Preto "Tropa de Elite"
                                                                    Caveiras
Martin Trujillo comanda a caracterização de Tropa 2
No set, em sequências que envolvem ferimentos, tiros, sangue, explosões e corpos queimados é mais do que comum escutar o nome dele no set. Vejam as fotos no blog e nas outras mídias sociais. Crédito: Prazeres Barbosa.
Presídio é construído para o Filme Tropa de Elite 2
Quem assistir ao “Tropa de Elite 2” nos cinemas, no segundo semestre deste ano, vai conferir em uma das sequências um presídio inteiramente construído para o filme. Baseado na arquitetura do famoso Bangu I, o cenário tem 500 m². Veja abaixo imagens internas do presídio:

imagens dos presidiários no filme T2


Fonte: www.tropa2.com.br

Novo comandante da PM promete mais polícia nas ruas do RN

Em cerimônia marcada para as 16h de hoje, o coronel PM Marcondes Rodrigues Pinheiro passará o cargo de comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, que exercia há cinco anos, ao coronel PM Francisco Canindé de Araújo Silva, que comandava o policiamento metropolitano.
Em entrevistas concedidas ao Diário de Natal, ambos avaliam o momento da corporação e planos e desafios. O novo comandante promete um efetivo mais "ativo" e o enxugamento da parte administrativa. Ele afirma que policiais envolvidos em ações criminosas não receberão privilégios e serão punidos.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Boa Noite a todos e um Amanhã cheio de Bênçãos...Fiquem com Deus!

TENTATIVA DE ASSALTO EM APODI DEIXA DOIS MORTOS

Preservamos nossos leitores das imagens fortes contida nesta foto.
Por volta das 21:30 de hoje(05) o GTO de Apodi conseguiu evitar um assalto ao Posto de Combustivel Apodi deixando dois mortos. Os assaltantes estavam em uma moto preta, e ao perceber a a viatura eles reagiram contra os policiais e abriram fogo.
 O blog da 3ª Cia de policia da Cidade de Apodi está colhendo mais informações a respeito da atuação desses assaltantes, a qualquer momento o blog diário de Polícia postará as informações na íntegra.

Policiamento do Estado do RN será dividido em quatro áreas.

O novo comandante da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, anunciou na manhã desta segunda-feira (5), após reunião com o governador Iberê Ferreira, novas medidas para combater a criminalidade do Estado. A principal delas é a divisão do Estado em áreas policiais facilitando a ação da Polícia. “Atualmente só existe um comando geral de Polícia, em Natal e com a criação de novas áreas policiais, a expectativa é que as medidas surtam efeito mais rápido no combate a criminalidade, principalmente em roubos, homicídios e combate ao trafico de drogas no Estado”, afirma. O comandante contou que fez a exposição do plano de trabalho para o governador Iberê Ferreira de Souza, que confirmou que sancionará as medidas e a publicação delas. As principais medidas implantadas nesta semana serão: ativação do comando de policiamento metropolitano; transformação do Comando de Policiamento da Capital em Comando Policiamento da Região Metropolitana e a divisão do estado em áreas policiais, criando quatro áreas com comandos regionais de policiamento. De acordo com o comandante Araújo, as medidas devem entrar em vigor ainda esta semana, com sanção e publicação no Diário Oficial do Estado.


fonte: Nominuto.com

Coronel Araújo assumirá nesta terça-feira o Comando da Polícia Militar no RN

Coronel PM Araújo

O novo comandante Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, assume o cargo nesta terça-feira (06), às 16h, em solenidade no comando da PM. Araújo substituirá o Coronel Marcondes Rodrigues Pinheiro, que deixa o comando da PM após cinco anos à frente da instituição.
Perguntado sobre quais serão suas ações iniciais na área apontada pelo governador Iberê Ferreira de Souza como prioridade do governo, Araújo diz que focará na administração dos recursos humanos, que são, para ele, “o maior patrimônio da instituição da Polícia Militar”.

Coronel Araújo, tem 46 anos, é natural de São Bento do Trairi – RN e incorporou na Polícia Militar em 05 de março de 1985. Foi promovido ao Posto Coronel da PM em 21 de agosto de 2008 e exerceu o comando do Policiamento da Região Metropolitana de Natal – CPRM.

