sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Comando orienta PMs no intuito
 de evitar atentados no RN

O Comando Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte emitiu um comunicado nesta sexta-feira (16) orientando à proteção dos policiais, em referência aos atentados ocorridos contra PMs do Paraná, de Santa Catarina e São Paulo nos últimos dias. A nota reitera que "todos os integrantes desta Corporação deverão manter a cautela necessária à sua segurança, estando de serviço ou de folga".

O informativo, divulgado no Boletim Geral, é assinado pelo comandante geral, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva. O coronel Araújo explicou que conversou com os comandantes das PMs do Paraná e de São Paulo nos últimos dias e eles mencionaram os ataques. "Nas conversas, eles citaram os acontecimentos e nós tomamos medidas de proteção", disse em contato com a TRIBUNA DO NORTE nesta tarde.

O comandante explicou que as medidas são para os policiais manterem a cautela em prol da própria segurança. "Nós tomamos medidas de proteção e toda documentação referente a segurança de outros Estados estamos coletando para o nosso centro de inteligência e repassando para os batalhões", disse.

O comunicado menciona que os policiais "observem as normas e procedimentos de segurança durante as abordagens pessoais, veículos e edificações". No entanto, frisa que o zelo pela segurança deve haver também nos dias de folga. 

Para o coronel Araújo, algumas medidas podem ajudar para "preservação da vida" dos policiais, como cita o comunicado. "Evitar locais que não são compatíveis com o decoro da classe, locais que tenha risco de confusões, evitar se envolver em ocorrência policiais quando estiverem de folga", exemplificou.

Em São Paulo, pessoas envolvidas com o tráfico de drogas foram presas recentemente acusadas do assassinato de policiais. Os criminosos cometiam os homicídios para pagarem dívidas que tinham com o tráfico. Em Santa Catarina, ônibus foram incendiados, assim como sedes da PM foram alvos de disparos.

Confira o comunicado na íntegra: 

A Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte orienta a todos os Militares que, devido aos recentes ataques a Agentes de Segurança Pública dos Estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná, todos os integrantes desta Corporação deverão manter a cautela necessária à sua segurança, estando de serviço ou de folga.

A PMRN alerta aos Militares que observem as normas e procedimentos de segurança durante as abordagens pessoais, veículos e edificações, inclusive quanto à condução e o porte de arma de fogo quando no período de folga, para evitar possíveis tentativas de roubo, bem como a utilização dos equipamentos de proteção individual durante todo o serviço ostensivo.

Nós, Militares, integrantes da Polícia Militar do RN, que realizamos diuturnamente a segurança da sociedade potiguar, devemos observar nossa segurança, quer estejamos de serviço ou enquanto estivermos de folga, visando preservação da vida. 

Atentados contra bases e viaturas
  • 23 de abril, o posto policial de Felipe Camarão, zona Oeste de Natal, alvo de tiros.
  • 21 de Agosto de 2012, Bandidos atiram contra a base da policia militar em Potilândia.
  • 21 de Agosto de 2012, Bandidos atiram contra a base da policia militar do Alvorada, zona Norte.
  • 04 de setembro de 2012, viatura da PM é incendiada em Taipu, na região do Mato Grande.
  • 25 de Outubro de 2012, Roubo de armas da Polícia Militar em Bom Jesus.
  • 05 de novembro de 2012, Em Mossoró, bandido tenta invadir o 2º BPM. Na Delegacia de Taipu, viatura é incendiada.

Nenhum comentário :

Postar um comentário