quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Macau espera receber 300 mil foliões para o 'carnaval na terra do sal'

Grafith promete mais uma vez arrastar a multidão durante o mela-mela. Festa começa no dia 28 de fevereiro e vai até o dia 5 de março.

Macau fica a pouco mais de 170 quilômetros da capital potiguar e tem a expectativa de atrair mais de 300 mil pessoas por dia. Para o carnaval de Macau considerado um dos maiores do estado - foi construído um anel viário com 6 quilômetros de extensão.

Para este ano, uma das principais atrações será mais uma vez a banda Grafith, que promete arrastar a multidão durante o tradicional mela-mela, marca registrada do carnaval da cidade.

Durante quatro dos seis dias de folia, a festa começa na praia de Camapum, a partir das 12h, onde haverá encontros de paredões de som e apresentação de Djs.

À noite, o ponto de encontro dos foliões é a Praça da Conceição, onde haverá frevo e apresentação de bandas e artistas locais.

'Mataram uma criança de 6 anos linda', diz pai de menina baleada no RN

"Vocês mataram uma criança de 6 anos linda. Vocês me mataram. Foi o que vocês fizeram". As palavras emocionadas são de Airton Pedro Marcelino, pai da menina Letícia Marcelino, que morreu na tarde desta quarta-feira (26) vítima de um tiro na cabeça durante uma tentativa de assalto que aconteceu em Parnamirim, cidade da Grande Natal. 

Letícia Marcelino - 06 anos
foi baleada na cabeça durante um assalto na Grande Natal.

Do G1 RN

A menina estava internada no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, mas não resistiu ao ferimento. O velório e enterro do corpo da menina acontecem nesta quinta (27), em Macaíba, também na região metropolitana da capital potiguar.

Airton é empresário e era ele quem dirigia o carro no momento do assalto. Em entrevista exclusiva à Inter TV Cabugi, o pai cobra justiça. "Eu clamo por justiça. Se os homens não conseguirem fazer justiça, eu acredito na justiça divina", disse, emocionado.

A pediatra de plantão do Hospital Walfredo Gurgel, Jussara Cerqueira Maia, disse que a bala atravessou a cabeça da menina, o que ocasionou uma grande lesão. Letícia passou por uma cirurgia ainda na madrugada da quarta para retirar estilhaços do projétil e ficou em estado grave durante todo o período em que estave internada. Ela morreu por volta das 15h30.


As palavras são do empresário Cleiton Estevam Marcelino ao falar sobre o assassinato da sobrinha. Ao G1, o tio relatou que o irmão dele, Airton Pedro Marcelino, foi buscar a filha junto com a mulher. "A casa fica ao lado do Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. De lá eles saíram de carro por trás do parque e aconteceu tudo", contou.

Quando o veículo onde a família estava ultrapassou um ônibus, Cleiton afirma que o irmão se deparou com suspeitos armados do lado de fora de um carro, que estava parado na rua com o farol alto. "Ele ficou assustado e dobrou. Começaram a atirar, mas só uma bala acertou. Atravessou o vidro traseiro e pegou na cabeça da minha sobrinha", contou Cleiton.

O crime

Letícia Marcelino foi baleada na cabeça após uma tentativa de assalto na noite da terça-feira (25). Segundo a Polícia Militar, a criança estava no carro com os pais quando homens armados tentaram roubar o veículo da família.

De acordo com tenente Johnatan Campos, do 3º Batalhão da PM, o crime aconteceu na avenida Perimetral, no conjunto Vida Nova. "Os criminosos abordaram o pai da menina e pediram o veículo. Ele teria tentado arrancar com carro. Foi quando os suspeitos atiraram, acertando a cabeça da criança", disse o policial militar.

Polícia apresenta Plano de Segurança e reforço para o Carnaval 2014

Nesta quinta-feira (27), a Secretaria Estadual de Segurança Pública divulgou o plano de segurança para o Carnaval 2014. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, informou, por exemplo, que, ao todo serão empregados como reforço diariamente cerca de 2,4 mil policiais militares em todo o Estado.

Desse total, 800 serão destinados à reforçar a segurança no Carnaval da Região Metropolitana e 1,6 mil no interior do Estado, em todas as modalidades de policiamento ostensivo. Na oportunidade, o coronel PM Freitas, comandante do CPRE, anunciou a realização da Operação Lei Seca em todos os dias do Carnaval em diversos locais do Estado, além dos dados das apreensões realizadas pelo CPRE no início do ano.

