terça-feira, 6 de abril de 2010

Padilha prepara Tropa de Elite 2


José Padilha finalmente abre o set de “Tropa de Elite 2” para a imprensa.
José Padilha termina a filmagem na sexta-feira (09). As grandes cenas de ação ficaram para trás e a cena deste domingo de Páscoa passa-se no presumível 3º Congresso de Direitos Humanos. O professor Fraga faz sua exposição sobre a conta perversa que caracteriza o Brasil atual. ‘Fraga’ é interpretado por Irhandir Santos, que você já viu em “Besouro”, como Noca de Antonia, inimigo do herói. Na plateia, formada preferencialmente por jovens - Fraga é professor de história, no curso de jornalismo -, está o personagem real, que o inspirou. O sociólogo e deputado Marcelo Freixo. O discurso de Fraga reproduz palestras de Freixo. O Estado brasileiro gasta uma miséria com escola e saúde. Para manter uma criança na escola, despende oito vezes menos do que para manter um preso (somente) no sistema carcerário. Além de caro, ele é inoperante. Pior - opera em sentido contrário. O sujeito que rouba um celular sai lá de dentro formado em crimes muito piores (e mais violentos). E a população carcerária não para de crescer.

Hoje, são mais de 400 mil encarcerados. A conta perversa - a população brasileira dobra a cada 50 anos; a carcerária, cada 8. “E ainda tem gente que diz que o Brasil é o País da impunidade. Pode ser para uma determinada faixa, mas não para os pobres”, Fraga sintetiza seu discurso. O sistema carcerário reproduz a sociedade que o criou. Fraga mostra a maquete de Bangu 2, onde estão presos os 40 homens considerados mais perigosos do Rio.

No intervalo, várias emissoras, no Brasil e no exterior, quiseram transformar “Tropa de Elite” em série. Uma pesquisa do Ibope mostrou que o Capitão Nascimento, interpretado por Wagner Moura, povoa o imaginário dos brasileiros. Sete entre dez pessoas nas grandes cidades já ouviram falar nele. O diretor Padilha e seu sócio, Marcos Prado, perceberam que nunca teriam controle sobre a série, porque as condições da mídia TV são diferentes (“Não estou nem criticando”, diz Padilha).

Ele é obcecado pela realidade”, diz o diretor de fotografia Lula Carvalho. De novo, ele filma com a câmera na mão, seguindo os atores (o filme deve ter uns 3% de câmera no tripé, ele diz). O plano deste domingo é filmado como sequência, um prodigioso plano de 4 minutos que Padilha e Daniel Resende vão desconstruir na montagem. É muito comum ver, no set, Padilha e Lula Carvalho cochicharem com Resende.

O montador de “Cidade de Deus” e Tropa 1 está presente o tempo todo na filmagem. Padilha já filma discutindo opções de montagem com ele. O set fechado alimentou todo tipo de boataria sobre o filme. O Coronel Nascimento não é secretário de Segurança, ao contrário do que você leu por aí. Muita informação errada tem circulado na imprensa. O filme tem um blog - www.tropa2.com.br - e também está no facebook, orkut, twitter, flickr e myspace. “A essência do personagem e do seu embate contra o crime estão de volta”, garante o diretor. “O que muda é a abordagem. As questões familiares e profissionais convergem. Agora, é pessoal .
Cenários do Tropa de Elite 2
 Qual o lugar mais apropriado para se rodar o longa que conta a vida dos policiais de operações especiais? O BOPE, claro. E foi justamente o que aconteceu nesse fim de semana. Nascimento e companhia desembarcaram na sede do Batalhão, em Laranjeiras, Rio de Janeiro, para filmar cenas de Tropa 2. Mais de cem policiais recrutados pelo CATI estiveram lá. Ficava até difícil de distinguir os caveiras de verdade dos da ficção.
Em Tropa 2, os homens de preto estão ainda mais treinados. Conheça abaixo alguns dos atores que estavam no primeiro filme e voltam a vestir a farda preta do BOPE. No vídeo, eles comentam sobre a preparação de elenco, a expectativa de participar do longa e o que aprenderam para se tornarem verdadeiros caveiras.
Homens de Preto "Tropa de Elite"
                                                                    Caveiras
Martin Trujillo comanda a caracterização de Tropa 2
No set, em sequências que envolvem ferimentos, tiros, sangue, explosões e corpos queimados é mais do que comum escutar o nome dele no set. Vejam as fotos no blog e nas outras mídias sociais. Crédito: Prazeres Barbosa.
Presídio é construído para o Filme Tropa de Elite 2
Quem assistir ao “Tropa de Elite 2” nos cinemas, no segundo semestre deste ano, vai conferir em uma das sequências um presídio inteiramente construído para o filme. Baseado na arquitetura do famoso Bangu I, o cenário tem 500 m². Veja abaixo imagens internas do presídio:

imagens dos presidiários no filme T2


Fonte: www.tropa2.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário