terça-feira, 12 de junho de 2012

CULTURA

Projeto Concertos Sinfônicos Clássicos
 do Baião - Tributo a Gonzagão
Sertão do Velho Lua em harmonias orquestrais

Saudades. A palavra oficialmente conhecida somente nos idiomas galego e português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, falta, distância e amor. A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar". Saudade, foi o que sentiu o público convidado ao assistir a primeira apresentação do Projeto Concertos Sinfônicos Clássicos do Baião - Tributo a Gonzagão, na noite do domingo passado no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, em Mossoró.


Unindo Orquestra Sinfônica da UFRN e artistas potiguares,
Sesc põe na estrada o projeto Concertos Sinfônicos Clássicos do Baião
Tributo a Gonzagão. Estreia foi sábado e termina em 2013.

O concerto, promovido pelo Sesc/RN em parceria com a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), encantou crianças, adultos e idosos que rememoram clássicos de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, rearranjados numa envolvente sinfonia de cordas, instrumentos de sopro e, por que não, zabumba, triângulo e sanfona? Se estivesse vivo, Luiz Gonzaga completaria, no dia 13 de dezembro deste ano, 100 anos.

"É uma justa homenagem que fazemos a maior figura da cultura nordestina no ano do seu centenário de nascimento. Não houve escolha melhor para o projeto", relatou o diretor regional do Sesc/RN, Laumir Barreto.


Público se emocionou com repertório do Rei do Baião
No vídeo, Luiz Gonzaga explicava como um cantor do sertão nordestino se montava: com um gibão, uma sanfona e chapéu de couro. Já na primeira seleção de músicas tocadas pela orquestra sob a regência do maestro André Muniz, a emoção da platéia era evidente e os músicos foram aplaudidos de pé.

A junção música erudita e popular é a proposta do projetoA esta altura, a orquestra e os cantores já tinham arrebatado a emoção da platéia e Luiz Gonzaga parecia estar ali, a cada novo vídeo projetado.

Nem menina, nem mulher, num vestidinho branco esvoaçante, Camila Masiso embalou o "Xote das Meninas", uma das mais conhecidas do Gonzagão. "Esta música reflete de alguma forma, o momento pelo qual estou passando neste momento. Não que eu só pense em namorar, mas me sinto mais madura, mais mulher", brincou a intérprete.

 Integram o concerto Tributo a Gonzagão cerca de 70 músicos e cinco intérpretes - Caio Padilha, Camila Masiso, Khrystal, Valéria Oliveira, Widger Valle - e o sanfoneiro Zé Hilton. 

Valéria Oliveira: vocal


Caio Padilha: voz e rabeca e Zé Hilton: acordeon

Khrystal, Zé Hilton e André Muniz, regente da Orquestra da UFRN

Wigder Valle: canto

AGENDA:

31 de agosto - Encerramento do Aldeia Cultural Sesc na Zona Norte
22 de setembro - Encerramento da Liquida Natal na Praça Cívica da UFRN
26 de outubro - Encerramento da Cientec na Praça Cívica da UFRN
28 e 29 de novembro - Teatro Riachuelo (gravação do CD e DVD do Concerto - entrada mediante convite)
06 de dezembro - Caicó, na Ilha de Santana
08 de dezembro - Mossoró, na Estação das Artes Elizeu Ventania
13 e 14 de dezembro - Sesc Pinheiros, Teatro Paulo Autran, em São Paulo
15 de dezembro - Sesc Itaquera, em São Paulo
6 de janeiro - Encerramento do Circuito Sesc InterTV Cabugi de Verão, em Pirangi

Nota do Blog - Conforme publicado em Tribuna do Norte, novas datas poderão ser acrescentadas. Publicamos a matéria resumida.  Matéria completa no TN

Nenhum comentário :

Postar um comentário