segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Detento Mariano da cidade de João
Câmara morre na Plantão da
Zona Sul em Parnamirim

O Detento Mariano passou alguns anos preso na “Antiga Delegacia” no bairro da Vila Nova em João Câmara, e respondia apenas por homicídios (02) antes de ser transferido para o presídio de alcaçuz. Segundo informações colhidas pelo Blog atualmente Mariano era viciado e também traficante de drogas na cidade de Parnamirim.

Conhecido por seu temperamento forte, Mariano era um homem bastante agressivo. Em João Câmara ele adotou uma norma dentro da cadeia que todos os colegas de celas teriam que obedecê-lo, se intitulando na época “Líder entre os presos” fazendo seus colegas temer e cumprir suas ordens.

Na época, cansados de estarem debaixo das ordens de Mariano, alguns detentos ainda ameaçaram matá-lo dentro da cadeia. Fizeram rebelião e muita confusão querendo sua transferência. Por motivo de segurança o comandante da época Ten. Fonseca (Hoje Capitão) o transferiu para Bento Fernandes, enquanto preparava uma cela individual para colocá-lo.

Alguns meses depois ele foi trazido novamente para João Câmara, onde permaneceu até o dia do julgamento. Sentenciado, o mesmo foi condenado a 15 anos de prisão em regime fechado e transferido para o presídio de alcaçuz. Segundo informações atualmente ele se encontrava no semi-aberto.

Um dos crimes praticado por ele, que por sinal repercutiu muito na cidade foi quando ele matou um homem nas proximidades da AABB em João Câmara, quando nesta noite ele (Mariano) trabalhava como segurança de uma festa.

Mariano era extremamente violento, precisando sempre usar a força física para dominá-lo. O Capitão PM Fonseca foi quem comandou a busca no outro dia juntamente com sua equipe policial e o conduziu a prisão.

Denúncia, Reação, Prisão e Morte

Mariano Rosa Xavier, de 35 anos, foi preso pelos policiais do 3° BPM no início da noite desse sábado (3), após ser denunciado por populares por está disparando com uma pistola em uma das ruas de Monte Castelo, em Parnamirim.

Segundo o cabo Everton da Força Tática do 3° BPM, foram necessários cerca de 10 policiais militares para deter Mariano, que bastante agitado e sob efeito de drogas, disparou cerca de 16 vezes em via pública e contra sua residência. Seu rosto e camisa estavam sujos, supostamente, com cocaína.

O policial ainda relatou que, ao perceber a presença das viaturas, Mariano tentou se esconder em casa, mas foi detido e com ele apreendida a pistola de uso restrito, calibre .40. Em sua residência, os policiais apreenderam 30 pedras de crack e aproximadamente 200 reais em cédulas.

Encaminhado para à Delegacia de Plantão Zona Sul, Mariano sofreu uma parada cardiorrespiratória enquanto aguardava para ser conduzido ao Insitituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) para realizar o exame de Corpo e Delito. Uma equipe do Samu ainda tentou, sem sucesso, por vários minutos, reanimá-lo.

Mariano integrava a quadrilha do criminoso Bruno Mezenga e era apontado como o líder do tráfico de drogas na comunidade Toca da Raposa.

Havia em aberto contra ele pelo menos três mandados, dois por homicídio e um por tráfico de drogas, e há tempos era procurado pelas polícias Civil e Militar.

Um comentário :