segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Princesa de farda, coturno e coldre:
soberana da Oktoberfest é policial
em Santa Cruz do Sul

Joana Aline Frantz se divide entre o salto alto e o coturno


Princesa de farda, coturno e coldre: soberana da Oktoberfest é policial em Santa Cruz do Sul Rodrigo Assmann/Divulgação
Joana (à direita na foto) com a rainha Thainã D`Ávila e a outra princesa, Rosimeri

Há 32 dias do início da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, Joana Aline Frantz se divide entre o salto alto e o coturno. De dia ela é policial militar e, à noite e aos finais de semana, troca a farda e a pistola calibre .40 pelo vestido rosa, o salto alto e a coroa para se tornar a princesa na corte da festa.

— Estou vivendo dois extremos. Tenho que ser firme e séria, e em seguida, graciosa e meiga — conta.
Aos 23 anos, a estudante de Direito atua há três na 2ª companhia do 23º Batalhão de Polícia Militar. A profissão era um plano que acalentava desde a infância:
— Morei minha vida inteira em frente ao batalhão.

Sem dispensar a maquiagem, atende ocorrências nas ruas. Conta que já passou por momentos de tensão e teve medo de perder a vida, como durante um assalto com tiros.

Joana de farda, como trabalha diariamente
Foto: Arquivo Pessoal
Desde julho, a loira de 1m63cm acumula a função de princesa da Oktoberfest, ao lado da rainha Thainã D'Ávila dos Santos e da outra princesa, Rosimere Beatriz Voos.

— Eu sempre sonhei em ser soberana da Oktoberfest. Acho que divulgar a cidade é um trabalho muito legal, além de poder receber o carinho especial das pessoas. Alguns me reconhecem até mesmo quando estou fardada — diz Joana.

O fato de a soldado ser princesa é motivo de orgulho para a Brigada Militar.

Conforme o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) do Vale do Rio Pardo, coronel Edson Chaves Brendler, não há nenhum empecilho em uma policial participar do concurso. Joana teve apenas que pedir uma autorização verbal. Brendler garante que a funcionária consegue encaixar os horários e, durante a festa, vai tirar férias.

A opinião é a mesma do presidente da 28ª Oktoberfest, e Feirasul, Ênio Wermuth: — Muitas vezes, as pessoas perguntam a profissão dela e se surpreendem positivamente com a resposta.

Joana é a única loira na corte da 28ª Oktoberfest. Os cabelos escuros de Thainã e Rosimere já não provocam estranheza entre os moradores de Santa Cruz do Sul. Em 2010, quando uma morena foi eleita rainha, o fato gerou polêmica no município de colonização germânica. No ano passado, novamente uma menina de cabelos escuros se tornou rainha.

Nenhum comentário :

Postar um comentário