Efetivo da PM

Sob o comando de Marcondes, a maior conquista da PM do RIo Grande do Norte foi o aumento no efetivo de policiais – de 8.600 para 12 mil homens. “Esse número não representou apenas aumento dos que trabalham pela PM, representou com certeza mais segurança para a população de todo o Rio Grande do Norte”, ressaltou Marcondes, um dos coronéis que mais tempo ficou no comando da PM do Estado.

FONTE:  DNonline

Ao atender ocorrências, Soldado mata jovem e é espancado em Taipu

A falta de efetivo nos destacamentos policiais pode ser o motivo da vulnerabilidade da força policial nos municípios. Não há efetivo suficiente para manter a segurança, ficando assim tanto população, quanto policiais vulneráveis a criminalidade. Sabemos que não é fácil conter uma situação quando generalizada, e foi assim que neste domingo, (04) no município de Taipu,  localizado a 50 km de Natal, uma discurssão por causa de um som resultou na morte de um jovem e quase a morte de um policial Militar, que se deve ao fato da falta de pessoal para emprego numa ocorrência policial. Pois um caso como  esse, quando há efetivo sufieciente usa-se a força apenas para conter a situação. Talvez no momento do desespero, o Soldado Quirino tenha usado a arma de fogo como a única forma de conter a situação, que logicamente não foi a mais inteligente, porém na hora do desespero as coisas sempre acontessem de forma precipitada. De acordo com o comandante do Policiamento do Interior, coronel Francisco Reinaldo, na tarde de ontem o soldado Felipe Bezerra Quirino foi chamado para atender uma denúncia de som alto em um bar na rua Geraldo Ferreira da Cruz, centro da cidade.

Segundo o coronel, ao chegar no local, as pessoas se revoltaram com a denúncia e a chegada da polícia. O soldado foi agredido por Elionaldo e outras pessoas que estavam no bar. No meio do tumulto, o policial acabou atirando e o jovem foi atingido por um tiro. Logo em seguida, o policial militar foi espancado e tomaram sua arma. Felipe Bezerra conseguiu fugir, mas sofreu várias lesões e foi socorrido e levado para o pronto-socorro do hospital Walfredo Gurgel, em Natal. O coronel Reinaldo explicou que apesar de ter sofrido muitas lesões, ter quebrado o braço, o estado de saúde do policial não é considerado grave.

Fonte: DN online

domingo, 4 de abril de 2010

POTIGUARES SEGUEM EM CARAVANA PARA MOBILIZAÇÃO EM DEFESA DO PISO NACIONAL EM BRASÍLIA


CARAVANA PARA MOBILIZAÇÃO EM DEFESA DO PISO NACIONAL

A aprovação do piso salarial nacional no Congresso Nacional é, neste momento, prioridade na luta dos policiais militares de todo Brasil. Para isso a ACSPM/RN, que já vem acompanhando e se engajando na mobilização pela PEC 300 com diversas idas a Brasília, montou mais uma caravana da categoria para ir a capital federal. A caravana com oficias e praças da Polícia Militar do RN partiu hoje para se unir e participar do ato em defesa da aprovação do piso salarial nacional.

Precisamos intensificar a luta e mobilizar o efetivo em nossos estados. Para isso devemos nos organizar para o ato nacional que ocorrerá, no dia 23 de abril, em todos os estados brasileiros com a participação todas as entidades engajadas nessa luta.

Agora temos um reforço importante, pois além da ANASPRA, mais entidades nacionais se uniram à luta como: a COBRAPOL (Confederação Brasileira dos Policiais Civis) e a COBAP (Confederação Brasileira dos Agentes Penitenciários). É desta forma, unidos e mobilizados, que conquistaremos o piso salarial nacional e também a desmilitarização, a carreira única e uma segurança mais pública justa e cidadã.
A Frente Parlamentar Militar da Câmara Federal (FREMIL) esteve presente em diversos estados brasileiros como Roraima, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, entre outros. É importante que elejamos em nossos estados outros deputados federais e possamos expandir a Frente Parlamentar para conquistarmos melhorias para a nossa instituição e seus integrantes.

