sábado, 15 de maio de 2010

QUADRO DE VAGAS DA POLÍCIA MILITAR DO RN - INFORMAÇÕES DO CABO HERONIDES


Existe atualmente na polícia militar do RN, um número grande de vagas nos quadros de cabos e sargentos, e estas vagas serão possivelmente ocupadas no decorrer deste ano. Isto está acontecendo pelo simples motivo de ser ano eleitoral e existirem vagas.

Vagas existentes:
Subtenentes: 49
1º Sargento: -38
2º Sargento: 74
3º Sargento: 667
Cabos: 810
Cabos Excedentes (Jurunas): 336

As vagas de subtenentes e 2º Sargentos não foram ocupadas devidos os 1º e 3º Sargentos não terem cumprido o interstício.

MOBILIZAÇÃO

A luta pelo concurso, plano de carreira e as promoções por tempo de serviço a partir de soldado foram de todos os policiais militares deste estado através das associações.
O idealizador de tudo isso são os policiais militares do RN.

DECRETO

Nesta segunda-feira (17), será assinado um decreto que regulamenta a entrada na Polícia Militar do RN somente como soldado e oficial, e estabelecerá requisitos para os concursos de cabos e sargentos.

CONCURSO

As vagas para o quadro de Cabos e Sargentos serão preenchidas por policiais militares que tenham tempo de serviço e por concurso interno. Obedecendo ao critério de 50% das vagas oferecidas para ambos os casos.

Serão aptos a realizarem o concurso:

Sargentos: 5 anos de serviço (cabo ou soldado) – Até 2005
Cabos: 3 anos de serviço (soldado) – Até 2007

ILEGALIDADE

No Brasil existem muitas Leis e Decretos que não funcionam devidos os legisladores criarem e aprovarem sem terem conhecimento do plano jurídico existente no Brasil. Este Decreto é mais um que não irá ser aplicado do jeito que estar por não tratar com igualdade as pessoas envolvidas.
As critérios para a realização do concurso de Cabos e Sargentos são ilegais no ponto de vista jurídico, desde o momento que estabelece tempo de serviço diferentes para realização dos dois concursos.
Outra diferença existente ocorre no concurso para oficial, já que não a critério de tempo de serviço para a realização do concurso. Foi visto que, existem três critérios diferentes para realização dos concursos. Demonstrando desigualdade na sua seleção, ou seja, tornando ilegal o decreto perante o valor constitucional da igualdade.

É correto haver acesso de uma pessoa da sociedade civil para o oficialato, enquanto para cabos e sargentos o soldado terá que ter tempo de serviço?

“Acredito que estes critérios são injustos, pois o soldado ao se formar já sabe o que é ser polícia e principalmente muitos já sabem comandar viatura, ou seja, já realiza função de cabos e sargentos. Não podendo assim ser aplicados estes critérios para realização do concurso. O concurso tem que ser abertos a todos os soldados e cabos da Polícia Militar”. CABO HERONIDES

MANDADO DE SEGURANÇA

Infelizmente estes critérios serão assinados e aprovados na assembléia legislativa. Quando houver inscrição para Sargentos e Cabos, os soldados e cabos que não estiverem obedecendo aos critérios imposto pelo Decreto, não poderão realizar a inscrição. Ao acontecer isto, estes policiais deverão acionar a justiça sobre o fato ocorrido, solicitando da mesma um mandado de segurança para que possa realizar a inscrição do concurso, alegando tudo que foi argumentado neste texto.O Mandado de segurança tem efeitos preventivo e pode ser coletivo. No caso dos militares para haver um mandado de segurança coletivo, terá que partir de uma associação.

Segundo a Lei Federal brasileira nº 12.016, de 07 de Agosto de 2009, já no seu art. 1.º informa que "Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, qualquer pessoa física ou jurídica sofrer violação ou houver justo receio de sofrê-la por parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funções que exerça".

PM busca foragidos no interior do estado

Cerca de 60 policiais militares do Comando do Policiamento do Interior participam da busca pelos foragidos da quadrilha de “João da Besta”. A operação foi deflagrada, por volta das 20h da última sexta-feira, dia 14/05, na localidade de Sítio Deserto, município de Almino Afonso, distante 339 km de Natal.
João Alves Nunes, conhecido como “João da Besta”

Após o confronto com cinco bandidos, que trafegavam em um veículo (modelo Siena) na estrada entre as cidades Rafael Fernandes e Almino Afonso, em direção ao município de Patu, uma guarnição da Polícia Militar pediu reforço. Houve tiroteio entre os homens da PM e os cinco assaltantes. Dois bandidos foram baleados e socorridos no hospital de Almino Afonso, onde já chegaram sem vida.
Os corpos deram entrada no Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) de Mossoró, sendo que órgão liberou o nome de apenas um dos bandidos: Francisco Cláudio dos Reis Nascimento, conhecido por "Cuim", 31 anos, natural de Apodi, ex-detento do presídio de Fortaleza. O outro integrante da quadrilha morto no tiroteio era conhecido por "Eudes" e tinha um mandado de prisão em São Miguel.

A quadrilha, segundo o comandante do CPI, coronel Francisco Reinaldo de Lima, é acusada por diversos assaltos e arrombamentos a sítios, fazendas, estabelecimentos comerciais e aos correios, além de aterrorizar quem viaja pelas estradas da região Oeste do Estado. O bando é investigado há mais de um mês, mas o encontro com os policiais ocorreu por acaso e reforço policial foi solicitado.
Com os dois integrantes da quadrilha que foram mortos a polícia apreendeu um revólver calibre 38, uma escopeta ponto 44, munição, dois capuzes e o veículo Siena, roubados no Paraíba, de um sargento da PM. O veículo foi abandonado pelos outros três bandidos que se refugiaram no meio do mato. O CPI tem a suspeita que um dos três foragidos está baleado. Seria o líder da quadrilha: João Alves Nunes (foto), conhecido como “João da Besta”.

FONTE: Tribuna do Norte

Palavra do Presidente Jeoás - Estatuto já!

Companheiros embora poucos possam ver os avanços que estamos conquistando, mas é notório que nossas reivindicações estão sendo atendidas. Passando os olhos pelos termos de acordo e pautas de reivindicação da categoria desde 2003 até hoje, vi, plano de carreira, carga horaria, fim do rancho, código de ética, novo estatuto e subsídio. Todas as conquistas sempre serão resultados de nossa união, mobilização e LUTA. Agora, sabemos o resultado de uma luta.
Nesta segunda feira o Governador Ibere de Souza, assina decreto que possibilitará mais de 1500 promoções para cabos e soldados da Polícia Militar. No entanto, ainda não se trata de um plano de carreira, uma vez que as promoções somente serão concretizadas caso aja vagas, ou seja, será necessário quem estiver na função ser promovido, ser reformado, ir para reserva ou morrer para que novas vagas surjam e assim possibilite a assunção de outros que ainda deveram aguardar alguns anos. "A ação do Governador é apenas um paleativo. Hoje teremos quase duas mil promoções, mas só teremos promoções novamente daqui a 20 anos" denuncia o cabo Jeoás - Presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar. Para o sindicalista o Estatuto da Polícia deve ser reformado e apresentado uma solução a longo prazo, com definição de tempo estipulado para promoção, "que seja 15 anos, mas que aos 15 anos venha a promoção" defende o presidente. "Atualmente, a legislação não define a vaga na carreira de quem ingressa na instituição, deveria haver planejamento, se entra 1000 policiais que daqui a 15 anos tenhamos 1000 vagas para promoção" defende cabo Jeoás.
Uma comissão de representantes dos policiais miliatres e do comando da Polícia Militar está elaborando uma proposta para solucionar tais problemas. No próximo dia 21 de maio, a comissão iniciará seus trabalhos. A reunião ocorrerá no Quartel do Comando Geral e contará com a presença do Comandante da Polícia Militar, Cel Araújo, para abertura dos trabalhos da comissão.