"A Polícia Militar está preocupada em garantir a segurança de todos os foliões que irão brincar o Carnaval",
declarou o Comandante Geral da PM.

Coronel Araújo poderá assumir a Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social

Outra informação que também está bombando no Facebook é que Aldair Rocha deixará  o Cargo de Secretário de Segurança Pública do Estado, e o Coronel Araújo é o mais cotado para substituí-lo.

Segundo Informações o Secretário Estadual de Segurança e Defesa Social, Aldair Rocha, deixará a pasta para ser candidato a Deputado Estadual. Presidente Estadual do PTB, o pleito deste ano será a estreia de Aldair Rocha na postulação a um mandato.

Para Secretaria de Segurança o nome mais cotado é do comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Francisco Araújo. Segundo publicação feita por Anna Ruth Dantas no Panorama Político.

Será?

A informação que "rola" nas redes sociais é de que Rosalba Ciarline ofereceu o Comando da Polícia Militar ao Coronel QOPM Freitas.


Para ganhar a simpatia da tropa ele começo bem - Está dando aquela "Forcinha" aos praças no que se refere a Lei de Promoções. Há boatos, que ele Já condicionou o encaminhamento da Lei de Promoção a Assembleia Legislativa.

LEI DE PROMOÇÃO: Militares levam bolo à Governadoria ao completar 1 ano de trâmite do Projeto

Um protesto em alusão a um ano desde que os militares protocolaram a proposta da Lei de Promoção de Praças levou os policiais e bombeiros a realizarem uma carreata até a Governadoria, na tarde desta segunda-feira (24). Fazendo referência a esse “aniversário” de um ano, os militares levaram um grande bolo para “celebrar” a falta de compromisso do Governo do Estado em dar celeridade ao processo.


Roberto Campos, presidente da Associação dos Soldados e Cabos da Polícia Militar do RN, o Governo do Estado tem dado o silêncio como resposta a esse pedido dos milhares de militares do Estado. “Por esse motivo, viemos aqui hoje partir esse bolo para lembrar o descaso com que é tratada a segurança pública do Rio Grande do Norte e os profissionais desse segmento”, declara.

Além de realizarem a carreata com o bolo até a Governadoria, os policiais e bombeiros militares estiveram reunidos em assembleia no Clube Tiradentes, onde mais uma vez debateram sobre ações para cobrar da governadora Rosalba Ciarlini o envio do projeto da Lei de Promoção dos Praças para a Assembleia Legislativa.

“Não cansamos de dizer que o Rio Grande do Norte é o único estado do Brasil onde existe essa defasagem profissional. Hoje, nós temos casos de soldados que passam 30 anos sem nem um tipo de promoção, o que é inaceitável em qualquer área profissional”, completa o presidente da ACS-PM, soldado Roberto Campos.

Por ACS/PortalBO

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Governo anuncia pagamento de servidores de forma escalonada para fevereiro

Sem divulgar o calendário anual de pagamento dos servidores desde o ano de 2013, o Governo vem divulgando mês a mês o pagamento dos servidores públicos, o que gera uma relativa insegurança quanto à data.

Conforme vem acontecendo nos meses anteriores, o Governo do Estado mais uma vez anunciou o pagamento dos servidores estaduais no mês de fevereiro de forma escalonada, ou seja, uma parte dos servidores receberão primeiramente e os demais apenas no dia 10 do mês subsequente.

De acordo com a nota emitida pela Assessoria de Comunicação do Governo, 97% dos servidores estaduais, incluindo todos os servidores da saúde, segurança, educação, UERN e servidores que recebem até R$ 5 mil líquidos, receberão na próxima sexta-feira (28).

Enquanto os demais servidores que recebem acima de R$ 5 mil líquidos receberão apenas no dia 10 de março(segunda-feira pós carnaval).

A realização do pagamento de forma escalonada contraria a Constituição Estadual, a qual prevê em seu art. 28, §5º, que “os vencimentos dos servidores estaduais, da administração direta e indireta, autárquica, fundacional,são pagos até o último dia de cada mês, corrigindo-se monetariamente os seus valores, se o pagamento se der além do prazo”.

Glaucia Paiva

Cabo PM Junior - A frente da Guarda Municipal de Guamaré

Prefeito da Cidade Guamaré designou o Cabo Junior para o cargo de Comandante da Guarda Municipal, subordinada a Secretaria Municipal da Chefia do Gabinete Civil.