ACS - PM/RN - Em defesa de seus associados e na mobilização e luta nacional

Cabo Jeoás Nascimento dos Santos
Presidente da Associação de Cabos e Soldados da PM/RN
Diretor Regional da Anaspra

Ana Paula Silva
Assessora de Imprensa da ACS PM/RN
Contato: (84) 9909-6782
Email: anapaula.imprensa@hotmail.com

Promotor de Justiça da Comarca de João Câmara foi designado para exercer a função de Ouvidor do Ministério Público no RN

Bel. Paulo Pimentel

Mediante portaria da PROCURADORA GERAL DE JUSTIÇA ADJUNTA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE publicado em Diário Oficial, de 01 de abril de 2010, foi designado o Bel. PAULO GOMES PIMENTEL JÚNIOR, Promotor de Justiça da Comarca de João Câmara, para exercer as atribuições de Ouvidor do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte. Em outra portaria publicou-se a designação o Bel. DAVID COSTA BENEVIDES, Promotor de Justiça da Comarca de Taipu, para exercer, cumulativamente, as funções do cargo de 1º Promotor de Justiça da Comarca de João Câmara, de 3ª entrância, a partir de 07.04.2010 até ulterior deliberação.

NA ÍNTEGRA - Entrevista ao Coronel Marcondes Pinheiro: “Não existe um grupo de extermínio na polícia”

Por:
Fred Carvalho repórter
“Quem está dizendo que tem grupo de extermínio, que aponte os nomes para que tomemos as devidas providências”. A declaração é do comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Marcondes Rodrigues Pinheiro, na última entrevista concedida antes de deixar o mais alto posto da corporação potiguar. Marcondes passa o comando na próxima terça-feira (6) para o “irmão-amigo” coronel Francisco Canindé de Araújo.

Coronel Marcondes, Comandante Geral da Polícia Militar do RN

Marcondes deixa a PM com um recorde de mais de um século. Desde 1823, quando a PM foi criada, ele é o comandante que mais tempo permaneceu no posto: cinco anos, um mês e dois dias.

Numa intrevista concedida à TRIBUNA DO NORTE, ele faz um balanço do tempo em que ficou no comando, comenta os embates com as Associações de Praças e com a vereadora Sargento Regina e, indagado sobre a existência de interferência política de fora para dentro da PM, responde: “Em todas as instituições brasileiras”, mas frisou que isso nunca atrapalhou o funcionamento da polícia ou saiu do “bom-senso”.

VEJA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:

Após cincos anos, um mês e dois dias, o senhor deixa o comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Com que sentimento?

Saio com o sentimento extremamente aflorado e aguçado do dever cumprido. E na certeza de que se precisa fazer cada vez mais pela segurança pública do Brasil e eu falo aqui também no caso do Rio Grande do Norte. Mas todas as metas implementadas, todas as metas programadas por mim para que nós tivéssemos uma gestão voltada para o benefício do povo do Estado do Rio Grande do Norte e melhoria técnica, melhoria salarial e melhoria da auto-estima do nosso policial foi atingida e, com certeza, nós fomos muito mais além. Estamos deixando a Polícia Militar mais qualificada.

Em relação a armamento, nossos policiais estão bem servidos?

Hoje não temos nenhum policial na rua exibindo arma de repetição. Nós, praticamente, estamos banindo da área de serviço do nosso policial o revólver e dando a ele uma arma compatível para o combate à criminalidade, que é uma arma semi-automática calibre 40. Todo o efetivo de serviço do Estado, hoje, está com a pistola. Nós não temos ainda uma pistola para cada, que são 10 mil, mas eu tenho uma pistola para cada policial que está de serviço.

Administrativamente, como o senhor deixa o Comando da PM?

Sem medo de errar, com 70% de condições melhores das que encontrei. Isso não significa dizer que o comandante (Edvaldo) Balbino não tenha feito a parte dele. Agora, fiz além do que eu havia programado. Estou com o efetivo mais ampliado. Peguei um efetivo de 8.600 e estamos ampliando para 12 mil homens.

O orçamento da Polícia Militar para este ano é de R$ 25 milhões. É suficiente?

Precisa ser ampliado. Mas é bom ressaltar que quando é necessário, ele é suplementado, como ocorreu no ano passado. Por isso não há uma preocupação de não ter orçamento. Ele existe.

Nesses seus mais de cinco anos à frente da PM, o senhor teve alguns embates com as Associações dos Subtenentes e Sargentos e dos Cabos e Soldados. A que se deveu isso?

Eu não digo embate. Mas eu entrei na defesa de duas colunas-mestras que a instituição militar do Brasil detém e essas colunas-mestras são a hierarquia e a disciplina. Na qualidade de gestor maior e de comandante geral eu não posso admitir, em hipótese alguma, a quebra dessas duas estruturas, dessas duas colunas. O militar hoje tem um regramento jurídico especial, diferente. Ele é regrado pelo Código Penal Militar e pelo Código de Processo Penal Militar, além de um Regulamento Disciplinar que coloca para ele como proceder no momento em que abraça essa carreira. Então na hora que ele se desvia desses regramentos é a hora de qualquer gestor, de qualquer comandante fazer com que ele volte para essa trilha. Ele entrou sabendo que tem que prestar continência para o seu superior, que vai viver numa disciplina diferente do mundo civil. Na hora que isso quebrou, nós tomamos as medidas que a lei determina para não cometer o mesmo crime sendo conivente”.

O auge dessa discussão toda com as associações foi aquela paralisação dos praças iniciada dias antes do carnaval de 2007?

Em toda a história da Polícia Militar do RN, houve três paralisações dos praças. Nesse meu período como comandante geral, houve essa em 2007. Foi um momento difícil, mas soubemos contornar. O problema é que as associações confundem-se com sindicatos, querendo promover essas paralisações. Por lei, nós somos proibidos de nos sindicalizar e fazer essas paralisações é crime e nós não podemos permitir. Todas as atitudes que eu tomei, tomaria novamente se fosse necessário”.

A ex-presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos, Mary Regina, acabou se fortalecendo e se elegeu vereadora em Natal. O senhor a vê como uma aliada ou uma inimiga da PM?

Eu a vejo como uma ex-integrante da PM, que deixou de ser policial militar porque praticou ações indevidas e inadequadas ao convívio policial militar.

Essa análise é em relação à policial. E em relação à pessoa da vereadora Mary Regina?

Não tenho nada contra. Nada, nada. As decisões que tomei foram como comandante geral, e tomaria novamente. Não há intriga pessoal de minha parte. Agora se há por parte dela, é problema dela. A minha conduta de vida é pautada nesse regramento: se há problema, tenho que resolver”.

E como o senhor vê a política dentro da Polícia Militar?

Política dentro da Polícia Militar hoje, diante do cenário brasileiro, é necessária. Agora política é uma coisa e movimentação sindicalista é outra totalmente diferente. Você querer fazer movimentação política para se arvorar e ser político eu não admito. Admito ser político, mas siga os caminhos naturais da política, sem fazer uso da massa policial militar para tal desejo”.

O senhor tem ambições políticas?

“Não. Admiro, mas não é minha praia. Admito que já foi sondado, mas não tenho estrutura. Não entro em combate para perder”.

Como o senhor analisa a segurança pública em nosso Estado hoje?

Segurança pública não se faz só com polícia. É com polícia também. Temos que ter investimento qualificativo e ininterrupto. Investir em armamento, em viaturas e também em educação e no combate às drogas. E não é só aqui não. O Brasil precisa acordar para a epidemia do crack. Essa droga, que vicia em oito segundo, está desgraçando o nosso país, destruindo famílias.

Existe grupo de extermínio dentro da Polícia Militar?

Não. O ônus da prova cabe a quem acusa. Quem está dizendo que tem grupo de extermínio, que aponte os nomes para que tomemos as devidas providências. Quando nós tomamos conhecimento, à época que eu comandava o Policiamento da Capital, demos à sociedade a resposta que ela queria. Responsabilizamos todos eles e entregamos às leis brasileiras, entregamos à Justiça. Agora você dizer hoje que tem grupo de extermínio, me aponte, me dê os nomes para que a gente tome as devidas providências. Aí eu lhe digo: o ônus da prova cabe a quem acusa. Na qualidade de policial, na qualidade de comandante, na qualidade de delegado, seja a autoridade que for, principalmente policial, você não pode estar dizendo que tem grupo de extermínio porque você tem a obrigação de tomar as providências, de prender”.

Mas existem policiais envolvidos com crimes...

Existem indícios. Os que estão envolvidos com crime e que chegou de forma concreta para gente, tomamos as providências. Já excluímos, inclusive. No meu comando foram excluídos cerca de 66 policiais por comportamento inadequado. São pessoas envolvidas com extorsão, homicídio, desertores, pela Lei Maria da Penha...

