domingo, 3 de janeiro de 2010

PF apresenta balanço das apreensões de drogas em 2009 no RN


A Polícia Federal no Rio Grande do Norte apresentou o balanço das apreensões de drogas no Estado em 2009 e constatou que tal qual anos anteriores, a maconha foi o entorpecente apreendido em maior quantidade, vindo a cocaína em segundo lugar.


Ao longo do ano foram realizadas 37 autuações em flagrante, as quais resultaram na prisão de 43 homens, 15 mulheres e na apreensão de um menor. Desse total de detenções, 21 aconteceram somente no aeroporto internacional Augusto Severo, em Parnamirim, onde quatro eram brasileiros e 17 estrangeiros, sendo quatro romenos, três poloneses, três africanos, dois holandeses, dois espanhóis, um malaio, um português e um sueco. A droga tinha quase sempre o mesmo destino: a Europa.

Em maio, a PF prendeu também no aeroporto um construtor civil da Romênia que chegava ao país com 21.145 comprimidos de piperazinas escondidos no forro da mala. A nova droga sintética, desenvolvida em laboratórios do exterior, possui efeitos alucinógenos semelhantes ao ecstasy. Foi a maior apreensão do ano no Brasil.

Em 2009, os acusados de tráfico também se utilizaram de diversos artifícios visando camuflar substâncias entorpecentes e ludibriar a fiscalização da polícia, mas ainda assim não obtiveram êxito, pois drogas foram encontradas em salto de sandálias, impregnada no forro da mala, bomba d´água, frascos de xampu, pára-lama de veículos, fonte de aparelho de som, cabos de martelo, cueca, escovas de cabelo e no estômago, sendo que no último caso registrado, em 16 de dezembro, um africano foi internado e permanece até hoje no Hospital Walfredo Gurgel por não ter conseguido ainda expelir a totalidade das cápsulas de cocaína engolidas.

Quantidades:

Cocaína: 61,9 kg*

Piperazinas: 6,6 kg (21.145 comprimidos)

Pasta base: 6,2 kg

Maconha: 494,01 kg

Crack: 26,5 kg

Total: 595,21 kg

(*) parcial – falta computar cápsulas africano internado.

* Fonte: PFRN.

Nenhum comentário :

Postar um comentário