Imagem - Guamaré em Dia

O Policial José Lopes da Cunha Junior, "Cabo Junior" é dotado de muita experiencia no âmbito da segurança pública. Sua experiencia se estende desde os treinamentos táticos, até o cumprimento de missões dentro da Força Nacional por todo Brasil. 
A portaria já está publicada no Diário Oficial do Município.

Parabéns Cabo Junior e boa Sorte!

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Operação policial em Taipú recupera Moto roubada e apreende armas brancas e drogas

O Comandante do 2º Pelotão em Taipú Aspirante Herculano, realizou na noite desta segunda feira (24), uma operação policial no distrito Serra pelada município de Taipú.  O objetivo da operação era identificar veículos roubados e a comercialização de tráfico de drogas através de abordagens a pessoas e veículos.




Segundo o Aspirante Herculano, os policiais foram informado por populares através de ligações telefônicas que havia pessoas suspeitas do crime adentrando no distrito com drogas.

A ação destes, era mais evidente nos dias de 2ª Feiras, enquanto era realizada na comunidade, especificamente no "bar da galega" a festa denominada "A segunda da ressaca"

A ação policial deu início as 23 horas, com um efetivo de 10 Policiais Militares ocupando carros descaracterizados com a finalidade de surpreender os indivíduos.



Saldo da operação - 01 Moto recuperada - YBR Factor/preta-ano 2010 e placa NNX 5990.

Quatro armas brancas apreendida, maconha e crack, uma soqueira, e duas pessoas detidas suspeitos de envolvimentos.

O serviço só foi executado com sucesso graças a parceria das  OPM's  de Taipu e Poço Branco, que uniram-se as forças para fortalecimento da equipe.

Sob o comando do Aspirante Herculano Participaram da operação os seguintes Policiais Militares: 

2ª Sargento Neto;  2º Sargento Galdino;  Soldado PM Abrão;  Soldado PM Pontes;  Sd PM Leandro;  e os Soldados PM's do destacamento Policial de Poço Branco Soldado PM Santiago e Soldado PM Varela.




 


Todo material apreendido, inclusive as duas pessoas detidas foram conduzidas ao pelotão para serem apresentadas ao Delegado regional para as providência cabíveis.


A moto com queixa de roubo faltou combustível durante a condução da mesma 
para o Pelotão. Visto isto, ela foi conduzida  pelo Soldado Abraão com muito esforço


Outras abordagens também foram realizadas no centro da cidade de Taipú, porém estava tudo em ordem - Sem alterações.




O Aspirante aproveitou o ensejo e orientou ao dono do bar sobre o alvará de funcionamento e o perigo da insegurança pública no local, tendo em vista o ambiente não ter segurança durante o evento. Alertou jovens, alguns menores de idade em relação aos riscos que correm em locais vulneráveis ao crime.

Aspirante PM Herculano e o dono do estabelecimento comercial

Jovens ouvido atentamente as orientações do Aspirante


Parabéns a todos pelo bom trabalho desemprenhado na localidade de Serra Pelada Município de Taipu na noite de ontem.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Policiais de Macau não perde tempo - Prenderam "Neguinho"

Foi preso nas últimas horas em Macau-RN, ALEX conhecido popularmente como "NEGUINHO" . O mesmo foi flagrado pela guarnição do Sargento PM Sgt Jonhny e Soldado PM Eliel portando uma arma de fogo.



O Meliante estava na praça do cemitério quando foi abordado pela guarnição. Após receber voz de prisão, os policiais militares o conduziu até a  Delegacia Regional para a lavratura do flagrante. 

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Casal preso com maconha e crack no Porto de São Pedro em Macau

Ontem (22), o carnaval de um casal de traficantes em Macau terminou mais cedo, na verdade nem começou.

Kennedy e Natália
 
O GTO MACAU após receber denúncia anônima de que na vila do Bigode próximo a quadra de esportes da escola Clara Tetéu, havia um casal comercializando entorpecentes deslocou-se até o referido local sob o comando do Subcomandante de Macau "Tenente Sidcley" para averiguar a denúncia.

A guarnição do GTO ao adentrar a vila do Bigode, com a permissão dos moradores, avistou um casal em atitude suspeita no quarto de número 09, os mesmos se tratavam de Kennedy, 20 anos e Natália, 21 anos. Ambos já estavam sendo monitorados pela setor investigativo da Polícia Militar por denúncias de tráfico de entorpecentes.

Dentro da residência dos mesmos foram encontrados: uma pedra de Crack de aproximadamente 3,5 gramas; 230 gramas de maconha; uma faca utilizada no corte do entorpecente; três celulares, R$ 1.781,00 em cédulas fracionadas, sendo a maioria em cédulas de R$ 2,00 e aproximadamente R$ 40,00 em moedas.

O casal recebeu voz de prisão e foram conduzidos para a 5ª DRP de Macau para os procedimentos cabíveis.

Do GTO Macau

Quatro elementos presos após tiroteio em Tabatinga Alto do Rodrigues

Na tarde de sábado 22,  o Sargento PM Leonês foi informado de um tiroteio nas proximidades do cemitério João Mucuripe no distrito de tabatinga, zona rural de Alto do Rodrigues, que segundo as informações recebidas, dois indivíduos em uma moto atiravam enquanto perseguiam um carro Ford Ka conduzido pelo jovem por nome de João Paulo, 26 anos.

João Paulo -  Vitima de tentativa da homicídio

Alderir, 33 anos, Felipe de 23 e Francisco Tomaz vulgo Chagas doido 

Sgt PM Leonez e as armas apreendidas

O sargento Leonês ao identificar João Paulo, que já estava em sua residência, falou aos policias que tinha sido vítima de uma tentativa de homicídio e que pra não morrer revidou contra seus agressores. Com João Paulo foi encontrado um revólver calibre 38, e por esse motivo o mesmo foi preso em fragrante por porte ilegal de arma de fogo. A vítima de tentativa de homicídio falou que a perseguição começou em frente ao cemitério e só terminou a mais ou menos uns quinhentos metros quando perdeu o controle do veiculo.

Os policias ao averiguarem a informação de que os suspeitos estaria escondido no distrito de Ponciana em Alto do Rodrigues. Na busca os policiais encontraram os três indivíduos próximo a Igreja Assembléia de Deus - camuflados em uma área escura do local. Com o trio os policiais aprenderam um revólver calibre 38, uma trouxa de maconha e R$ 412,00 em dinheiro.

Os três presos na tentativa de homicídio são: Alderir de 33 anos, Felipe de 23 anos e Francisco Tomaz de Oliveira conhecido por Chagas doido que falou também que "João Paulo teve sorte e o blog teve azar de não fazer uma matéria com ele morto" e deu risadas em seguida.

Sargento Leonês diz “sei que é difícil um sargento botar ordem em uma cidade que encontrava-se sem leis, mas não é impossível. Mas, vale salientar que é uma minoria que atrapalha meu serviço”.



Falandoirreverente/Focoelho.com

MENOS ARMAS, MAIS MORTES

A disparidade entre as razões forma uma equação trágica e preocupante. 


O número de armas de fogo em circulação do Rio Grande do Norte sofreu significativa queda nos últimos 25 meses, quando foram apreendidos 1.971 revólveres, pistolas, espingardas e até fuzil. Na contramão, o quantitativo de homicídios com uso de tais artefatos continua crescendo. 

Em uma década, o número de crimes violentos letais por arma de fogo no estado aumentou 262%, saindo de 380 registros em 2003 para 1.376 no ano passado.

Há uma década, o então presidente Luis Inácio Lula da Silva promulgou o Estatuto do Desarmamento, que instituiu regras relacionadas ao registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição. 

O conjunto de leis, desconhecido por muitos, é criticado por não ter “resolvido” a questão da escalada da violência no país. As tentativas não cessaram. Em 2005, após um referendo nacional, o comércio de armas e munições foi proibido no país, com 61,98% dos votos.

Tenente-coronel relata seus 25 anos de PM

Comandante Alvibá GomesO tenente-coronel Francisco Alvibá Gomes, comandante do Segundo Batalhão da Polícia Militar de Mossoró (2º BPM), completou recentemente 25 anos de serviços prestados à corporação. Em visita recente ao jornal O Mossoroense, ele falou de toda sua trajetória até chegar ao comando de um dos batalhões mais importante do Estado.