Em relação àquele episódio ocorrido no final do ano passado na festa de formatura dos novos oficiais quando o senhor foi filmado dançando no palco, o que o senhor aprendeu com aquilo?

Ali foi uma atitude impensada de quem assim o praticou. Não creio que ele não tenha feito por maldade. Eu acho que a intenção dele foi outra e não de dar a conotação e a repercussão que foi dada porque nós estávamos ali numa festa de caráter particular e privado, festa da Polícia Militar onde você teria se divertir fardado e estavam todos fardados. O que eu fiz foi atender a um convite dos cadetes, que me colocaram como paraninfo da turma, de descer do pedestal de comandante e voltar a ser aspirante aos lado deles. Foi o que eu fiz. Voltei a 1980, quando fui aspirante também”.

Faria novamente?

Sem sombra dúvidas.

Não ficou nenhuma mácula na sua imagem?

Não. Barack Obama quando assumiu o governo dos Estados Unidos dançou. E eu não posso dançar não?

Há uma semana, durante solenidade em Mossoró, a governadora Wilma de Faria anunciou o nome do coronel Francisco Canindé de Araújo para substitui-lo. Chegou a se comentar que o senhor teria ficado chateado. O que realmente aconteceu?

Durante a inauguração do Centro Clínico da PM, aproveitei e fiz um discurso em tom de despedida dos meus policiais que trabalham no Oeste. Sou consciente de que existe hora para chegar e hora para sair. Ao longo de cinco anos eu entendo que este é o momento de deixar a instituição para que outro companheiro dê continuidade ao trabalho, se possível, aperfeiçoando-o.
Fonte: Tribuna do Norte

TRAFICANTE DE DROGAS É MORTO EM PLENO EXERCÍCIO DO TRÁFICO EM CAIÇARA DO NORTE

O Traficante de drogas conhecido por "Eliano ou Elione" foragido do presídio de segurança máxima de Alcaçuz, encontrava-se mantendo o abastecimento de drogas nas cidades de Caiçara do Norte e cidades circunvizinhas quando a Polícia Militar recebeu a informação que o mesmo encontrava-se comercializando o referido produto nas proximidades do morro na orla marítima, próximo ao balneário do italiano. Quando a Polícia Militar chegou ao local comprovou a veracidade dos fatos quando foi dado a voz de prisão, Elano revidou com tiros contra os policiais . O mesmo estava em companhia de Lucinaldo Martins da Silva vulgo"Lú" que informou a polícia que era viciado e estava comprando apenas uma pequena quantia para manter seu vício. No momento que a policia chegou ao local o mesmo reagiu conforme expôsto antes e correu com destino ao mar e adentrou na água deixando uma bolsa com 140 pedras de crack e aproximadamente meio Kg de maconha. A polícia Militar pegou um barco motor emprestado com um pescador e saiu a procura do indivíduo que continuou atirando contra os policiais. Segundo informações o mesmo teria insistido na fuga. A PM local ainda tinha tentado jogar uma corda para resgatá-lo para dentro do barco, tendo o mesmo submergiu totalmente não sendo mais visto pelos policiais. No outro dia o corpo do traficante "Elano" foi encontrado e liberado para seputamento. O fato se deu no dia 29 de março, às 16h00min,  na cidade de Caiçara do Norte-RN.

PLANTÃO POLICIAL MOVIMENTADO NESTE FINAL DE SEMANA EM JOÃO CÂMARA

FURTO: (02-04- Sexta Feira)

 Por volta das 17:Hs a pessoa de Renildo de Araújo Dantas, conhecido por " Bia" de 32 anos residente nesta cidade, praticou  furto de uma (01) ovelha do quintal da pessoa de Francisca Edione Barbosa. Familiares e populares sairam em persseguição ao acusado na tentativa de detê-lo, tendo o mesmo escapado e fugido para as margens do açude grande, que persseguido novamente por populares logo foi localizado e detido pelos mesmos e entregue a guarnição da Polícia Militar que já havia sido solicitada. O mesmo foi conduzido a delegacia com algumas escoriações nas costas devido o uso da força que os populares usaram para contê-lo. Bia é um grande conhecido da polícia por praticar pequenos furtos na cidade.