FONTE: ACS/PMRN

Persistência - Militares da PMRN sairão mais uma vez em caravanas rumo a Brasília

Policiais Militares sairão em caravanas de todo país rumo a Brasília para aprovação do Piso Salarial Nacional. Neste domingo (16) a Associação dos Cabos e Soldados está saindo com um ônibus com 52 policiais militares que chegará a capital federal na terça feira para participação das atividades organizadas pela Associação Nacional dos Praças e pela Frente Parlamentar em Defesa dos Militares Estaduais. A frente conta com a participação de diversos deputados federais favoráveis a aprovação da material, os deputados federais Major Fábio, Capitão Assunção e Cel Paes de Lira se destacam na Frente por serem militares.
 Representante do RN na Frente Parlamentar a Deputada Fátima Bezerra, defende a aprovação da proposta desde que seja viável a sua concretização e defende, a exemplo do piso dos professores e dos agentes de endemias, na qual ela foi relatora, que seja aprovado o piso sem instituir o valor e posteriormente seja discutida essa questão. Para o Cabo Jeoás, que integra a comissão de organização nacional pela ANASPRA, como Diretor Regional Nordeste, afirma que essa luta data de aproximadamente 25 anos atrás e que somente agora conseguimos a visibilidade e mobilização necessária para aprovação. “Acredito que aprovaremos nossa PEC e que brevemente teremos dgnidade salarial” desabafa o representante. “Estamos mobilizados e preparados para parar o país se for necessário” completa. A proposta já foi aprovada no senado e em primeiro turno na câmara, se aprovada nesta quarta feira em segundo turno, ainda será votada no senado.

“É sempre com muita dificuldade que realizamos essas mobilizações, mas Deus tem colaborado e sempre aparece um amigo da Policia Militar para ajudar. E a esses nós agradecemos de todo coração” agradece o presidente.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

SUGESTÃO PARA UMA EXCELENTE LEITURA

Nova Tradução da Linguagem de Hoje

A Nova Tradução na Linguagem de Hoje, abreviadamente chamada NTLH, é uma das mais novas versões integrais da Bíblia no Português Brasileiro. Lançada no ano 2000, essa tradução da Bíblia adota uma estrutura gramatical e linguagem mais próximas da utilizada no Brasil. Pela linguagem mais simples e coloquial, a NTLH é voltada às pessoas que ainda não tiveram nenhum ou pouco contato com a leitura bíblica clássica e, por isso, é muito indicada como ferramenta de evangelização.

A nova versão, contudo, não utiliza gírias ou regionalismos, fator que, segundo a Comissão de Tradução, não permitiu que se perdesse o estilo bíblico. Os princípios seguidos nesta revisão foram os mesmos que nortearam o trabalho da tradução na Linguagem de Hoje. A tradução de João Ferreira de Almeida e também outras boas traduções existentes em português seguiram os princípios da tradução de equivalência formal. Já a NTLH, norteou-se pelos princípios de tradução de equivalência funcional ou dinâmica.

As nossas armas são poderosas - Avante Soldados de Cristo!

Deus tem seu exercito no céu constituído por anjos assim como também possui um na terra formado por homens.
"Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." (Efésios 6 : 12)
Deus não nos deu um espírito de medo e sim de força para vencermos os ataques do maligno. Ora, se estamos em guerra espiritual é necessário atentarmos para as nossas armas dadas pelo Pai para resistirmos firmes na frente de batalha.
Eis as nossas armas:
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. ( Ef 6:13)
Todo soldado quando vai para guerra leva consigo um arsenal, não adianta o soldado ir pra guerra e esquecer o seu colete a prova de balas, pode ser que leve um tiro e facilmente fique fora de combate, assim como também não pode esquecer-se de levar sua arma, pois se torna inútil contra o inimigo, até mesmo seus sapatos não podem ficar para trás caso contrario um simples tropeço pode lhe ferir os pés e ficar inabilitado para o combate.

Câmeras serão instaladas inicialmente no Corredor Cultural e no Centro de Mossoró

Apenas o Corredor Cultural, situado na Avenida Rio Branco, e alguns pontos do Centro da cidade serão beneficiados inicialmente com a instalação de um sistema de monitoramento por câmeras. Ontem, oficiais da Polícia Militar percorreram os pontos que serão monitorados e já definiram pelo menos seis locais onde as câmeras serão instaladas. A previsão é que as câmeras comecem a ser instaladas a partir de hoje, assim como o Centro Integrado de Operação de Segurança Pública (CIOSP).

De acordo com o tenente coronel Elias Cândido de Araújo, comandante do Segundo Batalhão da PM de Mossoró, foram percorridas várias ruas e avenidas do Centro da cidade e pelo menos seis pontos estratégicos foram escolhidos como locais para a instalação das câmeras filmadoras. Por enquanto, os locais exatos não serão informados, mas Elias adiantou ao DE FATO que uma das câmeras ficará posicionada estrategicamente nos arredores da Praça Rodolfo Fernandes (conhecida como Praça do Pax). De lá, será possível monitorar cerca de quatro ruas diferentes da região.

Inicialmente, havia sido informado pelo Governo do Estado que as câmeras seriam montadas nos locais com maiores índices de violência da cidade, porém, neste primeiro momento, apenas o Centro e o Corredor Cultural serão beneficiados. O primeiro devido à grande quantidade de pessoas que passam diariamente, assim como os comerciantes, ambos alvos constantes dos criminosos, enquanto o segundo, por ser hoje o principal atrativo turístico da cidade. "Depois, o projeto será expandido para outros locais da cidade. Mas agora, ficará só nesses dois pontos", diz Elias.

Ontem, participaram da escolha dos primeiros pontos estratégicos o tenente coronel Elias Cândido de Araújo, comandante local da PM, o major Carlos Cléber Caldas de Macedo (era capitão, mas foi promovido ontem), coordenador do Centro Integrado de Operação de Segurança Pública, o capitão Maximiliano Luís Bezerra, responsável pela distribuição do policiamento em Mossoró, e um representante da empresa Sertel, que é responsável pela instalação do sistema. Segundo Maximiliano, só na manhã de ontem, mais de 40 possíveis pontos de filmagem foram catalogados.

A previsão inicial dos militares é que o sistema comece a ser efetivamente montado a partir de hoje, mas ele deverá começar a funcionar plenamente somente no fim deste mês ou início do próximo. Em contato com a reportagem, o capitão Macedo disse que o Governo do Estado pretende começar a utilizar o sistema a partir dessa XIII edição do Mossoró Cidade Junina, que começa a partir do dia 5 do próximo mês e vai até o dia 28. "Primeiro é preciso fazer todo um levantamento, mas acreditamos que até o Cidade Junina esteja pronto", disse o coordenador do Ciosp.
 
FONTE: De fato.com

Discussão acaba em morte

Um relacionamento amoroso entre dois jovens criados como “irmãos” terminou em tragédia na noite de quarta-feira, na vila Barracão, localizada na avenida Rio Branco, Centro de Natal. O vendedor ambulante, Diego Gonçalves da Silva, 19 anos, foi morto após uma discussão, motivada por ciúmes, com a mulher Janaína Priscila da Silva, 24. Diego Gonçalves é filho do primeiro casamento do pai e Janaína Priscila é filha de outro relacionamento da mãe. Com a união dos pais deles, os dois cresceram juntos, sendo criados como irmãos. O namoro surgiu na adolescência e resultou no casamento deles há cerca de dois anos.

No entanto, brigas e discussões entre Diego e Janaína eram frequentes e sempre tinham o mesmo motivo: o ciúme que um sentia pelo outro. “Os dois eram ciumentos, mas jamais pensávamos que chegaria a isso. Eles nunca discutiram a ponto de chegar à agressão”, afirmou Raimunda Gomes, mãe de Priscila e madrasta de Diego.

Segundo ela, na noite de quarta-feira, os dois já estavam discutindo desde cedo, mas não de uma forma agressiva. Contudo, às 22h, eles entraram em casa – moravam vizinho aos pais, na vila Barracão – e foi possível ouvir que a discussão estava mais séria. “Então eles se calaram e o bebê começou a chorar muito. Fomos então saber qual era o problema e encontramos Diego já morto e Janaína bastante ferida”, contou a mãe, bastante emocionada.

A discussão, segundo outro familiar do casal, foi consequência de um caso extraconjugal de Diego e que foi descoberto por Janaína naquela noite. Segundo a Polícia Militar, o vendedor teria chegado a golpear com uma faca a companheira, que revidou dando uma “tesourada” nele. A cutilada atingiu o peito do ambulante, que morreu na hora. Janaína, ferida pela facada, foi encaminhada para o pronto-atendimento Clóvis Sarinho, mas já está consciente e não corre risco de morte.

Nunca pensei em viver algo desse tipo. Diego era como se fosse um filho para mim. Tenho certeza que não foi intenção dela”, afirmou Raimunda Gomes, mãe de Janaína Priscila e madrasta de Diego Gonçalves.

Rocam prende quadrilha que aterrorizava zona Oeste de Natal

Três integrantes de uma perigosa quadrilha de assaltantes foram presos na tarde de ontem (13), por volta das 16h30, entre o cruzamento da Rua Norte e a Avenida Central, a famosa “Baixa docão”, localizada no bairro Cidade Nova, Zona Oeste da Capital. Francisco Edson Camilo, 36 anos; Ricardo Gledson Lima da Silva, o “Magaiver”, de 33 anos; e Weibergan Soares de Carvalho, o “Bergão”, de 35 anos estão presos após a abordagem certeira dos policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM) 151, com a ajuda dos policiais do 9º Batalhão de Polícia Militar.

O bando é acusado de ter assaltado uma loja de pronta entrega da Cidade da Esperança no último sábado (08). Clientes e funcionários foram feitos de refém e celulares e pertences pessoais foram levados pelos bandidos, que não chegaram a pegar o dinheiro do caixa por terem se evadido rapidamente do local, depois de escutar a sirene de uma viatura policial. Policiais militares, em direção a outra ocorrência, passavam próximo ao local do crime quando foram acionados pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), bem como por populares do bairro, que informaram ter acontecido, há poucos minutos, um roubo naquelas proximidades.

A partir da coleta de dados dos assaltantes e da identificação do veículo usado por eles, a polícia passou estes cinco dias monitorando qualquer atitude suspeita do bando. E justamente hoje, o corsa classic de cor branca, de placa fria MYW 2700, foi reconhecido pelos policiais da ROCAM em mais um patrulhamento de rotina. A abordagem que resultou na prisão dos três integrantes, apreendeu também dois revolveres calibres 38, ambos com munição completa, apenas uma bala deflagrada; seis celulares e duas identidades falsas. Ricardo Gledson estava usando o nome falso de Antônio Clovis de Lima, e Weibergan Soares o de Edson Aurélio da Silva.

O Tenente Bezerra, do 9º Batalhão de Polícia, conta que este classic branco é produto de estouro, que é quando um carro não é pago e acumula várias multas e débitos em sua documentação, e está sendo utilizado desde o ano passado na realização de assaltos à região Oeste de Natal. Minutos antes da prisão os acusados tinham acabado de realizar mais um assalto a bordo do classic, dessa vez a ação aconteceu no bairro de Candelária e a vítima foi o motoboy de uma empresa de gás de cozinha. O Tenente acredita que os bandidos achavam que o funcionário estava levando em sua pochete o apurado do dia, mas apenas 22,00 reais foram encontrados.

Todos foram encaminhados à Delegacia de Plantão da Zona Sul, onde foram autuados em flagrante por assalto a mão armada e formação de quadrilha. Farncisco Edson Camilo responderá também pelo artigo 311 do código penal brasileiro, por ter adulterado o sinal identificador do veículo, já. Ricardo Gledson e Weibergan Soares de Carvalho foram autuados também falsidade ideológica e uso de documentos falsos, crimes previstos nos artigos 299 e 304 , do código penal brasileiro.

NOTA:
A polícia já descobriu que Weibergan Soares de Carvalho, “Bergão”, era integrante da quadrilha liderada por Francisco de Assis Cunha de Souza, que no de 2004, pretendiam assaltar a agência dos correios em São Paulo do Potengi, e troca de tiros com a polícia tombaram na entrada da cidade, ele é o único sobrevivente da quadrilha e disse que naquela ocasião , se seu fuzil não tivesse ficado preso, ele tinha “ido pra guerra” e metido bala na polícia. Já Ricardo Gledson é foragido da penitenciaria de Mossoró, onde respondia por assalto.

FONTE: DIARIODENATAL.COM.BR com Degepol/RN

Três mil PM's potiguares ficarão sem votar nas eleições deste ano

Vereadora Sargento Regina defende PEC (Proposta de Emenda Constitucional) para que policiais em serviço no dia das eleições possam votar.
Pelo menos três mil policiais militares do Rio Grande do Norte que estarão em serviço no dias das eleições devem ficar sem votar. A previsão é da vereadora Sargento Regina (PDT), pré-candidata a deputada estadual, que defendeu a edição de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) para mudar a regra e permitir que os soldados a trabalho tenham assegurado o direito ao voto.

“É preciso mudar essa situação em nível nacional. Há um entendimento, entre as associações que representam a categoria, sobre a necessidade de uma PEC para reverter isso, mas não acredito que seja possível avançar neste ano”, comentou.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) emitiu uma resolução garantindo o direito de voto aos presos provisórios, mas negou o mesmo direito aos policiais em serviço.
A Aspra-RN (Associação de Praças da Polícia Militar e Bombeiros do Rio Grande do Norte) entrou com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo que seus associados possam votar, mesmo que no dia da eleição estejam em serviço ou fora de seu domicílio eleitoral.

O ministro Dias Toffoli negou o pedido de liminar, argumentando que a lei é omissa sobre esse assunto.

O efetivo do Rio Grande do Norte é composto de 11 mil policiais militares. Apesar do grande número de soldados que devem ficar sem votar, a vereadora Sargento Regina, cuja base eleitoral é a classe policial, avalia que o “prejuízo” a sua candidatura de deputada estadual será “pequeno”.

FONTE: Nominuto

Copa 2014: segurança pode ter comando em Brasília

Essa é uma das propostas que serão levadas ao governo como resultado de encontro técnico que terminou hoje.
A criação de um comando unificado de policiamento para as 12 capitais brasileiras onde serão realizados os jogos é uma das propostas que serão levadas ao governo como resultado do Encontro Técnico de Segurança Pública para a Copa de 2014, que terminou hoje (14), em Brasília. O encontro reuniu, durante cinco dias, representantes de órgãos de segurança do governo federal, dos estados e dos municípios que sediarão o evento.
O encontro foi promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, e marcou o início das atividades do grupo de trabalho Copa 2014 na área de segurança. Segundo o coordenador dos trabalhos, Henrique Borri, o modelo de comando unificado proposto mantém a autonomia das instituições policiais, mas atua no controle de incidentes de forma integrada.

“Respeita-se o pacto federativo e a autonomia institucional, mas permite-se a atuação da segurança por meio de ações integradas, racionalizando-se os meios e os recursos humanos e materiais”, disse Borri.

Pela proposta, o centro de comando e controle principal do policiamento unificado da Copa ficaria em Brasília, com centros de comando e controle regionais nas capitais onde serão realizados os jogos, e centros de comando e controle locais nos estádios.

FONTE: Nominuto

Novo Estatuto da Polícia Militar será analisado em 120 dias

Entre as principais reivindicações dos PMs estão o Plano de Cargos e Carreira, a criação de um Conselho de Ética e uma carga horária definida em 120 horas mensais.
Foi apresentada na tarde desta sexta-feira (14), durante a primeira reunião da Associação de Cabos e Soldados do Rio Grande do Norte (ACS), a proposta do novo Estatuto da Polícia Militar.

Segundo a entidade, a proposta apresentada durante a reunião, no Comando da PM, prioriza um estatuto que defenda os direitos dos policiais militares e da sociedade, além de um documento que priorize não somente a disciplina, mas a ética e o respeito.

De acordo com a assessoria de imprensa da ACS, foi estabelecido pelo Comando da PM um prazo de 120 dias para a análise do estatuto. Foram ainda convidados a participar da apreciação o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para identificar possíveis divergências.
Entre as principais reivindicações dos pms estão o Plano de Cargos e Carreira; acesso com nível superior e uma carga horária definida em 120 horas mensais (atualmente é de 240h).

Os pms também pedem a criação de Conselhos de Ética e de Disciplina nos batalhões para investigar e propor sanções administrativas em transgressões disciplinares; defesa de um código que seja claro e objetivo no sentido de definir essas transgressões disciplinares e suas respectivas classificações e penalidades, com definição da graduação da pena.

De acordo com o presidente da ACS PM/RN, Cabo Jeóas dos Santos, é inadmissível saber que um policial trabalha 240h. "Enquanto temos uma carga de 240h por mês, todos os outros trabalhadores têm de 144h. Devemos incentivar e reconhecer o trabalho dos bons policiais, oferecendo-lhes ascensão profissional. Atualmente os policias só são promovidos no final de sua carreira, ou seja, aos 25 ou 30 anos de serviço.", disse o representante.

FONTE: Nominuto

PRESOS DE PENITENCIÁRIAS FEDERAIS PODERÃO RECEBER VISITAS VIRTUAIS DE PARENTES

Brasília - O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, lança hoje (14), às 11h, o projeto Visita Virtual e Videoconferência Judicial. As 27 defensorias públicas da União em todas as capitais já receberam os equipamentos que vão permitir aos quase 500 presos das penitenciárias federais - Catanduvas (PR), Porto Velho (RO), Campo Grande (MS) e Mossoró (RN) - rever suas famílias em visitas virtuais.
Cerca de 50% dos presos fizeram o pré-cadastro para receber visitas virtuais, escolhendo três pessoas, entre parentes e amigos. Os visitantes também devem fazer o cadastro e enviar documentação às penitenciárias federais, etapa necessária ao agendamento das visitas. Uma demonstração será feita durante o lançamento do projeto.

Fonte: Toxina 1

PROMOÇÃO DE OFICIAIS NO RN

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, Iberê Paiva Ferreira de Souza, no uso da atribuição que lhe confere o inciso V do artigo 64 da Constituição Estadual, combinado com os artigos 5º, 10, inciso II e 18 da Lei nº. 4.533 de 18 de dezembro de 1975, regulamentada pelo Decreto n.º 6.892 de 19 de abril de 1976.
 
R E S O L V E promover aos postos abaixo relacionados, os seguintes oficiais:
CORONEL - 4
Tenente-Coronel PM ÂNGELO MÁRIO DE AZEVEDO DANTAS
Tenente-Coronel PM EDÍLSON FIDÉLIS DA SILVA
Tenente-Coronel PM WELLINGTON ALVES PINTO
Tenente-Coronel PM ELIAS CÂNDIDO DE ARAÚJO

TENENTE-CORONEL - 20

Major PM NATAN JORGE DE MELO JÚNIOR
Major PM JOSIMAR DE LIMA
Major PM DANCLEITON PEREIRA LEITE
Major PM JOSÉ LEÃO FILHO
Major PM ROMUALDO BORGES FARIAS
Major PM RAIMUNDO ARIBALDO MENDES DE SOUZA
Major PM JOÃO MARIA DOS SANTOS
Major PM ELYAUSE MOREIRA DA SILVA JÚNIOR
Major PM ANDRÉ GUSTAVO DE MORAES VESPAZIANO BORGES
Major PM SAULO DE TASSO GOMES DE OLIVEIRA
Major PM ANGÉLICA FERNANDES DE AZEVEDO
Major PM MARCOS ANTÔNIO DE JESUS MOREIRA
Major PM EDMUNDO CLODOALDO DA SILVA JÚNIOR
Major PM FRANCISCO ALVIBÁ GOMES FERREIRA
Major PM LENILDO MELO DE SENA
Major PM WELLINGTON ARCANJO DE MORAIS
Major PM ALARICO JOSÉ PESSOA AZEVEDO JÚNIOR
Major PM OSMAR JOSÉ MACIEL DE OLIVEIRA
Major PM SAIRO ROGÉRIO DA ROCHA E SILVA
Major PM AGNALDO PIRES FILHO

MAJOR - 33

Capitão PM EZAÚ MACEDO DE MEDEIROS
Capitão PM ALESSANDRO DE OLIVEIRA GOMES
Capitão PM JOE WEIDER MEDEIROS DO NASCIMENTO
Capitão PM CÍCERO FRANCISCO CARDOSO
Capitão PM CONSTANTINO EMILIANO LOIOLA
Capitão PM CARLOS ALBERTO GOMES OLIVEIRA
Capitão PM JÚLIO CÉSAR FARIAS VILELA
Capitão PM GILBERTO TRINDADE DA COSTA
Capitão PM ANTÔNIO PESSOA DE SOUZA JÚNIOR
Capitã PM LIDIANE MARIA CLEMENTINO DA SILVA
Capitão PM HUMBERTO HERMÓGENES PIMENTA
Capitão PM FRANCISCO EDILSON FERNANDES
Capitão PM MAIRTON DANTAS CASTELO BRANCO
Capitã PM ISABEL MELO DOS SANTOS
Capitão PM MARLON DE GÓIS BAY
Capitão PM CARLOS ANDRÉ CORREIA LIMA MORENO
Capitão PM CARLOS EDUARDO LEÃO DE MEDEIROS COSTA
Capitão PM DIVANALDO MARQUES DUARTE
Capitão PM DIMAS VICENTE DA SILVA
Capitão PM EDUARDO FRANCO CORREIA CRUZ
Capitão PM NILTOILDO MEDEIROS DANTAS
Capitão PM MARCOS ANTÔNIO DE OLIVEIRA LISBOA
Capitão PM CÍCERO JORGE DE HOLANDA GUEDES
Capitão PM RODRIGO TRIGUEIRO FÉLIX DA SILVA
Capitão PM ALIM REIS CAVALCANTI
Capitão PM WELLINGTON CAMILO DA SILVA
Capitão PM JOÃO CARLOS ASSUNÇÃO PEREIRA DE OLIVEIRA
Capitão PM ARTHUR EMÍLIO MONTEIRO DE ARAÚJO
Capitão PM ANDRÉ LUIZ FERNANDES DA FONSÊCA
Capitão PM FRANCISCO EWERTON PARAGUAI COSTA
Capitão PM ANTÔNIO MARINHO DA SILVA
Capitão PM MANOEL KENNEDY NUNES DO NASCIMENTO
Capitão PM CARLOS KLEBER CALDAS MACEDO

 Fonte: Blog de cabo heronides

quinta-feira, 13 de maio de 2010

JESUS COM VOCÊ.

Boa Noite Queridos leitores!
Confie em Jesus, prezada leitora, amigo leitor, quando se sentir tomado de amarguras inexplicáveis, fastios misteriosos, melancolias indevassáveis, medos despropositados. O que hoje não se resolve, amanhã encontrará oportunidade de ser resolvido. Dê um voto de confiança a Quem merece todos; e o Cristo de Deus, em nome do Ser-Todo-Amor, converterá suas chagas mais secretas em fontes de luz e amor, para você e para tantos que desfrutem de seu convívio ou sofram sua influência.

Blog Diario de Polícia

Conselho Tutelar firma parceria com Polícia Militar

Conselheiros do Conselho Tutelar de João Câmara estiveram ontem com o capitão Vilela, comandante da Companhia Independente da Polícia Militar, para apresentar algumas reivindicações e ao mesmo tempo firmar uma parceria de trabalho.
No encontro com os conselheiros Paulo Ronaldo e Rideilson Araújo, o Capitão Vilela, conhecedor das leis que asseguram os direitos e protegem as crianças e o adolescente, se dispôs a dar sua contribuição e firmou parceria para uma força tarefa junto aos órgãos competentes como Prefeitura, Judiciário, Comando Policial e ConselhoTutelar.

FONTE: Blog  Assis Silva

Eleição do Conselho Tutelar ainda não atrai interesse da população

Candidatos a Conselheiros do Conselho Tutelar
(foto Assis Silva)

Faltando menos de trinta dias para a eleição dos novos conselheiros do Conselho Tutelar de João Câmara, o pleito ainda não despertou o interesse da população que será convocada a votar no dia 6 de junho próximo.
A Comissão Organizadora da eleição, marcou uma apresentação dos candidatos para a manhã desta quinta-feira(13) na Câmara Municipal, mas, provavelmente por falta de divulgação, poucas pessoas compareceram ao local.
Para tentar massificar a eleição, os candidatos vão apresentar suas propostas nas emissoras de rádios nesta quinta-feira. A representante do Conselho estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Genilda Araújo, esteve no evento da Câmara Municipal e falou para os candidatos sobre a importância e o papel do Conselho Tutelar.

FONTE: Blog de Assis Silva

Sugestão para uma Boa Leitura

Mais um livro emocionante onde a ficção se mistura com a realidade de uma forma que não conseguimos distinguir o que existe do que não existe, rico em detalhes científicos e em adrenalina. Em meio a disputa pela presidência dos Estados Unidos entre o atual presidente: Zack Heyner e o seu adversário: senador Sedgewick Sexton, acontece uma trama elaborada por um dos principais orgãos responsáveis pela segurança nacional o NRO (National Reconnaissance Office). O candidato Sexton, tem como principal tema de campanha, a desmoralização da NASA, a divulgação das vultuosas quantias que são gastas com suas experiências e o baixo índice de sucesso que ela obtêm.

...Daí surgiu uma dúvida entre os civis e quando eles vão á fundo para tentar desvendá-la, começam á ser caçados e assassinados, passam por maus lençóis mas três deles conseguem sobreviver, dentre os quais está a filha do senador. Conseguem reunir provas de que o meteorito é falso, mas não conseguem imaginar que quem está por traz da armação é o diretor do NRO, chefe da depuradora e que nem o presidente dos Estados Unidos e nem a Nasa tem conhecimento do fato.

Entre os oficiais da PMRN Promovidos no RN estão Eles

JOSIMAR DE LIMA, Promovido de Major ao posto de Tenente-Coronel PM do Quadro de Oficiais Policiais Militares, pelo critério de merecimento. Residente na cidade de João Câmara, o TENENTE CORONEL JOSIMAR certamente encontra-se em momentos comemorativos.
MAJOR ALVIBÁ foi promovido a Tenente Coronel, o mesmo é atualmente diretor do Complexo Penitenciário Estadual Agrícola Mário Negócio (CPEAMN), onde realiza um excelente trabalho. Outro oficial promovido foi o MAJOR ELIAUSEque também subiu ao posto de Tenente Coronel, o qual já possui uma carreira militar de serviço e dedicação a população do Rio Grande do Norte.
Também dois oficiais da 3ªCPM/7ºBPM de Alexandria-RN foram promovidos nesta quinta-feira (13): O CAPITAÃO HUMBERTO PIMENTA, comandante da 3ªCPM/7ºBPM passou ao posto de MAJOR, e o ASP PM DANIEL, comandante do GTO (Grupo Tático Operacional)de Alexandria, passou ao posto de 2ºTENENTE.
Com as promoções, o TENENTE DANIEL passará à função de Subcomandante da Companhia de Alexandria, e permanece como comandante do GTO.
TENENTE BRILHANTE foi promovido ao posto de Capitão da PMRN
 MAJOR ROMUALDO, que foi promovido hoje a TENENTE CORONEL PM, bem como a promoção do CAPITÃO HUMBERTO ao posto de MAJOR PM e do ASPIRANTE JÚLIO BATISTA ao posto de 2º TENENTE PM.
O TENENTE ADERLAN foi promovido a CAPITÃO, oficial este que comandou por muito tempo a polícia militar de Apodi-RN, atualmente esse profissional está comandando a cidade de Jucurutu/RN.

Estado promove mais de 600 PMs

Governo realiza maior promoção de oficiais e praças da história da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.
Na próxima segunda-feira (17), o governador Iberê Ferreira de Souza fará a colocação das insígnias nos militares promovidos, e assinará o decreto que regulamenta o ingresso de soldados e cabos nos cursos de formação de cabos e de sargentos da Polícia Militar. A solenidade ocorrerá no Quartel Geral da Polícia Militar.
Foram promovidos oficiais combatentes, do quadro de administração, e do quadro de saúde. As promoções dos oficiais estão sendo publicadas nas edições de hoje e desta sexta-feira (14) do Diário Oficial do Estado. As promoções dos praças já foram publicadas no Boletim Geral da Polícia Militar. As promoções irão possibilitar as colocações dos oficiais e dos graduados nas funções de comando e chefia das unidades policiais da capital, região metropolitana e interior do Estado.

“Está ocorrendo uma oxigenação nos quadros da Polícia Militar com o preenchimento de vagas decorrentes de aposentadoria e de vagas criadas por lei aprovada pela Assembléia Legislativa”, afirmou o coronel Araújo, comandante geral da Polícia Militar.
Segundo o coronel Araújo, as promoções valorizam e trazem novo ânimo para os praças. Os 400 sargentos que são promovidos agora abrem vagas para a ascensão de soldados e cabos. Nesse sentido, 267 cabos estão concluindo o cursos de formação de sargento e serão promovidos no mês de junho.
Estão abertas com as promoções 600 vagas para sargento. Ainda este ano, de acordo com o coronel Araújo, será aberto um concurso interno no âmbito da Polícia Militar para incluir no curso de formação de sargentos – soldados e cabos, seguindo os critérios da antiguidade, conduta disciplinar e merecimento intelectual. A assinatura do decreto que regulamenta o ingresso de soldados e cabos nos cursos de formação de cabos e sargentos, por parte do governador Iberê Ferreira, é também histórica, afirma o comandante geral da Polícia Militar.
Entre os 265 cabos Convocados para o Curso de Sargento estão nove mulheres, cinco (05) no turno da manhã e quatro (04) no turno da tarde. Uma delas é a policial Sandra da 2ª CIPM de João Câmara. Todos prestes a receberem a diplomação do CHS.
EHS - Estágio de Habilitação de Sargento
Os alunos Sargentos se revezam entre aulas praticas e Teóricas
No Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças - CFAPM
                                            
“Esse decreto vai possibilitar, de maneira pioneira na Polícia Militar que os soldados tenham condições de terem uma carreira hierárquica e profissional, que até agora não existia. Existem muitos soldados com 20 anos de serviço e que agora finalmente terão a oportunidade de ascender profissionalmente”

Destacou o coronel Araújo.

Promoção - Mulher


Entre os 200 oficiais promovidos está a primeira mulher a chegar ao posto de Tenente Coronel da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Angélica Fernandes de Oliveira Azevedo. A tenente coronel Angélica está na Polícia Militar desde os 19 anos de idade quando ingressou na Academia de Paudálio, Pernambuco no ano de 1987.

Em seus 23 anos de oficial, exerceu os cargos de comandante da Companhia Feminina (por 10 anos) e de diretora do Colégio da PM (por 3 anos). Angélica Fernandes é casada com o tenente coronel PM Alarico e mãe de dois filhos.

Tenente Coronel Angélica e o Sgt PM Linete Santos

SARGENTO DA PM É PRESO COM MAIS DE MIL MUNIÇÕES EM RODOVIA DO RN


A Polícia Rodoviária Federal prendeu na manhã desta terça-feira (11) três pessoas por transporte ilegal de munição. No total, foram apreendidas 1.235 munições de calibres diversos, 15,5 kg de pólvora e 15.000 espoletas. Entre os presos está o sargento da Polícia Militar (PM), lotado em São Paulo do Potengi, João Francisco de Souza, de 50 anos, e mais dois homens identificados como José de Paiva Barros, 55, e Francisco de Araújo Dantas, 45. Após a prisão ser efetuada os detidos foram encaminhados para a Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) para serem flagranteados. De acordo com o delegado Dennys Carvalho, os homens foram autuados pelos artigos 17 do Estatuto do Desarmamento, cominado com o artigo 29 do Código Penal. O primeiro prevê a utilização, em proveito próprio ou alheio de acessório ou munição, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar e o seguinte o concurso de pessoas.

Os policiais rodoviários, responsáveis pela prisão, explicaram que o flagrante ocorreu numa vistoria rotineira e que a quantidade transportada chamou atenção. De acordo com o delegado o policial tem autorização para comprar munição apenas para a arma que possui registrada e há um limite mensal para essa compra. Já no caso flagrado o militar teria comprado munições para variados calibres e numa quantidade superior a permitida mensalmente para ele.

Segundo as declarações prestadas pelo sargento, para adquirir a quantidade de munições compradas ele apresentou vários registros de colegas. Ele disse que levava munições para companheiros de trabalho e não apenas para ele. O policial negou fazer comércio ilegal de munições. O sargento foi encaminhado ontem para a carceragem da Polícia Militar do 2º Batalhão da Polícia Militar em Mossoró, onde deverá permanecer à disposição da justiça.

FONTE: http://www.dnonline.com.br

POLICIAIS FEMININAS DE SP COMEMORAM 55 ANOS DE ATUAÇÃO

O Comando de Policiamento do Interior (CPI-7) realiza entre a manhã e a tarde de hoje uma série de atividades referentes ao 55.º Aniversário da Polícia Feminina do Estado de São Paulo, comemorado amanhã. O evento começa às 10h no Teatro Municipal Teotônio Vilela (Alto da Boa Vista), quando os convidados serão recepcionados com uma exposição de fotos e uma apresentação de tango. Em seguida, haverá palestra com o Coronel Arruda, do Centro de Altos Estudos de Segurança, com o tema Amor pela Vida, intercalado por apresentações musicais do próprio palestrante. Para falar sobre a história da mulher na Polícia Militar, foi convidada a tenente Herika, da polícia de Avaré.

Após a palestra, a jornalista Ângela Fiorenzo interpretará uma canção em homenagem às convidadas. Por fim, acontece a apresentação do cantor e compositor sargento Lago. Entre as mulheres homenageadas, está a coronel Iara, primeira a conquistar esta graduação da primeira turma de PMs femininas, formada em 1955. Foi neste ano que começou a história das mulheres na PM, em São Paulo, cidade pioneira a implantar uma corporação militar feminina.

O primeiro grupo reunia doze mulheres, desarmadas e com a missão de trabalhar em atividades assistenciais. Atualmente, elas já são quase 10 mil na PM de todo o Estado, o equivalente a 10% de toda a corporação. Só no CPI-7, que abrange 79 municípios do interior paulista, são aproximadamente 370 mulheres. Hoje em dia não temos mais diferenciação. As mulheres estão em quase todos os postos da PM, como a Força Tática, atendimento telefônico, Ronda Escolar, Policiamento Ostensivo, Corpo de Bombeiros, entre outros, explicou a tenente Luiza Maria de Oliveira Geraldi, que participa da organização do evento. Para a militar, a comemoração também serve para as policiais refletirem sobre a importância em manter a doçura e sensibilidade feminina, apesar da postura firme.

A major Cláudia Virgília, de 39 anos, é um dos exemplos de amor e dedicação à profissão. Militar desde 1989, quando se formou soldado na Academia de Oficiais, avalia que a aceitação da presença feminina na polícia é diferente de quando começou a carreira. Os primeiros anos eram sempre desafiadores. Escutava muitas coisas como ‘você é ótima apesar de ser mulher. Tínhamos que provar um pouco mais da nossa capacidade para nossos colegas e a própria sociedade. Hoje não é mais preciso ficar o tempo todo provando ser uma boa profissional. Para a major, a flexibilidade na conduta e controle emocional são considerados fatores essenciais para as mulheres que pretendem seguir carreira na PM. Mãe de um filho com 13 anos, Cláudia destacou o desafio de conciliar o convívio familiar com a profissão.

Na opinião da coronel Fátima Ramos Dutra, que já acumula 27 anos de serviço na PM, a sensibilidade característica das mulheres ajuda no exercício dessa profissão, que trabalha de forma direta e constante com a sociedade. Entre os momentos mais marcantes da carreira, Fátima se lembra de uma ocorrência simples, mas que a emocionou: o atendimento a um menino com três anos de idade, perdido no terminal de ônibus. Eu o conduzi ao distrito mais próximo e em pouco tempo se apegou muito a mim, por isso tive dificuldade em deixá-lo. Tive que sair escondida para que não notasse, conta emocionada.

FONTE: http://www.cruzeirodosul.inf.br/

Homem de 48 anos é roubado, estuprado e morto

Quatro homens identificados como Canindé Cícero de Oliveira, 25 anos, Severino Raimundo Pereira, vulgo "Bimba", 27 anos, Leandro Alves da Silva, o "Leo Doideira", 20 anos, e José Antônio da Silva, conhecido como "Zé Antônio", de 23 anos, foram presos em flagrante na manhã desta segunda-feira (10), no município Serra de São Bento. Eles são acusados de assaltarem, estuprarem e matarem Pedro Valdevino da Silva, vulgo "Pedro de Tuiú", de 48 anos, após beberem juntos em um bar na noite do último domingo (09).

As investigações do caso começaram na manhã de ontem, logo após o corpo da vítima ter sido encontrado boiando nas águas de um açude da cidade. A polícia conseguiu informações de que um homem conhecido como “Bimba” havia passado, durante a madrugada, em frente à delegacia vindo da direção de onde fica o açude. A partir disso, a polícia fez buscas no intuito de capturar o suspeito e conseguiu localizá-lo. Com essa prisão, os policiais chegaram até os outros envolvidos.

Feito os levantamentos, a polícia concluiu que os acusados foram beber com a vítima em um bar nas proximidades do açude, por volta das 19h, já intencionados a roubá-lo, pois tinham conhecimento de que Pedro Valdevino portava uma quantia em dinheiro. Após o bar fechar, eles teriam continuado bebendo nas margens do açude, quando tentaram roubar a vítima. Ao perceberem que Pedro estava sem dinheiro algum, eles subtraíram a carteira com documentos e cartões, praticaram o estupro e em seguida mataram a vítima, jogando o corpo no açude para simular um afogamento.

Verificadas as circunstâncias do crime, foram feitas buscas nas casas de todos os envolvidos. Na residência de Bimba, a polícia recuperou documentos pessoais da vítima e cartões. Já na casa de José Antônio, foi encontrada a carteira de Pedro Valdevino. Os quatro foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Serra de São Bento, onde foram autuados em flagrante por assalto, estupro e homicídio, e ficarão detidos à disposição da Justiça.

FONTE: Gazeta do Agreste

Mulher mata homem com golpes de tesoura no Centro de Natal

O vendedor ambulante Diego Gonçalves da Silva, 19 anos, foi assassinado por volta das 22h de ontem, na vila Barracão, localizada no Centro de Natal. A responsável pela morte foi a mulher dele, Janaína Priscila da Costa, 24.
 Casa onde aconteceu a discussão e o assassinato (Adriano Abreu)

Segundo familiares da vítima, os dois discutiam muito, geralmente, por ciúmes, e isso teria motivado a discussão que acabou por provocar a morte de Diego. Ele teria agredido a mulher e atingido ela com uma faca e, para se defender, Janaína Priscila, cravou uma tesoura no peito dele. Diego morreu na hora, enquanto Priscila, ainda viva, foi encaminhada para o pronto-atendimento Clóvis Sarinho, onde foi socorrida e não corre mais risco de morte.

FONTE: Tribuna do Norte

Menino sobrevive à queda de avião; 103 morreram

Equipes de resgate fazem buscas no local onde caiu o avião da companhia Al Afriqiyah Airways

Um avião da companhia líbia Al Afriqiyah Airways com 104 pessoas a bordo caiu nesta quarta-feira, no momento de aterrissagem em Trípoli. Segundo o primeiro-ministro da Holanda, Jan Peter Balkenende, todas as pessoas a bordo morreram, exceto um menino de 10 anos.

 O menino foi levado para um hospital em Trípoli e passou por uma cirurgia, por causa de seus ferimentos. O Escritório de Turismo da Holanda informou que havia 61 holandeses entre os mortos. “Um grupo grande de holandeses estava a bordo, por isso é uma mensagem profundamente triste a que nós temos neste dia”, disse Balkenende.

Havia 93 passageiros e 11 tripulantes a bordo. “A Afriqiyah Airways anuncia que seu voo 771 teve um acidente durante a aterrissagem no aeroporto Internacional de Trípoli”, afirmou um comunicado da companhia. O ministro dos Transportes líbio, Mohammed Ali Zaidan, confirmou que 96 cadáveres já foram encontrados. Segundo ele, os outros corpos estão sendo procurados.

Acusado de vários assaltos é preso com arma na Zona Norte

Um homem identificado como Elieberton Ivo da Silva, 18 anos, foi preso na manhã desta quinta-feira (13), na Zona Norte de Natal. Ele é acusado de praticar assaltos na região e foi flagrado com uma pistola 765. De acordo com informações da polícia, a prisão aconteceu por volta das 10h, na rua Resomar Correia dos Santos, localizada no conjunto Vale Dourado, após denúncias realizadas pelas vítimas do assaltante. Ele estava fugindo em bicicleta roubada.  Elieberton Ivo foi encaminhado para a delegacia de plantão da Zona Norte.

FONTE: Diário de Natal

Vítimas reconhecem acusado de vários estupros na Grande Natal

Três vítimas reconheceram Francisco Damião de Souza, 43 anos, como autor de vários estupros no município de Extremoz, na Grande Natal. O acusado foi preso na noite desta quarta-feira (12) no Loteamento Miguel Arcanjo.Os estupros começaram há um ano. Em 2008 Damião, como é conhecido, conseguiu progressão da pena e saiu da prisão, onde respondia por abusar de uma adolescente em Macau.


A polícia confirmou nesta quinta-feira (13), através do reconhecimento feito por três vítimas de estupro, que o ex-detento Francisco Damião de Souza, o “Damião de Ladislau”, 33 anos, é o autor de uma série de assaltos e estupros ocorridos nas imediações da área de mata dos conjuntos São Miguel do Arcanjo e Riviera, em Extremoz. O acusado, que cumpriu pena por estupro contra uma adolescente, foi preso pela PM armado com um revólver e portando um fio de náilon – o mesmo usado para amarrar as vítimas - quando estava prestes a cometer mais um crime na noite da terça-feira (11). Acusado também fio reconhecido por duas vítimas de assalto.

O comandante do pelotão de Extremoz, tenente PM Rodrigo Couceiro, explicou que há mais de uma semana os policiais do Grupo Tático Operacional (GTO) intensificaram o patrulhamento no matagal onde ocorreram três estupros este ano. A área é escura, cercada de vegetação densa, e cortada por uma estrada de terra que liga a sede do município aos conjuntos São Miguel do Arcanjo e Riviera.

Às 19 horas do dia 11, os policiais infiltrados no mato localizaram um homem escondido em meio aos arbustos. Os PMs perceberam que o suspeito se movimentava sempre que alguém passava pela estrada carroçável, como se estivesse a espera de uma vítima. Exatamente às 23h10, quando um casal caminhava pela estrada, o suspeito deixou o mato.

Os policiais o seguiram e se identificaram, ordenando a rendição para uma abordagem. “Damião de Ladislau” correu. Um dos policiais entrou em luta corporal e, na tentativa de dominá-lo, acabou alvejado de raspão no braço direito. Os outros PMs reagiram à bala e feriram o acusado com dois tiros. PM e o acusado foram levados ao Pronto-Socorro Clóvis Sarinho. “Damião de Ladislau” foi operado e não corre risco de morte. O PM foi medicado e já voltou ao trabalho.
Em poder de “Damião de Ladislau” foram apreendidos um revólver calibre 38 com três munições intactas e duas deflagradas, um fio de náilon e um boné preto. O detalhe que chama a atenção é que o acusado usava duas camisas, sendo uma vermelha por baixo e uma cinza de mangas cumpridas por cima. Os assaltantes costumam trocar de camisa após o crime para dificultar a ação da polícia. No matagal, foram localizadas duas máscaras feitas de papelão.

FONTE: Diário de Natal

O novo Banner do Blog Diário de Polícia

O novo banner do Blog Diário de Polícia apresenta a imagem do Quartel do Comando Geral retratando um pouco de sua história centenária.
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte foi criada com o nome de Corpo Policial da Província, pela Resolução de 27 de junho de 1834, em mensagem dirigida ao Conselho do Governo pelo Presidente Basílio Quaresma Torreão, da então Província do Rio Grande do Norte. Foi definitivamente organizada pela Resolução nº 26 de 04 de novembro de 1836, assinada pelo Governador JOÃO FERREIRA DE AGUIAR, com o efetivo de 70 homens.

Desempenhou ao longo de sua história inúmeras missões no cenário nacional, dentre as quais se destacam o combate à Coluna Prestes, no Estado do Maranhão, e o combate à Revolução Constitucionalista, no Estado de São Paulo. Em solo potiguar, são reconhecidos seus méritos na Defesa Territorial, Segurança Interna, Segurança Pública e Defesa Civil, especialmente na luta contra o cangaceirismo e às incursões no crime organizado.

A sua missão constitucional de prevenção da ordem pública e de polícia ostensiva é desempenhada com denodo e eficiência por seus integrantes, o que lhe confere o tratamento histórico de Milícia de Bravos. Com o passar do tempo a Corporação recebeu diversas denominações; tais como: Força Pública, Batalhão de Segurança, dentre outras. A atual designação de Polícia Militar somente foi dada após o final da Segunda Guerra Mundial.

Atualmente a Polícia Militar passa por uma reestrutura organizacional devido a transformação do Comando de Policiamento da Capital em Comando de Policiamento Metropolitano, e ampliação do Hospital da Policia Militar.

Divergência

A data oficial de criação da PMRN ainda é 4 de novembro de 1836, porém, após pesquisas por especialistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, do Instituto Histórico e Geográfico, e oficiais da própria instituição descobriram que a data de criação do então Corpo Policial se deu em 27 de junho de 1834, e a data que se dizia oficial foi na realidade a que elevou o efetivo e organizou a Corporação.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Quadrilha acusada de assaltos no interior é presa em Tangará

Quatro integrantes de uma quadrilha que praticavam assaltos no interior foram presos no início da tarde desta terça-feira (11) em Tangará, a 82 quilômetros de Natal. Felipe Kleiton Gonçalves Batista, Igor Morais Lucena, Edson de Jesus e Elvis Vanderson Fernandes Arruda foram presos durante ação conjunta das polícias Civil e Militar, por volta do meio dia.

Já existiam vários mandados de prisão contra a quadrilha, alguns integrantes já respondiam a processos em outros estados. Os quatro acusados foram encaminhados para a Delegacia Especializada em Capturas (Decap).
De acordo com o delegado Maurílio Pinto, não foram apreendidas armas com a quadrilha. O armamento estaria em posse de outro integrante, que não foi localizado.

FONTE: Tribuna do Norte

Polícia prende traficantes em operação na favela do Detran

Ednaldo Pequeno e Jonata Cleiton foram presos

Os traficantes Jonata Cleiton de Carvalho, de 21 anos, e Ednaldo Pequeno da Silva, de 49 anos, foram presos nesta madrugada por policiais militares do 9º Batalhão da PM, em uma casa na favela do Detran. Ambos eram suspeitos de comandar o tráfico de drogas na região.
Com os traficantes foram apreendidas 46 trouxinhas de maconha, 21 pedras de crack, balanças de precisão, saquinhos de cocaína e R$ 129 em notas trocadas. A operação ocorreu por volta das 3h30, e dados foram fornecidos em função de denúncia anônima.

FONTE:  Tribuna do Norte

Criança de sete anos é estuprada por colega da família em cidade do RN

Uma menina de sete anos foi estuprada por um homem considerado colega da família, no município de Jaçanã, localizado a 147 km da capital potiguar. Segundo informações da polícia, a menina sofreu hemorragia e foi encaminhada para Natal. O homem acusado está preso.

De acordo com informações da Polícia Militar de Jaçanã, o homem acusado é Luiz Carlos da Silva, que costumava frequentar a casa da família da criança. O estupro de vulnerável - prática de qualquer ato libidinoso com menor de 14 anos - aconteceu na manhã de sábado (8), quando a mãe não estava em casa. Após o ato - segundo a polícia - Luiz Carlos obrigou a criança a mentir para a família e dizer que se machucou com a bicicleta.

A menina adoeceu, passou mal e sangrou bastante. Ela foi levada ao médico em Jaçanã e ele disse que ela estava com hemorragia. A polícia informou que só depois disso é que a criança confessou à mãe a violência que sofreu de Luiz Carlos. A menina tem um irmão de nove anos que também foi obrigado a mentir para a mãe.
O PM Leandro informou que a menina foi conduzida às pressas para um hospital em Natal. Luiz Carlos é natural de Recife, mora há dez anos na zona rural de Jaçanã e após a denúncia está preso. Ele nega que tenha estuprado a criança. A delegacia de Santa Cruz vai investigar o caso.

FONTE:  Diário De Natal

Viatura da PM capota após perseguição em Santana do Seridó-RN


Uma viatura da Polícia Militar da cidade de Santana do Seridó-RN capotou na manhã de ontem (10), segunda-feira, quando fazia perseguição a um carro suspeito.
A viatura capotou várias vezes depois que o pneu dianteiro estourou após fazer uma curva, na RN 086, que liga a cidade de Parelhas-RN a cidade de Santana do Seridó-RN.
No referido veículo estavam três policiais, o motorista Soldado PM George Fernandes, que teve a clavícula fraturada e os outros dois policiais tiveram ferimentos leves.
A viatura ficou totalmente destruída e foi levada para Natal-RN, onde fica a sede da empresa responsável pela a frota da Polícia.
Os policiais participavam da Operação Integração, formada por batalhões do estado da Paraíba e do Rio Grande do Norte

FONTE: Por trás das Grades

Exemplo de Cidadania e Polícia Comunitária

Sargento Morais realizando trabalho nas escolas

Apodi - É com grande satisfação e alegria que nós que fazemos o Por Trás das Grades parabenizamos o sargento Morais pela promoção a 1º Sargento, um graduado que a mais de 7 anos se encontra trabalhando na área da 3ª Companhia de polícia Militar de Apodi-RN. Natural de Caicó-RN, atualmente o sargento Morais é o comandante do destacamento de Rodolfo Fernandes, local onde possui prestígio e admiração da população pelo serviço prestado. Em conversa com nossa equipe o sargento Morais nos informou que está muito feliz pela promoção, e que gostaria de agradecer a todos que contribuíram de forma direta e indiretamente para a concretização dessa conquista, destacando os seus comandantes e colegas de trabalho.

FONTE: Por trás das grades

CURSO SUPERIOR PODERÁ SER OBRIGATÓRIO PARA PM's e BOMBEIROS

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6329/09, que institui a obrigatoriedade da conclusão de curso superior para ingresso nas carreiras da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Pela proposta, do deputado Capitão Assumção (PSB-ES), o edital de seleção dos militares deve conter ainda outros pré-requisitos, que serão definidos pelos governos estaduais.

De acordo com o texto, a exigência não interfere na carreira dos atuais policiais e bombeiros, uma vez que só será válida para editais publicados após a vigência da lei.

Melhoria da qualidade

Para o autor do projeto, a medida visa melhorar a qualidade na prestação dos serviços por parte dos agentes de segurança pública. Para ele, a escolaridade de nível médio exigida atualmente permite que pessoas sem qualificação ingressem nos quadros da Polícia Militar. "Essa situação se reflete na atuação ostensiva e na abordagem ao cidadão", observa.