"A Polícia Militar é minha vida. Faz parte da minha história e foi nela que consegui me projetar em uma carreira de serviços prestados à segurança do nosso Estado", disse. Considerado pela PM como pacificador, o tenente-coronel 
Alvibá foi responsável por colocar ordem em cidades violentas, principalmente na região do Alto Oeste, onde comandou batalhões como os de Pau dos Ferros e Alexandria. 
"Quando cheguei para trabalhar em Pau dos Ferros em 1994, onde comandei o 7º BPM, peguei a cidade com alto índice de violência e era um desafio reduzir a criminalidade. Para se ter uma ideia, o município tinha uma média de 20 assassinatos por ano e com muito trabalho ostensivo e repressivo conseguimos acabar com a criminalidade. Pau dos Ferros hoje é uma das cidades mais pacatas do Rio Grande do Norte", explicou.
Problema semelhante foi enfrentado em Alexandria, onde a pistolagem, associado a brigas de famílias, fazia com que a violência imperasse na região. "Graças a um trabalho sério conseguimos reduzir os índices e colocamos na cadeia muitos criminosos. Fico feliz porque participei da pacificação de duas cidades violentas, que hoje têm uma nova trajetória e história diferentes", destacou.

Trabalho de aproximação da PM com a sociedade tem resultado e efeitos satisfatórios

Mesmo diante de todas as dificuldades enfrentadas pela PM, o trabalho de aproximação com os segmentos da sociedade tem surtido efeitos satisfatórios e uma maior interação com a população.
"Hoje a Polícia Militar está em todos os bairros da cidade. Nós estamos nas escolas, nos postos de saúde, nos hospitais, nas ruas e bairros. 

Em todos esses lugares que a PM chega é bem recebida por homens e mulheres de bem. Mesmo temendo a criminalidade, há pessoas que ajudam ao trabalho dos policiais, denunciando e fornecendo informações que possam ser importantes no combate ao crime", frisou.

Para o coronel, o trabalho de aproximação da PM com a sociedade facilita ainda mais a ação policial. "Não podemos deixar de atender bem à sociedade, pois a polícia está nas ruas para garantir a segurança das pessoas e não para colocar medo", concluiu.

"A impunidade é geradora de novos crimes", diz comandante

Há pouco menos de três anos à frente do 2° BPM, o tenente-coronel Alvibá tem enfrentado uma onda de crimes violentos em Mossoró, onde em pouco mais de dois anos ocorreram mais de 350 assassinatos, que torna o principal município do Oeste potiguar um dos mais violentos do Nordeste. Para o oficial, quatro fatores contribuem para essa onda de crimes: ação tática da PM, investigação, sistema prisional e políticas com leis mais rígidas.


"Esses quatro fatores hoje já estão superados e precisam com urgência serem modificados. Temos leis que protegem o menor infrator e se formos olhar à realidade, a cidade tem adolescente com mais de 15 assassinatos nas costas. Isso tem de mudar. Se hoje um menor é apreendido cometendo um crime, imediatamente é posto em liberdade, aflorando a sensação de impunidade e ele vai voltar a praticar outros crimes, uma vez que não teve punição. A impunidade é geradora de novos crimes, uma vez que o criminoso não sente o peso da justiça aí volta a deliquir".


Para o comandante, outro fator que pesou para o aumento da criminalidade foi o avanço das drogas, em especial o surgimento do crack, que desencadeou uma série de problemas à sociedade. "O surgimento do crack foi um avanço na criminalidade, não só em homicídios, como também em roubos e furtos. O crack é uma epidemia que veio para exterminar as famílias, a sociedade, de uma forma em geral. O mais preocupante é que você não ver o consumo de crack só na periferia, mas sim em todas as camadas sociais e em todos os bairros da cidade", relatou.

Falta de contingente compromete funcionamento da Polícia Militar, na visão do comandante Alvibá

Preocupado com a falta de pessoal para suprir a necessidade de homens nas rondas ostensivas e repressivas em Mossoró, o tenente-coronel Francisco Alvibá Gomes, comandante do 2º BPM, destaca que um dos problemas da segurança pública é a falta de contingente da PM, uma vez que em todo o Estado há um déficit de mais de três mil policiais.


"Hoje existe uma defasagem de mais de três mil policiais no Rio Grande do Norte, inclusive o comando-geral da PM já está com tudo pronto para um concurso público, que só não o fez ainda devido ao limite prudencial do Estado. Aí, diante dessa falta de pessoal, 


Para Alvibá, a falta de estrutura da PM reflete na hora de realizar operações. "Se você vai realizar as operações e tem que usar veículos com pouco combustível, pneus lisos, carros sucateados, com certeza o trabalho vai ter o resultado abaixo do esperado. Comparo a PM a uma empresa, que tem de vender seus produtos. O nosso produto é a segurança pública que temos que vender à sociedade e se isso não for feito de forma eficaz, vamos perder espaço para a criminalidade, esse é o problema".