sexta-feira, 14 de maio de 2010

Câmeras serão instaladas inicialmente no Corredor Cultural e no Centro de Mossoró

Apenas o Corredor Cultural, situado na Avenida Rio Branco, e alguns pontos do Centro da cidade serão beneficiados inicialmente com a instalação de um sistema de monitoramento por câmeras. Ontem, oficiais da Polícia Militar percorreram os pontos que serão monitorados e já definiram pelo menos seis locais onde as câmeras serão instaladas. A previsão é que as câmeras comecem a ser instaladas a partir de hoje, assim como o Centro Integrado de Operação de Segurança Pública (CIOSP).

De acordo com o tenente coronel Elias Cândido de Araújo, comandante do Segundo Batalhão da PM de Mossoró, foram percorridas várias ruas e avenidas do Centro da cidade e pelo menos seis pontos estratégicos foram escolhidos como locais para a instalação das câmeras filmadoras. Por enquanto, os locais exatos não serão informados, mas Elias adiantou ao DE FATO que uma das câmeras ficará posicionada estrategicamente nos arredores da Praça Rodolfo Fernandes (conhecida como Praça do Pax). De lá, será possível monitorar cerca de quatro ruas diferentes da região.

Inicialmente, havia sido informado pelo Governo do Estado que as câmeras seriam montadas nos locais com maiores índices de violência da cidade, porém, neste primeiro momento, apenas o Centro e o Corredor Cultural serão beneficiados. O primeiro devido à grande quantidade de pessoas que passam diariamente, assim como os comerciantes, ambos alvos constantes dos criminosos, enquanto o segundo, por ser hoje o principal atrativo turístico da cidade. "Depois, o projeto será expandido para outros locais da cidade. Mas agora, ficará só nesses dois pontos", diz Elias.

Ontem, participaram da escolha dos primeiros pontos estratégicos o tenente coronel Elias Cândido de Araújo, comandante local da PM, o major Carlos Cléber Caldas de Macedo (era capitão, mas foi promovido ontem), coordenador do Centro Integrado de Operação de Segurança Pública, o capitão Maximiliano Luís Bezerra, responsável pela distribuição do policiamento em Mossoró, e um representante da empresa Sertel, que é responsável pela instalação do sistema. Segundo Maximiliano, só na manhã de ontem, mais de 40 possíveis pontos de filmagem foram catalogados.

A previsão inicial dos militares é que o sistema comece a ser efetivamente montado a partir de hoje, mas ele deverá começar a funcionar plenamente somente no fim deste mês ou início do próximo. Em contato com a reportagem, o capitão Macedo disse que o Governo do Estado pretende começar a utilizar o sistema a partir dessa XIII edição do Mossoró Cidade Junina, que começa a partir do dia 5 do próximo mês e vai até o dia 28. "Primeiro é preciso fazer todo um levantamento, mas acreditamos que até o Cidade Junina esteja pronto", disse o coordenador do Ciosp.
 
FONTE: De fato.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário