terça-feira, 12 de junho de 2012

 Debate sobre incêndios
florestais com bombeiros potiguares‏

Mestre em Recursos Naturais e Gestão Ambiental da Bolívia vem ao RN debater incêndios florestais com bombeiros potiguares

O Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) irá realizar na próxima sexta feira, dia 15, a partir das 8 horas, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral, no bairro Tirol, a 2º formatura geral do ano.

Na ocasião, o Comando da instituição irá apresentar a programação do Estágio Preparatório de Combate a Incêndios Florestais (EPCIF) previsto para o segundo semestre do ano. O estágio terá oito edições sendo realizado na capital e interior do estado.

A realização do Estágio Preparatório de Combate a Incêndios Florestais (EPCIF) foi motivada pela grande incidência de incêndios em áreas de matas registradas no Rio Grande do Norte nos últimos anos. O aumento da temperatura registrada entre os meses de setembro e fevereiro, aliada à desidratação da vegetação deste período, vem contribuindo com o aumento deste tipo ocorrências no estado.

“Além dos motivos climáticos, outros fatores que contribuem com o surgimento destes incêndios são motivados pela ação humana. Muitos ainda insistem em queimar lixo em terrenos provocando danos ao meio ambiente”, disse o Coronel Elizeu Dantas, Comandante Geral do CBMRN.

Para abrir a nova fase de capacitações da instituição, nesta sexta feira, o Corpo de Bombeiros Militar convidou o Boliviano, Juan Gualberto Aguirre Castro, um consultor em segurança ambiental, para ministrar uma palestra, sobre o tema, aos bombeiros que atuam na região metropolitana de Natal. Juan Gualberto Aguirre Castro possui um extenso currículo na área, sendo Mestre em Recursos Naturais e Gestão Ambiental, pela Escola Militar de Engenharia da Bolívia.

OPERAÇÃO ABRACE O MEIO AMBIENTE

Esta capacitação oferecida ao Corpo de Bombeiros do RN faz parte de uma parceria firmada entre o órgão e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), em dezembro de 2011, que permitiu ao Corpo de Bombeiros reforçar a proteção ambiental, aumentando sua capacidade de atendimento a incêndios florestais, por meio da Operação Abrace ao Meio Ambiente.

Assessoria do CBOM

Nenhum comentário :

Postar um comentário