Segundo o parlamentar, muitas vezes o despreparo desses profissionais em relação a suas obrigações e seus direitos chega a ser motivo de perseguições e acusações falsas. Assumção destaca que a obrigatoriedade do diploma de graduação já foi instituída para ingresso na carreira de agente da Polícia Rodoviária Federal e contribuiu para melhorar a prestação de serviços.

Assumção admite, no entanto, que a exigência de nível superior não será a solução definitiva para garantir a qualidade dos serviços de segurança oferecidos à comunidade. Ele lembra inclusive que há bons militares em todas as corporações do País que não possuem diploma de graduação.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

FONTE: http://www2.camara.gov.br/

ACS trata de reivindicações da categoria com Comandante Geral da PM/RN

 A diretoria da ACS PM/RN se reuniu, no dia 05 de maio, com o Comandante Geral da PM/RN para fazer reivindicações solicitadas pela tropa. A pauta e decisões da reunião foram:
· Escalas de serviço dos presídios – a entidade reivindicou a escala de serviço de 24h por 72h nos presídios. Alegando que a escala de 24h por 48h está em desacordo com as orientações da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP. A situação se aplica, especialmente, ao presídio de Caicó, onde, segundo informações dos policiais daquela unidade, existe efetivo suficiente para a readequação da escala. O Comando negou o pedido alegando que devido à aquisição de novas viaturas, todo efetivo será empregado.

· Escala de serviço de São Gonçalo do Amarante - A escala do município ainda está sendo aplicada em 24h por 48h, descumprindo a portaria que regulamenta a escala de 12h por 24h e 12h por 48h. O Comandante garantiu a regularização da escala.

· Os Comandantes de Unidade que não estiverem liberando as Certidões Negativas Administrativas para a inscrição do PRONASCI, alegando a deserção de 2007, deverão rever esse posicionamento por determinação do Comandante Geral.

· Solicitação da regularização do uso do colete tático. O comandante informou que o uso será padronizado e que não existe proibição ao uso.

· Solicitada informação sobre o fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual. Ficou acordado que os policiais que tiverem necessidade dos EPI’s devem requerer ao Comandante imediato. Tendo disponibilidade na DAL os equipamentos serão entregue aos policiais, não havendo essa disponibilidade, não poderá ser exigido o uso desse equipamento.

· Solicitação da regularização dos quadros de especialistas, inclusive, regularizando a forma de acesso, adaptando a realidade atual, Foi decidido que está definição entrará na Reforma do Estatuto.

· Solicitação da regularização dos soldados formados em 2009 e 2010. O Comandante informou que o processo já foi despachado e encontra-se na administração para pagamento. Também reivindicamos a confecção da carteira de identidade para os mesmos policiais. Segundo o Comando a partir da próxima semana a carteira estará sendo confeccionada. (No dia 22 de abril já tinha sido enviado o OF. 201 pedindo essa regularização).

· Solicitada também reunião da comissão, nomeada pelo comandante antecessor, para a elaboração do estatuto. (No dia 23 de abril já tinha sido enviado o OF. 200 pedindo essa regularização).

· Informado ao Comandante que a proposta para a criação do Código de Ética está conclusa, o Comandante requereu a proposta para análise e emissão de parecer.

· Reivindicação do aumento do número de diárias operacionais, uma vez que os policiais estão dormindo no quartel para marcar uma diária operacional para o dia seguinte. Também foi reivindicado o reajuste da gratificação dos presídios. O Comandante se comprometeu em ampliar a quantidade de diárias operacionais.

· Solicitado o aumento do efetivo no interior do estado, pois em algumas cidades o policiamento é realizado com apenas um ou dois policiais por dia, causando insegurança à sociedade e aos próprios policiais. O Comandante anunciou o remanejamento de efetivo e ainda a aquisição de novas viaturas Blazer e S10.

· Por fim, foi solicitado que as promoções para categoria sejam efetivadas com o preenchimento de todas as vagas existentes. A direção da ACS alertou que isso não se trata de Plano de Carreira e reafirmou a exigência da criação de um Plano de Carreira com tempo de promoção definido. A ACS já conseguiu as promoções por antiguidade, equivalente a 50% das vagas existentes, mas ainda lutará pelos 100%. Para que o policial ao ingressar na corporação e ao longo de sua carreira zele pela sua moral, conduta e ética, sabendo que regular, gradual e sucessivamente será promovido às graduações posteriores. O Comandante anunciou o atendimento ao pleito da entidade, promovendo até 11 de maio todos os 1º Sargentos aptos à Sub-Tenente. Subsequentemente serão preenchidas as demais vagas até as promoções de 3º Sargento a 2º Sargento. Posteriormente, será aberto o processo seletivo para o Curso de Formação de Cabos e Sargentos, com 50% do critério por antiguidade e 50% por concurso interno. Além do preenchimento das vagas do quadro excedente (jurunas). Caso o Governo e o Comando cumpram com as promessas serão mais de duas mil promoções somente em 2010. Vale salientar que as promoções não acarretam custo ao Estado, pois já existe previsão orçamentária para essas vagas.

FONTE: ACS/PMRN

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Sugestão para uma boa Leitura

Numa abordagem espirituosa, a autora compara Jesus a um empresário que montou uma equipe com 12 pessoas que estavam longe de serem perfeitas, mas conseguiu treiná-las e motivá-las para cumprirem sua missão com sucesso. Seu objetivo era construir, e não destruir; educar, e não explorar; dar apoio e fortalecer, e não dominar.
A força e a esperança do mundo estão em pequenos grupos de pessoas conduzidos por líderes que incorporem ao trabalho valores fundamentais, como cooperação, boa vontade e amor. Seguindo o exemplo de Cristo, a consultora apresenta um modelo de gestão baseado em três categorias de forças: a força do autodomínio, a força da ação e a força das relações.
Jesus, o maior líder que já existiu foi escrito para capacitar pessoas em todos os níveis de liderança e para ajudar aqueles que reconhecem que o local de trabalho, onde a maioria de nós passa a maior parte da vida, é realmente um solo fértil e sagrado.

Helicóptero da PM é usado para resgatar paciente em São Paulo do Potengi

Potiguar 1 é usado para resgatar paciente em São Paulo do Potengi
O helicóptero Potiguar 1, da Polícia Militar, se dirigiu na tarde desta segunda-feira (10) para São Paulo do Potengi, a 71 quilômetros de Natal, para resgatar uma mulher que sofreu uma parada cardíaca. De acordo com o tenente Romualdo Galvão, a mulher sofreu uma parada cardíaca após ter seu filho por cesariana e realizar uma histerectomia. Esta foi a primeira vez que a aeronave foi utilizada para fins médicos.
O helicóptero foi solicitado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para agilizar o transporte da paciente Irineide dos Santos, 40 anos, que teve complicações durante histerectomia. Como o hospital não tinha condições de manter a paciente viva, o SAMU solicitou o auxílio do helicóptero.
Uma equipe da Samu ficou a postos no Centro Administrativo, onde o helicóptero pousou às 15h25, exatamente 30 minutos após o resgate. Quando chegou à capital, a paciente foi encaminhada em uma ambulância para o Natal Hospital Center, onde receberá tratamento.

FONTE: Tribuna do Norte

Tiroteio entre policiais e assaltantes assusta moradores de Emaús

PMs procuram foragidos em ParnamirimUm tiroteio entre policiais e uma dupla de assaltantes assustou os moradores de Emaús, em Parnamirim, na manhã desta segunda-feira (10). Os homens teriam assaltado uma loja e, na fuga, se depararam com uma viatura da Polícia Militar. Nesse momento houve a troca de tiros. Os policiais buscaram a quadrilha na Base Aérea de Parnamirim e já encontraram o veículo Eco Sport de cor prata e placas MXP 1767, utilizado pelos assaltantes, e que foi abandonado na rua Monsenhor Walfredo Gurgel. Agentes do 3º Batalhão de Parnamirim receberam informações de que os assaltantes morariam na rua Georgino Avelino, no bairro Monte Castelo, em Parnamirim, onde fizeram uma busca e encontraram três pistolas e Geciane Oliveira Silva, de 24 anos, que foi presa.
Na casa, a polícia encontrou pistolas, um jaleco, duas balaclavas, luvas, quatro carregadores de pistola calibre 380, 68 munições, alto-falantes de som, cartões de banco de terceiros, cheques em branco de uma agência de publicidade e de um restaurante.
Segundo Geciane, ela é mulher de Roberto Carlos de Andrade Costa Junior, de 27 anos, já indiciado por assalto. Com ele estariam também Ricardo e Felipe que ainda devem estar na Base Aérea.
A polícia ainda está em busca dos foragidos, que são suspeitos de praticar vários assaltos na região, em bancos e casas lotéricas.

FONTE: Tribuna do Norte