AGRESSÃO FÍSICA: (03-04-Sábado)

Por volta das 17: 20Hs, a  pessoa de Francisco Moreira da Silva tentou contra a vida de Diva Carlos da Silva com uma barra de ferro, sendo impedido pela filha do casal, onde chamou a polícia no local. A mesma estava de costa despercebida quando a filha notou a atitude do pai, gritando automaticamente e tomando a referida ferramenta.
O mesmo foi detido pelo Sd Nunes e patrulheiros (Sd Góis e Sd Ferreira) e conduzido a delegacia, tendo a filha ao chegar na delegacia, convencido a mãe a não registrar a queixa contra o mesmo. Sendo assim o agressor livrou-se de ser enquadrado na lei Maria da Penha e em seguida ganhou a liberdade. A vítima e agressor residem ao lado da 2ª Companhia de Polícia no bairro de Vila Nova.

PROSTITUIÇÃO DE MENORES: (03-04-Sábado)

Por volta das 16:Hs e 50 min, a senhora Maria Francinete Dias da Cruz, professora,  residente na rua Irmã Maria José, nº 236 na cidade de Ceará Mirim procurou a guarnição de serviço para acompanhá-la até um local conhecido como "bar do Nivaldo" no Brejindo II, na tentativa de localizar sua filha menor de 14 anos que segundo informações estava se prostituindo. A guarnição esteve com a solicitante  no local, mas não tiveram êxito. Segundo Sd Nunes a mesma teria evadido-se do local. Sendo a mesma orientada pelos policiais a procurar o conselho tutelar da cidade de Ceará-mirim e a promotoria da infancia e da juventude.

ASSALTO A MÃO ARMADA: (03-04-Sábado)

Às 20:Hs e 40 min dois elementos encapuzados numa moto não identificada, assaltaram o vídeo game da pessoa de José Jailson Dionízio Gonsalves, localizado na rua Pedro torquato. Os mesmos chegaram com arma em punho e anuciaram o assalto, levando do interior do estabelecimento comercial 03 Playstation (GAMES)  com os controles. Um dos elementos de blusão preto ficou esperano na moto dando cobertura o comparsa, que  após o delito fugiram com destino ingnorado. A polícia Militar fez ronda na cidade a procura dos elementos mas não foram localizados.

CASA INCENDIADA - (03-04-Sábado

Pela madrugada, precisamente às 02:horas e 20 min, foi acionada uma  guarniçao da polícia Militar pela senhora Elione dos Santos Oliveira queixando-se contra seu cônjuge conhecido por "Fone" que segundo ela, revoltado com o fim do relacionamento ateou fogo em sua residência localizada na rua Bolívia nº 17, no bairro do CEAC, onde ela e duas crianças estavam dormindo no interior da casa. A mesma entrou em desespero, sendo acalmada pela policial de plantão Cb Sandra. A guarnição de serviço comandada pelo Sd Nunes, Sd Ferreira e Sd Góes, estiveram no local controlando o incêndio. Populares ajudaram os policiais carregando baldes de água para controlar o incêndio. O corpo de bombeiros foi acionado, mas quando chegou o fogo já tinha sido controlado.

ASSALTO A MÃO ARMADA II - (03-04-Sábado)

Por volta das 02: Hs da manhã, três elementos armados montados em duas motos, uma pop preta e outra twister fizeram vários assaltos simultaneo na cidade, tomando tênis, celulares e roupas de pessoas que circulavam na cidade. Algumas das vítimas foram abordadas no bairro são francisco, onde os elementos deixaram as vítimas só de cuecas, levando todos os seus pertences, são elas: Alderi Pereira dos Santos de 19 anos, residente na rua João Pessoa-886, Centro, e Gutemberg de Melo Soares, 20 anos, residente na rua Virgílio Urbano, 345 - Bairro de São Francisco. No momento desta oorrência a VTR de serviço encontrava-se numa ocorrência de incêndio no bairro do CEAC. Logo após o controle do incêndio a guarnição fez rondas, mas os elementos já tinham evadido-se da cidade. Não foi possível identificar as placas das duas motos, segundo as vítimas os elementos eram indivíduos de fora e não da cidade de João Câmara. As vítimas foram orientadas a procurar a delegacia de polícia civil e prestar depoimento e fazer  o boletim de ocorrência.